• Nenhum resultado encontrado

Queridos líderes Estas atividades foram feitas para auxiliar vocês, são sugestões e podem ser ampliadas se necessário. Sei que Deus os usará vocês

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Queridos líderes Estas atividades foram feitas para auxiliar vocês, são sugestões e podem ser ampliadas se necessário. Sei que Deus os usará vocês"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)

Queridos líderes

Estas atividades foram feitas para auxiliar vocês, são sugestões e podem ser ampliadas se necessário. Sei que Deus os usará vocês nesta linda

Divisa onde estudaremos histórias maravilhosas. Aprofunde-se nas escrituras. Deus tem grandes coisas para nós. Qualquer dúvida estamos à

disposição.

Equipe Pedagógica

(2)

AULA 01: INTRODUÇÃO AOS LIVROS HISTÓRICOS

1.Objetivo: Saber identificar quais são os livros históricos, a localização deles na Bíblia e iniciar o plano de Leitura desses livros.

2.Divisão e Conteúdo: Existem diversas formas de divisões dos Livros da Bíblia. A que usamos é a da forma grega, mas há a hebraica e há outras divisões modernas á luz das pesquisas da crítica bíblica.

Na Bíblia Hebraica, por exemplo, a divisão é assim:

Lei:

Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio

PROFETAS ANTERIORES

PROFETAS POSTERIORES

ESCRITOS

Josué

Juízes

I e II Samuel I e II Reis

Isaías Jeremias Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias

Jó Salmos Provérbios Eclesiastes Cantares

I e II Crônicas Esdras

Neemias Ester

Lamentações

(3)

A classificação grega, no qual adotamos, classifica doze livros como históricos.

Apesar dos Livros Históricos serem considerados assim, eles não possuem um método histórico propriamente dito, isso porque não possuem a coesão da reconstrução cronológica e nem se preocupam em detalhar os relatos.

São considerados históricos apenas por serem constituídos por narrativas.

(4)

2. O que os livros Históricos mostrarão para os ADADs? A medida que os ADADs estiverem lendo os livros, você líder deverá fazê-los perceber várias características de Deus. Segue algumas: * Deus cumpri o que promete;

* Ele é soberano, domina toda Terra. Ele é dono das terras e lugar nenhum é de propriedade de qualquer homem. Deus tira e coloca um povo no lugar que quiser, nem que para isso precise interferir nos fenômenos da natureza;

* Deus chama pessoas para se dedicar aos seus serviços como fez com Samuel, Rei Davi, Sansão...

*Deus faz questão de estar no meio do seu povo pois vemos a presença Dele representada através da arca da Aliança. O povo de Deus é o povo onde o Senhor se faz presente de forma clara e inequívoca;

*Deus faz alianças e mesmo o povo transgredindo, foram advertidos e tratados com misericórdia. A nação chegou a ser destruída, mas o Senhor permitiu a continuidade das suas promessas feitas aos patriarcas;...

Como você pode notar, há estas e muitas outras características de Deus apresentada nos Livros Históricos. E é isso que vamos fazer neste semestre: APRESENTAR DEUS PARA OS ADOLESCENTES ATRAVÉS DA BÍBLIA.

Líder, deixe Deus usá-lo!!!!

ATIVIDADES:

ADAD MIRIM:

Para iniciar a aula é importante que o líder receba seu ADAD com muita alegria, para fazê-lo se sentir especial. Iniciar a aula com uma oração em roda, faz com que eles se acalmem para dar início a ministração.

Líder faça com sua equipe um livro de papelão em forma de bíblia e na capa escreva "LIVROS HISTÓRICOS." Em cada página escreva o nome de cada livro para que eles gravem os 12 livros. O ADAD mirim é um grupo de crianças que precisa aprender de forma lúdica e concreta, por isso é importante que você faça de uma forma bem colorida e divertida para que essa aula seja atrativa e interessante para as crianças.

Uma outra sugestão é levar alguns livros históricos infantis, e entregar para cada um deles ler em casa com seus pais, para que ao decorrer da apostila eles já conheçam algumas histórias.

(5)

Faça um jogo da memória com os nomes bíblicos para que eles joguem e que de forma divertida eles brinquem e gravem.

ADAD I:

Líder para essa aula sugiro que crie 12 placas de papelão em um tamanho grande e escreva em cada uma o nome dos livros históricos. E em outras 12 placas escreve aonde cada uma se localiza na bíblia, se no novo ou velho testamento e qual é a ordem dos livros na bíblia.

Para essa atividade é importante dividir a turma em duas patrulhas, para que uma fique com os livros e a outra com as referências. O objetivo é que eles consigam achar o seu par em um determinado tempo dado pelo líder.

Como o objetivo da apostila é que eles aprendam e gravem os livros históricos, essa é uma boa maneira para que eles possam gravar depois de uma boa explicação sobre cada um deles na aula.

A medida que eles vão acertando é legal ir diminuindo um de cada equipe, para que apenas alguns fiquem com a responsabilidade de encontrar o do colega, podendo deixar 1 de cada lado para que esse sozinho consigo identificar e juntar cada livro com sua referência.

(6)

ADAD II e SÊNIOR:

Convide todos da turma para fazer uma roda e faça uma determinada pergunta para eles. Por que precisamos ler e conhecer os livros históricos

da Bíblia?

De 10 minutos para que todos respondam, e distribua papeis com 10 frases viradas para baixo e coloque no meio da roda. São sugeridas 10, mas você líder pode acrescentar mais se quiser.

Exemplo: O primeiro ADAD tirou a frase "Para saber aonde ir" SL 119 O líder explica que na história de Moisés quando o povo saiu do Egito, Deus era quem os guiava. E hoje a palavra de Deus é lampa para os meus pés e luz para o meu caminho. Ensine que Deus fala com cada um através da palavra sobre a faculdade que eles escolheram, o namorado se é ou não aquilo que Deus deseja para cada um de nós. A palavra vai ser sempre o caminho que conduz a salvação e o melhor para todos.

Em cada papel tirado e lido por ele, explique e mostre muitas razões que edificam a sua vida através de histórias, milagres e curas que o nosso Deus fez com o seu povo. É importante que o ADAD participe e interaja com o líder, para que eles também compartilhem daquilo que sentirem no coração.

(7)

AULA 2: JOSUÉ EM BUSCA DA TERRA PROMETIDA

Objetivo da aula: Contar quem foi Josué, narrar resumidamente a conquista de Jericó, e mostrar aos ADAD’s que mesmo nos momentos mais difíceis, precisamos confiar em Deus pois Ele está sempre conosco pronto para nos ajudar.

Informações do livro: Josué é o primeiro dos livros históricos e o sexto livro da Bíblia. Ele contém 24 capítulos e 658 versículos, dos quais podemos destacar:

Josué 1:9 NTLH

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

Josué 24:15 NTLH

Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.

• Pontos importantes do livro de Josué:

o Josué envia dois espias à Terra de Canaã;

o A travessia do rio Jordão;

o A queda das muralhas de Jericó;

o O pecado de Acã;

o O início das conquistas de Israel;

o A demora do povo em expulsar os inimigos;

o Conselhos finais de Josué.

A queda de Jericó: Embora nem todos os detalhes da história ficarão gravados na mente dos ADAD’s, precisamos tomar o devido cuidado de explicar a história bíblica de maneira correta, e para tanto, precisamos ler o conteúdo na integra antes de ensiná-lo. Um erro muito comum na história de Jericó é de dizer que o povo marchou sete (7) vezes ao redor da cidade. Na verdade, o povo deu ao todo treze (13) voltas ao redor da cidade: 1 em cada um dos seis (6) primeiros dias e mais sete (7) voltas no último dia, todas elas com os sacerdotes tocando buzinas, e apenas ao fim da última volta, o

(8)

povo recebeu a ordem de Josué para gritarem, e as muralhas vieram ao chão.

Sugestões de Atividades

2ª Aula: Josué: Em busca da Terra Prometida

DINÂMICA EM GRUPO:

Essa dinâmica pode ser realizada ao final da aula com todas as turmas reunidas, pois tem um foco espiritual e para a melhor compressão dos alunos é importante o conhecimento da história.

