• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO PRIMEIRA PARTE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUMÁRIO PRIMEIRA PARTE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

Prefácio ...7 PRIMEIRA PARTE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1. O que é a filosofia? ...11 2. Áreas da filosofia ...25 3. Metodologia da filosofia ...41 4. Ferramentas da filosofia ...57 5. O desafio da filosofia ...73 SEGUNDA PARTE O QUE É O CONHECIMENTO? 6. Podemos conhecer? ...87

7. Como podemos conhecer? ...107

8. A certeza é possível? ...125

9. Como percebemos o mundo exterior? ...139

10. Como as crenças são justificadas? ...157

TERCEIRA PARTE O QUE É A REALIDADE? 11. A realidade é una ou múltipla? ...175

12. A relação entre mente e corpo ...187

13. O homem é livre? ...201

14. O homem vive após a morte? ...215

15. Existem outras mentes? ...231

(2)

6 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

QUARTA PARTE

O QUE É REALIDADE ÚLTIMA?

17. Relação entre fé e razão ...263

18. O que se entende por “Deus”? ...281

19. Deus existe? ...299

20. Como podemos falar acerca de Deus? ...319

21. O problema do mal...335

22. Podemos experimentar Deus?...353

QUINTA PARTE O QUE É BOM OU CERTO? 23. O que é o certo? ...369

24. Como sabemos o que é certo? ...389

25. Relação entre regras e resultados ...403

26. O certo é universal? ...415

27. Os deveres morais algumas vezes conflitam entre si? ...429

Glossário ...445

(3)

PREFÁCIO

A

o longo da história, a filosofia tem tido um relacionamento de amor e ódio com o cristianismo e a teologia cristã. Alguns consideraram a filosofia a serva da teologia, pensando ser tarefa dela a formulação de argumentos para a defesa do cristianismo. Outros julgaram ser a filosofia a ferramenta do diabo, ecoando a pergunta de Tertuliano: “O que Atenas e Jerusalém têm a dizer uma à outra?”. Afinal de contas, o deus dos filósofos não é o Deus da Bíblia, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Não temos a intenção de glorificar ou de vilipendiar a filosofia. Sua constante existência entre as ciências humanas é testemunho suficiente da sua importância. Independentemente do seu relacionamento com o cristianismo, cremos que o debate filosófico tem seu mérito. Suas perguntas são relevantes e de valor fundamental e duradouro. É bem verdade que o pensamento filosófico pode contribuir de modo significativo para a compreensão teológica. Entretanto, para confirmar a razoabili-dade do cristianismo, os erros da filosofia devem ser reconhecidos e refutados.

Esta obra é francamente escrita a partir de uma perspectiva cristã. Portanto, na discussão das várias posições procuramos refutar somente aquelas concepções que são anticristãs. Ao mesmo tempo, procuramos apresentar todas as posições da forma mais imparcial possível. Entre os diversos pontos de vista cristãos, apresen-tamos argumentos e contra-argumentos, deixando para o professor ou estudante julgar qual deles é o mais adequado.

Temos a firme convicção de que a filosofia deve ser estudada à luz de fontes fundamentais. Fornecemos, portanto, sugestões de leituras ao final de cada capí-tulo. Além disso, oferecemos um glossário no fim do livro que define para o estu-dante principiante termos filosóficos importantes.

Gostaríamos de expressar nossa estima às nossas famílias e especialmente às nossas esposas, Barbara Geisler e Iris Feinberg, que nos apoiaram com paciência nesse esforço. Também somos gratos pelo modo agradável e eficiente com que Renae Grams, Patty Light e Karen Sich organizaram os originais deste livro.

Esperamos que este texto leve muitos a uma vida inteira de estudo da filosofia em favor do reino de Cristo.

(4)
(5)

INTRODUÇÃO

À FILOSOFIA

(6)
(7)

1

O QUE É A FILOSOFIA?

B

em-vindo ao estudo da filosofia. Muitos estudantes não sabem ao certo o que é a filosofia; na realidade, a maioria das pessoas sabe muito pouco sobre o assunto. Algumas pensam que é uma combinação obscura e até mesmo perigosa de astrologia, psicologia e teologia. Outras pensam que os filó-sofos estão entre a elite intelectual, pessoas de grande sabedoria. Esse conceito exaltado da filosofia deve-se, pelo menos em parte, ao fato de que é raramente estudada antes do ensino superior. Os estudantes de escolas primárias e secun-dárias estudam matemática, literatura, ciências e história, mas não filosofia. Quando entram na faculdade, frequentemente procuram evitar a filosofia em razão de sua suposta dificuldade.

Aqueles que estudam filosofia na faculdade se veem discutindo questões técnicas de pouco ou nenhum valor prático evidente. Essa aparente imprati-cabilidade parece ser motivo suficiente para rejeitar sem hesitação o estudo da filosofia. Este capítulo, no entanto, procurará demonstrar que muitos temo-res e temo-reservas iniciais a temo-respeito dessa disciplina não têm fundamento. É ver-dade que, de muitas maneiras, o estudo da filosofia é diferente do estudo de qualquer outra matéria. Não precisamos decorar datas, fórmulas ou regras (ou estas, pelo menos, não são os aspectos mais importantes do estudo). Não há pesquisa de campo nem experiências de laboratório, nem necessidade de comprar quaisquer equipamentos técnicos tais como uma régua de cálculo ou um microscópio.

O que é necessário para ser um bom filósofo? Em várias ocasiões, todas as pessoas filosofam. Isso significa que um curso de filosofia não é uma tentativa

(8)

12 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

de ensinar alguma coletânea incomum de fatos ou de fornecer uma habilidade totalmente nova. É, pelo contrário, um esforço no sentido de ajudar o estudante a melhorar uma capacidade que já possui e que, de vez em quando, exerce por conta própria. Esse filosofar ocorre sempre que alguém reflete sobre as pressu-posições fundamentais do pensamento e da ação ou sobre os fins para os quais a conduta da vida humana deve ser dirigida.

Suponhamos que você e um amigo estejam debatendo sobre nutrição. Os dois expressam preocupação porque o emprego generalizado de pesticidas e aditivos na produção de alimentos tem efeitos sérios e danosos sobre o corpo humano. Você observa que o aumento da incidência de câncer na sociedade contemporânea tem conexão direta com o crescente uso de produtos químicos. Até esse ponto, sua discussão não foi filosófica, mas, sim, biológica. Então, seu amigo observa que o governo tem a responsabilidade de proibir a aplicação de tais agentes aos alimentos, uma vez que todas as pessoas são obrigadas a preser-var a vida. Você discorda e afirma que a preservação da vida não é o bem maior. Além disso, você argumenta que a única obrigação que o governo tem em rela-ção a seu povo é a não interferência nos seus assuntos privados. Sua discussão agora se voltou para questões filosóficas. Vocês estão levantando questões relati-vas à “obrigação” e ao “fim” ou “significado da vida”.

Do que, então, é preciso para ser um bom filósofo? Trataremos mais adiante das ferramentas do filósofo. De forma sucinta, no entanto, o ingrediente indis-pensável que o bom filósofo possui é uma mente investigativa ou que faz

per-guntas. Portanto, você tem o equipamento necessário.

A natureza da investigação filosófica

O problema da definição

O ponto lógico por onde começar o estudo da filosofia é pela definição da dis-ciplina. No caso de outras disciplinas, definir a natureza da matéria é usual-mente fácil e livre de controvérsia. Tal não é o caso com a filosofia. Alguns filósofos têm argumentado que a questão filosófica central e mais fundamental é a própria natureza da filosofia. As definições e exposições da filosofia diver-gem radicalmente, até mesmo entre filósofos praticantes. Com frequência, um grupo de filósofos pensa que outro grupo está seriamente enganado quanto à tarefa da filosofia. Alguns dizem que a filosofia é a “rainha das ciências”, a ciên-cia mais geral e universal em comparação com ciênciên-cias específicas tais como a

(9)

O QUE É A FILOSOFIA? 13

física ou a biologia. Outros negam que a filosofia seja sequer uma ciência. Uns têm argumentado que a filosofia nos informa acerca das partes constituintes fundamentais do mundo, ao passo que outros filósofos têm rejeitado até mesmo a possibilidade de semelhante investigação. Alguns dizem que a filosofia é basi-camente uma atividade racional, centralizando-se na argumentação e na avalia-ção crítica da evidência. Mas outros ainda têm negado que o uso da razão seja essencial ou que existam quaisquer argumentos convincentes na filosofia. Por isso, uma descrição simples, abrangente e exata da filosofia teria de incluir uma porção de pontos de vista e práticas aparentemente inconsistentes.

Uma solução possível seria pedir a alguém que esteja fora do campo da filosofia — por exemplo, um historiador das ideias — que simplesmente observasse aquelas atividades que vários filósofos consideram filosóficas, ano-tasse suas características comuns e formulasse uma definição neutra com base nessas características. Semelhante pedido certamente não seria impossível para um historiador bem treinado que também fosse filosoficamente perspicaz. Entretanto, essa ideia pressupõe a existência de um conjunto de características ou propriedades comuns a tudo que normalmente tem sido chamado “filoso-fia”. Além disso, semelhante definição somente descreveria aquelas atividades tradicionalmente chamadas de “filosofia”, mas queremos saber mais do que isso quando indagamos sobre a natureza da filosofia. Estamos procurando uma defi-nição que determinará o que é a filosofia e, principalmente, a boa filosofia.

Outro lugar por onde poderíamos começar nossa busca de uma definição da filosofia é o dicionário. Ali, ficaríamos sabendo que a palavra filosofia é derivada de duas palavras gregas que querem dizer “o que ama a sabedoria”. A ideia da sabedoria era central no pensamento dos antigos. De acordo com esse conceito da filosofia, o papel primário da filosofia era a formação ética, ou seja, a filosofia deveria ensinar a vida virtuosa. Até mesmo os aspectos mais abs-tratos da filosofia desempenhavam seu papel para atingir esse objetivo, porque o conhecimento e o entendimento faziam parte da vida virtuosa. De acordo com os filósofos gregos, o homem ignorante não pode ser genuinamente feliz. Sócrates, cuja máxima “A vida não examinada não é digna de ser vivida” é fre-quentemente citada, foi a concretização do filósofo ideal, ou amante da sabe-doria. O conceito clássico de filosofia (“conhecer o bem é praticá-lo”) também era central nas obras dos dois maiores filósofos gregos, Platão e Aristóteles. No entanto, essa abordagem filosófica tem sido cada vez menos influente nos séculos recentes. Se você ler os periódicos de filosofia hoje, perceberá que não desempenham nenhum papel de destaque na formação ética.

Referências

Documentos relacionados

Presidente--- Para Deliberação:Aprovado por maioria com a abstenção do Vereador António Moreira.--- Remeter à Assembleia Municipal para apreciação e votação.--- Ponto 4

Os titulares de uma licença de Piloto de Ultraleve (PU) para poderem beneficiar do previsto no Ponto 5.2 da presente CIA, devem ter realizado pelo menos um voo, que tenha incluído

Não assumimos nenhuma responsabilidade por danos e falhas operacionais causadas por erros de montagem ou devido à não observação deste manual de instruções Também não assumimos

Reproductive modes (sensu Haddad & Prado 2005) presented by the anuran species recorded in the northwestern region of São Paulo state. A) Mode 30, presented by species of

mete à impossibilidade de esperar uma adaptação resiliente por igual em todas as áreas de desenvolvimento (incluindo as áreas cognitivas, de conduta, social e emocional

O presente texto, baseado em revisão da literatura, objetiva relacionar diversos estudos que enfatizam a utilização do dinamômetro Jamar para avaliar a variação da

Este estudo teve como objetivo elaborar um plano de ação para incentivar mudanças no estilo de vida de portadores da síndrome metabólica da Estratégia Saúde

03 - Juliano Pereira Bossato (Coord. Financeira): O servidor pretende em 12/2018 se afastar para licença capacitação e também fez o pedido para afastamento total para doutorado em