• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO E DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO E DOUTORADO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

1 OBSERVATÓRIO NACIONAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO E DOUTORADO 1o SEMESTRE LETIVO DE 2016

O Programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional torna públicos o regulamento e datas do processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado e Doutorado em Geofísica no primeiro semestre letivo do ano de 2016.

1. Das inscrições:

• As inscrições estarão abertas no período de 15/10/2015 a 30/11/2015.

• O processo de seleção será realizado pela Comissão de Pós-Graduação.

• Poderão inscrever-se para o processo seletivo para o Mestrado os graduados em curso de nível superior em Geofísica, Geologia, Física, Matemática ou áreas afins (ciências exatas e engenharias), com titulação obtida no Brasil ou no exterior (não é requerida a revalidação oficial do diploma), ou alunos cursando o último semestre letivo desses cursos, devendo ser comprovada a finalização até a data da matrícula, caso aprovados para ingresso.

• São elegíveis para ingressar no Doutorado os portadores do título de Mestre em Geofísica, Geologia, Física, Matemática ou áreas afins (ciências exatas e engenharias) Física, Matemática ou áreas afins, com titulação obtida no Brasil ou no exterior (não é requerida a revalidação oficial do diploma).

• Em casos excepcionais são elegíveis para ingressar no Doutorado Direto os candidatos que não possuam o título de Mestre. O Doutorado Direto é excepcionalmente recomendado somente aos candidatos com experiência profissional e com trabalhos publicados em Geociências em periódicos indexados.

(2)

2 2. Do processo seletivo para o DOUTORADO (aos candidatos portadores do título de Mestre)

Inscrição para o DOUTORADO:

Para a inscrição no processo de seleção para o DOUTORADO no Programa Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional os candidatos deverão:

(a) Preencher o formulário de inscrição que está disponível em www.on.br/dppg/geofisica

(b) Fazer upload dos documentos pessoais (CPF, Identidade, CNH) no formulário de inscrição (item a). Os candidatos estrangeiros devem fazer upload do passaporte; (c) Fazer upload do histórico escolar do curso de graduação no formulário de inscrição (item a) e;

(d) Fazer upload do Curriculum Vitae no padrão Lattes/CNPq no formulário de inscrição (item a). Os candidatos estrangeiros que poderão fazer upload do currículo em formato livre;

(e) Fazer upload do Projeto de pesquisa, elaborado em conjunto com orientador. (f) Enviar duas (2) cartas de recomendação via email: dppg@on.br

Arguição oral do projeto de pesquisa para o DOUTORADO:

A inscrição do candidato ao Doutorado será submetida à avaliação da CPGG, seguindo os procedimentos vigentes. Posteriormente, a CPGG definirá uma data e uma banca para a defesa e arguição oral do projeto de pesquisa (item e). O candidato que não apresentar a documentação prevista neste edital não será selecionado para a defesa e arguição do projeto de pesquisa.

Documentos necessários para a matrícula dos candidatos aprovados para o DOUTORADO

No momento de efetivar sua matrícula na secretaria Divisão de Programas de Pós-Graduação do Observatório Nacional, o candidato aprovado no processo seletivo deverá apresentar os originais dos seguintes documentos:

(1) Documentos pessoais (CPF, Identidade, CNH ou Passaporte).

(3)

3 (3) Certificado e/ou diploma de conclusão do curso de mais alto nível (Mestrado ou Doutorado).

(4) Curriculum Vitae no padrão Lattes/CNPq (exceto para candidatos estrangeiros que poderão apresentar o currículo em formato livre);

(5) Declaração de pesquisador do quadro permanente do corpo docente do programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional que aceita a orientação. (6) Projeto de pesquisa.

3. Do processo seletivo para o MESTRADO Inscrição para o MESTRADO:

Para a inscrição no processo de seleção para o MESTRADO no Programa Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional os candidatos deverão

(a) Preencher formulário de inscrição completamente preenchido que está disponível em

www.on.br/dppg/geofisica

(b) Fazer upload dos documentos pessoais (CPF, Identidade, CNH) no formulário de inscrição (item a). Os candidatos estrangeiros devem fazer upload do passaporte; (c) Fazer upload do histórico escolar do curso de graduação no formulário de inscrição (item a) e;

(d) Fazer upload do Curriculum Vitae no padrão Lattes/CNPq no formulário de inscrição (item a). Os candidatos estrangeiros que poderão fazer upload do currículo em formato livre;

Processo de seleção para o MESTRADO:

O processo de seleção para o MESTRADO no Programa Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional constará de três etapas:

(1) Prova Escrita de Seleção para o MESTRADO - A prova escrita é obrigatória e será realizada no dia 10 de Dezembro de 2015, às 14h (horário de Brasília) no Observatório Nacional, Rio de Janeiro, com duração de 4 horas. Esta prova consiste em:

(a) Prova escrita de Física Básica e/ou Geologia Geral (eliminatória). O candidato poderá responder parcialmente as provas de Física e Geologia, até completar o número total de questões em cada uma delas, que será único para as duas provas.

(4)

4 (b) Prova escrita de Cálculo Diferencial e Integral (eliminatória).

(c) Prova escrita de noções básicas de Geofísica (eliminatória). (d) Tradução e interpretação de texto em Inglês (classificatório).

(2) Análise de currículo e histórico escolar da graduação (classificatório) e;

(3) Entrevista.

Documentos necessários para a matrícula dos candidatos aprovados para o MESTRADO

No momento de efetivar sua matrícula na secretaria Divisão de Programas de Pós-Graduação do Observatório Nacional, o candidato aprovado no processo seletivo deverá apresentar os originais dos seguintes documentos:

(1) Documentos pessoais (CPF, Identidade, CNH ou Passaporte). (2) Diploma e/ou Certificado de graduação;

(3) Histórico escolar da graduação;

(4) Curriculum Vitae no padrão Lattes/CNPq (exceto para candidatos estrangeiros que poderão apresentar o currículo em formato livre);

O candidato aprovado no processo seletivo deverá se associar a um Projeto de Pesquisa até 180 dias após a data do inicio do curso. Esse projeto será submetido à avaliação da CPGG, seguindo os procedimentos vigentes.

Informamos que os candidatos aprovados na tradução e interpretação de texto em Inglês (nota maior que 6,0) ficará liberado da Prova de Proficiência em Inglês que normalmente é realizada ao longo do curso.

(5)

5

Os conteúdos e bibliografias recomendados para a prova escrita de seleção para o

MESTRADO no Programa Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional são:

FÍSICA Mecânica

Medidas. Movimento retilíneo. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. Força e movimento. Energia Cinética e trabalho. Energia potencial e Conservação da energia. Sistemas de partículas. Colisões. Rotação. Rolamento, torque e quantidade de movimento angular. Termodinâmica Ondas e Gravitação

Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica. A teoria cinética dos gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Equilíbrio e elasticidade. Gravitação. Fluidos. Oscilações. Ondas.

Electromagnetismo

Carga elétrica. Campos elétricos. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância. Corrente e resistência. Circuitos. Campos magnéticos. Campos magnéticos devidos a correntes. Indução e indutância. Magnetismo da matéria. Equações de Maxwell. Oscilações eletromagnéticas e corrente alternada.

Óptica e Física Moderna

Ondas eletromagnéticas. Imagens. Interferência. Difração. Relatividade. Fótons e ondas de matéria. Átomos. Condução de eletricidade nos sólidos. Física Nuclear. Energia Nuclear. Bibliografia.-

- D. Halliday, R. Resnick e J. Walker, Fundamentos de Física, Vols. 1, 2, 3, 4. LTC Editora, Rio de Janeiro, 2003.

- P. A. Tipler e G. Mosca, Física, Vols. 1, 2, 3. LTC Editora, Rio de Janeiro, 2006.

GEOLOGIA GERAL

1. Propriedades físicas e características geológicas da crosta, manto e núcleo da Terra; 2. Tectônica de Placas;

3. Ambientes tectônicos da Terra. Bibliografia:

Kent C. Condie, Plate Tectonics and Crustal Evolution (4a. ed), Butterworth-Heinemann, Oxford, 1997. Capitulos 1 a 4: 1 - 144.

(6)

6 MATEMÁTICA

Limite, Derivada e Integral das Funções de uma variável real. Equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem

Funções. Limite e Continuidade. Funções Exponencial e Logarítmica. Derivadas. Funções Inversas. Estudo da Variação das Funções. Primitivas. Integral de Riemann. Técnicas de Primitivação. Coordenadas Polares. Equações Diferenciais de 1ª Ordem de Variáveis Separáveis e Lineares. Teorema do Valor Médio. Fórmula de Taylor.

