• Nenhum resultado encontrado

HORIZONTES EM CONSTRUÇÃO: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HORIZONTES EM CONSTRUÇÃO: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

HORIZONTES EM CONSTRUÇÃO: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL

Andressa Aparecida Garces Gamarra Salem(Universidade Estadual do Centro-Oeste); Gislaine de Fátima Oliveira (Universidade Estadual do Centro-Oeste);

João Druczkoski (Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste); Vanessa Aparecida Hecavei (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

RESUMO:

A escolha profissional é bastante conflituosa para o adolescente, portanto criou-se um projeto de Orientação Profissional-Vocacional na Universidade Estadual do Centro-Oeste, com o objetivo de auxiliar estudantes de escolas públicas e privadas da cidade de Irati para tal escolha. Como metodologia do projeto utilizou-se de dinâmicas de grupo, discussões, aplicações de testes psicológicos e atividades reflexivas. Constatou-se que os participantes, com o auxílio do projeto, progrediram na sua escolha profissional.

(2)

INTRODUÇÃO:

O Projeto de Extensão, Orientação Profissional-Vocacional, está sendo realizado pelo curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO. Este projeto teve seu início no ano de 2006, e continua sendo desenvolvido desde então por alunos do curso, neste ano de 2011 pelos alunos do 3º ano em específico, sob orientação de um professor do curso. Tal projeto engloba escolas públicas e privadas da cidade de Irati e busca oferecer orientação profissional-vocacional a estudantes do ensino médio.

A Orientação Profissional-Vocacional é um processo que engloba encontros, dinâmicas e avaliações com os estudantes, contemplando as ações peculiares da escolha profissional as quais foram desenvolvidas em dinâmicas de grupo que possibilitaram autoconhecimento de valores, de ideais sobre o trabalho, de realização pessoal, de influências familiares e sociais; em discussões acerca da realidade das profissões englobando o mercado de trabalho, as instituições para determinadas profissões, os vestibulares; em avaliações sobre os interesses, as aptidões e os perfis de personalidade; e para a finalização a ser realizada haverá a devolutiva para os estudantes (e eventualmente para os responsáveis interessados) sob as percepções e as conclusões do processo de orientação efetivado.

O objetivo da Orientação Profissional é ajudar a escolha e a reescolha profissional, isso levou concepção psicométrica a um progresso menos preocupado com a questão ocupacional e mais intensa nas necessidades pessoais. A escolha profissional provoca muitos conflitos, pois normalmente ela é feita ainda na adolescência. A mesma é marcada por mudanças físicas, psicológicas e sociais o que proporciona insegurança para a tomada de decisão, a escola muitas vezes tenta auxiliar o adolescente nesta escolha, mas deixa a desejar (MOURA 2004).

Um aspecto muito relevante para a escolha profissional é o autoconhecimento ressaltado por Moura (2004), pois este dá o subsídio necessário para que o adolescente perceba quais as profissões, as aspirações, as habilidades e os interesses que são mais compatíveis com suas características pessoais. Descobrir as próprias características é essencial para que o adolescente trace seu projeto profissional.

Para a escolha profissional é importante também o conhecimento acerca das realidades profissionais, saber quais são as áreas ocupacionais de cada profissão. Na realização da

(3)

Orientação Profissional devem ser explanadas quais são as profissões existentes, quais delas estão mais acessíveis a realidade do adolescente, quais podem corresponder as suas expectativas com relação ao estudo e com a carreira profissional como coloca Blustein citado Moura (2004).

A Orientação Profissional se utiliza de testes psicológicos, o que parece como herança da psicometria como destaca Moura (2004), inicialmente as seleções profissionais envolviam a aplicação de testes para colocar o indivíduo adequado na vaga de emprego. Estes anseiam mensurar características apropriadas para a produtividade profissional bem como as aptidões, os interesses, a personalidade e a inteligência do sujeito. A área de Orientação Profissional foi se desenvolvendo e constatando que não era só entregar um diagnóstico, agora necessitava de adaptações devido às demandas do mercado de trabalho cada vez mais complexas, em virtude disso foram sendo agregadas outras formas de proporcionar o autoconhecimento, com intuito da realização de uma maneira mais consciente. Os modelos atuais de Orientação Profissional têm destinado uma maior importância na construção da escolha profissional não somente pelos resultados de testes, mas também pelo sujeito. As inovações tecnológicas trouxeram um avanço nas configurações das profissões e na formação dos profissionais e isso deve ser abordado na orientação para tal escolha. Por não satisfazer as expectativas profissionais contemporâneas à utilização dos testes comuns em orientação vem perdendo a credibilidade para o processo de modo geral.

