• Nenhum resultado encontrado

A necessidade da inserção pedagógica de tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de formação inicial de professores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A necessidade da inserção pedagógica de tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de formação inicial de professores"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

A necessidade da inserção pedagógica de tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de formação inicial de professores

Fernanda de Jesus Costa1

Handilany Thamiris de Araújo Souza2

Marina Lorentz Rocha3

Resumo:

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são hoje uma necessidade em nossa sociedade, diversas tarefas são realizadas através da presença das tecnologias digitais. Apesar da sua utilização efetiva em diversos contextos, as tecnologias digitais não vêm sendo utilizadas no ambiente escolar. Os professores não utilizam as TDIC de forma inovadora nos processos de ensino e aprendizagem, quando utilizam fazem de maneira simples, baseando-se apenas em exposições em projetor multimídia. É preciso inserir de forma inovadora as tecnologias no ambiente escolar. As tecnologias digitais podem favorecer de maneira significativa os processos de ensino e aprendizagem em diversos cenários e conteúdos. Acreditamos que a não utilização das tecnologias pelos professores esteja relacionada com a ausência das tecnologias na formação inicial, como disciplina do currículo ou mesmo como exemplo de uso pelos formadores. Com base nisto, elaboramos um questionário online com o objetivo de verificar se a temática vem sendo abordada na graduação e ainda se os professores formadores utilizam e como utilizam. Os dados demonstram que é preciso modificar a formação de professores para a inserção pedagógica das TDIC, os estudantes não são preparados para a utilização das tecnologias digitais no ambiente escolar. É preciso inserir urgentemente esta temática na formação de professores, seja ela inicial ou continuada.

1

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais-Unidade Ibirité

2

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité

3

Graduanda de Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité – Bolsista Fapemig

(2)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

Palavras-chave: Formação docente, tecnologias digitais, inserção pedagógica

Introdução

Vivemos em uma sociedade fortemente marcada ela presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), nos últimos anos verificamos um aumento significativo destas tecnologias (CASTELLS, 1999). Estas encontram-se presentes em todos os ambientes com as mais variadas funções, apresentando impacto nas relações sociais, econômicas, culturais e também educacionais.

No ambiente escolar seria importante que as TDIC estivessem efetivamente presentes, pois as escolas já estão equipadas com a tecnologia, porém esta ainda encontra-se distante do pedagógico. Incorporar as tecnologias digitais no ambiente escolar não significa aprender sobre o computador, mas sim aprender a utilizar dispositivos digitais como ferramentas para a construção do conhecimento (SANCHES, RAMOS, COSTA, 2014). As tecnologias funcionam como facilitadoras dos processos de ensino e aprendizagem, sendo ferramentas importantes no processo de transmissão do conhecimento (MÓRAN, 2002) e ainda podem ser utilizadas como ferramentas capazes de desenvolver o potencial de criação, autonomia e de descoberta (PORTO, 2012).

Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar se os cursos de formação de professores têm inserido as TDIC de forma pedagógica e qual o possível impacto desta (não) inserção. Acreditamos que os dados obtidos serão relevantes para a continuidade

deste projeto4 e ainda poderá contribuir de maneira significativa para a formação de

professores para a inserção pedagógica das TDIC.

Embasamento teórico

4 O referido trabalho faz parte de um projeto de extensão, que tem por objetivo propor oficinas para estudantes de licenciatura e professores. Estas oficinas serão elaboradas com base nos conhecimentos e dificuldades dos professores e estudantes sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

(3)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

A incorporação das TDIC no ambiente escolar favorece os processos de ensino e aprendizagem nos mais variados conteúdos. Com a utilização das TDIC no ambiente escolar o professor passa a ser compreendido como um facilitador dos processos de ensino e aprendizagem, e não como o único detentor do conhecimento (MORÁN, 2012). Além disso, as tecnologias digitais são mecanismos que despertam a atenção dos estudantes, uma vez que estes se interessam e interagem cotidianamente como as tecnologias digitais no ambiente social, não podendo estas ficar fora da sala de aula (MARINHO,2001; SANCHES, RAMOS, COSTA, 2014).

