• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO. Direito e gestão. Law & business PARCEIROS GARRIGUES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO. Direito e gestão. Law & business PARCEIROS GARRIGUES"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PARCEIROS

MESTRADO

Direito

e gestão

Law & business

(2)

O mestrado em Direito e Gestão é resultado do esforço de inovação e da experiência acumulada por duas escolas que lideram nas respectivas áreas: a CATÓLICA-LISBON School of Business and Economics e a Faculdade de Direito - Escola de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa.

Os programas de Mestrado destas Escolas concretizam as ideias de inovação, modernidade, exigência, ligação ao mercado profissional. Em suma, excelência.

MESTRADO

Direito

e gestão

Law & business

A CATÓLICA-LISBON School of Business and Economics é única Escola Portuguesa nos

rankings do Financial Times das Top European Business Schools e da Formação de Executivos. Acreditada pelas três instituições de referência mundial na avaliação

LL.M.s da Católica Global School of Law entre os melhores do mundo:

(3)

O mestrado em Direito e Gestão forma novos especialistas em direito da empresa, aliando aos

sólidos conhecimentos em Direito a compreensão da empresa e da sua gestão. Organizado em

conjunto pelas Faculdades de Direito e pela Católica-Lisbon School of Business & Economics da

UCP, o mestrado promove o desenvolvimento de competências indispensáveis a uma avaliação

global das situações, preparando juristas para darem as respostas adequadas à realidade da gestão

da empresa e para uma interacção eficaz com os gestores.

coordenadores

José Lobo Moutinho

DIREITO

Doutor em Direito (Ciências Jurídicas), Faculdade de Direito da Universidade Católica Por-tuguesa. Professor associado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portu-guesa, exercendo a sua actividade nas áreas do Direito e Processo Penal, Direito Penal da Empresa e do Direito das Contra-ordenações. Tem elaborado estudos e pareceres jurídicos e participado em comissões oficiais de revisão de legislação. É sócio principal da Sérvulo & Associados.

João Confraria

GESTÃO

Doutor em Economia pela Universidade Católica Portu-guesa. Mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Econo-mia pela Universidade Cató-lica Portuguesa. Vice-Presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Aviação Civil. Professor auxiliar da Universidade Católica Portuguesa e Coordenador dos Programas para Executivos em Economia e Direito da Regulação e Concorrência. Vogal do Conselho de Adminis-tração do Instituto de Comunicações de Portugal/Autoridade Nacional de Comunicações (1996 - 2002). Director do Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa (2005-2007). Membro da Direcção do Programa de MBA da Universidade Católica (1991-1993). Autor de trabalhos sobre política industrial e regulação económica e concorrência nos mercados de comunicações e de transportes, de água e resíduos e financeiros.

(4)

características principais

1. Único, ímpar em Portugal.

2. Inovador, tanto no programa como no modo como é leccionado. O Mestrado é marcado por uma abordagem multifacetada e pluridisciplinar, designadamente através da aposta em disciplinas mistas, construídas e leccionadas por dois professores: um da área de Direito e um da área de Gestão, proporcionando aos alunos a compreensão global dos temas onde as diversas perspectivas interagem de uma forma complementar e coerente.

3. Concebido e promovido por duas grandes escolas de referência no Direito e na Gestão, garantindo qualidade e rigor académico. Ambas as escolas estão profundamente envolvidas neste projecto, no qual colaboram um conjunto de docentes e investigadores com vasta experiência.

4. Com uma componente internacional. O Mestrado integra um curso de uma semana numa prestigiada escola no estrangeiro e desenvolve um projecto de parcerias com reputadas escolas estrangeiras. Beneficia também de fortes ligações a escritórios de advogados com projecção internacional.

5. Com uma forte empregabilidade. A nossa experiência mostra que a formação proporcionada por este Mestrado é muitíssimo apreciada pelo mercado. Um inquérito realizado junto dos nossos alunos revela que:

• 90% destes estão colocados, antes de terminar o 2º semestre do Curso

• 95% dos alunos colocados puderam optar por uma sociedade que correspondia às suas primeiras preferências

• Os escritórios seleccionados encontram-se entre os mais reputados do país.