Recolha ao longo da semana caixas de papelão e envolva com papel pardo, sendo que é necessária uma caixa por aluno. Coloque os alunos em círculo e distribua uma caixa por aluno. Cada aluno deve escrever em sua caixa uma dificuldade ou um sentimento negativo (preconceito, falta de carinho, depressão, ciúmes, etc...). Após isso, os alunos constroem uma muralha e o líder deve ler o versículo Hebreus 11:30, e explicar que pela fé em Cristo os muros espirituais da nossa vida são derrubados. Em seguida, peça para um líder jogar uma bola de papel ou uma bola pequena, o objetivo é que o líder não consiga derruba o muro sozinho, mas posteriormente distribua entre os alunos e mande que joguem todos juntos, a ideia é que com a união eles consigam derrubar os muros.

Observação: utilize caixas de tamanhos diferentes, para que o muro não fique muito estável e seja mais fácil para derrubarem.

(9)

MIRIM:

Sugestão de corinho:

Vem com Josué lutar em Jericó, Jericó, Jericó

Vem com Josué lutar em Jericó e as muralhas ruirão (2x) Suba os montes devagar que o senhor vai guerrear

Cerquem os muros para mim, pois, Jericó chegou ao fim Vem com Josué lutar em Jericó, Jericó, Jericó

Vem com Josué lutar em Jericó e as muralhas ruirão As trombetas soarão abalando o céu e o chão

Cerquem os muros para mim pois, Jericó chegou ao fim

Depois convide as crianças para fazerem uma viagem para Jericó.

Imprima uma mala ou elabore uma bolsa/mala de EVA para cada criança e as ajude a colar/colocar os utensílios que não podem faltar na bagagem:

- Não pode faltar a buzina para esta viagem, pois precisaremos adorar a Deus para derrubarmos as muralhas.

- Não pode faltar a oração nesta viagem.

- Não pode faltar a fé nesta viagem.

- Não pode faltar o amor nesta viagem.

(10)

- Não pode faltar a obediência à Palavra de Deus nesta viagem.

Imagens disponível em:

<https://tiabialeal.blogspot.com/2017/06/aula-maternal-derrubando- as-muralhas-de.html>.

(11)

ATIVIDADE PARA FINALIZAR A AULA

(12)

ADAD I:

(13)

Relate as características de Josué e as característica do Livro.

Em seguida, faça um teatro com os alunos para a melhor compressão da história da conquista de Jericó e participação dos alunos. Leve lençóis ou TNT para caracterização, utilize as cadeiras e mesa da sala como as muralhas, ponha-as no centro da sala e faça trombetas como garrafa pet (imagem abaixo).

Caso haja tempo na aula faça as trombetas junto com os alunos, mas se não houver tempo leve pronto.

Disponível em: <

https://rosamaisbela.blogspot.com/2014/10/trombeta-de- garrafa-pet-passo-passo.html?m=1>

(14)

ATIVIDADE PARA FINALIZAR A AULA

(15)

ADAD II E SÊNIOR:

Divida os alunos em 5 grupos, e cada grupo deve procurar descobrir o objetivo dos capítulos, por exemplo:

GRUPO 1: CAPÍTULOS 1 A 5 GRUPO 2: CAPÍTULO 6 GRUPO 3: CAPÍTULO 7 A 12 GRUPO 4: CAPÍTULO 13 A 22 GRUPO 5: CAPÍTULO 23 E 24

Após isso, escute cada grupo, e comece a explanar sobre o conteúdo do livro, quem foi Josué e demais conteúdo.

(16)

ATIVIDADE PARA FINALIZAR A AULA

Ao termino da aula, reúna todos os alunos e proponha uma reflexão sobre quais princípios conseguimos identificar ao longo do livro de Josué.

Por exemplo: o princípio da união na conquista de Jerico; o princípio de semear e colher na história de Raabe (ela ajudou os espias, e por consequência sua família foi salva); o princípio da Soberania de Deus quando as águas do Jordão se abriram.

AULA 3. JUÍZES

DINÂMICA EM GRUPO:

Não podemos servir a dois senhores

Número de participantes: Indeterminado desde que seja um número par.

Tempo: 10 -15 minutos

Material: Um recipiente pequeno vazio e um recipiente pequeno com feijões (30/40).

Desenvolvimento: Separe os participantes em pares. Um deles somente irá contar os feijões na mão de seu par. O outro participante vai cantar uma música (ex: faz um milagre em mim; sonda-me; a alegria etc...) e ao mesmo tempo terá que contar os feijões (vai contar no pensamento, óbvio ). A ideia é que ele se perca na contagem dos feijões e o seu par que estará contando junto (no pensamento também) revele no fim o número exato dos feijões.

Moral: Você não pode agradar a Deus (música) e ao mundo (feijões) ou você faz um, ou o outro, senão você vai se perder na caminhada com Cristo.

MIRIM:

Sugestão de corinho:

Cuidado olhinho o que vê

O salvador do céu está olhando pra você Cuidado olhinho o que vê

Cuidado boquinha o que fala

O salvador do céu está olhando pra você

(17)

Cuidado boquinha o que fala Cuidado mãozinha no que pega

O salvador do céu está olhando pra você Cuidado mãozinha no que pega

Cuidado pézinho onde pisa

O salvador do céu está olhando pra você Cuidado pézinho onde pisa

Cuidado olho, boca, mão e pé

O salvador do céu está olhando pra você Cuidado olho, boca, mão e pé

Cuidado olho, boca, mão e pé

Nesta aula você, querido líder, pode focar no fato que todas as vezes que o povo pecava e esquecia de Deus, um povo estrangeiro invadia Israel e escravizava o povo. Portanto, o pecado nos afasta de Deus e traz consequências ruins para a nossa vida. Abaixo segue um recurso para a melhor compreensão dos alunos, chamada de caixa do pecado.

Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=EGheaHpYIvc>

Você pode finalizar a aula apresentando o plano da salvação e convidando a aceitarem a Cristo.

(18)

PLANO DA SALVAÇÃO

(19)

ATIVIDADE PARA FINALIZAR A AULA

(20)
(21)

ADAD I:

ATIVIDADE PARA FINALIZAR A AULA

1. Ligue o nome do juiz com a sua característica.

ABIMELEQUE

JUÍZES FORTES NA FÉ SANSÃO

GIDEÃO

JUÍZES QUE TEMERAM O INIMIGO BARAQUE

JEFTE

JUÍZES QUE FRAQUEJARAM NA FÉ SANGAR

OTNIEL

JUÍZES SEM FÉ E SEM DEUS DEBORA

DOIS LEVITAS 2. Qual princípio do ADAD podemos associar ao livro de Juízes?

Justifique.

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

________________________________________

(22)

ADAD II E SÊNIOR:

ATIVIDADE PARA FINALIZAR A AULA

Abaixo estão os nomes de cada juiz. Procure a referência bíblica e descubra de qual inimigo o povo de Israel se livrou em cada caso e quanto tempo durou o governo de cada juiz.

♦ Otniel (Juízes 3:7-11):

♦ Eúde (Juízes 3:12-30):

♦ Sangar (Juízes 3:31):

♦ Débora e Baraque (Juízes 4:1 até 5:31):

♦ Gideão (Juízes 6:1 até 8:35 ):

♦ Tola (Juízes 9:1 até 10:2):

♦ Jair (Juízes 10:3-5 ):

♦ Jefté (Juízes 10:6 até 12:7):

♦ Ibsã (Juízes 12:9):

♦ Elom (Juízes 12:11):

♦ Abdom (Juízes 12:14 ):

(23)

♦ Sansão (Juízes 13:1 até 16:31):

AULA 4 LIVRO DE RUTE: PROVIDÊNCIA DE DEUS

ATIVIDADES MIRIM

ADAD I

(24)

ADAD II

EM CADA ESPAÇO ESCREVA O NOME DA PESSOA QUE FALOU ESTAS PALAVRAS. Noemi Rute Boaz

1. Não vá colher em outro campo; fique aqui no meu campo. __________

2. Deixe-me ir ao campo, e apanharei espigas. ____________

3. Como é que me favorece e faz caso de mim, sendo eu estrangeiro?

______________

4. Em cujo campo colheu tantas espigas? _____________

5. Venha e coma conosco. ______________

6. O Senhor sempre cumpre suas promessas. ______________

ADAD Sênior

Elabore uma atividade Externa para trabalhar está aula. Ou pode dividi los em grupos e pedir para apresentar um mini seminário sobre o assunto.