Ao propormos o uso pedagógico das tecnologias digitais no ambiente escolar, estamos abordando um uso diferenciado que vá além da metodologia frequentemente encontrada nas escolas e denominada de “PowerPoint Education” (MARINHO, et al., 2013). Esta metodologia não inova em quase nada, pois os professores utilizam esta ferramenta como se fosse o quadro, realizam uma simples troca. É preciso inovar e para isto não é suficiente trocar o lápis e o caderno pelo computador (PORTO, 2012). Propomos uma utilização diferenciada que se aproprie dos recursos disponíveis da Web 2.0, com a ideia de compartilhamento de conhecimentos, baseando-se no uso de diferentes recursos que não foram criados para o ambiente escolar, mas que podem gerar bons resultados e ainda aqueles como a Webquest que foram desenvolvidos exclusivamente para este objetivo.

A inserção das TDIC no ambiente escolar envolve dois aspectos básicos e de grande relevância. O primeiro é a questão do currículo, é preciso modificar os currículos para que as tecnologias digitais realmente estejam presentes no ambiente escolar (MARINHO, 2006), a inserção pedagógica das tecnologias digitais são hoje uma necessidade.

O segundo é a formação de professores para a integração pedagógica das TDIC. É preciso formar os professores para que os mesmos sejam capazes de utilizar as TDIC no ambiente escolar (MERCADO, 1999). Infelizmente a maioria dos cursos de formação inicial de professores não tem compreendido a questão da inserção pedagógica das tecnologias (TEXEIRA, et al., 2015).

(4)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

Seria interessante que os formadores utilizassem em sua prática docente as TDIC, pois os futuros professores tendem a imitar as práticas utilizadas pelos formadores (KENSKI, 2015). Além disso, os próprios estudantes de licenciatura afirmam que seria interessante o uso de ferramentas tecnológicas nos processos de ensino e aprendizagem (MARINHO, et al., 2015).

Para inserir efetivamente as tecnologias digitais no ambiente escolar é preciso conhecer um pouco sobre o TPACK. O Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) é resultado da interseção formada pelo conhecimento pedagógico (PCK), pelo conhecimento tecnológico (TCK) e pelo conhecimento tecnológico pedagógico (TPK) (MISHRA, KOEHLER, 2006). Esta interseção é a chave para que o professor avalie qual estratégia pedagógica e qual tecnologia são mais adequados para um determinado conteúdo a ser ensinado.

Metodologia

O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa na medida em

que busca compreender aspectos relevantes para formação inicial de professores, buscando compreender valores, crenças, atitudes, concepções que estão relacionadas com a temática (MINAYO, 2008). O presente trabalho insere-se em um projeto de extensão que busca auxiliar na formação continuada de professores para a inserção pedagógica das TDIC.

Para tanto elaboramos um questionário no Google drive. O questionário continha questões sobre aspectos pessoais, formação acadêmica. Em seguida questionou-se durante a graduação tiveram disciplinas relacionadas com as tecnologias, se sim, qual disciplina e ainda se os professores utilizam recursos tecnológicos e quais são estes recursos. Em seguida solicitamos que os participantes explicassem o que entendem por TDIC. Foi questionado sobre o TPACK, se os professores explicaram este conceito e se eles saberiam explicar o que seria. E por último apresentamos alguns recursos e perguntamos quais usam na vida social, quais podem ser utilizados na prática docente e ainda qual gostaria de aprender a usar no ambiente escolar. Estas últimas questões tinham como objetivo verificar se os estudantes utilizam com frequência as tecnologias

(5)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

no social e se são capazes de reconhecer que alguns recursos podem gerar bons resultados no ambiente escolar.

O link do questionário foi disponibilizado através do e-mail para os alunos da Universidade na qual os pesquisadores se inserem. Além do envio através do e-mail, o convite para a pesquisa foi publicado no facebook e estabeleceu-se contato com professores de outras Universidades com o objetivo de diversificar o público alvo.

Resultados e Discussão

Os estudantes participantes desta pesquisa apresentam uma formação diversificada: Sendo 63% estudantes de Ciências Biológicas, 29% de Pedagogia, 4% de Letras e ainda 4% de Educação Física. Em relação à Universidade os estudantes distribuem-se entre a Universidade do Estado de Minas Gerais (70,8%), a Universidade Federal de Minas Gerais (24,9%) e uma Universidade Particular (4,1%). É interessante esta diversidade, demonstrando que professores de diferentes cursos de licenciatura não estão formando docentes para a integração pedagógica das TDIC.

Os estudantes foram questionados sobre a existência de disciplinas relacionadas com tecnologias digitais na graduação, 50% dos participantes afirmaram que tiveram disciplinas relacionadas com esta temática, que é Informática e Educação. Porém, considerando a importância das TDIC na sociedade atual este número deveria ser maior. É preciso inserir nos currículos disciplinas relacionadas com a integração pedagógica (MARINHO, 2006).

