• Nenhum resultado encontrado

Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis do Exercício Findo em 31 de dezembro de 2019.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis do Exercício Findo em 31 de dezembro de 2019."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIMED DE PARANAVAÍ COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO CNPJ 81.076.069/0001-09 – RUA ANTÔNIO FELIPPE, 1515

NIRE 414.0000175-0 – Registro ANS 320862 Paranavaí - Paraná

Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis do Exercício Findo em 31 de dezembro de 2019.

NOTA 1 CONTEXTO OPERACIONAL

A Unimed de Paranavaí é uma sociedade de pessoas, de natureza civil, tendo como objetivo social à congregação dos seus sócios para o exercício de suas atividades econômicas, sem o objetivo de lucro. A entidade é regida pela Lei n° 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que regulamenta o sistema cooperativista no País. A sociedade conta com 190 médicos associados, 1 Hospital com Serviço de Remoção Terrestre, composto por 02 (duas) ambulâncias UTI móvel e SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) com 1 ambulância simples, serviço de Medicina Preventiva, 1 Ambulatório denominado Unicentro – Centro de Especialidades, 1 Centro de Oncologia, 1 Ambulatório em Terra Rica, 1 Ambulatório em Loanda, serviços credenciados (Hospitais, Laboratórios e Clínicas), além de participar da rede de atendimento do Sistema Unimed Nacional. Sua área de ação abrange os municípios de Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Izabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antonio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara, Terra Rica, e Paranavaí, onde está localizada sua sede administrativa.

NOTA 2 PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A cooperativa atua na operação de planos de saúde, firmando, em nome dos associados, contratos de prestação de serviços com pessoas físicas e jurídicas, nas modalidades de Preço Preestabelecido e Preço Pós-Estabelecido atendidos pelos médicos associados, rede própria, rede credenciada e no intercâmbio com as demais Unimeds em nível Estadual e Nacional. Possui registro de seus produtos na ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, sob número 320862.

A cooperativa desenvolve atividades hospitalares próprias disponibilizando aos beneficiários de planos de assistência à saúde e à comunidade em geral para atendimento particular um Pronto Atendimento 24 horas, instalações Hospitalares com um total de 27 leitos para internação, Centro Cirúrgico composto por 3 salas e 4 leitos na Unidade de Atendimento Semi-Intensivo, dispõem de um Centro de Oncologia, um UNICENTRO - Ambulatório de consultas eletivas nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Ginecologia e Obstetrícia; de um ambulatório de consultas eletivas em Terra Rica; de um ambulatório de consultas eletivas em Loanda; além de serviços de Remoção Terrestre e Serviço de Atendimento Domiciliar.

NOTA 3 APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

As demonstrações contábeis foram elaboradas e estão sendo apresentadas de acordo com as novas práticas contábeis adotadas no Brasil com atendimento da lei n° 11.638/07 e lei n°. 11.941/09 que alteraram a lei n° 6.404/76, pela NBC T 10.21 e pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis e aprovados pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade em consonância com a lei nº 5.764/71 das Sociedades Cooperativas e normas contábeis complementares da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

(2)

As demonstrações contábeis do exercício findo em 31 de dezembro de 2019 estão sendo apresentadas em conjunto com as correspondentes de 2018, de forma a permitir sua comparabilidade.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa está sendo atendida, mediante sua preparação pelo método direto, apresentando a reconciliação do Lucro Líquido com o Caixa Líquido obtido das atividades operacionais contendo os mesmos ajustes do parágrafo anterior.

NOTA 4 PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS 4.1 Regime de Escrituração

A cooperativa adota o regime de competência para registro de suas operações. A aplicação desse regime implica no reconhecimento das receitas, custos e despesas quando ganhas ou incorridas, independentemente de seu efetivo recebimento ou pagamento.

4.2 Apuração das Sobras

O resultado das operações é apurado segundo as práticas estabelecidas pela regulamentação da ANS, a saber:

4.2.1 As receitas de mensalidades oriundas de contratos em pré-pagamento são apropriadas ao resultado considerando-se o período de cobertura do risco;

4.2.2 As despesas com assistência de plano de saúde são reconhecidas na data do conhecimento das contas médicas quando de sua apresentação, para reembolso aos beneficiários ou pagamento aos cooperados e prestadores;

4.2.3 As demais receitas e despesas operacionais são reconhecidas pelo regime de competência de exercício;

4.2.4 Por norma do Agente Regulador as operações de intercâmbio realizada pelos cooperados e demais prestadores e rede credenciada, para atendimento de beneficiário de outras operadoras Unimeds em caráter eventual, estão reconhecidas no resultado apenas pela taxa de administração cobrada e eventuais variações decorrente de diferenças de tabela.

4.2.5 Com a edição da RN 430/2017 as operações de compartilhamento comentadas no item 4.2.4 quando definidas como habituais, são reconhecidas: As receitas como de contraprestação em contratos de pós pagamento; Os custos referentes aos eventos realizados são reconhecidos como redutores da própria receita no grupo 3117 do plano de contas setorial instituído pela ANS.

4.3 Aplicações Financeiras Garantidoras das Provisões Técnicas

Referem-se a aplicações em fundos de investimentos privados lastreados exclusivamente por títulos públicos, para garantia da Provisão de Eventos Ocorridos e não Avisados, Provisão de Eventos a Liquidar para o SUS e Provisão de Eventos e Sinistros a Liquidar. A aplicação está demonstrada ao custo, acrescidos dos rendimentos até a data do balanço e não superam o valor de mercado.

4.4 Aplicações de Livres

As aplicações de liquidez imediata em RDC/CDB cuja mudança de valor pode ser considerada irrelevante, estão demonstradas ao custo, acrescidos dos rendimentos apropriados até a data do balanço.

4.5 Créditos de Operações com Planos de Assistência à Saúde

Os créditos a receber com operações de plano de assistência à saúde referem-se às mensalidades e coparticipações previstas nos contratos individuais ou familiares e dos contratos com pessoas jurídicas, são reconhecidos pelo valor nominal.

4.6 Créditos de Operação Assistencial à Saúde não Relacionados com Planos Estão apresentados pelo valor nominal e demonstram os créditos a receber por serviços prestados pelos cooperados e demais prestadores bem como dos serviços prestados através dos recursos próprios da sociedade.

(3)

4.7 Provisão para Perdas sobre Créditos

Em relação aos créditos descritos nas notas 4.5 e 4.6 foram constituídas provisões sobre a totalidade dos créditos contratuais de planos individuais que apresentaram parcelas vencidas a mais de 60 dias e de 90 dias para os demais contratos ou créditos.

4.8 Créditos Tributários e Previdenciários

As receitas operacionais da sociedade estão sujeitas à retenção na fonte pagadora de impostos e contribuições federais e municipais como antecipação dos valores devidos na apuração mensal ou anual. Também são computados nas demonstrações os impostos retidos sobre os rendimentos de aplicações financeiras. Referidos créditos enquanto não compensados ou restituídos são mantidos como a recuperar e são demonstrados ao custo dos valores retidos.

4.9 Estoques

Os estoques de medicamentos, materiais cirúrgicos, hospitalares e de almoxarifado, estão avaliados pelo preço médio de aquisição e não superam os valores de mercado.

4.10 Investimentos

Os investimentos em outras sociedades são avaliados pelo custo de aquisição e não superam o valor de mercado.

4.11 Ativo Imobilizado

Os bens do ativo imobilizado, hospitalares e não hospitalares estão demonstrados pelo valor de custo de aquisição ou construção. As depreciações são calculadas pelo método linear a taxas que levam em consideração a estimativa de vida útil.

4.12 Ativo Intangível

Registrado ao custo de aquisição. Segundo as estimativas, as amortizações são calculadas pelo método linear aos prazos em que os benefícios serão consumidos.

4.13 Avaliação do valor recuperável dos ativos

A Cooperativa através de sua análise anual, não identificou no exercício, indícios de ativos não recuperáveis. No que se refere ao ativo imobilizado, destaca-se que foi realizado laudo técnico e com base neste está sendo definido as taxas de depreciação, bem como, o valor recuperável do bem.

4.14 Provisões técnicas de operações de assistência à saúde 4.14.1 Provisão de Premio/Contraprestação não Ganha

Foi constituída com base nas práticas comentadas na nota 4.2.1 e referem-se aos valores de receitas do período do risco contratual e serão apropriadas ao resultado em períodos subsequentes.

4.14.2 Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar para o SUS

Apurada segundo as notificações recebidas da ANS e monitorada segundo extrato para a data do balanço em aderência às normas regulamentares.

4.14.3 Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar Serviços Assistenciais

Referem-se às obrigações conhecidas, com cooperados e demais prestadores e credenciados de despesas assistenciais de planos de saúde.

4.14.4 Provisão de Eventos Ocorridos e não Avisados - PEONA

Foi estimada de acordo com as regras previstas na IN-209/2009 da ANS para garantia de operações contratuais de assistência à saúde.

4.15 Passivos contingentes

Passivos contingentes: são provisionados quando as perdas forem avaliadas como prováveis e os montantes envolvidos forem mensuráveis com suficiente segurança, distinguindo-se de passivos originados de obrigações legais, e é provável que uma saída

(4)

de benefícios econômicos será requerida para liquidar uma obrigação. Os passivos contingentes avaliados como perdas possíveis são apenas divulgados em nota explicativa e os passivos contingentes avaliados como perdas remotas não são provisionados nem divulgados.

Obrigações legais: são registradas como exigíveis independentes da avaliação sobre as probabilidades de êxito, de processos em que a Cooperativa questionou a inconstitucionalidade e a legalidade de tributos e obrigações definidas em contrato.

Na constituição das provisões, a Administração leva em conta a opinião dos assessores jurídicos, a natureza das ações, à similaridade com processos anteriores, a complexidade e o posicionamento dos Tribunais, sempre que a perda for avaliada como provável.

4.16 Informações por Segmento

Em função da concentração de suas atividades na atividade de planos de saúde, a cooperativa está organizada em uma única unidade de negócio, sendo que as operações não são controladas e gerenciadas pela administração como segmentos independentes, sendo os resultados contábeis da cooperativa acompanhados, monitorados e avaliados de forma integrada.

4.17 Reserva de Assistência Técnica Educacional e Social - FATES

Os gastos com auxilio educação, treinamento, assistência médica e cursos dos funcionários e cooperados foram registrados em contas de despesas e dispêndios, sendo o montante integral de R$ 345.165,06 – 2019 (R$ 330.218,25 – 2018) revertidos do FATES para sobras apuradas no exercício.

4.18 Créditos em Programa/Fundo para Custeio Assistenciais

A Operadora possui contrato junto a Unimed do Estado do Paraná – Federação Estadual das Cooperativas Médicas, inscrita no CNPJ sob o nº 78.339.439/0001-30 visando assegurar fundos para garantia de custeio de despesas assistenciais (nota 5.2.3). No exercício a Operadora movimentou o fundo com os seguintes valores:

 Reembolsos recebidos no exercício 1.129.485,39  Saldo da Operadora na data do balanço 777.449,12  Saldo Total do Fundo na Gestora na data do Balanço 8.767.034,69

4.19 Estimativas Contábeis

As demonstrações contábeis incluem estimativas e premissas, como a mensuração de provisões para perdas sobre créditos, provisões técnicas, estimativas do valor justo de determinados ativos e passivos, provisões para passivos contingentes, estimativas da vida útil de determinados ativos e outras similares. Os resultados efetivos podem ser diferentes dessas estimativas e premissas.

NOTA 5 CONTAS RELEVANTES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 5.1 Aplicações Financeiras

2019 2018

5.1.1-Aplicações Garantidoras das Provisões Técnicas

Uniprime Norte do Paraná – BNP Paribas 7.578.384,95 7.233.636,59

Caixa Econômica Federal* 94.714,13 90.439,22

Sicredi – Soberano Saúde – FI RF LP ANS 2.114.571,41 2.010.064,49

XP Investimentos 218.172,00 207.789,31

BTG Pactual 311.292,29 200.012,10

(5)

5.1.2 - Aplicações Livres 2019 2018 Uniprime Norte do Paraná 1.897.701,78 3.513.168,13 Uniprime Norte do Paraná FAC 3.465.872,18 2.346.456,90

Banco do Brasil 396.671,63 69.268,25

Caixa Econômica Federal 6.774,13 19.024,99

XP Investimentos 1.146.612,87 1.072.560,09

Soma 6.913.632,59 7.020.478,36

Total de aplicações 17.230.767,37 16.672.420,07

5.2 CRÉDITOS DE OPERAÇÕES COM PLANOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Créditos de Operações com Assistência à Saúde 2019 2018

5.2.1 -Contraprestações a receber – Pessoas Físicas 2.022.796,87 2.376.679,76 Contraprestações a receber – Pessoas Jurídicas 623.847,02 558.429,60 Participação dos Beneficiários 1.351.437,34 1.412.293,16 5.2.2 - Contraprestação Corresponsabilidade Assumida 1.168.781,78 0,00 5.2.3 - Crédito Fundo Garantidor Custeio Desp. Assistenciais 777.449,12 0,00

5.2.4 - Outros Créditos a receber 228.610,61 213.650,68

5.2.5 - ( - ) Provisão para Perdas sobre Créditos (1.172.233,24) (1.643.896,17)

Total 5.000.689,50 2.917.157,03

5.3 BENS E TÍTULOS A RECEBER

BENS E TÍTULOS A RECEBER 2019 2018

Estoque 623.023,28 471.436,62

Cheques de Terceiros 68.909,54 39.790,12

Outros Créditos A Receber 334.863,29 1.237.872,85 Total 1.026.796,11 1.749.099,59

