• Nenhum resultado encontrado

A raposa e o galo. Revisão 1ª Avaliação do 2º trimestre. Leia a fábula e reponda:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A raposa e o galo. Revisão 1ª Avaliação do 2º trimestre. Leia a fábula e reponda:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Estudante: 6º Ano/Turma: Educador: Patrícia Carla C. Curricular: Língua Portuguesa (gramática)

Revisão

1ª Avaliação do 2º trimestre

Leia a fábula e reponda:

A raposa e o galo

Uma Voraz raposa estava há muitos dias sem comer porque os moradores do bosque afastavam-se dela. Pesando em poder comer um bom frango asado, ia assinalando os dias que passava sem comer nada. Naquele dia teve uma ideia que, segundo achava, lhe permitiria encher sua barriga em breve.

Bem agasalhada com seu gorro e seu cachecol, dirigiu-se ao palácio do urso que é o rei do bosque.

Quando viu as obras que estavam sendo feitas no caminho cheio de pedras, supôs que a capital estava próxima.

Vendo tantos animais reunidos, pensou em saciar sua fome. Mas foi prudente e seguiu seu caminho. Quando, com muitos maus modos, o rei a recebeu, a raposa começou a pôr sua ideia em prática. - Majestade – disse ao rei - meu desejo é que entre vossos súditos reine a paz e a concórdia. A raposa foi interrompida por dois criados reais: o secretario Corvo e o carteiro, senhor Lebre.

Finalmente, a raposa conseguiu pedir ao rei que ditasse uma lei para obrigar todos os animais a serem amigos. Os representantes dos animais foram convocados para discutir o projeto da “Lei da Amizade”. Mas aqueles animais, em vez de darem o exemplo, começaram a discutir e a lutar.

A raposa tinha pensado que, com a nova lei, os animais confiantes se deixariam enganar facilmente.

Vendo seu plano fracassado, a raposa voltou ao bosque, meditando sobre as dificuldades de se conseguir comida.

Muito perto do caminho estava um galo que, ciscando tinha se afastado do galinheiro.

Sem perceber o perigo que corria, aquele galo disse a si mesmo que conhecer um pouco do mundo não lhe faria mal algum. Mas quando o galo estava mais feliz com as possibilidades, viu a raposa, que vinha pelo caminho, se aproximar.

O galo escondeu-se em uma árvore, enquanto a raposa planejava não acabar o dia com o estômago vazio. - O que você está fazendo escondido? – perguntou a raposa.

- Colocando-me a salvo de seus dentes – respondeu o galo.

E a raposa dizia a si mesma que este era o momento de testar a artimanha que havia fracassado no palácio. - Você desse saber que uma nova lei nos obriga a ser bons amigos – a raposa explicava ao galo.

Mas o galo, que não confiava nela, negou-se a descer para perguntar a outro animal se aquilo era verdade. E enquanto a raposa e o galo continuavam discutindo eram vistos por um dos cachorros de uma granja

vizinha.

- Aquela não é a raposa tramando alguma coisa: - disseram-se os cachorros correndo velozmente.

A raposa saiu correndo, enquanto o galo lhe dizia que, segundo a nova lei, ela não devia temer nada.

- Estou fugindo para prevenir caso os cachorros não estejam sabendo da nova lei – gritou a raposa, sem parar de correr.

(2)

Questão 1 - O texto lido: “A raposa e o galo” é uma fábula. Esse gênero textual costuma terminar com uma frase que é chamada de “Moral da história”, isto é, uma frase que traz um ensinamento.

a) Na fábula acima podemos indicar que a moral poderia ser “Quem tudo quer, tudo perde”? Justifique com bons argumentos.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) Entre as personagens da fábula, teve uma que agiu de má fé com o outro. Qual dos dois envolvidos na fábula foi feito de bobo: “a raposa” ou “o galo”? Como você chegou a essa conclusão?

___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ Questão 2 – Embora a maioria das fábulas tenho sido inventada há muitos anos, você diria que os temas de que elas tratamm ainda são atuais? Justifique.

___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

Questão 3 – Leia atentamente cada frase abaixo e as afirmações sobre elas. Julgue os itens utilizando para as alternativas corretas e para as alternativas erradas.

a) A raposa procurou o rei urso com a intenção de solicitar uma lei para obrigar os animais a serem amigos.

b) A respeito do foco narativo e do narrador, pode-se afirmar que estão, respectivamente, na 3ª pessoa do singular e o narrador é observador.

c) A raposa assinalava os dias que passava sem comer nada, pensando em poder comer um frango assado.

d) Espaço é o local onde os fatos ocorrem. De acordo com a afirmação e o texto em análise, pode-se dizer que a história se desenvolve em um bosque habitado por muitos animais.

e) O galo foi mais esperto do que a raposa, por isso conseguiu salvar-se.

Questão 4 – Marque com um V a colocação verdadeira e com um F a colocação falsa dos pronomes oblíquos nas orações abaixo:

( ) Não lhe quero chamar agora.

( ) Dir-se-ia que todos preferem lhe ocultar os fatos. ( ) Já notavam-se diferenças sensíveis nas primeiras horas. ( ) Todos querem-lhe perguntar sobre a viagem.

( ) Ele tem preocupado-se bastante com as provas. ( ) Alguém me havia falado do teu caso.

( ) Ninguém interessou-se pelo programa.