Um percentual de alunos (31,8%) afirmou desconhecer totalmente o que seria tecnologias digitais de informação e comunicação. Considerando que vivemos em uma sociedade fortemente marcada pela presença das TDIC (CASTELLS, 1999) este é um percentual muito elevado. É preciso que os estudantes de licenciatura entendam a questão das tecnologias digitais tanto no social, quanto no ambiente escolar. É preciso que os cursos de formação de professores abordem de maneira mais efetiva sobre este tema.

O restante foi capaz de apresentar definições coerentes sobre TDIC. Destacamos algumas respostas interessantes.

(6)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

“São as tecnologias utilizadas a fim de transmitir informações aos alunos, professores e outros relacionadas ao âmbito educacional, a fim de garantir maior produtividade no processo educativo.” (Estudante 01)

“Entendo como sendo toda tecnologia (instrumento, vídeo, app, jogos) que podem ser usados e aplicados em sala de aula ou para a melhoria dela.” (Estudante 13).

Através destas duas falas, percebemos que os estudantes compreendem que as TDIC são recursos variados que tem importância no ambiente escolar. Apresentam uma concepção de uso como a que foi proposta por Sanches, Ramos e Costa (2014). Destacamos uma resposta, que apresentou uma definição coerente, mas não completa, mas destacou o aspecto desta pesquisa.

“As tecnologias digitais são um conjunto de equipamentos tecnológicos conectados à internet na maioria das vezes. Um grande desafio da educação atualmente é utilizar deste aparato tecnológico para melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem.” (Estudante 03)

Através da fala deste estudante percebemos que este destacou a necessidade de inserir as tecnologias no ambiente escolar como forma de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. É preciso que as tecnologias digitais estejam presentes no ambiente escolar para favorecer a aprendizagem (SANCHES, RAMOS, COSTA, 2014). As tecnologias digitais favorecem os processos de ensino e aprendizagem (PORTO, 2012), aspecto apontado por este estudante e de grande relevância para o ambiente escolar na atualidade.

Os estudantes foram questionados sobre o uso pedagógico das TDIC pelos professores. Os alunos (91,6%) afirmam que seus professores utilizam as tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Este é um aspecto interessante, pois é preciso inserir as tecnologias na sala de aula. Ainda dentro deste debate foi questionada qual tecnologia digital o professor utiliza, os alunos pontuam que os professores (91%) utilizam o PowerPoint. A escola ainda encontra-se restrita ao “PowerPoint Education”, sem nenhuma inovação pedagógica (MARINHO, et al., 2013). Temos que pontuar que este uso é simplificado, mas que já agrega algum valor, em especial, em disciplinas

(7)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

relacionadas com às Ciências que são multimodais. É preciso que os formadores utilizem e sirvam como modelo (KENSKI, 2015)

O restante dos professores (9%) utiliza as redes sociais no ambiente escolar. As redes sociais são hoje uma realidade na sociedade e a sua utilização nos processos de ensino vem gerando bons resultados (MARINHO, et al., 2015),esta é uma prática que deve ser incentivada.

Os estudantes foram questionados se os professores haviam abordado sobre o TPACK em sala de aula. Nenhum dos professores falou sobre este aspecto de acordo com os participantes desta pesquisa. É preciso que os formadores insiram esta temática na sala de aula, considerando a importância que a mesma apresenta para a sociedade tecnológica na qual estamos inseridos.

Foi questionado ainda se os alunos sabem explicar o que seria o TPACK, a maioria (77,3%) disse desconhecer o que seria. Dos alunos que responderam destacamos as seguintes respostas que demonstram que apesar dos professores não utilizarem no ambiente escolar, os estudantes são capazes de apresentar uma definição adequada para o TPACK.

“TPACK significa conhecimento pedagógico do conteúdo que representa um modelo que se fundamenta numa prática pedagógica em um ambiente equipado com tecnologia.” (Estudante 08)

Este estudante apresenta uma concepção bem adequada do TPACK, semelhante aquela proposta por Mishra e Koehler. Os outros estudantes apresentam concepções que se aproxima muito desta definição.

“Conhecimento pedagógico+ tecnologia” (Estudante 5)

“Métodos pedagógicos que abordam tecnologias da informação”. (Estudante 12)

“É a forma que o professor transmite o conhecimento utilizando a tecnologia.” (Estudante 21).

(8)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

A concepção destes estudantes apresenta aspectos relevantes para o TPACK, mas não estão completas, falta um dos pilares. É preciso que a temática do TPACK estivesse presente em cursos de formação inicial (PESSOA, COSTA, 2015).

Os estudantes foram questionados sobre os recursos que utilizam frequentemente em sua vida social, foram colocados os recursos que consideramos mais utilizados. Destacam-se as redes sociais como ferramentas que vêm sendo utilizadas por estes estudantes, todos os estudantes afirmam utilizar o aplicativo Whatsapp e 92% afirmam utilizar o Facebook. As redes sociais são hoje uma realidade em nossa sociedade, é alto o número de usuários (MARINHO, et al., 2015). Os estudantes destacaram ainda que utilizam outros recursos digitais no ambiente social.

Estes ainda foram questionados sobre quais recursos poderiam ser utilizados no ambiente escolar (Gráfico 1).

Gráfico 1 – Recursos que podem ser utilizados no ambiente escolar na concepção dos estudantes de licenciatura

(9)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

Destacamos que os estudantes reconhecem as potencialidades de diversos recursos, os que foram desenvolvidos com objetivos educacionais e ainda aqueles que podem ser adaptados para este ambiente. Os jogos digitais são ferramentas eficazes nos processos de ensino e aprendizagem (PEDRO, MIRANDA, COSTA, 2015) e são reconhecidos pela maioria dos estudantes de licenciatura, é comum os jogos estarem presentes no ambiente escolar.

Os vídeos são recursos que podem ser utilizados com sucesso no ambiente escolar, os alunos ao reconhecerem as potencialidades pedagógicas do Youtube confirmaram isso. Porém, estão presos no comum, pois o animoto é uma ferramenta que permite criar vídeos e não foi considerada como ferramenta pedagógica pela maioria dos alunos, por isso é importante que os professores conheçam novas metodologias e repasse para os alunos. O e-mail também foi destacado foi destacado por vários alunos como uma opção pedagógica relevente, esta ferramenta vem sendo utilizada frequentemente nos mais variados contextos socias e também educativos.

As redes socias também apresentam vantagens no ambiente escolar (MARINHO, et al., 2015), os alunos reconhecem estas potencialidades. O whatsapp vem sendo reconhecido como uma ferramenta que vem gerando bons resultados no ambiente escolar, podendo ser utilizada como apoio didático em diversos níveis de ensino (PAIVA, FERREIRA, CORLETT, 2016)

Destacamos que um pequeno número de alunos destacou a Webquest, lembrando que esta é uma ferramenta que foi desenvolvida para inserir as tecnologias no ambiente escolar (MARINHO, 2001), seria interessante que este número fosse maior. Acreditamos que este distanciamento esteja relacionado com o não uso, certamente, estes estudantes de licenciatura não vivenciaram em seu processo formativo o uso da Webquest. Assim, não conhecem o recurso e consequentemente desconhecem sua potencialidade.

Finalizando os alunos foram questionados sobre os recursos que gostariam de conhecer as potencialidades pedagógicas. Os alunos destacam animoto (62,%), os jogos digitais (50,2%), a Webquest (45,8%); Youtube (33,3%) e as Redes sociais (29,2%).

(10)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

Verificamos que os estudantes reconhecem as potencialidades dos recursos no ambiente escolar, mas não se sentem preparados para o seu uso. Os jogos digitais, as redes sociais e o Youtube que foram destacados como potencialidades pedagógicas na questão anterior, são agora apontados como ferramentas que gostariam de aprender usar. Os estudantes reconhecem as potencialidades, mas não sabem como utilizar. Falta formação para o uso pedagógico das TDIC (MARINHO, et al., 2013). É preciso inserir as TDIC na formação inicial de professores.

Considerações finais

As tecnologias digitais são uma realidade em nossa sociedade, apresentam vantagens nos mais variados contextos. Apesar disto, encontram-se totalmente distantes do ambiente escolar nos mais variados níveis de ensino. O problema desta distância relaciona-se com a formação de professores, pois estes não são preparados para inserir pedagogicamente as tecnologias no ambiente escolar.

Os cursos de licenciatura, nas mais variadas áreas, não têm contemplado as tecnologias digitais. Faltam disciplinas apropriadas para a inserção pedagógica, metade dos alunos não teve disciplinas relacionadas, o que pode ser compreendido como um prejuízo para a formação destes professores. É preciso inserir disciplinas que favoreçam a integração pedagógica das TDIC nas salas de aula. Não apenas disciplinas que abordem sobre como ligar e desligar o computador.

