• Nenhum resultado encontrado

COMO PERDER A VERGONHA DE FALAR INGLÊS? 50 DICAS PARA A CONVERSAÇÃO EM INGLÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMO PERDER A VERGONHA DE FALAR INGLÊS? 50 DICAS PARA A CONVERSAÇÃO EM INGLÊS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

COMO PERDER A VERGONHA DE FALAR INGLÊS?

50 DICAS PARA A CONVERSAÇÃO EM INGLÊS

Que o inglês é uma habilidade básica para a vida profissional, acadêmica e social de qualquer pessoa, a maioria das pessoas já sabem. Como também, que para se aprender de fato a língua inglesa é preciso treinar todas as quatro habilidades de proficiência do idioma, principalmente, a conversação, que é a habilidade que determina a fluência de uma pessoa na língua inglesa.

Na busca para melhorar a habilidade de conversação e atingir a fluência, grande parte dos estudantes de inglês se sentem envergonhados. Ou seja, a timidez e a vergonha podem ser uma grande barreira no seu processo de aprendizagem de língua inglesa.

Porém, isso é uma coisa normal. Pois todos os estudantes que estão começando a estudar inglês ficam com esse receio no começo dos estudos acerca da conversação e da pronúncia. Sendo assim, esse medo de passar vergonha ao falar inglês pode ser um grande obstáculo em nossa evolução e aprendizado.

Para você se livrar desse círculo vicioso de medo e vergonha de falar inglês, separamos uma série de dicas sobre como vencer a vergonha e o medo de falar inglês, além de outras super dicas para melhorar as suas habilidades de conversação e pronúncia e atingir a fluência no idioma de língua inglesa.

Confira!

(3)

A Vergonha e o Medo são as Maiores Barreiras Para a Conversação em Inglês

Por quê? Simples: porque criam problemas que não precisariam existir. Por exemplo, errar uma palavra ou uma estrutura gramatical, quando se está aprendendo, não é um problema. Mesmo falantes nativos acabam errando de vez em quando. E você também não fala o português corretamente o tempo todo, por isso, não se preocupe com isso.

Contudo, para se aproximar mais da fala correta do idioma de língua inglesa, a conversação é fundamental. Os seus erros na prática diária da conversação são o que vão eliminar os seus vícios de linguagem e enriquecer o seu vocabulário. Não se corrija enquanto fala! Não é possível se tornar fluente em inglês sem a conversação, ou seja, não é possível se tornar fluente sem errar.

50 Dicas Incríveis Para a Conversação em Inglês

Dito tudo isso, elaboramos 50 dicas para ajudá-lo na hora de conversar em inglês. Vale lembrar sempre que é importante praticar inglês constantemente para que você

atinja a fluência o mais rápido possível. Aproveite cada para perder o medo e a vergonha, bem como, melhorar sua prenuncia e conversão. Bons estudos!

(4)

1.Treine na frente do espelho

Conversação só funciona com outra pessoa. Mas, caso você tenha vergonha de falar em público, pode começar praticando com o espelho. Assim, você se acostuma em ver outra pessoa desde o começo e

ainda consegue ir corrigindo os seus erros.

2.Leia livros e artigos em inglês

Para uma boa conversação é necessário ter um bom vocabulário. E a leitura é fundamental

para isso, em qualquer idioma. Vale qualquer tipo de livros: os clássicos, os infantis, os técnicos... anote o que não entender e pesquise. Dicionários são muitos úteis nesses casos. Porém, não ache que você só conseguirá partir para a conversação depois de ler muito. Faça os dois em paralelo. Estude as duas coisas ao mesmo tempo.

3. Imite as falas dos filmes em inglês

Você pode começar com legendas em português, passar para legendas em inglês e, por fim, assistir sem legendas, para se ter uma experiência semelhante à de um nativo. Assista várias vezes para ganhar vocabulário.

Depois de assistir um trecho, tente imitar os diálogos, para se acostumar a falar como os atores e ir melhorando o seu sotaque e pronúncia.

(5)

4. Ouça podcasts

Essa é uma forma de estudar em qualquer lugar e a qualquer hora. Existem duas opções. Tanto os podcasts sobre o estudo da língua inglesa, quantos os em inglês, feitos por nativos, sobre assuntos diversos. Uma dica é o podcast do Cambly, que atende às duas categorias, pois ensina sobre o idioma, além de ter trechos falados em inglês.