AULA 5: ORGANIZANDO O REINO

(25)

1º Momento:

Receba as crianças/ adolescentes com entusiasmo e os motive dizendo que a aula será muito proveitosa para nossas vidas.

Inicie com uma oração e leia o texto bíblico com os ADAD’s.

Dinâmica:

Faça um círculo e explique que a brincadeira será prestar atenção no recado que o colega vai falar ao seu ouvido e passe adiante como você entendeu.

Fale um texto curto como: túnica colorida para Samuel. Após todos repassarem a mensagem peça que o último participante repita a frase como entendeu. Independente da mensagem final, explique que Deus não confunde a mensagem, mas que responde as orações segundo a vontade soberana dEle. Que temos uma proteção de um Deus Único que é ONISCIENTE (tudo sabe), ONIPRESENTE (está em todos os lugares) e ONIPOTENTE (tudo pode). Reflita que a túnica que Samuel recebia de sua mãe Ana simboliza a oração, que é uma cobertura para nos protegermos das adversidades do inimigo das nossas almas.

ATIVIDADE ADAD MIRIM TEXTO BÍBLICO: I Samuel 2:19

Prepare o material com antecedência e inicie a aula dizendo que dependo das condições do tempo temos que usar vestimentas diferenciadas. Que o uso de cada traje tem um local apropriado, mas que na Bíblia a túnica tinha um significado muito especial.

1º Momento: Roda de conversa: O que significava o uso da túnica.

Explique a atividade e forneça o material para realização da mesma.

2º Momento: Colorir e decorar a túnica usando a criatividade.

(26)

http://minha-heranca.blogspot.com.br/2016/03/samuel-ouve-deus.html

Ao final da aula faça uma oração e ministre sobre a vida dos ADAD’s pedindo que o Senhor Jesus o oriente, dando despertamento para oração pela sua vida e de seus familiares.

ATIVIDADE ADAD 1 TEXTO BÍBLICO: I Samuel 13:13-14

Objetivo: Que o ADAD possa examinar seu coração, confessando atitudes erradas que Deus lhe revelar, entendendo que Deus usa pessoas que têm o coração reto.

1º Momento: Explique a atividade dessa aula será fazer um acróstico.

Que consiste em fazer uma cruzadinha, criando novas palavras a partir de uma letra. Neste caso, usando nomes de personagens bíblicos que em algum momento da sua vida demonstraram fidelidade em obediência à Deus.

2º Momento: Criar um acróstico com a palavra OBEDECER escrevendo nomes de personagens bíblicos que foram obedientes à Deus. Em seguida socializar com o grupo seus registros para debate.

O

(27)

B E D E C E R

3º Momento: Apontar pontos positivos e negativos na vida de Saul e Davi.

Finalizar explicando que todos estamos sujeitos a falhas, mas que precisamos desejar andar em justiça e ter caráter reto. Que Deus aprecia um coração quebrantado e rejeita a soberba de quem não se sujeita à Ele.

Provérbios 4:23

Obediência parcial também é desobediência. I Samuel 15:22 -23 Faça o apelo e ore pelos que desejam ajuda de Deus para obedecer.

ATIVIDADE ADAD 2 e SÊNIOR TEXTO BÍBLICO: I Samuel 24:1 -6

Objetivo: Levar o adolescente a entender que a vingança não é um fruto do Espírito e que o autogoverno é um dos mais importantes princípios bíblicos.

1º Momento: Reflexão: Mesmo tendo motivos para vingança, Davi poupou a vida de Saul por temor à Deus. Há pessoas que estão acima da nossa autoridade e devemos honrar quem merece honra.

A quem devemos obediência e porque é importante agirmos assim?

2º Momento: Peça que algum voluntário leia o texto bíblico: Lucas 2:51 Jesus era obediente aos seus pais – HONRA = RESPEITO

Efésios 6: 1-3 Êxodo 20:12

1) Listar 5 atitudes suas que você acha que desagradam seus pais.

2) PESQUISA:

Enumere suas atitudes na ordem de importância que você acha que deixam seus pais felizes.

( ) OUVIR BONS CONSELHOS SEM RECLAMAR ( ) TER BONS AMIGOS

( ) ESTUDAR ( ) DORMIR CEDO

( ) TIRAR BOAS NOTAS

( ) TER MODERAÇÃO NO USO DA TECNOLOGIA (CELULARES, COMPUTADOR..)

(28)

( ) FREQUENTAR A IGREJA

( ) COLABORAR NAS TAREFAS E CUIDADOS COM SEUS PERTENCES

( ) RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS

( ) RESPEITAR OS IRMÃOS, FAMILIARES E PROFESSORES (AUTOGOVERNO)

Após a atividade realizada peça que cada um socialize suas respostas e selecione e comente as três respostas mais assinaladas. Explique que a Bíblia nos orienta a ter um padrão de conduta segundo as verdades e princípios de Deus. Que fomos escolhidos por Ele para fazer a diferença numa sociedade corrupta e sem Deus.

AULA: 6 O REINADO DE DAVI

ADAD MIRIM

Para dar início a essa aula é importante contar a trajetória de Davi desde quando Deus chamou para ser rei ainda quando pequeno.

É importante que você líder conte a história de uma forma que cative as crianças a fixarem seus olhares na história. Para deixar a sala mais descontraída e atrativa referente ao tema, desenhe alguns relógios e cole pela sala.

História...

Davi quando foi escolhido para ser rei era pequeno e jovem e cuidava das ovelhas, e por ser o mais novo ninguém imaginava que seria ele o escolhido de Deus, pois tinha irmãos com aparência e jeito de serem rei.

Conte para o seu ADAD o quanto ele é especial, mesmo que pequeno, baixinho, magro ou fortinho DEUS o chamou e tem um proposito lindo em sua vida. É importante que no decorrer da história mencionar o tempo no qual Davi teve que esperar até ser ungido rei e finalmente reinar. Fale para seu ADAD que o nosso tempo não é o tempo, mas que um dia o tempo para

todas as coisas vão chegar!

(29)

Pergunte quais são os sonhos deles, os anime a buscar e orar pelos sonhos e objetivosque mesmo que tão pequenos DEus cuida de cada detalhe.

Líder leve para a aula algodão e o desenho da ovelha, peça para que eles colem o algodão na ovelha representando o que Davi faziam antes de ser escolhido, e que seu papel naquele momento tinha seu valor, e ele foi reconhecido!

Depois faça uma coroa e um cetro de papelão com eles, com direto a pedras brilhantes em suas coroas, para mostrar que mesmo que demore para se cumprir, o melhor de Deus sempre vem, para aqueles que esperam e confiam

no senhor.

Para finalizar cante uma música com eles e faça uma oração por cada um.

ADAD I

Ao contar a história de Davi e sobre seu Reinado, é importante não apenas mostrar e falar sobre sua paciência, obediência a Deus mas, também algumas falhas que Davi cometeu durante seu reinado, mas que tinha um coração aquebrantado e cheio de arrependimento, buscando sempre se humilhar e concertar sua vida diante de Deus.

Para simbolizar peço que você líder leve um prato com água e coloque na frente de seus ADADs, o prato com agua simboliza todos nós , com a lama e coração limpo, mas que todos os dias assim como Davi cometemos erros e falhamos, então comesse a jogar ORÉGANO na agua que simboliza o pecado que irá sujar e manchar a agua e misture.

Converse com seu Adad fale que ele terá todos os dias oportunidades, propostas que muitas vezes iram nos manchar com o pecado, mas, que ele precisa vencer. Mas assim como Davi pegou estamos sujeitos a pecar e errar também, mas que DEUS e o espirito santo que é o nosso consolador nos mostra que o amor de Deus é maior do que tudo e pode nos purificar. Então peço que molhe seu dedo no detergente que simboliza jesus, que morreu pra perdoar nossos pecados, nesse momento irá acontecer uma reação na água que irá separar a agua da sujeira. No

(30)

fim da dinâmica ministre sobre a vida deles e fale sobre o amor que ele tem por nós, e que grandes obras irão se cumprir assim como cumpriu na vida de Davi.

ADAD II E SENIOR

Após falar sobre o reinado de Davi e sua trajetória fale sobre ansiedade, questione e pergunte quantos tem promessas que ainda não se cumpriram como no período em que Davi foi escolhido, mas não reinou, pois precisou esperar o tempo de Deus chegar.

Permita que eles participem e falem sobre a processa que está sobre a vida deles, seja a salvação de algum familiar, pregação ou

ministério de louvor. Pode acontecer que a promessa tenha se cumprido na vida de algum deles ou de nenhum, mas ministre sobre o tempo de Deus na vida dele líder, fale que o tempo de Deus não é o nosso! Mesmo que

pareça ser o tempo pra namorar, tirar a carteira, sair sozinho e se auto governar, não seja o tempo certo !!

Entregue para cada ADAD um papel e uma caneta e faça todos sentarem em roda. Você líder pegue um cronometro (pode ser no celular) e fale para eles que você irá marcar o tempo e querem que eles marquem também. Líder avise quando iniciar e quando parar o tempo, mas não avise qual foi o tempo correto.

Repita esse processo 3 vezes e peça para que cada um FALE alto o tempo que marcou no papel. Você verá quantos tempos terão diferente um do outro, e por fim fale o tempo real que você líder marcou. O seu tempo líder é o tempo de DEUS, o tempo verdadeiro! o tempo que os adad's marcaram é o tempo que eles deduziram ser. Através dessa dinâmica ministre sobre a vida deles, para que eles descansem em Deus pois o tempo dele é o certo e o melhor pra nossas vidas!

AULA 7: I REIS E II REIS

Os reis de Israel

(31)

Em 1 e 2 Reis conhecemos as histórias dos REIS de ISRAEL .. uma ideia é confeccionar umas cartas com as coroas dos reis,

cada rei de Israel tinha uma qualidade ou defeito predominante, que por tanto agradava ou desagradava a Deus.

Com isso podemos ensinar aos nossos queridos Adads como temos que ser para agradarmos a Deus, aprendendo com os exemplos dos reis de Israel.( essa atividades pode ser feito com todas as salas do .... porém lembre-se da importância de explicar conforme cada faixa etária )

ATIVIDADE como fazer o cartaz:

- MOLDES DAS COROAS

(32)
(33)
(34)

Explicando a atividade Sugestão...

* As coroas podem ser feitas em EVA ou simplesmente imprima os molde em folhas A4.

*Peça aos seus Adads que confeccionem as coroas, ou levem prontas e peçam que eles decorem.... com tinta, pedrinhas brilhosas, etc

* depois vá colando as coroas uma a uma no cartaz enquanto explica cada uma, levando seus Adads a se compararem com os reis.

EXPLICAÇÃO DE CADA COROA

Lembrando que essa lição, requer de você líder um pouco mais de aprofundamento nas histórias , pela complexidade de cada uma, e seus Adads notarão se você não estiver bem preparado.

(35)

( algumas contarei um pedaço da história do rei em questão, outras por serem histórias mais conhecidas só citarei o versículo em que se encontra.)

Coroa 1 - Deus ou um rei?

1 Sm 8.1-10.25

Conte como o povo de Israel pediu a Deus um rei...

OBJETIVO: Explicar a importância de se fazer escolhas de acordo com a Palavra de Deus. Deus não impõe sua vontade a ninguém. Ele permite que decidamos se queremos aceitá-la ou não. Apesar dele não nos obrigar, devemos nos lembrar que Sua vontade para nós é vida e felicidade, ao passo que recusá-la é caminhar para a morte e a infelicidade. Deus quer que todos optem pela vida, diariamente em cada situação, se assim fizermos estaremos reafirmando nossa fé e obediência Nele.

Coroa 2 - O rei desobediente 1 Samuel 15

Cedo em seu reino, Saul foi confrontado com uma crise. Os filisteus estavam se preparando para um ataque contra Israel. As tropas judaicas estavam desanimando e começando a ir embora. O profeta Samuel havia dito a Saul que ele estava indo oferecer os sacrifícios necessários de foram que Israel pudesse desfrutar da benção e presença de Deus enquanto fossem à batalha. Saul esperou, e Samuel não veio. Impaciente e sob pressão, Saul assumiu precipitadamente o papel de sacerdote e ofereceu ele mesmo os sacrifícios. Essa foi uma séria ofensa que custou o trono de

seus descendentes.

Mais tarde, em outro infame ato de desobediência, Deus deu a Saul

(36)

Clara instrução para derrotar a maligna nação de Amaleque e destruí-la completamente. Saul realizou somente parte da ordem de Deus. Ele derrotou Amaleque, mas manteve alguns despojos. Samuel reprovou Saul de novo. A resposta de Saul foi oferecer racionalizações e desculpas.

Deus não quer nossas justificações e explicações. Deus não quer que façamos nossas boas obras de maneira errada, na hora errada, ou pelas razões erradas. Deus quer nossa completa submissão. Você está

obedecendo a Deus completamente hoje?

Obediência é essencial para uma vida cristã bem-sucedida.

O maior exemplo que temos é Jesus, que em obediência e amor, deu

sua vida para nos salvar.

Os Adads devem obedecer seus pais, com amor e respeito. Esse é

um mandamento de Deus para todos nós.

Mandamento com uma promessa: para ter uma vida longa e próspera.

Os alunos devem abrir suas Bíblias e marcar o versículo de Efésios 6.1-3.

OBJETIVO: Deus valoriza muito a atitude da OBEDIÊNCIA.

Coroa 3 - Você não parece um rei!

1 Samuel 16.7

Conte a história de como Deus escolheu a Davi...como Samuel o ungio...

(37)

OBJETIVO: conscientizar-se de que Deus não está preocupado com a nossa aparência exterior, mas com o que está em nosso coração. Que todos os dias devemos seus examinar nossos corações, confessando a Deus nossas atitudes erradas e pedir perdão.

Coroa 4 - O rei bom de mira

1 Samuel 17... conte a história de Davi e Golias (resumidamente)

OBJETIVO: Demonstrar que, em nome de Jesus e com o auxílio do Espírito Santo, somos capazes de realizar coisas extraordinárias.

Coroa 5 - Um rei sem trono?

Conte como Davi foi ungido rei, mais não assumiu o trono imediatamente.

Deus cumpri suas promessas independente do tempo que leve, desde que você permaneça Nele.

OBJETIVO: Explicar que Deus possui um tempo certo para cumprir os propósitos em nossa vida.

Coroa 6 - O rei muito sábio

"É melhor conseguir sabedoria do que ouro: é melhor ter conhecimento do que prata."

( Provérbios 16.16) 1 REIS 3

Certa noite, o Senhor Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: “O que você quer que eu lhe dê”? Ele respondeu: “Dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a

(38)

diferença entre o bem e o mal”. Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse: “Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu.

Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa.

Conte um pouquinho sobre a vida de Salomão, como ele pediu sabedoria a Deus e por isso foi abençoado

OBJETIVO: Comprovar que Salomão foi abençoado por Deus, porque valorizou a sabedoria.

Coroa 7 - O rei mais famoso

Conte como Salomão edificou o tempo, cultivando amizade Hirão 1 reis 15

1 E enviou Hirão, rei de Tiro, os seus servos a Salomão (porque ouvira que ungiram a Salomão rei em lugar de seu pai), porquanto Hirão sempre tinha amado a Davi.