Além disso, os professores dos cursos de licenciatura não utilizam os recursos das tecnologias digitais. Estes deveriam utilizar para servir de exemplo para os futuros professores. Para estes uma possibilidade efetiva é a formação continuada, seja formal ou informal. É preciso que os professores, nos mais variados níveis de ensino, se preparem para utilizar pedagogicamente as tecnologias no ambiente escolar.

Podemos concluir que é preciso inserir as tecnologias digitais na formação inicial de professores. Os resultados demonstram que a distância é grande e preocupante. É preciso modificar a formação de professores para a sociedade na qual estamos inseridos.

(11)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

Referências Bibliográficas

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v.1.

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 15, n. 45, p. 423-441, maio/ago. 2015

MARINHO, Simão Pedro P. Webquest: uso inteligente na escola. Caderno do

Professor, n. 7, p. 55-64, 2001. Disponível em: <

http://www.pucminas.br/imagedb/mestrado_doutorado/publicacoes/PUA_ARQ_ARQU I20120827100749.pdf>. Acesso em 15 de out. de 2016

MARINHO, Simão Pedro P. Novas Tecnologias e Velhos currículos já é hora de sincronizar. São Paulo: Revista E-Curriculum, v. 2, n. 3, dez. 2006.

MARINHO, Simão Pedro P. et al. Formação on-line no Projeto UCA em Minas Gerais: Desistências e Persistências. Lições do Projeto um computador por aluno. 2013a. Lições do projeto um computador por aluno. Disponível em: <

http://www.proativa.virtual.ufc.br/livrouca/Livro_UCA_Final.pdf>. Acesso em: 20 de fev. 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 27. ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2008. p. 9-30

MISHRA, Punya; KOEHLER, Mattew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teacheres College Record. v. 108, n. 6, jun. 2006

MORÁN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica.19 ed. Campinas: Editora Papirus. p. 11-66, 2012

PAIVA, Luis Fernando; FERREIRA, Ana Carolina C.; CCORLETT, Emilayne Feitosa. A utilização do WhtasApp como ferramenta didática pedagógica no ensino superior. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Uberlândia, 2016. In: Anais do CBIE, 2016. Disponível em:

< http://proativa.vdl.ufc.br/wtme2016/artigos/whatsensinosuperior.pdf>. Acesso em 15 de fev. de 2016

PEDRO, Júlia Márcia Alves; MIRANDA, Karini Maria de Freitas; COSTA, Fernanda de Jesus. Uso do jogo digital como metodologia alternativa para o ensino de plantas

(12)

Revista Tecnologias na Educação- Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017- tecnologiasnaeducacao.pro.br / tecedu.pro.br

medicinais: um estudo em uma escola estadual de Minas Gerais. Revista Tecnologias na Educação. v. 7, n, 13, 2015.

PESSOA, Gustavo Pereira; COSTA, Fernanda de Jesus. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) no ensino de Ciências: qual é a possibilidade. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015. In: Anais do ENPEC, 2015.

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias estão na escola. E agora, o que fazer com elas? In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola:

Pesquisa e Formação de professores. Papirus Editora: Campinas, SP., 2012. p. 167-194

SANCHES, Karine Santos; RAMOS, Amanda de Oliveira; COSTA, Fernanda de Jesus Costa. As tecnologias digitais e a necessidade de formação continuada de professores de Ciências e Biologia para tecnologia: um estudo realizado em uma escola de Belo

Horizonte. Revista Tecnologias na Educação. v.6, n. 11, 2014. Disponível em: <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/>. Acesso em 16 de fev. 2016

TEXEIRA, Quézia Dias et al., Formação inicial de professores de Ciências e

Biologia para tecnologia digital. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, Erebio. Anais do Erebio, Juiz de Fora, 2015. Disponível em:

< http://www.sbenbio.org.br/blog/anais-do-encontro-regional-de-ensino-de-biologia-regional-4/>. Acesso em 21 de fev. 2016

Recebido em abril 2017 Aprovado em junho 2017

Referências

Documentos relacionados

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Os exames que apre- sentassem a avaliação de coluna lombar e fêmur direito foram considerados elegíveis para o presente estudo.. O mês de dezembro representou 3,5% de todos exames

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

Processo Administrativo Disciplinar, que concluiu que o servidor RENATO PIRES LIMA JÚNIOR, professor, matrícula nº 5921, lotado na Escola Municipal Zelinda

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Para abrir um documento, o usuário poderá ir à barra de ferramentas padrão no botão ( ) Abrir.. Para o usuário ter acesso a essas opções ele deverá ir ao menu Editar ou