• Nenhum resultado encontrado

Adit. ao Bol. da PM n.º 158 28AGO Inst. Norm. 037 Procedimentos por Morte de Policial Militar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Adit. ao Bol. da PM n.º 158 28AGO Inst. Norm. 037 Procedimentos por Morte de Policial Militar"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

AJUDÂNCIA GERAL

Rio de Janeiro, 28 de Agosto de 2015.

ADITAMENTO AO BOLETIM DA POLÍCIA MILITAR

N.º 158

Para conhecimento desta Corporação e devida execução, torno público o seguinte:

PMERJ EMG PM/3 14 AGO 15

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Segurança Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

INSTRUÇÃO NORMATIVA PMERJ/EMG-PM3 Nº 37 DE 15 DE JUNHO DE 2015

REGULAMENTA OS PROCEDIMENTOS A SEREM

ADOTADOS PELAS OPM POR OCASIÃO DE

FALECIMENTO DE POLICIAL MILITAR.

O COMANDANTE GERAL DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e

CONSIDERANDO:

- A necessidade de adequação dos documentos elaborados pela Corporação ao conjunto de regras e procedimentos técnicos previstos no Decreto nº. 44.970 que aprovou o Manual de Redação Oficial do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro;

- Considerando a necessidade de atualizar as Notas de Instrução em vigor;

- Considerando a necessidade de se definir as atribuições das OPM envolvidas em casos de falecimento de Policial Militar;

(2)

Aj G

Adit ao Bol da PM

n.º 158 - 28 Ago 15

2

RESOLVE:

Art. 1º - Ficam aprovados os procedimentos a serem adotados por ocasião de falecimento de Policial Militar.

CAPÍTULO I EXECUÇÃO

Art. 2º - São consideradas para os preceitos da prevista IN, as seguintes hipóteses de falecimento de Policial Militar, a fim de facilitar as ações a serem adotadas:

I. Falecimento em Ato de Serviço (ostensivo ou administrativo);

II. Em consequência de ato de serviço. (demais casos previstos no dec.544/76 e dec. 216/75.) III. Falecimento sem Ato de Serviço.

Art. 3º - No caso de falecimento de Policial Militar, o Supervisor da UOp da área deverá adotar as seguintes providências:

I. Deverá comparecer ao local, devendo inteirar-se dos fatos e buscar elementos de convicção sobre o ocorrido, a fim de fornecer informações ao escalão superior sobre indícios de falecimento em serviço, ou em ato de serviço, ou não, preenchendo o formulário constante do Anexo I – Apuração Sumaríssima de Falecimento de Policial Militar.

II. O apurado deve ser comunicado de imediato ao Comandante da Unidade em que ocorreu o evento e ao da OPM em que o Policial Militar estiver lotado.

III. Em caso de morte decorrente de confronto armado, o Oficial de Dia da OPM deverá comunicar imediatamente:

a) À CComSoc, durante o horário de expediente, via tel 2333-2570; e

b) Ao Superior de Dia, durante finais de semana e feriados, via tel 2333-2576 ou 2333-2577.

c) Somente em ocasião de morte em confronto armado e em serviço, os dependentes do Extinto Policial Militar poderão solicitar a Banda de Músicos (CIPM-Mus) e Guarda Fúnebre com salva de tiros (BPChq).

Art. 4º - Caso a apuração do Supervisor aponte indícios de falecimento em Ato de Serviço: I. O Comandante/ Ch/ Dir/ Coord da OPM em que o Policial falecido estiver lotado deverá:

(3)

Aj G

Adit ao Bol da PM

n.º 158 - 28 Ago 15

3

o falecimento, nome completo, RG, grau hierárquico, idade, estado civil, religião, número de depen-dentes, local e hora do sepultamento (cemitério – localidade e endereço).

b) Deverá adotar as providências para informar a família do ocorrido.

c) Deverá instaurar uma Averiguação, no primeiro (dia útil) após o fato, com vistas a confirmar, ou não, se a morte deu-se em Ato de Serviço, devendo providenciar com a máxima urgência, os elementos probatórios para a questão, bem como, a Solução do procedimento apuratório.

II. Cabe à OPM:

a) Providenciar o sepultamento, enviando via Fax, ofícios para a Empresa KAF RIO ASSISTÊNCIA FUNERÁRIA 08000.282.1523 ou (24) 2484-1523, e para o Cemitério Parque Jardim da Saudade ou Parque Niterói, através dos telefones 2419-5983, 3337-0597 e fax 2419-5639, contendo os dados do Policial Militar falecido, informando que a morte é decorrente de Ato de Serviço, ou em consequência de se acionar o serviço.

b) Acionar o serviço do GAFPMF (Grupamento de Atendimento aos Familiares dos Policiais Milita-res Falecidos) a fim de auxiliar nas medidas necessárias aos dependentes legais do Policial Militar fa-lecido, orientando-os e conduzindo-os a todos os locais onde for necessário para que seus direitos se-jam concedidos.

c) Providenciar uma Bandeira Nacional.

d) Oficiar à CComSoc/SAR ou contactar o Capelão de sobreaviso, devendo informar a religião do Policial Militar, bem como as informações sobre o horário, dia e local (Capela) para o sepultamento.

e) Oficiar/Contactar o Chefe do Grupamento de Resgate Hospitalar (GRH) junto ao HCPM, a fim de solicitar ambulância e equipe de paramédicos, devendo informar os dados do Policial Militar faleci-do, dia, horário e local para o sepultamento.

f) Oficiar/Acionar a CIPM-Mus a fim de solicitar fração da Banda de Músicos para dia, horário e lo-cal do sepultamento, apenas nos casos do Art 3° III, C.

(4)

Aj G

Adit ao Bol da PM

n.º 158 - 28 Ago 15

4

h) Oficiar ao Comandante do CFAP 31º Vol, a fim de solicitar o Corneteiro, informando o dia, horá-rio e local onde será realizado o sepultamento.

i) Oficiar o Comando de Policiamento de Área (CPA), a fim de solicitar Comissão de Pêsames de ou-tras OPM.

III. Caberá ao Chefe da Seção de Pessoal da OPM do extinto policial:

Encaminhar à DPA/SCAV e DCP a ficha de exclusão do estado efetivo da Unidade, após publicação em Boletim Interno e da cópia da certidão de óbito.

IV. Caberá ao GAFPMF (Grupo de Atendimento aos Familiares dos Policiais Militares Falecidos):

Disponibilizar 02 (dois) funcionários que serão encarregados dos acompanhamentos ao familiar do Policial Militar falecido, encarregado de liberar o corpo e encaminhamento ao local do velório, disponibilizando 01 (uma) viatura descaracterizada e telefone celular para facilitar a missão.

Art. 5° - Demais situações consideradas com indícios de ATO DE SERVIÇO: a) Providenciar uma Bandeira Nacional.

b) Oficiar a Funerária Estrelado Amanhã, devendo informar os dados do Policial Militar falecido, esclarecendo que a morte é decorrente de ATO DE SERVIÇO.

c) Oficiar a CComSoc/SAR ou contatar o Capelão de sobreaviso, devendo informar a religião do policial militar, bem como as informações sobre o horário, dia e local (Capela) para o sepultamento.

d) Oficiar/Contactar o Chefe do Grupamento de Resgate Hospitalar (GRH) junto ao HCPM, a fim de solicitar ambulância e equipe de paramédicos, devendo informar os dados do Policial Militar falecido, dia, horário e local para o sepultamento.

e) Oficiar o Comandante do CFAP 31ºVol, a fim de solicitar o Corneteiro, devendo informar o dia, horário e local para o sepultamento.

(5)

Aj G

Adit ao Bol da PM

n.º 158 - 28 Ago 15

5

g) A Comissão de Pêsames composta por Policiais militares pertencentes de outras OPM ficará condicionada à decisão do SubChefe Operacional do EMG.

RESPONSABILIDADES

CONFRONTO COM CRIMINOSOS DURANTE O SERVIÇO

DEMAIS SITUAÇÕES

CONSIDERADAS ATO DE SERVIÇO CComSoc/OPM do policial militar

falecido

OPM do policial militar falecido Bandeira Nacional (OPM) Bandeira Nacional (OPM)

Capelão (CComSoc) Capelão (CComSoc)

Equipe de Paramédicos e ambulância (HCPM)

Equipe de Paramédicos e ambulância (HCPM)

Banda de Músicos (CIPM-Mus)* Art3°

Corneteiro (CFAP) Guarda Fúnebre com salva de tiros

(BPChq)* Art 3°, III, c Corneteiros (CFAP)

Comissão de Pêsames (da própria OPM)

Comissão de Pêsames (de outras OPM’s)

Art. 6º - Nos casos de Policiais Militares mortos, SEM ATO DE SERVIÇO, as OPM deverão consultar o contra cheque do Extinto Policial Militar, a fim de verificar se consta o desconto de algum plano funeral a ser utilizado, caso contrário, o sepultamento deverá ser custeado pelo familiar, que posteriormente comparecerá a DIP, no prazo de 30 (trinta) dias, a fim de requerer parte do valor pago (Auxílio Funeral).

Art. 7º - Por ocasião do sepultamento:

I. A UOp com responsabilidade na APol em que houver o sepultamento de Policial Militar, em decorrência de confronto armado com criminosos deverá adotar as medidas de policiamento ostensivo no cemitério com vistas a preservação da ordem pública no local.

II. Policiais Militares do Serviço Reservado da APol em que houver o sepultamento deverão ser deslocados para o cemitério, com o escopo de evitar possíveis óbices no decorrer da cerimônia fúnebre. III. O Comandante da UOp em que o Extinto Policial Militar estiver lotado deverá transmitir o mínimo de informações para imprensa, observando o respeito a família do Policial Militar.

IV. Fica proibido o comparecimento de Policiais Militares no cemitério, portando armamento de uso coletivo.

V. A entrada da imprensa na capela ficará condicionada a autorização de um representante da família do Policial Militar falecido.

Art. 8º - As OPM deverão adotar as seguintes providências, em ambos os casos, considerados com indícios de falecimento em Ato de Serviço e sem o Ato de Serviço:

(6)

Aj G

Adit ao Bol da PM

n.º 158 - 28 Ago 15

6

II. As Unidades deverão acautelar as identidades dos Policiais Militares Falecidos com seus dependentes habilitados, até que todos os processos estejam finalizados, por exigência do Rioprevidência.

III. Orientar aos dependentes quanto à posse e guarda da arma que pertencia ao Ex-PM, podendo optar por: doação (após inventário ou alvará) ou entrega voluntária (Campanha do Desarmamento).

IV. Deverão informar no ato do falecimento, ou assim que possível, um telefone de contato dos familiares, bem como o local e data do sepultamento, a fim de que uma equipe do GAFPMF (GRUPO DE ATENDIMENTO AO FAMILIAR DO POLICIAL MILITAR FALECIDO) compareça, visando um primeiro contato com a família.

Art. 9º - A OPM deverá fornecer a seguinte documentação para o familiar:

I. Encerramento de Folha de Pagamento, informando o último mês de pagamento do Ex-PM); II. Último contra cheque;

II. Declaração de Dependentes Habilitados e Pensão Alimentícia;

IV. Ficha preenchida pelo Ex-PM, na qual conste os beneficiários indicados pelo mesmo à Seguradora Previsul ao Seguro de Acidentes Coletivo da PMERJ; e

V. Ofício para Banco do Brasil (PASEP).

Art. 10 - Os documentos que deverão ser entregues pelo Familiar na OPM do Policial Militar falecido, que o qualifique como dependente serão:

I. Certidão de casamento; II. Certidão de nascimento;

III. Comprovantes de convivência marital; IV. Certidão de óbito; e

V. Identidade PMERJ e CPF do Policial Militar falecido.

Art. 11 - O processo para pagamento do mês do óbito (prazo de até 30 dias após o óbito) deverá ocorrer da seguinte forma:

I. Será confeccionado para dependentes impossibilitados de acessar a conta do Ex PM.

II. A conta pagamento ou conta corrente do Ex-PM permanecerá no Banco Bradesco, não podendo haver sofrido o processo de portabilidade para outro banco.

III. Tem que ser apresentada toda a documentação do Ex-PM, do beneficiário e protocolo da implantação da Pensão no Rioprevidência.

Art. 12 - Os Conferentes de Unidades deverão fazer:

(7)

Aj G

Adit ao Bol da PM

n.º 158 - 28 Ago 15

7

a) Se o Policial Militar era Inativo deverá iniciar o processo na DIP;

b) Se o Policial Militar era da Ativa deverá iniciar o processo na OPM onde servia.

II. O ofício para abertura de conta para implantação de pensão deverá ser entregue pelo Rioprevidência, mediante a apresentação dos seguintes itens:

a) Certidão de Óbito;

b) Identidade PMERJ e CPF do Policial Militar falecido; c) Encerramento de Folha de Pagamento;

d) Último contra cheque;

d) Declaração de dependentes habilitados e Pensão Alimentícia; e e) Documentação do dependente.

III. A Unidade, após munir o familiar com a documentação prevista deverá encaminhá-la ao GAFPMF para outras orientações e acompanhamento do processo de implantação de pensão, dentre outros.

Art.13 - Compete ao GAFPMF:

I - Contatar os familiares dos Policiais Militares no sentido de prestar-lhes todas as informações necessárias de modo a agilizar a concessão dos benefícios de pensão e outros a que fazem jus seus dependentes legais;

II – Estabelecer contato direto com o Comando do Batalhão de origem do Policial Militar falecido, de modo a facilitar a obtenção dos documentos necessários para a concessão dos benefícios de pensão e outros a que tenham direito os dependentes legais do Policial Militar falecido;

III – Elaborar relatório por ocasião do atendimento aos beneficiários legais;

IV – Entregar um folder com as orientações básicas a serem tomadas pelos familiares.

Art.14 - As OPM deverão encaminhar os dependentes à Diretoria de Inativos e Pensionistas/ GAFPMF (Grupo de Atendimento ao Familiar do Policial Militar Falecido) a seguinte documentação para a implantação de Pensão Especial:

I. Parecer e Solução do Procedimento Apuratório; II. Certidão de Resumo do Ex-PM;

II. Publicação em Bol PM da Promoção Post mortem, a partir da graduação de 3º Sargento PM, Cabo e Soldado não necessitam de publicação).

(8)

Aj G

Adit ao Bol da PM

n.º 158 - 28 Ago 15

8

Art. 15 - Compete à Diretoria de Assistência Social (DAS) o início do processo para o recebimento do Seguro de Acidente Coletivo da Corporação, devendo providenciar a seguinte documentação:

I. As Fichas de Indicação de Beneficiários para o Seguro deverão ser preenchidas e permanecerem atualizadas na Seção de Pessoal das UOp.

II. O seguro cobre falecimento por morte acidental de todos os Policiais Militares da Ativa, sendo necessário que seja instaurado procedimento apuratório, mesmo quando o acidente ocorrer fora de serviço, para que se determine o valor a ser pago.

III. As UOp deverão enviar à DAS/Seguros: a cópia do Parecer e a Solução do Procedimento Apuratório.

Art.16 - Da Autonomia de Táxi:

A Lei Municipal nº 2.688, de 30 de novembro de 1998, que trata da Concessão de Autonomia de Táxi foi revogada por se considerada inconstitucional, conforme publicação contida em Boletim da PM nº 206, de 06 de novembro de 2012, página 39, tendo sua eficácia anulada no âmbito da Corporação.

Art.17 – Para obter o benefício opcional de atendimento pelo FUSPOM o pensionista deverá solicitar o desconto, junto à DIP, com a apresentação do contra-cheque da Pensão Previdenciária.

Art.18 - Esta Instrução Normativa entra em vigor a partir da data de sua publicação e não revoga a Nota de Instrução número 001/1998, publicada no Boletim PM n° 11 de fevereiro de 1998, por ocasião das Honras Fúnebres.

Alberto Pinheiro Neto– Cel PM Comandante-Geral da PMERJ

Id. Func. 24267376

(9)

Aj G

Adit ao Bol da PM

n.º 158 - 28 Ago 15

9

ANEXO I INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 37 FORMULÁRIO DE APURAÇÃO SUMARÍSSIMA DE FALECIMENTO

DE POLICIAL MILITAR

Ref.: Decreto n° 544 – de 07 de Janeiro de 1976. Considera-se acidente em serviço, para os efetivos previstos na legislação em vigor relativos à Polícia Militar, aquele que ocorra com Policial Militar da ativa, quando: Itens a serem observados pelo supervisor da UOp da Área

Respostas SIM NÃO Ocorreu no exercício de suas atribuições funcionais, durante o

expediente normal, ou quando determinado por autoridade competente, em sua prorrogação ou antecipação.

No decurso de viagens em objetivo de serviço, previstas em regulamento, programas de cursos ou autorizadas por autoridade competente.

No cumprimento de ordem emanada de autoridade competente.

No decurso de viagens impostas por motivo de movimentação efetuada no interesse do serviço ou a pedido.

No deslocamento entre a sua residência e a organização policial-militar em que serve ou local de trabalho, ou naquele em que sua missão deva ter inicio ou prosseguimento, e vice –

versa.

Em ocorrência policial, na defesa e manutenção da ordem pública mesmo sem determinação explícita.

No exercício dos deveres previstos em lei, regulamentos, ou instruções baixadas por autoridade competente.

Parecer de falecimento com indícios de ato de serviço

Assinatura do Supervisor___________________ Posto, Graduação, RG____________

Tomem conhecimento e providenciem a respeito os Órgãos envolvidos. OPM envolvidas: Todas.

(10)

Aj G

Adit ao Bol da PM

n.º 158 - 28 Ago 15

10

ALBERTO PINHEIRO NETO - CEL PM

COMANDANTE GERAL

POR DELEGAÇÃO:

Referências

Documentos relacionados

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Em qualquer tipo de policiamento, as abordagens são uma constante, logo, deve-se observar a importância da execução de uma abordagem feita de acordo com os princípios

Parágrafo único - Na impossibilidade de realização da prova prática ou de execução em tempo há- bil, conforme especificado no presente artigo, o Conselho de Ensino deverá avaliar

Existe a possibilidade de surgirem novos modelos de munições em qualquer calibre, conseguentemente não relatado neste capítulo, porém, podemos descrever suas

ocorridos, não importando a Unidade do policial militar (Unidade Operacional ou Administrativa), cabendo ao Comandante da Unidade do policial militar falecido as

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos