• Nenhum resultado encontrado

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: ESTUDO EM UM DEPÓSITO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NA CIDADE DE BELO HORIZONTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: ESTUDO EM UM DEPÓSITO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NA CIDADE DE BELO HORIZONTE"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: ESTUDO EM UM DEPÓSITO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Karen Priscila Moreira de Moraes1 Valéria Mendonça Santos²

Estefano Luis de Sá Winter3

RESUMO

Este estudo objetivou identificar qual o nível de satisfação dos clientes do Depósito Casa do Baiano Ltda em relação aos fatores mais relevantes e que influenciam o relacionamento do cliente com a empresa. A pesquisa foi de caráter descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa, com a aplicação de um questionário estruturado, com uma amostra de 70 clientes. Com os resultados obtidos, pode-se perceber que de uma maneira geral os clientes estão satisfeitos com o atendimento, mas não percebem no Depósito Casa do Baiano um diferencial competitivo. A partir deste estudo têm as percepções dos clientes de uma forma detalhada sobre a empresa, possibilitando assim a mesma aplicar mudanças necessárias para melhorar a lucratividade e o relacionamento com seus clientes.

Palavras chaves: Satisfação de clientes. Valor percebido. Comportamento do

consumidor.

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o mercado da construção civil teve um grande crescimento, impulsionado principalmente pela Lei 10.931/2004, que permitiu um aumento das unidades financiadas por meio do credito imobiliário. Essa legislação produziu um efeito positivo no setor e ao mesmo tempo ampliou a competitividade, caracterizada

1² Graduandos em administração de empresas do Centro Universitário UNIBH – e-mail:

Karenpriscilamm@yahoo.com.br e valeria.santos1307@gmail.com ³ Professor orientador: Mestre em Filosofia/ UFMG e Especialista em Marketing/ FGV. E-mail: estefano.winter @prof.unibh.br

(2)

pela melhoria da qualidade de vida e do poder de compra da população em função de uma maior distribuição de renda.

Atualmente, percebem-se nas grandes cidades várias construções tais como, prédios, casas, empreendimentos, reformas entre outras obras. No lado da oferta, houve uma evolução de produtos e serviços disponíveis no mercado, que trouxe novas oportunidades e também ameaças. Nesse sentido, as organizações passaram a buscar alternativas de sobrevivência.

O mercado do seguimento de materiais de construção, não é diferente, pois, as empresas também foram forçadas a buscarem diferenciais competitivos que podem ser alcançados por meio de um excelente atendimento ao público, e uma prestação de serviços de qualidade que pode garantir a satisfação dos clientes.

Segundo Kotler e Keller (2006) a satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido de um produto em relação às expectativas do comprador.

Assim, a partir desse pressuposto, as organizações devem buscar satisfazer seus clientes, mantendo o nível de qualidade e serviço sempre em primeiro lugar e com uma visão ampla de mercado.

O objetivo geral deste trabalho é identificar qual é o nível de satisfação dos clientes de um depósito de material de construção em Belo Horizonte. Para conhecer melhor os pontos fortes e fracos da empresa, para alcançar esse alvo, os objetivos específicos, propostos são: (I) avaliar a satisfação dos clientes em relação aos produtos; (II) verificar quais são os atributos relevantes e não relevante para os clientes; (III) analisar o atendimento prestado e comparar com a percepção da empresa.

A partir disso, propõe-se o seguinte problema de pesquisa: Qual é o nível de satisfação dos clientes do depósito de materiais de construção Casa do Baiano em relação ao seu atendimento?

(3)

Entende-se que para manter um bom atendimento num ambiente de materiais de construção, torna-se fundamental compreender a importância dos clientes, bem como conhecer o que eles procuram, e como eles avaliam e o que esperam de um fornecedor.

Por isso, a presente pesquisa é importante por trazer contribuições para o contexto acadêmico, pois é um caso especifico de uma empresa do ramo de material de construção com interface nos estudos principalmente na área do marketing de relacionamento. Por outro lado, permite aos futuros gestores identificar em um caso real analisado por meio de fundamentos teóricos para realizarem suas decisões administrativas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com Coppetti e Silveira (2004, p. 02) “é importante para o marketing entender o comportamento dos consumidores e saber o que os motiva”. O processo de compra do consumidor sofre influência de estímulos e variáveis de relacionamento, como os determinantes interpessoais e ambientais que tentam influenciar o consumidor a enxergar as possibilidades de satisfazer seus desejos (CHURCHILL; PETER, 2005)

2.1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O comportamento do consumidor também é definido por aspectos subjetivos, como: percepção, aprendizagem, memória, motivação, valores, estilos de vida e atitudes. Sendo estes, um conjunto de fatores que influenciam, sobre maneira, no processo de decisão de compra (SOLOMON, 2002).

Os atributos importantes de compra podem ser analisados por meio de uma visão cognitiva do consumidor, quando ele busca garantia de suas necessidades. Para identificar o comportamento do consumidor e seus atributos de compra é indispensável entender o seu processo de tomada de decisão, ou seja, ato de ir ao

(4)

estabelecimento comercial e efetivá-la (SHETH; MITTAL; NEWMAN, 2001; CASTRO SILVA, 2014).

De acordo com Dias (2003 p. 37), “o comportamento de compra é um processo composto de cinco fases: reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação das alternativas, decisão e análise”, pelo consumidor. O ponto de partida de qualquer decisão de compra é uma necessidade do consumidor.

O reconhecimento da necessidade ocorre quando o indivíduo sente a diferença entre o que deseja em relação à condição atual é um componente essencial do processo motivacional que move o cliente agir. (BLACKWELL; MINIARD; ENGEL, 2005).

Como o consumidor está diante de várias alternativas de compra sua escolha dependerá da seleção de alguns atributos implícitos no processo de compra.

Por isso, dentre os vários fatores, o relacionamento com o fornecedor ou empresa tem influência importante nas avaliações das alternativas. Como explica Shimp (2002), a partir do momento em que os consumidores se conscientizam desse atributo, a intensidade do valor passa a depender da forma como os mesmos percebem as características dos produtos, alem dos benefícios oferecidos pela loja em relação aos concorrentes. Portanto, no momento da avaliação, o consumidor estabelece algumas preferências que estão diretamente relacionadas à qualidade do atendimento (SHIMP, 2002).

De acordo com Kotler (1998), a localização é um atributo importante no momento da escolha de alternativa, pois está ligada a conveniência de compra, que juntamente com o preço, o atendimento, os níveis de serviços oferecidos pela empresa, sentimento pessoal, influenciam na satisfação do consumidor. Logo, para se entender os mecanismos de satisfação do consumidor deve-se compreender como cada um influencia a compra

(5)

Quando o cliente adquire um determinado produto ele experimenta um determinado desejo ao consumi-lo, um conhecimento único de realização e utilização. Nesse sentido, cada consumidor experimenta sensações diferentes que podem influenciar no seu comportamento futuro (DIAS, 2003). Portanto, no momento da decisão, tantas as opiniões dos vendedores, consumidores e também informações diretas, quanto às sensações experimentadas anteriormente tem forte influência na análise e na decisão de compra.

Pode-se afirmar que o relacionamento com o cliente inicia a partir das sensações experimentadas e quando um cliente está disposto a depender de um fornecedor, gerando uma relação de reciprocidade. Como resultado desse relacionamento surgem incursões duradouras desse cliente caracterizadas pela recompra (retenção). Um dos fatores que explicam tal aspecto é o custo de mudança avaliado pelos consumidores (SHETH; MITTAL; NEWMAN, 2001).

De acordo com Soares e Costa (2008), os custos de mudança têm efeito significativo na retenção (recompra) dos clientes. Yanamandram e White, (2006) afirmam que a lealdade é impactada positivamente pelos custos de mudanças.

A intenção de permanecer (recompra) com o fornecedor depende mais dos custos que a própria satisfação em alguns casos. Finalmente, Lam et al. (2004) apud Alves; Terres; Santos (2011), afirma que os custos de mudanças são tão grandes quanto o efeito da satisfação no processo de recompra.

2.2 SATISFAÇÃO, VALOR PERCEBIDO, CONFIANÇA E LEALDADE

Para entender o comportamento de compra, no entanto, não é suficiente observar o consumidor no ato da compra, ou verificar como se comporta, mas é preciso uma aproximação direta. Um pressuposto fundamental se pauta no fato de que o relacionamento entre a organização e o cliente pode basear pela percepção de valor. Assim, se o cliente não o percebe, seja em produtos ou serviços, as estratégias de retenção de clientes, estas não serão úteis na construção de relacionamento (RUST; ZEITHAML; LEMON, 2001).

(6)

De acordo com Drucker (1964 apud Pearce; Maciariello; Yamawaki , 2011) deve ser foco para as empresas reservarem um tempo para identificar as necessidades e desejos dos clientes. Para Drucker (1964, apud Pearce; Maciariello; Yamawaki, 2011):

O cliente raramente compra o que a empresa acha que vende para ele. Um dos motivos disso é que ninguém paga por um produto. As pessoas pagam pela satisfação. Porque o cliente compra satisfação, todos os produtos e serviços competem intensivamente com produtos e serviços que é todos os meios alternativos para o cliente obter a mesma satisfação.

De acordo com Lovelock e Wright (2014) a satisfação é um processo de reação emocional no momento da compra (curto prazo) e ao desempenho gradativo de um serviço.

Conforme Drucker (1973, p. 35) apudSheth; Mittal; Newman (2001):

[...] O propósito dos negócios é criar e manter clientes satisfeitos. Ainda que as empresas tenham de ganhar dinheiro, Drucker argumenta que ganhar dinheiro é uma necessidade, não um objetivo. È na realidade, o resultado final, um efeito desejável, de se criar um cliente satisfeito.

Logo, o valor percebido nas relações pelo cliente é um dos fatores mais importantes para o sucesso das organizações. O valor percebido pelo cliente é antecedente à lealdade, é um fator determinante no relacionamento em longo prazo e no desempenho do mercado. Para Parasuraman, Grewal (1998 apud Pena et. al 2013), a percepção de valor para o consumidor é situacional, pois, depende do setor que está inserido, do tipo de organização, do tipo de produto ou serviço e também da modalidade compra, seja ela física ou virtual.

O relacionamento entre empresa/cliente é baseado numa percepção de valor a partir da utilidade de um produto ou serviço. Se o cliente não adquire valor no que a empresa fornece, a retenção do mesmo não será bem sucedida na construção da fidelidade (RUST; ZEITHAML; LEMON, 2001).

Além da satisfação do consumidor, o valor percebido refere-se à avaliação do cliente com a empresa quanto aos benefícios e custos relacionados à empresa (MEDEIROS; CRUZ 2006). Conforme o nível social ou classe social, as modalidades

(7)

de pagamento são também benefícios percebidos pelos clientes. Há empresas que visam atingir os consumidores pelas facilidades de compras e pagamento por meio do e-commerce, geralmente as grandes lojas. No entanto, alguns tipos de lojas ainda possuem os meios tradicionais de negociação tais como financiamento, credito e até mesmo as “cadernetas” (SHETH; MITTAL; NEWMAN, 2001).

Farias e Santos (2000) afirmam que a satisfação do consumidor caracteriza-se como uma dimensão que todas as organizações buscam, por causa de sua relação direta com lealdade ao produto, para atrair vantagens competitivas, através de comunicação direta, ou, boca a boca, relacionamento com o cliente, e expansão da participação de mercado. Para os autores, clientes satisfeitos proporcionam um efeito positivo no crescimento da empresa, pois, melhoram a sua imagem no mercado, a partir da divulgação voluntariamente dos benefícios de um produto ou da relação de consumo.

Segundo Zeithaml (2003) os principais elementos que afetam a satisfação estariam relacionados aos produtos, ao contexto (ambiente) e às características pessoais. Em relação à característica individual, o autor argumenta que são duas as abordagens: a comportamental de aprendizado e a de experiência. Abordagens estas, tem uma relação direta com os mecanismos de relacionamento, tais como a confiança do consumidor.

Conforme Sheth; Mittal e Newman, (2001, p. 39) confiança “é a disposição a acreditar na habilidade, integridade e motivação da outra parte, para atender necessidades e interesses do consumidor”. Todo consumidor espera ser reconhecido de uma forma que lhe satisfaça. A confiança de um cliente depende da identificação das suas necessidades e o que a empresa oferece para satisfazê-las. (MOUTELLA, 2004).

Um dos objetivos centrais das estratégias de marketing de relacionamento é a conquista da lealdade do consumidor, por isso conquistar sua confiança e oferecer-lhe alto valor nas trocas relacionais são condições fundamentais para essa conquista (MEDEIROS; CRUZ, 2006).

(8)

Segundo Castro Silva, et al. (2013 p. 4) “a lealdade é influenciada diretamente pela satisfação ou insatisfação acumulada ao longo do tempo, bem como pelas percepções da qualidade do produto ou serviço” um conhecimento em atitudes favoráveis manifestando na recompra consistente.

Logo, a lealdade pode ser definida como uma intenção do cliente de desempenhar um conjunto de comportamentos favoráveis que sinalizem uma motivação de manter um relacionamento com uma determinada empresa, incluindo maiores dispêndios, recomendações positivas e intenção de retorno (MOWEN; MINOR 2003).

Quando o consumidor resolve de maneira constante freqüentar um determinado lugar, adquirir produtos ou serviços de uma mesma empresa esse fator esta ligado a um relacionamento duradouro. Logo, quanto maior o investimento no relacionamento, maior a propensão á lealdade dos clientes. (GRÖNROOS 2004).

2.3 QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E VENDAS

As abordagens de qualidade de serviço surgiram na década de 1970, como resultado de inúmeros trabalhos propondo conceituações, operacionalizações e sistematizações para o marketing de qualidade (PENA et al. 2013). Para Parasuraman; Zheitmal e Berry (1998 apud Pena et al. 2013) a qualidade em serviço pode ser considerada a razão entre o nível de eficácia do serviço e a expectativa do consumidor.

Já o serviço é definido como um conjunto de atividades realizadas para mudar as condições de quem o consome para apoiar as vendas, atender as necessidades, e agregar valor a compra (MELLO; COSTA NETO; TURRIONI, 2002).

