• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES DIREITO CONSTITUCIONAL (18.1)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES DIREITO CONSTITUCIONAL (18.1)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES –

DIREITO CONSTITUCIONAL

(18.1)

(2)

Questão 1

Julgue o item seguinte, relativo à classificação das Constituições e à organização político-administrativa.

O fato de o texto constitucional ter sido alterado quase cem vezes em razão de emendas constitucionais não é suficiente para classificar a vigente Constituição Federal brasileira como flexível. ( ) Certo ( ) Errado

Questão 2

Com relação à organização dos poderes e às funções essenciais à justiça, julgue o item a seguir.

A rigidez constitucional é marca de todas as Constituições brasileiras desde, e inclusive, a de 1824.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 3

Segundo a doutrina de Luís Roberto Barroso, no seu livro “Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo”, os princípios constitucionais gerais são especificações dos princípios fundamentais e, por seu menor grau de abstração, prestam-se mais facilmente à tutela direta e imediata das situações jurídicas que contemplam. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que NÃO representa um desses princípios constitucionais gerais, segundo o citado autor.

a) Isonomia.

b) Devido processo legal. c) Segurança jurídica. d) Princípio republicano. e) Princípio da razoabilidade.

Questão 4

O poder constituinte compreende o poder responsável pela criação, modificação ou mesmo extinção de normas constitucionais. O poder constituinte se divide em duas espécies. A respeito das espécies de poder constituinte, assinale a alternativa correta.

a) A ordem jurídica começa com o poder constituinte originário. b) O poder constituinte remanescente é ilimitado e

incondicionado.

c) O poder constituinte decorrente é responsável pela modificação das normas da Constituição Federal.

d) O poder constituinte secundário reformador é responsável pela elaboração das Constituições Estaduais.

Questão 5

Em relação à classificação das constituições, analise as seguintes assertivas:

I. Quanto à forma, são materiais ou formais.

II. Quanto ao modo de elaboração, são dogmáticas, históricas ou sistemáticas.

III. Quanto à estabilidade, podem ser superrrigidas, rígidas, flexíveis ou semirrígidas.

Quais estão corretas? a)Apenas I. b)Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Questão 6

De acordo com a doutrina majoritária, quanto à origem, as Constituições podem ser classificadas como

a) promulgadas, que são ditas democráticas por se originarem da participação popular por meio do voto e da elaboração de normas constitucionais.

b) outorgadas, que surgem da tradição, dos usos e costumes, da religião ou das relações políticas e econômicas.

c) cesaristas, que são as derivadas de uma concessão do governante, ou seja, daquele que tem a titularidade do poder constituinte originário.

d) pactuadas, que são formadas por dois mecanismos distintos de participação popular, o plebiscito e o referendo, ambos com o objetivo de legitimar a presença do detentor do poder.

e) históricas, que surgem do pacto entre o soberano e a organização nacional e englobam muitas das Constituições monárquicas.

Questão 7

O poder constituinte originário

A) É fático e soberano, incondicional e preexistente à ordem jurídica.

b) É reformador, podendo emendar e reformular.

c) É decorrente e normativo, subordinado e condicionado aos limites da própria Constituição.

d) É atuante junto ao Poder Legislativo comum, com critérios específicos e de forma contínua.

e) É derivado e de segundo grau, culminando em atividade diferida.

Questão 8

O art. 5.° , inciso XIII, da Constituição Federal de 1988 (CF) assegura ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. Com base nisso, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil estabelece que, para exercer a advocacia, é necessária a aprovação no exame de ordem. A norma constitucional mencionada, portanto, é de eficácia A) contida. B) programática. C) plena. D) limitada. E) diferida.

(3)

Pedro, em uma discussão sobre as características dos princípios constitucionais, afirmou que eles oferecem grande liberdade valorativa para o intérprete, bem como que o conflito entre eles é resolvido no plano da validade. João, por sua vez, acresceu que a posição jurídica amparada em certo princípio não é definitiva, já que este pode ser preterido por outro, conforme as circunstâncias do caso concreto.

Sobre a hipótese narrada, assinale a afirmativa correta.

A) Pedro e João estão totalmente incorretos, pois os princípios oferecem pouca liberdade valorativa para o intérprete. O conflito entre eles não é resolvido no plano da validade, além de sempre embasarem posições definitivas.

B) Pedro está parcialmente incorreto, já que o conflito entre princípios não é resolvido no plano da validade. João está totalmente correto.

C) Pedro está parcialmente incorreto, já que os princípios não oferecem grande liberdade valorativa para o intérprete. João está totalmente correto.

D) João está incorreto, pois a posição jurídica amparada em princípios constitucionais sempre é definitiva. Pedro está parcialmente incorreto, pois o conflito não é resolvido no plano da validade.

E) João está incorreto, pois a posição jurídica amparada em princípios constitucionais sempre é definitiva. Pedro está parcialmente incorreto, pois os princípios não oferecem grande liberdade valorativa para o intérprete.

Questão 10

Diversos autores, para facilitar o estudo das Constituições, fornecem classificações das mais diversas ordens para essas Cartas, na busca de esclarecer os traços mais marcantes desses Estatutos Supremos dos Estados, apontando seus pontos comuns e particularidades em relação a outros Textos Constitucionais. Desta feita, aponte a alternativa que apresenta a classificação da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, segundo o modo de elaboração, origem, extensão e estabilidade, respectivamente:

A) Histórica, Outorgada, Analítica e Imutável. b) Dogmática, Outorgada, Sintética e Rígida. c) Histórica, Pactuada, Analítica e Imutável. d) Dogmática, Outorgada, Sintética e Flexível. e) Dogmática, Promulgada, Analítica e Rígida.

Questão 11

A respeito das normas constitucionais, julgue os itens a seguir. I As normas de eficácia absoluta, assim como as cláusulas pétreas,

são normas constitucionais intangíveis.

II As normas de eficácia plena têm aplicabilidade mediata, porque seus efeitos podem ser postergados.

III As normas de eficácia relativa restringível ou de eficácia contida têm aplicabilidade imediata, embora sua eficácia possa ser reduzida conforme estabelecer a lei.

IV As normas de eficácia relativa complementável têm produção mediata de efeitos, ou seja, enquanto não for promulgada a legislação regulamentadora, não produzirão efeitos positivos, além de terem eficácia paralisante de efeitos nas normas anteriores incompatíveis.

Estão certos apenas os itens a) I e II.

b) I e III. c) II e IV. d) I, III e IV e) II, III e IV.

Questão 12

A Constituição Federal de 1988 veda a instituição de impostos sobre patrimônio, renda ou serviços relacionados às finalidades essenciais dos partidos políticos, dos sindicatos e das instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei. De acordo com a classificação tradicional da eficácia das normas constitucionais, tal norma é de aplicabilidade a) imediata, embora de eficácia contida.

b) diferida, pois de eficácia limitada. c) diferida, pois de eficácia contida d) imediata, pois de eficácia plena. e) imediata, embora de eficácia limitada.

Questão 13

De acordo com uma das classificações das normas constitucionais quanto à sua aplicabilidade, o preceito constitucional segundo o qual “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor” contém norma de eficácia

a) Plena, uma vez que as normas definidoras de direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, podendo produzir todos os seus efeitos independentemente de edição de lei.

b) Plena, uma vez que todos os seus efeitos podem ser produzidos mediante ordem judicial proferida em mandado de segurança voltado para suprir a ausência de norma regulamentadora da Constituição.

c) Contida, uma vez que todos os seus efeitos podem ser produzidos independentemente de lei que, se editada, pode estabelecer os termos em que o direito constitucional deve ser exercido.

d) Limitada, uma vez que depende de edição de lei para que todos os seus efeitos possam ser produzidos.

e) Contida, uma vez que todos os seus efeitos podem ser produzidos mediante ordem judicial proferida em ação popular, voltada para suprir a ausência de norma regulamentadora da Constituição.

(4)

Questão 14

O Poder Constituinte derivado tem como característica, dentre outras, ser

a) autônomo, pois o seu titular é o povo e, por isso, não está limitado pelo direito.

b) limitado, pois sua obra é limitada por regras estabelecidas pelo Constituinte originário.

c) inicial, pois sua obra é a base da ordem jurídica.

d) insubordinado, pois está limitado apenas por princípios não escritos.

e) incondicionado, pois não está sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar sua vontade.

Questão 15

Com relação ao Poder Constituinte Derivado, é CORRETO afirmar que

a) a Constituição poderá ser emendada mediante proposta de dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

b) a Constituição não pode ser emendada mediante proposta da iniciativa popular, como assinala a doutrina majoritária. c) a proposta de emenda será discutida e votada em cada Casa do

Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros, e, após, caberá ao Presidente da República vetar ou sancionar a proposta de emenda constitucional.

d) a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

e) o Presidente da República vetará emenda constitucional que considere inadequada, cabendo ao Congresso analisar o veto.

Questão 16

A mutação constitucional

A) é fenômeno reconhecido apenas pela doutrina, uma vez que o STF evita aplicá-la.

b) ocorre em razão da natureza monossêmica do texto constitucional.

c) acarreta a alteração da configuração verbal do texto constitucional.

d) decorre da técnica de declaração de nulidade de dispositivos legais pelo controle concentrado.

e) é justificada pelas modificações na realidade fática e na percepção do direito.

Questão 17

Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

I – direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

Art. 37. (...)

I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

Art. 216. (...)

§ 3.º A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.

Constituição da República Federativa do Brasil.

Quanto ao grau de eficácia, as regras constitucionais anteriormente apresentadas classificam-se, respectivamente, como regras de eficácia

a) plena, limitada e contida. b) limitada, contida e programática. c) contida, plena e limitada. d) plena, contida e limitada. e) plena, programática e contida.

Questão 18

De acordo com a teoria constitucional majoritária, a constituição é classificada como

a) consuetudinária, se fundamentada em documentos formais, rejeitando a possibilidade de as regras serem embasadas nos costumes constitucionais.

b) rígida, se for passível de alterações por meio de um processo legislativo mais restrito do que o previsto para a edição de leis ordinárias.

c) cesarista, se promulgada sem nenhuma submissão à ratificação popular.

d) material, se for escrita e representada por meio de um único documento solene.

Questão 19

A respeito das características do poder constituinte e de sua configuração em originário ou derivado, assinale a opção correta. A) A criação de novos territórios federais é exemplo do exercício

do poder constituinte derivado decorrente.

b) A outorga e a convenção são formas de expressão do poder constituinte originário.

c) A tese da existência de hierarquia entre normas constitucionais decorrentes do exercício do poder constituinte originário é aceita pelo STF.

d) O sistema constitucional brasileiro admite a teoria da dupla revisão.

(5)

Em relação a sua eficácia jurídica, as normas de eficácia contida a) produzem efeitos plenos na ausência de lei que contenha sua

eficácia.

b) são ineficazes na ausência de lei regulamentadora. c) não são autoaplicáveis.

d) não podem ser restringidas por lei.

e) são ineficazes na ausência de política pública.

Questão 21

O voto secreto e o voto feminino foram assentados, pela primeira vez, em base constitucional no país, pela Constituição Brasileira de A) 1891. b) 1934. c) 1937. d) 1946. e) 1967. Questão 22

Analise os dispositivos constitucionais a seguir reproduzidos e assinale a alternativa que os classifica, respectiva e corretamente, considerando a eficácia das normas constitucionais.

“A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei” (art. 18 § 4° ).

“Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos” (art. 230 § 2° ).

a) Limitada e plena. b) Contida e limitada. c) Plena e contida. d) Limitada e contida. e) Limitada e limitada. Questão 23

“(...) consiste em uma alteração do significado de determinada norma da Constituição, sem observância do mecanismo constitucionalmente previsto para as emendas e, além disso, sem que tenha havido qualquer modificação do seu texto” (L. R. BARROSO).

