• Nenhum resultado encontrado

Carlos Correia da Silva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carlos Correia da Silva"

Copied!
81
0
0

Texto

(1)

Carlos Correia da Silva

Técnico de Áudio Projetista de Sistemas Bibliófilo

Original: 31 – 08 – 2016 Homero Sette Silva Revisado: 07 – 01 – 2017

Não vou escrever sobre o passamento de Carlos Correia da Silva, o ilustre Baiano, como gosto de chamá-lo, um necrológio panegírico e encomiástico (se necessário, vá ao dicionário), mas deixarei as lembranças de muitas décadas de convivência profícua e fraterna aflorar, para transcrevê-las da melhor forma que me for possível, no sentido de registrar a passagem, sob minha ótica, desta importante e ilustre figura do áudio brasileiro, como agradável lembrança para os que o conheceram ou fonte de informação preliminar para quem não teve esse privilégio.

De picardia, já com nossa amizade sedimen- tada, em cursos e palestras em que ele estava pre- sente, apresentava-me como o projetista das caixas usadas nos Trios e ainda pedia que ele confirmasse o fato, o que ele fazia com ênfase, irradiando bom humor e alegria, que contagiava o auditório, perfeitamente ciente do chiste…

- Primeira Vez Primeiros Contatos

Quando morava em Roraima e enviei para o Nelson Cardoso minhas primeiras colaborações sobre caixas acústicas ele as remeteu ao Carlos Correia, para avaliação, que, enfaticamente, reco- mendou e justificou a conveniência da publicação.

Tempos depois, por ocasião de um con- gresso de áudio, organizado em SP pelo Nelson (a AES era, ainda, um sonho distante e parecia inatin- gível), tive meu primeiro contato pessoal com o Correia e com ele conversei longamente a respeito de caixas acústicas, principalmente as usadas por ele nos Trios Elétricos.

Nesse evento apresentei e demonstrei o ATS – Analisador de Parâmetros Thiele Small, ainda uma aranha, montada em Proto-Board, mas completa- mente funcional, que projetei para a medição de parâmetros de alto-falantes, tendo despertado grande interesse no Correia (um ano e meio depois foi transformado em produto acabado pelo Rosal- fonso Bortoni, que produziu umas vinte unidades.

Ainda tenho a 01).

Embora este começo alvissareiro minha amizade com o Correia custou a engrenar… ele se mostrava arredio, desconfiado e susceptível a bo- atos infundados. Exemplo: fui ministrar um curso em Buenos Aires e falei a respeito (e mostrei fo- tos) de Trios Elétricos, ali totalmente desconheci- dos, na época, creditando a ele todo o mérito.

No entanto ele ouviu dizer que me vangloriei de ser o projetista daquele sistema…

Foram necessários uns cinco anos para demolir o

“muro de Berlim”.

Desde que fui para a Selenium, em janeiro de 1994, sempre ouvia muito falar (e bem), da excepcional capacidade do ilustre Baiano Carlos Correia que, por sua enorme importância no mer- cado foi também contratado como consultor e, para isso, muito colaboraram Kika Busnello, Ge- rente de Marketing (há muito vivendo na Ingla- terra) e Ricardo Cassiano, o CEO e primeiro ad- ministrador profissional da empresa.

Foi uma época de ouro !

A parte técnica afiada, um marketing engajado e atuante, um administrador jovem e de mente aberta, dispondo de amplo suporte financeiro, com fartos recursos disponíveis, muito bem geridos.

Correia e eu ministrávamos cursos, pales- tras e seminários pelo Brasil e América Latina e atendíamos todas as necessidades técnicas dos clientes, como visitas para sugestões in loco, solu- ções de problemas e projetos, ficando os Trios inteiramente na esfera de atuação do Baiano.

Foram anos inesquecíveis, tanto profissionalmente como pessoalmente, onde nossa amizade se forta- leceu.

(2)

Carlos Correia, por volta do ano 2000.

- Segunda Vez Aspectos Pitorescos Após diversos anos na Selenium Correia

sentiu-se desconfortável por alguns motivos (que reputo justos) e mudou para a Beyma do Brasil, granjeando elevado conceito na matriz, sediada em Valência, na Espanha, para onde foi diversas vezes.

Ocorreram duas sucessivas e oportunas mudanças de CEO na Selenium, e quando o novo administrador tomou pé da situação, entendendo o mercado de áudio brasileiro, concluiu ser imperativo trazer o Correia de volta.

Após longa negociação o Baiano, gato escaldado, estava lá pela segunda vez (e pasmem, ganhando mais do que eu!), agora na gestão de Marcelo Faviero (na minha opinião a melhor de todas, sem nenhum demérito para a de Marcelo Obino), onde se iniciou nova idade de ouro que, infelizmente, teve um fim prematuro em virtude da frustrada tentativa de venda da empresa para conhecida marca italiana.

Carlos Correia abandonou o curso de economia faltando poucas disciplinas para sua conclusão e, no dizer do inconformado pai, há muito falecido, “Deixou de ser “Engenheiro”

para andar com maconheiro”, quando mergulhou de cabeça no áudio profissional.

Durante anos seguidos, devido à apnéia que o acometia, Correia dormia mal, e para quem estava no mesmo ambiente (normalmente era eu o escolhido) parecia que tinha se esquecido de respirar, até o fluxo de ar ser restabelecido com uma grande explosão de mil motosserras sendo ligadas ao mesmo tempo…

Por isso, cochilava nas reuniões, sendo famosas e notórias suas pescarias das quais, segundo as más línguas, eu também participava …

(3)

Correia continuou fazendo seu excelente trabalho, agora bastante focado em Line Arrays, ao longo da nova administração que sucedeu a de Faviero.

Algum tempo depois, em junho de 2009, quem de lá saiu fui eu, aproximadamente um ano antes da empresa ser vendida para a Harman.

O Baiano lá ficou mais alguns anos até levar uma bela e solerte rasteira, aplicada a quatro patas … que aconteceu quando eu estava na Studio R, sendo ele contratado imediatamente por esta empresa.

Quando fui para a Etelj, em novembro de 2012, Correia ficou na Studio R e nos distanciamos nesse período para evitar “conflitos de interesse”, mas quando nos encontrávamos nas feiras era uma grande satisfação, com as brincadeiras, piadas e provocações mútuas costumeiras …

Dizia para ele, quando havia a platéia adequada: “Baiano, levei você para a Selenium e você me pôs pra fora; levei você para a Studio R e você tomou meu lugar: não te indico mais…”.

Ele fervia de indignação, até gaguejava, quase espumando…

Como vocês devem ter percebido, provocar o Carlos Correia era um dos meus passatempos prediletos!

Isso durou até que passou usar ao dormir, uma máscara, parecida com o aparato do Darth Vader, para corrigir a respiração e normalizar o fluxo de ar para os pulmões. Confesso que, dada a empatia que nutro pelo vilão galáctico, senti uma ponta de inveja…

Daí em diante Correia nunca mais pegou na vara (calma…), ou seja, jamais voltou a pescar!

Correia, ávido colecionador de tudo relativo ao áudio, coletava compulsivamente livros técnicos, revistas, catálogos, propagandas técnicas, discos e CDs oriundos de todo o mundo, em qualquer língua.

Sem dúvida, o maior catador de papel técnico que conheci… Dizia para ele que, em encarna- ção anterior, ele fora bibliotecário, em Ale- xandria, aduzindo a seguir, maliciosamente: é, mas teve um probleminha: o cara era eu- nuco… Ele adorava a primeira parte, mas se contorcia desesperado, imaginando a ablação dos testículos …

Notabilizado por suas famosas caixas corneta, Correia não abria mão desse sistema de alta eficiência. Um de seus emails era horny@... Lembro-me de uma funcionária da AES, em NY, por sinal brasileira, dizendo para ele que se tratava de uma palavra feia.

Embora usada no sentido de cornetado, por sugestão de Sólon do Valle, pode ter a conotação de sexually aroused…

Quando precisava de uma informação técnica não media esforços nem despesas para obtê-la, pagando a especialistas, geralmente quando em viagem aos Estados Unidos

Foi assim com o método de projeto de cornetas que utilizava e jamais divulgou…

Quando indagado a respeito transformava-se em um bagre ensaboado, que ninguém conseguia pegar. Assisti inúmeras vezes seu contorcionismo verbal quando, em algum curso, era inquirido a esse respeito.

Levou consigo a metodologia… mas, ao encontrá-lo, na outra vida, voltarei ao assunto…

Me aguarde, Correia !

Carlos Correia, em cliente Selenium, testando PA com graves cornetados, de sua autoria.

(4)

Falando de Feiras

Para o Correia, comparecer a feiras e congres- sos, no Brasil e exterior, como Expomusic, Musik- messe, AES – Audio Engineering Society, e outras, era ponto de honra: ia a todas no Brasil e às principais no exterior, tendo sido este assunto objeto de cláusula específica em seu segundo contrato com a Selenium.

Voltava cheio de informações novas e toneladas de catálogos, inveterado acumulador de informações téc- nicas que era, normalmente pagando vultoso excesso de bagagem.

Seu laboratório, em prédio encravado na en- costa de um morro em Salvador, abriga um acervo de valor incalculável, englobando incontáveis livros, pe- riódicos, publicações diversas, CDs e instrumentos de medida como Neutrik A2 e Bruel & Kjaer modelo 2012, inclusive com câmara de testes.

Conclamo a comunidade do áudio a iniciar gestão com os herdeiros no sentido de interessar ins- tituição idônea, como universidades, fundações, etc.…

a assumir a curadoria de tão valioso acervo para pre- servá-lo e colocá-lo à disposição dos pesquisadores brasileiros, evitando o que ocorreu com minha biblio- teca, retalhada em sebo …

Como disse anteriormente, não perdia uma única feira no Brasil e comparecia regularmente a diversas no exterior, sendo presença constante nos congressos da AES.

Mas, de três anos para cá, deixou de freqüentá-las.

Quando inquirido por mim, a esse respeito, apresen- tava várias justificativas, como envolvimento no inventário do falecido tio, ou compromissos inadiáveis de trabalho em Salvador.

Este foi um sintoma inequívoco de que tivera inicio seu desligamento do mundo dos homens e do mundo que mais amava: o do áudio !

Neste ano de 2016, Correia passou a telefonar periodicamente para mim, fato incomum, mas que me deu muita alegria. Trocávamos várias idéias, conversávamos sobre trabalhos passados e futuros, discutíamos a conjuntura política e, para não perder a prática, falávamos mal deste ou daquele … mas sem- pre pairava uma dúvida, uma interrogação, e percebia- se que não estava “tudo bem”, como ele fazia questão de dizer…

A última ligação que dele recebi foi há apro- ximadamente um mês, em um sábado, quando al- moçava com os alunos do Curso de Eletrônica Aplicada ao Áudio, que ministro no IAV.

Seus projetos eram desenhados em grandes folhas de papel (por vezes até de embrulho) em escala 1:1, para o cliente não ter duvida.

Era só levar na marcenaria e transferir direta- mente para o compensado naval…

Em sua fase na Beyma chegou a ter quatro números de celular e quatro fixos.

Dizia para ele, indignado: Baiano, isso é coisa de quem não quer ser encontrado… após ho- ras, ou mesmo dias, tentando falar com ele !

Assim que o avistava aproximava-me e di- zia, de supetão: “Baiano, conta uma mentira”, ao que ele retrucava, com ar de indignação pouco convincente: “Que é isso, meu chefe!”.

Noite alta, quase madrugada, conversávamos na porta do hotel em Salvador, em que estava hospedado, quando chegou o Antonio Carlos Magalhães acompanhando um convidado, que fora buscar ao aeroporto e, para minha sur- presa, cumprimentou efusivamente Carlos Correia, seu conhecido de inúmeros eventos…

Quando comecei a freqüentar o restaurante Yemanjá, acompanhado do Correia, notei a familiaridade e a especial deferência com que era tratado pelas funcionárias, todas elegante- mente trajadas com roupas de filhas de santo.

Finalmente, em uma das vezes, ele desvendou o mistério: sua esposa, da área de enfermagem, trabalhava no setor de obstetrícia de impor- tante hospital em Salvador e as atendia…

O prato favorito do Baiano não era acarajé nem moqueca de siri mole, mas batata frita, acompanhada de litros de Coca-Cola !

Eu e minha esposa Eloiza, surgindo a oportu- nidade, íamos com ele ao Barranco do Gato, em Canoas – RS, onde morávamos, famoso pela montanha de fritas com queijo derretido, quase do tamanho do Himalaia…

Recentemente, por ocasião de conhecido evento de repercussão nacional, perguntei ao Correia (também natural de Feira de Santana, como o protagonista desse episódio) se ele igualmente estava correndo o risco de uma súbita mudança para Curitiba, como hóspede compulsório do Governo Federal, ao que ele retrucou, indignado:

“O que é isso, meu chefe”…

(5)

Aproveitei o ensejo e, mais uma vez, falei sobre ele para os alunos que, infelizmente, não tiveram o ensejo de conhecê-lo pessoalmente.

Carlos Correia além de ter viajado o mundo todo como técnico de bandas e cantores famosos da música baiana prestou uma colaboração inestimável na implantação e sedimentação de conceitos fundamen- tais do áudio profissional, tendo feito, de modo siste- mático, a migração das “Bocas Sedan” para os siste- mas multi amplificados, irradiando com caixas tipo corneta, de alta eficiência, sua marca registrada.

Foi o responsável pelo primeiro projeto de Line Array no Brasil, do qual participei como coadjuvante, e de muitos outros mais, em seqüência.

Franqueou-me seu magnífico acervo e muitas vezes socorreu-me com papers difíceis de encontrar e com livros raros.

Vez por outra me presenteava com papers e DVDs de filmes que sabia que eu gostava, como Harold and Maude, o Ensina- me a Viver, cujo humor negro arranca-me gargalhadas incontroláveis, e uma série sobre o Império Romano.

Ficaria dias lembrando os momentos que compartilhei com o Baiano.

Mas, agora, só me cabe saudar com reverência nosso Orixá Ogun e augurar ao Carlos Correia da Silva, o querido Baiano, em seu retorno para Aruanda, muita paz e progresso na vida espiritual.

Sarava!

Carlos Correia da Silva e Rosalfonso Bortoni.

Convenção Regional da AES, realizada no Rio de Janeiro em 2004.

(6)

Carlos Correia e Afonso Padilha … na certa mangando de alguém … Disponível em http://www.triopadilhao.com.br/quemsomos.htm

Trio Padilhão - Projeto Acústico do Carlos Correia.

Disponível em http://www.triopadilhao.com.br/fotos_quemsomos/novotrio_3.jpg

(7)

Disponível em http://amusicaldealtamira.blogspot.com.br/2011/08/blog-post.html

Carlos Correia e Tigrão, da Tigrão Áudio – RS . Disponível em http://www.tigraoaudio.com.br/fotos/pagina3.html

(8)

Elétricos, elaborados por Carlos Correia da Silva para a Eletrônica Selenium S. A., respectivamente denominados TRIO ELÉTRICO e TRIO ELÉTRICO 2.

TRIO ELÉTRICO - Empilhamento Lateral

TRIO ELÉTRICO 2 - Empilhamento Lateral

(9)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\TRIO ELÉTRICOESPAN

03/03 - Rev.: 01 - Página: 1/2 Dimensões em cm.

Laterais

Trio Elétrico Laterais

1 2

Sugestão de Empilhamento:

trio, para ótimo resultado no empilhamento.

Sugestão de montagem das caixas das laterais do

convencional, com excelente desempenho.

Esta configuração pode ser usada como PA

Ítem Modelo Notas

1 HB1205A3 2 HB1502B1

(10)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Frente e Fundo

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\TRIO ELÉTRICOESPAN

03/03 - Rev.: 01 - Página: 2/2

Trio Elétrico Frente/Fundo

1 2

3

4

5

Sugestão de Empilhamento:

do trio, para ótimo resultado no empilhamento.

Sugestão de montagem das caixas para frente e fundo

Dimensões em cm.

Ítem Modelo Notas

1 BST300A 2 HB1205D1 3 BD400 4 BST300B 5 HB1505C1

(11)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1205A3

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1205A3\HB1205A3

03/03 - Rev.: 01 - Página: 1/6 Dimensões em cm.

B

B

A A

Corte A-A

Corte B-B

100,0

85,0

Espuma 30 mm.

100,0 96,463,09,06x

85,0

60,0 39,8

30,645,0

56,4

60,0

(12)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1205A3

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1205A3\HB1205A3

03/03 - Rev.: 01 - Página: 2/6 22

2

10

17 21

6 1

5

9

11 12

16

18

14

13

19

3 4

8 7

18

16 9 8

10 2

17 17 17 17 1 4

17

17 17 17

17

6 3

20 4

4 7

6

6

15

15

Relação de Componentes:

12MB2P ou WPU1206 mid-bass (2 peças) ST300 ou ST302 supertweeter (2 peças)

D405 driver (1 peça) HM3950-SLF corneta (1 peça)

convencionais, apresentando excelente resposta de freqüência e elevada eficiência. Freqüências de corte recomendadas: 200 Hz - 1.600 Hz - 6.000 Hz.

