• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE GESTÃO 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE GESTÃO 2011"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE GESTÃO

2011

(2)

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Cumprindo as disposições estatutárias e regulamentos internos, apresentamos o Relatório Anual de Atividades da Diretoria Executiva da AAPS - exercício 2011.

No momento em que nos aproximamos do encerramento da gestão 2009/2012 queremos destacar e agradecer aos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, assim como aos componentes da Diretoria Executiva, cuja atuação participativa contribuiu para o alcance dos resultados positivos da nossa entidade. Estendemos o nosso agradecimento aos funcionários, aos parceiros e aos diversos associados colaboradores, agentes participantes e propulsores das nossas ações.

Com este relatório descrevemos de forma quantitativa e qualitativa, os projetos, as ações, os serviços e os eventos realizados ao longo do exercício de 2011, tendo como foco o cumprimento da Missão da AAPS que é a defesa dos interesses e direitos dos associados e o desenvolvimento e realização de atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida, do nível socioeconômico, cultural e da cidadania.

No segmento Serviço Social a ampliação dos plantões na Sede e Subsede, através de profissional especializada representaram significativa melhoria na qualidade de atendimento disponibilizando aos associados e seus familiares assistência adequada nos eventos e sinistros registrados.

A Assistência Jurídica também foi contemplada com a ampliação dos plantões através da contratação de escritórios jurídicos especializados para atender a demanda crescente, em especial para revisão de aposentadorias junto à Previdência Social.

No plano político-institucional, nossas atividades e preocupações foram marcadas por mudanças e ameaças que interferiram ou afetaram a vida dos nossos associados exigindo pronta atuação dos órgãos de gestão da AAPS.

Em março uma Liminar obtida pela Secretaria da Fazenda e Sabesp em Mandado de Segurança contra as execuções da 8ª Vara da Justiça do Trabalho, provocou a suspensão dos pagamentos de complementação atingindo mais de 150 aposentados que iniciaram processos após janeiro de 2004.

A Diretoria Executiva reagiu prontamente mantendo gestões administrativas junto à Sabesp e, através do escritório Fonseca e Fernandes, obtendo no mês de junho/2011, a suspensão dos efeitos da Liminar e o restabelecimento dos pagamentos das complementações dos associados. Ainda no segundo semestre, um novo Recurso de Revista promovida pela Sabesp e Secretaria da Fazenda foi rejeitado em 24/12/2011, pelo Tribunal Regional do Trabalho, pois não se enquadrava na hipótese de cabimento.

(3)

A extinção de um processo de manutenção de complementações de aposentadorias patrocinado pelo Sintius resultou, em meados de abril, na suspensão do pagamento de complementações de mais de 400 aposentados da Baixada Santista atingindo também diversos associados da AAPS. Neste caso, a AAPS promoveu em julho/2011uma Ação Coletiva que não obteve a tutela antecipada e aguarda julgamento de mérito. Diante disso, o escritório contratado deu início, em paralelo, a ações individuais visando à normalização dos pagamentos dos benefícios aos associados atingidos.

A questão da previdência suplementar ocupou espaço significativo nas nossas atividades. Dando sequência ao conjunto de ações realizado em parceria com o Fórum de Entidades foram realizadas diversas reuniões e esforços de negociação junto à Sabesp. Com a paralisação do processo de migração para o plano Sabesprev Mais, resultado de medida judicial obtida pelo Fórum, em 2010, a empresa se absteve de negociar com as entidades por quase um ano.

Nesse ínterim, impetrou diversos agravos contra a Liminar obtida pelo Fórum, os quais foram rejeitados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Finalmente, em setembro a Sabesp concordou em suspender a Ação Coletiva pelo prazo de seis meses para abrir negociação com as entidades. Após duas reuniões entre a Sabesp e as entidades, assistimos ao desvirtuamento dos objetivos pelos quais nos empenhávamos. A empresa apresentou proposta que foi aceita pelas entidades de representação sindical e rejeitada formalmente pela AAPS, em razão da incompatibilidade com as bandeiras e aspirações dos nossos associados. Ao final do presente exercício a posição da nossa entidade, foi tornada pública, contra a suspensão dos efeitos da Liminar e coerente com a retomada da Ação Coletiva, ainda que sem contar com a concordância do Fórum. Permanecemos, porém, abertos a novas propostas da Sabesp.

Com relação aos planos de saúde, a nossa representação junto ao Comitê de Saúde da Sabesprev a AAPS atuou de forma sistemática e permanente no acompanhamento dos planos oferecidos pela Sabesprev. Mediante a disponibilização e análise dos relatórios gerenciais do sistema, com frequência apresentamos sugestões, contribuições e críticas para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.

Questionamos em diversas oportunidades os critérios utilizados para aplicação dos reajustes de mensalidades e acompanhamos as alterações introduzidas pelas novas Resoluções Normativas da ANS que poderão interferir, a partir de 2012, diretamente na qualidade de atendimento dos beneficiários.

A Ação Coletiva promovida em agosto de 2010 junto à 67ª Vara da Justiça do Trabalho, com o objetivo de reintegrar os aposentados e pensionistas no Pleno da Sabesprev foi transferida para a Justiça Comum por entendimento daquele juízo, sob a justificativa de que a matéria versava sobre relações de consumo. O escritório contratado pela AAPS solicitou manifestação do Ministério Público com pedido de Liminar que não foi concedida. Aguardamos manifestação da justiça.

(4)

Em julho/2011, a diretoria executiva, após aprovação do Conselho Deliberativo, deu início às obras de reforma dos pavimentos, ambientes, adequação das instalações, mobiliário e equipamentos da Sede da AAPS. Foi designado um grupo de trabalho constituído por membros da diretoria e conselheiros para acompanhamento e execução do projeto, assim como a aplicação dos recursos disponibilizados. Em princípio de outubro com a conclusão das obras de reforma e pintura os serviços administrativos, de atendimento e ocupação dos espaços por empregados e associados puderam ser retomados, restando apenas completar a aquisição de equipamentos e a instalação de parte do mobiliário, sem prejuízo das demais atividades.

Atenciosamente,

DANIEL CASTILHO AZEVEDO

(5)

QUADRO ASSOCIATIVO

DEZEMBRO 2011

DISTRIBUIÇÃO DAS CATEGORIAS

•Aposentados Complementados: 1693

•Aposentados Suplementados: 839

•Aposentados INSS: 200

•Pensionistas Complementadas: 466

•Pensionistas Suplementadas: 038

•Pensionistas INSS: 032

•Empregados Ativos: 123

Posição em 31/12/2010

3342

Novos sócios em 2011

126

Falecidos em 2011

60

Desligados em 2011

17

Posição em 31/12/2011

3391

(6)

DISTRIBUIÇÃO GRÁFICA DO QUADRO ASSOCIATIVO

32 Pens. INSS

1693 Apos. Compl.

123 Ativos

38 Pens. Supl.

466 Pens. Compl.

200 Apos. INSS

839 Apos. Supl.

Apos. Compl. Apos. Supl. Apos. INSS

Pens. Compl. Pens. Supl. Pens. INSS

Ativos

(7)

DIRETORIA ADMINISTRATIVA

NORMAS E PROCEDIMENTOS

Em 2011 foi contratado um profissional para cuidar da padronização e organização dos procedimentos internos da AAPS.