Conforme Hoffman (2003, p. 4) “serviços podem ser definidos com ações, esforços ou desempenhos”. Lovelock; Wright (2003, p.5), define como “atividades econômicas que criam valor e fornece benefícios para clientes em tempo e lugares

(9)

específicos, como decorrência da realização de uma mudança desejada” pelo consumidor.

É essencial agregar qualidade aos serviços e avaliar a percepção do cliente. Diante dos desafios da mensuração da qualidade do serviço. Mello; et.al (2010) afirmam que devido a sua intangibilidade, medir a qualidade de um serviço é frequentemente muito difícil. A medição é feita através da percepção do usuário sobre o serviço prestado e a expectativa do serviço que ele esperava receber.

Contudo, percepções dependem das expectativas dos clientes. Nas palavras de Hoffman (2003, p. 359):

As percepções de qualidade tendem a depender de repetidas comparações da expectativa do cliente em relação a determinado serviço. Não importa quanto o serviço seja bom, se ele falha repetidamente em satisfizer as expectativas do cliente, este o perceberá como de baixa qualidade. (...) O cliente avalia o serviço não apenas porque gosta do resultado, mas também pela aparência do prestador e suas habilidades interpessoais.

Conforme cita Pena et.al. (2013) são vários os critérios avaliativos nos quais o usuário pode se apropriar, independente do serviço investigado.

[...] tangibilidade: aparência física das instalações, equipamentos, quadro de trabalhadores e materiais normativos; confiabilidade: capacidade de realizar o serviço prometido de forma confiável e precisa; responsividade: capacidade para ajudar os usuários com prontidão; competência: apropriação das habilidades requeridas e conhecimento para realizar serviços; cordialidade: polidez, respeito, consideração e amistosidade dos trabalhadores; credibilidade: confiança, verdade e honestidade; segurança: ausência de perigo, risco ou dúvidas; acessibilidade: proximidade e contato empático; comunicação: manter os usuários informados numa linguagem adequada e compreensão: esforçar-se para entender o usuário e suas necessidades.

A qualidade de serviço é diferente da qualidade de produto, pois os serviços são intangíveis e ao mesmo tempo variáveis, sendo julgados pelo desempenho e pela experiência dos consumidores, com interpretação e julgamentos diferentes (PENA et

al, 2013).

Nesse sentido, as hipóteses de Harrison-Walker (2001 apud PENA et al, 2013) colocam a satisfação como elemento primordial para o crescimento de vendas e divulgação da qualidade dos serviços prestados. Na qualidade de serviço de

(10)

Parasuraman, Zheitmal e Berry (1985), a comunicação, geralmente é antecedida por interações boca-boca.

Finalmente, a qualidade percebida por um cliente com relação à prestação de serviço é medida pela diferença entre qualidade esperada e a qualidade experimentada após a prestação do serviço. Quando o serviço prestado não atinge o nível de expectativas do cliente, há um problema de qualidade ou uma falha na prestação de serviços (GRÖNROOS, 2004). Assim, os clientes agem negativamente, influenciando o comportamento de compra de outros, ou clientes em potenciais.

Alguns acreditam que a qualidade do serviço resulta na satisfação do cliente; para outros a satisfação do cliente leva à percepção da qualidade do serviço. Escolhendo um modelo ou outro, é importante avaliar quando o cliente tem essa percepção. Nesse sentido, a organização pode alcançar o sucesso entre os concorrentes, principalmente, quando competem dentro de um mercado local (HOFFMAN, 2003).

3 METODOLOGIA

Esta pesquisa quanto à abordagem tem caráter empírico-descritiva e quantitativa (COOPER; SCHINDLER, 2011). Seu objetivo geral foi avaliar o nível de satisfação dos clientes de uma empresa no seguimento de construção civil localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Quanto aos fins pode ser considerada descritiva, pois, busca identificar e obter informações sobre as características de um determinado fenômeno. Conforme Vergara (2009), a pesquisa descritiva expõe características de uma determinada população ou fenômeno. Thomas; Nelson; Silvernan (2007) argumentam que a pesquisa descritiva tem por premissa buscar resoluções de problemas por meio de observações, análises e descrições objetivas.

(11)

Especificamente pretendeu-se abordar os consumidores de uma loja de material de construção para identificar seus processos de pensamento e detectar suas opiniões em relação aos serviços prestados e sua satisfação em relação ao atendimento da loja.

Assim esta pesquisa também quanto aos meios, pode ser caracterizada como uma pesquisa de campo. Para Gonçalves (2001), a pesquisa de campo é o tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com o indivíduo pesquisado, exigindo uma análise mais ampla e direta. Nesse caso, o pesquisador precisa ir ao encontro onde o fenômeno ocorre, ou ocorreu e reunir um conjunto de dados e informações a serem analisadas ou documentadas.

Para Vergara (2009), a informação de como o pesquisador coleta os dados para responder ao problema tem que estar contido no estudo de forma clara e precisa. Na coleta de dados mostrará uma análise quantitativa mensurando seus resultados.

