• Nenhum resultado encontrado

MBA EAD FINANÇAS Turma 1 RELATÓRIO TCC 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA EAD FINANÇAS Turma 1 RELATÓRIO TCC 2020"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FUNDACE

Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia

MBA EAD FINANÇAS

Turma 1

RELATÓRIO TCC 2020

Nome do Aluno: Luanna Luccas Silveira Almeida

Título do Trabalho: Valuation da B2W Companhia Digital Área: Mercado de Capitais

Professor Orientador: Rafael Confetti Gatsios

Resumo

Este trabalho tem como finalidade encontrar o valor econômico da B2W Companhia Digital, empresa do setor de comércio eletrônico no Brasil. Para isso, foram analisados o crescimento histórico e o cenário macroeconômico do período. Apesar da pandemia do COVID-19 trazer sérias consequências para a economia, o setor de e-commerce foi favorecido, pois aumentou o número de novos consumidores. Para avaliação, foram utilizadas as metodologias de Fluxo de Caixa Descontado e por Múltiplos de Mercado. Os resultados mostraram que pelo método de FCD, tem-se maior proximidade com o valor atual da ação. Já pelo Múltiplos de Mercado, o resultado não foi tão próximo do valor da ação.

(2)

1. I A Ame objet digita Subm Com plata F O Unid por v realiz em r com Introdução A B2W Co ericanas.com tivo é “con al”. O seu p mario, Shop mpanhia Dig aforma de te Figura 1. Ár O setor de e dos com a A volta dos a zada pelo T elação ao e uma partic ompanhia D m e Submar nectar pess portfólio é ptime e So gital são: ecnologia e reas de atua e-commerce Amazon.com anos 2000. T-Index (va -commerce cipação de m Digital foi c rino, sendo oas, negóc composto p ou Barato. e-commerc soluções de ção da B2W e, segundo m e outras e Em relaçã alor percentu global), em mercado de criada em considerada cios, produt pelas grande Conforme ce, marketp e logística. W Companh o site e-co empresas. N ão a outros

ual que est m 2018, o B e 2,6%. Est dezembro a a líder da tos e servi es marcas d a Figura 1 place, servi hia Digital ommercebra No Brasil, o s países, de ima a parti Brasil ocupa tá 11 posiçõ de 2006 a América L ços em um do e-comme 1, as áreas iços de cré asil, surgiu o setor com e acordo co cipação de a a 7ª posiçã ões à frente partir da f Latina. O se ma mesma erce: Ameri de atuaçã édito ao c em 1995 n meçou a se d om a últim mercado d ão no ranki e do segund fusão entre eu principal plataforma icanas.com, ão da B2W consumidor, nos Estados desenvolver ma pesquisa de cada país ng mundial do país sul-e l a , W , s r a s l

(3)

-americano no ranking, a Argentina, que ocupa o 18º lugar, com um T-Index de 0,88%. A

(4)

Argentina aumentará em 50% a sua participação no mercado até 2021 (dos atuais 0,88% para 1,4% em 2021) e, assim, ocupará o 15º lugar. Quanto ao Brasil, espera-se que suba para o 4º lugar até 2021, com uma participação de mercado estimada em 4,6%, superando Alemanha, França e Reino Unido.

Segundo o relatório elaborado pela Ebit Nielsen sobre o comércio eletrônico brasileiro - Webshoppers - 41ª Edição - em 2019, o e-commerce cresceu 16%, sendo que um dos fatores foi o aumento de novos consumidores, que apresentam um acréscimo de 9% em relação ao ano anterior. Outro motivo determinante foi o crescimento das vendas online no período da pandemia de COVID-19, conduzidas pela incrementação de pedidos por todas as regiões do país.

Assim, este trabalho tem como objetivo elaborar um valuation da empresa B2W Companhia Digital, o qual visa a determinar o valor justo da companhia, isto é, trazer a valor presente todos os benefícios futuros de caixa sendo abatidos por uma taxa de juros que remunera o custo de oportunidade dos acionistas, sendo adotados os métodos de Fluxo de Caixa Descontado e Avaliação por Múltiplos. Está composto pelo referencial da pesquisa, a metodologia bem como os resultados e conclusões.