O trabalho levou três meses para ser concluído e foi submetido à apreciação de um comitê formado por conselheiros deliberativos.

Os novos procedimentos entraram em vigor a partir de outubro, após a homologação do Conselho Deliberativo.

REFORMA DA SEDE

A Diretoria Administrativa, através de seu diretor participou do Grupo da Reforma, dando o apoio necessário ao acompanhamento das obras.

RECUPERAÇÃO DA ÁREA AJARDINADA DA SEDE

Ao final do ano de 2011, deu-se início ao trabalho de planejamento e revitalização da área ajardinada da AAPS, que foi bastante danificada durante a reforma da sede, tendo servido como canteiro de obras.

Foi feita a tomada de preços com diversas empresas especializadas em paisagismo e jardinagem. Não houve um consenso quanto aos projetos e orçamentos apresentados e o trabalho foi adiado para o início do ano de 2012.

CONSULTA DE EMPRESAS DE MÓVEIS PARA A NOVA SEDE

Tendo em vista a mudança do espaço físico da área administrativa, foi necessária a compra de novos móveis que se adequassem ao layout apresentado pela empresa responsável pela reforma da sede.

Os novos móveis foram adquiridos através de uma empresa que aceitou parte do mobiliário antigo como forma de pagamento. Os móveis não aceitos pela empresa foram baixados do patrimônio da AAPS e doados a instituições beneficentes e associados, ou foram descartados como entulho da obra.

(8)

TROCA DOS SISTEMAS DE INFORMÁTICA E DE TELEFONIA

Ainda atendendo às novas necessidades geradas pela reforma da sede, foram adquiridos novos equipamentos de informática e telefonias.

Novos e modernos computadores da marca HP foram instalados na área administrativa para o uso dos funcionários e dos diretores, proporcionando a agilização do atendimento.

Dois equipamentos semelhantes foram instalados na área social para uso dos associados.

No mês de novembro, o equipamento antigo foi separado em doze lotes e leiloado entre associados e funcionários. Nove equipamentos foram arrematados, arrecadando R$ 1.053,00 (mil e cinquenta e três reais) que foram doados ao Recanto do Idoso Nosso Lar.

O restante do equipamento – incluindo um lote que foi arrematado, mas não foi retirado no prazo estipulado – foi doado a instituições beneficentes.

Na área de telefonia adquirimos uma nova central com sistema digital de telefonia que permite a melhoria da qualidade das ligações feitas e recebidas pela AAPS. O novo sistema deverá permitir uma economia de cerca de 30% na conta telefônica

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE ROTINA PARA RECADASTRAMENTO

Em função da necessidade da atualização cadastral de nossos associados, a Diretoria Administrativa estudou uma nova forma de recadastramento – mais rápida e eficaz.

Para isso, criou uma carta-resposta com os principais dados cadastrais constantes em nosso banco de dados que é enviada aos associados juntamente com o cartão de aniversário. Ao contrário dos recadastramentos da Sabesp e da Secretaria da Fazenda, a medida adotada pela AAPS não gerou qualquer tipo de custo aos associados.

O recadastramento teve início em janeiro de 2012.

(9)

DIRETORIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS

PLANTÃO JURIDICO

Entre outras atividades, o plantão jurídico orienta e informa os associados em seus direitos, nos status de aposentado, pensionista e cidadão. Canaliza suas

reivindicações, encaminha casos para os advogados conveniados, acompanha os processos e finalmente, relata para a Diretoria os casos que necessitam de intervenção.

Os atendimentos são realizados pessoalmente, por telefone, e-mail, fax ou carta, sendo que o meio mais utilizado pelos associados é via telefone.

O atendimento médio diário é de 08 pessoas, no entanto, em períodos mais movimentados este número pode dobrar ou triplicar.

Os atendimentos, neste ano de 2011, ordenados por maior frequência, giraram em torno dos seguintes assuntos:

TEOR DOS ASSUNTOS JURÍDICOS MAIS EXPLORADOS PELOS ASSOCIADOS:

DÉFICIT E MUDANÇAS NOS PLANOS PREVIDENCIÁRIOS DA SABESPREV O plano Sabesprev Mais ainda vem gerando muitos questionamentos entre os associados. Neste ano participamos de várias reuniões junto ao “Fórum de Entidades”; mantivemos a liminar, apesar das investidas da empresa tentando derrubá-la. Suspendemos a ação coletiva e estamos negociando com a Sabesp.

MANDADO DE SEGURANÇA DA FAZENDA DO ESTADO

Em fevereiro de 2011, através de um mandado de segurança, a Fazenda do Estado conseguiu suspender o pagamento pela Sabesp de 73 complementações de

aposentadoria e pensão. Obteve ainda a suspensão da integralidade nas pensões e o retorno do desconto das contribuições previdenciárias (taxa dos inativos) de 45 complementados.

(10)

O escritório de advocacia responsável, na oportunidade, entrou com a defesa deste mandado e reverteu todos os casos em 21/06/2011.

IMPETRAÇÃO DE AÇÃO JUDICIAL PELA AAPS, VISANDO REINTEGRAÇÃO DOS ASSOCIADOS NO PLANO DE SAÚDE DOS ATIVOS (PLENO) DA SABESP A ação coletiva visando reintegração dos aposentados no plano de saúde “Pleno”, impetrada na justiça de trabalho foi encaminhada para a justiça comum e ainda não gerou êxito. Diversos associados, principalmente aqueles recém-demitidos da

empresa manifestaram-se sobre a possibilidade de ajuizarem ações individuais.

TAXA DOS INATIVOS

Associados complementados nos procuram para informações quanto a possibilidade de ingresso na justiça quanto ao desconto da taxa dos inativos. São direcionados para o escritório responsável que vem obtendo sucesso absoluto neste tipo de ação.

REVISÃO DO INSS

A grande maioria dos associados propôs ações através de uma associação especializada em revisões de aposentadoria e já teve os valores do beneficio reajustados, bem como receberam os atrasados. Foram 247 associados que impetraram ações em 2003 junto à citada associação sendo que, deste total, 15 foram julgados improcedentes, 21 receberão em precatório, 09 ainda não

tramitaram em julgado e 202 já receberam.

IMPOSTO DE RENDA

O plantão jurídico elaborou e transmitiu mais de 200 declarações de IR de

associados em 2011 e orientou o preenchimento, pessoalmente e por telefone, um número ainda maior de associados. Ao longo do ano, foram prestados

esclarecimentos às dúvidas sobre reajustes de Valores dos boletos, extra da malha fina, lotes de pagamento de restituição etc...

Alguns associados pedem orientação quanto à isenção do imposto de renda por motivo de moléstia grave e outras isenções por doença incapacitante.

(11)

PENSÃO POR MORTE

O plantão jurídico atendeu inúmeras viúvas de aposentados complementados na busca de informação de como proceder para se habilitar no beneficio de pensão.

Todas elas são encaminhadas ao escritório de advocacia responsável pela ação coletiva para se habilitarem a receber as pensões pela Sabesp.