5.4 INVESTIMENTOS

PARTICIPAÇÕES 2019 2018

Federação do Estado do Paraná 1.436.483,64 1.249.347,19

Unimed Participações 142.634,63 142.634,63

Central Nacional Unimed 56.587,44 56.587,44

Uniprime Norte do Paraná 159.766,13 63.965,98

Sicredi Nova Londrina 16.321,25 15.245,06

Sicredi Maringá 13.448,75 9.831,14

AFAC Unimed Participações 942,95 942,95

Sociedade Compartilhada 62.719,00 2.213,00

(6)

5.5 IMOBILIZADO

Contas Contábeis Taxa depr

2019 2018 Custo Depreciação Acumulada Valor Contábil Valor Contábil 5.5.1 - HOSPITALARES Terrenos 0% 1.100.000,00 0,00 2.449.855,56 1.349.855,56 Edificações 1,67% 22.871,17 32.212,65 1.747.596,97 1.756.938,45 Maquinas Equipamentos 6,67% 141.833,69 86.071,53 486.080,24 430.318,08 Equipamentos Informática 20% 22.404,72 25.285,07 93.054,74 95.935,09 Móveis e Utensílios 10% 83.976,19 56.500,36 415.237,91 387.762,08 Veículos 6,67% 0,00 9.158,32 8.494,44 17.652,76 Imobilizado em Curso 317.334,41 0,00 340.205,58 22.871,17 Soma 5.540.525,44 4.061.333,19 5.5.2 - NÃO HOSPITALARES Terrenos 0% 0,00 0,00 0,00 0,00 Edificações 1,67% 0,00 0,00 0,00 0,00 Maquinas Equipamentos 10% 0,00 28.899,00 148.694,87 177.593,87 Equipamentos de Informática 20% 2.504,59 24.159,04 92.887,79 114.542,24 Móveis e Utensílios 10% 7.107,51 22.142,65 179.996,13 195.031,27 Veículos 10% 170.000,00 40.554,33 194.514,35 65.068,68

Benfeitorias Imóveis de Terceiros 20% 0,00 72.847,44 262.295,00 335.142,44

Imobilizações em Curso 40.747,40 40.747,40 0,0

Soma 919.135,54 887.378,50

Total 6.459.660,98 4.948.711,69

5.6 Quadro resumo de movimentações

5.7 INTANGÍVEL

Custo Amortização Valor Líquido

Acumulada 2019 2018

Software 210.206,44 (204.717,69) 5.488,75 16.865,56

Total 210.206,44 (204.717,69) 5.488,75 16.865,,56

31.12.2018 31.12.2019

LÍQUIDO Compras Transf. Anual Transf. Baixas LÍQUIDO

Hospitalares 4.061.333,19 1.638.930,89 53.842,95 (4.353,66) (206.110,84) (5.094,00) 1.976,91 5.540.525,44

Terrenos 1.349.855,56 1.100.000,00 - - - - - 2.449.855,56 Edi fi ca ções 1.756.938,45 22.871,17 - - (32.212,65) - - 1.747.596,97 Má qs e Equi ptos 430.318,08 132.908,00 8.925,69 - (85.400,40) (671,13) - 486.080,24 Equi ptos de Proces . de Da dos 95.935,09 8.683,89 16.783,91 (3.063,08) (23.565,31) (3.312,58) 1.592,82 93.054,74 Móvei s e Utens íl i os 387.762,08 57.133,42 28.133,35 (1.290,58) (55.774,16) (1.110,29) 384,09 415.237,91 Veícul os 17.652,76 - - - (9.158,32) - - 8.494,44 Imobi l i za do em Curs o - Hos pi tal a r 22.871,17 317.334,41 - - - - - 340.205,58

Não Hospitalares 887.378,50 280.926,31 (53.297,79) (7.269,02) (194.737,22) 1.723,87 4.410,89 919.135,54

Má qs e Equi ptos 177.593,87 3.072,00 (3.072,00) - (28.918,20) 19,20 - 148.694,87 Equi ptos de Proces . de Da dos 114.542,24 24.087,24 (16.528,75) (5.053,90) (30.212,46) 3.378,34 2.675,08 92.887,79 Móvei s e Utens íl i os 195.031,27 43.019,67 (33.697,04) (2.215,12) (22.204,79) (1.673,67) 1.735,81 179.996,13 Veícul os 65.068,68 170.000,00 - - (40.554,33) - - 194.514,35 Imobi l i za do em Curs o - Hos pi tal a r - 40.747,40 - - - - - 40.747,40 Benfei tori a Imóvei s de Tercei ros 335.142,44 - - - (72.847,44) - - 262.295,00