Destinatários

Jovens juristas que pretendam exercer a sua actividade em Direito de empresa. É um programa pre-experience, pelo que os candidatos devem ser recém-licenciados ou com uma reduzida experiência profissional. É um programa full-time, que exige dedicação e acompanhamento diário das matérias leccionadas, embora a experiência de alguns alunos demonstre que é possível manter alguma actividade profissional, ainda que limitada. Uma vez que alguns docentes são estrangeiros e que grande parte da bibliografia estará em inglês, os candidatos deverão ter, no mínimo, um nível intermédio de domínio deste idioma.

MESTRADO

Direito

e gestão

Law & business

Saídas profissionais

• Advocacia de negócios e de empresa (em escritório e in-house)

• Gabinetes jurídicos e de regulação de autoridades reguladoras

• Assessoria à administração de empresas

• Consultadoria

(5)

1 A estrutura apresentada corresponde à do ano lectivo 2010-2011, com as alterações já assentes. Para 2011-2012 poderá ser necessário introduzir outras alterações que serão oportunamente indicadas em www.fd.lisboa.ucp.pt/posgrad

2 Para além destas disciplinas optativas, os alunos podem realizar créditos em disciplinas dos Mestrados Forense e Direito Administrativo, ou em disciplinas optativas gerais, desde que, em qualquer dos casos, essas disciplinas sejam consideradas equivalentes às do Direito & Gestão. 3 A disciplina Negociação decorre durante uma semana numa universidade estrangeira.

estrutura curricular

1 Docente Orlando Cabrinha Carlos Rondão João Matos Pedro Matos Docente

José Adriano Freire Pedro Celeste Sílvia Cortês

Guilherme Almeida e Brito | Geraldo Cerqueiro Direito: Fernando Ferreira Pinto

Gestão: Fátima Barros Direito: Pedro Furtado Martins Gestão: David Patient

Docente

Direito: Rui Morais Gestão: Luís Janeiro Direito: Rita Amaral Cabral Gestão: Franquelim Alves Direito: Jorge Brito Pereira Gestão: Hugo Costa

Docente

Direito: Pedro Machete | José Lobo Moutinho Gestão: João Confraria

Direito: Paulo Câmara

Gestão: Miguel Athayde Marques Direito: Francisco Barona

Gestão: Joaquim Pereira Cadete Direito: Fátima Gomes

Gestão: Franquelim Alves Nuno Moreira da Cruz Direito: Luís Branco

Gestão: José Carlos Tudela Martins

Período Preliminar - obrigatório

Disciplina

Curso Intensivo de Matemática Curso Intensivo de Excel Gestão do Tempo Trabalho em Equipa

1º Semestre[ 30 ECTS ] - todas as disciplinas são obrigatórias

Disciplina

Estratégia [ 3 ECTS ] Marketing [ 3 ECTS ]

Contabilidade e Análise Financeira [ 6 ECTS ] Finanças Empresariais [ 6 ECTS ]

Teoria Económica do Contrato [ 6 ECTS ]

Gestão de Recursos Humanos e Direito do Trabalho [ 6 ECTS ]

2º Semestre [ 30 ECTS ]

Disciplinas obrigatórias [ 15 ECTS ]

Fiscalidade [ 6 ECTS ]

Fusões e Aquisições [ 3 ECTS ] Mercado de Capitais [ 6 ECTS ]

Ciclo de Conferências sobre Ética nos Negócios

Disciplinas optativas [ 15 ECTS 2]

Negociação 3 [

3 ECTS ]

Regulação e Concorrência [ 6 ECTS ]

Corporate Governance [ 3 ECTS ]

Mercado Bancário [ 3 ECTS ]

Capitalização e Financiamento de Sociedades [ 3 ECTS ] Gestão Internacional [ 3 ECTS ]

(6)

Elisabete Martins dos Reis

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa.

