• Nenhum resultado encontrado

ajuste com base em suas conclusões.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ajuste com base em suas conclusões."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O futurO dOs caixas eletrônicOs e as agências bancárias

digitais

leia na página 6

www.netjen.com.br

Ano XIX – Nº 4.479 Quinta-feira, 04 de novembro de 2022

Para informações sobre o

faça a leitura do Qr code com seu celular

MercadO financeirO

Em um mundo altamente conectado, as mídias sociais têm papel fundamental. Para o bem ou para o mal. A diferença está no uso das ferramentas com inteligência e critério. E também na escolha da melhor opção de rede social para os interesses envolvidos. Neste ambiente de redes sociais, uma alternativa bem interessante é o LinkedIn, a maior rede social para negócios do mundo. Diferente do que muitos acreditam, ele não serve apenas para a busca de emprego e divulgação de currículos.

como utilizar os recursos do linkedin em suas estratégias digitais

Criada por volta da década de 1960 nos Estados Unidos, a Black Friday chegou no Brasil em 2010. Passada uma década, ela já é con- siderada uma das mais importantes datas para o varejo local. A data encontrou grande aderência no mercado nacional graças ao interesse do brasileiro em promoções e descontos; contudo, se destacar da concorrência e fornecer uma boa experiência aos clientes, mesmo com a explosão na demanda, pode ser um desafio para os varejistas.

A edição de 2020 foi uma das maiores já registradas no país, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, com vendas ultrapassando R$ 5,1 bilhões, segundo levantamento feito pela Neotrust.

três dicas para preparar um negócio para a black friday

O Brasil tem cerca de 19,7 milhões de empresas ativas atualmente, e mais de 200 mil novos negócios são abertos todo mês no país. As informações são do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Diante das consequências da pandemia, a necessidade de se reinventar e buscar novas atividades têm ainda mais relevância, mas a falta de recursos pode ser um dilema para o brasileiro.

ideias de negócios para quem quer empreender com pouco dinheiro

fatido_CANVA

negócios em Pauta

Mini cooper s e é destaque no iluminario

Um show de luzes que promete agitar o Centro da Cidade Mara- vilhosa. É dessa forma que o MINI Cooper S E fará um preview do IluminaRio 2021, um festival a céu aberto de artes feitas de luzes que acontecerá na Praça Mauá. O primeiro modelo 100% elétrico da marca, além de ser a estrela principal desta prévia, também fará parte da exposição. O IluminaRio 2021 vai até o próximo dia 14, com expectativa de impactar pelo menos um milhão de pessoas.

Com projeções, esculturas e outras linguagens artísticas feitas de luz e assinadas por artistas renomados, marca a retomada do setor de eventos, de cultura e arte do Rio de Janeiro. O veículo vem equipado com powertrain 100% elétrico, motor com capa- cidade para entregar 184 cv e 270 Nm de torque instantâneo, e bateria de íon-lítio de 32,6 kWh, que permite autonomia de 234 a 270 km e que pode ser carregada em uma tomada doméstica.

leia a coluna completa na página 3

Foto: bmw.com/divulgação

news@ti

evento aborda como inovação e tecnologia na contabilidade podem impulsionar o crescimento

@A Conta Azul, ERP em nuvem para micro e pequenas em- presas, promove, entre os dias 8 e 11 de novembro, a Conta Azul Con, conferência de contabilidade e tecnologia da fintech que será retomada e chega à sua terceira edição em 2021. O en- contro será online e terá 12 horas de conteúdos gratuitos que vão explicar os impactos positivos da tecnologia e da inovação para a contabilidade, além de mostrar como a evolução dessa área pode contribuir para o crescimento das pequenas empresas brasileiras.

Entre as novidades da terceira edição estão anúncios de novas funcionalidades da plataforma da Conta Azul e de uma nova par- ceria estratégica com as Soluções Domínio, da Thomson Reuters, que possibilitará uma experiência mais fluida para os contadores e escritórios contábeis de todo o país (https://contaazul.com/con).

leia a coluna completa na página 2

Peshkova_CANVA

antes vista como parte de um cenário futurístico, a inteligência Artificial está cada vez mais presente na sociedade e nas empresas.

Mas, além de grandes corporações, a IA também é capaz de auxiliar comércios, redes de lojas e e-commer- ces a agilizar o trabalho no dia a dia e maximizar seus lucros.

Pensando em simplificar rotinas e dar mais resultados aos comerciantes e empreendedores, a SysMap Solutions, passou a desenvolver soluções basea- das nesse tipo de tecnologia para suprir a necessidade de economizar tempo e aumentar o retorno dos investimentos no varejo.

"Simplificar tarefas, reduzir gastos e aumentar os lucros. É isso que um empreendimento busca nas soluções baseadas em IA. A possibilidade de dar a um sistema a responsabilidade de monitorar, estruturar e transmitir infor- mações detalhadas, já traz um ganho na velocidade das ações no dia a dia.

Quando podemos atribuir tarefas a uma solução, trazendo uma visão que um humano talvez não pudesse enxergar em meio a tantos dados, en- tendemos porque a IA é um meio de expandir os horizontes de um varejista", diz Anderson Paulucci, CDO da SysMap Solutions. Nesse sentido, veja três das soluções em que a IA pode ajudar o varejo a melhorar resultados:

1. - Análise de Sortimento - É uma solução que auxilia na formação de pre- ços. Baseada em Machine Learning, a IA

Soluções em Inteligência Artificial ajudam o varejo a melhorar resultados

blackdovfx_CANVA

analisa os padrões de vendas e é capaz de fazer previsões da quantidade necessária para se ter em estoque, auxiliando no controle do investimento em produtos.

Apontando tendências, a IA dá ao comerciante a possibilidade de se ade- quar ao que está por vir, atender a uma demanda que poderá aumentar em um determinado período e saber os princi- pais pontos para cada região, tornando o planejamento logístico mais ágil, abrindo espaço para uma margem de lucro maior.

2. - Flexibilidade de Preços - É uma prática extremamente útil para os lojistas. Ela analisa custos, preços de concorrentes para o mesmo produto, capacidade de estoque e vendas realiza- das para ajustar o valor de um artefato de acordo com a oferta e a demanda.

Através do grau de análise e inter- pretação da IA é possível até dizer em quais horários podemos aumentar o preço para um público de maior poder aquisitivo ou se é o momento de redu- zir o valor e aumentar as vendas. Nos dois casos, a própria solução realiza o

ajuste com base em suas conclusões.

3. - Personalização em tempo real - É outra solução importante para o va- rejo, capaz de melhorar as vendas. Com ela, um algoritmo estuda o público que acessa um site, analisa suas preferências e reorganiza os produtos a serem exi- bidos de acordo com o perfil de busca.

Para isso, são analisados itens como sexo, idade, compras realizadas, lo- calização e pesquisas recentes, com o objetivo de entregar ao consumidor uma experiência de compras personali- zada e com maior chance de conversão.

"Essas são apenas algumas das pos- sibilidades que a IA nos traz. A cada dia são desenvolvidas novas formas de utilizá-la e obter resultados mais satisfatórios. Deixamos de utilizá-la apenas para fornecer sugestões de busca e estamos integrando-a ao nosso cotidiano em algo tão antigo como o processo de compras, mas ainda sim com capacidade para revolucioná-lo", conclui Anderson. Fonte e outras informações: (www.sysmap.com.br).

Ética e integridade:

lições do caso da Precisa Medicamentos

Ética e integridade

leia na página 5 Denise Debiasi

Os matadores da produtividade

empreendedorismo

leia na página 6 Claudio Zanutim

sOluções Mais Práticas e cOnectadas

líderes mundiais

Na Cerimônia de Abertura da COP26, o Primeiro Ministro Boris Johnson disse: “A Humanidade já estrapolou seu tempo para agir contra as mudan- ças climáticas. Falta um minuto para meia-noite e precisamos agira agora.

Se não agirmos contra as mudanças climáticas hoje, será muito tarde para que nossos filhos o façam amanhã. Ele também defendeu que: "Temos que sair da fala, debate e discussão para as ações reais sobre carvão, carros, dinheiro e árvores” (@fco.gov.uk).

(2)

www.netjen.com.br

Editorias

Economia/Política: J. L. Lobato (lobato@netjen.com.br); Ciência/Tec- nologia: Ricardo Souza (ricardosouza@netjen.com.br); Livros: Ralph Peter (ralphpeter@agenteliterarioralph.com.br);

Comercial: Tatiana Sapateiro – tatiana@netjen.com.br Publicidade Legal: lilian@netjen.com.br

José Hamilton Mancuso (1936/2017) Publisher: Lilian Mancuso (lilian@netjen.com.br)

Webmaster/TI: Fabio Nader; Editoração Eletrônica: Ricardo Souza.

Revisão: Maria Cecília Camargo; Serviço informativo: Agências Brasil, Senado, Câmara, EBC, ANSA.

Artigos e colunas são de inteira responsabilidade de seus autores, que não recebem remuneração direta do jornal.

Jornal Empresas & Negócios Ltda

Administração, Publicidade e Redação: Rua Joel Jorge de Melo, 468, cj. 71 – Vila Mariana – São Paulo – SP – CEP.: 04128-080 – Telefone: (11) 3106-4171 – E-mail: (netjen@netjen.com.br) – Site: (www.netjen.com.br).

CNPJ: 05.687.343/0001-90 - JUCESP, Nire 35218211731 (6/6/2003) - Matriculado no 3º Registro Civil de Pessoa Jurídica sob nº 103.

Colaboradores: Claudia Lazzarotto, Eduardo Moisés, Geraldo Nunes e Heródoto Barbeiro. RIO DE JANEIRO: J.C. REPRESENTAÇÕES E PUBLICIDADES EIRELI Av. Rio Branco, 173 / 602 e 603 – Centro - Rio de Janeiro - CEP 20040-007

Tel. (21) 2262-7469 – CNPJ 30.868.129/0001-87 ISSN 2595-8410

São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2021 Negócios

2

OpiniãO

Eficiência energética no enfrentamento

da crise hídrica

O Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos e consequentemente aumentam os riscos sobre a geração de energia no país

S

egundo especialistas, a situação dos reser- vatórios chega a ser ainda mais grave do que em 2001, quando houve desa- bastecimento de energia.