Caixa três vias, para laterais de trio e uso em PA's

(13)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1205A3

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1205A3\HB1205A3

03/03 - Rev.: 01 - Página: 3/6

Ítem Qtde Descrição Material Notas

1 2 Base/Tampa Compensado 18 mm

2 2 Lateral Compensado 18 mm

3 2 Moldura Frontal Horizontal Madeira 18x20 mm 4 4 Moldura Vertical Madeira 20x20 mm

5 1 Divisória Compensado 18 mm

6 4 Moldura Horizontal Madeira 20x20 mm 7 2 Moldura Traseira Vertical Madeira 20x20 mm

8 2 Fundo Compensado 18 mm

9 2 Divisória Lateral Compensado 18 mm 10 2 Moldura Traseira Horizontal Madeira 20x20 mm 11 1 Painel Interno Redondo Compensado 18 mm 12 1 Painel Interno Quadrado Compensado 18 mm

13 1 Painel Frontal Compensado 18 mm

14 1 Moldura Interna Horizontal Compensado 18 mm 15 2 Moldura Frontal Vertical Madeira 20x20 mm

16 2 Rampa Compensado 18 mm

17 10 Reforço da Exponencial Compensado 18 mm

18 2 Exponencial Compensado 4 mm (2x)

19 1 Cunha 1 Compensado 18 mm

20 1 Cunha 2 Compensado 18 mm

21 1 Painel Traseiro 2 Compensado 18 mm 22 1 Painel Traseiro 1 Compensado 18 mm

Inferior: 200 Hz.

Freqüências de Corte:

Superior: 1.600 Hz.

NOTAS:

Usar Crossover Ativo Tipo Linkwitz-Riley com 24 dB/oitava.

Falante 12":

Inferior: 1.600 Hz.

Superior: 6.000 Hz.

Driver:

Inferior: 6.000 Hz.

Supertweeter:

(14)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Ítem 2 Qtde: 2 peças

Modelo: HB1205A3

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1205A3\HB1205A3

03/03 - Rev.: 01 - Página: 4/6 Dimensões em cm.

2,0

2,0

85,0

96,4

1,8

2,0 56,4

59,4

2,0

56,4 2,0

39,8

2,0

2,0

2,0

2,0

27,6 Ítem 4 Qtde: 4 peças

Ítem 6 Qtde: 4 peças

Ítem 3 Qtde: 2 peças

Ítem 10 Qtde: 2 peças

Ítem 7 Qtde: 2 peças

1,8

2,0 25,1

Ítem 15 Qtde: 2 peças

56,4 4,5

63,0

8,3

Ítem 14

Ítem 8 Qtde: 2 peças Ítem 16

Qtde: 2 peças 56,4

45,1

83,0

56,4

Ítem 5 Qtde: 1 peça

Qtde: 1 peça

(15)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1205A3

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1205A3\HB1205A3

03/03 - Rev.: 01 - Página: 5/6 Dimensões em cm.

85,0

60,0

R1,0

R1,0

45,0

17,2

9,0 9,0 9,0 9,0 9,0

0,9 5,4 9,2 12,7 15,1 17,2

20,0 20,0

27,2 25,9

15,4

78° 78°

12,9

66° 48

° 48

° 66°

10,0 21,3 21,3 10,0 62,6

10,019,410,0

1,0

1,0

39,4

0,8

18,4 19,4 18,4

0,8 15,715,7

56,2

31,4

Ítem 1

Ítem 22 Ítem 21

Ítem 19 Ítem 20 Ítem 17

Qtde: 2 peças Qtde: 2 peças

Qtde: 1 peça

Qtde: 1 peça

Qtde: 1 peça Qtde: 1 peça

(16)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1205A3\HB1205A3

03/03 - Rev.: 01 - Página: 6/6 Dimensões em cm.

Modelo: HB1205A3

20,0

20,0

32,6 63,0

56,4 56,4

63,0

63,0

30,6

10,011,99,5 31,4

6,917,6

6,9 31,0 9,6

56,2

2,0x45° 33,6

27,6 2xØ

10,8 2xØ

Ítem 12 Ítem 11

Ítem 9 Qtde: 2 peças Ítem 13

52,6

59,4

48,1

Ítem 18 (planificada) Qtde: 2 peças Qtde: 1 peça

Qtde: 1 peça Qtde: 1 peça

(17)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1502B1

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1502B1\HB1502B1

08/03 - Rev.: 01 - Página: 1/6 Dimensões em cm.

