• Nenhum resultado encontrado

Sempre que nos deparamos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sempre que nos deparamos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Deus é injusto? Deus está calado?

Deus está escondido?

“Porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave” (1 Rs 19:11-12).

“Escutar signifi ca receber alguém dentro de nós.”

S

empre que nos depara-mos com questões tão profundas quanto as ex-pressas neste título, estamos de alguma forma mexendo com o que chamamos de fé. Embo-ra as pessoas, em sua gEmbo-rande maioria, digam que são cheias de fé, embora confessem que vivem pela fé, na maior parte das vezes vivem pela alma, pe-la emoção e pepe-las sensações e impressões, o que é desastro-so no dia a dia. Elas fazem do seu cotidiano uma verdadeira montanha russa, vivendo altos e baixos no mes-mo dia, sensações de crer e de não crer, de acordo com a direção dos ventos. Viver pela fé é não viver pela visão, pela emoção, pela sensação, pelas circuns-tâncias, por impressões, por alegrias ou por sucesso. Viver pela fé nos reme-te necessariamenreme-te a viver pela graça, cuidado e amparo de Deus. Questionar se Deus é justo, se está calado ou escondido é negar a fé e a confi ança n’Ele. Viver pela fé é ver o invisível, apesar de todas as visibilidades negativas. É subju-gar a alma ao espírito. É sentir as águas invisíveis de um dilúvio de emoções nos afogando e, mesmo assim, tratá-las como miragem ou como truques da subje-tividade frágil e impressionável da alma. É, no pior dia, poder dizer: “Tu és fi el, Senhor!”. É ver na morte, qualquer morte, apenas um portal para a Vida. É sa-ber que nada pode nos separar do amor de Cristo: nem a vida, nem a morte, nem o pecado, nem o diabo, nem qualquer criatura e nem qualquer poder ou ambiente de mal.

O problema é que a alma é retardada. Ela é tarda para crer, como disse Jesus – “Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!” (Lc 24:25). Muitas vezes, o espírito já viu a vitória, mas a alma ainda chora lutos de defuntos que já ressuscitaram. É a alma, ela é que nos faz duvidar do amor e da graça de Deus.

(2)

O espírito está pronto, mas a “carne” (alma, emoções, impressões) é fraca e sem-pre atrasada. E a razão é simples: a alma se alimenta do passado. Nossa falta de fé num Deus que age hoje, independentemente do nosso querer, pode nos sepa-rar da alegria vigente do amor de Deus, posto que a alma é retardada.

A maior parte das angústias humanas nada tem a ver com o hoje, mas com o tem. Portanto, para que se viva pela fé, tem-se que deixar de ser movido pelo on-tem – e até pelo hoje circunstancial – e aprender a viver no on-tempo que se chama hoje, o qual, mesmo no pior hoje, alimenta-se da Promessa de Deus: “Nada pode nos separar do Seu amor”.

Quem crê nisso ganha ou perde e não se impressiona. Chora lutos, mas não se sepulta junto. Lamenta perdas, mas não se faz perdido. Constata a realidade, po-rém, pela fé, a transcende.

A resposta às perguntas, eu certamente não as tenho. Cabe a você buscar, pela fé, a resposta que seu coração precisa nesta hora. Dizem que, quando Deus quer falar, não precisa do barulho das palavras. Ele fala nos acontecimentos, no silên-cio da natureza. Fala como quer e do jeito que quer. Mas será que, quando Ele quer falar, estamos dispostos a ouvi-Lo? Eis a questão. Parece que, nos dias

atu-ais, nossos ouvidos estão sempre ocupados. Escolhemos o que queremos ouvir, colocamos o fone nos ouvidos e esquecemos o mundo à nossa volta. O que sei é que Deus se faz justo a ca-da instante. Ele fala e cabe a nós escutá-Lo. Ele se mostra na brisa e cabe a nós percebê-Lo.

Sem. Lucas Gomes

Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros. A beleza mora lá também.

Rubem Alves, teólogo e escritor mineiro (1933-2014)

Reflexão

Reclamações contra o apóstolo Paulo

Tenho sérias reclamações a fazer do apóstolo Paulo. Definitivamente, ele não é bom exemplo para os milhões de no-vos crentes que estão frequentando as igrejas hoje.

Não fica bem para um apóstolo sair por aí dizendo que foi “preso, açoitado, ape-drejado, sofreu naufrágio, passou fome, sede, frio e nudez” (2 Co 11:23-27). Pa-rece coisa de gente que está debaixo de “maldição”.

Outra coisa: como pode um enviado do Senhor confessar que esteve na cidade pregando “em fraqueza, temor e grande tremor” (1 Co 2:3)? O que o povo de ho-je vai dizer? Como vão acreditar num “evangelho de poder”, se o próprio líder se mostra fraco e temeroso?

Lá em Corinto, ele se fez “gentio para com os gentios, judeu para com os judeus, e fraco para com os fracos, na esperança de salvar alguns” (1 Co 9:22). Tanto es-forço para somente “salvar alguns”? Isso é falta de fé. Hoje, um servo de Deus pro-fetizaria que toda aquela cidade seria do Senhor Jesus.

(3)

Onde se viu mandar o jovem Timóteo “tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades” (1 Tm 5:23)? Não ficaria melhor pa-ra um homem de Deus “opa-rar pela cupa-ra” que receitar remédio?

E o que ele fez com Trófimo, outro cooperador do evangelho? “Quanto a Trófi-mo, deixei-o doente em Mileto” (2 Tm 4:20). Isso lá é papel de um apóstolo, dei-xar seu discípulo doente? Conheço gente hoje que oraria e determinaria sua cura imediatamente.

Tudo bem que Paulo aprendeu a “viver contente em toda e qualquer situação” (Fp 4:11), e para ele não importava muito “ter abundância ou escassez” (Fp 4:12). Mas isso era lá com ele. Será que ele não aprendeu a “liberar bênçãos” sobre a vi-da do povo e a ensinar nossa gente a reivindicar sempre o melhor?

Mas deixei por último a pior reclamação: foi um despropósito ele dizer aos pagãos atenienses que “o Deus que fez o mundo não habita em santuários feitos por mãos humanas” (At 17:24). Habita, sim, e o seu endereço atual é na Avenida Celso Gar-cia, em São Paulo, um templo construído com o melhor material vindo de todas as partes do mundo. E quem desejar poderá visitá-lo!

Bem, até aqui falei como “louco”. Mas agora mostrarei o seu legado de ensino e amor pela Igreja e pelo Reino de Deus.

Paulo considerou como “lixo” todas as efêmeras glórias humanas para conquistar o maior tesouro que alguém pode possuir: Cristo (Fp 3:8).

Mesmo sendo pobre, enriqueceu a muitos, e “de ninguém cobiçou prata, nem ou-ro, nem vestes” (At 20:33).

Gloriava-se nas próprias fraquezas, sabendo que o poder pertencia a Deus (2 Co 12:10).

Não viveu para agradar a si mesmo, nem a homens, mas para agradar a Aquele que lhe concedeu o sentido de uma nova existência (Gl 1:10).

Seu aparente fracasso mostrou que os seus olhos estavam postos não nesta vi-da, mas no alvo, no prêmio maior de todos, que estava sendo preparado para ele (Cl 3:14).

O corajoso apóstolo nos ensinou que todas as coisas que ele possuía eram nada diante da sublimidade de ter a Cristo (Fp 3:7).

Esse homem, verdadeiramente, combateu o bom combate, completou sua carrei-ra e guardou a fé (2 Tm 4:7). E, ao fazer isso, ensinou-nos a todos que não existe

maior privilégio para um ser humano do que viver e morrer em obediência e submissão a Deus, nosso Aba Pai.

O resto é religiosidade frívola e vazia. Rev. Daniel Rocha,

da Igreja Metodista Central em Santo André (SP)

É curioso observar que quase todos os homens que valem muito têm maneiras simples, e que quase sempre as maneiras simples são vistas como indício de pouco valor.

Giacomo Leopardi, poeta e ensaísta italiano (1798-1837)

(4)

Meditação

O pastor de porcos

“Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5:17).

Era uma vez um bom pastor de ove-lhas que tinha poucas oveove-lhas e, can-sado de ver seu aprisco tão vazio, ti-nha pressa em aumentar o rebanho. Ele sabia que podia cuidar muito bem de uma quantidade maior de ovelhas, mas não havia ovelhas disponíveis pa-ra adquirir naquela região. Foi quando alguém o convenceu de uma estranha teoria: “Se você batizar um porco e o ensinar a viver como ovelha, com o tempo ele se tornará uma ovelha”. Então, o pastor de ovelhas passou também a cuidar de porcos. No começo, ele quase de-sistiu, mas, como era um sujeito determinado, insistiu.

Brigou. Bateu. Xingou. Pediu. Implorou. Manipulou. Motivou. Desafiou. Presen-teou. Reforçou o comportamento positivo. Premiou. Brigou. Bateu. Xingou. Mas aqueles bichos eram realmente rebeldes e sempre insistiam em voltar para a lama logo após o banho diário que ele lhes dava.

O pastor tinha que ficar à porta do mangueirão com um pedaço de pau batendo no lombo dos bichos para obrigá-los a ir pastar nos pastos verdejantes e beber as águas tranquilas junto com as ovelhas. “Agora vocês não são mais porcos”, dizia ele, “agora vocês são ovelhas; comportem-se como tal.”