Funções integráveis, função dada por integral, equações diferenciais

Funções integráveis. Função dada por uma integral. Teorema do valor médio para integral. Teorema fundamental do cálculo. Existência de primitivas. Função dada por uma integral: continuidade e derivabilidade. Integrais impróprias. Função dada por uma integral imprópria. Convergência e divergência de integrais impróprias. Aplicações à Estatística. Equação diferencial linear, de 1ª ordem, com coeficientes constantes. Equações diferenciais lineares, homogêneas e não homogêneas, de 2ª ordem, com coeficientes constantes.

Os Espaços Rn, Função de uma Variável Real a Valores em Rn. Curvas. Funções de Várias Variáveis Reais a Valores Reais. Limite e Continuidade. Derivadas Parciais. Funções Diferenciáveis. Gradiente e Derivada Direcional

O espaço vetorial R2. Produto escalar. Norma de um vetor. Propriedades. Funções de uma variável real a valores R2 e R3. Operações com funções de uma variável real a valores em Rn. Limite e continuidade. Derivada. Integral. Comprimento de curva. Funções de duas e três variáveis reais a valores reais. Curvas e superfícies de nível. Derivadas parciais. Função diferenciável. Plano tangente e reta normal. Diferencial. O vetor gradiente. Regra da cadeia. Derivação de funções definidas implicitamente. Gradientes de funções de duas e três variáveis. Derivada direcional. Derivadas parciais de ordens superiores. Aplicações da regra da cadeia. Fórmula de Taylor.

Funções de várias variáveis reais a valores vetoriais. Rotacional e divergente. Integrais duplas e triplas. Integral de linha. campos conservativos. Teorema de Green no plano. Área e integral de superfície. Teoremas da divergência (ou de Gauss) e de Stokes.

Funções de várias variáveis reais a valores vetoriais. Integrais duplas. Cálculo de integral dupla. Teorema de Fubini. Mudança de variáveis na integral dupla. Integrais triplas. Integrais de linha. Campos conservativos. Teorema de Green. Área e integral de superfície. Fluxo de um campo vetorial. Teorema da divergência ou de Gauss. Teorema de Stokes no espaço. Teoremas da função inversa e da função implícita.

Seqüências numéricas, séries numéricas, seqüências de funções, séries de funções e séries de potências. Séries de Fourier.

Seqüências numéricas e limite de seqüência. Seqüências crescentes e seqüências decrescentes. Séries numéricas. Critérios de convergência. Seqüência de funções. Convergência uniforme. Critério de Cauchy. Séries de funções. Critério de Cauchy para

(7)

7 convergência uniforme. Série de potências. Raio de convergência. Série de Fourier de uma função. Condições suficientes para convergência uniforme e para convergência uniforme à própria função.

Bibliografia -

- Guidorizzi, H. L., Um Curso de Cálculo, Vols. 1, 2, 3, 4. LTC Editora, Rio de Janeiro, 2001. - Bugrov, Ya. S., Nikolski, S. M., Matemáticas Superiores – Cálculo Diferencial e Integral, Editorial Mir, Moscú, 1984.

GEOFÍSICA

Noções básicas dos métodos geofísicos: Métodos Elétricos e Eletromagnéticos, Métodos Gravimétricos e Magnéticos, Métodos Sísmicos, Sismologia, Geomagnetismo e Geotermia. Bibliografia.-

W. Teixeira et al., 2009, “Decifrando a Terra”, Companhia Editora Nacional. PRESS, F.; SIEVER, R. - Understanding Earth Prentice Hall, 1994, 593 p LOWRIE, W. - Fundamentals of Geophysics . Cambridge U.P, 1997 TELFORD et al. - Applied Geophysics . Cambridge U.P., 1976 DOBRIN, M.B. Introduction to Geophysical Prospecting 3ª ed., 1981

4. Do processo seletivo para o DOUTORADO DIRETO (aos candidatos NÃO portadores do título de Mestre)

Em casos excepcionais, pessoas com experiência profissional e trabalhos publicados em Geociências em periódicos indexados poderão ingressar no doutorado sem possuir o grau de Mestre.

