• Nenhum resultado encontrado

III ENEBIO & IV EREBIO Regional 5 V Congreso Iberoamericano de Educación en Ciências Experimentales

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "III ENEBIO & IV EREBIO Regional 5 V Congreso Iberoamericano de Educación en Ciências Experimentales"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

R

ReevviissttaaddaaSSBBEEnnBBiiooNNúúmmeerroo0033..OOuuttuubbrrooddee22001100.. 499 Análise dos temas clonagem, transgênicos e células-tronco em livros didáticos de biologia do ensino médio e proposição de uma sequência didática complementar.

Ana Paula Cardoso Silva Elineí Araújo de Almeida

Mariana Leite da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). malesil@hotmail.com

Resumo Dentre todas as inovações tecnológicas e didáticas existentes atualmente, o livro didático apresenta importância fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Foram selecionados quatro livros com base na lista do PNLEM 2007 e em livros mais usados nas escolas públicas de Natal (RN) para a análise dos seguintes temas transversais: abordagem dos conceitos de clonagem, transgênicos, células-tronco e de raça nos capítulos ou anexos. Alguns critérios analisados foram: uso de metáfora, escalas e imagens em relação a esses temas. Foi proposta uma oficina como recurso didático complementar ao livro no processo ensino-aprendizagem. Os livros foram considerados satisfatórios na abordagem desses temas transversais.

Introdução

Os livros didáticos (LD) representam o principal recurso utilizado por professores em sala de aula (CARNEIRO, 2005), uma vez que facilitam o trabalho docente principalmente no que diz respeito ao planejamento das aulas e desenvolvimento do trabalho pedagógico. Uma característica que contribui para esse fato é a escassez de recursos nas instituições de ensino, pois estas não conseguem arcar com materiais alternativos (como computadores e retro-projetores, por exemplo), favorecendo a utilização de materiais escritos em sala de aula, como é o caso dos livros e apostilas. Lopes (2000) afirma que muitos dilemas vivenciados pelos professores não encontram reforço em materiais de apoio, que muitas vezes são inexistentes ou inadequados, inclusive os LD, que faltam em muitas escolas.

Dentre todas as inovações tecnológicas e didáticas existentes atualmente, o livro, ainda, apresenta importância fundamental no processo de ensino-aprendizagem, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. São os livros que contextualizam o conteúdo a ser ministrado com o cotidiano dos discentes. Essa é uma de suas principais funções, a de transmissão de mensagens e de conhecimento que incentivam o aluno a buscar novas fontes de saber, pois atua como fontes importantes de pesquisa e estudo. Santos (2006)

(2)

R

ReevviissttaaddaaSSBBEEnnBBiiooNNúúmmeerroo0033..OOuuttuubbrrooddee22001100.. 500 afirma que os livros didáticos são recursos que reúnem as produções científicas, adequando-as aos alunos com base nos valores psicopedagógicos de cada série.

Esse recurso apresenta-se, atualmente, de forma dinâmica e acessível aos seus usuários, de tal forma, que apresenta imagens, figuras, gráficos, tabelas, diagramas, exercícios e situações interessantes e inovadoras (como recortes de revistas, por exemplo).

Os LD auxiliam os professores e são elaborados com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que norteiam os conteúdos e assuntos a serem abordados de acordo com a série em questão. Os PCNs constituem o primeiro nível de concretização curricular e apesar de apresentarem uma estrutura curricular completa, eles são abertos e flexíveis e não se constituem, por sua natureza, uma diretriz obrigatória (BRASIL, 1997). Com base nesses dados, os professores norteiam os conteúdos a serem empregados em sala de aula.

Os temas transversais são conteúdos que devem ser abordados nos livros didáticos de acordo com a série, enriquecendo o assunto de forma contextualizada e coerente. Dessa forma, os livros conseguem auxiliar o professor a ensinar temas do cotidiano dos discentes de uma forma diferente, pois muitos temas transversais trazem sugestões de atividades que o professor pode realizar para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, tornando o assunto mais interessante para os alunos, favorecendo uma melhor abordagem e contribuindo para que haja construção do conhecimento.

O presente trabalhou foi desenvolvido como atividade avaliativa em uma disciplina (Temas Atuais em Ciências da Vida) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Desta forma, os objetivos do trabalho foram: analisar a ocorrência de temas transversais, como o conceito de clonagem, transgênicos, células-tronco e de raça, em livros didáticos do Ensino Médio (EM), na disciplina de Biologia. Outro eixo do trabalho consistiu na elaboração de uma proposta de atividade extracurricular para abordar esses temas com os alunos de forma a complementar o conteúdo que é exposto nos livros didáticos, servindo como uma ferramenta alternativa de ensino para o professor.