2. Referencial da pesquisa

O processo de avaliação de uma empresa tem como finalidade determinar seu valor justo, ou seja, o valor que reflete o retorno esperado baseado em projeções de desempenho futuro. Tal avaliação é de suma importância tanto para os acionistas tomarem suas decisões de investimento, como para a empresa no processo de negociação, como aquisições, fusões, abertura de capital, entre outros. (ASSAF, 2019).

Para Santos (2019), é necessário conhecer os fatores determinantes de risco das empresas. Dentre estes, os principais são: o objeto social, que visa a identificar a natureza operacional da empresa; o quadro administrativo necessário para o entendimento das estratégias administrativas; o quadro funcional, no qual é necessário identificar os dispêndios com salários e encargos, rotatividade de funcionários, plano de carreira entre outros; a carteira de clientes, que é de extrema importância, pois proporciona reconhecer o grau de diversificação e de concentração dos negócios; a carteira de fornecedores com o mesmo princípio da carteira de clientes, porém com uma visão de que as compras sejam especificadas (geograficamente, termos de produtos etc.) para menor risco sistemático; a participação de mercado, situação financeira, dívidas contingenciais e ativos intangíveis.

(5)

De acordo com Assaf Neto (2019), as etapas para começar o processo de avaliação consistem em averiguar o desempenho histórico e atual da empresa, como seus pontos fortes e fracos; fazer uma análise do cenário macroeconômico, principalmente de suas variáveis que estão diretamente ligadas ao negócio; escolher o método de avaliação e projeção dos resultados financeiros; determinar o horizonte de tempo da avaliação; estudar a estrutura de equilíbrio da empresa bem como o risco e o custo de capital.

Conforme Assaf Neto (2014), os métodos para avaliação de empresas são: Criação de Valor, que enfatiza a riqueza gerada pela empresa, apurando seu valor econômico através da somatória entre o capital investido e o valor presente do valor econômico agregado; Múltiplos de Mercado que é um método que define o valor de uma empresa comparando o seu desempenho com o de outras empresas do mesmo setor na Bolsa de Valores; Opções Reais, sendo sugerido para investimentos que apresentem alta flexibilidade no futuro, tornando-se também utilizado em casos de abandono, adiamento e expansão dos investimentos; e Fluxos de Caixa Descontados.

Para este trabalho, foi utilizado o método de avaliação Fluxo de Caixa Descontado – FCD (Free Cash Flow), pois:

é o que apresenta o maior rigor técnico e conceitual, sendo por isso o mais indicado e adotado na avaliação de empresas. O método do FCD baseia-se no conceito de que o valor de um ativo é determinado pelo valor presente de seus benefícios futuros esperados de caixa, descontados por uma taxa de atratividade que reflete o custo de oportunidade dos proprietários de capital. (ASSAF NETO, 2019, p.183).

Há duas perspectivas que podem ser aplicadas no Fluxo de Caixa Descontado. A primeira consiste no Fluxo de Caixa Descontado da Empresa (FCDE) e a segunda no Fluxo de Caixa Descontado do Acionista (FCDA). Em ambos há o desconto no FCD, porém o que os diferencia são as taxas de desconto e a estrutura do fluxo disponíveis de caixa. No caso do FCDE a taxa de desconto utilizada é o WACC (Weighted Average Cost of Capital). No FCDA, por sua vez, aplica-se o CAPM (Capital Asset Pricing Model).

Para o cálculo do WACC é necessário conhecer quais são seus componentes de capital, ou seja, o custo de capital de terceiros e o custo de capital próprio. Assim, para a determinação do WACC, considera-se: o peso dos credores na estrutura de capital ; custo líquido dos credores 𝑟𝑑 𝑥 1 𝑡 ; peso dos acionistas na estrutura de capital ; e custo dos

(6)

acionistas 𝑟𝑒 𝑟𝑓 𝛽 𝑥 𝑝𝑚 , os quais devem ser obtidos com parâmetros de mercado, apresentando-se a equação abaixo (SERRA E WICKERT, 2019).

𝑊𝐴𝐶𝐶 𝑟𝑑 𝑥 1 𝑡 𝑟𝑓 𝛽𝑥𝑝𝑚 Equação 1

O cálculo do custo de capital próprio (𝐾 ), o qual é uma medida que é vista como um custo de oportunidade de capital investido dos acionistas e que representa o melhor retorno possível em que o acionista deixa de investir em determinada empresa para aplicar seus recursos próprios em outra que lhe oferece maior retorno (princípio da substituição). O modelo CAPM é essencial para a precificação de um ativo. Para se calcular o 𝐾 , através do CAPM, utiliza-se a seguinte fórmula:

𝐾 𝑅 𝛽 𝑅 𝑅 ] Equação 2 Em que: 𝐾 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙 𝑝𝑟ó𝑝𝑟𝑖𝑜 𝑅 𝑡𝑎𝑥𝑎 𝑑𝑒 𝑗𝑢𝑟𝑜 𝑙𝑖𝑣𝑟𝑒 𝑑𝑒 𝑟𝑖𝑠𝑐𝑜 𝛽 𝑐𝑜𝑒𝑓𝑖𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑏𝑒𝑡𝑎 𝑑𝑎 𝑎çã𝑜 𝑅 𝑟𝑒𝑡𝑜𝑟𝑛𝑜 𝑑𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑡𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑚𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑅 𝑅 𝑝𝑟ê𝑚𝑖𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑟𝑖𝑠𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑚𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜 𝛽 𝑥 𝑅 𝑅 𝑝𝑟ê𝑚𝑖𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑟𝑖𝑠𝑐𝑜 𝑑𝑜 𝑎𝑡𝑖𝑣𝑜

Neste trabalho, também será feito a avaliação por Múltiplos de Mercado ou Avaliação Relativa, tendo como finalidade determinar o valor da empresa comparando-o com outros valores de empresas do mesmo setor. Para isso, segundo Assaf Neto (2019), são necessários dois aspectos importantes: o valor de uma empresa comparável e um padrão de referência, sendo este podendo ser relacionado com lucro, venda e patrimônio líquido. O múltiplo de lucro pode ser utilizado para avaliar o patrimônio líquido de uma empresa, sendo determinado pela multiplicação do lucro líquido por ação apurado e o índice P/L. O EBITDA é considerado como melhor múltiplo, pois exclui a depreciação, outras despesas operacionais, os impostos sobre os lucros e as despesas financeiras, que são gerados pelo endividamento da empresa, podendo-se obter uma comparação efetivamente melhor entre as empresas do mesmo ramo.

(7)

3. Metodologia

Para se obter o valor econômico da B2W Companhia Digital, foram utilizados os métodos de Fluxo de Caixa Descontado e de Múltiplos de Mercado. Para elaborá-lo foram utilizadas bases de dados da B3, Instituto Assaf, Banco Central do Brasil (Bacen), bem como informações do website da companhia.

Para avaliar o histórico financeiro da B2W Companhia Digital, foram utilizadas as Demonstrações Financeiras Padronizadas Consolidadas, dos anos de 2017 a 2019, servindo como base para as projeções de fluxo de caixa descontado. O período de projeção foi 2020 a 2029, ou seja, de 10 anos e as projeções estão em R$ nominais.

As projeções do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e do IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo) foram obtidas através do Relatório Focus do dia 09 de outubro de 2020, sendo demonstradas na Tabela 1.

Tabela 1 - Premissas macroeconômicas

2020E 2021E 2022E 2023E 2024E 2025E 2026E 2027E 2028E 2029E Índice de Inflação

Brasil (IPCA) 2,47 3,02 3,50 3,25 3,25 3,25 3,25 3,25 3,25 3,25 PIB

Brasil -5,03 3,50 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50

Fonte: Elaborado pela autora

Para o cálculo do valuation, utilizou-se uma planilha básica disponibilizada no blog do Instituto Assaf. Para o cálculo das projeções, primeiramente foi necessário incluir os dados do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício. A projeção da receita líquida evoluiu de acordo com a projeção do PIB. O Custo dos Produtos Vendidos e das Despesas Operacionais foram projetados crescendo com a taxa de inflação.

Com relação ao cálculo do custo de capital, foram utilizadas como premissas o Prêmio Médio do Risco de Mercado, Taxa Livre de Risco Mercado dos EUA e Risco Brasil EMBI +, para o cálculo do 𝐾 , através do modelo CAPM, contido na Equação 2 e demonstrado abaixo na tabela 2, para o ano de 2020.

O cálculo do WACC foi realizado conforme a planilha modelo utilizada para os cálculos de valuation, no qual é apresentado seu resultado na Tabela 3.

Como descrito no item 2. Referencial Teórico, para este trabalhado foi realizado a Avaliação por Múltiplos de Mercado, tendo como indicador o EBITDA e utilizando como referência o valor da empresa (EV).