OUTROS TRABALHOS REALIZADOS

 Ação Judicial pela AAPS, através do Escritório de Direito Social em novembro de 2011, com objeto de declarar direito de cláusula contratual de honorários advocatícios contra a ABRRA, buscando ressarcir valores não pagos por aquela entidade da ação judicial de revisão dos benefícios do INSS, envolvendo 260 associados;

 Elaboração de contrato de trabalho de autônomo de Assistente Social para atendimento em São Paulo e Baixada Santista em abril de 2011;

 Elaboração de contrato de consultoria para elaboração de normas e procedimentos internos e abril/2011;

 Elaboração de Contrato de Prestação de serviços jurídicos para atendimento de nossos associados com 02 escritórios de advocacia especialistas em Previdência Social, (Direito Social e Marcos Tavares, em maio 2011);

 Atendimentos a centenas de consultas referentes a Demissão dos empregados aposentados TAC;

 Contratação de estagiário envolvendo: seleção, treinamento, orientação e gerenciamento;

 Estudos sobre ações judiciais pertinentes aos nossos associados (desaposentação, revisões de beneficio e outras);

 Acompanhamento de ações judiciais individuais e coletivas de associados;

 Orientação jurídica de assuntos particulares de nossos associados;

 Elaboração de petições judiciais envolvendo; averbação, alvarás e contenciosos do Juízo de Pequenas Causas;

(12)

 Elaboração de contratos; orientação em inventários, separação ou divórcio e outros;

 Foi requerida, junto à Secretaria da Fazenda, repasse imediato do reajuste de 5,05% (IPC-FIPE) de 2010, o reajuste de 2009, sendo que fomos atendidos não somente a estes reajustes, mas se tornando um procedimento de rotina a ser adotada por aquele órgão nos próximos reajustes da categoria.

OUTROS ATENDIMENTOS (civil, previdenciário, trabalhista e criminal).

Os associados também buscam orientações a respeito de problemas particulares de conotação jurídica.

(13)

AÇÕES IMPETRADAS PELA AAPS/ SITUAÇÃO EM 2011

1) REAJUSTE DE BENEFICIO DE INATIVOS COMPLEMENTADOS

Processo Nº. 00616200705002000 / Iniciado em: 09/04/2007-50ª Vara da Justiça do Trabalho

Objeto da ação: Aplicação, por parte da Sabesp, dos mesmos critérios de reajustes salariais aplicados aos ativos, aos inativos, estipulada na Cláusula 13ª do Acordo Coletivo 2005/2006, ou seja, a destinação pela Sabesp de 2% (dois por cento) de sua folha de pagamento para os aposentados e pensionistas associados. Ação impetrada sob a responsabilidade do escritório Advocacia Innocenti e Associados.

HISTÓRICO – Não houve provimento em 1ª instância

Sequência: Recorremos em 2ª Instância (TRT) e não obtivemos êxito em acórdão publicado em 08/04/2011, alegando o tribunal que tal índice foi concedido a titulo de desempenho que não cabe a aposentados. Entramos com embargo de declaração, e foi negado. Em 18/07/2011 impetramos recurso de revista que foi indeferido. No entanto, o processo voltou ao TRT para julgamento do mérito.

2) MANUTENÇÃO DA COMPLEMENTAÇÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÃO Processo Nº. 00110200400802003/ Iniciado em: 21/01/2004-8ª Vara da Justiça do Trabalho

Objeto da ação: Manter os aposentados complementados vinculados juridicamente à Sabesp, bem como a continuidade do pagamento das complementações de

aposentadoria e pensão nas condições e termos atuais. Ação Civil Pública com pedido de liminar impetrada sob a responsabilidade do escritório de advocacia Fonseca & Fernandes.

HISTÓRICO: Em 01/09/2010 a ação foi julgada procedente em 2ª Instância (TRT 02)

Sequência: A Sabesp e Fazenda do Estado recorreram ao TST através de

um Recurso de revista que foi negado seguimento pelo TRT em 24/12/2011, antes mesmo de ser encaminhado a Brasília (exame de admissibilidade) pois julgou que não se enquadra na hipótese de cabimento. Sabesp ingressou com agravo de instrumento sobre o recurso de revista.

(14)

3) ENQUADRAMENTO DOS APOSENTADOS NO PLANO DE CARGOS E SALARIOS

Processo TRT Nº 00608200604802007/TST n° 2549-55.2010.5.02.0000/ 48º Vara da Justiça do Trabalho

Objeto da ação: Visa o enquadramento dos aposentados e pensionistas

complementados à nova estrutura de cargos e salários da Sabesp, implantada a partir de junho/2002.

Ação Civil Coletiva impetrada sob a responsabilidade do escritório Advocacia Innocenti e Associados.

HISTÓRICO: Esta ação foi julgada extinta sem resolução do mérito em 1ª Instância Sequência: Recorremos em 2ª Instância, mas também não obtivemos êxito.

Recorremos ao TST. Em 07/01/2011 e até o momento (janeiro de 2012) continua concluso ao ministro relator GUILHERME AUGUSTO CAPUTO BASTOS.

4) REAJUSTE DE BENEFICIOS DOS INATIVOS COMPLEMENTADOS Processo nº 0026734-58.2002.8.26.0053/ Iniciado em: 17/10/2002-9ª Vara Fazenda Pública

Objeto da ação: Reajustar os proventos dos aposentados ou pensionistas

complementados pela Sabesp com os mesmos índices utilizados pela empresa para reajustar os salários dos empregados ativos. No caso, pleiteia-se 2% de 1997 e 1%

de 1998, aplicados aos empregados ativos e não repassados aos inativos. Ação Civil Coletiva impetrada pelo escritório Advocacia Innocenti e Associados, com pedido de concessão de liminar.

HISTÓRICO: Obtivemos improcedência em todas as instancias e com a improcedência do STJ, recorremos ao STF. Não há data de julgamento

Sequência: O processo foi sobrestado por 180 dias para aguardo da decisão sobre o recurso ao STF através do Ministro Carlos Brito e aguardando julgamento.

(15)

5) REINTEGRAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA SABESP AO PLANO PLENO

Processo TRT Nº 00495201006702004/ Justiça comum N° 583.00.2011.161765-4 Objeto da ação: Reintegrar os aposentados e pensionistas no plano de saúde Pleno da Sabesprev. Ação impetrada através do Escritório Jurídico Ambra Lizot.

HISTÓRICO: ação foi distribuída em 04/03/2010 e não obtivemos liminar. No mérito o juiz alegou incompetência para julgar a matéria. O Processo foi

encaminhado para a justiça comum sob o nº 583.00.2011.161765-4. com pedido de liminar e parecer do Ministério Publico, que se pronunciou que tal processo deva ser encaminhado ao Ministério da Previdência.

Sequência: O juiz indeferiu a liminar e o parecer do Ministério Publico, julgando que para a concessão da liminar necessitaria que os fatos fossem provados. As partes foram notificadas para se manifestarem e o processo corre seu curso normal.

6) IMPEDIMENTO DA MIGRAÇÃO DE RESERVAS DO PLANO BASICO PARA O PLANO SABESPREV MAIS

Processo Nº 583.00.2010.167944-8/ Iniciado em: 24/08/2010-2ª Vara Cível da capital

Objeto da ação: Impedir a migração de reservas do plano Benefício definido para o plano previdenciário Sabesprev Mais e a sua implantação. Ação impetrada através do Escritório Jurídico Direito Social.

HISTÓRICO: Em 26/08/2010, abriu-se vista ao Ministério Público na forma do artigo 5º, parágrafo 1º da lei Federal 7.347/85. Int., que se pronunciou no sentido de ouvir as demais partes (Sabesp e Sabesprev) e no despacho o juiz não concedeu a liminar, mas optou por ouvir as demais partes.

SEQUÊNCIA: Em 30/06/2011, a AAPS, solicitou a desistência da ação que foi homologado pelo juízo e julgado extinto o processo. Arquivado em 16/09/2011.

(16)

7) SUSPENSÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO DÉFICIT PREVIDENCIÁRIO Processo Nº 0038970-61.2010.8.26.0053/ Iniciado em: 19/10/2010-8ª Vara de Fazenda Pública Autores: Sintaema e AAPS

Objeto da ação: Suspender e rever os valores da contribuição extraordinária do déficit atuarial no plano previdenciário Sabesprev. Ação impetrada através do Escritório Jurídico Direito Social.

HISTÓRICO: Em 20/10/2010 foi concedida a liminar para suspender o

procedimento de transferência dos valores e dos participantes que integram o plano originário para o SABESPREV MAIS, pelo menos até que o juízo possa, apresentada a contestação, analisar as alegações e documentos juntados pelas requeridas, medida esta que, de um lado, não configurará prejuízo quer para a SABESP quer para a Sabesprev. Em 27/10/2010 foi negado provimento de Embargos desta decisão proferida.

Em 25/11/2010 o juiz se declarou incompetente remetendo os autos a Justiça Comum, que por sua vez concedeu liminar, até que se esclareça o pagamento ou não do serviço passado. A Sabesp e Sabesprev entraram com recurso em 2ª instância.

Os agravos da Sabesp e Sabesprev foram julgados improcedentes e a liminar foi mantida. Estamos atualmente negociando o mérito desta ação com a Sabesp, pois foi ajustada entre as partes a suspensão da ação judicial por 120 dias, através de uma petição conjunta enquanto durar as negociações.

8) AÇÃO COLETIVA DE MANUTENÇÃO DA COMPLEMENTAÇÃO DOS ASSOCIADOS DA BAIXADA SANTISTA

Processo n° 000164913201150200773/ Iniciado em: 14/07/2011 - 73ª da justiça do Trabalho de São Paulo

Objeto da ação: Visa resguardar o direito à complementação de aposentadoria e pensão aos associados da baixada santista

Histórico: Em 14/07/2011 foi distribuída a ação na 50ª Vara da Justiça do trabalho da comarca de São Paulo, por dependência de uma ação anterior entre as partes. A juíza não aceitou a dependência e mandou redistribuir. A ação foi distribuída então na 73ª vara da justiça que não proveu a tutela antecipada alegando tratar-se de direito individual puro. A AAPS protocolou pedido de reconsideração em 25/07/2011 Sequencia: Não obtivemos liminar e escritório Fonseca e

Fernandes impetrou paralelamente varias ações individuais e em muitas obtivemos liminar.

(17)

COMISSÃO DE ASSUNTOS JURÍDICOS

A Diretoria de Assuntos Jurídicos destaca as atividades da Comissão de Assuntos Jurídicos – CAJU – composta pelos associados: Maria Aparecida Gonçalves; Mario Rubens Almeida de Mello, Paulo Roberto Menezes, Sergio Simondi, Valdemar Venâncio e Vicente Solé Junior, que ao longo do ano colaborou com esta diretoria nas mais variadas questões, sempre visando atender os interesses de nossos associados.

(18)

DIRETORIA DE SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL

PLANTÃO DE SERVIÇO SOCIAL

Durante o ano de 2011, houve mudanças no sistema de atendimento do plantão de serviço social oferecido gratuitamente aos nossos associados.

Até o mês de abril os atendimentos foram prestados pela empresa contratada Social Consultoria, que disponibilizava uma assistente social para um plantão de 08 horas em nossa sede, todas as segundas-feiras. Atendimentos emergenciais eram feitos através de telefone, num plantão de 24 horas feito pela empresa.

Visando ampliar e aprimorar o atendimento de nossos associados, inclusive os da Baixada Santista, e obter melhor controle com redução da despesa com esse benefício, foi providenciada a rescisão do contrato com a Empresa Social Consultoria e contratada uma Assistente Social autônoma, através de tomada de preço, com maior disponibilidade de tempo a disposição da Associação.

A assistente social contratada, a partir de maio, passou a prestar serviços na sede da AAPS às segundas e quintas-feiras, e na subsede da Baixada Santista todas às sextas-feiras. A prática de atendimento emergencial via telefone também foi mantida sem alteração.

A porcentagem de associados que buscam o plantão de serviço social é relativamente pequena em relação ao nosso quadro associativo.

Após cuidadosa análise, houve a percepção de que os associados demonstram grande satisfação quando o plantão entra em contato com eles, seja em visitas domiciliares ou através de telefonemas. Na capital, esse contato com os associados através de telefone geralmente ocorre com o objetivo de buscar informações sobre o estado de saúde de cada um deles.

A maior demanda na Capital é a necessidade de resolver os problemas de saúde, questões jurídicas, conflitos interpessoais, casos de falecimentos de associados ou seus dependentes, dentre outros.

Na Baixada Santista, o contato por telefone tem ocorrido independentemente de acionamentos e/ou ocorrência de problemas. Nessas situações o plantão de serviço social é apresentado e colocado à disposição dos associados, que ficam satisfeitos, acolhidos e bem amparados ao saberem que a AAPS está preocupada com seu bem-estar.

(19)

Os atendimentos da Baixada Santista se restringem a orientação nos casos de falecimentos e alguns casos de saúde. As questões jurídicas e demais problemas são esclarecidas pelo plantão de atendimentos jurídico, também mantido na subsede.

Os gráficos abaixo demonstram as atividades da assistente durante o plantão na Capital e na Baixada Santista.

DADOS DO ATENDIMENTO DE SERVIÇO SOCIAL NA CAPITAL (PERÍODO DE 02/5/2011 A 31/12/2011)

257 associados atendidos

196 associados que requereram intervenção social 45 atendimentos relacionados à Previdência

16 associados com problemas de saúde ou internados.

(20)

SITUAÇÕES IDENTIFICADAS NA CAPITAL

10 Casos de orientação sobre desequilíbrio financeiro

16 Acompanhamentos em casos de saúde (cardiopatias, ortopedia, cirurgias)

10 Casos encaminhados ao departamento jurídico da AAPS 44 Orientações sobre procedimentos referentes a falecimentos

18 Orientações quanto ao pagamento de auxílio funeral aos cônjuges de sócios

20 Resoluções de problemas em atendimento hospitalar e exames médicos

(21)

INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O ATENDIMENTO DOS ASSOCIADOS DA CAPITAL

20 Relatórios de associados com problemas variáveis

07 Visitas hospitalares e domiciliares aos associados com problemas de saúde

20 Entrevistas pessoais para investigações sociais/análises socioeconômicas

05 Análises de processos para verificação de solicitação de atendimentos Domiciliares

150 Ligações telefônicas realizadas para passar ou obter informações 200 Ligações recebidas dos associados ou familiares

44 E-mails enviados à Diretoria Executiva por motivos variados

(22)

CARGA HORÁRIA

528 horas de plantão social na sede

08 horas trabalhadas no plantão à distância.