Metodologia

Foram selecionados e analisados quatro (4) livros de Biologia, com base na lista do PNLEM 2007 e de acordo com alguns livros que são utilizados por escolas da rede municipal e estadual da cidade de Natal (RN). Os temas transversais foram analisados de acordo com

(3)

R

ReevviissttaaddaaSSBBEEnnBBiiooNNúúmmeerroo0033..OOuuttuubbrrooddee22001100.. 501 alguns critérios de avaliação do próprio PNLEM 2007, tendo em vista a ocorrência de temas polêmicos envolvendo os conceitos de clonagem, transgênicos, células-tronco e de raça.

Os livros analisados foram de Biologia, com uso destinado ao Ensino Médio:

• Biologia Volume único - José Arnaldo Favaretto e Clarinda Mercadante - 1a edição – 2005 - Editora Moderna.

• Biologia Volume único - Sônia Lopes e Sérgio Rosso- 1a edição – 2005 - Editora Saraiva.

• Biologia Volume 3 - José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho - 2a Edição – 2004 - Editora Moderna.

• Biologia Volume 3 - César da Silva Júnior e Sezar Sasson - 8a Edição – 2005 - Editora Saraiva.

Alguns critérios usados na avaliação dos temas citados foram: abordagem dos conceitos de clonagem, transgênicos, células-tronco e de raça nos capítulos (inseridos no decorrer dos capítulos ou em textos complementares ao início e/ou ao final dos capítulos); contribuição para a aprendizagem significativa dos alunos; apresentação de termos incorretos ou inadequados; uso de metáforas que podem dificultar a compreensão do conteúdo ou tornar o entendimento ambíguo para o leitor; utilização de figuras e imagens para tornar a abordagem mais interessante e, nesse quesito, a explicitação do uso de escalas e cores-fantasia, quando necessário; abordagem do conteúdo com exemplos, de modo a facilitar a relação do assunto com o cotidiano do aluno e com seus conhecimentos prévios; e o emprego de questões ou sugestões de atividade de pesquisa que incentivam o aluno a buscar novas fontes de saber e de conhecimento (MEGID NETO; FRACALANZA, 2003).

Foi elaborada uma sequência didática para a realização de uma oficina pedagógica como sugestão de atividade extracurricular para abordar os temas transversais, tais como conceito de clonagem, transgênicos, células-tronco e de raça. Tal proposta se destina aos alunos de Biologia, do Ensino Médio, podendo ser aplicada com qualquer série e com auxílio de professores de outras áreas, tendo em vista a interdisciplinaridade dos conteúdos e sua fácil abordagem.

Nesta atividade, serão realizadas palestras, discussões e debates acerca desses temas transversais, nos quais os alunos serão incentivados a demonstrar seus conhecimentos prévios a respeito do assunto. A abordagem deverá ser expositiva dialógica, com o uso de recursos

(4)

R

ReevviissttaaddaaSSBBEEnnBBiiooNNúúmmeerroo0033..OOuuttuubbrrooddee22001100.. 502 que possibilitem a exibição de figuras (como retro-projetor e data-show, por exemplo), para facilitar a compreensão por parte dos alunos e a exposição do tema pelo docente.

Cada palestra introduzirá os conteúdos, abordando conceitos, aspectos históricos e culturais, mecanismos de funcionamento (como, por exemplo, como a clonagem ocorre e a inserção de novos genes para a “elaboração de um organismo geneticamente modificado”), as vantagens e as desvantagens que cada um dos temas podem trazer para a população, também devem ser abordados os aspectos éticos relacionados, por exemplo, com a clonagem e com o conceito de raça como ele é empregado atualmente pela sociedade, entre outros exemplos.

Após cada palestra deverão ser realizados debates e discussão dos temas, em que os alunos deverão expor suas dúvidas e sugestões. Os alunos devem ser incentivados a falar a respeito das contribuições que as palestras tiveram na construção do seu conhecimento e, consequentemente, na sua formação como cidadão participativo, que se preocupa com os problemas e temas polêmicos de sua sociedade.

Ao final, para “fixação do conteúdo”, os alunos devem ser instruídos a elaborar materiais didáticos, como cartilhas ou jornais, que retratem o que eles puderam observar com a oficina. Essa atividade deverá ser feita com o propósito de que eles possam levar esse conhecimento para sua comunidade e para sua família, de modo que o maior número possível de pessoas tenha acesso a essas informações.

Para que o professor possa analisar a importância da oficina para os alunos, a partir da concepção dos próprios participantes da oficina, eles poderão aplicar questionários (já que são mais fáceis de elaborar, aplicar e analisar), ao início e ao término da oficina. Ao responder os questionários antes da apresentação dos conceitos, os alunos poderão deixar registrado o que sabem a respeito desses assuntos (expondo seus conhecimentos prévios e suas concepções espontâneas a respeito dos temas abordados) e que pensam a respeito deles, podendo relacioná-los com a sua vida (cotidiano) e com outras áreas do ensino.

Outro questionário poderá ser aplicado com os mesmos alunos ao término da atividade, de modo a explorar a opinião a respeito dessas oficinas como atividades extracurriculares e suas implicações para a contribuição da sua própria aprendizagem (podem ter questões objetivas e discursivas, em que o aluno deverá analisar se considera atividades como estas importantes, se eles avaliam a participação como significativa, se a oficina

(5)

R

ReevviissttaaddaaSSBBEEnnBBiiooNNúúmmeerroo0033..OOuuttuubbrrooddee22001100.. 503 superou as expectativas dos discentes, se eles conseguiram compreender o conteúdo que a oficina objetivou repassar, e assim sucessivamente).

Resultados e Discussão

De um modo geral, os livros abordam os temas clonagem, transgênicos, células-tronco e de raça inseridos nos capítulos. A forma como eles são abordados enriquece o entendimento dos conteúdos abordados nos capítulos. Não foram encontradas metáforas que possam dificultar o entendimento dos conteúdos, nem analogias utilizadas de forma errada ou incoerente. Uma descrição mais detalhada dos livros analisados se encontra a seguir, organizados de acordo com as suas respectivas referências.

Em muitos casos, quando tais temas aparecem, eles são apresentados na forma de um apêndice ou texto complementar, que não faz relação direta com o texto do capítulo. Apesar disso, eles conseguem relacionar os temas com situações familiares aos discentes, como é o caso da clonagem, que traz o exemplo da ovelha Dolly, caso muito conhecido entre os alunos. Esse fato pode contribuir para o surgimento de um déficit na aprendizagem dos alunos, uma vez que ele não é aprofundado de forma a garantir a aprendizagem significativa, além de que, quando apresentado dessa forma, ele pode facilmente ser ignorado pelo professor que opta por trabalhar apenas com o conteúdo restrito de cada capítulo do livro. Esse é um ponto negativo dos livros didáticos, tendo em vista que esses temas são, muitas vezes, polêmicos e despertam a curiosidade e o interesse dos alunos, devendo, portanto, ser trabalhado de forma a incentivar a construção do conhecimento por parte do aluno e a busca de novas fontes de aprendizagem.

Santos (2006) ressalta que o texto nos LDs devem estar organizados com ritmo e continuidade, assim como as figuras, que devem estar associadas aos textos de forma coerente. A autora ainda coloca que o layout dos capítulos deve ser de fácil compreensão e que para tal, ele precisa ser motivador e integrado ao conteúdo.

Em relação às tabelas, gráficos, imagens e figuras, esses devem vir acompanhados de legendas, escalas e títulos, além de que as fontes das ilustrações também devem ser citadas (SANTOS, 2006). Todos os livros trazem legendas relacionadas às suas imagens, gráficos e tabelas, porém nenhum faz uso de escalas nas ilustrações, para que o aluno possa relacionar o conteúdo visualizado no livro com a realidade (MEGID NETO; FRACALANZA, 2003). Nesses quesitos, constatou-se que o livro de Mercadante não faz referência ao uso de escalas e

(6)

R

ReevviissttaaddaaSSBBEEnnBBiiooNNúúmmeerroo0033..OOuuttuubbrrooddee22001100.. 504 menção ao uso de cores-fantasia, ao contrário dos livros de Lopes e de Amabis, que fazem alusão à utilização de cores-fantasia nas imagens, mesmo apesar de o livro de Sônia Lopes não apresentar escalas.

De acordo com Megid Neto e Fracalanza (2003), um dos principais critérios eliminatórios de um livro didático segundo o PNLEM, por exemplo, consiste no uso de conceitos e informações básicas incorretos. Neste estudo, os livros analisados não apresentam conceitos desatualizados, inadequados e incorretos, contribuindo de maneira significativa para a aprendizagem dos estudantes.