A A

Corte A-A

17,817,817,817,8 17,8

11,0 13,2

11,0 15,8

11,012,2 11,0 15,0

60,0

40,4

14,02,0 96,4 100,0

85,0

83,2 85,0 100,0

85,0

60,0 20,0

37,7 54,4 56,4

(18)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1502B1

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1502B1\HB1502B1

08/03 - Rev.: 01 - Página: 2/6

Relação de Componentes:

4 6

10

23 3

1

7

13

18 21

2

8 16

15

14

17

19

20

9

22

5 11

7

12 12

12 12

13

13 14

14

14 13

22 8 1

10

10 3 3

24

9 frente e fundo de trios elétricos bem como em PA's

convencionais. Apresenta excelente resposta de freqüência (40 Hz a 200 Hz) e elevada eficiência.

Caixa de graves, tipo corneta dobrada, para uso em

15SW1P subwoofer ou

WPU1505 ou WPU1507 woofer (2 peças)

(19)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1502B1

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1502B1\HB1502B1

08/03 - Rev.: 01 - Página: 3/6

Ítem Qtde Descrição Material Notas

1 2 Base/Tampa Compensado 18 mm

2 1 Lateral 1 Compensado 18 mm

3 3 Moldura 1 Madeira 40x40 mm

4 1 Lateral 3 Compensado 18 mm

5 1 Lateral 2 Compensado 18 mm

6 1 Fundo Compensado 18 mm

7 2 Cantoneira Compensado 18 mm

8 2 Moldura 3 Madeira 20x20 mm

9 2 Moldura 4 Madeira 20x20 mm

10 3 Moldura 5 Madeira 20x20 mm

11 1 Painel Lateral Compensado 18 mm

12 4 Reforço Interno 1 Compensado 18 mm 13 4 Reforço Interno 2 Compensado 18 mm 14 4 Reforço Interno 3 Compensado 18 mm 15 1 Painel Interno 1 Compensado 18 mm 16 1 Painel Interno 2 Compensado 18 mm

17 1 Exponencial 1 Compensado 18 mm

18 1 Exponencial 2 Compensado 18 mm

19 1 Exponencial 3 Compensado 18 mm

20 1 Exponencial 4 Compensado 18 mm

21 1 Divisória Compensado 18 mm

22 2 Moldura 2 Madeira 20x20 mm

23 1 Reforço 2 da Moldura Madeira 20x20 mm 24 1 Reforço 1 da Moldura Madeira 20x20 mm

Volume Interno Bruto da Câmara: 63 litros.

NOTAS:

Comprimento Médio da Corneta Dobrada: 144 centímetros.

Volume Interno Líquido da Câmara: 57 litros.

Perímetro da Boca da Corneta: 290,0 centímetros.

Inferior: 40 Hz.

Freqüências de Corte:

Superior: 200 Hz.

Usar Crossover Ativo Tipo Linkwitz-Riley com 24 dB/oitava.

Falante 15":

(20)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1502B1

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1502B1\HB1502B1

08/03 - Rev.: 01 - Página: 4/6 Dimensões em cm.

Ítem 12 Qtde: 4 peças

Ítem 13 Qtde: 4 peças

27,4

12,2

15,0

16,1

26,0

20,0

21,0 15°

34

°

34°

37,7

20,7

25,0

Ítem 14 Qtde: 4 peças

96,4

14,824,6 96,4

56,4

96,4 96,4

85,0

Ítem 2 Qtde: 1 peça

Ítem 6 Qtde: 1 peça

Ítem 21 Qtde: 1 peça

36

° 56

°

17°

2,0

18,4 11,025,525,82,3

41,44,8

15,4 17,3 3,9

4,0 12,3 22,2

Ítem 5 Qtde: 1 peça

Ítem 4 Qtde: 1 peça

(21)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1502B1

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1502B1\HB1502B1

08/03 - Rev.: 01 - Página: 5/6 Dimensões em cm.