Mesmo com uma matriz energética mais diversifi- cada com novas formas de geração – no ano de 2001 tínhamos 90% da geração com hidrelétricas e hoje a mesma matriz responde por 60%- os riscos são elevados para um país que tende a ter consumo energético mais acentuado nos próximos anos.

Com uma maior diversi- dade de fontes de energia construída nos últimos anos e com o aumento da participação da energia solar e eólica, o país ainda depende das usinas hidrelé- tricas; porém a preocupação com o sistema de geração elétrica se acentua devido aos índices pluviométricos previstos para os próximos meses não serem suficien- tes para elevar o nível dos reservatórios das usinas.

Com o intuito de minimi- zar os riscos de falta de ener- gia, uma das alternativas adotadas pelas autoridades competentes foi o aciona- mento de usinas térmicas com o custo de geração mais elevado; resultando na mu- dança da bandeira tarifária e a elevação dos custos de energia aos consumidores.

O grave cenário hídrico do país exige, portanto, medi- das enérgicas e eficazes para afastar riscos de desabaste- cimento e racionamento de energia.

O objetivo mais uma vez é a redução do consumo em uma ação conjunta de sociedade, empresas e go- verno. Porém, a atual crise pode ser uma oportunidade para o Brasil promover uma transformação e conscienti- zação no consumo energéti- co, com impactos de médio e longo prazo evitando futuros riscos ainda mais críticos.

Os efeitos da redução do consumo seriam ainda mais amplificados com sustenta- ção de ações por parte da indústria ao continuarem o movimento de investi- mento em novas soluções e equipamentos com maior eficiência energética, uma vez que o setor industrial é responsável por 35% do consumo de energia elétrica no Brasil.

Analisando as cargas das

plantas fabris, os sistemas motrizes representam 60%

dos gastos com eletricidade, ou seja, mais de 26% do consumo total de energia no país está direcionado para estas cargas. Adicionalmen- te cerca de 300 milhões de motores de baixa eficiência energética ainda estão em atividade no mundo.

Segundo uma pesquisa independente, a estimati- va é que se esses motores fossem substituídos por equipamentos de alta efi- ciência, os ganhos obtidos poderiam diminuir o con- sumo global de eletricidade em até 10%. Dessa forma, a substituição de motores elétricos antigos por novos com maior rendimento e a adoção de novas tecnologias no controle destas cargas, através dos inversores de frequência e softstarts, oti- mizariam suas operações e teriam um grande impacto na diminuição do consumo no país.

Além dos motores elé- tricos, também é possível reduzir os gastos de eletri- cidade na indústria com a adoção de equipamentos mais inteligentes e com menor dissipação térmica, por exemplo, os painéis elétricos e seus periféricos.

Os novos equipamentos instalados nos painéis agre- gam funções muito além de proteção elétrica e podem controlar, medir, analisar dados e tomar ações de medidas antecipadas para a redução do consumo energético.

Como exemplo os disjun- tores são capazes de iden- tificar o momento em que a energia produzida por geradores a diesel ou banco de baterias é mais barata do que a oferecida pela concessionária, transfe- rindo automaticamente o consumo para a opção mais econômica. Como a energia é um insumo caro para a indústria, representando um custo estimado entre 20% a 25% no valor final do produto produzido, a econo- mia gerada com a eficiência energética significa também ganho de competividade para o setor.

Todos os esforços para reduzir o consumo de ele- tricidade são importantes diante da gravidade da si- tuação energética do país.

A indústria e toda a popu- lação podem contribuir de forma significativa para que o Brasil enfrente essa nova crise, de forma sustentável e eficiente.

(*) - É Diretor de Produtos e Soluções da ABB Eletrificação.

Marcel Serafim (*)

News@TI

superfícies do elevador, uma preocupação que passou a integrar a vida cotidiana de todo o mundo (www.tkelevator.com).

BRF entra na plataforma digital de vendas da AMBEV

@A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, irá comercializar seu portfólio de alimentos no BEES, a plataforma B2B da Ambev que permite a micros, pequenos e médios estabele- cimentos se abastecerem com um clique. Com a parceria, mais de 800 mil pontos de vendas cadastrados no aplicativo no Brasil, assim como os cerca de 250 mil clientes da BRF, poderão comprar, de forma simples e ágil, itens das marcas preferidas dos consumidores: Sadia, Perdigão e Qualy e do vasto portfólio da empresa. A loja virtual da BRF, que será lançada em janeiro do ano que vem, irá complementar com congelados e resfriados a oferta de produtos do BEES, que já oferece mais de 350 itens, de 40 indústrias parceiras, em diversas categorias, além do portfólio da Ambev. Com o BEES, as duas em- presas reforçam o objetivo de tornar o dia a dia dos clientes mais prático por encontrar uma grande parte dos suprimentos para seus negócios em um único lugar (https://www.brf-global.com/).

Solução digital que permite chamar o elevador pelo smartphone

@A TK Elevator acaba de lançar o AGILE Mobile, solução digital que permite operar o elevador remotamente pelo smartphone. Por meio do aplicativo TKE Digital é possível chamar o elevador mesmo estando distante, evitando a interação física com o equipamento e reduzindo o tempo de espera. Disponível para Android e iOS, a nova solução foi incorporada ao aplicativo TKE Digital, que vai integrar a jornada digital dos clientes da TK Elevator, a partir de dispositivos móveis. Com o app, qualquer pessoa pode chamar o elevador pelo celular. Para isso, basta localizar o elevador desejado utilizando o GPS, digitando o endereço ou o número do equipamento e definir os andares de partida e destino. O elevador equipado com AGILE Mobile recebe a solicitação do passageiro e aciona a operação do elevador para o andar registrado, melhorando o fluxo do empreendimento. Para a segurança dos condomínios, o gerenciamento de acessos aos andares restritos fica sob responsabilidade da administração do edifício, que pode aprovar ou recusar as solicitações dos visitantes, por meio do próprio aplicativo.

Além de toda a comodidade, chamar o elevador via smartphone também evita aglomerações nos halls dos edifícios e a interação física com as

ricardosouza@netjen.com.br

O que significa

ter resiliência digital?

Na era da transformação tecnológica, empresas precisam de resiliência para superar os desafios e riscos

LeoWolfert_CANVA

Fernando Brolo (*)

A

adoção de soluções tecnológicas no ambiente corporativo provo- cou mudanças significativas nas dinâmicas de trabalho dentro das em- presas. Como parte da transformação digital, esse processo proporcionou avanços consideráveis no setor opera- cional, como minimização de falhas e otimização de tempo, além de inserir as empresas no ecossistema digital, permitindo, assim, maior integração entre setores.

Nesse contexto de intensa transfor- mação, aumentaram, também, os riscos de ataques cibernéticos, o que exige, por conseguinte, novos investimentos em tecnologia e mudanças nas políti- cas de segurança interna. Diante de tais desafios, ganhou popularidade o termo resiliência digital que é usado para designar a capacidade das com- panhias de se adaptarem às mudanças e enfrentarem riscos e ameaças.

No atual cenário corporativo, ter re- siliência digital é imprescindível, pois as mudanças aceleradas no mercado exigem uma atuação estratégica para enfrentar ambientes instáveis em que crises, ataques cibernéticos e riscos à segurança das organizações se tor- naram constantes. Por isso, construir uma política interna de proteção aos dados sensíveis que garanta, ainda, segurança a todo o ecossistema digital das empresas é tão importante.

A importância da resiliência digital No ambiente digital, as empresas precisam superar inúmeros desafios diariamente. Assim, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para proteger seus sistemas se faz necessário. Quando se fala em resiliência digital, é preciso compreender que ela está diretamente relacionada ao uso de soluções tec- nológicas para tornar a empresa mais bem preparada para lidar com essas questões.

a resiliência digital envolve, essencial- mente, o uso estratégico das soluções tecnológicas para mitigar riscos e se preparar para possíveis ataques.

Neste sentido, mudanças culturais são comuns para que a empresa es- teja em sintonia com os princípios da resiliência. O processo de tomada de decisões é uma das alterações mais significativas, uma vez que passa a levar em conta, também, os possíveis riscos de cada decisão. A partir dessa análise prévia, é possível buscar de imediato soluções para cada risco e, assim, evitar problemas futuros.

Por fim, ter resiliência digital é in- dispensável, principalmente em um cenário de constante mudanças e ameaças. A implementação de solu- ções tecnológicas permite às empre- sas terem melhores condições de se defenderem de ataques cibernéticos.

Além disso, oferece ainda novas pos- sibilidades para enfrentar tais riscos de forma mais inteligente. Com isso, as empresas conseguem minimizar os danos sem comprometer sua operação.

(*) Sales Partner na logithink. O executivo possui vasta experiência em canais TOTVS, além de atuação na área comercial e de operações, tendo passado, ao longo de sua carreira, por diversas áreas de negócios, como Gestor Comercial, Executivo de Contas e Vendas, de Operações e de TI.

Assim, é seguramente correto afirmar que a capacidade de uma empresa de re- sistir a ataques e ameaças externas está relacionada à sua resiliência digital. Por meio dela, as companhias conseguem sair mais fortes de cada experiência e utilizar os recursos tecnológicos ao máximo para encontrar novos insights, formas de desenvolvimento de produtos e para tornar o ambiente mais seguro.

Tecnologia como aliada

Todos os dias surgem várias ameaças cibernéticas, de modo que evitar o risco é uma ação praticamente impossível.

Por isso, a melhor estratégia é estar preparado para reagir aos ataques com agilidade e eficiência. Neste sentido, mudanças organizacionais que visem ao desenvolvimento de novas camadas de proteção para todos os departamentos e utilizem os recursos tecnológicos disponíveis para fortalecer os sistemas internos são sempre bem-vindas.

A tecnologia, por sua vez, tornou-se o principal alicerce de resiliência das empresas. Com os departamentos e as redes de dados mais integrados, a implementação tecnológica se tornou um componente de grande valor para as empresas. Seja para ajudar as equipes a performarem melhor ou para elevar a segurança das informações, fato é que

A Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) abriu mais uma rodada de workshops individuais voltada ao atendimento de pequenos e médios negócios. A FEJESP também rea- liza consultoria gratuita, em parceria com empresas juniores do estado. O objetivo é levar ao segmento soluções que possam ajudar a incrementar os negócios.

Os workshops individuais duram três dias, com uma hora diária de consultoria.

Esse formato permite uma análise mais aprofundada dos gargalos de cada empre- endimento. A partir daí, a empresa júnior participante parte para uma abordagem que envolve os seguintes temas: gestão, planejamento estratégico ou financeiro,

marketing, vendas, construção de sites, análises estatísticas e pesquisa de mercado.

- O objetivo do Transforme SP é au- xiliar as pequenas e médias empresas, com a parceria de instituições que se preocupam com o fortalecimento desse ecossistema de negócios. Dessa forma, temos condições de contribuir com a retomada econômica do estado - diz Victor Rodrigues, presidente-executivo da FEJESP.

São Paulo reúne, atualmente, 205 em- presas juniores, com representatividade em mais 45 cidades. O estado conta com 4.200 empresários juniores. Em 2020, o segmento faturou R﹩ 9,4 milhões e propi- ciou mais quatro mil soluções às pequenas e médias empresas.

Transforme SP abre rodada de consultorias gratuitas para pequenos e médios negócios

TOPdesk revoluciona gestão durante a pandemia e cresce

O resultado mais evidente é a excelência no atendimento aos clientes. É o que está fa- zendo a TOPdesk, empresa de gerenciamento de serviços de tecnologia com atuação em organizações em todo o mundo. A estratégia está dando certo e até agosto o lucro bruto no Brasil registrou crescimento de 40%. A mudança é fundamentada em processos ágeis, como Agile e Scrum, utilizados por empresas como o Spotify, além de processos indepen- dentes, liderança horizontal e uma grande ênfase em diversidade nos times.

A estratégia foi conduzida por Tiago Krom- mendijk, diretor geral da empresa holandesa, instalada no Brasil desde 2013. Ele conta que o novo modelo de trabalho foi usado pela ma- triz TOPdesk, em Delft, na Holanda. “É uma tendência importante, que traz um modelo de trabalho valioso nestes tempos de home office e vem dando ótimos resultados na nossa equipe, inclusive de produtividade”, explica Krommendijk (https://www.topdesk.com.br).

Mais de 80 vagas abertas para profissionais de TI

A Softtek, uma das maiores empresas latino-americanas de TI do mundo, está com vagas abertas para diversos profissio- nais da área de tecnologia no Brasil. No momento, há mais de 80 oportunidades full-time e efetivas sendo oferecidas pela multinacional mexicana para diversos cargos. Entre eles, analistas, desenvolvedores full

stack, funcionais, scrum master, tech lead, arquitetos, nas mais diversas tecnologias (java, .net, mobile, oracle, Liferay, Mulesoft e todos os módulos SAP). A maioria das vagas está sendo oferecida em jornada remota. Mas vale res- saltar que a empresa conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza (https://app.

jobcast.net/mobile/29502/jobs).

(3)

www.netjen.com.br

São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2021

Economia 3

D - Registro de Marcas

Dando sequência à parceria iniciada em setembro com o Instituto Na- cional da Propriedade Intelectual (INPI), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) se reuniu com dirigentes da autarquia para firmar mais um passo na direção da efetivação da cooperação que, entre outras coisas, possibilitará que pequenos e médios empreendedores registrem suas marcas no Balcão do Empreendedor, localizado na sede da ACSP, no centro de São Paulo. Com o acordo de parceria, será possível realizar a abertura da empresa e iniciar o processo de registro de marca e pro- priedade intelectual em um mesmo local. A medida vai valer, inclusive, para casos de licenciamento para o mercado exterior.

E - Conservação da Floresta

O Itaú Unibanco participa de mais uma iniciativa para incentivar e cons- cientizar os clientes sobre a importância da sustentabilidade: até 6 de novembro o banco promove uma campanha que vai destinar parte do valor das compras feitas com cartões em meios digitais para o plantio e conservação de árvores na Amazônia. A ação é parte do projeto Coalizão Planeta Priceless, da Mastercard, que objetiva engajar os clientes para a adoção de hábitos de consumo conscientes e mais sustentáveis, além de unir esforços de consumidores, instituições financeiras, comerciantes e cidades para combater as mudanças climáticas por meio da restauração de 100 milhões de árvores ao longo de cinco anos. O cliente também pode contribuir fazendo sua doação no site: https://www.itau.com.br/

cartoes/beneficios/itau-amazonia/).

