• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRÉ DA ROCHA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRÉ DA ROCHA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRÉ DA ROCHA

CONCURSO PÚBLICO 01/2010

INSTRUÇÕES

Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante das provas e das normas que regem este Concurso Público.

1. Verifique se este caderno contém 40 (quarenta) questões. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala a sua substituição.

2. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D, E, sendo apenas 1 (uma) a resposta correta.

3. O tempo para a realização da prova é de 3 horas, incluindo o preenchimento da grade de respostas. O candidato só poderá retirar-se do recinto da prova, portando o caderno de provas, após 1 hora e 30 minutos do início da aplicação. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar a ata da prova.

4. Nenhuma informação sobre as instruções e/ou sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal, pois são parte integrante da prova.

5. No Caderno de Prova, o candidato poderá rabiscar, riscar, calcular, etc.

6. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 06/12/2010, até as 15 horas, no site (www.fundatec.com.br).

(2)

V23/12/201020:01:09

LÍNGUA PORTUGUESA Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Atraso, uma doença moderna.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

O escritor Lewis Caroll teria de mudar um pouco a história de Alice, caso a tivesse escrito em 2010. Entre todas as maravilhas existentes no país comandado pela Rainha de Copas, claramente haveria celulares. Nesse caso, mesmo com o temor do atraso, o Coelho Branco teria enviado uma mensagem de texto justificando que, depois de entrar na toca, não demoraria a chegar ___ compromisso e também não entraria em parafuso, pois teria a certeza de que avisou, antes da hora marcada, que iria se atrasar.

As justificativas para o atraso ainda são muitas e, muitas vezes, compreensíveis. Trânsito intenso, chefe que pede hora extra, fila no banco ou filho que demora demais na escola. Entretanto, com as facilidades de se comunicar, não há mais tanto constrangimento ___ ser reconhecido como atrasado. Isso porque o excesso de tarefas da vida moderna e o conforto trazido pela transmissão rápida da informação responderiam por aqueles minutos fora da hora certa.

E-mails, celulares, mensagens de texto e outros recursos tornam-se aliados essenciais para que algumas pessoas sintam-se menos culpadas pelo chá de cadeira que dão naqueles com quem marcaram um compromisso. Assim, 15 minutos tornam-se uma hora, acompanhada por contínuas ligações que garantem: chego daqui a outros 15 minutos.

— O atraso é uma doença moderna, como a obesidade e a depressão. Ela surgiu na sociedade da informação — afirma Marcelo Knorich Zuffo, professor titular de sistemas eletrônicos da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do laboratório de sistemas integráveis da escola Politécnica da mesma instituição.

Para o especialista, os diversos meios de se produzir informações reduzem o tempo de propagação das mesmas. Isso cria a impressão de que os compromissos que surgem ao longo do dia devem ser resolvidos imediatamente, em detrimento daqueles que estavam previamente marcados.

— As pessoas são estimuladas o tempo todo com vários sensores, principalmente os domínios visuais, auditivos e táteis, como o vibracall do celular. Com isso, elas vão absorvendo essas interrupções no cotidiano e não conseguem administrar o tempo. (...)

O hábito de fazer as pessoas esperarem pode custar caro, especialmente quando o assunto envolve trabalho. Além de credibilidade, uma pessoa que não consegue começar o expediente na hora certa perde a chance de ser bem-visto pelo chefe, especialmente em uma entrevista de emprego. Para a consultora de etiqueta empresarial Maria Aparecida, ser pontual é uma qualidade imprescindível para todo profissional que deseja alcançar ou manter o sucesso.

Segundo a especialista, cada profissional tem de fazer da pontualidade algo intrínseco à sua competência pessoal. E salienta: ligações e mensagens de texto não diminuem o transtorno de fazer alguém esperar.

— A pontualidade demonstra o respeito que você tem pelo outro, como profissional e ser humano. Não pense que o fato de informar os outros pelo celular ___ seu atraso o torna aceitável e justificável — orienta.

Para a consultora, respeitar o tempo dos outros é o cartão de visita dos bem-educados.