Ítem 1 Qtde: 2 peças 85,0

60,0

R1,0

R0,1

2,0

2,0

2,0

2,0

2,0

2,0 8,4

9,0 3,9 4,5

24,2

21,4

2,0

24,2 2,0 Ítem 24 Qtde: 1 peça

Ítem 23 Qtde: 1 peça

Ítem 8 Qtde: 2 peças

2,0

34,9 2,0 41,6

96,4 2,0

2,04,0

4,0 96,4

Ítem 10 Qtde: 3 peças

Ítem 22 Qtde: 2 peças Ítem 9

Qtde: 2 peças

Ítem 3 Qtde: 3 peças

96,4

15,6

45

° 45°

Ítem 7 Qtde: 2 peças

1,0

1,0

9,8 19,1 19,1 19,1 19,1 9,8

10,012,512,510,0 45,0 96,0

Ítem 11 Qtde: 1 peça

(22)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: HB1502B1

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1502B1\HB1502B1

08/03 - Rev.: 01 - Página: 6/6 Dimensões em cm.

96,4

22,3

96,4

96,4

28,431,6 11

°

13

°

13°

10° 10°

36

°96,4

20,6

49,1 96,4

46,7

11° 17°

49,1 96,4

46,5

11° 17°

39,6 2xØ

35,2 2xØ

Ítem 15 Qtde: 1 peça

Ítem 16 Qtde: 1 peça Ítem 20

Qtde: 1 peça

Ítem 17 Qtde: 1 peça

Ítem 18 Qtde: 1 peça

Ítem 19 Qtde: 1 peça

(23)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: BST300A

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BST300A\BST300A

03/03 - Rev.: 01 - Página: 1/4 B B

A

A

Corte B-B

Corte A-A

74,0

Dimensões em cm.

20,0 17,0

74,0

43,0

67,0

40,0

20,0

43,0 4,0

67,0 74,0

(24)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: BST300A

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BST300A\BST300A

03/03 - Rev.: 01 - Página: 2/4

1

3 1

2

3

4

Relação de Componentes:

ST300 ou ST302 supertweeter (2 peças)

Caixa com tweeters para uso na frente e fundo do trio.

(25)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Inferior: 6.000 Hz.

Freqüências de Corte:

NOTAS:

Usar Crossover Ativo Tipo Linkwitz-Riley com 24 dB/oitava.

Supertweeter:

Modelo: BST300A

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BST300A\BST300A

03/03 - Rev.: 01 - Página: 3/4

Ítem Qtde Descrição Material Notas

1 2 Lateral Compensado 15 mm

2 1 Fundo Compensado 15 mm

3 2 Base/Tampa Compensado 15 mm

4 1 Painel Frontal Compensado 15 mm

(26)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: BST300A

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BST300A\BST300A

03/03 - Rev.: 01 - Página: 4/4 Dimensões em cm.

40,0

17,0

Ítem 2

74,0

17,0

Ítem 1

13,2

17,0

40,0

10,8 2xØ

Ítem 4

74,0

43,0

R1, 0

R1, Ítem 3 0

Qtde: 2 peças

Qtde: 2 peças Qtde: 1 peça

Qtde: 1 peça

(27)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

A

A

B B

Corte A-A

Corte B-B

74,0

43,0

28,0

Modelo: BST300B

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BST300B\BST300B

03/03 - Rev.: 01 - Página: 1/4 Dimensões em cm.

28,0 25,0

74,0

43,0

67,0

40,0

4,0

67,0 74,0

(28)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: BST300B

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BST300B\BST300B

03/03 - Rev.: 01 - Página: 2/4 2 3

1

4 1

2

Relação de Componentes:

ST300 ou ST302 supertweeter (4 peças)

Caixa com tweeters para uso na frente e fundo do trio.

(29)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Inferior: 6.000 Hz.

Freqüências de Corte:

NOTAS:

Usar Crossover Ativo Tipo Linkwitz-Riley com 24 dB/oitava.

Supertweeter:

03/03 - Rev.: 01 - Página: 3/4

Modelo: BST300B

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BST300B\BST300B

Ítem Qtde Descrição Material Notas

1 2 Base/Tampa Compensado 15 mm

2 2 Lateral Compensado 15 mm

3 1 Fundo Compensado 15 mm

4 1 Painel Frontal Compensado 15 mm

(30)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

74,0

43,0

R1,0

R1, Ítem 1 0

Ítem 3

Ítem 2

Ítem 4 40,0

25,0 25,0

40,0

12,0 25,0

74,0 Qtde: 2 peças

Qtde: 2 peças

Modelo: BST300B

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BST300B\BST300B

03/03 - Rev.: 01 - Página: 4/4 Dimensões em cm.

10,8 4xØ 12,4

Qtde: 1 peça

Qtde: 1 peça

(31)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

A A

B B

Corte A-A

Corte B-B

Modelo: BD400

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BD400\BD400

03/03 - Rev.: 01 - Página: 1/4 Dimensões em cm.

45,0

74,0

43,0

45,0 42,0

74,0 36,127,9

40,0 43,0

4,0

67,0 74,0

(32)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: BD400

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BD400\BD400

03/03 - Rev.: 01 - Página: 2/4 2

3

1

4

5 1

2 4

Relação de Componentes:

D400 driver (2 peças) HM3950-SLF corneta (2 peças)

fundo do trio.

Caixa com drivers e cornetas para uso na frente e

(33)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

Modelo: BD400

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BD400\BD400

03/03 - Rev.: 01 - Página: 3/4

Inferior: 1.600 Hz.

Freqüências de Corte:

Superior: 6.000 Hz.

NOTAS:

Usar Crossover Ativo Tipo Linkwitz-Riley com 24 dB/oitava.

Driver:

Ítem Qtde Descrição Material Notas

1 2 Base/Tampa Compensado 15 mm

2 2 Lateral Compensado 15 mm

3 1 Fundo Compensado 15 mm

4 2 Painel Interno Compensado 15 mm

5 1 Painel Frontal Compensado 15 mm

(34)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

42,0

40,0

21,0

20,9 2xØ

Qtde: 2 peçasÍtem 4

74,0

43,0

R1, 0

R1, Ítem 1 0

Ítem 3 Ítem 2

Ítem 5 42,0

40,0

74,0

42,0 21,0

40,0 31,0

17,6 42,0

Qtde: 2 peças

Qtde: 2 peças

Modelo: BD400

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\BD400\BD400

03/03 - Rev.: 01 - Página: 4/4 Dimensões em cm.

17,6

Qtde: 1 peça

Qtde: 1 peça

(35)

A L T O - F A L A N T E S

modificações sem prévio aviso.

reservamos-nos o direito de inserir Devido aos avanços tecnológicos,

ELETRÔNICA SELENIUM S.A.

BR 386 Km 435 - CEP: 92.480-000 Nova Santa Rita - RS - Brasil

Tel.: (51) 479-4000 Fax: (51) 479-1150 www.selenium.com.br SELENIUM USA

USA

www.seleniumloudspeakers.com SELENIUM EUROPE

Germany www.seleniumloudspeakers.com

A L T O - F A L A N T E S

A A

B

B

Modelo: HB1205D1

F:\CAIXAS ACÚSTICAS\TRIO ELÉTRICO\HB1205D1\HB1205D1

03/03 - Rev.: 01 - Página: 1/5 Dimensões em cm.

Corte B-B

Corte A-A

Espuma 30 mm.

74,0

66,0

43,0 43,0

74,0 20,045,0

40,0

66,0 63,0

Referências

Documentos relacionados

Com essa visão o SEST SENAT de São José do Rio Preto, desenvolve o um programa para qualificar motorista desempregados e atender a necessidade do setor de falta de mão de

Antes de se apresentar as ações de melhoria que dizem respeito ao sistema pull e tendo em consideração que o planeamento da UI de Lamas combina a tipologia

1-Vela, 2-Em planos inclinados pede-se para criança executar o movimento atentando- se para posição correta do corpo e mãos, 3- Balanço para traz carpado, 4-balanço para no

Caso 4/2003 - Paciente de 61 anos, portadora de cardiopatia da doença de Chagas, com disfunção ventricular, taquicardia ventricular recorrente e marcapasso cardíaco, que

• Em todas as propriedades, os painéis compos- tos por 100% de madeira apresentaram uma ten- dência na geração de maiores valores numéricos nas propriedades mecânicas e menor

Existem algumas possibilidades que podem ser trabalhadas na trigonometria, seja na medição de alturas ou de medidas utilizando régua, transferidor, calculadora e

4. O presente Edital se submete integralmente ao disposto nos artigos 42, 43, 44, 45 e 46 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, atendendo o direito de

• mudança do papel do Estado de regulador das relações econômicas e sociais para um Estado garantidor das liberdades do mercado, da competitividade e