Para o processo de seleção para o DOUTORADO DIRETO no Programa Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional os candidatos deverão apresentar

Inscrição para o DOUTORADO DIRETO:

Para a inscrição no processo de seleção para o DOUTORADO DIRETO no Programa Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional os candidatos deverão:

(a) Preencher o formulário de inscrição que está disponível em

(8)

8 (b) Fazer upload dos documentos pessoais (CPF, Identidade, CNH) no formulário de inscrição (item a). Os candidatos estrangeiros devem fazer upload do passaporte; (c) Fazer upload do histórico escolar do curso de graduação no formulário de inscrição (item a) e;

(d) Fazer upload do Curriculum Vitae no padrão Lattes/CNPq no formulário de inscrição (item a). Os candidatos estrangeiros que poderão fazer upload do currículo em formato livre;

(e) Fazer upload do Projeto de pesquisa, elaborado em conjunto com orientador.

(f) Enviar duas (2) cartas de recomendação via email: dppg@on.br

Processo de seleção para o DOUTORADO DIRETO:

O processo de seleção para o DOUTORADO DIRETO no Programa Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional constará de quatro etapas:

(1) Prova Escrita de Seleção – A prova escrita é obrigatória e será realizada no dia 10 de Dezembro de 2015, às 14h (horário de Brasília) no Observatório Nacional, Rio de Janeiro, com duração de 4 horas. Esta prova consiste em:

(a) Prova escrita de Física da Terra, Geofísica de Exploração, Métodos Computacionais e Métodos Matemáticos (eliminatória);

(b) Redação em Português sobre tema ligado à Geofísica (eliminatória);

(c) Tradução e interpretação de texto em Inglês para o Português e tradução de texto em Português para o Inglês (classificatório).

(2) Análise de currículo e histórico escolar da graduação (classificatório). (3) Arguição oral do projeto de pesquisa para o DOUTORADO DIRETO:

A inscrição do candidato ao DOUTORADO DIRETO será submetida à avaliação da CPGG, seguindo os procedimentos vigentes. Posteriormente, a CPGG definirá uma data e uma banca para a defesa e arguição oral do projeto de pesquisa. O candidato que não apresentar a documentação prevista neste edital não será selecionado para a defesa e arguição do projeto de pesquisa.

Documentos necessários para a matrícula dos candidatos aprovados para o DOUTORADO DIRETO

(9)

9 No momento de efetivar sua matrícula na secretaria Divisão de Programas de Pós-Graduação do Observatório Nacional, o candidato aprovado no processo seletivo deverá apresentar os originais dos seguintes documentos:

(1) Documentos pessoais (CPF, Identidade, CNH ou Passaporte). (2) Diploma e histórico escolar da graduação;

(3) Curriculum Vitae no padrão Lattes/CNPq (exceto para candidatos estrangeiros que poderão apresentar o currículo em formato livre);

(4) Declaração de pesquisador do quadro permanente do corpo docente do programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional que aceita a orientação.

(5) Projeto de pesquisa.

Os conteúdos e bibliografias recomendados para a prova escrita de seleção para o

DOUTORADO DIRETO no Programa Pós-Graduação em Geofísica do Observatório

Nacional são:

Os conteúdos e bibliografias recomendados para a prova escrita de seleção para o DOUTORADO DIRETO no Programa Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional são: FÍSICA DA TERRA

Capítulo 1 – Terra e Sistema Solar 1.1. Origem e Evolução

1.2. Os Planetas e os Meteoritos

1.3. Radioatividade Natural e Geocronologia 1.4. Figura da Terra Sólida

1.5. Rotação e “Wobble” 1.6. Marés Terrestres 1.7. Oceanos e Atmosfera 1.8. Geofísica Espacial

(10)

10 2.1. Gravitação

2.2. Potencial Gravitacional e Geoide 2.3. Anomalias Gravitacionais 2.3. Princípio da Isostasia

2.4. Distribuição Interna da Massa

Capítulo 3 – Sismologia e Estrutura Interna 3.1. Esforço e Deformação de Materiais Geológicos 3.2. Propagação de Ondas Elásticas

3.3. Sismicidade da Terra

3.4. Densidade e Estrutura Interna

Capítulo 4 – Geomagnetismo e Paleo Magnetismo 4.1. Campo Principal

4.2. Variação Secular 4.3. Magnetosfera

4.4.Condutividade Elétrica do Manto e do Núcleo 4.5. Propriedades Magnéticas de Minerais e Rochas 4.6. Paleomagnetismo

4.7. Deriva Polar

Capítulo 5 - Geotermia 5.1. Fundamentos e Conceitos

5.2. Propriedades Térmicas de materiais Geológicos 5.3. Fluxo Térmico Terrestre

5.4. Campo Térmico da Litosfera 5.5. Temperaturas no Manto e Núcleo

(11)

11 5.6. História Térmica da Terra

Capítulo 6 - Geodinâmica 6.1. Elasticidade e Deformação 6.2. Fraturas e Falhamentos 6.3. Reologia da Crosta e Manto 6.4. Tectônica de Placas

6.5. Convecção Mantélica

Bibliografia.-

Stacey, F.D., 1969, Physics of the Earth, Wiley, New York

Garland, G.D., 1971, Introduction to Geophysics – Mantle, Core and Crust. Saunders Company, Toronto.

