• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 114. De 04/02/2016 à 11/02/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 114. De 04/02/2016 à 11/02/2016"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 114

De 04/02/2016 à 11/02/2016

 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

ESTADOS UNIDOS OFERECEM APOIO FINANCEIRO AO PROCESSO DE PAZ NA COLÔMBIA

Na visita do presidente colombiano, Juan Manoel Santos à Casa Branca, Barack Obama anunciou um plano de 450 milhões de dólares para financiar o processo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o governo colombiano. Ele ressaltou que seria hora de repensar o Plano Colômbia, no qual o dinheiro seria destinado para os aspectos militar e antinarcóticos, mas também para a desmobilização de rebeldes, a desminagem, assistência humanitária e os esforços de reconciliação. Na reconciliação de paz, o senador Uruguaio, José Mujica, tem aconselhado a guerrilha no processo, dando seu ponto de vista sobre a reforma agrária e a transição da vida armada à vida civil.

Fontes: OBAMA presents US$450 million plan to fund Colombia Peace. The Borneo Post, Washington, p.5, 6 fev 2016.e MACÍAS Javier Alexander; SANTOS, Juan Manuel. Mujica habría asesorado a Farc en la mesa. El Colombiano, Envigado, p.5, 5 fev 2016.

(2)

 ÁSIA/LESTE EUROPEU

ATENTADOS APÓS NEGOCIAÇÕES DE PAZ DEIXAM MORTOS NO AFEGANISTÃO

Ao menos nove pessoas morreram após dois atentados no Afeganistão. Os ataques aconteceram dias após uma reunião entre representantes da China, Estados Unidos, Paquistão e Afeganistão, que visava retomar as conversas de paz com o grupo talibã.

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/dois-atentados-deixam-ao-menos-9-mortos-no-afeganistao.html

TURQUIA BLOQUEIA AVIÃO RUSSO, DISCUTE QUESTÃO DOS REFUGIADOS E CURDOS MORREM

A Turquia anunciou que bloqueou um avião de reconhecimento russo perto da fronteira com a Síria, acusando a aeronave de mudar seu itinerário original. A Alemanha pediu ao país que se empenhe ao receber refugiados, prometendo ajudar com financiamentos, ao mesmo tempo em que coopera para que a Turquia não fique com todos eles. Tal medida visa enfraquecer o tráfico de pessoas na fronteira europeia e assegurar que os refugiados cheguem à Europa em segurança. O governo turco também anunciou que ao menos 16 combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) foram mortos em conflito com as forças armadas turcas.

Fontes: TURKEY blocks Russian plane. Global Times, Pequim, p. 7. 05 fev. 2016; www.efe.com/efe/brasil/mundo/merkel-pede-vias-legais-para-que-refugiados-cheguem-a-europa-com-seguran/50000243-2833464 e www.efe.com/efe/brasil/mundo/combates-no-sudeste-da-turquia-matam-16-guerrilheiros-curdos-diz-exercito/50000243-2833354

(3)

Um atentado por bomba foi realizado contra um veículo do Exército do Paquistão na cidade de Quetta, perto da porta principal dos tribunais da cidade. Pelo menos nove pessoas morreram, entre eles três soldados, e 35 ficaram feridas. Por meio de declarações, sabe-se que o alvo era um veículo do Corpo de Fronteiras. O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o ataque e pediu às forças de segurança que capturem os responsáveis.

Fonte: www.efe.com/efe/brasil/mundo/pelo-menos-9-mortos-e-35-feridos-em-atentado-com-bomba-no-paquist-o/50000243-2832129

COREIA DO NORTE REALIZA LANÇAMENTO DE FOGUETE

A Coreia do Norte divulgou o sucesso do lançamento de um foguete de longo alcance, que colocou em órbita um satélite espacial. A comunidade internacional considerou ser parte de um teste secreto de mísseis. Ainda assim, Pyongyang insistiu que se trata de um programa espacial de caráter exclusivamente científico. Os Estados Unidos e alguns aliados têm planos de rastrear o foguete norte-coreano.

Fontes: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/coreia-do-norte-diz-ter-colocado-com-sucesso-satelite-espacial-em-orbita.html; g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/consequencias-do-lancamento-de-foguete-pela-coreia-do-norte.html; g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/conselho-de-seguranca-da-onu-condena-foguete-norte-coreano.html e US and allies aiming to track North Korean rocket. Reuters, Seoul/Tokyo, p.12. 6 fev 2016.

RÚSSIA PRENDE MILITANTES DO ESTADO ISLÂMICO E NEGOCIAÇÕES SÍRIAS SÃO ADIADAS

O serviço de segurança da Rússia declarou que prendeu sete militantes do Estado Islâmico, os quais estariam planejando ataques à bomba em Moscou, São Petersburgo e na região de Sverdlovsk. O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a intervenção na Síria prosseguirá durante a ofensiva do Exército sírio. O mediador da ONU, Staffan de Mistura, anunciou o adiamento das negociações até 25 de fevereiro, fazendo com que todos os olhares se dirigissem à Rússia. Esta lembrou que foi Assad que pediu ao Kremlin que interviesse na Síria para acabar com a ameaça jihadista, e que o restante

(4)

dos países e grupos que intervêm militarmente na região não têm autorização ou legitimidade internacional. Auxiliada pelo aumento de gastos militares dos EUA, a OTAN planeja maior engajamento no leste europeu para dissuadir a Rússia. Será buscada melhora na defesa no flanco oriental sem provocar o Kremlin.

Fontes: br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0VH10J; www.efe.com/efe/brasil/mundo/russia-resiste-a-cessar-bombardeios-apesar-de-estagna-o-do-processo-paz/50000243-2832741 e ARMED with new US money, NATO to strengthen Russia's deterrence. Kuwait Times, Kuwait City, P.9, 06 fev. 2016.

 ORIENTE MÉDIO

ISRAEL E HAMAS PARECEM ESTAR DE ACORDO, MAS INSTABILIDADE PERMANECE

Durante a semana, o grupo extremista Hamas e o Estado de Israel trocaram mensagens que aliviaram parcialmente a tensão, causada pela reconstrução dos túneis feita pelo Hamas. Ambas as partes deixaram claro que não estão interessadas em iniciar um conflito por causa disso. No entanto, forças militares egípcias inundaram diversos túneis sob a Faixa de Gaza, a pedidos de Israel, enquanto o Hamas executou um comandante militar acusado de ser um espião israelense.O Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu declarou a necessidade de construir uma cerca em torno de Israel para se proteger não só contra a Palestina, mas contra todos os países árabes que o rodeiam.

Fontes: timesofisrael.com/israel-hamas-exchange-calming-messages-on-gaza/; timesofisrael.com/minister-says-egypt-flooded-hamas-tunnels-at-israels-request/;

timesofisrael.com/hamas-executes-military-commander-for-spying-for-israel/ e theguardian.com/world/2016/feb/10/netanyahu-plans-fence-around-israel-to-protect-it-from-wild-beasts

AUMENTO DE ATAQUES NA SÍRIA GERA PREOCUPAÇÕES

Os conflitos entre as forças rebeldes sírias, apoiadas pela Turquia e Arábia Saudita, e o regime de Assad, apoiado pela Rússia, se acirraram na cidade de Aleppo, segunda maior

(5)

cidade da Síria. Com o crescente número de ataques aéreos lançados contra os opositores do regime, os dois primeiros países consideram enviar tropas de reforços para seus aliados. Contudo, quem mais sofre com a situação são os civis, sendo que mais de 20.000 pessoas já se refugiaram na Turquia e, com os ataques, mais 55.000 são esperadas. O ministro das Relações Exteriores turco afirmou que manterá a política de fronteiras abertas, mas foram relatados momentos em que houve bloqueios. Na capital, Damasco, um carro-bomba explodiu, deixando 10 mortos e vários carros destruídos. Em outras partes do país há mais de 1 milhão de pessoas sitiadas e as negociações de paz pelas Nações Unidas foram interrompidas em Genebra.

Fontes: internacional.estadao.com.br/noticias/geral,regime-sirio-cerca-alepo-e-20-mil-fogem-para-a-fronteira-turca-,1829753; timesofisrael.com/as-syria-rebels-face-rout-allies-saudi-turkey-may-send-troops/; timesofisrael.com/tens-of-thousands-of-syrians-flee-to-turkish-border/; timesofisrael.com/with-thousands-en-route-turkey-reaffirms-open-borders-for-syrian-refugees/; SLY, Liz e ZAKARIA, Zakaria. Halted at the Turkish border. The Washington Post, Washington, p.05, 6 fev. 2016; timesofisrael.com/is-car-bomb-in-syrian-capital-kills-10/; timesofisrael.com/more-than-1-million-besieged-in-syria-new-report-says/ e internacional.estadao.com.br/noticias/geral,onu-suspende-negociacao-de-paz-sobre-a-siria-,1828862

“ARÁBIA NÃO OUSARÁ EM ENVIAR TROPAS” AFIRMA CHEFE NO IRÃ “A Arábia Saudita não se atreveria a enviar tropas terrestres para a Síria devastada pela guerra”, disse o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, depois de ser veiculada a possibilidade de tal ação. O governo sunita, rival regional do Irã, afirmou que poderia contribuir positivamente se a coalizão liderada pelos Estados Unidos, lutando contra o Estado Islâmico na Síria, optasse por uma ação terrestre. Irã, o aliado mais forte do presidente sírio Bashar al-Assad, proporciona abertamente um apoio financeiro e militar para o governo de Damasco.