Sem perceber, passou a dedicar a maior parte do seu tempo tentando manter os bichos na linha. E as ovelhas acabaram ficando em segundo plano. Sem cuidados pastorais, estressadas com a companhia dos porcos que viviam a perturbá-las, elas deixaram de se alimentar, de se reproduzir e, aos poucos, foram se acabando. Meses depois, com exceção de uma ou outra ovelha que viviam por ali, tristes, iso-ladas, só havia porcos naquela propriedade. O pastor de ovelhas transformara-se em pastor de porcos. Acabou desistindo de ensinar aos porcos o comportamen-to que se espera de uma ovelha e fazia de conta que não estava vendo seu “redil” chafurdando na sujeira. Os porcos, sempre com medo de levar umas pauladas no lombo, cada vez que viam o pastor por perto voltavam de fininho aos pastos ver-dejantes. Mas, só por uns minutinhos.

Pr. Ronaldo Franco, presidente do Conselho Oficial dos Pregadores Evangélicos do Brasil (Copeb)

Avisos

Escola Bíblica de Férias (EBF) 2015

De 16 a 18 de julho de 2015, das 14h00 às 17h00, e no dia 19 de julho, às 9h00, será realizada em nossa igreja a tradicional Escola Bíblica de Férias (EBF), aberta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convide amigos, vizinhos e familiares para participar. Jesus quer ensinar a todas as crianças o caminho em que elas devem andar. O encerramento será no domingo (19/7), du-rante o culto, a partir das 19h00.

(5)

Férias da Equipe Pastoral

No mês de julho, a Equipe Pastoral da nossa igreja gozará de um tempo de des-canso e de momentos com suas famílias. As férias dos pastores e do seminaris-ta ficaram organizadas assim:

Pr. Tiago e Pra. Laura – de 6 a 15 de julho; Sem. Lucas – de 18 a 27 de julho.

Curso: “Haggai na Sua Igreja” – Módulo 2

Está chegando o Módulo 2 do curso “Haggai na Sua Igreja”. Cada mó-dulo dura 8 horas e abrange três matérias. No Mómó-dulo 2, estudare-mos as bases do planejamento, gestão de papéis e argumentos para compartilhar a sua fé.

Quando: O Módulo 2 será no dia 4 de julho (sábado), das 8h30 às 16h30; Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Datas dos próximos módulos: 22 de agosto e 24 de outubro; Valor por módulo: R$ 45,00;

Inscrições: Com o Pr. Tiago, até 28 de junho (domingo que vem).

Seja um dizimista

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt. 25.23). Sua contribuição é fundamental para o cres-cimento de nossa igreja. Para tornar-se contribuinte regular por meio do dízimo, solicite o envelope apropriado ao nosso irmão Wesley. Assuma esse compromis-so com Deus ainda hoje!

Aniversariantes

22/6 Rodrigo Mateus de Brito e Sônia Regina Rodrigues Marques;

24/6 Joana Rodrigues de Moura Arrais;

26/6 José Roberto Barbosa Fenner;

27/6 Tiago Reyes Vassallo.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Célia, da Ci-da (cunhaCi-da Ci-da Silvana), Ci-da d. CiCi-da Barçante, Ci-da d. Eleni-ce (irmã da d. Neusa), do Enemézio (irmão da Edna), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da He-lô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José) e do Wanderlei;

Pela Clínica Neemias e pelo tratamento do Leandro;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853 Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (21/6) PRÓX. DOMINGO (28/6)

FECHAMENTO DA IGREJA Mariana Emerson

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Marcel

INTERCESSÃO Edward/Manoel Manoel/Marilene

MINISTÉRIO INFANTIL Angélica/Bia/Doroti Jéssica/Equipe pastoral

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

OPERADOR DE CAMERA Almir Guto

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Flávia Gonçalves Pr. Tiago/Marilene

PREGADOR Sem. Lucas Pra. Laura

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de analisar as percepções de não-jornalistas sobre valores deontológicos do jornalismo, entrevistamos integrantes dos coletivos cariocas Mídia Independente

Na diátese de vitória, temos expresso um Paciente, elemento afetado pela ação de um SN Agente, fato não observado na diátese transitiva sem objeto (como em Maria comeu

Se se tiver um corpo à temperatura emitindo para um meio à temperatura (o caso mais frequente nas aplicações), como por exemplo um coletor solar a perder

Os valores de ácido palmítico, ácido oléico e ácido gadoléico deste trabalho mostraram que o sangue em 50% Pardo Suíço (Bos taurus), provocou alteração no perfil de

Augusto (Morais, Fernández, Magalhães, no prelo), permite constatarem a mesma tendência, ao documentar‑se, a par de numerosas produções importadas (cerâmica fina, paredes

Assim, a questão fundamental da existência humana não é apenas como se vive, mas também como se morre a cada instante, na vida que se vive, na medida em que vida e morte reenviam-

On the other hand, the module deployed in various nodes in the network (i.e. IPT Node) is also capable of creating, maintaining and removing specific paths through the