(23)

DADOS DO ATENDIMENTO DE SERVIÇO SOCIAL NA BAIXADA SANTISTA

(PERÍODO DE 02/5/2011 A 31/12/2011)

161 associados atendidos

154 associados que requereram intervenção social

03 atendimentos relacionados ao falecimento de associados da Baixada Santista

04 associados com problemas de saúde ou internados na Baixada Santista

(24)

SITUAÇÕES IDENTIFICADAS NA BAIXADA SANTISTA

02 Casos de orientação sobre desequilíbrio financeiro

02 Acompanhamentos em casos de saúde (cardiopatias, ortopedia, cirurgias)

10 Casos encaminhados ao departamento jurídico da AAPS 03 Orientações sobre procedimento referente a falecimentos

01 Orientação quanto ao pagamento de auxílio funeral aos cônjuges de sócios

03 Resoluções de problemas em atendimento hospitalar e exames médico

(25)

INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O ATENDIMENTO DOS ASSOCIADOS DA BAIXADA SANTISTA

04 Relatórios de associados com problemas variáveis

06 Visitas hospitalares e domiciliares aos associados com problemas de saúde

06 Entrevistas pessoais para investigações sociais/análises socioeconômicas

02 Análises de processos para verificação de solicitação de atendimento domiciliar

150 Ligações telefônicas realizadas para passar ou obter informações 40 Ligações recebidas dos associados ou familiares

04 E-mails enviados à Diretoria Executiva por motivos variados

(26)

CARGA HORÁRIA

272 horas de plantão social na sede

02 horas trabalhadas no plantão à distância.

(27)

PLANO DE SAÚDE

Em 2011 os Planos de Saúde mantiveram-se com a situação financeira deficitária, a exemplo do ocorrido em 2010.

A AAPS atuou de forma decisiva quando do reajuste dos Planos Padrão, Padrão A, Executiva e Executivo A, protestando através de panfletagem junto aos associados e empregados ativos e por e-mail junto aos níveis hierárquicos mais elevados e

formadores de opinião da SABESP.

Com essa atuação foi possível reduzir os índices inicialmente propostos pela SABESPREV, mas mesmo assim foram elevados.

Os planos Executivo e Executivo A foram reajustados em 25,45% e Padrão e Padrão A em 20,98%.

O Plano Básico, com baixo número de usuários e com descontrolado desequilíbrio financeiro não teve condições de se manter ativo. Em outubro/2011 foi desativado sendo que os usuários remanescentes foram transferidos automaticamente para o Plano Executivo, que oferece melhores condições de atendimento com custo menor.

O Plano Especial, também com desequilíbrio financeiro, reduzido numero de integrantes, ainda resistiu a um reajuste de 48,44%. A tendência e que no médio prazo também seja desativado.

A expectativa para 2012 é que o reajuste previsto para pagamento das despesas assistenciais, novos procedimentos inseridos no atendimento obrigatório e o custo da evolução tecnológica, leve a manutenção do problema relativo ao equilíbrio financeiro e consequentemente reajuste elevados para todos os planos, com maior impacto no Plano Padrão.

PALESTRA SOBRE SAÚDE

Apesar do compromisso da Diretoria em retomar a prática de apresentar palestras relativas à qualidade de vida, o resultado não foi satisfatório, dado o desinteresse por parte dos associados que compareceram em pouquíssimo numero.

Apesar disso, em outubro/2011 foi realizado com sucesso o Dia Internacional do Idoso, com a presença de aproximadamente 100 associados que puderam assistir a várias palestras, ministradas por excelentes profissionais, intercaladas ao café da manha, almoço e um delicioso coquetel ao final do dia.

(28)

Esse evento tem programação assegurada para 2012.

CAMPANHA DO AGASALHO 2011

A Diretoria de Saúde e Assistência Social coordenou a “Campanha do Agasalho – AAPS 2011”, realizada em parceria com a Sabesp.

Neste ano, em virtude da divulgação tardia da campanha por parte da Sabesp, houve pouca contribuição por parte dos associados e moradores da região. A AAPS arrecadou menos de 100 peças. Como nos anos anteriores, as doações foram encaminhadas, via Sabesp, ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo – FUSSESP.

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ITENS DE HIGIENE PESSOAL

Visando manter a sua missão de promover a cidadania, foi realizada, no final do ano de 2012, uma campanha para arrecadar itens de higiene pessoal para o Recanto do Idoso Nosso Lar, em Guarulhos, que atende 98 idosos.

Com a ajuda dos associados e das equipes que participaram do Torneio Nilton Monteiro da Silva, realizado em dezembro, foram arrecadadas centenas de itens de higiene pessoal tais como frascos de xampu, sabonetes, escovas de dente etc.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Tendo como lema “O IDOSO TRATADO COMO ELE MERECE” e valendo-se do patrocínio de empresas parceiras, a associação realizou sua 9ª Campanha de Vacinação da Terceira Idade, na sede social.

Pela primeira vez durante o evento foi oferecido aos participantes um Buffet de frutas e de café da manhã, além de música ao vivo.

Com a colaboração dos profissionais da UBS Humaitá foram vacinados associados da AAPS, seus dependentes e os moradores das proximidades da sede da associação, que receberam doses de vacina contra os três tipos de vírus que mais circulam pelo Hemisfério Sul, incluindo o da Influenza A (gripe suína).

(29)

Na ocasião, as pessoas vacinadas também tiveram a oportunidade de fazer o exame preventivo de câncer bucal, bem como orientações de como prevenir e identificar esse mal.

Houve também um espaço para esclarecimento sobre a surdez com avaliação de ouvidos, nariz e garganta.

A AAPS contabilizou cerca de 500 pessoas atendidas nesta campanha e espera aumentar este número em 2012, mantendo o mesmo padrão de qualidade do evento.

GRUPO DE TRABALHO ASSUNTOS DE SAÚDE

Composto pelos associados Armando Silva Filho, Jairo Bonifácio, Leonardo Levy e Mario Rubens Almeida de Mello, este grupo de trabalho discutiu as questões pertinentes aos planos de saúde da Sabesprev e buscou formas de solucionar as situações mais urgentes de nossos associados.

(30)

DIRETORIA FINANCEIRA

(31)

(32)
(33)

PARECER DA AUDITORIA DE BALANÇOS E DE CONTROLES INTERNOS

1. Examinamos o Balanço Patrimonial Social da ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA SABESP - AAPS - São Paulo - SP, levantado em 31 de dezembro de 2011, as respectivas Demonstrações do Resultado, das Mutações do Patrimônio Social e dos Fluxos de Caixa correspondentes ao exercício findo naquela data, elaborados sob a responsabilidade da Administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis.

2. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria aprovadas no Brasil, pela Resolução CFC. 820/97 e compreenderam:

a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações, os sistemas: contábil e o de controles internos da Entidade;

b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportamos valores e as informações contábeis divulgadas;

c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da Entidade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

3. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas, representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial social e financeira da Entidade, em 31 de Dezembro de 2011, o resultado de suas operações, as mutações do patrimônio social e os seus fluxos de caixa, referentes ao exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis aplicadas às Entidades do 3° Setor (NBCT 19.41), com a faculdade conferida pela Resolução CFC nº1.319/10, que permitiu a não locação dos ajustes retrospectivos às informações correspondentes ao exercício findadas em 31 de dezembro de 2010, apresentadas para fins de comparação conforme descrito em Nota Explicativa.

4. As Demonstrações Contábeis referentes ao exercício findadas em 31 de dezembro de 2010, apresentadas para fins de comparação, não foram por nós examinadas e dessa forma deixamos de expedir nossa opinião sobre a validade dos dados apresentados.

(34)

DIRETORIA SOCIOCULTURAL E ESPORTIVA

O programa elaborado pela Diretoria Sociocultural e Esportiva foi planejado para que os associados tivessem atividades que colaborassem com a melhoria da qualidade de vida e tivessem mais opções de lazer.

O coral da AAPS continuou com suas atividades e recebeu a denominação de “Canto das Águas”. Ao longo do ano de 2011 foram feitas 06 apresentações, destacando-se a participação no Encontro de Corais em Poços de Caldas, onde o coral foi

considerado um dos melhores a se apresentar.

A participação do coral em ações beneficentes também deve ser ressaltada. Ele apresentou-se no Núcleo de Reabilitação do Excepcional – NUREX – em Santos, e no abrigo Recanto do Idoso, em Guarulhos. Em ambas situações, o coral arrecadou donativos para o auxílio das entidades, promovendo a cidadania – uma das missões da AAPS.

Na parte esportiva, continuamos a patrocinar os associados em provas de ruas.

Organizamos os já consagrados torneios de bocha e de futebol society e as tradicionais pescarias na colônia de férias de Cardoso – em parceria com a Associação Sabesp.

Proporcionamos passeios e viagens aos nossos associados, mas percebemos que há a necessidade de uma divulgação mais apropriada e um planejamento mais

cuidadoso desses eventos, uma vez que a adesão a eles foi considerada muito baixa.

Permanecemos com nossas atividades gratuitas na sede – coral, jogos de salão, aula de biscuit e happy hour com videokê. Devido à reforma na sede, a participação de nossos associados foi ligeiramente prejudicada, mas foi possível manter a assiduidade dos participantes graças à disponibilização de espaço físico por nossas entidades coirmãs.

Devemos dar destaque à grande participação de nossos associados nas festas Junina e de Confraternização (na Capital e na Baixada). Em ambas as festas, foram oferecidos buffet e animação de qualidade. O patrocínio de empresas parceiras permitiu que a AAPS oferecesse bons brindes aos participantes dos dois eventos.

A Diretoria Sociocultural e Esportiva consegue êxito em suas atividades do Grupo de Apoio ao Social (composto pelos associados: Antonio Carlos Julião, Celia Regina Gervásio da Silva Botelho, Maria Lucia de Paiva Castro, Maria Silvia Tavares Cardoso e Vécio Roberto Petrucci) e dos funcionários, além de associados voluntários que dedicam parte de seu tempo para ajudar na organização de viagens, torneios esportivos e outros eventos.

(35)

EVENTOS REALIZADOS NA SEDE EM 2011

JANEIRO DIA EVENTO

29 Dia Nacional do Aposentado 243 pessoas

FEVEREIRO DIA EVENTO

17 Viagem a Aparecida do Norte 58 pessoas

MARÇO DIA EVENTO

19 Dia Internacional da Mulher 200 pessoas

20 A 27 Viagem à Colônia de Férias e Pesca de Cardoso 30 pessoas

ABRIL DIA EVENTO

14 Bingo 57 pessoas

05 Torneio de Bocha 24 pessoas

MAIO DIA EVENTO

19 Noite de Seresta 90 pessoas

JUNHO DIA EVENTO

18 Festa Junina 350 pessoas

30 Passeio Solar das Andorinhas 29 pessoas

(36)

JULHO DIA EVENTO

25 Passeio ao Parque da Luz 9 pessoas

AGOSTO DIA EVENTO

05 Noite de Seresta 66 pessoas 18 Bingo

38 pessoas

23 Torneio de Bocha e de Jogos de Salão 26 pessoas

SETEMBRO DIA EVENTO

11 a 18 Viagem para a Colônia de Férias e Pesca de Cardoso 24 pessoas

30 Baile da Primavera 163 pessoas

OUTUBRO DIA EVENTO

06 Happy hour 12 pessoas

NOVEMBRO DIA EVENTO

Não houve eventos

DEZEMBRO DIA EVENTO

10 Torneio de Futebol Nilton Monteiro da Silva 36 pessoas

11 Festa de Confraternização 360 pessoas.

(37)

DIRETORIA DE ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS

A Diretoria de Assuntos Previdenciários estabeleceu como prioridades os assuntos que foram mais relevantes durante o ano de 2011, a seguir:

DÉFICIT PREVIDENCIÁRIO DA SABESPREV

No decorrer do ano de 2011, houve o acompanhamento e participação nas negociações do Fórum das Entidades da Sabesp junto à SABESP/SABESPREV visando obter a manutenção do Plano de Benefício Definido (BD) aos aposentados assistidos, nas condições atuais. A intenção é conseguir garantias da SABESP para o equacionamento do déficit previdenciário, de forma que os aposentados assistidos não sejam penalizados com o pagamento do referido déficit.

PROCEDIMENTOS JUDICIAIS

Face à liminar concedida em 20/10/2010 pelo MM. Juiz da 8ª Vara da Fazenda que suspendeu a transferência dos participantes para o Plano Sabesprev Mais,

continuamos com as negociações junto às Diretorias da SABESP/SABESPREV para se tentar um acordo que não fosse prejudicial aos aposentados assistidos.

Os detalhes das ações constam do rol de ações judiciais implementadas pela Diretoria de Assuntos Jurídicos.

GRUPO DE SUPLEMENTADOS

Foi criado o Grupo de Suplementados com o objetivo de acompanhar em tempo real os resultados das reuniões de negociação que transcorreram no ano de 2011.

Nesse período, a Comissão pode se manifestar, avaliando as propostas e dando ideias e sugestões que foram apresentadas nas reuniões de negociação. O Grupo de Suplementados é um grupo de apoio para futuras decisões da Diretoria.

O Grupo é formado pelos associados: Antônio Carlos Jens, Estela dos Santos Rodrigues Peres, Iracema Maria Teixeira Gião, Jeferson José Elias Barbosa, Maria Elizabeth Dias Jens, Mario Rubens Almeida de Mello, Nelson Luiz Stabile, Shiro Yaguinuma, Vilma Ema Alves.

(38)

COMUNICAÇÕES

Os participantes, especialmente os assistidos, puderam acompanhar, através do site da AAPS, as etapas de negociação entre a patrocinadora, a Fundação e esta AAPS.

Por meio de boletins informativos, periodicamente também informamos as

negociações, e sempre ressaltamos a necessidade do pagamento do déficit por parte da SABESP e SABESPREV.