Segundo Moura (2004) a Orientação Profissional possibilita a realização de uma escolha que envolve a aprendizagem de habilidades já existentes no sujeito e a capacidade de aprender a resolver problemas, possibilitando ao adolescente avaliar as informações pessoais e profissionais estamos proporcionado maneiras de resolver circunstâncias de indecisão. Tomar uma decisão não é simplesmente decidir, mas sim efetuar uma escolha advinda de um processo realizado por comportamentos prévios.

Em virtude disso o projeto de Orientação Profissional-Vocacional possibilitou informações aos participantes para que refletisse acerca das suas características personais, das oportunidades para averiguar o seu perfil, da constatação do mercado de trabalho, o incentivo a pesquisar sobre profissões de seu interesse, e também foi proporcionado um campo de treinamento para os alunos do curso de psicologia.

(4)

METODOLOGIA:

O projeto extensionista Orientação Profissional-Vocacional é realizado na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. A equipe de trabalho foi composta pela coordenação do projeto – um professor e por sete acadêmicos do terceiro ano do curso de psicologia – que ficaram responsáveis por participar efetivamente de todas as atividades propostas, sob a orientação do coordenador. O grupo extensionista realiza dois encontros semanais: um deles foi destinado à reunião do coordenador juntamente com os alunos extensionistas, para que estes programem os instrumentos, planejem e discutam a respeito do desenvolvimento das atividades que foram utilizados nos encontros com os adolescentes, e para que possam analisar os resultados dos materiais utilizados na Orientação Profissional; o outro encontro é destinado para a execução das atividades com o grupo que foi submetido à orientação profissional – os adolescentes.

Para a formação do público alvo, os acadêmicos extensionistas divulgaram o projeto em algumas escolas do município que ofertam o ensino médio – privadas e públicas. As inscrições para a participação do projeto realizaram-se via internet e possuía um caráter livre e não-obrigatório.

Para a execução do projeto foram previstos e realizados sete encontros, utilizando-se a metodologia de Orientação Profissional da autora Cynthia Borges de Moura (2004) sob o Enfoque da Análise do Comportamento. Nos encontros foram realizadas dinâmicas que possibilitavam uma maior integração grupal levando-os a refletir sobre: mercado de trabalho, conhecimento aprofundado das diferentes profissões, oportunidade de fazer uma escolha coerente e aprofundar o autoconhecimento.

No primeiro encontro foi realizada a acolhida dos participantes do grupo e a familiarização destes com a equipe executora e o coordenador do projeto. Foram realizadas atividades que tinham o objetivo de apresentar a proposta da Orientação Profissional-Vocacional e ouvir as demandas do grupo com relação ao projeto. Para isso solicitou-se aos participantes o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e a autorização dos responsáveis. No segundo encontro foram realizadas atividades com o fim de propiciar ao indivíduo

(5)

um aprofundamento do conhecimento de si. Neste dia, foram aplicados dois testes psicológicos, o primeiro visava aferir a maturidade do indivíduo para a escolha profissional – no início da orientação profissional – e o segundo avaliava as capacidades intelectuais nas diferentes áreas de conhecimento. Neste encontro foi solicitada para os adolescentes uma pesquisa em sites de universidades sobre as profissões de interesse de cada um.

No terceiro encontro, foram realizadas atividades com a finalidade de abranger o conhecimento dos participantes sobre o conceito de trabalho e os aspectos sociais e pessoais que sustentam os processos decisórios da escolha profissional. Neste mesmo dia, foram aplicados testes psicológicos que permitem verificar características da personalidade de cada indivíduo e a primeira parte do teste que verifica o grau de interesse das diversas áreas profissionais, sendo que este, devido ao seu longo período de aplicação/execução, foi dividido em duas partes – primeira parte no terceiro encontro e segunda parte no quinto encontro. Também houve uma conversa sobre as pesquisas solicitadas.

No quarto encontro as atividades estavam voltadas para uma ampliação do conhecimento de si e discussão com o grupo extensionista acerca das diferentes profissões, envolvendo questões subjetivas, objetivas, perceptivas e situações que envolvessem dinâmicas reais para a promoção de discussão. Neste encontro foram aplicados testes psicológicos que permitem a verificação do nível de atenção concentrada e a afinidade que o sujeito apresenta as diferentes áreas de conhecimento como, por exemplo, área de humanas, biológicas, exatas, sociais, artística, entre outros. Para um melhor conhecimento das profissões desejadas foi requerido aos participantes que realizassem uma entrevista com o profissional da área de interesse.

No quinto encontro foram realizadas atividades que promoveram a discussão das profissões futuras que cada adolescente almejava para si, a partir desse pressuposto as discussões eram conduzidas pelos acadêmicos extensionistas sendo que foram realizadas, na disposição de um círculo, para que todos pudessem contribuir com algo: informações, experiências de vida, angústia, projetos futuros. Assim, todos puderam contribuir de alguma maneira com o outro. No mesmo, foi aplicada a segunda parte do teste realizado no terceiro encontro.