O Mestrado em Direito e Gestão abriu a porta para um mundo que me era desconhecido. Uma vez concluído o curso de Direito foi preciso tomar uma decisão: embrenhar-me mais nos pormenores jurídicos ou tentar direccionar os conhecimentos já adquiridos para uma área diferente. Para quem quer trabalhar na área da economia e dos negócios é essencial perceber o seu funcionamento e quais as variáveis a considerar. É aí que “Direito e Gestão” entra. As disciplinas, com uma vertente de Direito e outra de Gestão, dão-nos uma visão mais abrangente da realidade e a consciência de que há mais a ter em conta na tomada de decisões, para além do estritamente jurídico. Cada vez mais as soluções legais têm de ter em conta as implicações económicas e não podem ser concebidas sem elas.

Esta perspectiva global e integrada, que deriva da compreensão das interacções entre os dois ramos, é uma ferramenta distintiva no mundo profissional, especialmente na advocacia de negócios. Para ela, contribuiu também em muito a metodologia característica dos professores de Gestão: os trabalhos de grupo foram uma constante, o que nos obrigou a adquirir e desenvolver uma dinâmica de equipa para responder aos desafios propostos, competência indispensável para a vida profissional.

…uma visão mais abrangente da realidade e a consciência de que há mais a ter em conta na tomada de decisões, para além do estritamente jurídico.

Vasco Sousa Uva

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa. Mestre em Direito e Gestão pela UCP. Orey Financial, Analista Financeiro.

Apesar de ter escolhido o curso de Direito, sempre tive curiosidade de conhecer o mundo empresarial. A intenção ao inscrever-me no Mestrado em Direito e Gestão, foi mesmo a de tentar perceber melhor como estes dois mundos se interligam. Este mestrado permitiu-me assimilar novas competências e conceitos fundapermitiu-mentais de economia e gestão de empresas, bem como complementar aspectos da minha formação jurídica na área empresarial. A escolha de temas permitiu-nos também compreender melhor alguns dos problemas do mundo actual, procurando sempre obter respostas nas duas vertentes estudadas. Além de todas estas vantagens, uma última muito importante para os alunos de Direito, a obrigatoriedade de trabalhar em grupo numa base diária possibilitou-nos uma maior aproximação à realidade empresarial.

… compreender melhor alguns dos problemas do mundo actual, procurando sempre obter respostas nas duas vertentes estudadas.

Pedro Lobo Xavier

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa. Mestre em Direito e Gestão pela UCP. Consultor Jurídico no Departamento de Serviços Jurídicos do Banco de Portugal.

Há três anos a esta parte convidaram-me a escrever um texto sobre este mesmo Mestrado. Na altura fi-lo ainda como aluno, sem a perspectiva necessária à avaliação do impacto que este poderia ter na minha carreira. Passados três anos posso afirmar que a frequência no Mestrado de Direito e Gestão foi um factor importante no meu percurso profissional, contribuindo de forma relevante para a escolha da minha actual profissão, uma vez que sou jurista do Banco de Portugal. No período em que vivemos, ter competências em Direito e em Gestão é, parece-me, cada vez mais essencial. Assim, se voltasse atrás três ou quatro anos, voltaria a inscrever-me no Mestrado de Direito e Gestão.

Passados três anos posso afirmar que a frequência no Mestrado de Direito e Gestão foi um factor importante no meu percurso profissional …

(7)

Módulos de

Desenvolvimento de Competências

e Carreira

• Trabalho em Equipa

Visa desenvolver a capacidade de trabalhar de forma eficiente em grupo, cumprindo metas e atingindo objectivos.

• Gestão do Tempo

Promove técnicas de organização de agenda por forma a manter o equilíbrio na vida pessoal e profissional.

• Momentos Carreira

O Mestrado promove, com o apoio do Dr. Nuno Moreira da Cruz, os Momentos Carreira que pretendem ser um espaço de reflexão sobre as diversas saídas profissionais que se abrem aos estudantes do Mestrado. Num ambiente coloquial, serão convidadas personalidades com percursos profissionais diversos (gestor com formação inicial em Direito, advogado in-house, advogado em escritório vocacionado para o Direito da empresa, consultor, diplomata, head hunter, etc.), a fim de partilharem a riqueza da sua experiência de vida dando, simultaneamente, conta do seu efectivo quotidiano profissional. Visa-se possibilitar aos estudantes uma postura de abertura de horizontes e receptividade a novos desafios, auxiliando-os nas opções que se abrem à sua frente.

calendário

Início da Parte Lectiva Fim da Parte Lectiva Entrega do Trabalho Final Discussão em Provas Públicas

Setembro 2011 Julho 2012 Até 31 de Março de 2013 Até 2 ou 3 meses após a entrega

do Trabalho Final *

* Se os candidatos entregarem o trabalho final em momento anterior ao estabelecido neste calendário, a discussão em provas públicas deverá ter lugar no prazo de 2 a 3 meses após a data de entrega.

Tempos de espera para defesa de dissertação

Cerca de metade dos nossos alunos discute a sua dissertação em provas públicas entre um a dois meses depois da entrega do Trabalho Final, e em geral os tempos de espera são curtos.

Tempos de espera entre entrega de Trabalho Final e discussão em Provas Públicas

2007-2008 e 2008-2009 26% 2 a 3 meses

14% > 3 meses 44% 1 a 2 meses

(8)

Rita Marques

Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa

O Mestrado em Direito e Gestão da Universidade Católica permite, por um lado, a aquisição de uma formação sólida ao nível dos conhecimentos de gestão, que são ministrados por quem tem experiência profissional nas áreas em questão e convive de perto com os problemas no dia-a-dia. Assim, com este Mestrado passamos a compreender os principais problemas que se colocam a qualquer gestor no mundo actual, recorrendo a diversas ferramentas, como, por exemplo, as de avaliação do valor das empresas.

Por outro lado, do ponto de vista jurídico, consolidam-se conhecimentos, ao mesmo tempo que se passa a compreender a importância e o alcance de numerosos preceitos normativos para o mundo económico.

No meu entender, a grande mais-valia deste Mestrado é precisamente a de mostrar que o Direito não pode ser uma ciência fechada sobre si própria, pois ela é um instrumento de resolução de problemas da sociedade, com diferentes dimensões e mais complexos do que à primeira vista poderia parecer.

Por último, o intenso ritmo de trabalho, assente em trabalhos em equipa, e o uso frequente da língua inglesa preparam-nos para uma fácil transição para o mundo laboral.

… o intenso ritmo de trabalho, assente em trabalhos em equipa, e o uso frequente da língua inglesa preparam-nos para uma fácil transição para o mundo laboral.

Clara Martins Pereira

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa. Advogada estagiária.

Escolhi o Mestrado em Direito e Gestão oferecido pela Católica pela forte convicção de que o conteúdo deste programa se encontrava perfeitamente alinhado com as exigências do exercício responsável da advocacia de negócios. O contacto que fui tendo com o mundo profissional ensinou-me que o desempenho da profissão é uma tarefa suportada por dois pólos: - um jurista não pode corresponder às solicitações que lhe são dirigidas sem perceber os seus significados e com que objectivo lhe são pedidas; - a advocacia não é um monólogo, mas sim um diálogo permanente entre cliente e advogado, fins e meios, pedidos e respostas.

O Mestrado em Direito e Gestão responde de forma efectiva às necessidades evidentes do diálogo entre estes dois pólos. A interdisciplinaridade dos conteúdos, a inovação nos métodos, o contacto frequente com a língua inglesa e a dedicação dos coordenadores e do corpo docente permitiram que este Mestrado correspondesse à aposta que fiz - tornando o salto para o desconhecido mundo da Gestão num estimulante desafio.

…conteúdo (...) alinhado com as exigências do exercício responsável da advocacia de negócios.

Nélia Cardoso

Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Advogada estagiária.

Escolhi o mestrado em Direito e Gestão por acreditar que não há nada mais enriquecedor do que a contínua construção de pontes entre as várias áreas do saber. Enquanto estudante e cidadã, cultivo a opinião de que só conseguiremos ser realmente bons se alargarmos horizontes para compreendermos os pontos de vista das pessoas com quem lidamos. Sinto que estou a adquirir essa visão interdisciplinar acerca do mundo empresarial, assim como a ganhar novos métodos de trabalho devido à quantidade de trabalhos de grupo que nos é exigida. Acredito que este mestrado fará de mim uma jurista mais completa e será uma importantíssima mais-valia ao longo de toda a minha carreira!

(9)

dimensão internacional

• Curso breve de negociação: a disciplina de Negociação decorre durante uma semana numa Universidade estrangeira.

• Estágios em escritórios de advogados no estrangeiro: para permitir completar a formação dos estudantes e promover a sua incorporação num mercado de trabalho cada vez mais internacionalizado, o Mestrado em Direito e Gestão oferece a possibilidade de fazer um estágio (de 3 a 6 meses) num reconhecido escritório de advogados no estrangeiro. A iniciativa dá-se ao abrigo de protocolos celebrados com prestigiadas Universidades que oferecem programas de mestrado equiparáveis e que incluem, na sua estrutura curricular, estágios em escritórios relevantes dos seus Países:

Fundação Getulio Vargas (Rio de Janeiro)

Universidad Pontificia de Comillas (Madrid) - a sociedade de advogados Garrigues admitirá, para um estágio nos seus escritórios em Madrid, um estudante deste Mestrado que seja aprovado num processo de selecção a realizar em Lisboa.

• Estudos no estrangeiro: o programa de Mestrado em Direito e Gestão inclui ainda a possibilidade de frequência de um 3º semestre numa prestigiada Universidade cujos programas de estudos pós-graduados permitem um complemento enriquecedor do mestrado, quer na perspectiva da frequência de disciplinas, quer na da preparação do trabalho final do mestrado:

Fundação Getulio Vargas (Rio de Janeiro)

Washington University in Saint Louis (USA - possibilidade de frequentar disciplinas de Direito ou do programa de MBA)

Universidad Pontificia de Comillas (Madrid)

(10)

Carlos Rondão

Licenciado em Engenharia Electrónica (IST). Assistente com Regência da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. David Patient

Doutorado em Comportamento Organizacional. Professor Auxiliar da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Coordenador do programa Os 3 Pilares do Sucesso Profissional e Pessoal. Fátima Barros

Doutorada em Economia (Univ. Catholique de Louvain, Bélgica). Directora da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics, onde é Professora Associada.

Franquelim Alves

MBA em Finanças (CATÓLICA-LISBON School of Business &

Economics). Administrador Financeiro (CFO) da Cinveste SGPS,

S.A. Administrador da Portugal Telecom SGPS, S.A. Geraldo Cerqueiro

Doutorado em Finanças (University Pompeu Fabra). Director Adjunto da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics e Director Académico dos MSc. Professor Auxiliar.

Guilherme Alemida e Brito

Doutorado em Finanças (New York University). Professor Auxiliar da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics.

Hugo Costa

Licenciado em Administração e Gestão de Empresas (UCP).

CFO/CIO da Partac SGPS. João Confraria COORDENADOR

João Matos

MBA em Comportamento Organizacional (UCP).Professor Auxiliar Convidado da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economic. Joaquim Pereira Cadete

Director do Citigroup Global Markets Limited. José Adriano Freire

Doutorado em Gestão (Universidade de Sophia, Japão). Professor Auxiliar da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Presidente do Grupo Executivo.

José Carlos Tudela Martins

MBA Finanças (UCP). Assistente com Regência da

CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Administrador da

INVESFIN - Assessores Financeiros. Luís Janeiro

Mestre em Gestão (UCP). Adjunto da Direcção da

CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Coordenador do Programa Avançado de Fiscalidade: Uma Abordagem Jurídico-Financeira. Miguel Athayde Marques

Doutorado em Gestão de Empresas (Universidade de Glasgow). Professor Auxiliar da CATÓLICA-LISBON School of Business &

Economics.

Nuno Moreira da Cruz

Licenciado em Direito (UCP). Pós-Graduação em Altos Estudos Europeus no Colégio da Europa (Bruges, Bélgica). MBA pelo

Instituto de Empresa (Madrid, Espanha). Administrador da Galp

Gás Natural. Orlando Cabrinha

Licenciado em Engenharia Civil (IST). Encarregado de Curso da

CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Pedro Celeste

Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais

(U. Complutense de Madrid). Professor Auxiliar Convidado da

CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics e coordenador do Programa Avançado de Marketing para Executivos e do Programa Avançado de Gestão para a Banca.

Pedro Matos

Doutorado em Economia Internacional e Desenvolvimento

(U. Complutense de Madrid). Managing Partner da ConsulMatos. Sílvia Cortês

MBA (UNL). Professora Auxiliar Convidada e coordenadora do Programa de Contabilidade e Finanças para Não Financeiros daCATÓLICA-LISBON School of Business & Economics.

MESTRADO

Direito

e gestão

(11)

Fátima Gomes

Doutora em Direito (UCP). Professora Auxiliar da Faculdade de

Direito da UCP.

Fernando Ferreira Pinto

Mestre e doutorando em Direito (UCP). Sócio principal da Sérvulo

& Associados. Francisco Barona

Mestre em Direito (UCP). Assistente da Faculdade de Direito da

UCP. Advogado da Serra Lopes, Cortes Martins & Associados. Jorge Brito Pereira

Mestre em Direito (U. Lisboa). Sócio e líder do grupo de Mercado de Capitais da PLMJ.

José Lobo Moutinho COORDENADOR

Luís Branco

Mestre em Direito (UCP). Sócio e coordenador da área de bancário e financeiro da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva &

Associados.

Paulo Câmara

Mestre em Direito (U. Lisboa). Docente convidado da Faculdade

de Direito da UCP, do IDEFF e do Instituto de Valores Mobiliários. Vice-Presidente do Public Company Practice and Regulation

Subcommittee da International Bar Association. Sócio principal da Sérvulo & Associados.

Pedro Furtado Martins

Mestre em Direito (UCP). Advogado, especialista em Direito de Trabalho. Managing Partner da Sérvulo & Associados.

Pedro Machete

Doutor em Direito (UCP). Professor Auxiliar da Faculdade de

Direito da UCP. Consultor da Rui Pena, Arnaut & Associados. Rita Amaral Cabral

Sócia da Amaral Cabral e Associados. Advogada, especializada em Contratos e M&A.

Rui Morais

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da UCP. Professor da Faculdade de Direito da UCP (Escola do Porto).

corpo docente

O Corpo Docente apresentado corresponde ao ano lectivo 2010-2011, com as alterações já confirmadas. Para 2011-2012, poderá ser necessário introduzir ainda outras alterações, que serão oportunamente indicadas em www.fd.lisboa.ucp.pt/posgrad

(12)

conselho consultivo

do Mestrado em

Direito e Gestão

Para manter uma forte ligação com os

especialistas na área do Direito e da Gestão, o

Mestrado conta com a participação activa do

seu Conselho Consultivo, constituído por Partners

de grandes escritórios de advocacia nesta área

de especialização e por executivos de grandes

empresas.

O Conselho participa na análise da estrutura

curricular e na definição da estratégia global do

programa, pelo que tem um papel fundamental

na adequação deste às necessidades de

formação sentidas pelo mercado, permitindo

um ajustamento perfeito dos conteúdos

programáticos e das várias actividades

complementares às exigências da prática da

advocacia e da realidade empresarial.

MESTRADO

Direito

e gestão

Law & business

Membros

Dr. Daniel Proença de Carvalho - PRESIDENTE Sócio Presidente da Uría Menéndez - Proença de Carvalho

Dr. Alexandre Relvas

Administrador e Vice-Presidente da Logoplaste

Dr. Diogo Leónidas Rocha

Sócio da Garrigues Portugal

Dr. Nuno Moreira da Cruz

Administrador da Galp Gás Natural

Dr. Rui Pena

(13)

parceiros

Diogo Leónidas Rocha

Sócio, Garrigues

“A transversalidade da prática jurídica a todas as áreas do conhecimento e do saber é hoje uma realidade incontornável numa sociedade cada vez mais competitiva e mais global. Para a Garrigues, o capital humano só é uma vantagem competitiva nas empresas quando se constroem as condições para, quer do ponto de vista da organização,

quer do próprio indivíduo, potenciar toda a esfera de realização da pessoa, para além da procura da excelência no exercício da profissão jurídica. E nesta acepção, o conhecimento, o saber, a formação são factores críticos de sucesso. Para nós, esta associação com a Universidade Católica, uma das mais prestigiadas universidades portuguesas

e em áreas de conhecimento que consolidam vários saberes, constitui um movimento natural dentro do universo Garrigues e um rigoroso cumprimento do nosso paradigma no que respeita aos activos humanos das empresas.”