2 Então Salomão mandou dizer a Hirão:

3 Bem sabes tu que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do Senhor seu Deus, por causa da guerra com que o cercaram, até que o Senhor pôs seus inimigos debaixo das plantas dos seus pés.

4 Porém agora o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados;

adversário não há, nem algum mau encontro.

5 E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome.

6 Dá ordem, pois, agora, que do Líbano me cortem cedros, e os meus servos estarão com os teus servos, e eu te darei o salário dos teus servos, conforme a tudo o que disseres; porque bem sabes tu que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como os sidônios.

7 E aconteceu que, ouvindo Hirão as palavras de Salomão, muito se alegrou, e disse: Bendito seja hoje o Senhor, que deu a Davi um filho sábio sobre este tão grande povo.

8 E enviou Hirão a Salomão, dizendo: Ouvi o que me mandaste dizer. Eu farei toda a tua vontade acerca das madeiras de cedro e de cipreste.

9 Os meus servos as levarão desde o Líbano até ao mar, e eu as farei conduzir em jangadas pelo mar até ao lugar que me designares, e ali as desamarrarei; e tu as tomarás; tu também farás a minha vontade, dando sustento à minha casa.

(39)

10 Assim deu Hirão a Salomão madeira de cedro e madeira de cipreste, conforme a toda a sua vontade.

11 E Salomão deu a Hirão vinte mil coros de trigo, para sustento da sua casa, e vinte coros de azeite batido; isto dava Salomão a Hirão anualmente.

12 Deu, pois, o Senhor a Salomão sabedoria, como lhe tinha falado; e houve paz entre Hirão e Salomão, e ambos fizeram acordo.

OBJETIVO: Explicar que devemos cultivar uma boa fama, a fim de que as pessoas possam ver Jesus em nós.

Coroa 8 - O rei dividido entre duas opiniões 1 Re 12.1-33.

Roboão pediu o prazo de três dias para deliberar o assunto, e foi consultar os velhos e sábios conselheiros do seu falecido pai. Estes lhe disseram que, se agradasse ao povo fazendo a sua vontade, ganharia a sua lealdade para sempre. Mas, Roboão desprezou seu conselho e foi consultar os jovens que haviam crescido com ele. Estes sabiam o que ele queria e o incentivaram a dar uma resposta dura ao povo. Roboão se agradou com o conselho desses seus companheiros e, terminado o prazo, com o povo reunido diante dele com Jeroboão, ele declarou que, ao invés de atender ao que o povo pedia, ele exigiria muito mais ainda dele do que Salomão.

Professor (a) enfatize aos pequenos que devemos ser prudentes em nossas escolhas. Roboão fez uma escolha errada e trouxe consequências para

(40)

muitas pessoas. De fato, quando fazemos uma escolha errada pode resultar em problemas para nós mesmos e para outras pessoas que nem tem culpa de nada. Fique atento! Faça a escolha certa.

OBJETIVO: Enfatizar que devemos ouvir os conselhos dos mais experientes quando formos tomar decisões importantes.

9 - O rei que mais pecou Rei Acabe

: 1 Reis 16.29-33; 21.1-29

Explique que o rei Acabe agia como uma criança mimada quando sua vontade não era atendida. Ele ficou emburrado porque Nabote não aceitou as suas propostas para a compra de vinha. Como consequência, ele ficou emocionalmente fraco e facilmente manipulado por sua agressiva mulher pagã Jezabel. Ele agiu como um bebê a vida toda. Quando as coisas não acontecem da forma em que queremos ou desejamos não podemos ficar emburrados ou agimos inconsequentemente. Devemos depositar a nossa confiança em Deus, porque Ele sabe o que é melhor para cada um.

Acabe esqueceu-se de Deus e ergueu um templo para que todo o povo de Israel adorasse ao deus Baal ao qual a sua esposa Jezabel servia. Acabe deixou de adorar ao verdadeiro Deus

(41)

OBJETIVO: Enfatizar que só existe um único e verdadeiro Deus a quem devemos adorar.

Coroa 10 - O rei que cantou na guerra 2 cronicas 20

Conte como Josafá adorou a Deus

O Rei Josafá, era um homem que servia a Deus de todo o seu coração . Um dia, um povo inimigo declarou guerra ao Rei Josafá, e era um exercito muito grande,bem maior do que o exercito do Rei Josafá.

Quando o rei Josafá descobriu que o exército inimigo estava chegando, ele convocou todo o seu povo para clamar, adorar e orar pedindo que Deus os livrasse da morte.

O povo passou a noite toda adorando a Deus e o Senhor se agradou disso.

Deus tinha um plano maravilhoso para livrar o povo da morte. Quando foi de madrugada o povo inimigo ficou confuso ao ouvir o louvor do povo de Deus que dizia :"Louvai a Deus, o Senhor, porque o seu amor dura para sempre" e o exército inimigo começou a brigar entre eles e a se destruírem ,quando o rei Josafá chegou, os soldados do exército inimigo estava todos mortos e o Rei Josafá voltou pra casa com todo o seu povo cantando e adorando a Deus como muita alegria.

OBJETIVO: Destacar que Deus estará sempre pronto a socorrer o seu povo.

(42)

Coroa 11 - O rei que confiou em Deus Isaías 37

O que a Bíblia diz a respeito de Ezequias não é dito acerca de nenhum outro rei: “Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se apegou ao SENHOR, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés” (2Rs 18.5,6).

A resposta à oração de Ezequias veio através do profeta Isaías com a promessa da destruição do exército assírio pelo próprio Deus, como de fato ocorreu (2Rs 19.20-37; 2Cr 32.21-23; Is 37.21-25). Tempos depois o rei Ezequias adoeceu duma enfermidade mortal. O profeta Isaías foi até ele, dizendo: “... Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos, e chorou muitíssimo” (2Rs 20.1-3).

A soberania divina não vê inadequação na oração pela cura, pois tanto a oração quanto a resposta de Deus são parte de seu plano (cf. 1Rs 21.29; Ez 33.13-16; Tg 5.15,16). O Senhor Deus ouviu a oração de Ezequias, viu suas lágrimas e o curou. Acrescentou-lhe mais quinze anos de vida, e ainda prometeu livrá-lo definitivamente dos assírios (2Rs 20.4-7). Tudo isso

(43)

porque Ezequias, do começo ao fim de seu reinado, confiou no Senhor seu Deus.

OBJETIVO: Provar que a oração sincera produz resultados surpreendentes.

12 - Uma criança como rei

"Não houve rei semelhante a Josias, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda sua força." 2 Reis 23:25 9- Referência Bíblica: 2 Reis 22-23

10-Mensagem: Josias tinha oito anos de idade quando se tornou rei de Judá.

Ele governou trinta e um anos em Jerusalém. Seu avô Manassés havia sido um rei mal - tão mal que Judá foi mais perverso que qualquer das outras nações (que nem sequer conheciam a Deus e Sua Palavra). Ele construiu altares para deuses, sacrificou o seu filho a um ídolo e matou muitas pessoas inocentes. Como o avô de Josias, seu pai Amon também foi um rei mau que adorava ídolos e não andou nos caminhos de Deus.

Ele foi assassinado por seus próprios funcionários. Josias fez o que agradava a Deus, o SENHOR; ele seguiu o exemplo do seu antepassado, o rei Davi.

(44)

O avô e o pai de Josias também tinham sido reis e fizeram muitas coisas erradas em seu reinado, mas Josias fez aquilo que era certo. Essa história nos ensina que não importa se nossos pais, avós, professores, irmãos mais velhos fazem aquilo que é errado, nós podemos fazer aquilo que é certo porque podemos ser o início de uma descendência que honra e obedece a Deus.

OBJETIVO: Ensinar as crianças que elas não dependem da sua família para fazer o que é bom, certo e justo. Enfatizar a importância da leitura da Palavra de Deus.

Coroa 13 - Acabaram-se os reis?

2 Reis 25.1-11

Objetivo: Refletir com os alunos sobre os resultados da desobediência conscientizar-se que a desobediência sempre deixa conseqüências que trazem dor e tristeza. Deus nos ama, e quer o melhor para nós, por isso através da Bíblia ELE nos aconselha, quando desobedecemos sempre sofremos.

Texto Bíblico:2 Rs 24.1-11

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” (Rm 6.23 – NTLH).

O inesperado aconteceu! A Babilônia invade Judá e conquista Jerusalém. A nação, a santa cidade e o templo de Deus estavam entregues

(45)

nas mãos dos ímpios gentios das terras mesopotâmicas. Esse foi um dos maiores dilemas da história do povo de Deus no Antigo Testamento.

Em primeiro lugar, a queda de Judá teve origem na idolatria. A postura de Deus foi a seguinte: “Se vocês querem ídolos, vou mandá-los para onde há muitos deles”. Depois que voltou do cativeiro, nunca mais a nação caiu na idolatria!

O outro problema sério foi que a nação fizera uma aliança com Deus (Êxodo 19-24) no Sinai, e quebrou-a plenamente. Por isso, o Deus justo trouxe o castigo merecido para a nação idólatra. Finalmente, a insuficiência da antiga aliança abre espaço para a Nova Aliança (Jr 31.31-34), que desemboca na promessa de uma lei que será praticada “de dentro para fora”, por ser

“escrita no coração”.

A Nova Aliança se cumpre na vinda e na obra de Cristo, conforme vemos expresso no Novo Testamento (Hb 8.8-13). O momento de maior desastre e tristeza da história bíblica tornou-se o de maior esperança e alegria da redenção humana.

Aplicação da Lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que Israel sofreu muito com estes altos e baixos dos reis israelitas, que ora serviam a Deus e ora não. Deus controla a história humana. A pessoa que obedece ao SENHOR desfrutará dos benefícios de ser amigo de Deus. Aqueles que o rejeitam e desobedecem a Sua Palavra provarão a correção de Deus. ELE sempre está pronto a perdoar, a todos os que se arrependem. O castigo do povo israelita indo para o cativeiro é porque não se arrependeram, antes cada dia faziam mais coisas erradas, na temendo a Deus e desrespeitando seu próximo. Não sejamos assim, a Palavra de Deus nos aconselha para que sejamos felizes.

Obedecendo a ELE viveremos bem e felizes.

AULA 8: I E II CRÔNICAS-MANTENDO AS PROMESSAS E ORGANIZANDO O TEMPLO

Texto principal: I e II Crônicas:

1º Momento: Oração com todos

Objetivo: Entender a importância de uma vida de serviço dedicado a Deus sendo que em cada geração o Senhor fornece líderes para conduzir seu povo.

(46)

Motive as crianças para a aula, afirmando que este dia é único e que nunca mais haverá outro igual. Que o Espírito Santo nos ajudará a lembrar desse dia de aprendizagem quando precisarmos. Mesmo que o tempo passe, que mediante nossa dedicação em aprender mais e conhecermos mais a Deus o Espírito Santo nos ajudará e será conosco. Enfatize que Deus nos fez uma linda promessa de um dia reinarmos com Ele e que isso será glorioso. Porém, que para alcançar essa promessa temos uma missão aqui na Terra. Deus nos chamou para salvação e também para o serviço na sua casa.

Leia o texto: Romanos 8: 28

Pontuar que em todos os momentos Deus está conosco. Que as dificuldades são oportunidades para refletirmos nossas atitudes e crescermos na Sua presença.

DEUS AMA A OBEDIÊNCIA Dinâmica:

Coloque uma venda nos olhos de 3 (três) ADAD`s, certificando-se de que não estão vendo nada. Em seguida coloque um condutor para cada ADAD.

Este condutor terá que guiar o colega somente com apertos no ombro direito ou esquerdo, evitando que esbarre nos objetos ou demais colegas que também estão sendo conduzidos. Em seguida troque os papeis, o conduzido será o condutor. Ao final todos se sentam e os que quiserem poderão relatar o que sentiram ao conduzir e ser conduzidos. Explique que Deus não erra, mas temos que estar atentos e sujeitos a sua soberana vontade. Aqui ensinamos o princípio da SOBERANIA e também SEMEAR e COLHER. Uma vez condutor e na outra conduzidos. Queridos líderes, o Espírito Santo os ajudará a explicar que Deus conduz seu povo, mas é preciso que sejamos submissos e de coração voltado à obediência as verdades bíblicas. Ouvir também alguns ADAD`s que assistiram a dinâmica

(47)

relatando como se sentiram ou se reconhecem que muitas vezes são desobedientes.

ATIVIDADE ADAD MIRIM

TEXTO BÍBLICO: I Crônicas 22:6

Davi ordena Salomão a construir ao Senhor Deus de Israel

http://escola-dominical-infantil.blogspot.com/2014/03/atividade-para- colorir-construcao-do.html

(48)

Deus quer morar em você. Se há lugar para Ele, desenhe-o em seu coração.

ATIVIDADE ADAD 1

(49)

TEXTO BÍBLICO: I Crônicas 13

Davi dispõe-se a trazer a arca para Jerusalém

Objetivo: Que o ADAD entenda que a presença de Deus em nossa vida nos torna vitoriosos independente das circunstâncias

Leitura suplementar:

Deus ordenou a Moisés que fizesse um tabernáculo no deserto. Aquela foi a primeira representação terrena do que poderíamos chamar de “casa de Deus”. Ali seriam realizados os cultos ao Senhor. Era no tabernáculo que se faziam os sacrifícios e as orações sacerdotais. No seu interior estava, entre diversos utensílios, a Arca da Aliança, que era um móvel de madeira, revestido com ouro puro. Sobre ela estava o propiciatório, uma espécie de tampa em forma de coroa, também de ouro. Sobre essa peça havia dois querubins de ouro batido, colocados um de frente para o outro e com suas asas estendidas sobre a arca. Dentro dela foram colocados: um vaso com maná, as tábuas da lei e a vara florescida de Aarão.

Enquanto que nos templos pagãos havia imagens dos falsos deuses, no tabernáculo israelita havia a arca, que representava a presença de Deus.

Hoje, não existe mais um tabernáculo no deserto, nem um templo de pedras onde Deus possa habitar. O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios, dizendo que os cristãos são tabernáculos e templos do Senhor. (I Cor. 3.16 e II Cor.

5.1-4). Todas as pessoas são, potencialmente, tabernáculos de Deus. Mas muitas são tabernáculos vazios, pois não possuem a arca, não possuem a presença de Deus em seus corações. O que seria do tabernáculo de Moisés no deserto sem a arca da aliança? Talvez pudesse ser confundido com um circo ou com uma tenda qualquer. É a arca que faz a diferença. É a presença de Deus em nós que justifica nossa existência e dá sentido à nossa vida.

Os objetos colocados no interior da arca nos fazem refletir sobre o que deve haver no nosso interior:

– O maná – Este foi o alimento que Deus enviou para o povo no deserto, ao qual chamavam de “pão do céu”. No evangelho de João, capítulo 6, o próprio

(50)

Jesus se compara ao maná, dizendo: “Eu sou o pão que desceu do céu.” Para que a presença de Deus possa estar na vida de qualquer pessoa, o primeiro passo é receber o Senhor Jesus como Salvador. Não existe outra maneira de se estabelecer a aliança com Deus. Não há nada que alguém possa fazer para se aproximar de Deus, a não ser por meio de Jesus Cristo. Assim como o maná sustentou o povo no deserto, Jesus é o sustento para as nossas almas. Só nele a alma humana encontra sua plena satisfação.

– A lei – As tábuas da lei foram colocadas dentro da arca porque os mandamentos constituíam o regulamento da aliança de Deus com Israel. A lei é a Palavra de Deus. Se já recebemos a Cristo em nossos corações, nossa próxima providência deve ser a busca do conhecimento da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Como escreveu Paulo: “A Palavra de Cristo habite abundantemente em vossos corações”. (Col. 3.16).

