• Nenhum resultado encontrado

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

PROVA 620/14 Págs.

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

12.º Ano de Escolaridade

(Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Programa novo implementado em 2005/2006

Duração da prova: 120 minutos 2.ª FASE

2007

PROVA ESCRITA DE GEOLOGIA

V.S.F.F. 620/1

(2)

Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. É interdito o uso de «esferográfica-lápis» e de corrector. As cotações da prova encontram-se na página 14. Pode utilizar régua, esquadro e transferidor. Não pode utilizar máquina de calcular.

(3)

Nos itens de escolha múltipla:

– Para cada um dos itens, SELECCIONE e TRANSCREVA apenas a opção CORRECTA.

– É atribuída a classificação de zero pontos aos itens em que apresente mais do que uma opção (ainda que nelas esteja incluída a opção correcta).

Nos itens em que se pede a apresentação de cálculos, a resposta contendo apenas o resultado, sem indicação dos cálculos, terá a classificação de zero pontos.

Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, à frente, de modo bem legível.

V.S.F.F. 620/3

(4)

I

A figura 1 representa, simplificadamente, o mapa tectónico da região atlântica, destacando, com exagero de escala, o rifte que se estende, segundo a direcção norte-sul, ao longo de milhares de quilómetros.

Fig. 1

1. Refira a designação da forma de relevo do fundo oceânico limitada externamente pelas linhas tracejadas.

2. Identifique os dois tipos de limites entre placas tectónicas representados no mapa.

3. Justifique a designação «ponto triplo» (ou «junção tripla») que, no mapa, aparece associada ao arquipélago dos Açores e à ilha Bouvet (Atlântico Sul).

(5)

4. Seleccione e transcreva para a sua prova a opção que completa correctamente a frase seguinte: A actividade do rifte atlântico é responsável...

… pelo afastamento entre a Europa e a África.

… pelo afastamento entre a África e a América do Sul. … pela aproximação entre a Europa e a América do Norte.

… pela aproximação entre a América do Norte e a América do Sul.

5. Refira como tende a variar a idade das rochas vulcânicas, na Islândia, segundo a direcção noroeste-sudeste.

6. Explique por que razão não há vulcanismo ao longo das margens continentais actuais do oceano Atlântico, contrariamente ao que se passa nas margens do oceano Pacífico, no chamado Anel de Fogo do Pacífico.

V.S.F.F. 620/5

(6)

II

1. A sequência de mapas da figura 2 – A, B e C – é uma proposta para a evolução da posição dos continentes e oceanos, entre os 430 e os 260 milhões de anos atrás.

Estão referenciadas, nos três mapas, as antigas localizações das actuais massas continentais.

(7)

1.1. Indique a era geológica a que pertencem os três períodos da história da Terra relativos aos mapas da figura 2.

1.2. Seleccione e transcreva para a sua prova a opção que completa correctamente a frase seguinte:

O registo fóssil revela a existência... … de amonites, no Silúrico.

… de trilobites, no Carbónico.

… dos primeiros dinossauros, no Silúrico. … dos primeiros hominídeos, no Pérmico.

1.3. Explique em que medida os dados paleogeográficos sugerem condições favoráveis à formação de jazigos de carvão de idade carbónica, na Europa, nomeadamente, em Portugal. 1.4. Identifique o acontecimento de ordem tectónica que pode explicar a extinção biológica, em

massa, que teve lugar no Pérmico.

1.5. Refira os processos tectónicos responsáveis por já não existirem, na actualidade, fundos oceânicos com mais de 260 milhões de anos de idade.

1.6 Mencione a característica que devem possuir as rochas para ser possível determinar a sua idade absoluta.

V.S.F.F. 620/7

(8)

2. Analise atentamente a carta geológica da figura 3, onde estão representadas duas séries sedimentares.

As letras, nas margens da carta, definem as direcções de quatro cortes geológicos (AE, BF, HC e GD).

Fig. 3

2.1. Calcule a área, em quilómetros quadrados, a que corresponde a região representada na carta. Apresente os cálculos que efectuar.