— Nenhuma desculpa ou justificativa atenua o mal-estar causado por um retardatário — alerta. Se o atraso para um encontro de amigos pode causar apenas piadinhas, o mesmo, em um almoço de negócios, pode significar perda de credibilidade. Maria Aparecida explica que, ao não respeitar o tempo alheio, o atrasado deixa de respeitá-lo também profissionalmente.

(3)

V23/12/201020:01:09

QUESTÃO 01 – Analise as afirmações abaixo em

relação ao assunto discutido no texto.

I. Ferramentas de comunicação, como celulares, e-mails e mensagens de texto, são responsáveis pelos atrasos na vida moderna.

II. A propagação rápida de informação produz nos indivíduos uma falsa noção de tempo, o que os leva a crer que podem administrar mais compromissos do que, na verdade, podem. III. A possibilidade de comunicar-se com aqueles que

o aguardam faz o indivíduo moderno sentir-se menos culpado em situações nas quais é impedido de ser pontual.

Pode-se inferir, a partir da leitura do texto, que estão corretas: A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II. E) Apenas II e III.

QUESTÃO 02 – Os termos sublinhados nas linhas

01, 05 e 15 poderiam ser substituídos, sem alteração de sentido, nem necessidade de adaptações para garantir a concordância, por:

A) salvo se – embora – tal e qual B) se – porque – assim como

C) de modo que – se bem que – tais e quais D) conquanto – embora – assim como E) porquanto – uma vez que – tais como

QUESTÃO 03 – Considerando o contexto no qual a

expressão “em detrimento daqueles” (linha 21) está inserida, analise as seguintes assertivas:

I. Significa que as pessoas causam prejuízo a outros compromissos, previamente agendados, na tentativa de conjugá-los a outros, surgidos ao longo do dia.

II. Introduz na frase o sentido de que todos os compromissos, tanto os previamente agendados quanto os surgidos ao longo do dia, podem ser resolvidos conjuntamente, sem prejuízo de nenhum deles.

III. Dá a ideia de que as pessoas resolverão primeiro os compromissos previamente agendados.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) Apenas II e III.

QUESTÃO 04 – As lacunas tracejadas do texto

(linhas 04, 08 e 34) poderiam ser preenchidas corretamente respectivamente por:

A) no – por – pelo B) em – em – pelo C) ao – em – do D) à – em – de E) ao – por – do

QUESTÃO 05 – Caso a palavra elas (linha 23) fosse

trocada por ela, quantas outras alterações deveriam ser feitas a fim de se manter a concordância no período? A) Nenhuma. B) Apenas uma. C) Duas. D) Três. E) Quatro.

QUESTÃO 06 – Verifique as assertivas abaixo acerca

do uso de pronomes no texto.

I. O pronome que (linha 12) introduz uma oração que qualifica o vocábulo anterior, chá-de-cadeira.

II. O pronome todo (linha 28) poderia ser substituído por todo o sem alteração de sentido.

III. O pronome possessivo sua (linha 30) estabelece uma relação de posse entre os termos profissional e competência pessoal. (linhas 30 e 31).

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

(4)

V23/12/201020:01:09

QUESTÃO 07 – Analise as seguintes assertivas:.

I. O uso da crase, na linha 30, ocorre pelo mesmo motivo que na expressão “algo peculiar à sua competência pessoal”.

II. Caso o vocábulo hábito, na linha 25, não fosse acentuado, haveria mudança de classe gramatical.

III. Os dois pontos da linha 31 poderiam ser suprimidos, sem prejuízo da correção gramatical. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

QUESTÃO 08 – Analise as seguintes afirmações

sobre o trecho abaixo:

“- A pontualidade demonstra o respeito que você tem pelo outro, como profissional e ser humano. Não pense que o fato de informar os outros pelo celular do seu atraso o torna aceitável e justificável - orienta.” ( ) Caso substituíssemos o vocábulo orienta pelo

vocábulo denuncia, não haveria mudança de sentido.

( ) O uso dos travessões indica a citação integral da fala de outrem.

( ) A citação do trecho tem a intenção de aconselhar o leitor quanto a uma possível interpretação errônea do uso do celular como meio de informar outras pessoas sobre atrasos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V. B) V – F – V. C) V – F – F. D) F – V – F. E) F – V – V.

QUESTÃO 09 – Assinale a alternativa que contenha

uma informação falsa.