T O T A I S 4.948.711,69 1.919.857,20 545,16 (11.622,68) (400.848,06) (3.370,13) 6.387,80 6.459.660,98 Baixas

(7)

5.8 PROVISÕES TÉCNICAS

PROVISÕES TÉCNICAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE 2019 2018

5.8.1 - Provisão de Contraprestação Não Ganha – PCNG 865.359,79 722.811,89

5.8.2 - Provisão de Eventos a Liquidar para o SUS 508.970,34 507.022,61

5.8.3.- Provisão de Eventos a Liquidar para Outros Prestadores 2.046.331,14 3.388.422,56

5.8.4 – Provisão Eventos Ocorridos e não Avisados - PEONA 6.842.907,63 6.227.950,21

5.8.5 - Provisão Eventos a Liquidar Outros Prestadores 658.380,80 0,00

Total 10.921.949,70 10.846.207,27

Adicionalmente às provisões técnicas constituídas contabilmente e sujeitas a garantias econômica financeiras, a Operadora deve apresentar Patrimônio Mínimo Ajustado no valor de R$ 256.661,92 e Margem de Solvência superior a R$ 11.987.661,35 e são apuradas segundo metodologia regulada em atos normativos da ANS. Na data do balanço o PMA é de R$ 17.297.691,48 e a Margem de Solvência apurada é de R$ 15.153.682,53. A Margem de Solvência é calculada para demonstrar apenas e tão somente um índice econômico-financeiro, cujo índice não afeta o resultado ou o patrimônio líquido da Operadora.

5.9 DÉBITOS DE OPERAÇÕES DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE

2019 2018

5.9.1 - Contraprestações Recebidas Antecipadamente 729.461,54 575.149,84 De contratos com Pessoas Físicas 573.376,10 463.697,68 De contratos com Pessoas Jurídicas 156.085,44 111.452,16 5.9.2 - Operadoras Planos Assistenciais 3.838,81 0,00 5.9.3 -Outros Débitos Operacionais Planos Assistenciais 309.267,47 0,00 Total 1.042.567,82 576.242,57 5.9.1 - Refere-se a parcelas recebidas antes da data de início do risco contratual e terá sua contrapartida em contraprestações a receber nota 5.2.

5.10 TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES A RECOLHER

TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES A RECOLHER 2019 2018

Tributos e Contribuições 486.177,57 606.631,47 Retenções de Impostos e Contribuições 865.026,80 754.536,76 Total 1.351.204,37 1.361.168,23

5.11 DÉBITOS DIVERSOS

DESCRIÇÃO 2019 2018

Obrigações com Pessoal 1.427.146,18 1.268.724,38

Fornecedores 1.319.583,22 1.226.109,91

Depósitos de Beneficiários e Terceiros 76.371,16 46.377,36 Outras Débitos a Pagar ( 1 ) 358.584,55 366.508,22 Total 3.181.685,11 2.907.719,87 ( 1 ) Do total, R$ 345.165,06 (R$ 366.508,22 em 31.12.2018) refere-se a juros sobre o capital dos Cooperados a ser submetido à Assembleia Geral para incorporação ao capital social após retenção do IRRF.

5.12 PROVISÕES PARA AÇÕES JUDICIAIS

PROVISÕES 2019 2018

Provisão para contingências cíveis 408.335,91 333.934,91 Total 408.335,91 333.934,91

(8)

5.12.1 Contingências Cíveis e Trabalhistas:

Número de Ações

Tipo de

Ação Tipo da Ação Julgamento

Valor Requerido

6 Cível Danos Morais Provável 100.730,00

10 Cível Obrigação de Fazer Provável 246.601,00

1 Fiscal Ressarcimento ao SUS Provável 63.004,91

21 Cível Obrigação de Fazer Possível 759.138,12

19 Cível Danos Morais Possível 1.179.686,54

6 Trabalhista Verbas Trabalhistas Possível 612.120,22

2 Cível Ação Cobrança Possível 59.479,14

7 Fiscal Restituição de Valores Possível 121.646,32

Para as ações julgadas como de provável perda segundo relatório da Assessoria Jurídica a Administração da Operadora reconheceu provisão integral no passivo não circulante.

5.13 EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

Contrato nº 2018900369 firmado junto a UNIPRIME Norte do Paraná Cooperativa de Crédito Ltda. no valor R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) tem vencimento final para 25.01.2022 sobre o qual incidem juros de 8,7311% ao ano acrescido da variação de 100% do CDI.

NOTA 6 CAPITAL SOCIAL

O Capital Social está dividido entre 190 (180 em 31.12.2018) cooperados e representado por quotas parte no valor de R$ 1,00 (um real). O total do capital social em 31.12.2019 é de R$ 3.484.358,89 (R$ 3.054.235,13 em 31.12.2018)

NOTA 7 DESTINAÇÃO DAS SOBRAS

A destinação das sobras do exercício, conforme o Estatuto Social é de 10% para o Fundo de Reserva e de 5% para o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social–FATES. NOTA 8 JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO

No exercício foram calculados juros sobre o capital próprio em 10% ao ano no valor de R$ 345.165,06 que serão levados para deliberação dos cooperados e incorporados ao capital social após a dedução dos impostos incidentes.

NOTA 9 PROVISÃO DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

São apurados considerando a segregação dos custos e despesas de atos cooperativos e não cooperativos, conforme apresentado na demonstração de sobras do exercício ajustados pelas adições e exclusões de despesas indedutíveis e receitas não tributáveis conforme definido na legislação tributária. Para determinadas receitas, custos e despesas indiretas é aplicado o critério de arbitramento conforme determinado pela legislação tributária adotado para as sociedades cooperativas.

NOTA 10 DESPESAS ADMINISTRATIVAS

DESCRIÇÃO 2019 2018

Despesas com pessoal próprio 5.800.834,25 5.462.092,20 Despesas com serviços de terceiros 1.177.447,56 916.435,46 Despesas com localização e funcionamento 1.306.846,68 1.233.471,96 Despesas com publicidade e propaganda 91.349,77 85.600,13

Despesas com tributos 118.082,83 99.577,05

Despesas administrativas diversas 44.804,09 117.841,01

(9)

NOTA 11 BENEFÍCIOS A EMPREGADOS

BENEFÍCIOS 2019 2018

Programa de Alimentação ao Trabalhador 929.844,97 858.609,11

Seguro de Vida 10.711,25 5.916,43

Cursos e Treinamentos 110.112,46 73.655,20

Auxílio Creche 6.689,60 18.746,40

Uniformes 30.403,25 9.534,34

Total 1.087.761,53 966.479,99

NOTA 12 COBERTURA DE SEGUROS

A Entidade adota uma política de seguros que considera, principalmente, a concentração de riscos e sua relevância, contratados por montantes considerados suficientes pela Administração, levando-se em consideração a natureza de suas atividades e a orientação de seus consultores de seguros.

NOTA 13 EVENTOS SUBSEQÚENTES

Não ocorreram eventos entre a data de encerramento do exercício social e de elaboração das demonstrações contábeis aprovadas em 05.03.2020, que pudessem afetar as informações divulgadas, bem como a análise econômica e financeira.

NOTA 14 EVENTOS MÉDICOS-HOSPITALARES

Cobertura Assistencial com Preço Pré Estabelecido - Carteira de Planos Individuais/Familiares antes da Lei - 01

Eventos Indenizáveis Consulta Médica Exames Terapias Internações Outros Atendimentos Demais Despesas Total Rede Própria R$ 267.689,64 R$ 174.624,87 R$ 4.911,97 R$ 89.553,45 R$ 19.277,58 R$ 773.969,70 R$ 1.330.027,21 Rede Contratada R$ 6.060,02 R$ 324.946,93 R$ 25,30 R$ 72.439,61 R$ 58.939,43R$ 109.592,69 R$ 572.003,98

Reembolso R$ 0,00

Intercâmbio Eventual R$ 129.415,22 R$ 301.240,63 R$ 16.453,06 -R$ 705.097,43 R$ 13.386,44 R$ 284.784,54 R$ 40.182,46

Total Eventos (Conta 411X1101) R$ 403.164,88 R$ 800.812,43 R$ 21.390,33 -R$ 543.104,37 R$ 91.603,45 R$ 1.168.346,93 R$ 1.942.213,65 Corresponsabilidade Cedida (Conta 31171101) R$ 158.778,28 R$ 253.602,51 R$ 19.959,38 R$ 1.499.233,42 R$ 26.849,15 R$ 115.911,34 R$ 2.074.334,08

Cobertura Assistencial com Preço Pré Estabelecido - Carteira de Planos Individuais/Familiares pós Lei - 02

Eventos Indenizáveis Consulta Médica Exames Terapias Internações Outros Atendimentos Demais Despesas Total Rede Própria R$ 1.419.566,64 R$ 893.356,29 R$ 121.306,49 R$ 1.074.034,39 R$ 100.275,87 R$ 5.418.470,61 R$ 9.027.010,29 Rede Contratada R$ 41.965,76 R$ 2.213.959,41 R$ 1.068,99 R$ 1.092.955,78 R$ 213.330,45 R$ 1.135.404,03 R$ 4.698.684,42

Reembolso R$ 0,00

Intercâmbio Eventual R$ 484.166,82 R$ 1.426.817,62 R$ 353.880,94 -R$ 1.556.238,67 R$ 89.128,56 R$ 1.586.739,77 R$ 2.384.495,04

Total Eventos (Conta 411X1102) R$ 1.945.699,22 R$ 4.534.133,32 R$ 476.256,42 R$ 610.751,50 R$ 402.734,88 R$ 8.140.614,41 R$ 16.110.189,75 Corresponsabilidade Cedida (Conta 31171102) R$ 561.989,78 R$ 1.010.061,13 R$ 133.009,70 R$ 8.809.290,21 R$ 92.002,08 R$ 951.941,77 R$ 11.558.294,67

Cobertura Assistencial com Preço Pré Estabelecido - Planos Coletivos por Adesão Pós Lei - 04

Eventos Indenizáveis Consulta Médica Exames Terapias Internações Outros Atendimentos Demais Despesas Total Rede Própria R$ 1.165.357,58 R$ 836.486,21 R$ 28.950,17 R$ 889.729,01 R$ 69.275,64 R$ 4.184.120,90 R$ 7.173.919,51 Rede Contratada R$ 26.192,91 R$ 1.860.243,37 R$ 821,35 R$ 673.562,73 R$ 206.200,98 R$ 734.845,41 R$ 3.501.866,75

Reembolso R$ 0,00

Intercâmbio Eventual 424.036,01 R$ 1.348.757,94 R$ 595.753,19 -R$ 3.962.016,94 R$ 41.083,68 R$ 1.115.205,37 -R$ 437.180,75

Total Eventos (Conta 411X1104) R$ 1.615.586,50 R$ 4.045.487,52 R$ 625.524,71 -R$ 2.398.725,20 R$ 316.560,30 R$ 6.034.171,68 R$ 10.238.605,51 Corresponsabilidade Cedida (Conta 31171104) R$ 525.327,35 R$ 932.298,21 R$ 430.140,71 R$ 9.324.939,39 R$ 62.453,14 R$ 1.026.339,80 R$ 12.301.498,60

Cobertura Assistencial com Preço Pré Estabelecido - Planos Coletivos Empresariais antes da Lei - 05

Eventos Indenizáveis Consulta Médica Exames Terapias Internações Outros Atendimentos Demais Despesas Total

Rede Própria R$ 13.401,42 R$ 6.237,97 R$ 3.971,49 R$ 261,27 R$ 2.058,52 R$ 25.930,67

Rede Contratada R$ 446,76 R$ 15.337,54 R$ 1.108,73 R$ 2.039,80 R$ 3.351,48 R$ 22.284,31

Reembolso R$ 0,00

Intercâmbio Eventual R$ 4.713,81 R$ 8.144,25 R$ 87.562,37 R$ 1.173,07 R$ 1.843,40 R$ 103.436,90

Total Eventos (Conta 411X1105) R$ 18.561,99 R$ 29.719,76 R$ 0,00 R$ 92.642,59 R$ 3.474,14 R$ 7.253,40 R$ 151.651,88 Corresponsabilidade Cedida (Conta 31171105) R$ 5.792,10 R$ 10.380,70 R$ 0,00 R$ 37.704,41 R$ 288,14 R$ 1.335,41 R$ 55.500,76

Cobertura Assistencial com Preço Pré Estabelecido - Planos Coletivos Empresariais pós Lei - 06

Eventos Indenizáveis Consulta Médica Exames Terapias Internações Outros Atendimentos Demais Despesas Total Rede Própria R$ 1.140.699,19 R$ 547.967,77 R$ 18.428,86 R$ 955.983,72 R$ 57.097,17 R$ 2.249.443,13 R$ 4.969.619,84 Rede Contratada R$ 20.282,77 R$ 1.510.640,85 R$ 595,10 R$ 722.070,84 R$ 94.853,72 R$ 1.044.380,41 R$ 3.392.823,69

Reembolso R$ 0,00

Intercâmbio Eventual R$ 231.881,49 R$ 657.824,89 R$ 67.161,77 -R$ 936.213,05 R$ 28.572,48 R$ 544.746,59 R$ 593.974,17

Total Eventos (Conta 411X1106) R$ 1.392.863,45 R$ 2.716.433,51 R$ 86.185,73 R$ 741.841,51 R$ 180.523,37 R$ 3.838.570,13 R$ 8.956.417,70 Corresponsabilidade Cedida (Conta 31171106) R$ 199.752,12 R$ 368.314,16 R$ 124.978,63 R$ 3.247.396,74 R$ 44.199,64 R$ 255.268,12 R$ 4.239.909,41

(10)

NOTA 15 CORRESPONSABILIDADE CEDIDA E ASSUMIDA

NOTA 16 APROVAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

As demonstrações financeiras foram aprovadas e autorizada para divulgação pelo Conselho de Administração da Cooperativa em 05 de março de 2020.

Paranavaí (PR), 31 de dezembro de 2019.

__________________________________ _________________

MARIA ANGELICA AYRES DE ALENCAR ARRAIS ARLETE BARTH ALVES

PRESIDENTE CONTADORA

CPF 519.050.439-53 CRC 060.475/O-0 PR

CONTRAPRESTAÇÕES DE CORRESPONSABILIDADE CEDIDA DE ASSISTÊNCIA MÉDICO -HOSPITALAR (GRUPO 31171)

2018 2019 2018 2019

1- Cobertura Assistencial com Preço Preestabelecido - - 22.638.864,96 30.229.537,52 1.1 - Planos Individuais/ Familiares antes da Lei 2.074.334,08 1.2 - Planos Individuais/ Familiares antes pós - Lei 22.638.864,96 11.558.294,67 1.3 - Planos Coletivos por Adesão Antes da Lei -1.4 - Planos Coletivos por Adesão depois da Lei 12.301.498,60 1.5 - Planos Coletivos Empresariais antes da Lei 55.500,76 1.6 - Planos Coletivos Empresariais depois da Lei 4.239.909,41 2- Cobertura Assistencial com Pós-estabelecido - - 70.155,96 -2.1 - Planos Individuais/ Familiares antes da Lei

2.2 - Planos Individuais/ Familiares antes pós - Lei 70.155,96 2.3 - Planos Coletivos por Adesão Antes da Lei

2.4 - Planos Coletivos por Adesão depois da Lei 2.5 - Planos Coletivos Empresariais antes da Lei 2.6 - Planos Coletivos Empresariais depois da Lei

Total - - 22.709.020,92 30.229.537,52

Informações sobre Corresponsabilidade Cedida e Corresponsabilidade Assumida em 2018

Corresponsabilidade Cedida em Preço Preestabelecido

Corresponsabilidade Cedida em Pós-Estabelecido

2018 2019 2018 2019

1 - Cobertura Assistencial com Preço Preestabelecido 39.164.586,47 37.399.078,49 - -1.1 - Planos Individuais/ Familiares antes da Lei 2.312.737,59 1.942.213,65

1.2 - Planos Individuais/ Familiares antes pós - Lei 15.299.267,06 16.110.189,75 1.3 - Planos Coletivos por Adesão Antes da Lei - -1.4 - Planos Coletivos por Adesão depois da Lei 12.510.804,63 10.238.605,51 1.5 - Planos Coletivos Empresariais antes da Lei 53.458,83 151.651,88 1.6 - Planos Coletivos Empresariais depois da Lei 8.988.318,36 8.956.417,70

2- Cobertura Assistencial com Pós-estabelecido - - 12.892.585,21

2.1 - Planos Individuais/ Familiares antes da Lei 2.2 - Planos Individuais/ Familiares antes pós - Lei 2.3 - Planos Coletivos por Adesão Antes da Lei 2.4 - Planos Coletivos por Adesão depois da Lei 2.5 - Planos Coletivos Empresariais antes da Lei

2.6 - Planos Coletivos Empresariais depois da Lei 12.892.585,21

Total 39.164.586,47 37.399.078,49 12.892.585,21 14.795.463,39 Carteira Própria Corresponsabilidade Assumida EVENTOS SINISTROS CONHECIDOS OU AVISADOS DE

ASSISTÊNCIA A SAÚDE MEDICO HOSPITALAR (grupo 411x1)

14.795.463,39

Referências

Documentos relacionados

As demonstrações contábeis da Agência São Paulo de Desenvolvimento – ADE Sampa para o exercício findo em 31 de dezembro de 2017 e suas demonstrações

Outros tópicos comuns tanto como atividades, quanto como integrantes de setores nos âmbitos de cada Campo de Atuação Profissional das Categorias e Modalidades inseridas

a) O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 48 (quarenta e oito) horas ininterruptas, iniciando-se

7. A partir desses entendimentos, a Administração Central da Universidade encaminhou as ações que seguem anexas para execução imediata, no intuito de minorar o problema

retorno será apenas os registros que foram adicionados e/ou editados após o dia 17 de maio de 2015 às 14:45:00.. Gravar

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS DO CONGLOMERADO PRUDENCIAL PARA O EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 19. O saldo das reservas de lucros não

Si no hay Servicio de Atención al Cliente de Philips en su país, diríjase a su distribuidor local Philips o póngase en contacto con el Service Department de Philips

O Balanço Orçamentário do CRP-05 demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. No que tange as receitas são apresentadas as receitas realizadas, as