F - Universo Jurídico

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), realizrá no próximo dia 18, às 15h30, o evento “Encontro Digital”. Maior evento gratuito já realizado pela AASP, a ação deseja reunir a advocacia brasileira para debater questões inerentes ao universo da advocacia e da sociedade, estimulando o pensamento crítico dos participantes. A presidente da AASP, Viviane Girardi, também participa do evento, debatendo ao lado do filósofo Mario Sergio Cortella e do professor Silvio Meira, dos pai- néis “Advocacia e futuro: novos tempos, novas atitudes” e “Inovação e transformação tecnológica na advocacia”. Mais informações em (https://

encontrodigital.aasp.org.br/).

G - Sites Gratuitos

A Locaweb BeOnline, unidade de negócios dedicada a serviços digitais, lança a campanha ‘Ganhou tá ON’, que irá sortear 100 sites institucionais,

A - Auditoria Interna

De domingo (7) até terça-feira (9), o Instituto dos Auditores Internos realiza a Conbrai 2021. Mais de 50 especialistas vão abordar o papel da auditoria interna e as mudanças para enfrentar os novos desafios em relação à governança, riscos, tecnologia, segurança de dados, impactos ambientais e crimes cibernéticos, entre outros. Em sua 41ª edição, o Congresso Brasileiro de Auditoria Interna tem como tema central “Auditoria Interna e ESG: uma janela para inovação”. Sediado em São Paulo, o IIA Brasil está entre os cinco maiores institutos de Auditoria Interna em atuação no mundo dentre os afiliados do The IIA (The Institute of Internal Auditors). Mais informações: (https://

iiabrasil.org.br/conbrai/).

B - Buyers Club

A ABAV Nacional está iniciando a seleção de compradores inter- nacionais interessados em participar de projetos de capacitação e rodada de negócios que vai desenvolver nos próximos meses, incluindo uma ação maior e mais ampla já programada para a pró- xima edição da ABAV Expo, que realizará em Recife de 21 a 23 de setembro de 2022. Serão selecionados 100 compradores de países da Europa, Américas e Ásia, principalmente, com potencial fluxo de emissão de turistas para o Brasil. A ideia é formar um buyers club preferencial para interação regular e permanente com redes hoteleiras, operadoras e agências em projetos independentes ou desenvolvidos conjuntamente com parceiros comerciais e órgãos de governo. Interessados podem registrar-se no Buyers Club (https://

tinyurl.com/33kp5fcn). Para mais informações envie e-mail para (buyers@abav.com.br).

C - Fórum de Conselheiros

Destinado a profissionais que atuam em conselhos ou participam dos programas para conselheiros do Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais - além de CEOs, empresários e acionistas, o evento, organizado pelo Celint acontece neste sábado (6), no Espaço FIT São Paulo. São quatro painéis de temas atuais e que estão no cen- tro das discussões das organizações. Começando com “Instalação de Conselhos”, a discussão passa por “Os CEOs e suas relações com os Conselhos”; “Governança em startups”; e é finalizada com “ESG pela ótica da Governança”. Além disso, os debates contam com a presença de diversos nomes importantes que trazem diferentes experiências e visões, fora a abertura da possibilidade de networking. Mais informações:

(www.celint.net.br).

desenvolvidos por parceiros da companhia, e um ano de hospedagem, tudo isso sem custo para o empreendedor. Com isso, à empresa busca incentivar a digitalização das micro, pequenas e médias empresas. Para se inscrever basta realizar o cadastro no site e responder a pergunta:

“Como um site pode fazer a diferença no meu negócio?”. As 100 melhores respostas ganharão o prêmio. Com o ‘Ganhou tá ON’ a empresa busca incentivar esses empreendedores a melhorar a sua presença online, que é algo muito importante para o sucesso dos negócios. As inscrições vão até o dia 7 de novembro em: (https://www.ganhoutaon.com.br/).

H - Capacitação e Digitalização

Micro e pequenas empresas poderão participar do programa gratuito

‘Se Joga no Online’. A iniciativa é uma parceria do Mercado Livre com o Sebrae nacional para capacitar empreendedores, com o objetivo de auxi- liar o seu ingresso no comércio digital. O programa apresenta conteúdos de aprendizagem exclusivos relacionados a marketplaces, estratégias de finanças e precificação, cálculo de margem de lucro, atendimento ao cliente, reputação digital, logística, tributação, crédito, meios de paga- mento, gestão de indicadores, organização de estoque, dentre outros.

Dentre os demais diferenciais deste curso gratuito estão os benefícios especiais do Mercado Livre, disponíveis a todos os empreendedores ao final do projeto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: (https://sejoganoonline.com.br/).

I - Negócios Sociais

O Global Social Business Summit, evento internacional organizado pelo Yunus Centre e o Grameen Creative Lab, e liderado pelo Nobel da Paz, Muhammad Yunus, reúne diversos entusiastas e praticantes dos conceitos de negócios sociais e de impacto, que acontece globalmente em novembro. Pela primeira vez, o Brasil ganha um Fórum especial do evento, que será gratuito e acontece online na terça-feira (9), a partir das 13h45, coordenado pela Yunus Negócios Sociais, referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental por meio de suas duas unidades de negócios. A Yunus apoia grandes empresas a criarem estratégias de inovação social e investe em negócios sociais através de crédito de longo prazo e taxas acessíveis. Para saber mais e se inscrever, acesse: (https://bit.ly/FórumBrasil_GSBS).

J - Estratégias de Crescimento

A Auddas inova e lança um blog voltado para o crescimento de empre- sas. A novidade é que a iniciativa visa apoiar outros donos de empresas de forma prática, com orientações e insights. São mais de vinte anos de experiência dos sócios da Auddas reunidos em textos, podcasts e livros com a intenção de servir de atalho a outros empreendedores em sua jornada profissional.De uma forma macro, temas enaltecedores do mercado empreendedor: governança, estratégia, gestão e capital.

“Pretendemos centralizar todo o conteúdo que criamos, como links para webinar, podcast, além de trazer o mesmo conteúdo das redes sociais, porém de forma mais rica e detalhada. Será mais denso e pesquisável”, declara Julian Tonioli, fundador da empresa e idealizador do projeto.

Confira em: (https://blog.auddas.com/).

Incertezas da Black Friday

O mês de novembro chegou e a maioria dos médios e grandes players já realizou todas as melhorias planejadas para a Black Friday

Neste momento, eles já finalizam os testes de estresse em toda cadeia de sistemas para testar sua performance e a casa pa- rece arrumada para atender milhões de consumidores an- siosos por promoções. Apesar de toda a preparação, todos compreendem a importância de suspender atualizações e congelar novas funcionalida- des que possam impactar no desempenho e atrapalhar as vendas.

É uma regra para os de- partamentos de TI do setor.

Às vésperas de uma Black Friday cujas expectativas são as mais altas da história, todo cuidado é pouco - afinal, quem não deseja surfar a onda de uma maré que vem enchendo sem parar desde o início da pandemia? Só que “certeza”

é uma palavra que não existe no vocabulário do comércio online.

Embora os testes de estres- se simulem, em um ambiente controlado, uma carga até cem vezes maior do que o convencional, sabemos que eles não comportam todos os possíveis cenários de um evento como a Black Friday.

Para ter um nível de exati- dão, seria necessário que o ambiente de homologação fosse idêntico ao de produ- ção - o que normalmente não ocorre por conta dos custos altíssimos e dos milhões de cenários de testes envolvidos.

Não valeria a pena dimen- sionar um servidor somente para realizar os testes, sobre- tudo porque na Black Friday

o crescimento das demandas é exponencial e não há como prever aonde ele pode che- gar. Esta é a razão pela qual mesmo os mais preparados e desenvolvidos e-commerces precisam do Freezing (Tem- po de congelamento): sem ele, não há garantia de que as implantações realizadas praticamente todos os dias não terão impacto negativo sobre o negócio na data mais importante do e-commerce.

Diariamente, as áreas de TI dos grandes comércios eletrônicos atuam em ritmo frenético para implementar atualizações e melhorias fun- damentais para as transações.

São centenas de programa- dores subindo novos códigos que fazem toda a diferença no sistema, mas que muitas vezes são imperceptíveis até que tragam consigo um bug que paralise a operação.

Esse é o pesadelo que toda empresa quer evitar, ainda mais em meio a uma Black Friday promissora como esta que vamos viver este ano. Daí a importância de congelar novos deploys. Ainda que se realize testes de estresse, freezing e outras práticas fundamentais do mercado, no e-commerce não há cenários perfeitos.

Por isso, investir constan- temente em tecnologia e construir planos estratégicos que avaliem as demandas de todo o calendário é a melhor forma de atingir elevados pa- drões de eficiência e um bom desempenho nesta época do ano. As previsões para este ano indicam uma Black Friday repleta de oportunidades.

Mas o otimismo não é si- nônimo de certeza e quem se preparou melhor tecnolo- gicamente, terá vantagens.

(*) - É fundador da UX Solutions, vertical de Tecnologia da UX Group.

Thiago Preihs (*)

A

projeção é do bole- tim Focus, do Banco Central (BC). O do- cumento reúne previsões de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.

Nem a alta dos juros foi suficiente para segurar a estimativa do mercado fi- nanceiro para o Índice de Preços ao Consumidor Am- plo (IPCA) e, pela primeira vez, o patamar é superior a 9%. Na semana passada, a previsão estava em 8,96%. O IPCA não deveria ser maior que 5,25% este ano, segundo a meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacio-

amnarj2006_CANVA

Desde ontem (3), é obrigatória a presença sem reveza- mento de todos os alunos das escolas das redes estadual, municipais e privada vinculadas ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Também não é mais obrigatório o distanciamento de um metro entre os estudantes. A medida, anunciada pelo governo estadual em outubro, vai ampliar em 100% o acesso e a frequência dos alunos da educação básica à unidade escolar.

Segundo o governo estadual, a imunização de 97%

dos profissionais da educação, com esquema vacinal completo, garante maior segurança para a retomada por completo das aulas. Além disso, 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

“A educação precisa ser prioridade da sociedade. Fizemos todos os investimentos necessários para o cumprimento dos protocolos e essa volta tem total respaldo do Comitê Científico do estado”, destacou o secretário da Educação, Rossieli Soares.

Mesmo com a obrigatoriedade da volta de todos os es- tudantes, a atividade remota continua permitida a alunos pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado o ciclo vacinal contra a Covid-19.

Rovena Rosa/ABr

O Distrito Federal (DF) é mais uma unidade da Federação que passa a flexibilizar as regras para o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19. Desde ontem (3), em ambientes abertos como ruas, clubes e parques, o uso fica liberado. A proteção, no entanto, continua sendo obrigatória no transporte público, comércio,

indústrias e em áreas comuns de condomínios. O mesmo de- creto reduz a necessidade de distanciamento entre as mesas em restaurantes, bares e centros gastronômicos. A atualização permite a diminuição do espa- çamento de dois para um metro.

Outra novidade do documento é que aulas coletivas em acade-

mias também estão liberadas.

A medida, ainda polêmica, é justificada pelo fato de o DF já ter 71% da população comple- tamente imunizados. A taxa de transmissão está em 0.72. Há uma semana, o índice era de 0.81. Quando esse valor é igual ou maior que 1, a tendência é de aumento do contágio. Com

índices menores que 1, como está o cenário atual, a tendência é de desaceleração da epidemia.

No Rio de Janeiro, a lei que flexibiliza o uso de máscaras já está em vigor. A prefeitura também flexibilizou o uso de máscaras em lugares abertos na cidade, alcançando os 65%

de toda a população comple-

tamente imunizada. Belo Ho- rizonte e São Paulo também já diminuíram algumas restrições em função da pandemia, como o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e shows, mas a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos continua (ABr).

Mercado financeiro estima

inflação de 9,17% para este ano

Pela trigésima vez consecutiva, a estimativa da inflação oficial no país foi de alta, alcançando 9,17%

para este ano e 4,55% para 2022

Pela primeira vez, o patamar é superior a 9

nal (CMN). O centro da meta é de 3,75%, mas a margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo permite que o índice varie de 2,25%

a 5,25%.

No caso da taxa básica

de juros, a Selic, principal ferramenta de controle da inflação, a projeção dos economistas é que chegue a 9,25% ao ano em 2021.

Para 2022, pela primeira vez, a expectativa é de que

Escolas de São Paulo

voltam às aulas sem revezamento

Também jovens gestantes e puérperas; crianças menores de 12 anos pertencentes a grupo de risco e para as quais não há vacina contra a doença aprovada no país; jovens com mais de 12 anos com comorbidades e que não tenham completado o ciclo vacinal; estudantes com condição de saúde de maior fragilidade ao novo Coronavírus, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica (ABr).

Distanciamento de um metro não é mais obrigatório.

DF flexibiliza uso de máscaras em ambientes abertos

a taxa, que atualmente está em 7,75% ao ano, fique acima de dois dígitos e alcance a marca de 10,25%.

Os analistas reduziram a expectativa sobre o PIB, que em 2021 deverá ser de 4,94%

ao ano. A previsão é menor do que na semana passada, de 4,97%, e menor que há um mês, quando o crescimento previsto era de 5,04%. Para 2022, a projeção para o PIB também diminuiu. Os espe- cialistas que participam da pesquisa semanal do Banco Central indicaram um cresci- mento do PIB de 1,20%. Para 2023, a previsão se manteve estável, com crescimento de 2,00% (ABr).

Referências

Documentos relacionados

O pretendente: ROBSON LUIS OLIVEIRA DA SILVA, profissão: auxiliar de planejamento, estado civil: solteiro, naturalidade: nesta Capital, SP, data-nascimento: 21/04/1982, resi- dente

Quantidade de vínculos empregatícios junto aos Contribuintes que apresentaram a guia (GFIP) à Previdência Social em Fevereiro/2014 – em milhões.. Fonte:

GABRIEL PEREIRA MOURA DE SANTANA, estado civil solteiro, profissão ajudante de bar, nascido no Subdistrito Vila Mariana, nesta Capital (CN:LV.A/221.FLS.211-VILA MARIANA/SP),

TATIANE GISSIELLE DO NASCIMENTO, estado civil solteira, profissão assistente social, nascida em Subdistrito Cerqueira César, nesta Capital (CN:LV.A-216/FLS.217-CERQUEIRA

Exemplos de peças que trabalham acopladas: Chaveta em seu rasgo, Eixo no seu coxinete, rolamento no seu mancal, pino no pistão, engrenagem na árvore, etc... As dimensões reais

ELE brasileiro, natural de São Paulo - SP, de profissão su- pervisor de caixa, estado civil solteiro, nascido em 17 de agosto de 1986, residente e domiciliado no Bairro

GUILHERME GIUDICI CHIADO, estado civil solteiro, profissão coorde- nador de PCP, nascido em São Paulo (7º subdistrito - Consolação), SP, no dia vinte e oito de fevereiro de

Para estes efectos, e de acordo co establecido no citado Decreto 114/2010, do 1 de xullo de 2010, determínase a identificación do título, o seu perfil profesional, o