• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE ORLÂNDIA PROGRAMA CINE FAO. Coordenadora: Profª. Mª. Maria Suzana Oliveira Campos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE ORLÂNDIA PROGRAMA CINE FAO. Coordenadora: Profª. Mª. Maria Suzana Oliveira Campos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE ORLÂNDIA

PROGRAMA CINE FAO

Coordenadora: Profª. Mª. Maria Suzana Oliveira Campos

(2)

PROGRAMA CINEFAO

O Programa CineFAO atende ao compromisso de oferta de Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares, conforme disposto em projeto específico.

O presente Programa surge em substituição ao Projeto Cine-Biblioteca (2007/2 a 2008/2), em virtude da identificação da necessidade de maior nivelamento e aperfeiçoamento das competências de interpretação e expressão entre os alunos da Faculdade de Orlândia.

1. Objetivos 1.1. Geral

Motivar no aluno a adoção de uma postura ética, de consciência cidadã e de reflexão crítica e autocrítica.

1.2. Específico

Ao proporcionar uma opção de entretenimento, diversão, lazer e reflexão aos alunos da FAO, mediante a apreciação de filmes provocativos, criativos e propositivos, busca-se estimular o desenvolvimento da reflexão, da análise e da capacidade de dissertação, por meio de atividades desenvolvidas a partir de temáticas apresentadas por filmes específicos.

Ademais, buscar-se-á a identificação e a problematização de temas transversais a partir das obras propostas, tais como: sustentabilidade, diversidade cultural, direitos humanos, cidadania, globalização e condição humana (VER APÊNDICE A).

2. Justificativa

A arte é a grande via humana para difusão de idéias, conceitos, desejos, medos e expectativas. Sendo o cinema uma expressão artística fundamental da modernidade, não só pelo prazer que proporciona aos expectadores, mas também pela potencialidade reflexiva, poética e criativa que representa, a Faculdade de Orlândia entende que o CineFAO, ao levar seus alunos ao mundo da chamada “sétima arte”, contribui para com seu crescimento intelectual e emocional. Ao unir lazer, reflexão e trabalho acadêmico, o CineFAO pretende ser um importante mecanismo auxiliar no processo educacional dos alunos da FAO.

(3)

Para que atinja seus objetivos, o Programa CineFAO deverá obedecer às seguintes normas:

3.1. Será formada uma comissão, composta por três docentes e um funcionário da instituição, com a finalidade de garantir a oferta, o registro e o controle das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa.

3.2. A Comissão será formada por indicação dos integrantes da Congregação, os quais, uma vez aceitem o convite, terão atuação por dois anos, podendo ser reconduzidos.

3.3. A comissão de que trata o item 3.1 deverá reunir-se uma vez a cada semestre letivo para elaborar uma lista de filmes, bem como dos respectivos direcionamentos das temáticas problematizadoras a serem exploradas em cada obra pelos alunos, registrando em ata as decisões e encaminhando à Direção Geral da Faculdade, para apreciação, o programa elaborado.

3.4. A programação elaborada ao início de cada semestre letivo poderá ser alterada em função de motivo de força maior.

3.5. Por constituírem Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares, os alunos deverão assistir aos filmes em datas e horários em que não haja previsão de trabalho letivo.

3.6. Caberá à Comissão a produção do material necessário ao cumprimento das finalidades a que se propõe o Programa CineFAO, bem como a documentação das atividades desenvolvidas.

3.7. A participação dos alunos da Faculdade de Orlândia nas atividades do CineFAO representará o cumprimento de 5 (cinco) horas de Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares, desde que observadas as seguintes disposições: 3.7.1. Assistir a um dos filmes indicados pela Comissão do CineFAO;

3.7.2. Desenvolver uma Dissertação Crítica seguindo as indicações e/ou direcionamentos estipulados pela Comissão do CineFAO para a obra específica escolhida pelo aluno;

(4)

3.7.3. Entregar junto ao Atendimento da Secretaria Geral, mediante requerimento para aproveitamento como Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares, a dissertação digitalizada, na qual o texto deverá seguir os padrões dos trabalhos acadêmicos da FAO (VER APÊNDICE B);

3.7.4. Ter seu trabalho avaliado e aprovado por um dos docentes da Comissão do Programa CineFAO, com nota mínima 7,0 (sete pontos).

3.8. Os alunos devem elaborar um texto coerente, relevante (discussões interessantes vinculadas às idéias do filme, criativas e pertinentes), comprometido (bem escrito, mediante uma argumentação madura, eficaz e sensata) e, claro, atento às questões gramaticais (concordância verbal e nominal, acentuação, ortografia, etc.).

3.9. Para efeito de atribuição de nota ao trabalho apresentado pelo aluno, serão levados em consideração a gramática, a coerência, a relevância e o comprometimento, quesitos estes que representarão 2,5 (dois pontos e meio) cada um na composição da nota final.

3.10. Em caso de plágio, ou mesmo de muita proximidade entre dissertações, a nota dos trabalhos será igual a 0,0 (zero).

3.11. Não será permitida a atribuição de mais de 10 horas (dois filmes) por semestre em Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares mediante participação no CineFAO.

(5)

CineFAO.

Conceituação e/ou esclarecimentos sobre os temas:

Cidadania

Uma discussão sobre cidadania acarreta uma análise sobre os direitos e deveres civis, políticos e sociais dos indivíduos dentro de uma sociedade. Ademais, a cidadania engloba questões como o compromisso político e a identidade dos cidadãos para com o todo institucional ao qual pertencem, ações estas que pressupõem responsabilidade, trabalho e zelo.

Condição Humana

Entende-se por condição humana o emaranhado de processos sociais, culturais, subjetivos, emotivos e filosóficos que caracterizam a existência humana. Assim, todo tipo de discussão que busque analisar as causas e os efeitos das ações, pensamentos e sentimentos humanos estão relacionados com a própria condição complexa, e por vezes contraditória, do universo humano.

Diversidade Cultural

Sabe-se que cultura é o arcabouço ideológico e simbólico de um determinado grupo social. Assim, uma discussão sobre diversidade cultural é quase sempre uma análise comparativa entre universos culturais diferenciados, ou seja, uma tentativa de se compreender as estruturas causais do comportamento e do pensamento de determinados indivíduos, buscando-se entender a lógica que condiciona ações humanas tão diferenciadas.

Direitos Humanos

Em essência, uma discussão sobre direitos humanos é uma análise sobre as condições de dignidade, sustentabilidade, desenvolvimento e conforto dos seres humanos. Parte-se do pressuposto de que os seres humanos gozam, ou deveriam gozar, de alguns direitos essenciais como o direito à vida, direito à liberdade, direito ao pleno desenvolvimento das potencialidades intelectuais, emotivas e motoras, direito ao descanso, ao lazer, etc., enfim, trata-se de um debate sobre a efetividade da aplicação das diretrizes elaboradas na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

Globalização

O processo de globalização econômica capitalista desencadeia um conjunto muito grande e complexo de reorganização econômica, política, social e cultural. Ao colocar em contato direto e indireto praticamente todas as pessoas e instituições do mundo, a globalização contemporânea reestrutura códigos simbólicos, reconfigurando e disseminando comportamentos, ideais e percepções contraditórias.

Sustentabilidade

Uma discussão sobre sustentabilidade não é somente uma análise sobre as atividades humanas e seus impactos na natureza (equilíbrio ambiental), mas também é uma problematização acerca das políticas humanas e o desequilíbrio gerado nas economias e nos processos de sociabilidade. Portanto, parte-se do

(6)

pressuposto de que apenas equilibrando estas três frentes – ecológica, econômica e social – a sustentabilidade possa ser efetivada.

(7)

NOME DO FILME

MÊS/ANO (exemplo: SET/2009)

(fonte Times New Roman ou Arial, nº 16, caixa alta, negrito e centralizado)

Nome do aluno código

(fonte Times New Roman ou Arial, nº 14, caixa baixa, negrito e justificado)

A... ... ... ... ... ... (O corpo do texto deve ser escrito em fonte Times New Roman ou Arial, nº 12, com parágrafo de 2 cm e com alinhamento justificado)

Referências

(Se houver, qualquer referência deve aparecer no final do trabalho, sempre dentro dos padrões da ABNT, tal qual o Manual de Instruções para a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da FAO)

(Todo o trabalho deve apresentar espaçamento entrelinhas de 1,5)

Referências

Documentos relacionados

[r]

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre