• Nenhum resultado encontrado

Resoluções das atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resoluções das atividades"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Resoluções das atividades

Sumário

Capítulo 1 – Pré-Mendelismo e Genética Mendeliana ... 1

Capítulo 2 – Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas ... 2

Capítulo 3 – Herança autossômica monogênica, penetrância e expressividade ... 5

Capítulo 4 – Herança intermediária, codominância, alelos letais, pleiotropia e alelos múltiplos ... 7

Atividades para sala

01 A

Por meio dos estudos de Mendel foi possível determinar que cada característica é condicionada por um par de fatores, os genes alelos, que na formação dos gametas se separam por meio do processo de meiose, sendo trans- mitido apenas um alelo para cada gameta, o que permite definir os gametas como puros. Esse estudo possibilitou a elaboração da Primeira Lei de Mendel; ou, como também é conhecida, a Lei da Pureza dos Gametas.

02 C

Os trabalhos experimentais de Mendel foram realizados entre 1857 e 1865, tendo como conhecimento funda- mental a reprodução vegetal. Embora o núcleo celular já tivesse sido visualizado por Robert Brown em 1833, ainda não havia relação entre essa estrutura e as características hereditárias. Além disso, a Teoria Cromossômica e a rela- ção entre gene e cromossomo só seria estabelecidas no início do século XX, após a morte de Mendel.

03 A

De acordo com análises e baseado em aspectos históricos, é possível concluir que, anteriormente aos conhecimentos científicos obtidos experimentalmente no século XX, os pesquisadores admitiam que as características hereditárias eram transmitidas através do sangue. Tratava-se de uma explicação que tinha como fundamento a relação sanguí- nea familiar e que muitas alterações genéticas eram proce- dentes de informações hereditárias transmitidas através do sangue. Contudo, atualmente sabe-se que as informações genéticas estão presentes nos cromossomos e são transmi- tidas dos genitores para os filhos por meio da fecundação.

04 D

Antes do fundamento das leis mendelianas assumia-se que, por meio da mistura, as características eram transmitidas aos

Atividades propostas

01 B

Considerando que os trouxas podem ser heterozigotos (Aa) ou homozigotos (AA), e os bruxos são recessivos, verifica-se que não há diferença entre os bruxos, pois todos serão homozigotos (aa). Hermione apresenta genó- tipo recessivo (aa), logo, apresenta dois alelos recessivos, sendo seus pais heterozigotos Aa; e Simas, sendo bruxo, só pode ter genótipo aa.

02 A

Considerando que para cada genótipo existem metade do indivíduos machos e metade dos indivíduos fêmeas, veri- fica-se que o cruzamento entre 100 AA (machos) e 100 aa (fêmeas) resulte em 400 descendentes Aa; entre 100 AA (fêmeas) e 100 aa (machos) resulte em 400 descendentes Aa e que o cruzamento entre 100 Aa (machos) e 100 Aa (fêmeas) resulte em 100 AA, 200 Aa e 100 aa. Assim, a prole esperada será de 1 000 Aa, 100 AA e 100 aa.

Capítulo 1 Pré-Mendelismo e Genética Mendeliana

descendentes. Hoje é possível saber que os genes (fato- res mendelianos) são transmitidos dos genitores para os descendentes, e que cada característica, de acordo com a primeira Lei de Mendel, é determinada por fatores (um dominante e outro recessivo) que se separam durante a for- mação das células reprodutoras e se unem na fecundação.

05 B

Considerando o enunciado e as características da Primeira Lei de Mendel, verifica-se que do cruzamento entre indi- víduos heterozigotos espera-se uma prole constituída por

1 4 1 2

de indivíduos homozigotos dominantes (AA), 1 4 1 2 de indi- víduos heterozigotos (Aa) e 1

4 1 2

de indivíduos homozigotos recessivos (aa). Assim, considerando a prole composta por 200 indivíduos, espera-se que sejam observados 50 indiví- duos AA, 100 indivíduos Aa e 50 indivíduos aa.

(2)

01 B

Nas células somáticas ocorre uma divisão equacional denominada mitose, que mantém o número de cromosso- mos. Na produção dos gametas ocorre divisão reducional, denominada meiose fundamental, para a manutenção do número de cromossomos da espécie.