5. Leia em voz alta

Um pouco depois de ler os livros, silenciosamente, tente-os ler em voz alta. Além de diminuir a vergonha, vai lhe ajudar a falar as palavras corretamente. Isso porque o inglês, muitas vezes, não se fala como se

escreve. E, muitos livros, especialmente os clássicos, foram escritos para serem lidos dessa forma. Especialmente, com plateia, ou seja, para serem encenados, como espetáculos. Boas opções são as peças de Shakespeare.

6. Converse com nativos

Através da internet, é possível conversar com pessoas do mundo todo, usando o inglês como intermediário. Dê preferência ao diálogo com nativos.

Eles, além de te corrigirem quando você fala errado, vão ter paciência com os seus deslizes. Se possível, prefira as conversações com vídeo para simular uma experiência real.

(6)

7. Aprenda pelo YouTube

A maior parte do conteúdo no YouTube está em inglês. Faça isso valer. Você pode começar com vídeos mais curtos e ir pausando e repetindo. Depois passe para conteúdos mais complexos. É legal começar com vídeos voltados ao aprendizado de inglês, como os do Cambly Channel, com aulas com tutores nativos.

8. Leia notícias online

Além dos livros, é importante consumir conteúdos mais imediatos. Apesar de a maioria das notícias ficar velha muito rápido, elas são importantes por apresentarem um vocabulário bastante atual. E a construção desse vocabulário vai impactar na sua conversação. Uma dica bem legal é seguir contas de jornais de fora no Instagram.

9. Se grave falando

Muitas vezes, só conseguimos prestar atenção no que falamos, quando ouvimos nossa voz gravada. Uma respiração errada, um erro ou vício de linguagem. Até o fato de gaguejar por nervosismo, são melhores notados nas gravações. E, dessa maneira, corrigidos mais facilmente.

10. Treine diálogos

Funciona em qualquer idioma. Os maiores palestrantes do mundo ensaiam suas falas várias vezes para evitar os famosos brancos. Faça igual. Pratique o que vai falar e tente antecipar as principais respostas. Veja como você vai falar com muito mais confiança.

(7)

11. Explique uma palavra

O que dizem sobre você, realmente, só saber um conteúdo, quando pode explicá-lo, é verdade. Quando se deparar com algo novo, pense na explicação da palavra, em inglês. Assim, além de aprender uma tradução, você vai contextualiza-la. Dessa maneira, ela surgirá mais naturalmente em uma conversa.

12. Preste atenção à gramática

Embora, se possa travar um diálogo informal sem uma gramática perfeita, ela ajuda muito em conversas de maior importância. E esse conhecimento faz as ideias se construírem mais facilmente, depois de um certo treino. Para te ajudar, você pode baixar o aplicativo e a extensão do

Grammarly, que é gratuito.

13. Estude com outra pessoa

Nunca perca uma oportunidade de praticar. Se você tem um amigo que também está aprendendo inglês, estudem juntos. Se ele já sabe, também vai agradecer a oportunidade. A conversação nunca pode ser dada como aprendida. Está sempre evoluindo. Precisa sempre ser praticada. É melhor ainda, se for com nativos.

(8)

14. Ouça músicas

Músicas são fundamentais em qualquer idioma. Não existe uma cultura que não tem alguma manifestação do tipo. Assim, é legal ouvir músicas em inglês e acompanhar a letra. Depois, solte-se e comece a cantar junto. Se você encontrar a versão instrumental, pode cantar com a letra em mãos para se testar. E, quem sabe, encarar um karaokê no futuro?

15. Troque o idioma

Altere o idioma do seu celular ou computador.

Assim, você criará um ambiente de imersão maior, inserindo o inglês em sua vida.

Quando menos perceber, vai estar falando.

E estará aprendendo sempre que interagir com o aparelho.

16. Tenha aulas particulares

Esses tipos de aulas são ajustadas de acordo com o seu ritmo. Dê preferência a professores nativos. O Cambly, por exemplo, oferece aulas online com professores nativos, ajustados aos seus horários e objetivos. Vale a pena conferir.

(9)

17. Troque áudios

Quando estiver conversando com nativos, via Whatsapp ou outro meio, procure enviar áudios. E peça para os outros enviarem também. Assim, você se acostuma com as conversas, sem a pressão do cara a cara.

18. Treine sua pronúncia

Procure ferramentas para praticar a pronúncia em inglês. Muitas palavras se escrevem de forma diferente. Uma dica é o Youglish, que usa vídeos do YouTube para ensinar o jeito certo de falar, exibindo as legendas na tela.