Fonte: “Saudi won’t dare send troops’. Hindustan Times (Patiala), Teerã/Damasco, p.15, 7 fev. 2016.

PRESIDENTE TURCO ACUSA ESTADOS UNIDOS DE PROVOCAREM “RIO DE SANGUE” NO ORIENTE MÉDIO

(6)

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, criticou o apoio militar dos Estados Unidos (EUA) às milícias curdas na Síria e assegurou que a política norte-americana de alianças regionais provocou “um rio de sangue”. Os EUA têm fornecido apoio aéreo a essas milícias, que consideram a força terrestre mais eficaz contra o Estado Islâmico no país. O governo turco receia que o apoio deles permita aos curdos da Síria, que já controlam o Nordeste do país, o reforço da sua influência na região e que as ambições de autonomia cheguem até regiões do sudeste da Turquia de maioria curda.

Fonte: noticias.r7.com/internacional/presidente-turco-acusa-eua-de-provocarem-rio-de-sangue-no-oriente-medio-10022016

SENTENÇAS DE EXECUÇÃO DE SAUDITAS SÃO QUESTIONADAS NO IRAQUE

A Sociedade Nacional para os Direitos Humanos (NSHR, em inglês) questionou a imparcialidade sobre a condenação à morte dos sauditas no Iraque. A organização acredita que a sentença foi estabelecida sobre o pano de fundo das questões religiosas envolvendo os dois países. O presidente da NSHR disse que muitos sauditas estão definhando nas prisões iraquianas, apesar do fim de suas penas, e afirmou também que a organização defende os direitos daqueles que recebem sentenças que não são proporcionais às acusações contra eles.

Fonte: arabnews.com/featured/news/878741

 ÁFRICA

AVIÃO E DIRIGENTE DE AEROPORTO SÃO ALVOS DE ATAQUES NA SOMÁLIA

Na Somália, um avião que voava de Mogadíscio para o Djibuti, com pelo menos 74 passageiros, precisou fazer um pouso de emergência devido à explosão de uma bomba que abriu um buraco em sua fuselagem. Duas pessoas ficaram feridas e uma foi morta.

(7)

O aeroporto de Mogadíscio fica ao lado de uma base da força da União Africana na Somália (AMISOM) que auxilia o governo somali a combater o Al Shabab, grupo afiliado à Al-Qaeda. Este, no entanto, não reivindicou a autoria do ataque. Houve ainda outro atentado no país, tendo como alvo um dirigente do mesmo aeroporto. A ação foi orquestrada por meio da explosão de uma viatura. O homem conseguiu escapar, mas houve outras vítimas e ainda não se sabe quem foi o responsável.

Fontes: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/bomba-causou-explosao-em-aviao-na-somalia-afirmam-autoridades.html e pt.euronews.com/2016/02/05/somalia-atentado-a-bomba-contra-dirigente-de-aeroporto/

DIFERENTES ATAQUES OCORREM NO BURUNDI

Em Bujumbura, capital do Burundi, ocorreram três explosões simultâneas que mataram quatro pessoas e feriram outras doze. Ademais, outras cinco foram mortas em ataques separados e o grupo armado Forças Republicanas do Burundi (FOREBU, em inglês) afirmou que seus combatentes estavam envolvidos.

Fonte: reuters.com/article/us-burundi-attacks-idUSKCN0VG0NX

AÇÕES RELACIONADAS AO BOKO HARAM CONTINUAM A OCORRER NA NIGÉRIA E EM CAMARÕES

Ao menos seis pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas em Camarões durante um ataque suicida. Este foi executado por dois militantes do grupo extremista Boko Haram durante um funeral que acontecia em Nguetchewe, próximo à fronteira com a Nigéria. Neste país, duas mulheres se explodiram em um acampamento para deslocados internos localizado em Dirkwa. Cerca de 60 pessoas morreram e 78 ficaram feridas. Nenhum grupo assumiu a autoria da ação, mas as suspeitas pairam sobre o Boko Haram, pois ela traz suas marcas. Um colapso no sistema de telefonia impediu que o episódio fosse reportado rapidamente.

Fontes: reuters.com/article/us-nigeria-violence-cameroon-idUSKCN0VJ151; g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/atentados-deixam-seis-mortos-em-camaroes.html e reuters.com/article/us-nigeria-violence-idUSKCN0VJ265

(8)

ESTADOS UNIDOS DEMONSTRAM-SE PREOCUPADOS COM A AMEÇA DO ESTADO ISLÂMICO À LÍBIA

A administração do presidente Barack Obama está lutando para encontrar a combinação certa de movimentos militares e diplomáticos para deter o Estado Islâmico (EI) na Líbia. Autoridades norte-americanas advertiram publicamente sobre os riscos deste país se tornar a próxima Síria. Recentemente, Obama dirigiu sua equipe de segurança nacional para fortalecer os esforços de contraterrorismo, buscando possibilidades diplomáticas para resolver a crise política da Líbia e formar um governo de unidade nacional. Funcionários do governo afirmaram que as opções militares que estão sendo avaliadas incluem incursões e assessoria por parte de forças de operações especiais americanas e ataques aéreos estritamente direcionados.

Fonte: BURNS, Robert; LEDERMAN, Josh. U.S attention on ISIS threat in Libya. Northwest Arkansas Democrat Gazette, Fayetteville, p. 9-9. fev. 2016.

 ONU

CONSELHO DE SEGURANÇA CONDENA LANÇAMENTO DE FOGUETE DA COREIA DO NORTE

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas condenou veementemente o mais recente lançamento de um foguete de longo alcance pela Coreia do Norte, considerado um visível desacato às sanções da ONU que proíbem o uso de tecnologia de mísseis balísticos. O Conselho prometeu tomar medidas punitivas e irá realizar uma reunião de emergência para discutir a situação e as consequências que serão impostas contra Pyongyang, como foi pedido pelos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

Fontes: br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0VG104 e br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0VG0HJ

(9)

UCRÂNIA QUER QUE ONU VISITE ZONA DE GUERRA

O embaixador da Ucrânia na ONU quer convidar o Conselho de Segurança para visitar o leste da Ucrânia, região de Donetsk, que atualmente se encontra devastado pela guerra. O enviado disse que a Rússia estava "bastante pessimista" sobre a viagem proposta, a qual ainda está em um estágio de planejamento, e ele sugeriu que nem todos os 15 embaixadores do Conselho poderiam participar.

Fonte: UKRAINE wants UN to visit war zone. The Borneo Post, Kuching, p.A4, 6 Fev. 2016.

ONU DIZ QUE MORTES EM MASSA EM PRISÕES SÍRIAS SÃO CRIMES DE “EXTERMÍNIO” E PEDE IMPOSIÇÃO DE SANÇÕES

Investigações das Nações Unidas (ONU) apontam que os presos mantidos pelo governo da Síria estão morrendo em grande escala devido à política estatal de "extermínio" da população civil, o que é um crime contra a humanidade. A comissão de inquérito da ONU pediu para que o Conselho de Segurança impusesse "sanções direcionadas" às autoridades sírias na hierarquia civil e militar responsáveis ou coniventes com mortes, torturas e desaparecimentos sob custódia, mas não nomeou eventuais responsáveis.

Fonte: br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0VH1FH

SECRETÁRIO-GERAL DA ONU PEDE AO REINO UNIDO QUE PARE DE VENDER ARMAS AOS TERRORISTAS SAUDITAS

Após acusações do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre os bombardeios indiscriminados no Iêmen, o Reino Unido se encontra sob pressão devido à venda recorrente de armas para a Arábia Saudita. Ban Ki-moon afirmou que os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, incluindo a Grã-Bretanha, tinham uma responsabilidade especial para assegurar a paz em conflitos intratáveis, além de ter lamentado o fracasso das grandes potências no que se refere às promessas de

(10)

evitar massacres e a violação dos direitos humanos em nações já fragilizadas, como a Síria, Ruanda e o próprio Iêmen.

Fonte: WINTOUR, Patrick. Ban Ki-moon pressures UK to stop arms sails to Saudis. The Guardian, Londres, p. 12, 6 fev 2016.

Referências

Documentos relacionados

– Não há garantia de entrega, de ordem, nem de temporização entre os pacotes – Modelo minimalista: responsabilidades. passadas às

27.2 Em caso de sinistro, a reintegração do Limite Máximo de Garantia da Apólice (LMG) e do Limite Máximo de Indenização por Garantia (LMI) não é automática, e

21 alcachofra inflorescência flor flor inflorescência inflorescência grãos de feijão fruto semente fruto semente fruto milho verde fruto semente semente fruto semente cenoura

se toma lítio ou comprimidos diuréticos chamados diuréticos poupadores de potássio (espironolactona, triamterene) pois o seu uso com Perindopril + Indapamida Sandoz deve ser

Fale com o seu médico imediatamente se tiver sintomas como pressão ou dor no peito, dor nos braços, costas, pescoço ou maxilar, falta de ar, dormência ou fraqueza num dos lados

• Não conectar os condutores de saída de altifalante dum amplificador de potência (opcional) aos terminais de entrada de altifalante desta unidade, tendo em vista que isto pode

Caso a Partição de Recuperação esteja danificada, utilize o dispositivo de armazenamento USB para restaurar o sistema para a partição predefinida ou os dados de ambiente

Entretanto, não pode ser considerado como direito alternativo, pois, não contraria a dogmática, não é uma alternativa a esta, é apenas uma maneira diferente de interpretar o