• Nenhum resultado encontrado

Nome: Nº Ano: 2º Turma: Disciplina: Biologia Professor: Wanessa Data: / / Lista de exercícios exame final 2ºano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome: Nº Ano: 2º Turma: Disciplina: Biologia Professor: Wanessa Data: / / Lista de exercícios exame final 2ºano"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Lista de exercícios exame final – 2ºano

Questão 01) O ser humano tem travado batalhas constantes contra os vírus. A mais recente é contra o vírus H1N1, que causa a “gripe suína”.

A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta. a) São todos endoparasitas celulares.

b) Os antibióticos só são eficazes contra alguns tipos.

c) Todos eles possuem o DNA e o RNA como material genético. d) Atualmente existem vacinas contra todos os tipos.

e) Alguns deles possuem reprodução sexuada.

Questão 02) Sobre vírus e bactérias, assinale a alternativa INCORRETA.

a) As bactérias heterotróficas alimentam-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos.

b) O vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é considerado um retrovírus, pois contêm uma cadeia simples de RNA associada à transcriptase reversa, uma enzima que produz DNA tendo como modelo o RNA viral. c) As arqueas são seres procarióticos que diferem das bactérias por não apresentarem peptidioglicanos na

parede celular.

d) As bactérias, além do DNA cromossômico uni-filamentar, podem conter moléculas circulares adicionais de DNA denominados de plasmídios, cuja presença é essencial à vida da bactéria.

e) A maioria das bactérias vive entre as células dos tecidos e nas superfícies e cavidades dos órgãos enquanto os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.

Questão 03) Abaixo são apresentadas três informações a respeito de um parasita humano: I. tem como hospedeiro intermediário um inseto;

II. a doença causada por esse parasita é adquirida por contato com as fezes do hospedeiro intermediário; III. o parasita instala-se no músculo cardíaco, provocando insuficiência no funcionamento do coração. Os itens I, II e III têm relação com o protozoário

a) Plasmodium falciparum e com o mal de Chagas. b) Trypanosoma cruzi e com o mal de Chagas. c) Plamodium falciparum e com a malária. d) Trypanosoma cruzi e com a malária.

e) Leishmania brasiliensis e com o mal de Chagas.

Questão 04) A respeito da Doença de Chagas, assinale a alternativa correta.

a) É causada pela picada do barbeiro, que inocula as fezes contendo os parasitas sob a pele do hospedeiro. b) Os parasitas da doença são vermes pertencentes ao filo Nematoda.

c) O principal sintoma da doença é a insuficiência cardíaca decorrente da atrofia do miocárdio.

d) Não há vacina eficiente para preveni-la e a erradicação dos insetos é a melhor forma de combatê-la. e) O seu tratamento é feito por meio da administração de antibióticos potentes.

Questão 05) Peixe-boi Pirarucu Tartaruga Temperatura corporal A B C Respiração D E F

Nome: ____________________________________ Nº ______ Ano: 2º Turma: ______

Disciplina: Biologia Professor: Wanessa Data:_____ /_____ /______

(2)

2 Peixe-boi, Pirarucu e tartaruga são alguns animais amazônicos muito caçados nos últimos tempos e, por isso, têm merecido proteção maior dos biólogos e das autoridades. A respeito da respiração e da temperatura corporal desses animais, o preenchimento correto da tabela acima, de A a F, é, respectivamente:

a) Pecilotermo, Pecilotermo, Pecilotermo, Pulmonar, Branquial e Pulmonar. b) Pecilotermo, Homeotermo, Pecilotermo, Branquial, Branquial e Pulmonar. c) Homeotermo, Homeotermo, Pecilotermo, Branquial, Branquial e Pulmonar. d) Homeotermo, Pecilotermo, Pecilotermo, Pulmonar, Branquial e Pulmonar. e) Homeotermo, Pecilotermo, Homeotermo, Pulmonar, Branquial e Branquial.

Questão 06) Assinale a alternativa incorreta em relação às características dos arthropodas.

a) As lagostas possuem respiração branquial, dois pares de antenas e pertencem à classe crustacea. b) As lacraias possuem um par de patas por segmento e pertencem à classe chilopoda.

c) Os gafanhotos possuem três pares de patas, respiração traqueal e pertencem à classe insecta. d) As baratas possuem quatro pares de patas, um par de antenas e pertencem à classe arachnida. e) Os barbeiros possuem respiração traqueal, um par de antenas e pertencem à classe insecta.

Questão 07) Os animais desenvolveram, ao longo da evolução, uma série de adaptações ecológicas para resistir às variações de temperatura nas diferentes regiões do planeta. Sobre este tema, analise o que se considera a seguir.

00. Animais pecilotérmicos, como alguns lagartos, desenvolveram um mecanismo de adaptação à temperatura, que consiste em expor a cabeça ao sol a fim de esquentar o sangue e aquecer o corpo o suficiente para entrar em atividade.

01. Animais homeotérmicos respondem metabolicamente às baixas temperaturas, consumindo uma quantidade maior de alimentos ricos em carboidratos e lipídios.

02. Para tolerar temperaturas elevadas, cobras que vivem em regiões desérticas se movimentam encostando somente parte do corpo na areia quente, enquanto ratos silvestres se escondem em tocas.

03. A fim de tolerar baixas temperaturas, os ursos polares acumulam carboidratos como reserva energética para depois hibernar por até um ano, enquanto que algumas aves migram para regiões mais quentes.

04. Para diminuir a temperatura corporal, alguns animais se adaptaram evolutivamente reduzindo a pelagem e, assim, retendo menos calor; outros, aumentaram as taxas de evaporação de água.

Questão 08) No Brasil, as verminoses têm grande importância socioeconômica, estando diretamente vinculadas às condições precárias de saneamento básico e de moradia. É urgente que o governo canalize recursos financeiros para esse setor. Dentre as verminoses que ocorrem em nosso país, é correto afirmar que

01. a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contaminada por larvas encistadas, os cisticercos. 02. a esquistossomose pode ser evitada pela destruição dos criadouros de larvas dos mosquitos transmissores. 04. a lombriga, Ascaris lumbricoides, é adquirida ao andar-se descalço, visto que a larva penetra pelos pés. 08. o amarelão, causado pelo Ancylostoma, é uma doença que se pode adquirir pela picada do bicho barbeiro. 16. a teníase é uma doença causada pelo verme adulto de Taenia saginata, através da ingestão de carne

bovina contaminada com os cisticercos.

Questão 09) Dentre as verminoses mais conhecidas e as medidas preventivas empregadas em seu controle, assinale o que for correto.

01. A esquistossomose é causada pelo platelminto Schistosoma mansoni. Os ovos da fêmea são liberados junto às fezes do doente, os quais ao caírem na água eclodem, liberando o miracídio, o qual pode penetrar em um hospedeiro intermediário (caramujo) e se transformar em cercária.

02. Entre as medidas preventivas da filariose (elefantíase) estão lavar bem as mãos antes de manusear alimentos, beber água tratada e cozinhar bem os alimentos antes de ingeri-los.

04. Entre algumas características da ancilostomose (ou amarelão) estão a anemia, a diarréia e a geofagia. Em locais pobres em saneamento básico, os ovos liberados pelas fezes do doente podem chegar ao solo e eclodirem, liberando uma larva que pode penetrar em uma pessoa que esteja caminhando no local contaminado.

08. A teníase é causada pelos vermes Taenia solium (hospedeiro intermediário: boi) e Taenia saginata (hospedeiro intermediário: porco), ambos tendo como hospedeiros definitivos o homem.

16. Na cisticercose humana, causada pela ingestão de ovos de Taenia solium, as larvas podem atingir a circulação sanguínea e se instalar em vários órgãos, inclusive no cérebro.

Questão 10) O sistema nervoso autônomo é subdividido em sistema nervoso simpático e parassimpático, que funcionam de maneira involuntária. Assinale a alternativa correta com relação à atividade simpática:

(3)

3 b) taquicardia e broncoconstrição.

c) vasoconstrição das artérias e taquicardia. d) bradicardia e broncodilatação.

e) relaxamento da bexiga urinária e broncoconstrição.