02 B

A mudança das condições de luminosidade alterou ape- nas o fenótipo do grupo de plantas mantido no escuro.

O genótipo dos dois grupos de plantas é o mesmo, uma vez que pertencem a um único grupo procedente de clo- nagem.

03 C

O cruzamento-teste é realizado para verificar se um indi- víduo com fenótipo dominante é homozigoto ou hetero- zigoto. Para isso, efetua-se o cruzamento desse indivíduo com um duplo recessivo. Se o indivíduo com fenótipo dominante for homozigoto, toda a prole apresentará fenó- tipo dominante. Se o indivíduo for heterozigoto (híbrido), metade da prole será dominante e metade será recessiva.

04 B

I. (F) Os caracteres são transmitidos a partir da informação genética determinada pelo DNA encontrado no inte- rior dos gametas.

II. (V) III.(V) 05 C

Os pais do casal são certamente heterozigotos, uma vez que tiveram, cada um, um descendente albino. Assim, esses descendentes permitem sugerir que o casal pode ou não apresentar o alelo para o albinismo e, tendo ambos esse alelo, haverá

1 2 1 4 3 4

de chance de ter uma criança com albinismo.

03 E

Sendo os indivíduos recessivos mm dotados do fenótipo com manchas e os indivíduos MM e Mm apresentando o padrão sem manchas, o cruzamento entre indivíduos Mm (sem manchas heterozigotos) resulta em uma prole composta por metade de indivíduos homozigotos (MM e mm) e metade de indivíduos heterozigotos (Mm). Outro aspecto é que as características são transmitidas de gera- ção em geração.

04 B

Considerando que os indivíduos com baixa estatura podem ser AA ou Aa, e que os indivíduos com alta estatura só podem ser aa, o cruzamento entre indivíduos de baixa e alta estatura, ambos homozigotos (AA × aa), resultará em uma prole composta por 100% de indivíduos Aa, ou seja, com baixa estatura.

05 C

O cruzamento entre os indivíduos AA e aa da geração parental (P) resulta em uma geração F1 composta por indi- víduos Aa. O cruzamento entre os indivíduos Aa (F1 × F1) resulta em uma geração F2 composta por

1 2 1 4 3 4

de indivíduos AA, 1

2 1 4 3 4

de indivíduos Aa e 1 2 1 4 3 4

indivíduos aa, ou, em termos fenotípicos,

1 2 1 4 3

4 dominantes e 1 2 1 4 3 4

recessivos.

06 C

Considerando o processo inicial de emasculação (retirada do órgão masculino) na planta receptora e a transferên- cia de pólen a partir da planta doadora, no experimento, Mendel transferiu material genético masculino da planta de baixa estatura para a planta receptora que apresentava alta estatura.

07 B

O caráter preto é dominante e o cinza é recessivo. O macho F1 é heterozigoto (Aa) e a fêmea cinza, homozigota (aa), desse modo, o resultado esperado será 50% Aa e 50%

aa. Considerando uma prole composta por 20 descenden- tes, serão esperados 10 indivíduos com pelagem preta.

08 B

Considerando que o cruzamento inicial foi entre indiví- duos de cor branca, resultando em filhote de cor preta, a característica dominante é a pelagem branca. Assim, para que um casal de brancos tenha um filhote preto, é neces- sário que ambos os genitores tenham genótipos Bb.

09 D

Sendo os genitores vermelhos heterozigotos (Aa), espera- -se que a proporção genotípica seja de

1 2 1 4 3 4

AA, 1 2 1 4

Aa e 1 2 1 4 3 4

aa ou 1 AA : 2 Aa : 1aa.

10 D

Os indivíduos que apresentam dois alelos iguais situados no mesmo locus dos cromossomos homólogos são deno- minados homozigotos. Mendel, em sua descrição sobre as características hereditárias em ervilhas, denominou esses indivíduos de puros. Os indivíduos homozigotos podem ser dominantes, representados por duas letras maiúsculas, ou recessivos, representados por duas letras minúsculas.

Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas

Capítulo 2

Atividades para sala – pág. 26

(3)

Atividades propostas – pág. 27 01 C

Segundo Mendel, as características são determinadas por pares de fatores que se separam (segregam) durante a for- mação dos elementos reprodutores e se unem na fecun- dação. Assim, há manutenção das combinações geração após geração.

02 C

O fenótipo do indivíduo, ou seja, suas características, pro- cede da expressão do genótipo em associação com os efeitos do ambiente.

03 D

Analisando as características das variedades de milho, verifica-se que as plantas das variedades A e B são homo- zigotas, enquanto as plantas da variedade C são heterozi- gotas.

04 A

Se o cruzamento de moscas de cor acinzentada permitiu uma prole de moscas de cor preta, é possível deduzir que o caráter preto é recessivo em relação ao acinzentado, que é dominante. Dessa forma, para determinar se uma mosca cinza (PP ou Pp) é homozigota ou heterozigota, deve-se realizar um cruzamento-teste e analisar a prole. Portanto, deve-se cruzar com uma mosca de cor preta (pp).

05 A

A variedade vegetal escolhida por Mendel, a ervilha de jardim (Pisum sativum) é dotada de algumas características que foram determinantes para o sucesso de seu estudo, dentre elas tem-se:

suas características são contrastantes, o que permitiu a distinção das características herdadas;

apresentam tamanho reduzido, facilitando seu manu- seio;

seu ciclo reprodutivo é curto, permitindo a análise de um maior número de gerações;

são hermafroditas, possuindo ambos os aparelhos reprodutores e garantindo a capacidade de autofecun- dação.

06 E

O cruzamento-teste consiste no cruzamento orientado de um indivíduo portador de uma característica dominante com um portador de uma característica recessiva. A partir da análise do resultado obtido, é possível determinar se o indivíduo dominante é homozigoto ou heterozigoto, uma vez que:

Sendo o indivíduo homozigoto, tem-se o cruzamento AA × aa, resultando em 100% de indivíduos Aa, ou seja, com a caracte- rística dominante.

No caso do indivíduo ser heterozigoto, tem-se o cruza- mento Aa × aa, assim, é possível obter 50% da prole Aa e 50% aa, nesse caso, tem-se metade dos indivíduos com característica dominante e a outra metade com caracterís- tica recessiva.

07 B

No cruzamento-teste, quando o resultado apresenta indi- víduos com genótipo dominante e indivíduos com genó- tipo recessivo em igual proporção, o indivíduo testado é heterozigoto.

08 E

Os genes que somente se manifestam quando se encon- tram acompanhados com outro igual são denominados recessivos; os genes que ocupam o mesmo local no cro- mossomo são conhecidos como alelos; os genes homólo- gos apresentam carga genética semelhante; os genes que possuem a capacidade de manifestar-se mesmo quando sozinhos são conhecidos como dominantes.

09 A

O procedimento realizado é denominado cruzamento- -teste e, sendo a planta vermelha homozigota, resultará 100% de descendentes com flores vermelhas. Porém, se a planta for heterozigota, tem-se o cruzamento Aa x aa, o que irá resultar em uma prole 50% vermelha e 50%

branca.

10 C

O fenótipo pode ser definido como o conjunto de todas as características manifestadas pelo indivíduo.

Atividades para sala – pág. 32

1 2

1 2

3 2 1

3 4

6 5 4 I.

II.

III.

01

A partir da análise do casal I-1 × I-2 é possível determinar que o distúrbio representado no heredograma é autossô- mico recessivo. Sendo assim, os indivíduos afetados serão homozigotos recessivos, enquanto que os indivíduos I-1, I-2, I-4, II-4, II-5 e III-2 serão normais portadores, Aa.

C

(4)

Atividades propostas – pág. 34

A probabilidade do casal citado vir a ter um descendente normal é de 1

2.

Para que o cruzamento em questão origine uma criança do sexo masculino deve-se realizar o cruzamento XX × XY, assim:

Com isso, a probabilidade da criança ter o sexo masculino é de 1

2.

Aplicando a regra do e, tem-se:

P(aa) e P(XY) ⇒ P(aa) × P(XY) = 1 2

1 2

1

⋅ =4

01 D

Sendo o casal heterozigoto, tem-se o cruzamento Aa × Aa, cujo resultado origina 1

4 AA, 1 2 Aa e 1

4 aa.