A) O trecho “... algumas pessoas sintam-se culpadas pelo chá de cadeira que dão...” (linha 12) está na voz passiva.

B) No trecho “... mensagens de texto e outros recursos tornam-se aliados essenciais...” (linha 11), caso substituíssemos o verbo tornar-se pela expressão são transformados em, teríamos um verbo na voz passiva analítica.

C) “... Assim, 15 minutos tornam-se uma hora,...” (linha 13) o verbo tornar-se indica uma mudança de estado.

D) O trecho “... os compromissos que surgem ao longo do dia devem ser resolvidos imediatamente...” (linhas 20 e 21) está na voz passiva.

E) No trecho “As pessoas são estimuladas o tempo todo com vários sensores,...” (linha 22), a expressão com vários sensores indica um instrumento.

QUESTÃO 10 - Analise as afirmações a seguir:

( ) O radical grego poli usado na formação da palavra Politécnica (linha 17) significa muito, numeroso.

( ) O vocábulo propagação (linha 19) foi formado pelo mesmo processo que o vocábulo arrecadação.

( ) Os vocábulos empresarial (linha 28) e profissional (linha 29) possuem a mesma terminação, portanto, pertencem à mesma classe gramatical.

( ) A palavra corrimão, quando flexionada no plural, obedecerá à mesma regra que a palavra informações (linha 19).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V – F. B) F – V – V – F. C) F – F – F – F. D) V – F – F – V. E) V – V – F – F.

(5)

V33/12/201020:02:19

LEGISLAÇÃO

QUESTÃO 11 – De acordo com a Lei Ordinária do

Município de André da Rocha, os vereadores municipais perderão seu mandato se:

I. Fixarem residência fora do Município.

II. Deixarem de comparecer, a cada legislatura anual, à terça parte das sessões ordinárias da Câmara, salvo doença comprovada, licença ou missão autorizada pela entidade.

III. Seu procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar ou atentatório às instituições vigentes.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas III. C) Apenas II e III. D) Apenas I e II. E) I, II e III.

QUESTÃO 12 – As alternativas abaixo trazem as

matérias cuja iniciativa para a criação de leis regulamentares é de competência exclusiva do Prefeito Municipal de André da Rocha, EXCETO: A) Autorização para a abertura de créditos

suplementares ou especiais, através do aproveitamento total ou parcial das consignações orçamentárias da Câmara.

B) Provimentos de cargos, estabilidade e aposentadoria.

C) Criação, estruturação e atribuições das Secretarias ou Departamentos equivalentes e órgãos da administração pública.

D) Criação, transformação ou extinção de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica.

E) Aumento da remuneração de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica.

QUESTÃO 13 – A administração municipal é

constituída de órgãos integrados na estrutura administrativa da Prefeitura e de entidades dotadas de personalidade jurídica própria.

A respeito dessas entidades que compõem a administração indireta do Município de André da Rocha, pode-se afirmar que:

A) Autarquia é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio e capital do Município, criada por lei para a exploração de atividades econômicas que o Município seja levado a exercer, por força de contingência ou conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.

B) Sociedade de economia mista é o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica própria, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração pública que requeiram, para o seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizadas.

C) Fundação Pública é a entidade dotada de personalidade jurídica, de direito privado, criada em virtude de autorização legislativa para o desenvolvimento de atividades que exijam execução por órgão ou entidade de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento, custeados pelos recursos do Município e de outras fontes. D) Empresa pública é a entidade dotada de

personalidade jurídica de direito privado, criada por lei, para exploração de atividade econômica sob forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria ao Município ou entidade da administração indireta. E) Sociedade de economia mista é a entidade

dotada de personalidade jurídica, de direito público, criada em virtude de autorização legislativa para o desenvolvimento de atividades que exijam execução própria, mas sem autonomia administrativa.

QUESTÃO 14 – O servidor público municipal de

André da Rocha, aposentado por invalidez, em que restar comprovado que não subsistem os motivos determinantes de sua aposentadoria, não poderá retornar à atividade no serviço público municipal se contar com ____ anos de idade.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna é: A) 60.

B) 70. C) 75. D) 80. E) 90.

(6)

V33/12/201020:02:19

QUESTÃO 15 – O imposto sobre a propriedade

predial e territorial urbana incide sobre a propriedade, a titularidade, o domínio útil ou a posse a qualquer título de imóvel edificado ou não, situado na zona urbana do Município.

A respeito desse imposto, é correto afirmar que: I. A incidência do imposto independente do

cumprimento de quaisquer outras exigências legais, regulamentares ou administrativas, relativas ao imóvel, sem prejuízo das personalidades.

II. O valor venal do prédio resultará da multiplicação do preço do metro quadrado de terreno padrão pela área corrigida do mesmo, obtida esta através da fórmula Harper. III. O lançamento será feito no nome sob o qual

estiver inscrito o imóvel no cadastro imobiliário. Em se tratando de co-propriedade, constarão na ficha de cadastro os nomes de todos os co-proprietários, sendo o conhecimento emitido em nome de um deles, com a designação de “outros” para os demais.

Quais estão incorretas? A) Apenas I.

B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e III. E) I, II e III.

QUESTÃO 16 – No Município de André da Rocha, a

Taxa de Licença para a execução de obras é devida pelo contribuinte do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial, cujo imóvel receba a obra objeto do licenciamento e incide ainda sobre as seguintes ocorrências, EXCETO:

A) Fixação de alinhamento.

B) Vistoria e expedição de Carta de Habilitação. C) Aprovação de loteamento.

D) Verificação do funcionamento regular e diligências efetuadas em estabelecimentos de qualquer natureza, visando o exame das condições iniciais da licença para a obra.

E) Aprovação ou revalidação do projeto.

QUESTÃO 17 – À servidora do Município de André

da Rocha que adotar criança de até um ano de idade serão concedidos _______ de licença remunerada para ajustamento do adotado ao novo lar.

Completa corretamente a lacuna acima: A) 30 dias

B) 60 dias C) 70 dias D) 90 dias E) 120 dias

(7)

V13/12/201020:03:11

INFORMÁTICA

Para a resolução das questões desta prova, considere os seguintes detalhes: (1) o mouse está configurado para uma pessoa que o utiliza com a mão direita (destro) e usa, com maior frequência, o botão esquerdo, que possui as funcionalidades de seleção ou de arrastar normal, entre outras. O botão da direita serve para ativar o menu de contexto ou de arrastar especial; (2) os botões do

mouse estão devidamente configurados com a

velocidade de duplo clique; (3) os programas utilizados nesta prova foram instalados com todas as suas configurações padrão, entretanto, caso tenham sido realizadas alterações que impactem a resolução da questão, elas serão alertadas no texto da questão ou mostradas visualmente, se necessário; (4) no enunciado e nas respostas de algumas questões, existem palavras que foram digitadas entre aspas, apenas para destacá-las. Neste caso, para resolver as questões, desconsidere as aspas e atente somente para o texto propriamente dito; e (5) para resolver as questões dessa prova, considere, apenas, os recursos disponibilizados para os candidatos, tais como essas orientações, os textos introdutórios das questões, os enunciados propriamente ditos e os dados e informações disponíveis nas Figuras das questões, se houver.

A questão 18 baseia-se na Figura 1 que mostra a janela principal do Windows Explorer, do Windows XP. Nessa Figura, visualizam-se os seguintes detalhes: (1) uma pasta selecionada; e (2) o cursor do mouse está sendo apontado pela seta nº 3.

QUESTÃO 18 – Após observar a janela principal do

Windows Explorer, mostrada na Figura 1, pode-se afirmar que:

I. Para renomear a pasta "B3", sobre a qual encontra-se o cursor do mouse (seta nº 3), basta dar um duplo clique, no botão esquerdo do mouse, digitar um nome válido e, a seguir, pressionar a tecla ENTER, do teclado.