A seqüência correta de letras, de cima para baixo, é: a) V - F - F - F - F - V - F

b) F - F - F - V - V - V - F c) V - V - F - F - V - V - F d) V - F - F - V - F - F - V e) F - V - V - F - V - F - V

(3)

Questão 5 - Leia atentamente as seguintes frases:

I - João deu o livro para mim ler. II - João deu o livro para eu ler.

A respeito das frases anteriores assinale a afirmação correta:

a) ( ) A frase I está certa, pois a preposição exige o pronome oblíquo mim.

b) ( ) A frase II está certa, pois o sujeito de ler dever ser o pronome do caso reto eu. c) ( ) A frase I está certa, pois mim é objeto direto de deu.

d) ( ) A frase II está certa, pois para exige o pronome do caso reto eu.

e) ( ) Ambas as frases estão corretas, pois a preposição para pode exigir tanto o forma mim quanto a forma eu.

Questão 6 - Leia as frases se classifique os numerais sublinhados, dando a função que exercem em cada uma.

(a) Numeral cardinal (b) Numeral ordinal (c) Numeral fracionário (d) Numeral multiplicativo (e) Numeral coletivo

( ) Os três meninos chegaram juntos. ( ) Os três chegaram juntos.

( ) O primeiro a chegar foi você.

( ) Primeiro, lave bem o alface em água fria. ( ) Eu ganhei um terço do bolo de chocolate. ( ) O pedreiro comprou meio saco de cimento. ( ) Esta sala mede o quíntuplo da outra.

( ) A menina carregava um vaso com uma dúzia de rosas. A seqüência correta de letras, de cima para baixo, é:

a) ( ) a – b – c - d – a – b – c b) ( ) b – b – a – c – d – c – a c) ( ) d – d – a – a – b – b – c d) ( ) a – a – b – b – c – c – d e) ( ) c – c – b – b – a – a – d

Questão 7 - Leia a seguinte tira em quadrinhos e faça o que se pede:

Baseando-se na leitura da tirinha acima e em nossos estudos, retire dos quadrinhos todos os pronomes e classifique-os. Em seguida, relate sua importância para o texto.

___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

(4)

Questão 8 - Leia atentamente cada frase abaixo e as afirmações sobre elas. Julgue os itens utilizando para as alternativas corretas e para as alternativas erradas.

a) Triplo e tríplice são numerais multiplicativos.

b) O pronome de tratamento usado para os cardeais é Vossa Eminência. c) Antes do artigo dez vem o artigo nono.

d) Os pronomes Vossa Eminência e Vossa Excelência ambos são de tratamento e fazem concordânia na terceira pessoa do singurtlar.

e) O cardinal correspondente para o número romano DCCLXXVIII é 951.

Questão 9 - Aponte a alternativa em que os numerais estão bem empregados.

a) ( ) Ao papa Paulo Seis sucedeu João Paulo Primeiro. b) ( ) Após o parágrafo nono virá o parágrafo décimo.

c) ( ) Depois do capítulo sexto, li o capitulo décimo primeiro. d) ( ) Antes do artigo dez vem o artigo nono.

e) ( ) O artigo vigésimo segundo foi revogado.

Questão 10 - Encontramos pronome indefinido em:

a) ( ) "Muitas horas depois, ela ainda permanecia esperando o resultado." b) ( ) "Foram amargos aqueles minutos, desde que resolveu abandoná-las." c) ( ) "A nós, provavelmente, enganariam, pois nossa participação foi ativa." d) ( ) "Havia necessidade de que tais idéias ficassem sepultadas."

e) ( ) "Sabíamos o que você deveria dizer-lhe ao chegar da festa."

Questão 11 - Assinale o item em que não é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:

a) ( ) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.

b) ( ) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida. c) ( ) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).

d) ( ) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.

e) ( ) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.

Questão 12 - Com relação ao uso dos pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo. Aquele é usada para indicar:

a) ( ) Pessoa com quem se fala. b) ( ) Objeto a quem se refere.

c) ( ) Pessoa distante dos interlocutores.

d) ( ) Pessoa próxima de um dos interlocutores. e) ( ) Objeto próximo de um dos interlocutores.

(5)

GABARITO DA REVISÃO

Questão 1-

a) Resposta pessoal.

Espera-se que o aluno entenda o texto e a moral, tipo de explicação ou história contada ou recontadaque podem acontecer na vida real. Na fábula a raposa queria tanto enganar os outros animais para se dar bem, que acabou perdendo tudo, quando os cachooros descobrirm a farsa.

b) A raposa, pois tentou usar de vários argumentos para conseguir se alimentar. Porém, ao final da história, acabou sendo perseguida e ficou sem a comida.

Questão 2 –

Sim, As fábulas são narrativas que transmitem lições de prudência e bom senso. Seu objetivo é alertar os homens e levá-los a analisar

seus defeitos, daí conter sempre uma lição de moral. Passando assim, de geração em geração.

Questão 3 –

Todas as alternativas estão certas.

Questão 4 – Letra A Questão 5 – Letra B Questão 6 – Letra D Questão 7 –

Senhor – tramento; meu – possessivo / Senhora – tramento; meu – possessivo / que – relativo; esse – demostrativo; minhas – possessivo / você – tratamento; eles – pessoal reto.

O pronome é importante para um texto, pois substitui ou acompanha o substantivo, evitando assim, que as frases se tornem repetitivas ou que os nomes repitam-se por diversas vezes.

Questão 8 – C / C / C / E / E Questão 9 – Letra D Questão 10 – Letra A Questão 11 – Letra B Questão 12 – Latra C

Referências

Documentos relacionados

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de