2.2. Seleccione e transcreva para a sua prova a opção que completa correctamente a frase seguinte:

A informação litostratigráfica representada na legenda da figura 3 relaciona-se com… … a natureza e a idade das rochas.

… a idade das rochas e o seu ambiente de formação. … a natureza das rochas e o seu estado de deformação.

… o ambiente de formação das rochas e o seu estado de deformação.

2.3. Indique, de entre os quatro cortes geológicos mencionados (AE, BF, HC e GD), aquele que melhor representa a estrutura geológica da região cartografada.

2.4. Com base na carta geológica representada, refira uma evidência: 2.4.1. da existência de um vale com orientação nordeste-sudoeste. 2.4.2. do dobramento da série sedimentar inferior.

(9)

2.5. Refira quantas fases de deformação estão expressas nas rochas da região cartografada. 2.6. Interprete, no contexto da história geológica regional, o significado da linha que, na carta,

representa a superfície de separação entre as camadas cretácicas e as camadas miocénicas.

V.S.F.F. 620/9

(10)

III

1. Tenha em consideração, para responder aos itens seguintes, os dados resumidos de um estudo sobre sedimentos de linhas de água e solos, efectuado na região de Segura, dados que constam

do texto abaixo e das tabelas Ι e ΙΙ da página 11.

1.1. Identifique os minérios que foram explorados na região de Segura, entre 1942 e 1953. 1.2. Seleccione e transcreva para a sua prova a opção que completa correctamente a frase

seguinte:

Admitindo que a diferença entre os valores mínimos e máximos da tabela I está relacionada com os locais de amostragem, é provável que aqueles valores correspondam a amostras colhidas ao longo das linhas de água, respectivamente, em locais...

… situados no leito e nas margens das linhas de água. … situados nas margens e no leito das linhas de água. … mais próximos e mais afastados dos filões de quartzo. … mais afastados e mais próximos dos filões de quartzo.

1.3. Refira os elementos químicos presentes nos minerais «que também ocorrem nos filões de quartzo, mas que não foram explorados» e que, de acordo com o estudo efectuado, contribuíram para a contaminação dos solos da região de Segura.

1.4. Mencione os elementos químicos que, de acordo com os dados:

1.4.1. inviabilizariam a ocupação residencial dos solos da região estudada.

1.4.2. contaminariam a cadeia alimentar, por entrada directa, em caso de uso indevido do solo.

Actualmente, a contaminação ambiental causada pela lixiviação de metais pesados tóxicos, a partir de detritos mineiros abandonados, é alvo de estudo em praticamente todo o mundo. Na região de Segura, ocorrem filões de quartzo (SiO2) mineralizados em estanho (Sn), volfrâmio (W), bário (Ba), chumbo (Pb) e zinco (Zn), explorados no passado. As explorações mineiras decorreram entre 1942 e 1953, tendo-se obtido cerca de 100 toneladas de cassiterite (SnO2), 12 toneladas de

volframite [(Fe, Mn) WO4], 525 toneladas de barite (BaSO4) e 211 toneladas de galena (PbS). Desde então, nenhum trabalho de recuperação ou de avaliação ambiental foi desenvolvido na área.

Estes minerais e outros que também ocorrem nos filões de quartzo, mas que não foram explorados, são responsáveis pelos teores elevados de metais pesados nos sedimentos das linhas de água [tabela I da página seguinte] e nos solos [tabela II da página seguinte] da região, conforme um levantamento efectuado, em 1998, na zona das Tapadas.

Na tabela II, os valores amostrados são comparados com valores máximos estabelecidos em função do uso a dar aos solos.