A utilização de atividades propostas nos capítulos consiste em um critério eliminatório dos livros pelo PNLEM (MEGID NETO; FRACALANZA, 2003). De acordo com esse quesito, todos os livros trazem questões e atividades para estudo, que são relacionados com os assuntos abordados, possibilitando que o aluno desenvolva sua expressão acerca do que aprendeu a respeito desses temas e, também, busque novas fontes de pesquisa para complementar seu estudo.

Os livros não utilizam metáforas e analogias de forma errônea ou equivocada, fato esse que permite a assimilação de novos conceitos pelos alunos, contribuindo para a sua aprendizagem. De acordo com Goulart (2008), analogias consistem em processos pelos quais as pessoas são capazes de identificar semelhanças entre conceitos familiares e desconhecidos, caracterizando relações explícitas entre conceitos com similaridades Já as metáforas comparam conceitos sem, necessariamente, explicar as relações existentes entre eles são, então, comparações implícitas de conceitos (GOULART, 2008).

Os exemplos são contextualizados com o cotidiano dos alunos. Muitos desses exemplos estão relacionados diretamente aos conceitos polêmicos e, em alguns casos, aos seus processos de ocorrência, como é o caso da clonagem, por exemplo. Os livros também trazem textos complementares, assim como Em relação aos outros livros analisados, o livro de Lopes apresenta poucos textos complementares para a abordagem dos temas polêmicos. Esse fato pode prejudicar o professor que for utilizá-lo devido à deficiência de informação, quando comparado aos outros livros, levando-se em consideração que o livro didático é a principal ferramenta utilizada em sala de aula pelo docente. Isso ocorre pelo fato de se tratar de um livro volume único, no qual o espaço para informações adicionais, como as utilizadas

(7)

R

ReevviissttaaddaaSSBBEEnnBBiiooNNúúmmeerroo0033..OOuuttuubbrrooddee22001100.. 505 em textos complementares, torna-se reduzido, fazendo com que tais recursos não sejam utilizados no livro.

A seguir são expostas pequenas resenhas de cada um dos livros analisados de acordo com os temas polêmicos transgênicos, células-tronco e raça.

01) Biologia Volume único - José Arnaldo Favaretto e Clarinda Mercadante - 1a edição – 2005 - Editora Moderna

O capítulo 06 apresenta um texto que aborda plantas transgênicas, mas somente como plantas resistentes a herbicidas ou a insetos, não explicando, de fato, o significado desse termo. O capítulo 10 apresenta um texto complementar, cujo título é: “A Engenharia Genética na trilha da cura de doenças humanas”. Esse texto também aborda o termo transgênico, mas nesse caso, explicando o conceito desse termo de forma adequada, ao contrário do capítulo 06. Em outro capítulo, o autor cita de terapia gênica, explicando seu conceito de forma detalhada.

O texto complementar do capítulo 18 fala da igualdade entre os seres humanos e apresenta o termo “raça” em uma citação de uma declaração das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial. Ele relaciona o tema com uma abordagem genética.

Em relação à clonagem, o termo é abordado no capítulo 30, juntamente com o conceito e mecanismos de fertilização in vitro. O último capítulo do livro que trata de algum desses temas polêmicos é o 32, este aborda células-tronco, explicando os conceitos (os tipos existentes), relacionando-os com fatos ocorridos.

02) Biologia Volume único - Sônia Lopes e Sérgio Rosso- 1a edição – 2005 - Editora Saraiva.

No capítulo 11, as células-tronco são abordadas, explicando sua função e uma figura é utilizada para exemplificar o processo de diferenciação de células-tronco. Em outro capítulo, de número 17, são considerados aspectos de plantas transgênicas, sem explicar o significado do termo. O texto fala de benefícios e riscos envolvendo a utilização de transgênicos.

03) Biologia Volume 3 - César da Silva Júnior e Sezar Sasson - 8a Edição – 2005 - Editora Saraiva

Informações sobre transgênicos, clonagem e células-tronco são tratadas no capítulo 10, referente à Biotecnologia. O texto discute a utilização dessas ferramentas na sociedade atual.