No sexto encontro, foram realizadas atividades que levaram os participantes a um melhor critério de decisão e a uma definição de metas pessoais e profissionais,

(6)

proporcionando assim a capacidade de projetar-se para o futuro. Foi aplicado novamente o teste psicológico para aferir a escala de maturidade para a escolha profissional dos indivíduos após a orientação profissional, com a finalidade de comparar este resultado com o obtido na primeira aplicação do mesmo – segundo encontro. As entrevistas requeridas no quarto encontro não puderam ser realizadas, porém os adolescentes mostraram interesse em buscar entrevistas com profissionais na internet, tendo também grande relevância para estes.

No último encontro foram feitas discussões acerca do desenvolvimento do projeto e o crescimento que os participantes tiveram ao longo do processo.

CONCLUSÃO:

A experiência da realização dos encontros de orientação profissional com os adolescentes foi de grande relevância. A execução, manutenção e fomentação deste trabalho, se fizeram de suma importância para todos os envolvidos, pois possibilitou aos graduandos de Psicologia a oportunidade de entrar em contato com a futura prática profissional, a partir do suporte da teoria e orientação docente – que forneceram uma melhor preparação e segurança para o planejamento, reflexão e execução do trabalho com a comunidade. O projeto também contribuiu com a participação do saber acadêmico na comunidade, servindo de auxílio aos estudantes de ensino médio na escolha profissional uma vez que o trabalho se encontrou pautado por pilares referentes ao autoconhecimento, conhecimento da realidade profissional e levantamento de habilidades e a integração destes pressupostos para uma melhor reflexão e futura decisão com a profissão desejada. A vivência do projeto pelos adolescentes também deve ser ressaltada, pois a colaboração destes representa a essência fundamental para o bom desenvolvimento das atividades. Percebeu-se que a participação do grupo beneficiado aconteceu de forma ativa, interessada e satisfatória em todos os encontros realizados, refletindo, dessa maneira, o real interesse em alcançar o objetivo proposto no início do programa de orientação profissional. Pôde-se perceber a evolução que cada indivíduo obteve durante o desenvolvimento do projeto, ou seja, o amadurecimento pessoal, grupal e consciente de si e das profissões.

(7)

Os encontros já foram concluídos, e já se fez a devolutiva dos resultados. No total foram sete encontros, nos quais se contatou que os objetivos em relação aos adolescentes que participaram foram alcançados, pois entre os envolvidos na orientação houve poucas desistências e poucas faltas, as quais foram repostas.

Acredita-se que com a orientação profissional as dúvidas foram sanadas e as atividades contribuíram com esses adolescentes tanto no seu crescimento pessoal quanto na sua carreira profissional, pois com esse espaço de diálogos oferecidos pelo projeto tornou-se mais fácil o preparo para o vestibular. Ainda, se pôde perceber que todos os integrantes do grupo ao término dos encontros já tinham uma visão mais concreta e realista sobre qual carreira pretendem seguir.

O projeto de Orientação Profissional-Vocacional concluiu sua parte prática, porém o mesmo continua em andamento através de pesquisas e análise de dados.

(8)

REFERÊNCIA:

MOURA, C. B. Orientação Profissional sob o enfoque da análise do comportamento. Campinas, SP: Alínea, 2004.

Referências

Documentos relacionados

autoavaliação da melhoria do processo de organização da escola, no desenvolvimento curricular, na formação contínua e na educação inclusiva B1.M1) Assegurar a compilação

Assim sendo, cabe apresentar um exemplo a experiência relatada por Dell‟Isola (2007) que propôs a retextualização de uma notícia para uma tirinha a alunos de 7ª e 8ª séries

O direito ao desencarcera- mento do acusado preso cautelarmente, caso não seja julgado no prazo razoável: análise dos critérios utilizados para aferição do excesso de prazo da

Este artigo tem como objetivo mostrar os princípios básicos de proteção radiológica no radiodiagnóstico para pacientes e, em indivíduos ocupacionalmente expostos

9º O cadastro de clientes é um dos elementos chave da política Conheça Seu Cliente (KYC) e, portanto, processo fundamental para a prevenção e o combate à

1. A apresentação dos pedidos de pagamento efectua-se através de formulário electrónico disponível no sítio da Internet do IFAP, I. P., em www.ifap.pt, os quais

Pelo presente, solicito inscrição como candidato (a) a seleção para Bolsa de Extensão Universitária, conforme Edital nº 003./2013 da Pró-Reitoria de Extensão e