19. Descreva seu dia em inglês

Dessa maneira, você vai treinando pensar em inglês. Isso vai deixar seu raciocínio mais rápido na hora de conversar.

20. Use um dicionário

Não tenha vergonha de consultar um dicionário de inglês. Eles, além do vocabulário, melhoram sua pronúncia. Além de consultar a palavra que você está procurando, veja as palavras em volta, para potencializar a consulta.

21. Viaje para países de língua inglesa

Nada melhor que um ambiente de imersão total para aprender o inglês. Se você tem tempo e dinheiro suficiente, comece a planejar a sua viagem internacional. E as opções são muitas: EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália, África do Sul…

(10)

22. Foque em dominar o vocabulário básico Assim, você conseguirá usar esse vocabulário em diversas situações. Ele é ótimo para iniciar conversas. A partir daí, você consegue, mesmo que com ajuda do seu interlocutor, prosseguir sem maiores problemas.

23. Esmiuce as palavras

Muitas palavras possuem mais de um significado. E, conhecendo-os melhor, você conseguirá encontrar novas formas de se comunicar. Dessa forma, nunca ficará sem o que dizer.

24. Se atente a gírias e expressões populares

Quando estiver em uma conversa informal, essas expressões aparecerão facilmente. Fique a tento e pergunte. Saiba o que quer dizer o que acabou de ser dito. Se possível, tente descobrir a origem.

25. Baixe um dicionário no celular

Além do dicionário físico, um aplicativo pode lhe ajudar bastante. Ele pode ser consultado em qualquer lugar e oferece muito mais verbetes que a versão impressa não possui.

(11)

26. Tente reduzir seu sotaque

Quando estiver praticando, tente soar mais como um falante nativo. Preste atenção às consoantes mudas. Nós temos dificuldade nessa parte, geralmente, acrescentando um i no final. Reduza o máximo que puder.

27. Tente imitar um nativo

Se você não tem muita experiência, imite quem tem. Um nativo vai apresentar, além de um conhecimento grande da língua, certas maneiras de falar únicas. Preste atenção e copie. Isso vai ajudar até que você tenha confiança para encontrar o seu próprio jeito de falar inglês.

28. Encontre com falantes

Essa dica vale para quem mora em cidades grandes. Provavelmente, ela deve ter vários estrangeiros falantes de inglês. Vá para onde eles estão e tente puxar assunto. Muitos ficam felizes em ajudar outra pessoa a aprender.

29. Mude sua entonação

Uma mesma frase pode ser dita de várias formas diferentes. Pratique mudar a entonação da sua voz para fixar a frase e encontrar a maneira mais correta de falar.

30. Leia poesia

Em voz alta. Além das músicas, essa é outra forma de você ganhar ritmo nas conversações. E a poesia ainda vai ampliar o seu vocabulário. Existe muito material online. Desde clássicos à poesia contemporânea.

(12)

31. Construa novas frases

Além das frases feitas que você aprende, tente construir novas. Acrescente novas palavras e ideias e deixe-as mais complexas. Ou reduza-as, para deixá-las mais simples. Tudo para expressar melhor as suas ideias.

32. Foque em passar a mensagem

Mesmo que você erre ao falar, o importante é passar a mensagem. Lógico que é importante ter um inglês o mais perfeito possível. Mas, em uma conversação em inglês informal, o principal é a mensagem.

33. Pratique todo dia

Mesmo que suas aulas não sejam todo dia, dedique, ao menos, 15 minutos por dia para praticar a sua pronúncia e a sua conversação em inglês.

34. Anote tudo

Existem muitas ferramentas disponíveis para lhe ajudar a estudar. Desde aplicativos de notas até o bom e velho bloco de papel. O importante é não confiar só na memória. Quando escrevemos nos lembramos melhor.

35. Converse todo dia

Encontre alguém disposto a praticar a conversação em inglês com você diariamente. Dê preferência a nativos.

36. Comece simples

Não tenha vergonha de usar frases simples no início. Elas são a base para construir as mais complexas.

(13)

37.Pratique diferentes sotaques

Isso porque o inglês não é falado da mesma forma n o m u n d o t o d o . P ro c u re p a rc e i ro s d e conversação de diversos lugares do mundo. Ou

ouça músicas de várias partes, ao menos.

38.Tenha paciência

Ninguém fica fluente da noite para o dia. Então, não tente. Não crie metas impossíveis de se alcançar em pouco tempo. Respeite o seu ritmo e você alcançará a fluência mais rápido do que imagina.