Antunes, I. M. H. R., «Geologia e impactes ambientais na região de Segura», in Geonovas [revista da Ass. Port. de Geólogos], n.º 15/2001, pp. 113-123 (adaptado)

(11)

Tabela I

p.p.m. – partes por milhão N – número de amostras

Tabela II

p.p.m. – partes por milhão * valor não definido N – número de amostras

Amostras dos solos (N = 1008) Valores máximos aceitáveis, propostos por uma norma internacional Mínimo (p.p.m.) Máximo (p.p.m.) Solo agrícola (p.p.m.) Solo residencial (p.p.m.) Sn (estanho) 4 75 5 50 W (volfrâmio) 10 45 * * B (boro) 55 300 2 * As (arsénio) 20 375 20 30 Cu (cobre) 40 100 150 100 Ba (bário) 675 1500 750 500 Pb (chumbo) 20 120 375 500 Zn (zinco) 125 290 600 500

Amostras de sedimentos das linhas de água (N = 663) Mínimo (valores em p.p.m.) Máximo (valores em p.p.m.) Sn (estanho) 2 20 W (volfrâmio) 10 70 B (boro) 40 175 As (arsénio) 20 175 Cu (cobre) 24 60 Ba (bário) 500 1100 Pb (chumbo) 27 75 Zn (zinco) 125 225 V.S.F.F. 620/11

(12)

2. O texto seguinte refere-se ao problema do impacto ambiental associado às antigas lixeiras, no nosso país.

2.1. Identifique a característica dos lixiviados, relacionada com a sua composição, que permite inferir o poder contaminante dos resíduos da lixeira de Vila Moreira.

2.2. Relacione a percolação das águas subterrâneas com o elevado potencial contaminante dos resíduos depositados na lixeira de Vila Moreira.

ESTUDO DE UMA PLUMA DE CONTAMINAÇÃO DE UMA ANTIGA LIXEIRA – LIXEIRA DE VILA MOREIRA, ALCANENA

O local estudado, situado no concelho de Alcanena, serviu durante um período de 10 anos como vazadouro para os resíduos sólidos urbanos da freguesia de Vila Moreira, bem como para os resíduos de curtumes das indústrias da região, ocupando uma área de cerca de 1,5 hectares. A lixeira foi desactivada pela Câmara em 1995, mas o processo de selagem só foi executado em 2003. A sua recuperação ambiental prendeu-se com a necessidade primordial de resolver uma situação que se traduzia em impactos negativos em toda a sua zona envolvente, decorrente da deposição incontrolada de resíduos num local que não estava preparado para os receber.

A selagem dessa estrutura não garantiu de imediato a ausência de riscos para o ambiente e para a saúde pública, pelo facto de não ter sido viável efectuar a impermeabilização da base da antiga lixeira.

A preocupação com a possível contaminação dos solos e aquíferos subjacentes à lixeira de Vila Moreira motivou a realização de uma campanha de prospecção geofísica na sua zona envolvente, para avaliar os riscos ambientais e definir a extensão, lateral e em profundidade, da pluma de contaminação(1).

O método escolhido permite detectar corpos de elevada condutividade eléctrica, como é o caso de uma pluma de contaminação, e definir as vias favoráveis à sua propagação. É que os sais dissolvidos nos lixiviados aumentam consideravelmente a condutividade eléctrica das formações geológicas que os concentram, podendo apresentar valores dez vezes superiores aos do meio não contaminado.

Cruz, R. J. L., Figueiredo, F. P. O. & Pratas, J.A.M.S. in «VII Congresso Nacional de Geologia, volume II – Estudo de uma pluma de contaminação de uma antiga lixeira pelo método electromagnético

de prospecção – Lixeira de Vila Moreira, Alcanena», 2006 (adaptado)

(13)

2.3. Seleccione e transcreva para a sua prova a opção que completa correctamente a frase seguinte:

O risco de contaminação associado à lixeira de Vila Moreira deveria ter sido reduzido, sobretudo,...

… restringindo a acumulação de lixo. … impedindo a formação de lixiviados.

… evitando a infiltração das águas contaminadas.

… definindo melhor os contornos da pluma de contaminação.

2.4 Mencione a via mais directa para o Homem ser afectado pela contaminação dos aquíferos.

FIM

V.S.F.F. 620/13

(14)

COTAÇÕES I 1. ... 6 pontos 2. ... 8 pontos 3. ... 8 pontos 4. ... 6 pontos 5. ... 10 pontos 6. ... 10 pontos 48 pontos II 1. 1.1. ... 4 pontos 1.2. ... 6 pontos 1.3. ... 10 pontos 1.4. ... 10 pontos 1.5. ... 10 pontos 1.6. ... 4 pontos 2. 2.1. ... 8 pontos 2.2. ... 6 pontos 2.3. ... 8 pontos 2.4. 2.4.1. ... 7 pontos 2.4.2. ... 7 pontos 2.5. ... 6 pontos 2.6. ... 10 pontos 96 pontos III 1. 1.1. ... 4 pontos 1.2. ... 6 pontos 1.3. ... 6 pontos 1.4. 1.4.1. ... 6 pontos 1.4.2. ... 8 pontos 2. 2.1. ... 8 pontos 2.2. ... 6 pontos 2.3. ... 6 pontos 2.4. ... 6 pontos 56 pontos TOTAL ... 200 pontos

(15)

PROVA 620/C/7 Págs.

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

12.º Ano de Escolaridade

(Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Programa novo implementado em 2005/2006

Duração da prova: 120 minutos 2.ª FASE

2007

PROVA ESCRITA DE GEOLOGIA

V.S.F.F. 620/C/1 COTAÇÕES I 1. ... 6 pontos 2. ... 8 pontos 3. ... 8 pontos 4. ... 6 pontos 5. ... 10 pontos 6. ... 10 pontos 48 pontos II 1. 1.1. ... 4 pontos 1.2. ... 6 pontos 1.3. ... 10 pontos 1.4. ... 10 pontos 1.5. ... 10 pontos 1.6. ... 4 pontos 2. 2.1. ... 8 pontos 2.2. ... 6 pontos 2.3. ... 8 pontos 2.4. 2.4.1. ... 7 pontos 2.4.2. ... 7 pontos 2.5. ... 6 pontos 2.6. ... 10 pontos 96 pontos A transportar ... 144 pontos

(16)

Transporte ... 144 pontos III 1. 1.1. ... 4 pontos 1.2. ... 6 pontos 1.3. ... 6 pontos 1.4. 1.4.1. ... 6 pontos 1.4.2. ... 8 pontos 2. 2.1. ... 8 pontos 2.2. ... 6 pontos 2.3. ... 6 pontos 2.4. ... 6 pontos 56 pontos TOTAL ... 200 pontos

(17)

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO

• As classificações a atribuir a cada item são obrigatoriamente expressas num número inteiro de pontos.

• Todas as respostas ilegíveis ou não identificadas devem ter a classificação de zero pontos.

• Sempre que haja duas respostas ao mesmo item, apenas é classificada a que se apresenta, na prova, em primeiro lugar. • Nos itens de escolha múltipla, se a resposta contiver mais do que

uma opção, deve ter a classificação de zero pontos, ainda que seja apresentada a opção correcta.

• Nos itens de associação / combinação ou correspondência, a classificação a atribuir deve ter em conta o nível de desempenho revelado na resposta.

• Nos itens de ordenação, só deve ser atribuída classificação se a sequência estiver integralmente correcta.

• Nos itens fechados de resposta curta, caso a resposta contenha elementos que excedam o solicitado, só são considerados, para efeito da classificação, os elementos que satisfaçam o que é pedido, segundo a ordem pela qual são apresentados na resposta. Porém, se os elementos referidos revelarem uma contradição entre si, a classificação a atribuir é de zero pontos.

• Nos itens em que se pede a apresentação de cálculos, a resposta contendo apenas o resultado, sem indicação dos cálculos, deve ter a classificação de zero pontos.

V.S.F.F. 620/C/3

(18)

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

I

1. ... 6 pontos A resposta refere dorsal (ou crista) oceânica ou, ainda, cordilheira

montanhosa submarina. ... 6 pontos Outras respostas ... 0 pontos

2. ... 8 pontos A resposta identifica limites do tipo divergente (ou do tipo construtivo ou

rifte) e limites do tipo conservativo (ou falhas transformantes). ... 8 pontos A resposta identifica, apenas, um desses tipos de limites ... 4 pontos Outras respostas ... 0 pontos

3. ... 8 pontos A resposta transmite a ideia de que ali se encontram três placas

tectónicas. ... 8 pontos Outras respostas ... 0 pontos

4. ... 6 pontos ... pelo afastamento entre a África e a América do Sul. ... 6 pontos

Outras respostas ... 0 pontos

5. ... 10 pontos A resposta transmite a ideia de que aquelas rochas tendem a ser tanto

mais antigas quanto mais afastadas se encontrarem do rifte. ... 10 pontos A resposta refere uma diminuição, seguida de um aumento de idade

daquelas rochas, sem aludir ao rifte. ... 8 pontos A resposta refere apenas a variação de idade daquelas rochas, de um

dos lados do rifte. ... 5 pontos Outras respostas ... 0 pontos

6. ... 10 pontos A resposta transmite uma das seguintes ideias:

– não há fossas oceânicas (ou zonas de subdução) ao longo das margens atlânticas, ao contrário do que se passa no oceano Pacífico; – as margens do oceano Atlântico são passivas, enquanto as do

oceano Pacífico são activas. ... 10 pontos A resposta refere que as margens do Atlântico são zonas estáveis,

enquanto as do Pacífico são instáveis. ... 6 pontos Outras respostas ... 0 pontos

48 pontos

(19)

Transporte ... 48 pontos II

1.

1.1. ... 4 pontos A resposta indica Era Paleozóica ou Paleozóico. ... 4 pontos

Outras respostas ... 0 pontos

1.2. ... 6 pontos ... de trilobites, no Carbónico. ... 6 pontos

Outras respostas ... 0 pontos

1.3. ... 10 pontos A resposta reconhece que a localização da Europa e a da

Península Ibérica em latitudes tropicais, durante o Carbónico,

favorecia a existência de extensas florestas. ... 10 pontos A resposta remete, apenas, para a localização daqueles territórios

em latitudes tropicais, durante o Carbónico. ... 6 pontos Outras respostas ... 0 pontos

1.4. ... 10 pontos A resposta refere uma colisão generalizada das massas

continentais, fazendo ou não referência à formação da Pangea. ... 10 pontos

A resposta transmite a ideia de uma movimentação

tendencialmente convergente das massas continentais, sem

expressar a ideia de uma colisão intercontinental. ... 6 pontos Outras respostas ... 0 pontos

1.5. ... 10 pontos A resposta refere subdução e obdução. ... 10 pontos

A resposta refere subdução ou obdução. ... 6 pontos A resposta refere convergência de placas. ... 6 pontos A resposta transmite a ideia do desaparecimento dessas rochas,

por processos de evolução oceânica. ... 6 pontos Outras respostas ... 0 pontos

1.6. ... 4 pontos A resposta menciona a existência de minerais radioactivos ou,

simplesmente, radioactividade. ... 4 pontos Outras respostas ... 0 pontos 2.

2.1. ... 8 pontos 10 cm × 50 000 = 500 000 cm = 5 km

8 cm × 50 000 = 400 000 cm = 4 km

5 km × 4 km = 20 km2. ... 8 pontos A resposta apresenta o valor correcto da área a que corresponde

o mapa mas não na unidade de superfície pretendida ... 6 pontos A resposta apresenta correctamente o comprimento e a largura da

região a que corresponde o mapa, sem apresentar o valor da

respectiva área. ... 4 pontos A resposta apresenta correctamente o comprimento ou a largura

da região a que corresponde o mapa, sem apresentar o valor da

respectiva área. ... 2 pontos Outras respostas ... 0 pontos

2.2. ... 6 pontos ... a natureza e a idade das rochas. ... 6 pontos

Outras respostas ... 0 pontos

A transportar ... 106 pontos V.S.F.F. 620/C/5

(20)

Transporte ... 106 pontos

2.3. ... 8 pontos HC. ... 8 pontos

Outras respostas ... 0 pontos 2.4.

2.4.1. ... 7 pontos A resposta refere a inflexão dos limites geológicos,

nomeadamente, das rochas miocénicas. ... 7 pontos Outras respostas ... 0 pontos

2.4.2. ... 7 pontos A resposta evidencia um dos seguintes aspectos:

– os dados relativos à inclinação das camadas;

– a simetria do padrão cartográfico (ou a repetição

estratigráfica). ... 7 pontos Outras respostas ... 0 pontos

2.5. ... 6 pontos A resposta refere duas fases de deformação. ... 6 pontos

Outras respostas ... 0 pontos

2.6. ... 10 pontos A resposta transmite a ideia de que aquela linha corresponde a

uma superfície de erosão, anterior à formação das rochas

miocénicas. ... 10 pontos A resposta identifica aquela linha como uma superfície de erosão,

mas não refere a sua idade relativa. ... 6 pontos A resposta limita-se a identificar aquela linha como uma

discordância estratigráfica ou mesmo como uma discordância

angular. ... 6 pontos Outras respostas ... 0 pontos

96 pontos

III

1.

1.1. ... 4 pontos A resposta identifica cassiterite, volframite, barite e galena e/ou as

respectivas composições químicas (1 ponto por cada minério

identificado). ... 4 pontos A resposta refere apenas minérios de estanho, volfrâmio, bário e

chumbo, sem mencionar as respectivas designações. ... 2 pontos A resposta refere apenas os metais. ... 0 pontos Outras respostas ... 0 pontos

1.2. ... 6 pontos ... mais afastados e mais próximos dos filões de quartzo. ... 6 pontos

Outras respostas ... 0 pontos

(21)

Transporte ... 154 pontos

1.3. ... 6 pontos A resposta refere boro e arsénio. ... 6 pontos

A resposta refere 2 elementos correctos e 1 incorrecto. ... 3 pontos A resposta refere apenas 1 elemento correcto. ... 3 pontos Outras respostas. ... 0 pontos 1.4.

1.4.1. ... 6 pontos A resposta refere estanho, arsénio e bário. ... 6 pontos

A resposta refere 3 elementos correctos e 1 incorrecto. .... 4 pontos A resposta refere 2 elementos correctos. ... 4 pontos A resposta refere apenas 1 elemento correcto. ... 2 pontos Outras respostas. ... 0 pontos

1.4.2. ... 8 pontos A resposta refere estanho, boro, arsénio e bário. ... 8 pontos

A resposta refere 4 elementos correctos e 1 incorrecto. .... 6 pontos A resposta refere apenas 3 elementos correctos. ... 6 pontos A resposta refere 3 elementos correctos e 1 incorrecto. .... 4 pontos A resposta refere apenas 2 elementos correctos. ... 4 pontos A resposta refere apenas 1 elemento correcto. ... 2 pontos Outras respostas. ... 0 pontos

2.

2.1. ... 8 pontos A resposta refere o elevado teor de sais dissolvidos nos lixiviados. 8 pontos

Outras respostas. ... 0 pontos

2.2. ... 6 pontos A resposta transmite a ideia da mobilização de substâncias

contaminantes pelas águas subterrâneas. ... 6 pontos Outras respostas. ... 0 pontos

2.3. ... 6 pontos ... evitando a infiltração das águas contaminadas. ... 6 pontos

Outras respostas. ... 0 pontos

2.4. ... 6 pontos A resposta menciona a ingestão de água contaminada. ... 6 pontos

Outras respostas. ... 0 pontos

56 pontos

TOTAL ... 200 pontos

Referências

Documentos relacionados

CONCLUSÃO : A autuada, regularmente notificado, não produziu defesa, ensejando assim o JULGAMENTO À REVELIA do Auto de Infração, presumindo-se verdadeiro o fato da autuada ter

Mantendo a preocupação com a educação para essa faixa etária, o presente texto tem como objetivo demonstrar a importância da vivência de jogos e esportes para a incorporação

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

[r]

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Além deste novo papel, as produções paralelas, mudam a forma de assistir e (talvez seja ainda preciso investigar) de produzir telenovelas nessa direção, os novos letramentos e o

De 05% (cinco por cento) sobre o valor da Nota de Empenho, a cada vez que existir ocorrências do tipo B, para cada dia de atraso, cumulativo até 20% (vinte por cento) - conforme

A seguir é exposto um compilado dos mais significativos rompimentos de barragem ao longo dos tempos (MONTZ et al., 2017). Constantes vazamentos eram registrados e as soluções dadas