• Nenhum resultado encontrado

O Professor Aureliano da Fonseca – Breve nota biográfica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Professor Aureliano da Fonseca – Breve nota biográfica"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

13

H

istória da Dermatologia

O Professor Aureliano da Fonseca – Breve nota

biográfica

(Homenagem ao Professor Aureliano da Fonseca – XV Congresso Nacional de Dermatologia

e Venereologia, 6 de Novembro de 2015, Porto

José Mesquita-Guimarães

O Professor Aureliano Baptista da Fonseca nasceu no Porto, em 25 de Fevereiro de 1915 e hoje tem 100 anos, 8 meses e 12 dias de vida.

Estudou no Porto e licenciou-se na Faculdade de Medicina desta cidade com 25 anos de idade.

Estagiou em Dermatovenereologia no Hospital de Santo António, no Porto, e, em seguida, nos Hospitais do Dester-ro e dos Capuchos, em Lisboa, vindo a ser especialista pela Ordem dos Médicos ao fim de 3 anos, isto é, em 1943.

Começou desde logo a trabalhar no Hospital Militar do Porto onde organizou e dirigiu um Serviço de Dermatovene-reologia.

Quatro anos mais tarde, em 1947, iniciou acção de luta antivenérea no Dispensário Central de Higiene Social do Porto e, no ano seguinte, estruturou o Serviço de Dermatolo-gia nos Serviços Médico- Sociais da Federação das Caixas de Previdência também no Porto. Acabou, aliás, por ser director destes Serviços, anos mais tarde.

Em 1955 foi convidado para reger a cadeira de Derma-tologia e Venereologia da Faculdade de Medicina do Porto e de montar e dirigir a Clínica da especialidade do Hospital Escolar de S. João.

Em Julho de 1964 fez doutoramento passando a ser Pro-fessor auxiliar. Como proPro-fessor destaco que orientou 35 teses de licenciatura.

De salientar que, ainda como especialista, entre 1945 e 1967 visitou 14 clínicas dermatológicas na Europa e nos Esta-dos UniEsta-dos e, em 1952, foi bolseiro da Organização Mundial de Saúde frequentando em França diversos centros de luta antivenérea e de organizações contra a prostituição.

Em 1977 foi para o Brasil onde iniciou actividade como Professor titular na Faculdade de Ciências Médicas da Uni-versidade do Estado de S. Paulo, em Campinas. A actividade que então desenvolveu foi particularmente fecunda, exerceu elevado número de cargos médico-administrativos, organi-zou cursos, proferiu numerosas palestras, participou em múl-tiplos congressos sul-americanos e foi júri de duas teses de concursos universitários.

Aposentou-se em 25 de Fevereiro de 1985, quando fez 70 anos de idade, pelo que regressou a Portugal passando

a exercer clínica privada no Porto, o que fez até aos 98 anos de idade.

Na actividade docente em Portugal e no Brasil, relevo a publicação de 14 livros sobre matéria da especialidade e a publicação só e em colaboração, até Março de 2000, de 461 trabalhos científicos sobre múltiplos temas.

O Prof. Aureliano da Fonseca pertenceu a 11 Sociedades médicas, das quais 9 internacionais, entre as quais o Colé-gio Ibero-Latino-Americano de Dermatologia, de que foi vi-ce-presidente entre 1976 e 1979, a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e, naturalmente, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia de que foi vice-presidente durante 27 anos, de 1947 a 1974, sendo actualmente seu Presidente honorário.

Em 1966 foi agraciado pelo Chefe de Estado Espanhol com a Encomenda com Placa de la Ordem Civil de Alfonso X el Sábio.

Finalmente, ganhou os prémios Sá Penella em 1962 e 1965 e dois concursos de fotografias dermatológicas, um dos quais internacional, em Munique, na Alemanha, em 1967.

Aquando das comemorações dos 100 anos de idade, o Prof. Aureliano da Fonseca foi homenageado publicamente na Faculdade de Medicina do Porto, na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos e num jantar no muito elegante Clube Portuense desta cidade, onde foi repetidamente tocada por tunas académicas a sua famosa e por demais conhecida música “Os amores de estudante”.

Além de autor musical publicou, ainda este ano, um livro de poesia intitulado “100 anos cem mensagens”.

É com muita honra e satisfação que presto homenagem a uma personalidade tão singular na história da Dermato-venereologia portuguesa, pelos anos que viveu, pela distinta família que criou, pelo incansável trabalho que realizou, em particular pelos textos que publicou, pelas causas médico-hu-manitárias que defendeu e pelos Colegas e amigos que, com amizade, fez crescer e abraçou.

Professor Doutor José Mesquita-Guimarães Revista SPDV 74(1) 2016; Homenagem ao Professor Aureliano da Fonseca; José Mesquita-Guimarães.

Referências

Documentos relacionados

2.1. A inscrição dos candidatos no processo seletivo para preenchimento das vagas do PSG, objeto deste Edital, é feita via on-line no site www.ma.senac.br/psg conforme o

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, com apoio Brasil, o

Para tanto, submeteu-se o sêmen aos diluidores tris-gema de ovo e leite desnatado-glicose, e processado com ou sem centrifugação do plasma seminal, em que se ava- liaram os

O modelo de execução dos serviços a serem executados pela CONTRATADA, os materiais que serão empregados, a disciplina do recebimento do objeto e a fiscalização pela

Localidade Nome Morada Contactos Encerra Especialidades Lug.. Sortelha Celta

Invitation only RENEWABLE CITY YOUNG AMBASSADORS 2016 (INVITATION ONLY) Young Ambassadors only session (please apply) Run by YA Program Leader, Jacqui Fetchet. 4.45PM -4.50PM

Neste teste, foram mantidas as localizações para todos os sistemas (Figura 49), mas na configuração de frequências C2 (Figura 45), que considera dois sinais PMSE

A começar pela eleição da AFEAL para presidir, pe- los próximos dois anos, o recém-criado Fórum Ibero-americano de Portas, Ja- nelas e Fachadas de Alumínio, consti- tuído por