39. Comece o mais rápido que puder

Não existe hora ou idade certa para aprender inglês. E, como a prática é fundamental, o ideal é que se comece o quanto antes para que se aprenda mais.

40. Mas não se desanime, caso tenha demorado

Também nunca é tarde para se aprender inglês. Por ser uma língua fácil, ela pode ser aprendida em períodos bastante curtos de tempo. Logo, se você é um pouco mais velho, pode sempre aprender inglês.

41. Expanda seu conhecimento

É importante adquirir conhecimento em diversas áreas do inglês. Assim, os conhecimentos mais antigos serão reforçados pelos novos.

(14)

42. Mas foque em suas prioridades

Você, provavelmente, tem um objetivo para aprender inglês. Dê prioridade a ele e, a partir daí, direcione os seus estudos. Depois de alcançá-lo, você poderá expandi-lo com mais confiança.

43. Tenha metas

O quanto você quer melhorar e em quanto tempo? Trace metas. Mas lembre-se que elas sejam alcançáveis. Se desafie, mas não seja irracional.

Metas muito difíceis podem trazer frustração.

44. Ouça antes de falar

Muitas vezes, vamos ter que aprender ouvindo outras pessoas. Assim, descobrimos, outras palavras, expressões e formas de falar.

45. Escolha um assunto que te interessa

Aprenda sobre ele. Domine-o. Aprendendo dobre um tópico por vez, você progredirá mais rápido. Os tutores nativos do Cambly, por exemplo, podem ser pesquisados por áreas de interesse, se você preferir.

46. Veja como as frases são estruturadas

O básico de gramática vai lhe fornecer uma bagagem para se engajar em uma conversação. Conforme os seus conhecimentos se aprimoram, suas frases ficam mais complexas e bem estruturadas.

(15)

Como vimos, devemos diminuir nosso sotaque.

Mas não devemos tentar perdê-lo. Primeiro, porque é impossível, todos têm sotaque. Segundo porque é parte da nossa identidade. Se sotaque fosse tão

ruim, não haveriam tantos sotaques nativos em inglês. O importante é que o seu não seja tão carregado a ponto de não ser entendido. E lembre-se: o sotaque só mostra que vc fala mais de uma língua, coisa que muitos falantes nativos não sabem.

48. Perca o medo de errar

Errar é normal. É assim que se aprende. Por isso, não tenha medo de falar errado. Nem mesmo nativos nasceram aprendendo a falar corretamente.

Quanto mais você treinar, melhor o seu inglês ficará. E, para isso, você precisa errar bastante.

49. Não perca a oportunidade de praticar

A única forma de perder a vergonha e começar a falar inglês é praticando.

Esse treino constante (de preferência, várias vezes na semana) é a chave para que você alcance a fluência rapidamente.

50. Use o aplicativo do Cambly

O aplicativo do Cambly dá acesso a todos os recursos que já citamos. O principal são as aulas online com tutores nativos, de várias partes do mundo. Eles podem ser escolhidos com base nos seus objetivos e suas preferências. É um ambiente de imersão que cabe no seu bolso e na sua agenda, visto que as aulas podem ocorrer onde e quando você quiser.

Referências

Documentos relacionados

Para isso foi elaborado quadro onde consta cada fase do procedimento de hemodiálise mostrando o passo-a-passo deste quando se utiliza o dialisador com reúso, e a comparando com

Atentar para as definições existentes no Glossário, e que os processos e procedimentos podem ou não se referir a uma política corporativa, mas devem sempre se referir de forma direta

Por fim, os quatro modelos apresentados para o átomo evidenciam a complexidade de se entender a natureza em escala atômica, o trabalho colaborativo de inúmeros cientistas, os

Os elementos esperados para a realização dessa intencionalidade foram, obtidos a partir da modificação no espaço e exercício dessa forma de autoridade, possibilitando

escolas de inglês tradicionais não são mais para você, estou errado.. Mas sem dúvida existem hábitos que te ajudam a falar inglês corporativo

3.7 Painel elétrico dotado de o PLC que controla a unidade, partida direta, em cofre de aço, porta frontal, equipado com contatores, relés, indicadores

Variação da Venda de Produtos de Dermocosmética por categoria Semana 16 de 2020 vs Semana 16 de 2019 Volume de vendas semanais (unidades). A categoria de Dermocosmética

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Com palestra sobre os trabalhos desenvolvidos