Rui Pena

Senior Partner, Rui Pena, Arnaut & Associados

“Combinar a especialização com a globalização é um dos maiores desafios do século XXI e aquele que enfrentamos diariamente na RPA. Por um lado temos o profundo conhecimento das matérias de Direito, por outro temos de conhecer e compreender a realidade dos nossos clientes, das empresas e do mercado.

Neste sentido, a Universidade Católica tem desempenhado um papel relevante. O Mestrado em Direito e Gestão proporciona aos juristas e advogados um conhecimento das principais temáticas da gestão, permitindo-lhes estar mais perto das necessidades dos clientes e das empresas.

A RPA orgulha-se de poder apoiar esta iniciativa, que emparelha, em nível e qualidade, com os melhores cursos europeus, contribuindo assim para uma melhor formação dos juristas e advogados portugueses.”

Duarte Garin

Managing Partner, Uría Menéndez - Proença de Cavalho

“Consideramos que o Mestrado em Direito e Gestão é um complemento essencial da formação jurídica dos que pretendem exercer a sua profissão próximo das empresas, seja como profissionais integrados nas mesmas, seja como prestadores de serviços. Outras universidades sentiram já a necessidade de aprofundar a relação entre estas duas áreas do conhecimento, criando até licenciaturas mistas que associam o direito com a gestão de empresas duma forma muito estreita. Este mestrado está em linha com essa forma de compreender a interligação dessas duas realidades. Na Uría Menéndez - Proença de Carvalho, como sociedade de advogados que aposta essencialmente no talento dos seus profissionais e na sua adequada formação de base complementada com uma rigorosa formação interna, valorizamos os sólidos conhecimentos jurídicos nas áreas de prática onde a sociedade se afirma. Este mestrado é um contributo decisivo para o enriquecimento de tais conhecimentos.”

(14)

Os mestrados da Católica são programas

exigentes, com um número limitado de alunos

e

muito valorizados pelo mercado profissional

.

• Inovação: novas temáticas, métodos de ensino inovadores, internacionalização e inter-disciplinaridade.

• Exigência: personalização do ensino, apenas possível pelo número reduzido de alunos em cada disciplina; selecção rigorosa na admissão aos programas; carga lectiva exigente e necessidade de trabalho intenso fora das aulas.

• Flexibilidade: em cada programa, os alunos podem escolher as disciplinas mais adequadas à área em que se pretendem especializar, bem como inscrever--se em algumas disciplinas de outros mestrados, desde que haja vagas e compatibilidade de horários.

• Acesso ao mestrado de investigação: em dadas condições, os alunos podem transitar para o mestrado orientado para a investigação, com uma dissertação de dimensão alargada.

• Ligação ao mundo profissional: ensino adequado à prática profissional; vários docentes com larga experiência como profissionais de referência; colaboração estreita com os escritórios de advogados patrocinadores e com outras entidades.

• Integração profissional facilitada: a experiência demonstra o enorme interesse dos recrutadores por quem frequenta os programas de Mestrado em Direito da Católica, especialmente das sociedades de advogados. O Gabinete de Saídas Profissionais proporciona uma ligação privilegiada com os futuros empregadores e o Jobshop facilita este contacto.

Os pós-graduados (com mestrado, LL.M. ou

pós-graduação) e licenciados da Católica são

os mais procurados pelas grandes sociedades

de advogados.

*

As sociedades de advogados procuram cada

vez mais juristas que tenham prosseguido

estudos pós-graduados (Mestrados / LL.M. ou

pós-graduações) - 65% dos recrutados nos

últimos 3 anos são detentores de um curso de

mestrado ou pós-graduação. 36% dos

advogados recrutados com formação

pós-graduada obtiveram o seu diploma na Católica

(Lisboa e Porto).

* Abreu Advogados; Carlos Cruz & Associados; Garrigues; Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados; PLMJ - A.M.Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e Associados; Linklaters; Miranda Correia Amendoeira & Associados; Sérvulo & Associados; Rui Pena, Arnaut & Associados; Uría Menendez - Proença de Carvalho; Vieira de Almeida & Associados. Mais duas sociedades foram contactadas, mas não enviaram os respectivos dados.

Mestrados em Direito na católica

Universidades de origem:

recrutados com Mestrado / LL.M. / Pós-Graduação

10% Outras Univ. Nacionais 29% Católica Lisboa

17% Católica Porto 10% Univ. Coimbra

11% Univ. do Porto

17% Univ. Nova de Lisboa 11% Univ. Estrangeiras 25% Univ. de Lisboa

(15)

Horário

As aulas decorrerão, habitualmente, de 2ª a 6ª feira de manhã.

propinas

Propina global dos 3 semestres: e 7 960,00 BOLSA DE MÉRITO

O aluno mais bem classificado na parte curricular do mestrado beneficiará de uma bolsa de mérito cobrindo a propina da dissertação.

BOLSAS DE ESTUDO E OPORTUNIDADES

PROFISSIONAIS PARA LICENCIADOS ANGOLANOS As sociedades de advogados Abreu Advogados e Sérvulo e Associados e o Banco Privado Atlântico oferecem bolsas de estudo para licenciados em direito angolanos admitidos a este mestrado. Estas bolsas abrangem parte considerável da propina e subsídio de manutenção em Lisboa.

Os beneficiários destas bolsas assumem o compromisso de prestar colaboração profissional às entidades referidas após a finalização do mestrado.

Para mais informações, consulte a página internet do mestrado em www.fd.lisboa.ucp.pt/posgrad

Candidatura

Licenciatura em Direito.

A aceitação da candidatura está dependente do perfil académico do candidato.

Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: - Boletim de candidatura

- Carta pessoal de motivação

- Certificado de habilitações discriminado - Curriculum vitae

- 2 fotografias

- Fotocópia do Documento de Identificação

informações

mestradosdireito@fd.lisboa.ucp.pt Telefone 217 214 174

Faculdade de Direito - Escola de Lisboa Universidade Católica Portuguesa

Palma de Cima,1649-023 LISBOA www.fd.lisboa.ucp.pt/posgrad

perfil dos alunos

dos mestrados

2010

a

2011

38% 22-23 15% > 35 16% 28-30 136% 24-25 110% 26-27 5% 31-35 Idades Universidades de origem

16% Outras Univ. Nacionais 32% Católica Lisboa

13% Católica Porto

17% Univ. Estrangeiras 40% Univ. de Lisboa

12% Univ. Coimbra 10% Univ. Nova de Lisboa

(16)

MAI.1

1

MESTRADO

Direito

e gestão

Referências

Documentos relacionados

MEDIDAS DISPONfVEIS: 50X60- 50X70 CMS TAMBÉM DISPONfVEL COM FECHO. ALMOFADA CHEIA EM VELUDO BARRAS -

Inscrição Candidato Data CE PORT Objetiva Total Classificação Resultado 001018 ROSILENE DE OLIVEIRA CARVALHO 19/11/1983 37.5 35 72.50 72.5 1º Aprovado. LEGENDA CE

Sinal de Murphy positivo: paciente interrompe abruptamente a inspiração por dor durante a palpação profunda no rebordo costal direito, linha hemiclavicular (ponto cístico)

Em caso de risco de derrame, use vestimenta de proteção à prova de líquidos contra riscos químicos (tipo 6) de acordo com a norma EN13034 para evitar contato com a pele.. Vestimentas

1º Fica sustada a aplicação da Portaria nº 790 de 19 de abril de 2007, do Ministério da Justiça, que homologa a demarcação da área denominada pela Funai como

- Casa alvenaria e/ou madeira com instalação de água, esgoto e energia solar '- Casa comunitária com 3 quartos de alvenaria elou madeira com instalação de água, esgoto e energia

Depois da morte do Gilberto, os únicos índios que vi eram uns 20 que foram empurrados por soldados do BIS para o caminhão. Eles iam ser levados para o acampamento. Os

Esses algoritmoa foram implementados no mini-computa - dor ~~l?-11/10, poaendo os me #mos serem implementados em qualquer.. outro