A definição supra diz respeito a um princípio de interpretação constitucional denominado

a) reforma constitucional. b) revisão constitucional. c) mutação constitucional.

d) interpretação conforme sem redução de texto. e) interpretação conforme com redução de texto.

Questão 24

É considerada de eficácia limitada, na medida em que dependente de regulamentação para a produção de efeitos, a norma constitucional segundo a qual

A) a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.

b) a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

c) é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. d) são brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro de pai

brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. e) são direitos dos trabalhadores a participação nos lucros, ou

resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.

Questão 25

O Presidente da República propôs projeto de emenda à Constituição Federal para que fosse alterada a idade mínima para a aposentadoria dos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, tendo a proposta sido aprovada, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, pelo voto de 3/5 dos respectivos membros. Nessa situação, a emenda constitucional daí decorrente é fruto do Poder Constituinte a) originário, mas deveria ter sido aprovada em votação única

pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, conjuntamente. b) originário, mas foi aprovada sem que se observasse o quórum

exigido pela Constituição Federal.

c) derivado, tendo sido aprovada com observância da Constituição Federal.

d) derivado, mas o Presidente da República não poderia ter apresentado o projeto de emenda à Constituição, por não estar no rol de legitimados para tanto.

Questão 26

A mutação constitucional

a) é fenômeno reconhecido apenas pela doutrina, uma vez que o STF evita aplicá-la.

b) ocorre em razão da natureza monossêmica do texto constitucional.

c) acarreta a alteração da configuração verbal do texto constitucional.

d) decorre da técnica de declaração de nulidade de dispositivos legais pelo controle concentrado.

e) é justificada pelas modificações na realidade fática e na percepção do direito.

(6)

Questão 27

O surgimento de nova norma constitucional pode levar, mas não leva, necessariamente, à revogação da legislação anterior. Tal fato gera três fenômenos jurídicos distintos que dizem respeito à aplicabilidade das novas normas constitucionais no tempo, em contraponto às normas constitucionais anteriores à sua existência, são eles:

a) Inconstitucionalização, Recepção e Revogação. b) Repristinação, Recepção e Desconstitucionalização.

c) Desconstitucionalização, Estabilização constitucional e Recebimento.

d) Repristinação, Inconstitucionalizaçao e Impulsão.

Questão 28

Determinado julgado do Supremo Tribunal Federal contém a seguinte ementa:

“Recurso Extraordinário. Repercussão Geral. Equiparação do prazo da licença-adotante ao prazo de licença-gestante. (...) Alteração da realidade social e nova compreensão do alcance dos direitos do menor adotado. Avanço do significado atribuído à licença parental e à igualdade entre filhos, previstas na Constituição. Superação de antigo entendimento do STF”.

Este trecho da citada ementa faz referência ao que se denomina a) mutação constitucional.

b) reforma constitucional. c) poder constituinte derivado. d) derrotabilidade.

e) método tópico-problemático.

Questão 29

Acerca do poder constituinte e controle de constitucionalidade, é correto afirmar:

a) O STF admite controle concentrado ou difuso de constitucionalidade de normas produzidas pelo poder constituinte originário, aplicando a tese das “normas constitucionais inconstitucionais".

b) Um dos exemplos à limitação circunstancial do poder de reforma na CRFB/88 diz respeito às pessoas que poderão propor emendas à Constituição (artigo 60, CRFB/88).

c) O poder constituinte originário é definido como permanente, pela possibilidade de se manifestar a qualquer tempo. d) A CRFB/88 adota o entendimento de que o povo é o titular do

poder constituinte, se filiando, portanto, à concepção da teoria da soberania nacional cunhada por Emmanuel Sieyès.

e) As limitações materiais ao poder constituinte de reforma (artigo 60, § 4°, CRFB/88) significam a intangibilidade literal da

respectiva disciplina na Constituição originária.

Questão 30

Ao Poder que possibilita a instauração de uma nova ordem jurídica dá-se o nome de Poder Constituinte

a) inicial e autônomo, pois produz uma nova Constituição, mas deve respeitar as cláusulas pétreas, direitos e garantias fundamentais constantes das cartas constitucionais anteriores. b) originário, pois delibera e produz a nova ordem constitucional,

sendo, assim, autônomo, incondicionado e não estando limitado às normas constantes das Constituições anteriores. c) derivado, tendo em vista que constitui a substituição dos

ordenamentos jurídicos anteriores, embora seja autônomo em relação a eles.

d) derivado, pois se presta a substituir a carta constitucional anterior, dela derivando e, portanto, devendo respeitar o procedimento formal para essa medida, bem como as cláusulas pétreas.

e) originário, pois se consideram inexistentes as cartas constitucionais anteriores, salvo no que se refere às cláusulas pétreas e à forma e sistema de governo.

Questão 31

A promulgação da Constituição Federal de 1988 inaugurou uma nova ordem normativa. Essas normas, contudo, não são imutáveis, podendo sofrer alterações, de acordo com procedimentos e condições impostos pela própria Constituição, tais como, limites a) materiais, que impedem a alteração das matérias que já

tenham sido objeto de modificação no texto constitucional. b) temporais, que estabelecem prazo para alteração de

determinados temas, sob pena das respectivas normas não mais poderem ser objeto de modificação, como no caso do princípio federativo e da separação de poderes.

c) procedimentais, tais como iniciativa de proposta de alteração mais restrita , quórum de aprovação mais alto, com votações em dois turnos, tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal.

d) materiais e procedimentais, com restrição de matérias passíveis de alteração e tramitação das propostas exclusivamente pelo Senado Federal, em dois turnos de votação.

e) circunstanciais e temporais, pois em determinadas situações concretas não poderá ser apresentada proposta de alteração do texto constitucional, que será liminarmente rejeitada, salvo se dispuser sobre direitos e garantias fundamentais.

(7)

Este Poder é o responsável pelas alterações no texto constitucional segundo as regras instituídas pelo Poder Constituinte Originário. Caracteriza-se por ser instituído, jurídico, limitado e condicionado pelo direito. A Constituição de 1988 estabeleceu a possibilidade de sua manifestação por meio de reforma (CF, art. 60) ou de revisão constitucional (ADCT, art. 3°). Tal conceito diz respeito ao Poder Constituinte: a) Decorrente. b) Incondicionado. c) Derivado. d) Originário. e) Inicial. Questão 33

Assinale a opção correta a respeito da Constituição Federal de 1988 (CF) e dos poderes constituintes.

a) O poder constituinte originário, que elaborou a CF, é essencialmente político, extrajurídico, sem limites formais, e esgotou-se com a promulgação da CF.

b) A CF é uma constituição promulgada, oriunda da atuação do poder constituinte derivado, uma vez que a assembleia nacional constituinte foi convocada por emenda à Constituição anterior.

c) Da elaboração da CF, que é uma constituição promulgada, participaram cidadãos que, nessa condição, votaram diversos de seus dispositivos na própria assembleia nacional constituinte.

d) A CF pode ser modificada pela atuação de poder constituinte derivado, obedecidas as normas nela inseridas pelo poder constituinte originário.

e) A CF pode ser modificada pela atuação de poder constituinte decorrente, obedecidas as normas nela inseridas pelo poder constituinte originário.

Questão 34

No que se refere à interpretação da natureza jurídica do preâmbulo da Constituição, segundo jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:

a) o preâmbulo da Constituição é normativo, apresentando a mesma natureza do articulado da Constituição e,

consequentemente, serve como paradigma para a declaração de inconstitucionalidade.

b) o preâmbulo da Constituição não constitui norma central, não tendo força normativa e, consequentemente, não servindo como paradigma para a declaração de inconstitucionalidade. c) o preâmbulo da Constituição possui natureza histórica e

política, entretanto, se situa no âmbito dogmático e,

consequentemente, serve como paradigma para a declaração de inconstitucionalidade.

d) o preâmbulo da Constituição possui natureza interpretativa ou unificadora e traz sentido às categorias jurídicas da

Constituição e, portanto, trata-se de norma de reprodução obrigatória nas Constituições estaduais.

Assinale a alternativa correta de acordo com a Constituição Federal de 1988.

a) O preâmbulo constitucional reveste-se de caráter normativo e pode, até mesmo, ser parâmetro para o controle de constitucionalidade.

b) As normas constitucionais de eficácia contida são dotadas de aplicabilidade reduzida pois necessitam de regulamentação para produzir efeito pleno.

c) O Ato de Disposições Constitucionais Transitórias tem a mesma rigidez e situa-se no mesmo nível hierárquico das demais normas constitucionais, só podendo ser alterado por meio de emenda constitucional.

d) As normas constitucionais de eficácia limitada produzem efeito mediato e indireto, e até a sua efetiva regulamentação permanece em vigor a legislação pretérita em sentido contrá- rio, bem como não servem de parâmetro para o controle de constitucionalidade.

e) As normas constitucionais de princípios programáticos são de aplicabilidade direta, imediata e integral.

Questão 36

Em relação à natureza e classificação das normas constitucionais, é correto afirmar:

I. o preâmbulo não se situa no âmbito do Direito, mas no domínio da política, refletindo posição ideológica do constituinte e não apresentando, portanto, força normativa, nem criando direitos ou obrigações.

II. o ADCT, ou Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, não tem natureza de norma constitucional, tratando-se de mera regra de transição, interpretativa e paradigmática.

III. a interpretação conforme a Constituição pressupõe uma Constituição rígida e, em decorrência, a supremacia hierárquica das normas constitucionais perante o ordenamento jurídico, normas essas que obedecem ao princípio da presunção de constitucionalidade.

Está correto o que se afirma em a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III. e) I e III, apenas. Questão 37

ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:

a) as normas amparadas por cláusulas pétreas têm importantes repercussões hermenêuticas, mas não superioridade jurídica sobre as demais normas constitucionais editadas pelo poder constituinte originário;

b) o preâmbulo da Constituição não tem força normativa autônoma, podendo, no entanto, ser utilizado como reforço argumentativo ou diretriz hermenêutica;

(8)

do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, porque incompatível com a provisoriedade que lhes é ínsita;

d) é entendimento consolidado do STF de que o Estado-membro não pode criar procedimento mais rigoroso do que o previsto na Constituição Federal para a emenda de suas Constituições.

Questão 38

A propósito do Preâmbulo da Constituição da República, é CORRETO afirmar, segundo a doutrina majoritária, a Constituição da República e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal: A) Traduz uma pauta de valores constitucionais, nos campos

social, político, econômico, entre outros, com poder normativo suficiente para vincular o aplicador da norma e, segundo o Supremo Tribunal Federal, para afastar, por vício de inconstitucionalidade, lei que não se adeque ao seu conteúdo axiológico.

b) Serve de parâmetro interpretativo dos preceitos constitucionais, além de proclamar os princípios da Constituição da República, havendo grande divergência doutrinária sobre sua força normativa.

c) O preâmbulo impõe expressamente como valores supremos o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade, a fraternidade e a justiça.

d) O preâmbulo impõe como valores superiores a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

Questão 39

A propósito da expressão “SOB A PROTEÇÃO DE DEUS”, insculpida no preâmbulo da Constituição da República, pode-se afirmar que: a) é norma de repetição obrigatória, devendo constar no

preâmbulo das Constituições Estaduais; b) constitui uma exortação sem carga normativa;

c) possui força normativa a partir da qual são aceitos símbolos religiosos em repartições públicas;

d) possui força normativa, porém não é de repetição obrigatória; e) refere a opção religiosa do Poder Constituinte Originário,

reconhecendo o cristianismo como orientação espiritual oficial no Brasil.

Questão 40

NÃO se constitui um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil:

a) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. b) Prevalência dos direitos humanos.

c) Garantir o desenvolvimento nacional.

d) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

e) Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

Questão 41

De acordo com os princípios fundamentais estabelecidos na CF, assinale a opção que apresenta, respectivamente, as formas de Estado e de governo adotadas no Brasil.

a) Federação e República b) Federação e presidencialismo c) Presidencialismo e República d) República e Federação e) República e presidencialismo Questão 42

Nos termos que se encontra previsto(a) na Constituição Federal de 1988, NÃO pode ser considerado(a) como fundamento da República Federativa do Brasil:

a) soberania. b) cidadania.

c) dignidade da pessoa humana. d) defesa da paz.

e) pluralismo político.

Questão 43

“O título I da Constituição brasileira de 1988, composto por quatro artigos, é dedicado aos princípios fundamentais do Estado brasileiro. O nosso constituinte utilizou essa expressão genérica para traduzir a ideia de que nesses primeiros quatro artigos já se estabelecem a forma do nosso Estado e de seu governo, proclama-se o regime político democrático fundado na soberania popular e institui a garantia da separação de funções entre os poderes. Também neles encontram-se os valores e os fins mais gerais orientadores de nosso ordenamento constitucional, funcionando como diretrizes para todos os órgãos mediante os quais atuam os poderes constituídos.” (Paulo e Alexandrino, 2008, p. 83).

Nos termos da Constituição Federal de 1988, sobre os princípios fundamentais, é correto afirmar que:

a) São poderes da União, dependentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

b) A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da proibição de asilo político. c) A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações

internacionais pelo princípio da intervenção.

d) A República Federativa do Brasil tem como fundamento o pluralismo político.

e) Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalidade e reduzir somente as desigualdades regionais.

(9)

Conforme prevê a Constituição Federal, é correto afirmar:

a) A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político. b) Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do

Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária; a prevalência dos direitos humanos; a dignidade da pessoa humana; a solução pacífica dos conflitos; o pluralismo político.

c) A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos princípios da soberania; da prevalência dos direitos humanos; da dignidade da pessoa humana; dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; da defesa da paz.

d) Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária; a defesa da dignidade da pessoa humana; dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; a defesa da paz.

Questão 45

Assinale a alternativa que contém um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, segundo a Constituição Federal de 1988.

a) Enaltecer os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. b) Defender a solução pacífica dos conflitos.

c) Facilitar a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

d) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Questão 46

A respeito do Princípio da Separação de Poderes (princípio do Direito Constitucional), assinale a alternativa correta.

a) O legislador constituinte originário elegeu a separação de Poderes como cláusula pétrea da Constituição Federal de 1988. b) São Poderes da República, independentes e harmônicos entre

si, o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público. c) Como exemplo do sistema de freios e contrapesos do Princípio

da Separação de Poderes, os membros do Supremo Tribunal Federal são escolhidos pelo Senado Federal e se submetem à aprovação da Presidência da República.

d) O Judiciário exerce tipicamente a jurisdição e a fiscalização contábil, financeira e orçamentária dos dinheiros públicos. e) O Poder Legislativo tem como função típica a atividade de

legislação, sendo responsável pela edição de medidas provisórias.

Considerando a hermenêutica do princípio da separação de poderes e das funções típicas do Poder Judiciário:

a) Cabe ao Poder Judiciário o desfazimento de atos e a alteração de leis sempre que entender que a solução encontrada pelo Executivo e pelo Legislativo não foi a que melhor atendeu a finalidade pretendida.

b) Somente a função judicante é típica do Poder Judiciário, não atuando, interna ou externamente, nas esferas administrativa ou legislativa.

c) A omissão ou atuação deficiente do poder legislativo permite que, por meio do mandado de injunção, o Poder Judiciário profira decisão que substitua a norma formalmente inadequada.

d) Além da função judicante, cabe ao Poder Judiciário o poder legislativo, na medida em que pode suprir as lacunas normativas, proferindo decisões com caráter geral e abstrato, em substituição às leis.

e) A função de fiscalização também é típica do Poder Judiciário, que exerce controle de legalidade sobre a atuação da Administração pública, respeitado o princípio da inércia

Questão 48

Assinale a opção correta a respeito da organização dos poderes e do sistema de freios e contrapesos no direito constitucional pátrio. a) Adotada por diversos países, entre eles o Brasil, a ideia de

tripartição dos poderes do Estado em segmentos distintos e autônomos entre si — Legislativo, Executivo e Judiciário — foi concebida por Aristóteles.

b) A atividade legislativa e a de julgar o presidente da República nos crimes de responsabilidade são funções típicas do Poder Legislativo.

c) Constitui exemplo de mecanismo de freios e contrapesos a possibilidade de rejeição, pelo Congresso Nacional, de medida provisória editada pelo presidente da República.

d) As expressões poder, função e órgão são sinônimas.

e) A CF adotou o princípio da indelegabilidade de atribuições de forma absoluta, inexistindo qualquer exceção a essa regra.

(10)

Questão 49

Considerando-se que o Legislativo, o Executivo e o Judiciário são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, de acordo com o art. 2º da Constituição Federal, o Poder Judiciário

a) pode determinar a implementação pela Administração pública, quando inadimplente, de políticas públicas constitucionalmente previstas, sem que haja ingerência em questão que envolve o poder discricionário do Poder Executivo. b) não pode, nem em situações excepcionais, determinar que a

Administração pública adote medidas assecuratórias de direitos constitucionalmente reconhecidos como essenciais, sob pena de violação do princípio da separação dos poderes.

c) não tem legitimidade democrática para determinar que a Administração pública adote medidas assecuratórias de direitos constitucionalmente reconhecidos como essenciais, ainda que isso não configure violação do princípio da separação dos poderes.

d) não pode determinar a implementação pela Administração pública, quando inadimplente, de políticas públicas constitucionalmente previstas, por causa de suas limitações técnicas.

e) pode determinar a implementação pela Administração pública, quando inadimplente, de políticas públicas constitucionalmente previstas, desde que haja orçamento aprovado para atender a determinação.

Questão 50

Sobre o significado da expressão “independência e harmonia dos poderes”, na clássica divisão tripartite entre as funções do Poder, A) no exercício das atribuições que lhes sejam próprias, precisam os

titulares consultar os outros e necessitam de sua autorização. b) a investidura e a permanência das pessoas num órgão do governo

não dependem da confiança nem da vontade dos outros.

c) na organização dos respectivos serviços, o titular é livre e soberano para dispor conforme suas convicções.

d) não cabe exclusivamente ao Presidente da República prover e extinguir cargos públicos da Administração federal, bem como exonerar ou demitir seus ocupantes.

e) não compete com exclusividade às Câmaras do Congresso e aos Tribunais elaborar os respectivos regimentos internos, em que se consubstanciam as regras de seu funcionamento, sua organização, direção e polícia.

(11)

1

2

3

4

5

6

7

8

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

CERTO ERRADO D

A

C

A

A

A

B

E

D

A

D

B

B

E D

B

B

A

21

22

23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

B

A

C

E

C

E

B

A C

B C C D

B

C

E C

B

B

B

41

42

43 44 45 46 47 48 49 50

A

D

D

A

D

A

E

C

A

B

Referências

Documentos relacionados

Centro Municipal de Educação Infantil Diego José Ferreira Lima Coordenadora: Renata Garcia de Araújo Nunes.

Lamenta que a Arábia Saudita tenha usado as instalações de uma missão diplomática para cometer um crime, o que constitui uma violação das suas obrigações ao abrigo da

as atividades correlatas ao ofício do escritor fazem parte do dia a dia do profissional das letras no mundo contemporâneo. A discussão acerca da figura do autor e do conceito

O princípio da ampla defesa é assegurado pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5°, inciso LV. Caracteriza-se por ser um princípio fundamental e uma garantia

5º, XV, da C.F.; agride o direito ao livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão que assiste aos demais empregados que não aderiram à greve (art.

No processo de ampliação do conhecimento surgem novos conceitos que expandem a linguagem científica, mas as novas noções introduzidas pelas ciências

135 Ainda que não seja protegida de forma expressa o direito da livre orientação sexual, a nossa Constituição Federal, “quando assegura a liberdade, a

A Constituição Federal de 1988 assegura a inviolabilidade do direito à vida como direito fundamental (artigo 5º, caput), assim como o princípio da dignidade da