II. Pressionando-se duas vezes a tecla, do teclado, no formato de uma seta apontando para cima (" ↑ "), pode-se afirmar que será selecionada a pasta apontada pela seta nº 4 . III. Pressionando-se duas vezes o ícone apontado

pela seta nº 1, pode-se afirmar que será selecionada a pasta apontada pela seta nº 2. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

Figura 1 - Windows Explorer

3

4 1

(8)

V13/12/201020:03:11

A questão 19 baseia-se nas Figuras 2(a) e 2(b), do Word 2002. A Figura 2(a) mostra a janela principal do Word 2002, na qual se observa que o texto e mais parte da área de trabalho encontram-se selecionados. A Figura 2(b) mostra a caixa de diálogo "Maiúsculas e minúsculas", ativada a partir da Figura 2(a).

QUESTÃO 19 – A janela principal do Word 2002,

mostrada na Figura 2(a), exibe parte da área de trabalho selecionada. A partir dessa janela, ativou-se a caixa de diálogo da Figura 2(b). Nesse caso, selecionando-se, na Figura 2(b), a opção apontada pela seta n°

I. 1 e, a seguir, pressionando-se o botão "OK", dessa caixa de diálogo, a área de trabalho, desse editor de texto (Figura 2(a)), será mostrada da seguinte forma:

II. 2 e, a seguir, pressionando-se o botão "OK", dessa caixa de diálogo, a área de trabalho, desse editor de texto (Figura 2(a)), será mostrada da seguinte forma:

Figura 2(a) - Janela principal do Word 2002

Figura 2(b) - Caixa de diálogo "Maiúsculas e

minúsculas"

1

2 3

(9)

V13/12/201020:03:11

III. 3 e, a seguir, pressionando-se o botão "OK", dessa caixa de diálogo, a área de trabalho, desse editor de texto (Figura 2(a)), será mostrada da seguinte forma:

Quais estão corretas ? A) Apenas III.

B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

A questão 20 baseia-se nas Figuras 3(a) e 3(b), do Word 2002. Sobre a Figura 3(a) considere os seguintes aspectos: (1) essa Figura mostra a janela principal do Word 2002, a partir da qual se pode observar que está sendo elaborado um documento; (2) a seta nº 1 aponta para o ponto de inserção de texto no formato de uma barra vertical (" | "); e (3) tracejou-se, intencionalmente, a área da barra de status, apontada pela seta nº 2, de modo a facilitar a resolução dessa questão. A Figura 3(b) mostra a caixa de diálogo "Quebra", ativada a partir da Figura 3(a).

QUESTÃO 20 – Na janela principal do Word 2002,

mostrada na Figura 3(a), a seta nº 1 aponta para o ponto de inserção de texto, no formato de uma barra vertical (" | "). A partir da Figura 3(a) ,ativou-se a caixa de diálogo da Figura 3(b). Nesse caso, marcando-se, na Figura 3(b), a opção apontada pela seta nº 3 e, a seguir, pressionando-se o botão "OK", dessa caixa de diálogo, pode-se afirmar que a parte da barra de status, apontada pela seta nº 2 (Figura 3(a)), será exibida da seguinte forma:

A) B) C) D) E)

Figura 3(a) - Janela principal do Word 2002

1

2

Figura 3(b) - Caixa de diálogo "Quebra"

(10)

V13/12/201020:03:11

A questão 21 baseia-se na Figura 4, do Word 2002, na qual se observam os seguintes detalhes: (1) o texto apontado pela seta nº 2 encontra-se selecionado; e (2) a seta nº 3 aponta para o cursor do mouse.

QUESTÃO 21 – Na Figura 4, do Word 2002,

observa-se que o cursor do mouobserva-se encontra-observa-se sobre um texto que está selecionado. Nesse caso, serão executadas, nesse editor de texto, sequencialmente, as seguintes ações: (1) será pressionada e mantida pressionada a tecla CTRL, do teclado; (2) será pressionado e mantido pressionado o botão esquerdo do mouse; (3) será arrastado o cursor do mouse exatamente até o local apontado pela seta nº 1, ou seja, imediatamente a esquerda da letra "O"; (4) será solto o botão esquerdo do mouse; e (5) será solta a tecla CTRL, do teclado. Ao final dessas ações a área de trabalho desse editor de texto será exibida da seguinte forma: A)

B)

C)

D)

E)

Figura 4 - Janela principal do Word 2002

1

3 2

(11)

V13/12/201020:03:11

A questão 22 baseia-se na Figura 5, do Excel 2002, a partir da qual se pode observar que está sendo elaborado um documento, onde a seta nº 2 aponta para o ponto de inserção de texto no formato de uma barra vertical (" | "). Em duas alternativas dessa questão, apresentou-se, intencionalmente, apenas parte de duas mensagens de erro do Excel 2002.