Foi mantido em nosso site o Fórum de Perguntas e Respostas para esclarecimentos das dúvidas dos participantes, especialmente os assistidos, dúvidas essas

esclarecidas pelos advogados do Escritório de Direito Social contratado pela AAPS.

(39)

ASSESSORIAS DA PRESIDÊNCIA

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

A Assessoria de Comunicação viabilizou a edição dos informativos (Sabespapo e Fique por Dentro), administrando e mantendo atualizado o site www.aaps.com.br, tornando acessível aos associados, empresas e entidades vinculadas direta e indiretamente à AAPS, as ações, eventos e programas desenvolvidos pelos diversos órgãos da entidade.

Ao longo do ano de 2011, contamos com a colaboração da Comissão Editorial composta, além dos membros da diretoria srs. Armando Silva Filho, José Luiz de Melo Pereira, Antonio Martins e Valdemar Venâncio, do conselheiro Sergio Simondi.

SITE

No início do ano de 2011 o nosso site passou por uma reformulação para criar novas fontes de consulta e informação aos associados e visitantes.

Adequações foram feitas no decorrer do ano para facilitar o acesso e ajustar as novas páginas ao gosto de nossos associados e à necessidade de comunicação da AAPS.

Foram publicadas 145 notícias de interesse geral, além de inúmeras atualizações incluindo a agenda de eventos, andamento de ações judiciais, qualidade de vida etc.

Estatística fornecida pela empresa Digiweb que hospeda o nosso site indica que, ao longo do ano, nossas páginas receberam 72.550 visitas que incluem 357.298 acessos às nossas diversas páginas. As maiores incidências de acesso foram observadas no período de maio a agosto. Atribuímos esse aumento de frequência ao interesse dos associados na atualização dos valores dos benefícios de complementação e suplementação, ao reajuste de mensalidades dos planos de saúde e à questão previdenciária.

INFORMATIVOS Dados de 2011:

 06 edições do jornal SABESPAPO, num total de 21.400 exemplares;

(40)

 03 edições do boletim FIQUE POR DENTRO, num total de 10.900 exemplares;

01 edição do Boletim Sobre os Planos Previdenciários Sabesprev, num total de

15000 exemplares dirigido aos participantes ativos e aos aposentados e pensionistas assistidos (sócios e não-sócios). A distribuição deste informativo foi realizada no mês de janeiro de 2012.

A partir de outubro a assessoria colaborou com a Comissão Eleitoral dando o suporte necessário à divulgação do regulamento, cronograma e metodologia para realização das eleições para o triênio 2012/2015.

Foram feitas 12 reuniões de pauta dos informativos da AAPS com a Comissão Editorial, a fim de definir os assuntos a serem publicados em nossos informativos.

NOVAS PARCERIAS

As parcerias da AAPS visam oferecer aos nossos associados e seus familiares, oportunidades para acesso a bens, produtos e serviços com preços e condições diferenciadas em relação ao mercado.

Depois de um criterioso processo seletivo, novas empresas foram credenciadas para atender as necessidades dos associados.

Parcerias implantadas em 2011:

 Dr. GHELFOND – Laboratório de diagnósticos e análises clínicas;

 META – Farmácia de manipulação;

 SIMPLAN – Clínica odontológica.

As inscrições dos novos parceiros e suas respectivas modalidades foram divulgadas em nossos informativos. A relação completa, atualizada periodicamente, fica disponível no site da AAPS. Com isto, contamos melhorar o nível de satisfação dos associados e criar um atrativo adicional para a ampliação do quadro de sócios.

A qualidade e alcance obtidos na área de comunicação - site, informativos e comunicados - deve-se também ao trabalho e dedicação da jornalista contratada pela AAPS.

CONTATOS

(41)

Para atender às necessidades de suporte e apoio às diversas diretorias foram mantidos contatos com empresas, fornecedores e entidades externas totalizando aproximadamente 70 oportunidades.

ASSESSORIA DE RELAÇÕES EXTERNAS

Listamos abaixo as principais atividades representativas exercidas pelo assessor de relações externas da AAPS no decorrer do ano de 2011:

11/01 – Reunião plenária da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo – Fapesp;

30/01 – Participação na Festa Nacional do Aposentado em Aparecida do Norte;

03/3 – Posse do Deputado Estadual Samuel Moreira no cargo de líder do governo estadual na Assembleia Legislativa;

01/4 – Posse da Diretoria e Conselhos Fiscal e Deliberativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banespa – AFABESP;

14 a 15/4 – Semana do Aposentado realizada em Araraquara;

06/5 – Reunião com presidente da AAPS e o Deputado Arnaldo Faria de Sá sobre o pagamento da complementação de aposentadoria e pensão dos associados de Santos;

09/5 – Reunião com a Sra. Dulcina Fátima Golgato, superintendente do INSS juntamente com a diretoria da FAPESP;

20/5 – Missa de Ação de Graças pelo 41º da AFABESP;

25/5 – Reunião com Deputado Estadual Cauê Macris sobre os problemas de pagamento de aposentadoria e pensão aos associados da AAPS;

06/6 – Reunião com a advogada da Sabesp, junto com o presidente e o advogado da AAPS;

16/6 – Inauguração da sede da União dos Aposentados em Transportes Rodoviários;

(42)

21/6 – Seminário jurídico promovido pela Fapesp, na Assembleia Legislativa;

29/6 – Festa junina do núcleo de aposentados do SINTAEMA;

22/9 – Semana do aposentado em Rio Claro;

23/9 – Festa da Primavera do núcleo de aposentados do SINTAEMA;

29/9 – Missa dos Aposentados na Catedral da Sé;

20 a 23/10 – Congresso Nacional de Aposentados e Pensionistas, promovido pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas – COBAP – em Caldas Novas;

29/11 – Visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, filhos dos empregados e aposentados do Banespa, com o presidente da AAPS, para a retirada dos cartões de Natal da AAPS;

07/12 – Festa de Confraternização da Associação dos Aposentados e Pensionistas da VASP – AAPV;

14/12 – Festa de Confraternização da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Fundação CESP - AAFCESP;

19/12 – Festa de Confraternização da Associação dos Aposentados e Pensionistas da FAPESP.

O assessor também representou a AAPS em reuniões bimestrais do Fórum das Associações de Aposentados e Pensionistas das Instituições Estatais do Estado de São Paulo – FEASP, e em reuniões mensais na FAPESP.

Esteve presente nas reuniões de negociação salarial da Sabesp e ministrou palestras sobre a AAPS para os empregados da Sabesp em fase de aposentadoria, em diversas unidades da empresa.

Participou, ainda, da Comissão Editorial do SABESPAPO e do FIQUE POR DENTRO, e da Comissão de Assuntos Jurídicos da AAPS, bem como das reuniões mensais da Diretoria Executiva.

(43)

SUBSEDE DA BAIXADA SANTISTA

A subsede da Baixada Santista deu continuidade ao seu trabalho, buscando atender às necessidades dos aposentados da região litorânea.

Contando com o rodízio de associados voluntários para ajudar no atendimento dos associados que procuram a sede em busca de informações jurídicas, assistenciais e previdenciárias, a subsede tem se mostrado cada vez mais ativa.