– A vara de Aarão – Essa vara era um pedaço de pau, galho da amendoeira, usado, provavelmente, para conduzir o rebanho. Quando Deus quis dar um sinal ao povo, fez com que a vara de Aarão, aquela madeira seca e velha, produzisse brotos, flores e frutos. Isso é extraordinário! Qual o significado da vara de Aarão para nós? Poder de Deus, ação do Espírito Santo, de maneira que o impossível acontece e maravilhas se realizam. É o poder da ressurreição. Aleluia! O sinal da vara de Aarão nos mostra a ação de Deus quando já se pensa que é tarde demais. Se já recebemos o Senhor Jesus e já temos adquirido o conhecimento da Palavra de Deus, busquemos ainda o batismo e o enchimento do Espírito Santo. Dessa forma, nossa vida cristã não se resumirá em fé e palavras, mas em manifestação do poder de Deus.

Notamos então que esses elementos contidos na arca da aliança nos mostram o que é necessário para que tenhamos a presença de Deus em nós e para que essa presença atue em plenitude nas nossas vidas, de maneira que nossa existência floresça e dê fruto.

Tudo isso estava dentro da arca. São experiências, conhecimentos e compromissos interiores. É a presença do Deus invisível no recôndito do nosso espírito. A vida cristã é, antes de tudo, algo interior. É como a vida

(51)

que se encontra escondida dentro de uma semente. A princípio, pode não ser valorizada nem reconhecida. O cristianismo não se firma sobre aparências exteriores. Suas bases estão profundamente arraigadas no âmago das nossas almas. Contudo, sua essência não ficará restrita aos limites íntimos de cada um. A presença de Deus, embora espiritual e invisível, transcende os limiares do coração, e se manifesta nos frutos do Espírito no nosso modo de viver. A semente se rompe e a vida se revela, uma vez que não pode ser contida.

Que tenhamos em nós toda a plenitude de Deus. Que sejamos santuários cheios da glória celestial. Sendo assim, o poder de Deus se manifestará e todos saberão que o Deus verdadeiro habita no meio do seu povo. Amém.

Atividade: Dividir a turma em equipes e pedir que construam uma arca da aliança com sucata.

Providencie os materiais com antecedência Material necessário:

1 caixa vazia (pode ser de sapatos) Tinta guache amarela

Pincel Papelão

Tesoura e cola

Rolinhos vazios de papel alumínio para fazer as varas da arca

Dentro da caixa colocar: Tábuas da Lei, Maná (algodão), vara de Arão florescida.

Momento final: Realizar uma roda de conversa e socializar os saberes e experiências sobre manifestações da presença de Deus nos livros de Crônicas

Questionamento para reflexão:

O que fizemos que agrada e o que desagrada a Deus?

Oração para superação de nossas fragilidades, fraquezas e falhas.

ATIVIDADE ADAD 2 e SÊNIOR

(52)

TEXTO BÍBLICO:

Objetivo: Refletir e socializar saberes sobre o conceito de TEMPLO e as formas de adoração durante toda trajetória do homem com Deus.

(Desde o antigo testamento até os dias atuais).

Leitura suplementar:

O projeto envolvia não apenas materiais muito caros, mas estes materiais foram trabalhados de tal forma a criar grandes obras de arte: "... Deus...

ordenou a Moisés que construísse um tabernáculo de uma forma que envolveria quase todas as formas de arte representativa que os homens conheciam." O tabernáculo e seus utensílios foram concedidos aos israelitas tanto para "glória" quanto para "beleza" (cf. 28:2, 40).

(3) A construção do tabernáculo envolveu todo o povo. Todo o povo se beneficiaria do tabernáculo, e assim a todos foi permitido participar de sua construção, ou pela doação dos materiais, ou pela habilidade no trabalho, ou por ambos.

. Todo o povo se beneficiaria do tabernáculo, e assim a todos foi permitido participar de sua construção, ou pela doação dos materiais, ou pela habilidade no trabalho, ou por ambos.

(4) O tabernáculo testemunhava o caráter de Deus. A excelência do tabernáculo, tanto em seus materiais como em sua mão de obra, era um reflexo da excelência de Deus. O tabernáculo também foi um lugar santo, porque habitando nele estava um Deus santo (cf. 30:37, 38).

A excelência do tabernáculo, tanto em seus materiais como em sua mão de obra, era um reflexo da excelência de Deus. O tabernáculo também foi um lugar santo, porque habitando nele estava um Deus santo (cf. 30:37, 38).

O tabernáculo testifica em sua estrutura e finalidade a santidade de Deus.

Arão usava gravado no diadema "Santidade ao Senhor" (28:36). Os sacerdotes são alertados na própria administração de seu ofício "para que não morram" (30:21), e a morte de Nadabe e Abiú (Lv. 10:1) deixou clara a seriedade de uma ofensa que foi considerada ultrajante por Deus.

(5) O tabernáculo era composto de vários elementos, mas em tudo foi ressaltada a unidade, no projeto, na função e no propósito.

(53)

https://bible.org/article/o-tabern%C3%A1culo-o-lugar-da-morada-de- deus-%C3%AAxodo-358-3943 Assim... concluímos que Deus se importa com a nossa forma de adoração.

Versículos a serem estudados:

Hebreus 11:4 – Adoração de Abel Gênesis 8:21 – Adoração de Noé

Gênesis 12:7 e 22:9 – Adoração de Abraão

I Crônicas 22:6 – Davi ordena Salomão a realizar a construção do templo para adoração.

João 3:16 – Deus amou o mundo que deu seu filho para sacrifício em nosso lugar.

I Coríntios 6:19-20 – Nosso coração é morada de Deus (templo).

Provérbios 4:23

1º Momento: Forme equipes conforme número de ADAD`s.

Em seguida distribua os versículos e peça que discutam entre si o texto bíblico. Forneça materiais e peça que registrem em forma de desenho o que entenderam do versículo.

2º Momento: Solicite que socializem com o grande grupo e façam suas considerações sobre a importância da aplicação pessoal desse texto em nossa vida atual.

Finalize com um círculo de oração ministrando sobre a importância de termos vigilância sobre os propósitos de Deus e as intenções do nosso coração. (Pensamentos, sentimentos e atitudes)

(54)

AULA 9- ESDRAS- REENCONTRANDO AS ESCRITURAS

Aula 09. Livro de Esdras

A paz do Senhor Líderes,

Estamos viajando na história do povo hebreu. E para esta aula temos o momento do retorno do exílio com o fim do império babilônico. É preciso lembrar aos ADADs que o povo hebreu ainda era um povo dominado, não mais por babilônicos, agora pelos Persas que os permitiu voltar para Jerusalém.

Voltar para um lugar sem muros, sem casa e sem templo foi um grande desafio para os hebreus. Até a comunicação estava complicada. Os que voltaram falavam, não mais hebraico, falavam aramaico e os que permaneceram lá, nas ruínas, casaram com outros povos aprendendo outras línguas e esquecendo da sua. Pensa a confusão...

Foi necessário uma reconstrução em todos os aspectos. Reconstrução material, reconstrução cultural e reconstrução espiritual.

Esdras foi um dos homens chamados por Deus para a reconstrução. Ele aparece na história bíblica como líder no retorno da segunda leva de exilados.

Segundo os historiadores, após a história de Ester, Esdras empreendeu-se na reconstrução espiritual do povo (Esdras 09).

É justamente na reconstrução espíritual que você líder vai se empenhar.

Esdras utilizou-se da Palavra de Deus para essa reconstrução. O título desta aula diz: “Reencontrando as escrituras” justamente porque a Palavra de Deus é a única capaz de reconstruir a fé. Encontramos na Bíblia palavras que nos alimenta, nos conforta, nos orienta, enfim, nos fazem aproximar de Deus.

Fazer o povo se aproximar de Deus foi tarefa de Esdras naquele tempo, hoje essa tarefa é sua! Fostes chamado para aproximar as crianças e adolescentes de Deus. Você crê nisso? Prepare-se para essa grande obra!

DINÂMICA: “ Reconstruir pela organização”

Objetivo: Desenvolver o entendimento que a organização faz parte da reconstrução.

Desafio para as patrulhas: Coloque num pacote feijão, Arroz e macarrão tipo conchinha. Cada patrulha receberá um pacote desses. O desafio é que cada equipe separe o arroz do feijão e do macarrão em menor tempo possível. Após identificar a patrulha vencedora, o líder vai falar de Jerusalém após o exílio da babilônia. A cidade estava uma bagunça. Estava sem muros, sem templo e sem fé. Mas Deus levanta alguns homens para organizar tudo. Cada um com sua função, mas todos com o mesmo propósito que era reconstruir Jerusalém em todos os seus aspectos.

(55)

ADAD Mirim

] A medida que os mirins estiverem pintando os desenhos abaixo, você líder estará contextualizando as gravuras com o que a Bíblia diz sobre elas.

Preencha o desenho abaixo com colagem de sementes como feijão e arroz.

(56)

ADAD I

Para os ADADs I, Podemos contextualizar melhor a história dos hebreus pós exílio. Há alguns recursos e você líder, pode ser o contator dessa história ou poderá convidar alguém dinâmico para fazer isso.

Já dá pra contar que os hebreus voltaram do exílio (explicar o significado de exílio) por providência e misericórdia de Deus. Que ainda estavam escravizados, porém Deus moveu os corações dos reis persas para ajudarem o seu povo regressarem á pátria.

Que o povo voltou em duas etapas. A primeira leva de hebreus que retornaram é citado nos 6 primeiros capítulos do livro. Nesses capítulos

(57)

temos a história da reconstrução do templo com a atuação de líderes como Zorobabel e Jesua. Na segunda leva de hebreus que retornaram se encontra Esdras, outro líder que Deus levanta, no intuito da reconstrução espiritual e moral. Os capítulos 7 á 10 registram Esdras restaurando a lei de Deus no coração do povo.

ADAD I Aula 09 – Livro de Esdras

Nome:... NOTA:

ATIVIDADE “ USANDO A BÍBLIA”

RESPONDA DE ACORDO COM O VERSÍCULO

1.O que o rei Círio queria que os judeus fizessem? Ed 01:01-11

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

2. Como o povo reagiu ao terminar o alicerce do templo? Ed 03: 10-13 ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

___________________________________________________________

3. O que fez o rei Artaxerxes ao receber a carta dos inimigos dos judeus?

Ed 04:11-21

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

______________________________

4. Quem foram os profetas que animaram o povo na reconstrução? Ed 5:

01-03, 11-13

___________________________________________________________

5. Que decidiu o rei Dário? Ed 6: 06-10

____________________________________________________________

__

6. Quem foi Esdras e o que fez pelo seu povo? Ed 7:6; 10, 25

____________________________________________________________

____________________________________________________________

(58)

____________________________________________________________

__________________

7. Qual foi a difícil decisão que o povo tomou ajudados por Esdras? Ed 10:

1-6

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

_____________________________

8. O que devemos fazer para mantermos comunhão com Deus? Js 01:08 ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

___________________

Obs: A correção será feita coletivamente junto com o líder.

ADAD II e Sênior

Abaixo há uma explanação sobre o livro de Esdras pra você líder se aperfeiçoar:

Conforme o livro de Esdras (Esd. 1. 4), Ciro havia autorizado em meados do séc. VI aC, o retorno dos exilados para Jerusalém visando a reconstrução do templo. Alguns grupos voltaram em levas gradativas. A cidade estava destruída, não havia mais muros, templo e nem casas para habitarem. Era um recomeço, uma reconstrução, que seria financiada pelo próprio governo persa (Esd. 6.8). Todavia, o profeta Ageu chamou a atenção do povo por estarem investindo esforços muito mais na construção de suas próprias casas do que na reconstrução do templo (Ag. 1.4), que era a razão principal pela qual haviam retornado. Zacarias também profetizou ao povo orientando-os na obra. Além desses fatores tiveram que lidar com a

(59)

oposição dos habitantes de Samaria que se sentiram ameaçados com a reconstrução da cidade, a ponto de a obra ser interceptada.

Um primeiro grupo voltou com Zorobabel, que ele numerou em torno de 50 mil pessoas. Após seis meses levantaram então o primeiro altar e no segundo ano iniciaram a construção do templo estabelecendo os seus fundamentos (3.10). Os mais novos se alegraram e os mais antigos ficaram entristecidos por lembrarem no templo de Salomão.

Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:

Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? (Ageu1:3-4)

Os antigos moradores da região, sentindo-se ameaçados com a reconstrução, ofereceram ajuda que, conforme Esdras era com más intenções. Não sendo atendidos começaram a criar confusões a fim de impedir o desenvolvimento da obra. Dario então ordenou o cessamento da obra, para que a cidade reconstruída não lhe servisse de ameaça. Mas, Zorobabel, por orientação dos profetas, prosseguiu na reconstrução e outros governadores visitaram a obra e consultaram a Dario sobre a sua legitimidade. Dario buscou nos registros de Ciro e constatou que fora ordenança dele a reconstrução, dispôs-se então a apoiá-la política e financeiramente.

A obra da casa então foi concluída ainda no tempo de Dário, e o serviço no templo foi restituído juntamente com seus ministros: sacerdotes e levitas.

Foi então no período de Artaxerxes que Esdras subiu para Judá. Era um estudioso da lei conforme relata o próprio texto:

Este Esdras veio da Babilônia. Ele era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele.

(Ed 7:6)

Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá- la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas. (Ed 7:10) Esdras se deparou em Jerusalém com o grande problema daqueles, mesmo entre os oficiais do templo, que haviam se casado com mulheres de outros povos e gerado filhos com elas. Após uma longa descrição do temor que lhe recaiu, a narrativa esclarece que concluíram pela necessidade de resolver essa situação, para que permanecessem na terra, mandando as mulheres e seus filhos de volta para suas terras de origens: “Todos eles apertaram as mãos em sinal de garantia que iam despedir suas mulheres, e cada um apresentou um carneiro do rebanho como oferta por sua culpa” (Ed. 10.19).

O livro encerra então com a lista daqueles entre os filhos dos sacerdotes

(60)

que haviam “tomado mulheres estrangeiras” e fizeram o acordo de despedi- las, juntamente com seus filhos, para que voltassem para suas terras.

Divisão da Obra:

1-2: Decreto de Ciro e Lista dos que voltaram da Babilônia 3-6: A construção do Templo

7-8: Envio de Esdras e lista dos que o acompanharam 9-10: O problema dos casamentos mistos

Teologia da Obra:

1) A redenção de Israel

Um tema que certamente se destaca na obra é o caráter redentor do retorno dos exilados. Ciro é apresentado como o grande libertador, levantado por Deus para promover a volta de seu povo:

No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, a fim de que se cumprisse a palavra do Senhor falada por Jeremias, o Senhor despertou o coração de Ciro, rei da Pérsia, para redigir uma proclamação e divulgá-la em todo o seu reino, nestes termos: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: "O Senhor, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo para ele em Jerusalém de Judá.” (Esd. 1:1-2).

As promessas dos profetas se cumpriram com o retorno e Israel se auto- compreendeu como povo da Toráh. Mas o retorno não é de todos os exilados e nem para toda a antiga região de Canaã conforme estava ocupada por Israel, mas para Judá e o reino que possuía nas promessas realizadas por Deus a Davi sua referência teológica.

Esdras era como o novo Moisés, guiando o povo na reconstrução da sua relação com Deus, a fim de que pudessem permanecer na terra em que o Senhor estava novamente concedendo-lhes. Embora mesmo sendo mantidos sob o domínio dos persas e pagando-lhes tributos, a volta para Judá significava a realização das promessas e o fortalecimento das esperanças da grande reconstrução de Israel, bem como sua existência como nação livre e forte.

Certamente esta esperança era verdadeira, mas não exatamente para aquela Israel política anterior ao exílio, mas sim para a Israel teológica, que surgiria na forma da Igreja do Senhor Jesus, conforme descrita pelo apóstolo Pedro:

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam. (1 Pd. 2:9-10)

Referências

Documentos relacionados