QUESTÃO 22 – Na janela principal do Excel 2002,

inseriu-se, na célula corrente, a fórmula apontada pela seta nº 1. Nesse caso, ao ser pressionar a tecla ENTER, do teclado, pode-se afirmar que

A) a área de trabalho será mostrada da seguinte forma:

B) a área de trabalho será mostrada da seguinte forma:

C) a área de trabalho será mostrada da seguinte forma:

D) será mostrada a seguinte mensagem de erro:

E) será mostrada a seguinte mensagem de erro:

Figura 5 – Janela principal do Excel 2002

2 1

(12)

V13/12/201020:03:11

A questão 23 baseia-se nas Figuras 6(a) e 6(b), do Excel 2002. A Figura 6(a) mostra a janela principal do Excel 2002, na qual se podem observar os seguintes detalhes: (1) selecionaram-se diversas células e, a seguir, arrastou-se a alça de preenchimento até o local apontado pela seta nº 2. A Figura 6(b), ativada a partir da Figura 6(a), mostra, intencionalmente, apenas parte da caixa de diálogo "Opções", na qual se pode observar parte das configurações que estão ativas no Excel 2002.

QUESTÃO 23 – Na janela principal do Excel 2002,

realizaram-se, sequencialmente as seguintes ações: (1) selecionou-se um intervalo de células; (2) posicionou-se o cursor do mouse, no local apontado pela seta nº 1, até ser mostrada a alça de preenchimento; (3) pressionou-se e manteve-se pressionado o botão esquerdo do mouse; e (4) arrastou-se o cursor do mouse até o local apontado pela seta nº 2. Nesse caso, soltando-se o botão esquerdo do mouse, pode-se afirmar que:

I. Será mostrado, na célula B7, o seguinte conteúdo: 0.

II. Será mostrado, na célula C6, o seguinte conteúdo: b.

III. A célula D5 continuará a ser mostrada sem nenhum conteúdo.

Quais estão corretas ? A) Apenas I.

B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

Figura 6(b) – Caixa de diálogo "Opções"

Figura 6(a) – Janela principal

do Excel

2002

2

(13)

V13/12/201020:03:11

A questão 24 baseia-se nas Figuras 7(a), 7(b) e 7(c), do Internet Explorer 6 (IE6). As Figuras 7(a) e 7(b) mostram a mesma janela principal do IE6, com uma pequena diferença entre elas. A Figura 7(a) mostra a janela principal do IE6 antes de ser desativado determinado ícone da Barra de Ferramentas. A Figura 7(b) mostra o resultado obtido após ter sido desativado determinado ícone da Barra de Ferramentas, na Figura 7(a). A Figura 7(c) mostra alguns ícones da Barra de Ferramentas do IE6.

QUESTÃO 24 – Observa-se que a Figura 7(b), do

Internet Explorer 6, deixou de exibir a Barra do Explorer, apontada pela seta nº 2 (Figura 7(a)). Nesse caso, para que tal recurso deixasse de ser mostrado, bastou, antes, na Figura 7(a), desativar o ícone, da Figura 7(c), apontado pela seta nº

A) 3. B) 4. C) 5. D) 6. E) 7.

Figura 7(a) - Internet Explorer 6 (antes)

1

Figura 7(b) - Internet Explorer 6 (após)

2

3

Figura 7(c) - Ícones do Internet Explorer 6

(14)

V13/12/201020:14:03

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 25 – O relatório que deve ser publicado pelo Poder Executivo, trinta dias após o encerramento de cada bimestre, conforme previsto no § 3º do artigo 165 da Constituição Federal, bem como na Lei Complementar 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), é o que se denomina Relatório

A) Resumido da Execução Orçamentária. B) da Gestão Fiscal.

C) Resumido da Receita Pública. D) Resumido da Dívida Pública. E) Consolidado da Despesa Pública.

