• Nenhum resultado encontrado

Planejamento Estratégico Apresentação das Etapas Seminário de Planejamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planejamento Estratégico Apresentação das Etapas Seminário de Planejamento"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Planejamento Estratégico

2014-2018

Apresentação das Etapas

Seminário de Planejamento

(2)

COMISSÃO CENTRAL DO PDI

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Presidente da Comissão Central

Andrei Zwetsch Cavalheiro

Secretária Executiva do PDI

Crislaine Gruber

Pró-Reitora de Administração

Elisa Flemming Luz

Pró-Reitora de Ensino

Daniela de Carvalho Carrelas

Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas

Golberi de Salvador Ferreira

Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Mário de Noronha Neto

Diretora de Gestão do Conhecimento

Silvana Ferreira Pinheiro e Silva

Representante do SINASEFE

Marcos Aurélio Neves

Representante do SINASEFE

Daniel Augustin Pereira

Representante do Colégio de Dirigentes

Marlon Vito Fontanive

Representante do Colégio de Dirigentes

Maurício Martins Taques

COMISSÃO OPERACIONAL DO PDI

Crislaine Gruber

Raquel Lílian Barbi de Cerqueira Alisson Luiz Lessak

Ana Carolina Vieira Rodriguez Bruno Cavalheiro Bertagnolli

Cristiele Aparecida Petri Deizi Paula Giusti Consoni

(3)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...4

METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ...5

ELABORAÇÃO DA MISSÃO E DA VISÃO ...8

MISSÃO...8

VISÃO...8

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL...9

PRIMEIRA REUNIÃO DE GESTÃO AMPLIADA ...10

PERSPECTIVAS...11

ALUNOS E SOCIEDADE...11

RESPONSABILIDADE ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA ...11

PROCESSOS...11 PESSOAS E CONHECIMENTO...11 TEMAS ESTRATÉGICOS...12 INCLUSÃO SOCIAL...12 INSERÇÃO PROFISSIONAL...13 PESQUISA E INOVAÇÃO...13 INTERVENÇÃO POLÍTICO-SOCIAL ...13

IDENTIDADE E IMAGEM INSTITUCIONAL...14

SISTEMATIZAÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS...16

REUNIÃO COM OS GRUPOS ESTRATÉGICOS – PRIMEIRA RODADA...17

SEGUNDA REUNIÃO DE GESTÃO AMPLIADA...18

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS...19

REUNIÕES COM OS GRUPOS ESTRATÉGICOS – SEGUNDA RODADA...21

(4)

INTRODUÇÃO

Nossa instituição, bem como toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, está passando por um período de grande mudança no cenário organizacional. Se por um lado ampliam-se as conquistas no campo educacional e social, por outro lado a nova estrutura multi câmpus do IFSC e as metas estabelecidas para a Rede requerem mecanismos de gestão que garantam o fortalecimento do caráter sistêmico do Instituto e a consolidação da identidade institucional.

O avanço será possível com a autonomia dos câmpus a partir do estabelecimento de diretrizes institucionais, da adoção de critérios objetivos e transparentes para a definição de prioridades e do desenvolvimento do sentimento de pertencimento institucional.

Nesse contexto, o planejamento estratégico assume um papel fundamental como ferramenta de gestão.

Para o Planejamento Estratégico 2014-2018, o IFSC adotou o conceito de Diretrizes Estratégicas, que implica a disseminação da estratégia e metas da organização por toda a instituição. Na metodologia adotada, a instituição tem claramente definidas as suas estratégias e metas, possibilitando acompanhar seu desempenho por meio de indicadores.

Este documento tem como propósito apresentar as principais etapas da metodologia adotada. Essas etapas estão apresentadas de acordo com sua ordem cronológica.

(5)

METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Tendo em vista que faz parte da elaboração do PDI um capítulo destinado ao Planejamento Estratégico, buscou-se uma metodologia de trabalho que desse continuidade ao que a instituição vinha fazendo. Essa metodologia está alinhada à estrutura do Plano Plurianual, do Relatório de Gestão e do Plano de Gestão da Reitora. Além disso, a linha metodológica de planejamento adotada vem sendo trabalhada desde 2009 no IFSC.

Após vários estudos, optou-se por utilizar uma metodologia que agrupa os objetivos estratégicos em perspectivas de valor, as quais funcionam como “pontos de vista” referentes às atividades estratégicas do IFSC. Essas perspectivas representam os fatores chaves para uma visão ampliada da Instituição. Em outras palavras, cada perspectiva compreende um conjunto de objetivos estratégicos que retratam o que a Instituição pretende alcançar mediante um olhar para cada ponto de interesse.

Objetivos estratégicos são um grupo de atividades relacionadas às perspectivas de valor e imprescindíveis para o cumprimento da missão e alcance da visão.

Os objetivos estratégicos devem ser inseridos em um mapa estratégico, uma representação gráfica que descreve o conjunto de hipóteses de relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos que levam ao cumprimento da missão e alcance da visão. A figura abaixo apresenta uma representação de mapa estratégico.

(6)

Para cada objetivo estratégico devem ser elaborados indicadores e, para cada indicador, uma meta. Indicadores são uma definição de medida de desempenho estabelecida para obter uma maneira de avaliar em que medida uma atividade está ocorrendo ou produzindo os resultados esperados. Os indicadores possuem sempre unidades de medida associadas, a exemplo de quantidade, percentual, dias, entre outras.

Metas são pontos ou objetivos a serem atingidos em determinada medida e prazo. Metas

quantificam e definem um prazo.

Após a definição dos objetivos estratégicos e a elaboração dos indicadores e metas, devem ser elaboradas as iniciativas estratégicas. Estas são as estratégias para atingir os objetivos e as metas definidas, ou seja, definem as prioridades nas quais as ações devem se pautar.

Figura 2 – Metodologia do Planejamento Estratégico

Após a definição da metodologia, elaborou-se o fluxograma de trabalho, que pode ser visualizado na figura 3. As etapas do fluxograma serão detalhadas posteriormente.

A seguir, é apresentada a etapa de elaboração das declarações de missão e visão institucional.

(7)
(8)

ELABORAÇÃO DA MISSÃO E DA VISÃO

A missão traduz o sistema de valores e a filosofia da instituição, ou seja, é uma declaração sobre o que o IFSC é, sobre a sua razão de ser. A missão define o que o IFSC é hoje, o seu propósito e como pretende atuar no seu cotidiano.

A visão corresponde às aspirações da instituição, mostrando a situação futura em que ela deseja estar. A visão deve ser capaz de esclarecer a qualquer interessado, seja ele de dentro ou de fora do IFSC, o horizonte ao qual se quer chegar.

No Documento Base da Assembleia Geral para Apreciação do PPI1 está relatada a

elaboração das declarações de Missão e Visão do IFSC.

Nessa assembleia, foram escolhidas as novas declarações de missão e visão da instituição. Após a assembleia, as declarações escolhidas pela comunidade passaram por uma revisão técnica, feita por professoras de língua portuguesa e por uma jornalista.

MISSÃO

Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação,

contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

VISÃO

Ser instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino,

pesquisa e extensão.

(9)

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

Após a definição da Missão e da Visão Institucional, foi necessário realizar o Diagnóstico Institucional, ou seja, analisar quais fatores ambientais influenciam no desenvolvimento das atividades institucionais.

Os fatores ambientais são identificados tanto no ambiente interno como no ambiente externo da instituição. No âmbito interno, são identificadas as forças e

fraquezas, enquanto no externo, as oportunidades e ameaças. As forças e fraquezas

são variáveis controláveis, ou seja, a instituição possui gerência sobre elas. As oportunidades e ameaças, por sua vez, são variáveis que a instituição não pode controlar e que surgem da própria dinâmica dos fatores sociais, políticos, econômicos, tecnológicos, legais, etc. O resultado dessa análise subsidia a formulação dos objetivos estratégicos, uma vez que o conhecimento das variáveis ambientais permite aos gestores direcionar seus esforços de modo a minimizar as suas fraquezas e ameaças e maximizar as forças e oportunidades.

Para realizar o diagnóstico institucional, o IFSC utilizou a ferramenta Matriz SWOT. Foi realizada uma visita técnica ao Instituto Federal do Ceará, que também utilizou essa ferramenta, de modo a subsidiar os trabalhos. Este nos forneceu o modelo de planilha utilizada por eles, que após algumas adaptações foi repassada aos câmpus do IFSC.

Para subsidiar o trabalho dos câmpus na elaboração do diagnóstico foi realizada uma capacitação no dia 20 de agosto com representantes das comissões locais do PDI. Na ocasião, foram apresentados conceitos sobre Planejamento Estratégico e sobre a elaboração da Matriz SWOT.

Cada câmpus foi orientado a encaminhar uma matriz com quarenta fatores ambientais: 10 forças, 10 fraquezas, 10 oportunidades e 10 ameaças. A metodologia de elaboração em cada câmpus ficou a critério da comissão local do PDI. Além de elencar os fatores, orientou-se conceituar o impacto de cada fator em relação à finalidade do IFSC como alto, médio ou baixo, e a classificar a atuação da Instituição frente ao fator em: Insuficiente, Suficiente, Plena e Excelente. Além disso, para cada fator devia-se inserir um breve comentário das razões para classificá-lo como força, fraqueza, oportunidade ou ameaça.

Recebidas as matrizes dos câmpus, elas foram sistematizadas de modo a subsidiar a elaboração dos objetivos estratégicos institucionais.

(10)

PRIMEIRA REUNIÃO DE GESTÃO AMPLIADA

No dia 18 de setembro foi realizada a Primeira Reunião de Gestão Ampliada. O objetivo dessa reunião foi definir as perspectivas e os temas estratégicos aos quais os objetivos são vinculados. Participaram da reunião os Pró-reitores, os Diretores Sistêmicos e a equipe do Gabinete da Reitoria. Além disso, a Comissão Temática Planejamento Estratégico2 acompanhou essa reunião e todo o restante do processo.

No final da Reunião foram definidas quatro perspectivas: Alunos e Sociedade; Responsabilidade Orçamentária e Financeira; Processos; e, Pessoas e Conhecimento. Foram elencados os seguintes temas estratégicos: Identidade e Imagem Institucional; Pesquisa e Inovação; Inserção profissional; Intervenção político-social; e, Inclusão social. As definições das perspectivas e dos temas estratégicos são apresentadas a seguir.

Cabe salientar que, para subsidiar a reunião, a equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional fez um estudo acerca do Planejamento Estratégico de diversas instituições.

(11)

PERSPECTIVAS

Alunos e Sociedade

Preocupa-se em medir o quanto as escolhas estratégicas executadas pela instituição estão contribuindo para satisfazer e beneficiar os alunos e a sociedade. Os objetivos estratégicos que constituem esta perspectiva devem ser capazes de responder às seguintes perguntas: Para realizar nossa missão e alcançar nossa visão, como devemos ser percebidos pelos nossos alunos e pela sociedade? Para realizar nossa missão, quais benefícios devem ser gerados para alunos e sociedade?

Responsabilidade Orçamentária e Financeira

Aborda os objetivos estratégicos voltados à criação do maior benefício possível para a sociedade e para os alunos com os recursos financeiros disponíveis. Os objetivos estratégicos que constituem esta perspectiva devem ser capazes de responder à seguinte pergunta: Como gerir os recursos públicos investidos na instituição para garantir eficiência e eficácia na realização da nossa missão?

Processos

Nessa perspectiva são identificados os processos críticos que impactam diretamente na realização dos objetivos das perspectivas mencionadas. Nos processos são estabelecidos objetivos voltados à melhoria dos processos existentes e à implantação de processos inovadores, nos quais a instituição deve atingir a excelência para alcançar seus objetivos. Os objetivos estratégicos que constituem esta perspectiva devem ser capazes de responder às seguintes perguntas: Para cumprir nossa missão, em quais processos devemos ser excelentes? No que devemos melhorar ou inovar para alcançar a nossa visão?

Pessoas e Conhecimento

Representa as bases que a instituição deve desenvolver para gerar crescimento e melhoria a longo prazo. Abrange quatro categorias principais: capacidade dos servidores; capacidade dos sistemas de informação; clima organizacional; e, procedimentos organizacionais. Os objetivos estratégicos que constituem esta perspectiva devem ser capazes de responder à seguinte pergunta: Como proveremos a nossa capacidade de fazer, aprender, melhorar e inovar?

(12)

TEMAS ESTRATÉGICOS

Inclusão social

O IFSC assume a função social de inclusão atuando em diversas dimensões: escolarização, inserção laboral, resgate de direitos, inserção nas práticas sociais, avanço científico e tecnológico, inserção de práticas culturais e esportivas. Trabalha-se com a perspectiva da inclusão visando atender aos diferentes públicos estratégicos, proporcionando-lhes educação formal de qualidade, disponibilizando oportunidades educacionais, culturais e de extensão. Programas de inclusão são fundamentais para a acolhida de novos alunos, seja para o resgate social que promove aos que deles participam, como para a possibilidade de elevação da escolaridade e formação para o trabalho. A realidade de cada sujeito e a pluralidade do coletivo devem ser consideradas. Este tema envolve a oferta diversificada de cursos, permitindo o ingresso de diferentes públicos, ampliação das formas de acesso e acolhimento dos discentes. Os PPCs devem ser elaborados também com base no perfil do ingressante, considerando a diversidade, as diferenças sociais, linguísticas e culturais dos alunos. Nesse contexto, o processo de ingresso deve ser reestruturado a partir de uma perspectiva inclusiva, de modo que atraia potenciais alunos e identifique os perfis de quem ingressa e as peculiaridades e demandas regionais. Deve-se capacitar os servidores e criar estratégias com o objetivo de preparar os públicos para acessarem os cursos da instituição. As ações inclusivas devem facilitar, além dos processos de acesso, a permanência e o êxito dos discentes. Democratizar o acesso à instituição não tem garantido o sucesso do processo educativo dos discentes. Para isso, estratégias de acompanhamento do discente são essenciais. A instituição vem fortalecendo a implantação de equipes interdisciplinares nos câmpus, com o objetivo de articular o trabalho de servidores em prol de melhores taxas de permanência e êxito dos discentes. Através de ações conjuntas, será possível aprimorar o processo de criação dos cursos, metodologias de ensino e acompanhamento acadêmico, contemplando o atendimento às diferentes formas de aprender. Além disso, tem-se o programa de assistência estudantil, que concede apoio financeiro para discentes em situação de vulnerabilidade social.

(13)

Inserção profissional

Deve-se identificar, regulamentar e fortalecer as ações institucionais para a inserção socioprofissional do aluno e do egresso. Além de buscar articulação e parcerias com empresas para a oferta de estágios e aumento da empregabilidade, existem muitas possibilidades de criação de alternativas laborais com o apoio do IFSC, tais como o estímulo à criação de cooperativas, incubadoras sociais e a formação de grupos de trabalhadores para o fortalecimento de suas atividades. Além disso, o estímulo ao empreendedorismo, que está dentre as finalidades do instituto, apresenta-se como uma dessas possibilidades. Este tema visa possibilitar a contínua troca de informações e conhecimento com o mundo do trabalho, conduzindo o aluno para a continuidade de sua formação nos diferentes níveis de ensino. A instituição deve criar estratégias de acompanhamento dos egressos para monitorar a inserção profissional de seus alunos.

Pesquisa e Inovação

A pesquisa permeia toda a instituição e influencia diretamente na qualidade do ensino, na formação integral do aluno, na qualificação dos professores, nos processos internos de gestão, no desenvolvimento de soluções aplicadas ao meio produtivo e à sociedade. Para nos tornamos uma instituição de excelência, devemos atentar para a necessidade de desenvolver pesquisa em todos os eixos de atuação, de forma continuada e constante. O conhecimento transforma a sociedade na medida em que a pesquisa se volta para o atendimento das demandas da sociedade. A instituição deve promover a inovação para atingir a sociedade. Esse processo constitui-se como norte para a pesquisa aplicada às demandas da sociedade. Além disso, é preciso fomentar a transferência de conhecimento e tecnologia por meio do desenvolvimento de atividades de extensão.

Intervenção político-social

A educação profissional, científica e tecnológica deve atuar no âmbito social, tornando-se um mecanismo para favorecer a inclusão e a democratização dos bens sociais. O IFSC é uma instituição social e educacional, comprometida com a educação científica e profissional de jovens e adultos, numa perspectiva emancipadora e cidadã, sendo democrática quanto à gestão, pública quanto à destinação de recursos e ao funcionamento, e inclusiva quanto a sua ação educativa. Deve primar pela interação dos servidores do IFSC, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com a comunidade, para saber quais suas necessidades de ordem cultural, esportiva, tecnológica, social,

(14)

educacional, política e econômica dando prioridade para projetos e ações que resgatem públicos socialmente vulneráveis. O IFSC deve estar inserido na realidade de cada um de seus câmpus, oferecendo educação profissional, científica e tecnológica nacionalmente, mas com um olhar especial à comunidade na qual se insere. Deve atuar em consonância com os arranjos produtivos, grupos sociais e manifestações culturais locais. Deve buscar o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas com o objetivo de ampliar as possibilidades de geração de emprego e renda. Os alunos devem ser formados cidadãos participativos e corresponsáveis nos processos de transformação da sociedade. O IFSC deve ampliar os programas que valorizem a participação cidadã e as políticas em diferentes instâncias da sociedade. Ainda, precisa contribuir nas transformações sociais, econômicas e políticas, ampliando as possibilidades de acesso à educação e ao conhecimento. Uma importante política deste instituto é a articulação com a Rede Federal, contribuindo para o desenvolvimento do país, solidarizando-se com as demandas das demais instituições, compartilhando soluções e aprimorando a interinstitucionalidade em direção a uma política nacional de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, premente para o desenvolvimento do Brasil.

Identidade e imagem institucional

Identidade institucional (KUNSCH, 2003; TORQUATO, 1985) está relacionada ao que a organização efetivamente é, faz e diz: sua estrutura, seu histórico, seu patrimônio, as atividades que desenvolve, os serviços e produtos que oferece. Já a imagem (KUNSCH, 2003; TORQUATO, 1985) está relacionada ao que se passa no imaginário dos seus públicos, como eles percebem o comportamento da organização. É a maneira como o público entende o que a instituição está transmitindo. Para Kunsch (2003, p.174), “a construção de uma imagem positiva e de uma identidade corporativa forte passa por uma coerência entre o comportamento institucional e a sua comunicação integrada, por meio de ações convergentes da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa”. Assim, o papel do IFSC como instituição de educação profissional e tecnológica pressupõe um conjunto de objetivos que o destaca das outras instituições educativas e o identifica como instituição peculiar, não apenas pela oferta, mas pela referência que deve ser às demais instituições educativas e instituições sociais. Para isso, o IFSC deve trabalhar a imagem e reputação diante de todos os públicos estratégicos de

(15)

forma a atrair os públicos demandados, com o fortalecimento das ações de relações externas, a internacionalização do IFSC, ampliando as oportunidades de mobilidade acadêmica, a harmonização dos currículos como forma de reforçar a identidade institucional, a publicação de revistas e livros e de materiais exclusivos produzidos pelos nossos servidores e alunos. Deve ainda primar pelo reconhecimento dentro da academia com produção científica sobre EPCT baseada na nossa realidade, no que sabemos fazer.

(16)

SISTEMATIZAÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS

Após a definição dos temas estratégicos foi realizada a sistematização das matrizes SWOT recebidas dos câmpus. Na sistematização foram relacionados os fatores com os temas e com as perspectivas estratégicas definidas na reunião de gestão. Cada grupo recebeu como subsídio ao seu trabalho quatro matrizes. Cada matriz relacionava-se com o tema e com a perspectiva estratégica. Os diagnósticos relacionava-serviram como subsídio para elaboração dos objetivos estratégicos.

(17)

REUNIÃO COM OS GRUPOS ESTRATÉGICOS – PRIMEIRA

RODADA

Entre os dias 28 de setembro e 04 de outubro foram realizadas reuniões com os grupos dos temas estratégicos. O objetivo das reuniões foi formular objetivos estratégicos relacionados aos temas para cada perspectiva estratégica.

Após a realização das reuniões com os grupos temáticos, a equipe da PRODIN realizou a sistematização dos objetivos estratégicos levantados nas reuniões. A análise técnica agrupou objetivos semelhantes, reescreveu os objetivos e elaborou um mapa estratégico a ser apresentado na Segunda Reunião de Gestão Ampliada.

(18)

SEGUNDA REUNIÃO DE GESTÃO AMPLIADA

A Segunda Reunião de Gestão Ampliada aconteceu no dia 11 de setembro, no Auditório da Reitoria. Participaram da reunião Pró-Reitores, Diretores Sistêmicos, Chefes de Departamento e Coordenadores Sistêmicos.

Na reunião foi apresentado o mapa estratégico resultante da sistematização realizada pela equipe da PRODIN.

Após algumas discussões foram feitas pequenas alterações e foi finalizada a lista dos objetivos estratégicos. Após a conclusão do trabalho referente aos objetivos estratégicos iniciou-se o trabalho de sistematização dos indicadores para os objetivos estratégicos.

(19)

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Alunos e Sociedade

1- Atender os potenciais alunos, considerando seus diferentes perfis e o contexto social e econômico da sua região de abrangência.

2- Gerar, difundir e transferir conhecimento e tecnologia de acordo com as demandas da sociedade.

3- Promover o reconhecimento da formação profissional como estratégia de mobilidade social.

4- Ter agilidade e efetividade no atendimento às demandas dos alunos e da sociedade. 5- Fortalecer a inserção profissional do aluno e do egresso.

6- Consolidar a imagem do IFSC como uma instituição multicâmpus com identidade única, pública, gratuita e de qualidade, integrada à Rede Federal EPCT.

12- Proporcionar formação ampla e qualificada aos alunos.

Responsabilidade Orçamentária e Financeira

7- Aumentar a captação de recursos extraorçamentários. 8- Melhorar a qualidade do gasto público.

9- Subsidiar as ofertas de maior retorno social.

Processos

10- Fortalecer a internacionalização do IFSC.

11- Qualificar a comunicação com os públicos estratégicos. 13- Ampliar e qualificar a relação/intervenção na sociedade. 14- Desenvolver programa de acompanhamento dos egressos.

15- Reestruturar a oferta de cursos para adequar seus currículos ao perfil do egresso e sua oferta a demanda.

16- Elaborar PPCs fundamentados na indissociabilidade entre EPE. 17- Usar tecnologias educacionais atualizadas.

18- Aprimorar o processo de ingresso.

19- Aprimorar o processo de acompanhamento pedagógico dos alunos. 20- Garantir o atendimento às Pessoas com deficiência.

(20)

22- Consolidar a governança institucional e a gestão em rede.

23- Garantir infraestrutura física e tecnológica moderna e adequada as ofertas. 24- Gerenciar recursos financeiros com agilidade e efetividade.

Pessoas e Conhecimento

25- Favorecer o compartilhamento do conhecimento e a cooperação entre servidores e áreas.

26- Aperfeiçoar o fluxo de informação.

27- Garantir dados, informações e conhecimento para a tomada de decisões e desenvolvimento da rotina.

28- Promover a qualidade de vida no trabalho.

29- Desenvolver e captar competências necessárias a execução da estratégia. 30- Desenvolver cultura organizacional orientada à estratégia da instituição.

(21)

REUNIÕES COM OS GRUPOS ESTRATÉGICOS – SEGUNDA

RODADA

Após a definição dos objetivos estratégicos na Segunda Reunião de Gestão Ampliada, iniciou-se uma nova rodada de reuniões com os grupos estratégicos para definição dos indicadores e metas. Essas reuniões aconteceram entre os dias 15 e 21 de outubro. Os grupos passaram a ter as seguintes designações: Alunos e sociedade; Ensino, Pesquisa e Extensão; Gestão e Responsabilidade Orçamentária e Financeira; Gestão do Conhecimento; e, Gestão de Pessoas.

(22)

SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Chegamos ao Seminário de Planejamento Estratégico, com representantes de todos os câmpus reunidos para validar os objetivos estratégicos e indicadores definidos, bem como propor outros indicadores, metas e iniciativas.

Esse evento de dois dias representa uma das mais importantes etapas de todo esse processo. Contamos com a colaboração e o fôlego de cada participante para refinar ainda mais a elaboração do Planejamento Estratégico do IFSC e continuar a escrever esta história.

Referências

Documentos relacionados

O parecer dos auditores independentes para o exercício findo em 31 de dezembro de 2014 foi emitido sem ressalvas, porém com ênfase relativa ao passivo a descoberto de R$882 mil

Caberá ao tutor presencial de estágio acompanhar as disciplinas de Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, ter conhecimento do trabalho da docência em Língua

Fórmulas de quadratura têm sido amplamente estudadas e são de grande importância matemática e de grande aplicabilidade em outras áreas do conhecimento, principalmente nas Ciências

extrusão (incluindo um alimentador de material rígido) → Die cabeça e rede de alta velocidade troca de sistema de água → anel pelotização máquina → desidratação

Neste artigo, pretende-se levantar alguns aspectos que caracterizam essa embalagem dos discos de rock 3 a partir de três níveis de sua compreensão, a saber, a capa como

Os professores orientaram os pais a organizar um espaço adequado dentro de casa para o de­ senvolvimento das tarefas e disponibilizaram­se a atender os estudantes e seus

UNIDADE 2 – ETAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Administração Pública: Declaração

Considerando que os nodos de uma árvore XML podem ser atômicos (possuem valores únicos como pequenas seqüências de caracteres, datas, números, etc.) ou complexos