Foram oferecidas aulas semanais de yoga para um grupo de vinte associados e a programação social da Baixada Santista promoveu uma série de atividades de lazer, sempre procurando dar importância temas pertinentes como qualidade de vida e cidadania.

Em 19 de abril foi realizada uma importante reunião de esclarecimentos sobre o problema do corte de complementação de aposentadoria paga pela Sabesp. Na ocasião, cerca de 110 associados compareceram à subsede.

Ainda na questão da complementação, 40 pessoas estiveram presentes em uma nova reunião, realizada em 10 de junho, para tratar da ação judicial que visava restabelecer o pagamento das aposentadorias.

Além destas reuniões, um advogado realiza um plantão quinzenal na subsede para atender aos associados sobre questões jurídicas diversas.

Por todo esse trabalho realizado no decorrer do ano, a subsede conseguiu aumentar 14.7% seu quadro associativo, totalizando um crescimento de 47% desde a sua instalação há dois anos. A subsede da Baixada Santista continuará trabalhando para que a família a AAPS se torne cada vez maior e mais fortalecida.

(44)

EVENTOS SOCIAIS REALIZADOS NA SUBSEDE EM 2010

Ao longo do ano de 2011, a subsede da Baixada Santista realizou 16 eventos conforme demonstrado abaixo:

JANEIRO DIA EVENTO

29 Dia Nacional do Aposentado – evento pela sede 25 pessoas

FEVEREIRO DIA EVENTO

18 Palestra gratuita sobre saúde auditiva seguida de um coffee-break 35 pessoas

MARÇO DIA EVENTO

03 Palestra gratuita sobre o Dia Internacional da Mulher seguida de um coffee-break

47 pessoas

15 Terça é Nossa – reunião com associados da Baixada para atividades físicas.

20 pessoas

ABRIL DIA EVENTO

02 Passeio de Escuna e churrasco com música ao vivo 50 pessoas

29 Palestra “Respirar também se aprende”

34 pessoas

MAIO DIA EVENTO

06 Compras na Capital – Ruas José Paulino e 25 de Março 19 pessoas

(45)

JUNHO DIA EVENTO

19 Festa Junina da AAPS – evento realizado pela sede 25 pessoas

31 Boi no Rolete – realizado na Estância Alto da Serra 43 pessoas

AGOSTO DIA EVENTO

30 Terça é Nossa – reunião com os associados da Baixada para atividades de lazer.

44 pessoas

SETEMBRO DIA EVENTO 02 a 04 Viagem a Conservatória - RJ

20 pessoas

21 Palestra gratuita “Despertar de uma Consciência”

40 pessoas

OUTUBRO DIA EVENTO

06 Dia Internacional do Idoso – evento realizado pela sede 13 pessoas

NOVEMBRO DIA EVENTO

09 Compras na Capital – Ruas José Paulino e 25 de Março 14 pessoas

(46)

DEZEMBRO DIA EVENTO

11 Festa de Confraternização da sede 15 pessoas

16 Festa de Confraternização da subsede 150 pessoas

(47)

REFORMA DA SEDE

Na intenção de melhorar o atendimento dos associados a AAPS, fez uma tomada de preços para projeto e execução da reforma. A empresa Itaoca apresentou a melhor proposta e melhor preço e assim foi escolhida para o trabalho.

A reforma teve início em 18 de julho, no segundo piso, que antes abrigava o salão de festas.

O prédio inteiro foi modificado. O segundo andar – antigo salão de festas – tornou- se a área administrativa, com três novas salas: a sala do presidente, a sala de atendimento e a sala de reuniões.

O primeiro andar tornou-se um auditório, com palco e parlatório. Quando necessário o ambiente pode-se tornar um salão de festas, uma vez que a antiga cozinha

permaneceu no projeto e foi revitalizada.

O térreo permaneceu como área de atendimento aos associados. As instalações elétricas foram embutidas para evitar a poluição visual do ambiente e os banheiros foram adaptados para o uso de pessoas portadoras de deficiência física.

A área externa posterior, que contava com um pequeno jardim, foi transformada num gazebo de vidro, proporcionando um ambiente de confraternização para os associados, com a instalação de uma minicozinha e a transferência da máquina de café para o local. Este gazebo dá acesso ao deck de madeira, criado para aproveitar o espaço entre o reservatório e a sede e para servir como área de lazer.

Como citado anteriormente, houve a otimização dos sistemas de telefonia e informática, bem como novas instalações elétricas e hidráulicas.

O marco mais importante desta reforma foi a instalação de um elevador para facilitar o acesso aos pisos superiores.

A reforma foi coordenada pelo Diretor Sociocultural e Esportivo da AAPS, Sr. Antonio Martins. Ele contou com a colaboração de uma comissão formada pelos conselheiros e associados: Celso Valio Machiaverni, Egídio Perroni Neto, Maria Lúcia de Paiva Castro, Maximiano Bizatto, Silvia Lotti e do presidente Daniel Castilho Azevedo.

Os detalhes finais – decoração, acabamentos, etc. – foram prorrogados para início de 2012. A reinauguração da sede foi prevista para março de 2012.

(48)

CONSELHO DELIBERATIVO

(membros efetivos em 31/12/2010)

PRESIDENTE

JAIRO BONIFÁCIO

VICE-PRESIDENTE

MAXIMIANO BIZATTO

MEMBROS:

ALBERTO BOVO ANTONIO CARLOS JULIÃO CÉLIA REGINA G. DA SILVA BOTELHO

EGÍDIO PERRONI NETO GERSON DE OLIVEIRA IVAN NORBERTO BORGHI JOSÉ AMAURY TELES FONTENELE

JOSÉ ANTONIO OLIVA MARIA APARECIDA GONÇALVES

MARIO RUBENS A. DE MELLO

MINETOSHI HORITA NELSON LUIZ STÁBILE

PAULO JOEL BRUNO PAULO ROBERTO MENEZES

SÉRGIO SIMONDI SHIGUEO MAKITA

SILVIA LOTTI

(49)

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE:

FLAVIO TSUTOMU HIROTA

MEMBROS

ILKA MARIA MACHADO JOSÉ LUIZ TRINCA

(50)

DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDENTE

DANIEL CASTILHO AZEVEDO

DIRETOR ADMINISTRATIVO CELSO VALIO MACHIAVERNI

DIRETOR FINANCEIRO JEFERSON JOSÉ ELIAS BARBOSA

DIRETOR SOCIOCULTURAL E ESPORTIVO ANTONIO MARTINS

DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICOS DANIEL CASTILHO AZEVEDO - acumulando

DIRETOR DE ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS ARMANDO SILVA FILHO

DIRETOR DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL JOSÉ LUIZ DE MELO PEREIRA

ASSESSOR DE RELAÇÕES EXTERNAS VALDEMAR VENÂNCIO

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E MARKETING JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES DE ALMEIDA

REPRESENTANTE DA BAIXADA SANTISTA ESTELA DOS SANTOS RODRIGUES PERES

Referências

Documentos relacionados

Esta concordância impli- ca não haver interferências significativas da matriz; como, em ge- ral, os níveis de glifosato no ambiente são pequenos, é proposto o uso do método da

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação