• Nenhum resultado encontrado

A musicoterapia como estratégia para a promoção do aleitamento materno: revisão integrativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A musicoterapia como estratégia para a promoção do aleitamento materno: revisão integrativa"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A musicoterapia como estratégia para a promoção do aleitamento

materno: revisão integrativa

Music therapy as a strategy for the promotion of breastfeeding: integrative review

La musicoterapia como estrategia para la promoción de la lactancia materna: revisión

integrativa

Natália Cristine Soares¹, Letícia Lima Colinete Costa¹, Adriana Valongo Zani¹.

RESUMO

Objetivo: Identificar, por meio das produções cientifica os efeitos da musicoterapia na promoção do aleitamento materno. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada no período de novembro de 2017 a abril de 2018. As bases de dados que fizeram parte dessa revisão foram: Medline e 1Lilacs, utilizando-se os seguintes descritores: “musicoterapia”, “música”, “aleitamento materno”; “music therapy”, “music”, “breast feeding”. Resultados: Dentre os três artigos incluídos nesse estudo em relação ao delineamento da pesquisa, todos eram ensaios clínicos randomizados. Os principais benefícios apontados pela musicoterapia na produção láctea foi o aumento do volume de leite, aumento do teor de gordura e redução do estresse materno. Conclusão: Pode-se observar que a musicoterapia foi utilizada como uma estratégia para a o aumento dos índices de aleitamento materno em mães de bebês hospitalizados e redução do estresse materno causado pelo estado clínico de seus filhos. Diante destes resultados sugere-se que estudos relacionados à musicoterapia e a promoção do aleitamento materno em mães de bebês hospitalizados, sejam intensificados, visto os benefícios apontados.

Palavras-chave: Musicoterapia, Música, Aleitamento Materno. ABSTRACT

Objective: To identify, through scientific productions, the effects of music therapy on the promotion of breastfeeding. Method: This is an integrative review carried out between November 2017 and April 2018. The databases that were part of this review were: Medline and Lilacs, using the following descriptors: "musicoterapia", "música", "aleitamento materno"; "Music therapy", "music", "breast feeding". Results: Among the three articles included in this study in relation to the research design, all were randomized clinical trials. The main benefits of music therapy in milk production were increased milk volume, increased fat content and reduced maternal stress. Conclusion: Music therapy was used as a strategy to increase breastfeeding rates in mothers of hospitalized babies and reduce maternal stress caused by the clinical state of their children. Considering these results, it is suggested that studies related to music therapy and the promotion of breastfeeding in mothers of hospitalized infants should be intensified, given the benefits indicated.

Keywords: Music Therapy, Music, Breast Feeding.

1Universidade Estadual de Londrina UEL. E-mail: leticiacosta@uel.br

DOI: 10.25248/REAS402_2018 Recebido em: 7/2018 Aceito em: 8/2018 Publicado em: 10/2018

(2)

RESUMEN

Objetivo: Identificar, por medio de las producciones científicas los efectos de la musicoterapia en la promoción

de la lactancia materna. Método: Se trata de una revisión integrativa realizada en el período de noviembre de 2017 a abril de 2018. Las bases de datos que formaron parte de esta revisión fueron: Medline y Lilacs, utilizando los siguientes descriptores: "musicoterapia", "música", "aleitamento materno"; "Music therapy", "music", "breast feeding". Resultados: Entre los tres artículos incluidos en ese estudio en relación al delineamiento de la investigación, todos eran ensayos clínicos aleatorizados. Los principales beneficios señalados por la musicoterapia en la producción láctea fue el aumento del volumen de leche, aumento del contenido de grasa y reducción del estrés materno. Conclusión: Se puede observar que la musicoterapia fue utilizada como una estrategia para el aumento de los índices de lactancia materna en madres de bebés hospitalizados y reducción del estrés materno causado por el estado clínico de sus hijos. Ante estos resultados se sugiere que estudios relacionados con la musicoterapia y la promoción de la lactancia materna en madres de bebés hospitalizados, sean intensificados, visto los beneficios señalados.

Palabras clave: Musicoterapia, Música, Lactancia Materna.

INTRODUÇÃO

A chegada de uma criança gera grandes mudanças, tanto físicas quanto emocionais, para o bebê e para os pais. Os pais esperam por um bebê saudável, no entanto quando isto não ocorre e a chegada é antecipada, surgindo um bebê frágil e prematuro que irá necessitar de aparatos hospitalares desconhecidos, isto gera na família e principalmente na mãe estresse, medo, ansiedade e frustração (MARQUES et al., 2011).

A musicoterapia vem apresentando resultados positivos na área da saúde como redução dos níveis de ansiedade, melhora significativa nas funções cognitivas relacionadas ao aprendizado, compreensão e memória, redução dos níveis de estresse, melhora no desenvolvimento neuropsicomotor, melhora as funções cardiorrespiratórias, alivio da dor, melhora no condicionamento físico, redução nos níveis de depressão, auxilio no aleitamento materno e melhora nas relações pessoais. (MATOSO; OLIVEIRA, 2017)

A UTIN é denominada como um ambiente responsável pelo tratamento de recém-nascidos gravemente enfermos que necessitam de cuidados especiais por um longo período, que possui como objetivo proporcionar melhora ao recém-nascido prematuro que corre risco de morte, utilizando de tecnologias e métodos adequados, e que deve contar com uma equipe multiprofissional altamente qualificada como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas entre outros profissionais (LIMA et al., 2013).

A utilização da música em ambientes considerados hostis tais como as unidades hospitalares, pode ser uma alternativa de terapia, para que momentos de tensão tanto para o paciente, como para família, bem como para o profissional, sejam minimizados.

Para muitas mães a lactação é um fenômeno fortemente influenciado pelas suas emoções, percebendo que seu estresse e ansiedade interferem na quantidade de leite produzido; quando estão estressadas, nervosas e ansiosas observam redução ou mesmo bloqueio na produção de leite, que podem ser minimizadas com a utilização da musicoterapia. Desta forma a musicoterapia pode ajudar no relaxamento da mãe reduzindo sua ansiedade e fortalecendo o vínculo mãe-filho e auxiliando no aumento da produção láctea (MARQUES et al., 2011).

Sabendo-se que a internação de um filho em uma UTIN gera inúmeros sentimentos negativos que podem influenciar no aleitamento materno e que a musicoterapia tem sido utilizada como uma estratégia para reduzir ansiedade da família bem como auxilio na produção láctea foi o que motivou a realização deste estudo.

Portanto o objetivo deste estudo foi identificar, por meio das produções cientificas os efeitos da musicoterapia na promoção do aleitamento materno.

(3)

METODOLOGIA

O método escolhido foi a revisão integrativa. Este método inclui análise e síntese de pesquisas de maneira sistematizada de modo a contribuir para o aprofundamento do tema investigado, auxiliar na tomada de decisão e consequentemente, na melhoria da prática clínica, com base em resultados de pesquisa A revisão integrativa sintetiza pesquisas sobre determinada temática direcionando a prática, fundamentando-a no conhecimento.

Na construção desta revisão integrativa foram percorridas as seguintes etapas: definição do tema e elaboração da pergunta norteadora, amostragem ou busca na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão e interpretação dos resultados e apresentação da revisão.

Neste estudo a questão norteadora utilizada foi: Como tem sido utilizada a musicoterapia para a promoção do aleitamento materno? Os descritores utilizados em português foram: musicoterapia, música, aleitamento materno e os descritores em inglês foram: music therapy, music, breast feeding.

A busca e a seleção das produções científicas foram realizadas por três revisores de forma independente, para garantir a fidedignidade do processo. Foram utilizados artigos disponibilizados em modelo de publicação eletrônica em duas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem OnLine (MedLine), sendo empregadas, nesse levantamento, a combinação das seguintes palavras-chave: musicoterapia, música, aleitamento materno.

A busca foi realizada no período de novembro de 2017 a abril de 2018, por meio de pesquisa on-line. O acesso às publicações na íntegra se deu a partir do acervo da Scientific Electronic Library on Line (SciELO) e da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Para a seleção das produções cientificas, foi realizado a leitura dos títulos e dos resumos, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os critérios de inclusão dos artigos foram: a) publicação em português e inglês e com resumos disponíveis nas bases de dados selecionadas; b) publicação no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2017; c) publicação disponível na íntegra na SciELO ou BIREME; d) publicação abordando a temática musicoterapia como estratégia terapêutica para a promoção do aleitamento materno.

Posteriormente foi realizado a categorização do estudo, com o objetivo de extrair informações dos artigos para realizar uma síntese do tema investigado.

Para a avaliação dos estudos foi elaborado um instrumento que foi submetido à avaliação de três juízes com experiência no tema investigado. O instrumento contempla os seguintes itens: título do artigo, identificação dos autores, categoria profissional, título do periódico, ano de publicação, local do estudo, base de dados, objetivo(s) do estudo, delineamento metodológico, nível de evidências, resultados e conclusões/ recomendações.

Para a análise e posterior síntese dos artigos que atenderam aos critérios de inclusão, foi utilizado quadro sinóptico especialmente construído para esse fim, que contemplou os seguintes aspectos: título do artigo; identificação dos autores; ano de publicação e país; local do estudo; objetivo(s) do estudo; delineamento metodológico; resultados e conclusões/considerações finais.

RESULTADOS

A busca em bases de dados gerou um total de 85 artigos. Após análise, foram excluídas 31 publicações que não atendiam aos critérios de inclusão de idioma e disponibilidade na íntegra, 46 artigos que não abordavam a temática investigada, 04 publicações repetidas e 01 artigo publicado pelo mesmo autor que apesar de ter sido publicado em anos e revistas diferentes possuíam o mesmo conteúdo gerando um total de três artigos que abordavam o tema de estudo proposto.

(4)

No que se refere ao idioma, dos artigos selecionados dois artigos foram publicados em inglês (75%) e um na língua portuguesa (25%). Quanto ao ano de publicação um artigo foi publicado em 2015 (33,3%), um em 2012 (33,3%) e um em 2011 (33,3%). Com relação ao delineamento metodológico dos estudos todas as publicações que integraram esta revisão eram ensaios clínicos randomizados.

(5)

Tabela 1- Quadro sinóptico da síntese dos artigos incluídos na revisão integrativa.

Autor/Ano Título do Artigo Objetivo(s) do Estudo Delineamento Resultados Conclusão/Consideraçõe s finais AK J et al; 2015 Impact of Music Therapy on Breast Milk Secretion in Mothers of Premature Newborns Avaliar o impacto na

quantidade de leite materno secretado devido redução do estresse materno em mães de

recém-nascidos prematuros

submetidas à musicoterapia

Ensaio clínico randomizado

Participaram deste estudo 29 mães.

A musicoterapia foi associada com uma significativa redução do nível de estresse. O nível de cortisol salivar apresentou diminuição significativa após a musicoterapia. Mães submetidas a musicoterapia tiveram um aumento significativo na expressão de leite (p- 0,033) quando comparadas a mães que não foram submetidas à musicoterapia. A musicoterapia reduziu o estresse em mães de recém-nascidos prematuros hospitalizados aumentando a quantidade de leite materno excretado.

KEITH DR et al, 2012

The Effect of Music

Based Listening

Interventions on the Volume, Fat Content, and Caloric Content of Breast Milk–Produced

by Mothers of

Premature and

Critically Ill Infants

Examinar os efeitos das intervenções auditivas e visuais sobre a quantidade e a qualidade do leite materno produzido por mães de recém-nascidos prematuros.

Ensaio clínico randomizado

Participaram deste estudo 162 mães de bebês prematuros, que foram dividas em 4 grupos. Um grupo considerado padrão (grupo controle) receberam as informações de rotina sobre o aleitamento materno, enquanto os outros 3 grupos (grupo experimental) foram submetidas a intervenções musicais gravadas um grupo ouviu músicas de relaxamento, outro grupo ouviu música de relaxamento associado a imagens de bebês em aleitamento materno e outro grupo recebeu músicas de ninar associado a imagens

fotográficas de seus bebês. Mães nos grupos

experimentais produziram significativamente mais leite (P <0,0012).

As mães nos grupos

experimentais produziram

significativamente mais

leite. As mães nesses grupos também produziram leite com teor de gordura

significativamente maior

durante os primeiros seis dias do estudo. VIANNA MNS et al, 2011 A musicoterapia pode aumentar os índices de aleitamento

materno entre mães

de recém-nascidos

prematuros: um ensaio

clínico randomizado

controlado

Avaliar o impacto da

musicoterapia, que foi aplicada a mães de recém-nascidos

prematuros durante a

hospitalização, nos índices de

aleitamento materno na

ocasião da alta hospitalar do bebê e em consultas de seguimento.

Ensaio clínico controlado randomizado

Foram avaliadas 94 mães (48 no grupo da musicoterapia e 46 no grupo controle). O grupo

submetido à musicoterapia teve efeito

significativo no aumento do índice de aleitamento

materno entre mães de recém-nascidos

prematuros na primeira consulta de seguimento,

e uma influência positiva (embora não

significativa) que se estendeu até 60 dias depois da alta.

A musicoterapia pode ter um impacto positivo na manutenção do aleitamento materno e pode ser útil para elevar os índices de aleitamento materno entre mães de prematuros.

(6)

DISCUSSÃO

A revisão evidenciou uma escassez de estudos relacionados aos efeitos da musicoterapia associada à promoção do aleitamento materno. Desta revisão foram encontrados três artigos, sendo que todos realizaram ensaios clínicos randomizados, ou seja, avaliaram pelo menos dois grupos, o grupo controle o qual não sofreu intervenção e o grupo que foi submetido à musicoterapia (VIANNA et al., 2011; KEITH et al., 2012; AK et al., 2015).

No que tange ao aumento da produção láctea os três estudos apresentaram resultados significativos no grupo de mães submetido à musicoterapia, independente da escolha da música ou técnica utilizada (VIANNA et

al., 2011; KEITH et al.,2012; AK et al.,2015).

Alguns fatores podem interferir na produção láctea das mães, entre eles, o estresse causado pela hospitalização e instabilidade do filho é considerado uma das principais causas da dificuldade de produção.

As mães de prematuros vivenciam situações que repercutem na manutenção da produção láctea por diversas causas sejam socioeconômicas, fisiológicas ou emocionais. O processo fisiológico da lactação é extremamente influenciado pelo estado emocional e psicológico da mulher, mães estressadas produzem o hormônio epinefrina que inibe a lactação, dessa forma as mães que possuem filhos em situação de risco encontram-se mais vulneráveis (CARVALHO e GOMES, 2017).

Diante deste fato, Ak et al. (2015), avaliou por meio da escala de estresse percebido e níveis de cortisol salivar o índice de estresse materno, e pode observar que no grupo das mães que foram submetidas à intervenções auditivas de música ocorreu redução significativa do estresse e consequente aumento no volume de leite extraído comparadas as mães que não receberam intervenção, enfatizando que a musicoterapia tem efeitos positivos na redução de estresse, sendo importante seu uso em mães de recém-nascidos prematuros visto que essas mulheres estão submetidas a fatores de estresse devido ao quadro crítico em que se encontram seus filhos.

Outro dado importante levantado no estudo de Keith et al. (2012) foi relacionado ao aumento de teor de gordura no leite das mães que foram submetidas a musicoterapia, visto ser esse um fato que pode auxiliar no ganho de peso do recém-nascido.

No estudo realizado por Vianna et al. (2016) foi observado que as mães submetidas a musicoterapia além de terem apresentando aumento no índice de aleitamento materno durante a hospitalização dos filhos, este fato se propagou após a alta sendo que no atendimento de seguimento ocorreu um aumento do aleitamento materno após 60 dias da alta destes bebês.

É importante salientar que os estudos utilizaram variações do ritmo de música, bem como formas de utilização. Nos estudos de Ak et al. (2015) e Keith et al. (2012) a musicoterapia ocorreu por audição de músicas já gravadas e no estudo de Vianna et al. (2011) foi realizado a musicoterapia ativa, ou seja, as mães produziam sua própria música utilizando diversos instrumentos musicais. No entanto independente da forma utilizada de musicoterapia todos os estudos obtiveram resultados positivos no que se refere ao aumento da produção láctea das mães participantes.