Questão 11) O vestibular é um momento importante na vida de uma pessoa, a qual pode apresentar certa ansiedade antes e durante as provas. Nesta situação o organismo sofre intensas alterações fisiológicas. Considerando as alterações estimuladas pelo Sistema Nervoso Periférico Autônomo Simpático, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsa s (F) e marque a alternativa que representa a seqüência CORRETA:

I. Aumento da freqüência cardíaca II. Aumento da peristalte intestinal III. Diminuição da pressão sanguínea IV. Dilatação da pupila

V. Contração da bexiga a) VVFVV. b) FVVFV. c) VFVVF. d) FVFFV. e) VFFVF.

Questão 12) Os hormônios agem como mensageiros químicos e atuam em receptores específicos nas membranas celulares. Associe as colunas abaixo:

(1) Paratormônio (2) Somatrotófico

(3) Cortisol – glicocorticoide (4) Calcitonina

(5) Ocitocina

( ) Promove a conversão de aminoácidos e lipídeos em glicose pelo fígado. ( ) Estimula a liberação de leite e a contração do útero.

( ) Controla a concentração de cálcio no sangue. ( ) Diminui a liberação de cálcio no sangue.

( ) Estimula o crescimento corporal, a síntese proteica e é hiperglicemiante. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. a) 4 – 1 – 2 – 5 – 3

b) 3 – 2 – 4 – 1 – 5 c) 1 – 5 – 4 – 2 – 3 d) 3 – 5 – 1 – 4 – 2 e) 1 – 4 – 5 – 3 – 2

Questão 13) Assinale a alternativa incorreta quanto às glândulas endócrinas e aos seus hormônios. a) glândulas suprarrenais – adrenalina, glândula paratireoide – hormônio paratormônio

b) hipófise – hormônio luteinizante, glândula paratireoide – hormônio paratormônio c) tireoide – hormônio do crescimento, hipófise – hormônio calcitonina

d) glândulas suprarrenais – adrenalina, hipófise – hormônio do crescimento

e) tireóide – tiroxina e triiodotironina, glândula paratireoide – hormônio paratormônio

Questão 14) As primeiras plantas surgiram no mar e ao longo dos anos foram conquistando o ambiente terrestre. Assinale a alternativa correta quanto à evolução das plantas.

a) As angiospermas são plantas mais evoluídas que as gimnospermas; possuem flores típicas e carpelos que se fecham formando um vaso onde se desenvolvem as sementes. Após a fecundação, o fruto se desenvolve a partir de uma porção do carpelo.

b) As pteridófitas são plantas terrestres menos evoluídas que as briófitas; possuem várias características, como sementes e vasos condutores de seiva.

c) As gimnospermas são plantas mais evoluídas que as angiospermas; não possuem vasos condutores de seiva e suas sementes se desenvolvem em ambiente úmido.

d) As briófitas são plantas terrestres mais evoluídas que as pteridófitas; possuem vasos condutores de seiva, caule e raízes.

(4)

4 e) As gimnospermas são plantas mais evoluídas que as angiospermas; possuem duas classes: as

monocotiledôneas, com um cotilédone na semente e as dicotiledôneas, com dois cotilédones na semente. Questão 15) As plantas, ao longo do processo evolutivo, apresentaram diversas características que permitiram o seu estabelecimento e perpetuação. Essas características são compartilhadas entre os grupos ou podem ser exclusivas. Os quadros abaixo apresentam três grupos vegetais (Quadro I) e algumas características do reino vegetal (Quadro II).

as Angiosperm 3) as Gimnosperm 2) as P teridófit 1) QuadroI estróbilos -as reprodutiv estruturas e) fruto de formação d) semente da surgimento c) dominante fase como gametófito b) condutores vasos de surgimento a) QuadroII

Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada um dos três grupos vegetais (Quadro I) com uma das características evolutivas (Quadro II) que foi fundamental para o estabelecimento do grupo.

a) 1-a; 2-e; 3-b. b) 1-a; 2-c; 3-d. c) 1-b; 2-a; 3-e. d) 1-b; 2-d; 3-c. e) 1-c; 2-e; 3-d.

Questão 16) A teoria de Dixon é uma das hipóteses que tenta explicar o transporte de água da raiz até as folhas de árvores com mais de 30 metros de altura, como a castanheira-do-pará. Assinale a alternativa que contém aspectos nos quais se baseia essa teoria.

a) Coesão entre as moléculas de água, adesão entre essas moléculas e as paredes do xilema, tensão gerada no interior dos vasos pela transpiração foliar.

b) Aumento da concentração osmótica no interior dos vasos xilemáticos da raiz, entrada de água por osmose, impulsão da seiva para cima.

c) Semelhança dos vasos do xilema a tubos de diâmetro microscópico, propriedades de adesão e coesão das moléculas de água, ocorrência do fenômeno da capilaridade.

d) Permeabilidade seletiva das células do córtex da raiz, presença da endoderme com as estrias de Caspary, transporte ascendente da seiva bruta.

e) Produção de carboidratos nas folhas, aumento da concentração osmótica nesses órgãos, ascensão da seiva bruta, por osmose e capilaridade, nos vasos do xilema.

Questão 17) Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo. Nesse transporte estão envolvidos

a) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão. b) elementos do floema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica. c) elementos do parênquima, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica e

forças de coesão.

d) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.

e) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.

Questão 18) Algumas etapas fundamentais do desenvolvimento das plantas são controladas por fitormônios (hormônios vegetais).Faça a correta correlação de cada fitormônio listado abaixo, com a principal ação sobre o desenvolvimento do órgão vegetal, de I a V.

I. promove o amadurecimento do fruto II. dormência das sementes

III. estimula o alongamento do caule IV. atua no fototropismo e geotropismo V. estimula a divisão celular

( ) Auxina ( ) Etileno ( ) Citocinina ( ) Giberelina ( ) Ácido abscísico

(5)

5 A sequência correta, de cima para baixo é:

a) I, IV, III, V e II. b) III, I, IV, II e V. c) I, II, V, III e IV. d) IV, I, V, III e II. e) II,III, I, V e IV.

Questão 19) Os hormônios vegetais são substâncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiológicos da planta. Eles podem agir à distância do seu local de síntese e são específicos.

Associe a primeira coluna de acordo com a segunda. ( 1 ) Auxina

( 2 ) Giberelina ( 3 ) Ácido abscísico ( 4 ) Etileno

( 5 ) Citocinina

( ) Envelhecimento vegetal, queda das folhas e amadurecimento de frutos. ( ) Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais.

( ) Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis. ( ) Alongamento de caule e estímulo à formação de raízes.

( ) Estímulo à germinação de sementes.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. a) 4 – 3 – 5 – 1 – 2

b) 5 – 3 – 2 – 1 – 4 c) 5 – 4 – 3 – 2 – 1 d) 4 – 5 – 3 – 1 – 2 e) 3 – 5 – 4 – 2 – 1

Questão 20) Sobre as cinco categorias principais de hormônios que regulam o desenvolvimento das plantas, assinale o que for correto.

01. Um dos principais efeitos das auxinas é o alongamento das células formadas a partir dos meristemas. 02. As giberelinas exercem papel na germinação das sementes e estimulam a divisão e o alongamento celular. 04. As citocininas são abundantes nos órgãos em que há proliferação celular, como as sementes em germinação

e os frutos em desenvolvimento.

08. O principal papel do ácido abscísico é induzir a queda das folhas.

(6)

6 GABARITO: 1) Gab: A 2) Gab: D 3) Gab: B 4) Gab: D 5) Gab: D 6) Gab: D 7) Gab:VVVFV 8) Gab: 16 9) Gab: 21 10) Gab: C 11) Gab: E 12) Gab: D 13) Gab: C 14) Gab: A 15) Gab: B 16) Gab: A 17) Gab: A 18) Gab: D 19) Gab: D 20) Gab: 23

Referências

Documentos relacionados

As cavernas aqui estudadas (Gruta do Portão de Cima - PR225 e Gruta do Portão de Baixo - PR259) são duas cavidades naturais desenvolvidas em meio às litologias

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.. ( ) Vende-se balaios de vime

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.. ( ) Vende-se balaios de vime

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e