Sabendo que a probabilidade de nascer uma criança do sexo masculino é de 1

2 e considerando a regra do “e”, tem-se:

P(Aa) e P (XY) ⇒ P(Aa) × P(XY) = 1 2

1 2

1

⋅ =4 ou 25%

02

cc cc

Cc

Cc C___

?

Para a determinação do sexo tem-se:

XX × XY, assim P(XX) = 1 2 Para olhos claros P(aa) = 1

2 Aplicando a regra do “e” tem-se:

P(XX) × P(XY) = 1 2

1 2

1

⋅ =4

03 A probabilidade de a criança ser do sexo masculino é de 1 2. Sendo o homem afetado para adontia e este sendo um caráter dominante, é possível saber que o homem pos- suirá um alelo D, como o seu filho apresenta o fenótipo normal para esta característica, tem-se que o homem é heterozigoto. Assim, o cruzamento será Dd × dd, sendo a probabilidade desse casal ter um filho normal de 1

2; O indivíduo II-2 apresentará genótipo normal, resultando

do cruzamento de I-1 × I-2:

Assim a probabilidade deste indivíduo ser AA é 1

3 e de ser Aa é de 2

3. 02 D

Sendo o casal heterozigoto para essa condição, tem-se o cruzamento:

Gg × Gg

G g

G GG Gg

g Gg gg

Assim, dentre os resultados obtidos, tem-se 25% de chances para o genótipo homozigoto dominante, 50% de chances para o genótipo heterozigoto, 25% de chances para o genó- tipo homozigoto recessivo, 75% de chances para o fenótipo normal e 25% de chances para o fenótipo galactosêmicos.

03 D

É possível saber que o albinismo é uma anomalia determi- nada por um alelo recessivo, assim o genótipo dos indivíduos afetados é homozigoto recessivo (aa) e os indivíduos normais podem apresentar os genótipos homozigoto (AA) ou hetero- zigoto (Aa).

Assim, é possível determinar que o genótipo dos indivíduos II-1 e II-2 é Aa, uma vez que ambos apresentam em seus geni- tores indivíduos afetados.

Sendo o cruzamento que resultou no nascimento de Renato Aa × Aa,

A a

A AA Aa

a Aa aa

é possível concluir que, sendo ele um indivíduo de fenó- tipo normal, a probabilidade dele não apresentar o alelo para esta anomalia é 1

3. 04 E

Ao observar o casal 5 x 6 é possível identificar a caracterís- tica representada no heredograma como recessiva; assim, os indivíduos normais serão portadores do alelo dominante, podendo ser homozigoto (AA) ou heterozigoto (Aa) e os afetados, 3 e 8, serão homozigotos recessivos (aa).

05 B

Como a anomalia representada é dominante, tem-se que o genótipo do indivíduo III:1 é Aa, pois este é afetado e filho de mãe normal (homozigótica recessiva – aa), enquanto que III:2 é recessivo (aa), já que este é normal. Assim, o cruza- mento de III: 1 × III: 2 resulta:

A a

A AA Aa

a Aa aa

A a

a Aa aa

a Aa aa

X Y

X XX XY

X XX XY

(5)

Como a miopia é uma característica recessiva, tanto o homem como a mulher serão também heterozigoto para essa característica, uma vez que apresentam fenótipo nor- mal, mas seu primeiro filho é afetado, assim o casal será para miopia Mm × Mm, dessa forma a probabilidade desse casal ter um filho normal 3

4.

Lembrando da regra do “e”, tem-se: 1 2

1 2

3 4

3

⋅ ⋅ =16. 04 C

Para miopia, tem-se o cruzamento Aa × aa, sendo a probabili- dade de a criança ter o genótipo igual ao do pai igual a 1

2; Para a habilidade com a mão, tem-se o cruzamento Bb x Bb, assim a probabilidade de a criança ser destra é igual a 1

2; Para a determinação do sexo, tem-se XX × XY, tendo 1

2 de chances de nascer uma criança do sexo masculino.

Aplicando a regra do “e”, tem-se: 1 2

1 2

1 2

1

⋅ ⋅ =8 05 A

I. (V) Ao analisar o cruzamento dos indivíduos I-3 × I-4 pode-se determinar que a anomalia representada é determinada por uma herança autossômica recessiva.

II. (F) Os indivíduos I-1 e I-3 são obrigatoriamente hetero- zigotos.

III. (F) Os indivíduos II-5 e II-6 apresentam genótipo inde- terminado, podendo ser AA ou Aa. Caso sejam Aa, existe 25% de chance de terem um filho afetado pela doença.

IV. (F) Os indivíduos III-1 e II-5 apresentam genótipo inde- terminado, podendo ser AA ou Aa. Caso sejam Aa, existe 25% de chance de terem um filho afetado pela doença.

06 C

Como a anomalia é condicionada por um alelo recessivo, para que o casal com fenótipo normal tenha uma criança com fenótipo afetado é necessário que ambos apresen- tem o genótipo heterozigoto. Assim, o genótipo do casal é Aa × Aa.

A probabilidade do mesmo casal vir a ter outra criança afe- tada é descrita da seguinte maneira:

P(aa) = 1 4 07 C

Como o indivíduo 3 apresenta o fenótipo normal, e a ano- malia é dominante, conclui-se que seu genótipo é homozi- goto dominante (aa). Assim o único alelo que este indivíduo poderia transmitir para seus descendentes é o a. Como o indivíduo 7 é afetado, pode-se afirmar que seu genótipo é Aa, tendo recebido o alelo recessivo de seu pai.

A a

A AA Aa

a Aa aa

Herança autossômica monogênica, penetrância e expressividade

Capítulo 3

Atividades para sala 08 F, V, V, V, F, F

A partir das informações contidas no texto pode-se con- cluir que:

09 Considerando que a partir do cruzamento de dois indiví- duos heterozigotos temos como resultado 25% de indi- víduos homozigotos recessivos, é possível afirmar que a quantidade de porquinhos da índia de pelagem marrom será 192 · 25% = 48.

10 B

Observando o fenótipo do indivíduo 8, é possível afirmar que a característica patas longas é recessiva, uma vez que os seus pais não manifestam a característica. Sendo assim, o indivíduo 6 apresenta o alelo dominante para patas cur- tas, e é portador do alelo recessivo, sendo heterozigoto.

Ao realizar o cruzamento do indivíduo 6 (Aa) com uma fêmea de patas longas (aa), tem-se:

Aa × aa

A a

a Aa aa a Aa aa

Ou seja, 50% da prole com patas curtas e 50% da prole com patas longas.

1 2

3

Aa Aa

Aa AA/Aa

aa

aa aa

01 B

A hemocromatose hereditária, segundo informações con- tidas no texto, possui expressividade fenotípica a partir da presença de um único alelo mutante, localizado em um cromossomo não sexual. Com isso, tem-se uma herança autossômica dominante, em que os indivíduos afetados podem apresentar genótipo homozigoto ou heterozigoto.

02 B

Uma herança autossômica recessiva só apresenta expressi- vidade fenotípica quando o indivíduo possui o gene alelo em dose dupla (homozigose).

(6)

01 A

Admitindo que a doença neurodegenerativa promove a morte dos afetados pouco mais de 10 meses após o início da manifestação dos sintomas, a observação do gráfico e a informação de que o casal possui 35 anos indica que estes não possuem o alelo dominante que condiciona a doença.

Sendo assim, P: aa × aa G: a a

F: aa

A probabilidade de um filho do casal expressar a doença é de 0%.

02 A

O filho não terá a doença, e portanto a anomalia é reces- siva. A probabilidade de um outro filho do casal apresentar as duas sequências iguais à da mãe é nula. Sempre uma virá da mãe e a outra do pai (homozigótico certo).

03 A

A administração de insulina em pacientes afetados por cer- tas formas de diabetes permite que eles se coloquem em quadros de normalidade em relação à glicemia, ou seja, expressem um fenótipo normal, mas não exerce qualquer influência sobre seus genótipos, e não tem a capacidade de promover qualquer alteração nos genótipos dos filhos.

Assim, diabéticos (homozigotos recessivos) transmitirão uma dessas cópias do gene para cada um de seus descendentes;

já os indivíduos normais, como os heterozigotos, terão 50%

de chance de transmitir a forma alélica recessiva a cada des- cendente.

04 C

Designa-se atavismo o aparecimento, em uma dada geração, de uma característica expressa em antepassa- dos remotos.

Os indivíduos normais apresentam genótipo AA ou Aa.

Os indivíduos afetados são certamente homozigotos reces- sivos.

05 D

Calculando a probabilidade de o indivíduo 11 ser heterozi- goto:

aa

aa Aa

Aa

Aa

Aa

Aa 11 12

? 9

4 2 3

1

7 8 6 5

A_

A_

A_

A_

aa

10

P: Aa × Aa G: A a A a F1: AA Aa Aa aa

P: Aa × Aa G: A a A a F1: AA Aa Aa aa

Se ele (indivíduo 11) for heterozigoto:

Assim, a probabilidade de o indivíduo II ser heterozigoto 2 3 1 4









é multiplicada pela probabilidade de o casal ter filho afetado

2 3 1 4









1 2 1 4 3 4

2 3

Atividades propostas 03 C

A acondroplasia é uma herança autossômica (não sexual) dominante com penetrância completa.

Genealogia da família:

aa

Aa aa

Levando em consideração que o homem possui acondro- plasia, a probabilidade seria:

P: Aa × aa G: A a a F: Aa aa 04 B

aa Aa aa

P: Aa × aa G: A a a F1: Aa aa

1 2 1 4 3 4

ou 50%

Como o alelo que condiciona a expressividade do gene possui penetrância de 60%, conclui-se que:

60% · 50% = 30% das crianças oriundas desse casamento expressam o fenótipo.

2 3

1 4

2 12

1

⋅ = =6

= ou 16,7%

1 2 1 4 3 4

ou 50%

(7)

09 E I.

II.

Neste caso, é possível afirmar que a doença de Huntin- gton é autossômica dominante com expressividade nos indivíduos homozigóticos e heterozigóticos para o alelo (AA ou Aa).

Os indivíduos I-1, II-1 e II-4 são heterozigóticos.

10 C

Sendo o retinoblastoma condicionado por um caráter dominante, é possível determinar que o indivíduo 12 apre- senta um de seus alelos dominantes e que o seu alelo complementar é recessivo, já que o seu pai (8) é normal, e essa característica só se manifesta em homozigose.

Portanto, o indivíduo 12 é heterozigoto (Aa). Do cruza- mento do indivíduo 12(Aa) com uma mulher normal (aa), tem-se como resultado:

A a

a Aa aa

a Aa aa 50% afetados (Aa) 50% normais (aa) A pigmentação da pele é uma característica autossômica

recessiva, uma vez que IV-1 e IV-2 são normais e têm filhos com fenótipos diferentes, o que revela que o albinismo é determinado por um alelo recessivo (genótipo aa).

05 F, F, V, V, F, F

(F) O descendente será, obrigatoriamente, homozigoto recessivo (aa).

(F) A probabilidade de genótipo recessivo é 100%.

(V) O descendente será normal; portanto, os pais são recessivos.

(V) A descendência é recessiva.

(F) Os descendentes são normais.

(F) Em uma prole numerosa, 100% dos indivíduos serão normais.

06 C

Aa Aa

aa A_ aa

João

P: Aa × Aa G: A a A a F1: AA Aa Aa aa

P: Aa × aa G: A a a F1: Aa aa

Calculando a probabilidade de João ser heterozigoto:

Sendo João heterozigoto,

Aa Aa

1 2 3 4

2 1

aa

aa

aa Aa

Assim, a probabili- dade A de João ser

heterozigoto 2 3 1 2

A probabilidade de o casal ter criança albina

2 3 1 2

A probabilidade de ser menina

2 3 1 2

x x =1

6

1 2 2 3

1 2 2 3

01 D

Nos casos de codominância, os alelos não têm relação de dominância e recessividade entre si. Os heterozigo- tos apresentam dois fenótipos simultaneamente; no caso, indivíduos com atividade parcial da lactase. Diante do exposto, essa distribuição é característica de um padrão de herança codominante (intermediária).