Na análise quantitativa será feita uma aplicação do questionário para ter mais clareza no estudo feito, e avaliar de modo mais assertivo a situação da empresa, em relação à qualidade no atendimento e a satisfação dos clientes nela envolvido.

Optou-se por aplicar um questionário escala de Likert estruturado de 0 a 5 que variam de (1) Insatisfeito, (2) Pouco satisfeito, (3) Indiferente, (4) Satisfeito, (5) Muito satisfeito. O questionário foi aplicado no próprio recinto, durante todo o mês de julho.

De acordo com Collis e Hussey (2005) o grande desafio para a análise de dados é que não há um conjunto claro aceito de convenções para tratamento e análise de dados. Nesse sentido, após coletar os dados, serão armazenados em planilha de Excel ® e logo em seguida calculados e representados por gráficos para verificar os valores em porcentagem sobre as opiniões dos respondentes.

E finalmente, a análise objetiva é verificar quais as questões que foram mais importantes sobre a satisfação do cliente em relação ao atendimento e quais suas percepções sobre os serviços prestados.

(12)

4 DADOS E ANÁLISE DA PESQUISA

4.1 CARACTERIZAÇÕES DA EMPRESA

A empresa estudada é do setor de construção foi inaugurada em 2000, na cidade de Belo Horizonte MG. Tem como razão social Depósito Casa do Baiano ltda. Em 2015 fez 15 anos de existência. Trata-se de uma empresa que sempre se preocupou em atender o cliente da melhor forma possível. O público alvo são os moradores do bairro Liberdade, Milionários e demais regiões.

4.2 ANÁLISE DE DADOS

O perfil do grupo entrevistado na sua totalidade é formado por 64 pessoas, totalizando 27% do sexo feminino e 73% do sexo masculino, a maioria tendo mais de 46 anos de idade distribuídos da seguinte forma: sendo 9% na faixa etária entre 18 a 25 anos, 10% na faixa de 26 a 35 anos, 16% na faixa de 36 a 45 anos, 44% na faixa entre 46 a 55 anos e 21% correspondente têm entre 56 a 65 anos de idade.

Gráfico 1: Faixa etária

(13)

O gráfico 2, mostra o grau de instrução dos respondentes, sendo que 56% dos entrevistados possui o ensino fundamental, 28% dentre eles possui o ensino médio e 16 % representa a quantidade de clientes que possui o ensino superior.

Gráfico 2: Grau de instrução

Fonte: dados da pesquisa (2015).

A análise do gráfico 3, é possível verificar que 39% dos clientes entrevistados fazem compra mensalmente na empresa, e 23% compram diariamente. Ainda com índice igual 19% efetuam compra semanalmente e periodicamente. Como visto no referencial quando o consumidor resolve de maneira constante frequentar um determinado lugar, adquirir produtos ou serviços de uma mesma empresa esse fator esta ligado a um relacionamento duradouro. Logo quanto maior o investimento no relacionamento, maior a propensão a lealdade dos clientes. (GRONROOS 2004).

(14)

Por isso ao recomendar qualquer empresa a outros conhecidos, os clientes satisfeitos indicam claramente o que a empresa tem a oferecer, e por meio desse relacionamento reforçam a credibilidade da organização e de seus serviços de uma maneira superior reforçando sua satisfação e seu bem estar com sua necessidade suprida e no efeito da satisfação no processo de recompra.

Assim, os consumidores que se apresentam como novos clientes, que encontraram a empresa por recomendação tendem a ser mais rentáveis e a permanecer mais tempo, por um processo de um relacionamento duradouro.

Gráfico 3: Frequência de Compra

Fonte: dados da pesquisa (2015).

O gráfico 4, identifica-se os resultados em relação ao nível de satisfação dos clientes que frequentam a loja de materiais de construção, sendo que dentre eles 67% dos clientes responderam que estão satisfeitos com o atendimento prestado pela loja, 16% opinaram indiferente, para eles a percepção no atendimento não contribui com a realização da compra, 14% dentre eles estão muito satisfeitos e encantado com a sublimidade em relação ao atendimento oferecido e 3% se sentem pouco satisfeito. Para que se possa mensurar o potencial de satisfação e recompra é necessário

(15)

ampliar (Criar) programas de relacionamento e fidelidade, com poder de preços baixos e promoções para recompra para clientes que frequentam constantemente.

Segundo Lovelock; Wright (2014) a satisfação é um processo de reação emocional no momento da realização da compra e ao desempenho gradativo de um serviço. Percebe-se, que a maioria dos clientes estão satisfeito com o atendimento e serviços prestados, sentindo satisfeito com que a empresa oferece.

Gráfico 4: Opinião dos clientes ao atendimento

Fonte: dados da pesquisa (2015).