(8)

Tabela 2: Cálculo do CAPM

Cálculo CAPM (Custo de Capital Próprio)

Beta Desalavancado ¹ 1,12

Capital de Terceiros (oneroso CP + LP) ² 60%

Capital Próprio ³ 40%

Alíquota do IR 34%

Beta Realavancado 2,22

Prêmio Médio Risco de Mercado (𝑅 𝑅 6,43%

Taxa Livre de Risco Mercado EUA 5,15%

Risco Brasil EMBI + 3 2,71%

CAPM (𝑲𝒆 24,38%

Fonte: Calculado pela Planilha Modelo extraída do blog Instituo Assaf

Nota:

(1) O Beta Desalavancado foi extraído do site do Damodaran Online, no qual foi selecionado o setor da companhia, sendo o Retail (Online).

(2) O Capital de Terceiros (oneroso CP + LP) foi obtido através do valor médio (2017 a 2019) e divido pelo valor médio de investimentos

(3) O Capital Próprio foi obtido através da diferença entre o valor médio em investido com o Capital de Terceiros.

(4) O Beta Realavancado foi extraído através da fórmula: 𝛽 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑎𝑣𝑎𝑛𝑐𝑎𝑑𝑜 𝛽 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑙𝑎𝑣𝑎𝑛𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑥 1

ó 𝑥 1 𝐴𝑙í𝑞𝑢𝑜𝑡𝑎 𝑑𝑜 𝐼𝑅

(5) Prêmio Médio Risco de Mercado foi obtido Benchmark CAPM, através da diferença entre a média aritmética histórica (1928 a 2019) do S&P 500 e US T. Bond.

(6) Taxa Livre de Risco Mercado EUA foi tirado da média do período de 1928 a 2019 d0 US T.Bond. (7) Risco Brasil EMBI + 3 foi auferido através da média do período de 02/01/2019 a 25/06/2020 sendo

dividido por 1000 para se chegar no valor de 2,71%.

Tabela 3: Cálculo WACC

Cálculo WACC

Custo do Capital Próprio 24,38%

Custo de Capital de Terceiros Líquido do IR 5,71%

Percentual de Capital de Terceiros 59,70%

Percentual de Capital Próprio 40,20%

WACC 13,23%

(9)

4. Resultados e Conclusão

Os resultados do trabalho estão apresentados abaixo. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e de natureza aplicada, conforme foi exposto na metodologia. Primeiramente, tem-se a projeção da Demonstração do Resultado do Exercício Projetado, conforme a Tabela 4, com um horizonte de projeção de 10 anos e em valores R$ nominais.

Na Tabela 5, está apresentado o NOPAT Restrito, no qual servirá como base para o cálculo do Fluxo de Caixa Descontado para Empresa (Tabela 6). Este foi calculado através da planilha modelo. Para a projeção, no caso do CAPEX, utilizou-se o CAPEX como Projeção da Receita multiplicado pela Receita Líquida. A Variação do Capital de Giro foi calculada através variação do CCL (Capital Circulante Líquido) dividido pela Receita Líquida.

Na Tabela 7, tem-se o Fluxo de Caixa Descontado para Empresa a Valor Presente, com o WACC acumulado, no qual traz a valor presente através da multiplicação entre os dois índices. A somatória do valor presente, resulta no valor da empresa (em bilhões), computado em R$ 2.378.604,18.

Na Tabela 8 é demostrado a Avaliação da Companhia. Para isso, foi necessário calcular o valor da firma, multiplicando-se a quantidade de ações pelo preço da ação (preço fechado na B3 na data de 23 de outubro de 2020) e após deduziu-se a dívida líquida (ano 2019). Em seguida, fez-se o cálculo do valor das ações, usando-se um intervalo de 4,75%, em relação ao ponto médio. Assim, valor econômico por ação da B2W Companhia Digital, através do FCD, situa-se entre R$ 82,58 e R$ 90,82.