02 B

O cruzamento entre indivíduos heterozigotos resultará em 1

4 1 4

1 4

1

⋅ =16

de chance de ter uma criança com anemia falciforme.

Assim, para duas crianças, a probabilidade será 1 4 1 4

1 4

1

⋅ =16 ou 6,25%.

03 B

As informações afirmam que aves heterozigóticas são anô- malas. Portanto, é um caráter dominante.

Herança intermediária, codominância, alelos letais, pleiotropia e alelos múltiplos

Capítulo 4

Atividades para sala

07 D

O esquema publicado revela que a fibrose cística é uma doença autossômica recessiva, condicionada pela pre- sença de dois alelos recessivos, caracterizando o indivíduo 8 como heterozigoto.

08 A

A característica é recessiva autossômica. Portanto, afeta indivíduos de ambos os sexos em igual proporção e casais normais podem ter filhos afetados, desde que sejam por- tadores.

(8)

Do cruzamento:

P1: FVFV × FBFB G1: FV FB F1: FVFB

(flores rosas) 100%

Havendo autofecundação das plantas da geração F1: P2: FVFB × FVFB

G2: FV FB FV FB

F2: FVFV FVFB FVFB FBFB 1 flor vermelha; 2 flores rosas; 1 flor branca 1 : 2 : 1

04 B

Ocorrem 3 classes fenotípicas – flores brancas, rosas e ver- melhas. O caráter cor da flor é determinado por um par de genes que mantêm entre si uma relação de ausência de dominância. Simbolizando os genes, tem-se:

Gene B’ – expressa flores brancas.

Gene B’’ – expressa flores vermelhas.

Genótipos Fenótipos B’ B’ flores brancas

B’ B’’ flores rosas

B’’ B’’ flores vermelhas

Valéria fez autofecundação de flores rosas (B’B’’ × B’B’’).

Como cada aparelho reprodutor produzirá os gametas B’

e B’’ com a probabilidade de 50% para cada um, as combi- nações formadas serão:

Genótipos Fenótipos

25% B’ B’ flores brancas

50% B’ B’’ flores rosas

25% B’’ B’’ flores vermelhas 05 A

I. Na planta boca-de-leão, os indivíduos heterozigóticos expressam um terceiro fenótipo (flores rosas) caracteri- zado por padrão fenotípico intermediário entre os homo- zigóticos. Tem-se, portanto, uma dominância incompleta ou herança intermediária.

II. Na determinação da tipagem sanguínea, os indivíduos de genótipo IA IB apresentam em suas hemácias, as pro- teínas sintetizadas pela expressividade dos dois alelos, portanto, um exemplo de codominância.

III. A pubescência em caules de plantas de soja revela um quadro de expressividade de três alelos, portanto, polialelia ou alelos múltiplos.

Atividades propostas

Do cruzamento entre aves heterozigóticas anômalas, tem-se:

P: Aa × Aa G: A a A a F1: AA Aa Aa aa

+

Para haver proporção de 2 : 1 de aves anômalas e normais, respectivamente, o alelo A tem de possuir letalidade em homozigose.

04 E

Como a característica verde é condicionada pelos alelos dominantes, os portadores desse alelo irão manifestar, obrigatoriamente, a característica. Portanto, ao eliminar a característica, também elimina-se o alelo.

05 B

Sendo a rainha de olho marrom e heterozigota para pérola, tem-se que seu genótipo será mp.

Considerando que no processo de formação dos game- tas ocorre a segregação dos genes, é possível determi- nar que 300 destes ovos serão portadores do gene m, enquanto os demais possuirão o gene p.

Sabendo que apenas 40% dos ovos foram fertilizados, conclui-se que 60% dos ovos originaram zangões pelo processo de partenogênese. Assim, foram 360 zagões, dos quais 180 terão olho marrom e 180 terão olho pérola.

01 B

Em boca-de-leão, a combinação dos genes alelos diferen- tes produz um fenótipo intermediário. Portanto, trata-se de uma herança autossômica com ausência de dominância, ou, ainda, de dominância incompleta ou parcial.

02 D

A coloração das pétalas dessa espécie é um exemplo de herança intermediária. Assim, o cruzamento entre plantas heterozigotas resultará em descendentes com proporção fenotípica e genotípica de 1 : 2 : 1 e 1 : 2 : 1.

03 F, F, V, V, V

Na planta boca-de-leão, as cores das flores resultam de uma herança intermediária ou dominância incompleta, em que:

FVFV → flores vermelhas FVFB → flores rosas FBFB → flores brancas

(9)

Como o alelo a1 é dominante sobre todos os demais, todos os descendentes serão marrons, sendo originadas 500 abelhas marrons.

09 C

Como o alelo é letal em homozigose, do cruzamento entre animais heterozigotos resultará uma prole viável, composta por 66,7% de animais manx e 33,3% de animais normais. Isso pode ser percebido a partir do cruzamento a seguir.

Dd × Dd

P Dd P dd

( ) , %

( ) , %

= =

= = 2 3 66 6 1 3 33 3 10 B

Sendo o alelo dominante letal em homozigose, o genó- tipo esperado para ratos amarelos Aa, como indivíduos cinzas são homozigotos recessivos, tem-se:

Aa × aa

Do resultado esperado, tem-se uma descendência: 1 amarelo, 1 2

2 cinza.

Dos indivíduos amarelos, espera-se 1

2 de indivíduos do sexo feminino, assim:

1 2

1 2

1

⋅ = 4 · 40 = 10 fêmeas amarelas.

D d

D letal

DD manx

Dd d manx

Dd normal dd

A a

a Aa aa

a Aa aa

Desse cruzamento 20% serão marrons e outros 80% serão pérolas, assim têm-se 100 abelhas marrons e 400 abelhas pérolas. Dentre as abelhas, o resultado esperado será:

60% marrom → 600 abelhas 40% pérola → 400 abelhas

Os demais 250 descendentes serão formados apenas pelo gameta feminino, formando os zangões. Assim:

125 → a1: zangão marrom.

125 → a2: zangão pérola.

Considerando toda a descendência, tem-se:

725 indivíduos marrons (600 abelhas + 125 zangões) 525 indivíduos pérolas (400 abelhas + 125 zangões) 08 C

O cruzamento entre indivíduos AB resulta em uma prole composta por indivíduos A, AB e B na proporção, respec- tivamente, de 1 : 2 : 1. Assim, 50% será AB.

06 A

Os diferentes alelos (versões) de um único gene são oriun- dos de mutações e cada um representa a propriedade de expressar uma característica fenotípica. Em cada indiví- duo, independente de quantas versões alélicas possua um gene, o número máximo de alelos representados são 2, um em cada locus de cromossomo homólogo.

07 D

Considerando que apenas 80% dos óvulos produzidos foram fecundados, tem-se uma descendência de 1000 abelhas. Sendo a rainha portadora de olhos marrons hete- rozigótica para pérola, seu genótipo será a1a2.

Tendo sido os óvulos da rainha fecundados em igual pro- porção por gametas masculinos a1 a2 a3 e a4 e a, tem-se:

Gametas da

rainha Gametas

masculinos Resultado

a1

a1 a1a1 – marrom a2 a1a2 – marrom a3 a1a3 – marrom a4 a1a4 – marrom a a1a – marrom

Gametas da

rainha Gametas

masculinos Resultado

a2

a1 a1a2 – marron a2 a2a2 – pérola a3 a2a3 – pérola a4 a2a4 – pérola a a2a – pérola

Referências

Documentos relacionados

Em 2006 o DNIT editou novas instruções de serviços para projetos (DNIT, 2006), sendo revisada as instruções de serviço e especificações para projetos rodoviários, onde detalha

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

•A defasagem vai ser sempre menor que 90 graus (tipicamente em torno de 25 o ), fornecendo torque de partida moderado , para baixa corrente de partida; • Uma chave centrífuga

Assim, de acordo com a autora, a melhoria do ensino de Matemática envolve um processo de diversificação metodológica, exigindo novas competências do professor, tais como: ser capaz

PASSO 1 - Identificar o objetivo principal a ser focado pela ME: A ME é um paradigma que contribui principalmente com melhorias nos objetivos qualidade e produtividade (Fernandes

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política