Em relação aos atributos de relacionamento com a loja, Tabela 1, observa-se que a maioria (78%) concorda que a localização da empresa é fator importante para o relacionamento. No entanto, os itens mais importantes para a satisfação, em ordem decrescente, foram: simpatia e cortesia no atendimento com (86%), agilidade no atendimento (84%) e conhecimento dos vendedores (78%). Os preços praticados foram os que apresentaram as piores avaliações em termos de concordância (50%).

Estes resultados corroboram as afirmativas Parasuraman; Grewal (1998) que afirmam que o valor percebido pelo cliente é um fator determinante no relacionamento. Apesar de serem situacionais, os aspectos comportamentais são os de maior influência. Em principio, pode-se perceber que a utilidade dos serviços prestados na loja contribui para construção da fidelidade. Tal aspecto vai de encontro com os argumentos de Rust; Zeithaml e Lemon, (2001).

(16)

Por outro lado, a satisfação do consumidor e o valor percebido estão diretamente relacionados aos benefícios e custos relacionados na compra (MEDEIROS; CRUZ 2006). Talvez isso, explique a não concordância pelos preços.

Tabela 1: Atributos de relacionamento com a loja

DI DP N CP CI

Localização da empresa - - 2% 20% 78%

Preços praticados - - 5% 45% 50%

Conhecimento dos vendedores - - 5% 17% 78%

Qualidade e variedades dos produtos - 3% 2% 30% 66%

Formas de pagamento - - 5% 19% 77%

Agilidade no atendimento - - 6% 9% 84%

Simpatia e cortesia no atendimento - 2% 6% 6% 86%

Fonte: Dados da pesquisa. (2015)

Em relação aos atributos relacionados à preferência pela loja identifica-se que 86% dos respondentes concordam que confiança é um dos atributos que mais afeta a forma de escolher um estabelecimento (poder de recompra). Como Morgan e Hunt (1994) comentam que a confiança se embasa em uma reciprocidade. Dessa forma, quando uma empresa tem ações no sentido de construir confiança no consumidor, o risco percebido com essa empresa é reduzido, permitindo a esse consumidor fazer prognósticos confiáveis em relação a essa organização. Portanto o deposito de material de construção investigado tem a capacidade de gerar alto poder de recompra dá-se a ver o que explica os dados do gráfico. 3 (anteriormente) que clientes satisfeitos geram motivação de compra frequente e um bom relacionamento de propensão duradoura.

Com relação aos os atributos mais relacionados à preferência pela loja em ordem decrescente observam-se que 67 % dizem que organização é um fator propicio para

(17)

ter um ambiente agradável, 73% afirmam que limpeza é essencial, já referente a realização de trocas 52% dos clientes afirmam que as realizações feitas pela loja são efetuadas de formas eficiente e 82% dos clientes informaram que reconhecimento da necessidade do consumidor é indispensável para o crescimento da organização.

Por outro lado, é de extrema importância conhecer o perfil de cada cliente que frequenta sua loja, descobrir o que o motiva, para que assim se criem novas estratégias direcionadas para atender suas necessidades. De acordo com o referencial teórico no momento que o individuo percebe que tem uma necessidade daí surge um dos processos decisório de compra por meio de valores, necessidade e influencias adquiridas por satisfação de outros clientes da organização.

Tabela 2: Atributos relacionados à preferência pela loja

DI DP N CP CI

É mais confiável - 2% 6% 6% 86%

É mais Organizada 5% - 13% 16% 67%

È mais Limpa 3% 2% 9% 13% 73%

Ágil na entrega - - 33% 11% 56%

Realiza trocas de mercadorias - - 38% 11% 52%

Reconhece a necessidade do cliente - - 10% 8% 82%

Fonte: Dados da pesquisa.

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

A satisfação dos clientes é um termômetro para as organizações. Atualmente a pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial para as empresas que queiram fazer uma análise sobre os fatores, que de alguma forma, comprometem a satisfação de seus clientes e por consequência o sucesso da empresa. Avaliar o ponto de vista dos clientes permite a empresa identificar as percepções sobre diferentes aspectos que podem influenciar negativamente para empresa, quanto,

(18)

positivamente. Assim permite-se aplicar as correções e ao mesmo tempo, manter as estratégias que faz o cliente estar satisfeito e não necessariamente, com alto custo..

Em resposta ao problema de pesquisa deste estudo, após a análise de dados foi possível avaliar de um modo geral que a percepção dos clientes em relação a satisfação dos clientes do Depósito Casa do Baiano é positiva. Os clientes se sentem satisfeito, mas não estão muito satisfeitos. Ou seja, de maneira geral, o deposito não encantou os clientes.

Nesta pesquisa foram identificados vários pontos positivos e negativos. Do ponto de vista negativo os preços praticados tiveram um peso maior, porém os clientes estão satisfeitos com a flexibilidade na forma de pagamento. Sugere-se fazer uma pesquisa com os preços dos concorrentes, pois assim, há maior possibilidade para negociação. Uns dos pontos positivos foram agilidade, simpatia e cortesia no atendimento interno, porém, houve questionamentos sobre os serviços de entrega. É necessário aplicar treinamentos por todo o processo, desde o pedido até a entrega final para o cliente, o que faz melhorar a qualidade da entrega, reduzindo custos e tempo.

Outro ponto a ser melhorado é a qualidade e variedade dos produtos. É importante identificar quais são as necessidades e exigências dos clientes. A variedade pode servir como alternativa, mercadorias substitutas ou complementares a original. No quesito organização, também deve se melhorado. É necessário disponibilizar os produtos por sessões na loja para a melhor visibilidade. Quanto a confiança e reconhecimento das necessidades dos clientes, o Deposito Casa do Baiano pode manter, pois foram uns dos pontos positivos citados pelos clientes.

O bom relacionamento entre o cliente e a empresa é fundamental para o sucesso de qualquer organização. O cliente precisa ser respondido, identificado e reconhecido. Para isso os funcionários, fornecedores dentre outros agentes envolvidos, precisam estar interligados com o mesmo objetivo. Se não estiverem, consequentemente os as necessidades dos clientes não serão atendidas. Vale lembrar que quanto menos rotatividade de clientes, melhor para a organização.

(19)

Para finalizar, vale ressaltar a importância da administração com o compromisso de manter os fatores positivos em relação a satisfação de clientes. É necessário avaliar continuamente o clima e satisfação dos clientes, implantar melhorias se necessário o que poderá garantir em grande medida o sucesso da empresa.

REFERÊNCIAS

ALVES, Denise Avancine; TERRES, Mellina da Silva; SANTOS, Cristiane Pizzutti. Custos de mudança e seus efeitos positivos e negativos no comprometimento, intenção de recompra e boca a boca. Em ANPAD. XXXV encontro da enANPAD Set.2011.

BLACKWELL, R, D.; MINIARD, P, W; ENGEL, J, F. Comportamento do

consumidor. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.

BRASIL. Lei do mercado imobiliária (Lei 10.931). Acesso em: 01-04-2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.931.htm.

CASTRO SILVA, Wendel Alex; et al . Análise dos determinantes da lealdade às lojas temáticas de torcedores do Atlético e do Cruzeiro. RAUSP, v. 48, n. 4, out. /dez, 2013.

CASTRO SILVA, Wendel Alex; et al. Atributos determinantes para compra de defensivos agrícolas: um estudo sobre o cafeicultor na região de Patrocínio – MG.

Organizações rurais & agroindustriais, v.16 n.1, 2014.

CHURCHILL JR., G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva 2005.

(20)

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia pratica para alunos de graduação e pós-graduação. Ed.2 ed. são Paulo: bookman, 2005.

COPPETTI, C.; SILVEIRA, T. O Valor para o Cliente a Partir de uma Dimensão Simbólica. XXVIII Encontro Nacional da ANPAD (EnANPAD) Anais... Curitiba/PR, Setembro de 2004.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10. Ed. Porto Alegre: Bookman , 2011.

DIAS, Sergio Roberto. (Coordenador). Gestão de marketing. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva 2003.

FARIAS, Salomão Alencar; SANTOS, Rubens da Costa. Modelagem de equações estruturais e satisfação do consumidor: uma investigação teórica e prática. RAC, v. 4, n. 3, p. 107-132, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.

GRÖNROOS, Christian. Marketing: Gerenciamento e Serviços. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

HOFFMAN, K. Douglas. Princípios de marketing de serviços. Conceitos, estratégias e casos. 2. Ed. São Paulo: pioneira Thompson Learning, 2003.

KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

(21)

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Person: Prentice Hall, 2006

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços Marketing e Gestão. São Paulo: Saraiva 2003.

_______________. Serviços Marketing e Gestão. São Paulo: Saraiva 2014.

MEDEIROS, Janine Fleith; CRUZ,Cassiana Maris Lima. Comportamento do

consumidor: Fatores que influenciam no processo de decisão compram dos

consumidores. V 14 Ed. Especial 2006.

MELLO, Carlos Henrique Pereira; COSTA, Neto; Pedro Luiz de Oliveira; TURRIONI, João Batista. Padronização em serviços: três casos de hotéis no Estado de são Paulo. Anais do XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), PUCPR, Curitiba, 2002.

________________. Gestão do processo de Desenvolvimento de serviços. São Paulo: Atlas, 2010.

MORGAN; Roberto M. HUNT; Sherry D. A teoria de compromisso do marketing

de relacionamento. Ed. V. 58 1994.

MOUTELLA, C. Fidelização de Clientes como Diferencial Competitivo. Disponível em: http://www.gerenciadordevendas.com.br/gerenciador/artigo010.htm, Acesso em: 29 Março de 2015.

MOWEN, John C; MINOR, Michael S. Comportamento do Consumidor. 1° ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

(22)

PEARCE, Craig L.; MACIARIELLO, Joseph A.; YAMAWAKI, Hideki. O legado vivo

de Peter Drucker – a sabedoria, o conhecimento e as ideias ao alcance dos líderes

atuais. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2011.

PARASSUMAN, a BERRY. Um exame empírico de relacionamentos em uma

extensa Qualidade de Serviço Cambridge, MA: Marketing Science Institute, 1990.

PENA, Mileide Morais et al. O emprego do modelo de qualidade de Parasuraman, Zeithaml e Berry em serviços de saúde. Rev. Escola de Enf. da USP v. 47, n.5, p.1235-40, 2013.

RUST, R. T.; ZEITHAML, V; LEMON, K. N. O valor do cliente: o modelo que está reformulando a estratégia. Tradução Nivaldo Montingelli Jr. Porto Alegre: Bookman, 2001.

SCHIFFMAN, Leon G; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. 6. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

SHETH,Jagdish N; MITTAL,Banwari; NEWNAM, Bruce I. Comportamento do

cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SHIMP, Terence A. Propaganda e Promoção. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SOARES; Alexandre Araújo Cavalcante; COSTA, Francisco José. A influencia do valor percebido e da satisfação do cliente sobre o comportamento boca a boca: uma analise em academias de ginástica. Revista brasileira de gestão de negocio, v 10 n.28, p.295-312, 2008.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

(23)

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de

Pesquisa em Atividade Física. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VERGARA Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de pesquisa em administração. 11.ed. São Paulo: Atlas 2009.

ZEITHAML, Valarie A. Marketing de Serviços: A Empresa com Foco no Cliente. 2° ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 536 p., 2003.

APÊNDICE

PESQUISA COM CLIENTES

Convidamos-lhe a participar de uma pesquisa acadêmica do UNIBH. Para isso, gostaríamos de conhecer a sua opinião sobre a qualidade dos serviços prestados e atendimento do Depósito de Materiais de Construção da Casa Baiano.

A) Características do usuário: 1) Sexo: Masculino ( ) Feminino ( )

2) Qual é a sua faixa etária:

18 a 25 ( ) 26 a 35 ( ) 36 A 45 ( ) 46 a 55 ( ) 56 a 65 ( ) acima de 65 ( )

3) Qual o seu grau de instrução:

Ensino fundamental – 1ª a 8ª ( ) Ensino médio ( ) Superior ( ) Pós-graduado ( )

4) Com que frequência de compra nesta empresa:

(24)

5) Em relação ao atendimento eu me considero um cliente:

Insatisfeito com esta empresa ( ) Pouco satisfeito ( ) Indiferente ( ) Satisfeito ( ) Muito satisfeito ( )

B) Abaixo indique o grau de concordância ou de discordância em relação às declarações feitas quanto aos serviços prestados e atendimento da loja.

Diante das afirmativas abaixo, marque o número apropriado de acordo com sua concordância: Discordo Inteiramente (DI) Discordo Parcialmente (DP) Não concordo nem discordo (N); Concordo Parcialmente (CP); Concordo Inteiramente. (CI) 1 2 3 4 5

6) Marque o grau de importância dos atributos que você considera no relacionamento com esta loja?

DI DP N CP CI

Localização da empresa 1 2 3 4 5

Preços praticados 1 2 3 4 5

Conhecimento dos vendedores 1 2 3 4 5

Qualidade e variedade dos produtos 1 2 3 4 5

Formas de pagamento 1 2 3 4 5

Agilidade no atendimento 1 2 3 4 5

Simpatia e cortesia no atendimento 1 2 3 4 5

7) Eu prefiro realizar minhas compras nessa loja do que nas outras por que?

DI DP N CP CI

É mais confiável 1 2 3 4 5

É mais Organizada 1 2 3 4 5

Limpa 1 2 3 4 5

(25)

Realiza trocas de mercadorias 1 2 3 4 5

Referências

Documentos relacionados

Dentro do sector da construção, as Directivas Europeias transpostas para a legislação Portuguesa pelos Decretos Lei 220/2008 de 12 Novembro, e 1532/2008 de 29 de Dezembro

Ela é considerada a mãe da maioria dos Orixás e, por causa disso, está sempre procurando dar auda que eles necessitam. Algumas lendas contam que 9emaná teria gerado

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Figura 21 – Fluxograma do experimento animal para avaliar a marcação tecidual do linfonodo sentinela após ensaio de termoestabilidade do marcador biológico..

Recomenda-se associar mais de uma estratégia de manejo com o intuito de reduzir o número de formas infectantes no meio ambiente, incluindo medicar os animais somente quando estes

 1/3 dos entrevistados reconhecem o consórcio como um investimento e quem já comprou o produto tem a mesma percepção dos atuais Consorciados: é um investimento de futuro..

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

Pode enviar imagens para álbuns online ou transferir Ficheiros de Definições de Minha Câmara (apenas nalguns modelos) utilizando o software fornecido.. Para enviar várias