(8)

R

ReevviissttaaddaaSSBBEEnnBBiiooNNúúmmeerroo0033..OOuuttuubbrrooddee22001100.. 506 Os temas polêmicos são abordados em sub-tópicos dos capítulos, nestes encontram-se quadros de aprofundamento detalhando células-tronco ou discutindo a relação entre transgênicos e segurança. Também se observa a apresentação de conteúdos relacionados a contextos próprios da realidade brasileira, conforme verificado no sub-tópico: Uma descoberta brasileira: o genoma de Xilella fastidiosa.

04) Biologia Volume 3 - José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho - 2a Edição – 2004 - Editora Moderna.

Este livro aborda os conceitos polêmicos em sub-tópicos de um capítulo intitulado: “Aplicações do Conhecimento Genético”. Ele aborda de maneira simples os conceitos de clonagem molecular e de transgênicos e traz exemplos de aplicação e de como ocorre cada um dos processos envolvendo esses temas.

Considerações Finais

Os temas polêmicos envolvendo conceitos de clonagem, células-tronco e transgênicos abordados nos livros estudados contribuem significativamente para aprendizagem dos temas, Genericamente, esses são tratados de forma contextualizada, utilizando exemplos e imagens que facilitam a compreensão por parte do aluno. Um ponto positivo observado é a utilização de questões para debate e discussão dos temas propostos, estimulando a reflexão e contribuindo para a formação cidadã. A seqüência didática enfocando os temas polêmicos corresponde a mais um item para incentivar o aluno a aprofundar seus conhecimentos e exercitar suas capacidades e competências nas habilidades de pesquisa para tornarem-se agentes ativos de sua própria aprendizagem.

Os livros são considerados bons em relação aos conceitos analisados e estão de acordo (positivamente) com os critérios constantes na ficha de avaliação do PNLEM 2007 que foram observados. Esses são livros utilizados em muitas escolas de Natal, e apresentam linguagem adequada à idade dos alunos, além dos temas complementares que são tratados de forma a despertar o interesse dos estudantes.

As oficinas são estratégias complementares ao debate do tema intencionado e favorecem a participação ativa do aluno. Servem como instrumento para levantar conhecimentos prévios e concepções espontâneas, além de auxiliar o professor na sua atuação como mediador na construção do conhecimento científico.

(9)

R

ReevviissttaaddaaSSBBEEnnBBiiooNNúúmmeerroo0033..OOuuttuubbrrooddee22001100.. 507 Referências

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia: Volume 3. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p.

CARNEIRO, M. H. S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro Didático Inovador e Professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, p.35-45, 2005.

FAVARETTO, J. A.; MERCADANTE, C. Biologia: Volume Único. Moderna, 2005.

GOULART, J. A. B. Analogias e Metáforas no Ensino de Física: Um Exemplo em Torno da Temática de Campos. 83 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Unb, Brasília, 2008.

JÚNIOR, C. S.; SSASON, S. Biologia: Volume 3. 8. ed. :Saraiva, 2005 LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia: Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2005.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p.147-157, 2003.

SANTOS, S. M. O. Critérios para Avaliação de Livros Didáticos de Química para o Ensino Médio. 234 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Unb, Brasília, 2006.

LOPES, J.A. Livro Didático de Matemática: Concepção, Seleção e Possibilidades Frente a Descritores de Análise e Tendências em Educação Matemática. 264 f. Tese (Doutorado) - Departamento de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

Referências

Documentos relacionados

No caso dos BENS IMÓVEIS, após a arrematação, ao licitante vencedor será enviada uma comunicação (carta ou e-mail) pela ONEFIX-LEILOEIROS, LDA., dando nota da adjudicação e de

embalagem: Não são conhecidos materiais inadequados para esse produto... Estas medidas auxiliam na redução da exposição ao

Este estágio teve como principal objetivo colocar em prática os conhecimentos que foram adquiridos durante o 1º ano do mestrado e também na licenciatura em Geografia, e iniciar o

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Plantas epífitas formadas por filamentos unisseriados e coalescidos lateralmente constituindo um pseudoparênquima discoide, monoestromático, porém, cujos ápices dos

De acordo com o equilíbrio químico das amostras de águas subterrâneas coletadas nos poços da área urbana do município de Bauru obtido com o uso do programa Phreeq C

Importante e oportuno é também o facto de o estudo nos ter permitido carrear para a discussão diversos pontos de vista e fazê-lo, como dizia o senhor Presidente do CNE, trazendo

Quando questionados no pós-teste sobre a importância de conhecer as parasitoses, os alunos responderam que o estudo para a obtenção do saber se fazia importante para