Tabela 8: Avaliação da Companhia

Avaliação da Companhia (R$ milhões)

Valor da Firma 17.454,8

(-) Dívida Líquida 2019 -984,7

Valor das ações 17.455,8

Fonte: Elaborado pela autora

-4,75% Ponto Médio +4,75%

Valor das ações R$ bilhões 16.626,6 17.455,8 18.284,9

Número de ações milhões 201,3 201,3 201,3

(10)

Depois de ser elaborado a avaliação da B2W Companhia Digital pelo método do Fluxo de Caixa Descontado, implementou-se o método de Avaliação por Múltiplos de Mercado. Para tal, para cada companhia escolhida, foi estimado tanto o valor de mercado (foram consideradas apenas as ações ordinárias) como o valor da firma. O EBITDA foi referente ao ano de 2019, sendo extraído dos relatórios de administração. Tais mensurações foram necessárias para chegar-se no indicador EV/EBITDA. Posteriormente, foi determinado a média e a mediana do indicador, sendo os resultados exibidos na Tabela 9.

Tabela 9. Múltiplo EV/EBITDA – Empresas setor de comércio

Companhia Preço da Ação (R$) Valor de Mercado (R$) EV (R$) EV/EBITDA 2019

Via Varejo S.A. 20,29 32.364.244 36.901.244 34,3x

Magazine Luiza S.A. 25,92 17.334.207 17.877.290 45,3x

Grupo SBF S.A. 25,37 2.248.497,4 2.177.779 8,6x

Lojas Americanas S.A. 22,90 5.366.537,14 9.045.174 2,62x

Média 22,7x

Mediana 21,5x

Fonte: Elaborado pela autora.

Por fim, após o cálculo da mediana do indicador EV/EBITDA, foi aplicado para calcular o valor econômico da B2W Companhia Digital, sendo o preço da ação igual a R$ 59,06, sendo demonstrado na Tabela 10.

Tabela 10: Avaliação da Companhia por Múltiplo

2019

Múltiplo de valor da firma/EBITDA 21,5

(X) EBITDA B2W Companhia Digital (R$ milhões) 600,10

(=) Valor da firma (R$ milhões) 12.872,94

(-) Dívida Líquida 2019 984,70

(=) Valor das ações (R$ milhões) 11.888,24

Quantidade de ações (milhões) 201,3

(=) Preço por ação (R$) 59,60

(11)

Tabela 4: Demonstrativo do Resultado

[R$ Milhares] 2019A 2020E 2021E 2022E 2023E 2024E 2025E 2026E 2027E 2028E 2029E

(=) Receita Líquida 6.767.982,00 7.072.541,19 7.390.805,54 7.723.391,79 8.070.944,42 8.434.136,92 8.813.673,08 9.210.288,37 9.624.751,35 10.057.865,16 10.510.469,09 (-) Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos -4.756.354,00 -4.910.935,51 -5.070.540,91 -5.235.333,49 -5.405.481,83 -5.581.159,99 -5.762.547,69 -5.949.830,49 -6.143.199,98 -6.342.853,98 -6.548.996,73 (=) Resultado Bruto 2.011.628,00 2.161.605,69 2.320.264,63 2.488.058,30 2.665.462,60 2.852.976,94 3.051.125,40 3.260.457,89 3.481.551,37 3.715.011,19 3.961.472,36

Margem Bruta 29,72% 30,56% 31,39% 32,21% 33,03% 33,83% 34,62% 35,40% 36,17% 36,94% 37,69%

(-) Despesas com Vendas -1.120.760,00 -1.157.184,70 -1.194.793,20 -1.233.623,98 -1.273.716,76 -1.315.112,56 -1.357.853,71 -1.401.983,96 -1.447.548,44 -1.494.593,76 -1.543.168,06 (-) Despesas Gerais e Administrativas -736.902,00 -760.851,32 -785.578,98 -811.110,30 -837.471,38 -864.689,20 -892.791,60 -921.807,33 -951.766,07 -982.698,47 -1.014.636,17 (-) Outras (despesas) receitas operacionais -46.597,00 -48.111,40 -49.675,02 -51.289,46 -52.956,37 -54.677,45 -56.454,47 -58.289,24 -60.183,64 -62.139,61 -64.159,14 (-) Resultado de Equivalência Patrimonial -3.714,00 -3.834,71 -3.959,33 -4.088,01 -4.220,87 -4.358,05 -4.499,69 -4.645,93 -4.796,92 -4.952,82 -5.113,79 (=) Lucro Operacional 103.655,00 191.623,56 286.258,09 387.946,55 497.097,21 614.139,68 739.525,93 873.731,43 1.017.256,31 1.170.626,53 1.334.395,21

Margem Operacional 1,53% 2,71% 3,87% 5,02% 6,16% 7,28% 8,39% 9,49% 10,57% 11,64% 12,70%

(+) Depreciação e Amortização 522.704,00 298.043,60 199.781,86 133.915,95 89.765,32 60.170,67 40.333,05 27.035,68 18.122,31 12.147,58 8.142,66 (=) EBITDA 626.359,00 489.667,16 486.039,95 521.862,50 586.862,53 674.310,34 779.858,98 900.767,11 1.035.378,62 1.182.774,11 1.342.537,86

Margem Operacional 9,25% 6,92% 6,58% 6,76% 7,27% 8,00% 8,85% 9,78% 10,76% 11,76% 12,77%

Resultado Financeiro Líquido -603.857,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

(-) Depreciação -522.704,00 -298.043,60 -663.326,41 -989.580,28 -1.476.300,54 -2.202.411,79 -3.285.657,34 -4.901.691,94 -7.312.565,32 -10.909.215,06 -16.274.859,52 (=) EBIT -500.202,00 191.623,56 -177.286,46 -467.717,78 -889.438,01 -1.528.101,45 -2.505.798,36 -4.000.924,83 -6.277.186,70 -9.726.440,95 -14.932.321,65 (-) Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro -170.068,68 65.152,01 -60.277,40 -159.024,05 -302.408,92 -519.554,49 -851.971,44 -1.360.314,44 -2.134.243,48 -3.306.989,92 -5.076.989,36 (=) Lucro Líquido -670.270,68 256.775,57 -237.563,85 -626.741,83 -1.191.846,94 -2.047.655,94 -3.357.769,80 -5.361.239,27 -8.411.430,18 -13.033.430,88 -20.009.311,02

Margem Líquida -9,90% 3,63% -3,21% -8,11% -14,77% -24,28% -38,10% -58,21% -87,39% -129,58% -190,38%

Fonte: Elaborado pela autora

Tabela 5: NOPAT Restrito

(R$ Milhões) 2019A 2020E 2021E 2022E 2023E 2024E 2025E 2026E 2027E 2028E 2019A 2030 Perp.

LUCRO ANTES DO RESULTADO

FINANCEIRO 103.655,00 132.169,14 162.741,53 195.489,98 230.538,42 268.017,22 308.063,46 350.821,31 396.442,35 445.085,94 496.919,62 513.069,50 (-) Imposto de Renda e CSLL 35.242,70 44.937,51 55.332,12 66.466,59 78.383,06 91.125,85 104.741,58 119.279,24 134.790,40 151.329,22 168.952,67 174.443,63 NOPAT 68.412,30 87.231,63 107.409,41 129.023,38 152.155,36 176.891,36 203.321,88 231.542,06 261.651,95 293.756,72 327.966,95 338.625,87

(12)

Tabela 6: Fluxo de Caixa Descontado para Empresa

Free Cash Flow 2019A 2020E 2021E 2022E 2023E 2024E 2025E 2026E 2027E 2028E 2019A 2030 Perp.

NOPAT 68.412,30 87.231,63 107.409,41 129.023,38 152.155,36 176.891,36 203.321,88 231.542,06 261.651,95 293.756,72 327.966,95 338.625,87 (+) Depreciação 522.404,00 662.484,10 662.484,10 662.484,10 662.484,10 662.484,10 662.484,10 662.484,10 662.484,10 662.484,10 662.484,10 662.484,10 Fluxo de Caixa Operacional 590.816,30 749.715,73 769.893,51 791.507,48 814.639,46 839.375,46 865.805,98 894.026,16 924.136,05 956.240,82 990.451,05 1.001.109,97 (-) Capex 249.124,00 260.334,58 272.049,64 284.291,87 297.085,00 310.453,83 324.424,25 339.023,34 354.279,39 370.221,97 386.881,95 662.484,10 (-) Variação do Capital de Giro 781.539,00 23.446,17 24.149,56 24.874,04 25.620,26 26.388,87 27.180,54 27.995,95 28.835,83 29.700,91 30.591,93 10.503,23 Free Cash Flow da

Empresa - 439.846,70 465.934,98 473.694,32 482.341,57 491.934,19 502.532,76 514.201,19 527.006,87 541.020,82 556.317,95 572.977,16 328.122,64

Fonte: Calculado pela Planilha Modelo extraída do blog Instituo Assaf

Tabela 7: Fluxo de Caixa da Empresa a Valor Presente

2019A 2020E 2021E 2022E 2023E 2024E 2025E 2026E 2027E 2028E 2019A 2030 Perp.