Portanto, a musicoterapia pode ser uma estratégia terapêutica de fácil implantação nos serviços de saúde hospitalares, sendo uma tecnologia de baixo custo e que pode proporcionar diversos benefícios como o aumento do índice de aleitamento materno, redução do estresse materno, bem como auxiliar no desenvolvimento do bebê prematuro hospitalizado.

(7)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A musicoterapia tem se mostrado como uma tecnologia acessível e de baixo custo a ser utilizada em unidades neonatais, favorecendo o relaxamento das mães e consequentemente a melhora no aleitamento materno, porém os estudos na área ainda são bastante escassos. Desta forma, considerando a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento nutricional, emocional e cognitivo dos recém-nascidos é de extrema importância que novos estudos sejam realizados avaliando o impacto da musicoterapia e sua relação com o aleitamento materno favorecendo assim medidas que intensifiquem a qualidade da assistência prestada ao binômio e promovendo conhecimento de novas ferramentas que beneficiem a qualidade da assistência prestada pela equipe multiprofissional que atua na unidade.

REFERÊNCIAS

1. AK J, LAKSHMANAGOWDA PB, GC MP et al. Impact of music therapy on breast milk secretion in mothers of premature newborns. J Clin Diagn Res. 2015 Apr;9(4):CC04-6.

2. AK J, LAKSHMANAGOWDA PB, PRADEEP MPGC et al. Impact of Music Therapy on Breast Milk Secretion in Mothers of Premature Newborns. Journal of Clinical and Diagnostic Research, 2015; 9(4): cc04-cc06.

3. CARVALHO MR, GOMES CF. Amamentação: bases científicas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017; 554 p. 4. KEITH DR, WEAVER BS, VOGEL RL et al. The Effect of Music-Based Listening Interventions on the Volume, Fat

Content, and Caloric Content of Breast Milk-Produced by Mothers of Premature and Critically Ill Infants. Advances in Neonatal Care, 2012; 12(2): 112-119.

5. KEITH DR, WEAVER BS, VOGEL RL. The effect of music-based listening interventions on the volume, fat content, and caloric content of breast milk-produced by mothers of premature and critically ill infants. Adv Neonatal Care. 2012 Apr;12(2):112-9.

6. LIMA AC, SANTOS RP, SILVA SP et al. Sentimentos Maternos frente à hospitalização de um recém-nascido na UTI neonatal. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, 2013; 15(4): 112-115.

7. MARQUES ES, COTTA RMM, PRIORE SE. Mitos e crenças sobre o aleitamento materno. Ciênc. saúde coletiva, 2011; 16(5): 2461-2468.

8. MATOSO LML, OLIVEIRA AMB. O efeito da música na saúde humana: base de evidências cientificas. C&D-Revista Eletrônica da FAINOR, 2017; 10(2): 76-98.

9. MENDES KDS, SILVEIRA CCP, GALVÃO CM. Revisão Integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enferm, 2008; 17(4):758-64.

10. VIANNA MN, BARBOSA AP, CARVALHAES AS et al. Music therapy may increase breastfeeding rates among mothers of premature newborns: a randomized controlled trial. J Pediatr (Rio J), 2011; 87(3): 206-212.

11. VIANNA MNS, BARBOSA AP, CARVALHAES AS et al. A musicoterapia pode aumentar os índices de aleitamento materno entre mães de recém-nascidos prematuros: um ensaio clínico randomizado controlado. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.3, pp.206-212.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Diferentes espaçamentos de sulcos de plantio de amendoim forrageiro (40, 50 e 60 cm) consorciado com capim-braquiária manejado em duas alturas de resíduo pós pastejo (5 e 15 cm)

AT: Atividades Teóricas, AP: Atividades Práticas, APS: Atividades Práticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distância, APCC: Atividades Práticas como Componente

The objective of this study was to evaluate the effect of low-level laser therapy (LLLT) on radiotherapy- induced morphological changes and caspase-3 immunodetection in parotids

We investigate the potential of the long-baseline Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE) to study large-extra-dimension (LED) models originally proposed to explain the smallness

O Processo de Execução do Negócio (PEN) da empresa é desenvolvido por meio do Hoshin Kanri e reconhece a essência dos processos, baseando-se nos princípios de Gestão Visual e