Turcotte, D.L. and Schubert, G., 1982, Geodynamics: Applications of Continuum Physics to Geological Problems. Wiley, New York

Lambeck, K., 1988, Geophysical Geodesy – The slow deformations of the Earth. Clarendon Press, Oxford.

Kelley, M.C., 1989, The Earth´s Ionoshere – Plasma Physics and Electrodynamics. Academic Press, London.

Lay, T. and Wallace, T.C., 1995, Modern Global Seismology, Academic Press, San Diego. Lowrie, W., 1997, Fundamentals of Geophysics. Cambridge University Press, UK. Jones, E.J.W., 1999, Marine Geophysics. Wiley, New York.

Schubert, G., Turcotte, D.L. and Olson, P., 2001, Mantle Convection in the Earth and Planets. Cambridge University Press.

GEOFÍSICA DE EXPLORAÇÃO

1 – Princípios e limitações dos métodos geofísicos 1.1 Introdução

1.2 Algumas considerações fundamentais

(12)

12 1.4 Ambigüidade na interpretação geofísica

1.5 Estrutura das rochas 2 – Levantamento gravimétrico 2.1 Relações fundamentais 2.2 Medidas de gravidade 2.3 Anomalias gravimétricas 2.4 Correções gravimétricas

2.5 Interpretação de anomalias gravimétricas 2.6 Aplicações

3 – Levantamento magnetométrico 3.1 Relações fundamentais 3.2 Magnetismo de rochas 3.3 O campo geomagnético

3.4 Medidas do campo geomagnético 3.5 Anomalias magnéticas

3.6 Redução de dados magnéticos

3.7 Interpretação de anomalias magnéticas 3.8 Aplicações

4 – Levantamento elétrico

4.1 Conceitos básicos de eletricidade

4.2 Corrente fluindo em um meio homogêneo 4.3 Interfaces horizontais

4.4 Contatos verticais

4.5 Procedimentos de campo

4.6 Interpretação de curvas de resistividade aparente 4.7 Aplicações

(13)

13 5 – Levantamento eletromagnético

5.1 Conceitos básicos de eletromagnetismo

5.2 Profundidade de penetração do campo eletromagnético 5.3 Medidas do campo eletromagnético

5.4 Interpretação de dados eletromagnéticos 5.5 Limitação dos métodos eletromagnéticos 5.6 Método telúrico e magnetotelúrico 5.7 GPR

5.8 Aplicações

6 – Levantamento sísmico 6.1 Tensão e deformação 6.2 Ondas sísmicas

6.3 Atenuação de energia das ondas sísmicas 6.4 Reflexão, refração e difração.

6.5 Medidas em sísimica 6.6 Aplicações

7 – Levantamento geotérmico

Bibliografia.-

- A Introduction to Geophysical Exploration. Philip Kearey – Michael Brooks – Ian Hill. Blackwell Science, Third Edition.

- Exploration Geophysics of the shallow subsurface. H. Robert Burger. Prentice Hall, Inc. 1992.

- Introduction to Geophysical Prospecting. Milton B. Dobrin. International Student Edition. 1981.

- International Series in the Earth Sciences: Interppretation Theory in Applied Geophysics. F. S. Grant and G. F. West. McGraw-Hill Book Company. 1965.

(14)

14 MÉTODOS COMPUTACIONAIS APLICADOS À GEOFÍSICA

1- Solução numérica de sistemas lineares (métodos diretos) 1.1 Método de eliminação Gaussiana

1.2 Fatoração LU: condicionamento da matriz do sistema e estimativas de erro.

1.3 Decomposição SVD: Sistemas indeterminados, sobredeterminados e malcondicionados. 1.4 Aplicações na geofísica: inversão linear- gravimetria

2- Solução numérica de sistemas não lineares (métodos iterativos) 2.1 Equações não lineares: método de Newton e método da secante.

2.2 Método Newton para sistemas não lineares: estudo da convergência da solução e critérios de parada das iterações.

2.3 Aplicações na geofísica: inversão não linear- magnetometria 3- Interpolação e ajuste numérico

3.1 Método dos mínimos quadrados lineares: ajuste polinomial e de funções ortogonais. 3.2 Método dos mínimos quadrados não lineares: Método de Gauss-Newton e métodos com aproximações Quase-Newton.

3.3 Splines: interpolação por partes

3.4 Aplicações na geofísica: representação de dados geofísicos através de curvas de isovalores.

4- Solução numérica de equações diferenciais

4.1 Equações diferenciais ordinárias: método das diferenças finitas e de Runge-Kutta. 4.2 Equações diferenciais parciais: método explícito, implícito e método de Crank-Nicolson. 4.3 Aplicações na geofísica: Equação do calor – propagação de calor na crosta

Bibliografia:

- Cunha, C., 2003. Métodos Numéricos. Editora da UNICAMP.

- Golub,G.H. e Van Loan, C.F.,1989. Matrix Computations. John Hopkins University Press. - Morettin, P.A. e Toloi, C.M.C. , 2004. Análise de Séries Temporais. Editora Edgard Blucher LTDA.

(15)

15 - Press, W.H., Flannery, B.P., Teukolsky, S.A. e Vetterling, W.T., 1990. Numerical Recipes: the Art of Scientific Computing. Cambridge University Press.

- Ruggiero, M.A.G.e Lopes, V.L.R., 1996. Cálculo Numérico: aspectos teóricos e computacionais 2a. Edição. Editora Person-Makron Books.

MÉTODOS MATEMÁTICOS EM GEOFÍSICA

1- Séries. Vetores. Matrizes. Transformações lineares. Autovalores e autovetores. Método dos mínimos quadrados. Decomposição em valores singulares. Funções complexas. Funções analíticas. Séries de Laurent. Pólos e resíduos. Integrais impróprias.

2- Séries de Fourier. Transformada de Fourier. Espectros de potência de séries discretas. Correlação. Convolução. FFT. Método da máxima entropia. Janelas. Filtros recursivos.

3- Transformada de Laplace. Transformada de Fourier generalizada. Convolução. Equação do sismômetro.

4- Funções especiais. Polinômios ortogonais. Polinômios de Legendre, Hermite e Laguerre. Funções geratrizes. Funções esféricas. Harmônicos esféricos. Representação planetária do campo da gravidade e do campo geomagnético. Funções de Bessel. Função geratriz.

Bibliografia.-

- I. S. Sokolnikoff, R. M. Redheffer. Mc Graw-Hill Book Co., 1966. Mathematics of Physics and Modern Engineering.

- T. Rikitake, R. Sato, Y. Hagiwara. Reidl Publishing Co. 1987. Applied Mathematics for Earth Scientists.

- G. B. Arfken e H. J. Weber. 1995. Mathematical Methods for Physicists – 4th Edition. Academic Press.

- Officer, 1977. Introduction to Theoretical Geophysics.

Rio de Janeiro, 01 de Outubro de 2014. Observatório Nacional/MCTI

Divisão de Programas de Pós-Graduação (DPPG) Rua Gal. José Cristino 77

20921-400, São Cristóvão Rio de Janeiro, RJ - Brasil Fax: +55 (21) 2589 7463 E-mail: dppg@on.br

Referências

Documentos relacionados

Entrevista ao escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela), concedida a Felipe Paiva, para ser utilizada como fonte no trabalho de

SUPLENTE: Pedro Adriano Cruz Escola Secundária Gomes Teixeira,

Apresenta transição gradual ou clara para a camada sub-superficial (B) que tem de 40-50 cm de espessura, argilosa (argila a argila-arenosa) e um conteúdo variável de

Portanto, devido a esse desconhecimento, o objetivo desta fase do estudo é investigar o entendimento dos professores da educação básica atuantes em sala de aula

A PCG, por exemplo, é uma história de todos os reinos de España, buscando afirmar uma identidade em comum dos ibéricos, desejo acalentado não só por Afonso X, mas por seus

Metodologia de ensino e avaliação: Serão 15 encontros síncronos (por plataforma de web conferência) de até 2hs. A avaliação será baseada 1) na participação do/da estudante

Devido ao facto de ter recentemente perdido duas grandes amigas, que eram colaboradoras da revista e de ter escrito um texto sobre uma delas para este número da

1º Aplica-se este edital ao processo de seleção de discentes para o ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia da