• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 227. De 08/06/2018 à 15/06/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 227. De 08/06/2018 à 15/06/2018"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 227 De 08/06/2018 à 15/06/2018

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

AUMENTA O NÚMERO DE VÍTIMAS EM MANIFESTAÇÕES NA NICARÁGUA

Armas de fogo foram usadas em mais um final de semana de protestos na Nicarágua, onde os tumultos vêm se tornaram cada vez mais violentos, enquanto os manifestantes mascarados empunhando bombas caseiras e estilingues lutavam para afastar as forças de segurança armadas. No confronto, afirmou-se que pelo menos um idoso morreu depois que uma bala atingiu seu coração. O atirador era um franco-atirador, membro das forças de segurança do presidente Daniel Ortega. Essa fatalidade aconteceu horas depois do Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH) ter divulgado que o número de mortos no país centro-americano aumentou para 137 desde o início dos protestos, que exigem a saída do presidente.

Fonte: NICARAGUA anti-govenrment protests rages. The Borneo Post, Masaya, p. A1, 11 jun. 2018.

ESTADOS UNIDOS MATAM REFUGIADOS IRAQUIANOS NA SÍRIA Entre os dias 5 e 12 de junho, aviões da coalizão internacional encabeçada pelos Estados Unidos efetuaram um ataque aéreo contra um povoado no sul da província síria de Al-Hasakah, no qual morreram 18 refugiados iraquianos e outros 15 civis sírios. De acordo com a agência estatal de notícias da Síria, SANA, o povoado que foi vítima do

(2)

ataque faz parte de um campo temporário para refugiados que vêm do Iraque. Ao longo do último mês, a província já presenciou diversos episódios da mesma natureza.

Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018061111443327-coalizao-internacional-eua- refugiados-morrem-siria/

GOVERNO MEXICANO ANUNCIA AUMENTO NO NÚMERO DE ASSASSINATOS DE POLÍTICOS NO MÉXICO

O homicídio de um candidato a deputado do estado de Coahuila, no México, fez subir para 112 o número de políticos assassinados no atual processo eleitoral que ocorre no país. Fernando Purón Johnston, candidato oficial do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que disputava o cargo de Deputado Federal foi assassinado a tiros quando saía de um debate eleitoral na cidade mexicana de Pedras Negras.

Fonte: SUBEN a 112 los asesinatos de políticos em processo electoral. El Diario, Cidade do México, p.

08, 10 jun. 2018.

ELN ANUNCIA CESSAR-FOGO PARA AS ELEIÇÕES E TEM MEMBROS DETIDOS EM BOGOTÁ

Os guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) colombiano anunciaram um cessar-fogo unilateral para o fim de semana de 17 de junho, quando a votação presidencial foi realizada na Colômbia. A paralisação das operações militares estava marcada para ir de sexta-feira, 15 de junho, à meia-noite de terça-feira, 19 de junho, segundo informações do próprio ELN no site conhecido como “ELN Voces”. O candidato conservador, Ivan Duque, venceu a primeira rodada das eleições presidenciais colombianas no final de maio e é o favorito para derrotar Gustaf Petro no segundo turno das eleições, que aconteceu no domingo, 17 de junho. Além disso, As autoridades colombianas informaram a captura de três integrantes das células urbanas do ELN em Bogotá, que pretendiam realizar atentados terroristas na capital. O ELN vem desafiando o governo colombiano, que permanece à frente de negociações de paz em realizadas em Cuba, embora os últimos acordos de cessar-fogo tenham sido unilaterais, feitos somente pelo grupo guerrilheiro.

Fontes: COLOMBIAN ELN rebels vow ceasefire for presidential vote. Manila Times, Havana, p. B5, 12 jun. 2018 e CAPTURAN en Bogotá a miembros del ELN. El Diario, Bogotá, p. 08, 10 jun. 2018.

(3)

ITÁLIA CONVOCA EMBAIXADOR FRANCÊS APÓS DECLARAÇÕES DE MACRON

A Itália convocou o Embaixador da França em seu país para dar explicações sobre as declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, que criticaram fortemente o que ele chamou de “cinismo e irresponsabilidade da Itália” em recusar receber o navio de resgate de imigrantes Aquarium com mais de 600 pessoas a bordo. Sobre o assunto, o gabinete de Macron disse que a França não quer "abrir um precedente" que permita que alguns países europeus violem as leis internacionais e confiem em outros países membros da União Europeia para receber imigrantes. Em resposta, o Primeiro-Ministro italiano, Giuseppe Conte, declarou que "a Itália não pode aceitar lições hipócritas de países que sempre preferiram virar as costas quando se trata de imigração". Diante do impasse internacional, o governo da Espanha concordou em aceitar o Aquarium no porto de Valência.

Fontes: http://www.foxnews.com/world/2018/06/13/latest-italy-summons-french-ambassador-in-migrant- spat.html e https://www.independent.co.uk/news/world/europe/italy-port-closures-refugees- mediterranean-matteo-salvini-aquarius-emmanuel-macron-a8396916.html

ÁSIA/LESTE EUROPEU

SOLDADOS MATAM SEIS MILITANTES NA CAXEMIRA

Um grupo de militantes invadiu a região de Jammu, na Caxemira, a partir do lado paquistanês do território disputado entre o Paquistão e a Índia, desencadeando uma batalha que deixou pelo menos seis mortos. De acordo com testemunhas, o embate teria começado quando soldados interceptaram um grupo de insurgentes ao longo da fronteira que divide a Caxemira. Os soldados paquistaneses ainda estão realizando operações de busca no remoto e florestado setor de Keran, onde ocorreu o incidente. O exército ressaltou que pelo menos um soldado foi morto e outro ferido depois que supostos militantes atacaram uma patrulha indiana na mesma área.

Fonte: SOLDIERS kill 6 militants along Kashmir frontier, Gulf News, Dubai, p. 14. 11 jun. 2018.

ATAQUES DO TALIBÃ E DO EI MATAM POLICIAIS NO AFEGANISTÃO Pelo menos 24 membros da Polícia Local do Afeganistão (ALP) foram mortos em um ataque promovido por rebeldes pertencentes ao grupo Talibã a postos de controle de segurança na província de Kunduz, no norte do Afeganistão. Os rebeldes invadiram

(4)

postos de segurança no distrito de Qala-i-Zal, em Kunduz, segundo informações um membro do conselho provincial afegão à mídia estatal, confirmando ainda a morte de 24 funcionários da ALP e 17 soldados do Exército afegão. Várias armas e munições foram levadas pelos insurgentes durante o ataque. O porta-voz do governador da província, também confirmou as baixas da ALP durante o ataque noturno, acrescentando que oito militantes também foram mortos e outros nove foram feridos. Paralelamente, na capital do país, Cabul, pelo menos 12 pessoas morreram e 31 ficaram feridas quando um suicida se explodiu entre funcionários que estavam reunidos no portão principal do Ministério de Reabilitação e Desenvolvimento Rural. O grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou a responsabilidade pelo ataque. Na cidade de Jalalabad, no leste do país, militantes invadiram um prédio do governo, levando funcionários aterrorizados a pularem pelas janelas. Em outro incidente, uma explosão dentro de uma casa matou uma pessoa e feriu outras três. Militantes do Talibã e do EI intensificaram seus ataques em Cabul – em particular nos últimos anos – tornando o local o mais letal do país para civis.

Fontes: RAIDS by Taleban kill 24 police, 17 soldiers. Arab Times, Islamabad, p. 8, 10 jun. 2018 e DAESH claims suicide attack that killed at least 12 in Kabul. Gulf News, Dubai, p. A1, 12 jun. 2018.

TURQUIA DIZ QUE OPERAÇÕES MILITARES NO NORTE DO IRAQUE CONTINUARÃO ATÉ QUE O PKK SEJA TOTALMENTE DERROTADO O governo turco anunciou que as forças armadas turcas permanecerão no norte do Iraque enquanto o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização considerada terrorista pelo país, continuar representando uma ameaça de segurança.

Ancara acrescentou que não há como voltar atrás na luta contra os terroristas, sublinhando que nos últimos dois dias da operação, 26 alvos do PKK foram destruídos em ataques aéreos e que os militares turcos estabeleceram bases pela primeira vez em áreas capturadas do grupo terrorista no norte do Iraque. Foi relatado que atualmente cerca de três a cinco mil soldados turcos têm participado da operação, sendo 150 soldados de unidades militares especiais.

Fonte: https://www.dailysabah.com/d/politics/2018/06/13/turkey-says-military-operations-in-northern- iraq-to-continue-until-pkk-rooted-out

(5)

UCRÂNIA DIZ QUE A INTERVENÇÃO DA RÚSSIA NO LESTE DO PAÍS RESULTOU EM PROFUNDA CRISE HUMANITÁRIA

Recentemente, o governo da Ucrânia afirmou que a intervenção russa em seu país levou a uma profunda crise humanitária na bacia de Donbas e que a Rússia deveria considerar seriamente as propostas de Estados Unidos, França e Alemanha sobre a mobilização de tropas de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a paz e segurança na região, incluindo o lado ucraniano da fronteira com a Rússia, e criar condições para a plena implementação dos Acordos de Minsk. Foi declarado também que as forças de paz da ONU deveriam entrar em Donbas, em vez das forças russas.

Fonte: https://www.unian.info/politics/10150340-russia-intervention-results-in-deep-humanitarian-crisis- in-ukraine-s-east-volker.html.

ENCONTRO ENTRE KIM JONG-UN E TRUMP GERA REAÇÕES NO EXTREMO ORIENTE

No último dia 12 de junho, os líderes norte-coreano, Kim Jong-un, e estadunidense, Donald Trup, encontraram-se em Cingapura, na tão aguardada cúpula diplomática que culminou com a assinatura de um documento com quatro pontos cujo maior objetivo é a desnuclearização. De imediato, a China reagiu, pedindo à Organização das Nações Unidas (ONU) a revogação das sanções contra Pyongyang, algo que Trump afirmou manter, por hora. Além dos chineses, a Rússia e a Índia também se pronunciaram, desta vez tecendo elogios ao encontro. Já os líderes de Japão e Coreia do Sul expressaram uma postura, sobretudo no que tange à suspensão dos exercícios militares conjuntos por Washington, os quais o Japão julga essenciais e a Coreia do Sul entende sua suspensão como necessária, porém gradualmente. Os Estados Unidos têm expectativa da completa desnuclearização norte-coreana até 2020, dentro do mandato de Donald Trump.

Fontes: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/eua-esperam-completa-desnuclerizacao-da- coreia-do-norte-ate-o-fim-de-2020.shtml; https://www.terra.com.br/noticias/mundo/china-pede-que-onu- revogue-sancoes-contra-coreia-do-norte,d6b9c752b138fa3a0facc309e8aaa1c4fpk2mg70.html;

https://istoe.com.br/fim-de-manobras-militares-de-eua-e-coreia-preocupa-japao/;

https://www.cartacapital.com.br/internacional/donald-trump-e-kim-jong-un-assinam-acordo-de-

desnuclearizacao e https://oglobo.globo.com/mundo/coreia-do-sul-japao-expressam-cautela-sobre-fim-de- exercicios-militares-22773753

(6)

ORIENTE MÉDIO

ISRAEL DESTRÓI TÚNEL DO HAMAS EM ATAQUE AÉREO E CONTINUA VIOLÊNCIA CONTRA APALESTINOS NA FAIXA DE GAZA

Um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza destruiu um túnel de três metros abaixo d’água, pertencente ao grupo rebelde Hamas. A construção dava acesso ao Mediterrâneo, informou o Exército israelense. Os ataques foram lançados em retaliação aos supostos foguetes lançados por palestinos contra Israel, em Gaza. Israel deu alta prioridade à eliminação do túnel por onde militantes do Hamas infiltraram suas tropas, durante a guerra de 2014. Além disso, soldados israelenses dispararam tiros e gás lacrimogêneo contra milhares de palestinos que protestavam próximos da cerca fronteiriça de Gaza, e pelo menos quatro manifestantes foram mortos, enquanto outros 600 acabaram feridos, incluindo um fotógrafo da agência de notícias francesa France- Press. As vítimas foram atingidos por disparos, enquanto os manifestantes queimavam pneus, atiravam pedras e objetos cortantes na mais recente série de protestos populares para chamar a atenção para um bloqueio de uma década em Gaza por Israel e Egito.

Fontes: ISRAEL says airstrike destroyed Hamas undersea tunnel. The Daily Star, Jerusalém, p. 8, 11 jun.

2018 e PALESTINIANS killed in a protest near Gaza-Israeli border. The Record, Faixa de Gaza, p. A8, 9 jun. 2018.

ARÁBIA SAUDITA DENUNCIA NOVO ATAQUE HUTI

Os rebeldes Huti do Iêmen lançaram um "projétil" na província de Jazan, no sudoeste da Arábia Saudita, mantando três civis. O número de feridos no ocorrido não foi informado. Os Huti, que são apoiados pelo Irã, aumentaram os ataques com mísseis contra a vizinha Arábia Saudita, que lidera uma coalizão militar que combate os insurgentes desde 2015.

Fonte: THREE civilians killed as Yemen rebels hit Saudi. Kuwait Times, Riade, p. 24, 11 jun. 2018.

SÍRIA: ATAQUES MATAM CIVIS E GOVERNO SÍRIO REFORÇA BUSCA POR CONTROLE DA REGIÃO SUDOESTE DO PAÍS

Forças do regime sírio mataram pelo menos 15 civis em recentes ataques aéreos realizados no noroeste da Síria, em uma aparente retaliação a um ataque de militantes em duas aldeias controladas pelo governo. O número de mortes ainda deve aumentar,

(7)

uma vez que boa parte dos feridos ainda está em estado grave. Além disso, o governo sírio tem divulgado confrontos entre a Al Qaeda e uma célula do Estado Islâmico, formada por militantes iraquianos, cujos embates recentes deixaram dezens de combatentes mortos, sendo a maioria deles pertencente ao Estado Islâmico. Enquanto isso, o presidente sírio, Bashar al Assad, disse em uma entrevista a um jornal britânico que o Ocidente está alimentando a guerra com o objetivo de derrubá-lo, tendo forjado ataques químicos em seu país e dando apoio a grupos terroristas locais. O presidente Assad disse que seu governo ainda está buscando uma solução política para o sudoeste do país, fronteiriço à Jordânia e às Colinas de Golã, ocupadas por Israel e tomado por rebeldes, mas que irá usar força militar se isto fracassar. Assad tem repetidamente prometido recuperar “cada centímetro” da Síria. Washington expressou preocupação com relatos de uma iminente ofensiva do Exército sírio na região, alertando sobre

“medidas firmes e apropriadas” em resposta a quaisquer violações do cessar-fogo.

Fontes: SYRIA airstrikes kill 15 civilians after attack in Idlib. The Daily Star (Lebanon), Beirute, p. 1, 11 jun. 2018; https://www.reuters.com/article/us-mideast-crisis-syria-idlib/air-strikes-kill-at-least-38-in- syrias-idlib-monitor-idUSKCN1J40RH e https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1J939D- OBRWD

LÍBIA: TROPAS DE HAFTER AVANÇAM EM DERNA

Tropas aliadas ao Marechal Khalifa Hafter, que comanda o leste líbio, começaram a avançar em Derna, única cidade do país que ainda não está sob seu controle. O autodeclarado Exército Nacional Líbio (ENL), liderado por Hafter, iniciou uma série de ataques na cidade há cerca de um mês, com o objetivo de libertá-la do domínio de grupos extremistas islâmicos. Desde o início desses ataques a população tem enfrentado o desabastecimento de água, alimentos, medicamentos e afins. Um porta-voz do ENL declarou que, apesar da resistência que estão enfrentando, manifestada através, principalmente, de ataques suicidas, o ENL está avançando e é uma “questão de tempo”

até que a cidade seja totalmente “libertada”. Não há dados de civis que tenham sido vítimas das ofensivas.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2018/06/12/forcas-leais-ao-marechal-haftar- avancam-no-leste-da-libia.htm

(8)

ÁFRICA

SOMÁLIA: SOLDADO ESTADUNIDENSE É MORTO E AL SHABAAB ATACA BASE MILITAR

Soldados estadunidenses, somalis e quenianos foram atingidos por disparos enquanto realizavam uma operação contra o grupo terrorista Al Shabaab. Um soldado das forças especiais dos Estados Unidos foi morto pela emboscada. A operação tinha o objetivo de libertar aldeias do comando do grupo terrorista e neutralizar seus membros. Essa foi a primeira vez que um soldado estadunidense foi morto na África desde a emboscada no Níger, que ocorreu no final de 2017, quando as forças estadunidenses perderam quatro de seus soldados. Paralelamente, uma base militar no sul da Somália também foi alvo de um ataque do Al Shabaab. Um carro-bomba explodiu próximo à base e deixou sete soldados feridos. Os militares teriam conseguido repelir o carro antes que o mesmo entrasse na base militar, mas não conseguiram impedir que seus membros fossem atingidos pela explosão.

Fontes: SONNE, Paul. U.S. special operations soldier killed, 4 injured: First American casualty in Africa since Niger ambush. The Palm Beach Post, Mogadíscio, p. A3, 10 jun. 2018; SUICIDE car bomb in Somalia injures seven soldiers. Daily Messenger, Mogadíscio, p. 5, 11 jun. 2018 e http://www.africanews.com/2018/06/09/suspected-al-shabab-attack-in-somalia-kills-us-soldier-injures- four-others

SUDÃO DO SUL: PRESIDENTE ORDENA DEVOLUÇÃO DE TERRAS A MUÇULMANOS

O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, ordenou ao seu Ministério de Segurança Internacional o mapeamento e devolução das terras pertencentes às comunidades muçulmanas no país. Além disso, comprometeu-se em apoiar os muçulmanos sul- sudaneses na visita à Meca, na Arábia Saudita. Além disso, propriedades das mesquitas que foram confiscadas anos atrás em Juba, capital sul-sudanesa, devem ser devolvidas.

Segundo Kiir, esta é uma medida de apoio à construção da paz no país.

Fonte: https://radiotamazuj.org/en/news/article/kiir-orders-national-security-to-return-grabbed-land-to- muslims

(9)

NIGÉRIA: HOMEM-BOMBA DETONA EXPLOSIVO E OPERAÇÃO LAFIYA DOLE MATA MEMBROS DO BOKO HARAM

As tropas do 192º Batalhão da Nigéria emboscaram membros do grupo terrorista Boko Haram na área de Lokodisa, no estado nigeriano de Borno. Os soldados mataram três insurgentes após um embate armado e recuperaram armas. Já as tropas do 145º Batalhão mataram um membro do grupo terrorista que tentava fugir de uma emboscada em Gashigar, também em Borno. Foram recuperados um fuzil AK- 47 e 25 cartuchos de munição. Posteriormente, um homem-bomba, armado de um dispositivo explosivo improvisado, foi pego ao tentar realizar um ataque em um Mercado em Maiduguri, capital de Borno. O homem foi avistado por um grupo de policiais e detonou o explosivo assim que percebeu que estava sendo vigiado, matando a si mesmo e a um civil, além de ferir outros quatro. Em outra situação, atiradores desconhecidos emboscaram e mataram três pessoas na região de Kwall Junction, onde civis foram feridos nas fazendas próximas. De acordo com testemunhas, os homens armados tratam- se de pastores Fulani, que anteriormente já haviam realizado outros ataques na região.

Fontes: SWAB, Ibrahim. Military ambushes insurgents, kills 4 in Borno. Daily Trust, Maiduguri, p. 3, 8 jun. 2018; https://guardian.ng/news/suicide-bomber-kills-1-cjtf-injures-4/;

https://guardian.ng/news/suicide-bomber-kills-self-in-failed-suicide-attempt-in-borno-market/ e https://guardian.ng/news/gunmen-kill-three-in-plateau-as-security-agents-deny-complicity/

TERRORISTAS SÃO COMBATIDOS EM VÁRIAS REGIÕES DO MALI E SUBCONTRATADO DA ONU É MORTO

As Forças Armadas do Mali (FAMA) repeliram dois ataques, tendo o primeiro deles ocorrido em Boni, no distrito de Douentza, onde terroristas atacaram uma base da FAMA. Após algumas horas de conflito, os soldados conseguiram repelir os terroristas.

No combate, treze terroristas foram mortos, além de três soldados malianos. Armas e munições foram apreendidas pelos militares. O segundo ataque ocorreu na região central do país em Karakindé, na região de Mopti, onde dez terroristas foram neutralizados pela FAMA. Paralelamente, um funcionário albanês, membro de uma empresa subcontratada pela Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), foi morto durante uma tentativa de assalto a seu veículo na região de Gao. O funcionário transportava comida para o acampamento da Missão. Dois homens que também

(10)

estavam no veículo ficaram feridos, um macedônio e um kosovar. Os funcionários eram empregados de uma empresa que fornece serviços nas áreas de suprimentos, logística, construção, gerenciamento de instalações e serviços ambientais.

Fontes: http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/211515- riposte-energique-des-fama-a-boni-bilan-13-terroristes-tues-des-.html;

http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/211567- l%E2%80%99arm%C3%A9e-annonce-avoir-%26amp%3Bquot%3Bneutralis%C3%A9-10-

terroristes%26amp%3Bqu.html e

http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/211405-un-albanais- travaillant-pour-un-sous-traitant-de-l%E2%80%99onu-tu%C3%A9-%C3%A0-gao.html

SOLDADO É MORTO EM EMBOSCADA EM CAMARÕES

Recentemente, dois soldados que patrulhavam uma região próxima à cidade de Furu- Awa, no noroeste dos Camarões, sofreram uma emboscada que resultou na morte de um deles. As regiões noroeste e sudoeste do país têm sido palco da violência decorrente da disputa entre as forças do governo camaronês e os separatistas anglófonos, que compõem um quinto da população camaronesa e se sentem marginalizados pela maioria, que fala a língua francesa. O International Crisis Group anunciou que desde o final de 2016 ao menos 120 civis e 43 membros das forças armadas foram mortos em razão desse conflito.

Fonte: CAMEROON soldier killed in restive Area. Gulf News, Dubai, p. A13, 11 jun. 2018.

ONU

CATAR DENUNCIA OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS À ONU

O Catar denunciou os Emirados Árabes Unidos perante o Corte Internacional de Justiça (CIJ) das Nações Unidas, por "violação dos direitos humanos e discriminação" de seus cidadãos que residem no país vizinho. O passo legal vem um ano depois que os Emirados, a Arábia Saudita, o Bahrein e o Egito impuseram um embargo ao Catar por terra, mar e ar, alegando que seu governo supostamente apoiava grupos terroristas. O Catar pede aos juízes que ordenem medidas cautelares para impedir os abusos. A CIJ poderá fazê-lo, se considerar que tem competência para isso.

Fonte: https://elpais.com/internacional/2018/06/12/actualidad/1528802272_394189.html

(11)

PEACEKEEPER DO BURUNDI É MORTO EM ATAQUE NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA

Dois ataques separados foram desferidos contra peacekeepers que atuavam na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro Africana (MINUSCA), resultando na morte de um deles, de origem burundiana.

Ambos os ataques ocorreram no mesmo dia, o primeiro deles em na cidade de Bambari e o segundo em Bangassou, realizado pelo grupo intitulado Unidade e Paz, que teve cinco militantes mortos. Tanto o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, quanto o Conselho de Segurança condenaram o ataque e ressaltaram a importância da MINUSCA para a proteção de civis.

Fontes: https://www.washingtonpost.com/world/africa/2-attacks-in-central-african-republic-kill-1- peacekeeper/2018/06/11/db0a3696-6de6-11e8-b4d8-

eaf78d4c544c_story.html?noredirect=on&utm_term=.d842521ef7c5 e https://www.telegraph.co.uk/news/2018/06/11/life-saving-operations-halted-central-african-republic- rebels/

Referências

Documentos relacionados

Em atenção ao disposto no Edital nº 06, de 30 de abril de 2018, publicado no DODF N.º 087, de 08 de maio de 2018, que trata do Processo Seletivo para formação de banco de

O colapso do governo nacional e a (re)tomada do poder pelo Talibã foram antecedidos pela retirada das tropas norte-americanas depois de duas décadas de ocupação no

teremos além do curso de extensão (recém-iniciado/mrço-2021), a parceria nas ações de ensino com os professores dos cursos da área da Educação do nosso campus, buscando

Requerimento de Certificação (Anexo 1-E da NORMAM-13/DPC), fornecido pela CPRJ; Cópia autenticada ou cópia simples com apresentação do original dos seguintes documentos:..

Para tanto, fortaleceremos o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) com a revisão do seu marco regulatório, melhoria das garantias relativas às obrigações do Estado

ATAQUE À MESQUITA XIITA DEIXA MORTOS NO AFEGANISTÃO Trinta e nove pessoas foram mortas e pelo menos 80 ficaram feridas em um ataque suicida a uma mesquita xiita no

MILITANTES PRÓ-GOVERNO ATACAM ENCONTRO PARTIDÁRIO Pelo menos três partidários do Movimento Pashtun Tahauz (PTM), um órgão que lidera um movimento para proteger os direitos

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que indica Israel como culpado pela violência em Gaza, repudiando o uso excessivo da força pelas tropas