Free Cash Flow da Empresa - 439.846,70 473.694,32 482.341,57 491.934,19 502.532,76 514.201,19 527.006,87 541.020,82 556.317,95 572.977,16 328.122,64

WACC Acumulado 14,15% 30,79% 49,56% 71,03% 95,59% 123,66% 155,77% 192,48% 234,47% 282,48% 14,35%

Valor Presente - 385.329,63 362.179,14 322.497,18 287.623,39 256.937,52 229.901,71 206.049,40 184.975,85 166.329,80 149.806,37 597.633,45

(13)

De acordo com o cenário da pandemia do COVID-19, as premissas macroeconômicas não são tão otimistas, conforme pode-se observar a projeção do PIB, podendo sofrer variações no decorrer do tempo. Com isso, acaba afetando a Receita Líquida da Companhia, consequentemente os resultados do Fluxo de Caixa Descontado.

Conforme os métodos aplicados para se encontrar o valor justo da B2W Companhia, o método do Fluxo de Caixa Descontado, foi o que mais se aproximou do valor da ação. Já a avaliação por Múltiplos de Mercado se distanciou muito do preço da ação. Assim, como já foi citado no referencial teórico, o método do FCD é o mais indicado para avaliação de empresas e o resultado desta pesquisa pode contribuir para os investidores em mercado de capitais a compra de ações da B2W Companhia Digital.

(14)

Referência bibliografia

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas . 7. ed. SP: Atlas, 2014.

_____________. Valuation: Métricas de Valor & Avaliação de Empresas. 3.ed. SP: Atlas, 2019.

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Disponível em: https://www.normasabnt.org acesso em 21 de outubro de 2020.

B2W DIGITAL. Disponível em: https://ri.b2w.digital/institucional/perfil

B3 Brasil Bolsa Balcão. Disponível em:

http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/empresas-listadas.htm acesso em 20 de outubro de 2020.

BOLETIM FOCUS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL: Disponível em https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus/09102020 acesso em 21 de outubro de 2020.

CREDITE SUISSE. Laudo de Avaliação da Vigor Alimentos S.A. Data: 23 de março de 2015.

e-commercebrasil. Disponível em:

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-crescimento-do-e-commerce-no-brasil/ acesso em 29 de junho de 2020.

e-bit a Nielsen Company. Disponível em : https://www.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree acesso em 29 de junho de 2020.

INSTITUTO ASSAF: Disponível em:

https://institutoassaf.com.br/2020/08/11/sugestao-de-planilha-basica-de-valuation/ acesso em 23 de agosto de 2020.

SANTOS, José Odálio dos. Valuation: um guia prático.2 ed. SP: Saraiva, 2018.

SERRA, Ricardo Goulart; WICKERT, Michael. Valuation: Guia Fundamental e Modelagem em Excel. SP: Atlas, 2019

TRANSLATED T-Index. Disponível em: https://translated.com/classifica%C3%A7%C3%A3o-idiomas-t-index

Referências

Documentos relacionados

Reading Comprehension Activities (Brainstorming – Skimming - Scanning – Intensive Reading – Extensive Reading) – Oral Explanation and writing exercises (sentence building

Grande parte do crescimento da empresa deve-se a esta proximidade, não só possível de perceber pela quantidade de pessoas que trabalham no GAP, como pelo novo investimento

2 - Para os produtos não relacionados na tabela, ou sem valor correspondente, ou lançados no mercado após a publicação desta norma, será considerado o valor da embalagem vinculado

O estudo se apóia no fato de que o conhecimento dos estilos de aprendizagem ajuda na tomada de decisões de possíveis adequações do ensino ao estilo de aprender dos alunos, podendo

Essas características são claramente observadas no campo religioso que possui um mercado de consumo especializado em bens simbólicos de religião, além disso, tem as

Foram utilizados os dados do Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009 para descrever as frequências brutas das unidades de medida referidas para os cinco itens mais consumidos

Enxágue a pele com água/tome uma ducha P304+P340 - EM CASO DE INALAÇÃO: remova a pessoa para local ventilado e a mantenha em repouso numa posição que não dificulte a

Realmente, parece que não temos outra saída, ou se conhece a si mesmo ou estaremos fadados ao fracasso de nossa missão. Seria como naquele momento em que teríamos