QUESTÃO 26 – As contratações de serviços de terceiros e compras de bens em geral (excetuados os chamados bens comuns), de acordo com a Lei 8.666/93, devem ser efetuadas mediante licitação, nas modalidades de Convite, Tomada de Preços ou Concorrência, as quais são estabelecidas em função de determinados limites, tendo em vista o valor estimado da contratação. Entretanto, em alguns casos, a Administração pode optar por outra modalidade, como por exemplo:

I. Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços.

II. Nos casos em que couber tomada de preços, a Administração poderá utilizar a concorrência. III. Nos casos em que couber concorrência, a

Administração poderá utilizar a tomada de preços.

Quais estão corretas? A) Apenas I.

B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III.

QUESTÃO 27 – A duração dos contratos regidos pela Lei de Licitações ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos

A) à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos, limitada a vinte e quatro meses.

B) à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos, limitada a sessenta meses.

C) à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração alterada para prazo indeterminado.

D) ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo máximo de vinte e quatro meses após o início da vigência do contrato.

E) ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo máximo de trinta e seis meses após o início da vigência do contrato.

QUESTÃO 28 – As autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento constituem os Créditos Adicionais, que podem ser do tipo Especial, Extraordinário ou Suplementar, cada um deles com características e requisitos próprios. Em certos casos, por exemplo, a abertura do Crédito Adicional não depende da existência de recursos disponíveis, nem de prévia autorização legislativa específica. Este é o caso apenas do tipo

A) Especial.

B) Especial e do tipo Suplementar. C) Especial e do tipo Extraordinário. D) Suplementar.

(15)

V13/12/201020:14:03

QUESTÃO 29 – Na classificação da despesa orçamentária, deve-se levar em conta, antes de tudo, se ela é despesa corrente ou de capital. Na tabela a seguir, constam exemplos de despesas que ocorrem nos municípios.

Descrição R$

Multas sobre pagamentos

atrasados 300,00

Pagamento de Juros de mora 400,00 Amortização de dívida fundada 700,00 Pagamento de serviços da dívida 800,00 Amortização de dívida flutuante 900,00 Compra de bens móveis 1.100,00 Construção de imóvel de uso

especial 2.200,00

De acordo com as operações descritas na tabela, o total das despesas de capital é de R$

A) 3.100,00. B) 3.700,00. C) 4.000,00. D) 4.200,00. E) 5.000,00.

QUESTÃO 30 – Em relação às contas que o Prefeito do Município de André da Rocha deve prestar anualmente, é correto afirmar que as mesmas serão submetidas à análise e aprovação do Poder Legislativo Municipal, o qual conta com o parecer prévio do

A) Poder Executivo Municipal. B) Tribunal de Contas Municipal. C) Tribunal Regional Eleitoral. D) Tribunal de Contas da União. E) Tribunal de Contas do Estado.

QUESTÃO 31 – Do orçamento anual de certo município e sua execução contabilizada, foram extraídos os dados descritos na tabela a seguir:

Descrição R$ Receita prevista 10.000,00 Receita lançada 8.000,00 Receita arrecadada 6.000,00 Despesa empenhada 5.500,00 Despesa liquidada 4.500,00 Despesa paga 3.500,00

Levando em conta os regimes de escrituração estabelecidos na Lei 4.320/64, pode-se concluir que, no exercício ao qual se referem os valores descritos na tabela, houve um superávit de R$

A) 500,00. B) 1.500,00. C) 2.500,00. D) 3.500,00. E) 4.500,00.

(16)

V13/12/201020:14:03

QUESTÃO 32 – O montante constituído pelos créditos e valores realizáveis independentemente da autorização orçamentária e dos valores numerários, na definição da Lei 4.320/64, corresponde ao Ativo A) Circulante.

B) Disponível. C) Financeiro. D) Real. E) Realizável.

QUESTÃO 33 – Suponha que o Município de André da Rocha tenha emprestado a outro município uma máquina rodoviária de sua propriedade, mediante contrato de comodato, a título gratuito e pelo prazo de um ano. O valor pelo qual a máquina encontra-se contabilizada é de R$ 2.000,00, enquanto seu valor de mercado é de R$ 40.000,00. No Município de André da Rocha, a operação referida

A) não deve ser contabilizada, uma vez que não houve receita ou despesa, nem foi transferida a propriedade do bem.

B) deve ser registrada no sistema compensado pelo valor de R$ 2.000,00.

C) deve ser registrada no sistema compensado pelo valor de R$ 40.000,00.

D) deve ser registrada no sistema orçamentário pelo valor de R$ 2.000,00.

E) deve ser registrada no sistema orçamentário pelo valor de R$ 40.000,00.

QUESTÃO 34 – A exemplo do que acontece na contabilidade das empresas privadas, no plano de contas das entidades públicas, regidas pela Lei 4.320/64, há contas que devem ser encerradas (zeradas) ao final do exercício, enquanto que outras permanecem com seus saldos inalterados independentemente do encerramento do exercício financeiro. Um exemplo de conta que não é zerada, ou seja, cujo saldo transfere-se de um exercício financeiro para outro, é a que registra

A) a receita arrecadada.

B) a variação patrimonial aumentativa. C) a variação patrimonial diminutiva. D) o passivo a descoberto.

(17)

V13/12/201020:14:03

QUESTÃO 35 – Em um balanço patrimonial elaborado nos moldes do Anexo 14 da Lei 4.320/64, consta que o Ativo Permanente é igual a R$ 7.500,00; o Ativo Real, R$ 11.000,00; o Passivo Compensado, R$ 5.500,00, e o Passivo Real, R$ 9.600,00. Apenas com base nessas informações, pode-se concluir que:

I. O Ativo Financeiro é igual a R$ 3.500,00. II. O Ativo Real Líquido é igual a R$ 1.400,00. III. O Ativo Compensado é igual a R$ 16.500,00. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III.

QUESTÃO 36 – Na Demonstração das Variações Patrimoniais de uma entidade regida pela Lei 4.320/64, constam os valores descritos na tabela a seguir:

Variações Ativas R$

Inscrição em dívida ativa 2.100,00 Compra de bens móveis 3.200,00 Reavaliação de bens imóveis 4.300,00 Amortização de Dívida Fundada 12.300,00 Construção de escola municipal 23.400,00 Com base nas informações acima, conclui-se que a entidade registrou variações ativas independentes da execução orçamentária no montante de R$

A) 4.300,00. B) 6.400,00. C) 12.300,00. D) 23.400,00. E) 26.600,00.

QUESTÃO 37 – Entre os bens públicos, temos os chamados bens de uso comum do povo. Podemos citar como dois exemplos desses bens de uso comum os seguintes:

A) Ambulância e Escola pública. B) Escola e biblioteca públicas. C) Estrada e ambulância. D) Praça e biblioteca pública. E) Praça e estrada.

(18)

V13/12/201020:14:03

QUESTÃO 38 – De acordo com o que estabelece a Lei 4.320/64, consideram-se receitas orçamentárias: A) Todas as arrecadadas, mesmo que não previstas

no orçamento, exceto as operações de crédito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

B) Todas as arrecadadas, desde que previstas no orçamento, exceto as operações de crédito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

C) Apenas as constantes na lei do orçamento, mais as operações de crédito por antecipação da receita.

D) Apenas constantes no orçamento, exceto as operações de crédito previstas.

E) Apenas as constantes no orçamento, inclusive as operações de crédito em geral.

QUESTÃO 39 – Na tabela a seguir, constam algumas operações de ingresso de receitas orçamentárias típicas de um município: Operações R$ Prestação de serviços 1.500,00 Contribuição de Melhoria 2.400,00 Alienação de bens 3.300,00 Arrecadação de tributos 4.200,00 Operação de Crédito 5.100,00

De acordo com os valores informados, o montante da Receita Não-Efetiva é de R$ A) 2.400,00. B) 5.100,00. C) 5.700,00. D) 8.100,00. E) 8.400,00.

QUESTÃO 40 – O empenho constitui uma das mais importantes fases da despesa pública. Entre as disposições da Lei 4.320/64 sobre o tema, está a seguinte:

I. O empenho deve ser prévio, concomitante ou subsequente, dependendo da natureza da despesa.

II. A emissão da nota de empenho gera automaticamente uma dívida para o ente público (município, estado, etc.) que a emitiu.

III. É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. A) Apenas I.

B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III.

Referências

Documentos relacionados

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no