• Nenhum resultado encontrado

b) A vantagem de utilizar células-tronco do próprio paciente é que dessa maneira se evita a rejeição dessas células.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "b) A vantagem de utilizar células-tronco do próprio paciente é que dessa maneira se evita a rejeição dessas células."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GABARITO APRIMORAMENTO EMBIOLOGIA - PEDRÃO

1) Gab:

A formação de gêmeos ocorre inicialmente no processo de fertilização. No caso de gêmeos univitelínicos (Figura A), a fertilização ocorre entre um óvulo e um espermatozoide, enquanto no caso de gêmeos bivitelínicos (Figura B) ocorre a fertilização de dois óvulos por dois espermatozoides. No desenvolvimento de gêmeos univitelínicos (Figura A), o zigoto se divide na fase de blastômeros em duas massas celulares que darão origem a dois embriões dentro da mesma placenta. No caso de gêmeos bivitelínicos (Figura B), os zigotos têm desenvolvimentos independentes, dentro de placentas distintas.

2) Gab:

a) Células-tronco adultas estão comprometidas com a formação de uma determinada linhagem celular, sendo por isso menos versáteis que as embrionárias. Estas são capazes de se diferenciar na maioria dos tipos celulares encontrados no organismo adulto.

b) A vantagem de utilizar células-tronco do próprio paciente é que dessa maneira se evita a rejeição dessas células.

3) Gab:

As células-tronco embrionárias podem dar origem a qualquer tecido.

Estas células podem substituir tecidos que deixaram, por algum motivo, de realizar suas funções.

4) Gab:

a) O fato de serem células indiferenciadas, totipotentes ou pluripotentes. Essas células são capazes de originar qualquer tipo celular do organismo.

b) A blástula é a figura E. Uma característica que diferencia essa etapa da anterior (mórula) é a presença de blastocele; uma característica que a diferencia da fase posterior (gástrula) pode ser a presença de arquêntero, blastóporo ou tecidos embrionários.

(2)

a) As células do blastocisto são menos diferenciadas do que as células da gástrula ou do cordão umbilical, portanto, possuem mais possibilidade de se diferenciarem em uma maior quantidade de células diferentes.

b) A célula – tronco embrionária seria capaz de se diferenciar em células nervosas na região que sofreu a lesão, substituindo o neurônio danificado. Com o tempo e exercícios direcionados, os movimentos dessa pessoa voltariam ao normal.

6) Gab:

a.1) multiplicação do número de células a.2) formação de folhetos embrionários a.3) formação dos órgão

b) é a capacidade da célula de se transformar em células de qualquer sistema

c) porque as células do blastocisto tem capacidade maior de totipotência do que os do estágio de gástrula ou nêurula

7) Gab:

O desenvolvimento fetal é muito grande no primeiro trimestre de gestação. Drogas, substâncias químicas e outros fatores podem lesar célular do embrião que, futuramente tornariam-se estruturas independentes e, depois a criança pode nascer com má-formação.

8) Gab:

c.1) Massa celular interna de blastocisto

c.2) Todas as células nesta fase são pluripotentes

c.3) Porque estas células não são pluripotentes; eles originarão a placenta

9) Gab:

O ovo das aves é grande e com muito vitelo, pois no desenvolvimento desse animal, o embrião não recebe alimento de exterior e seu crescimento depende de uma grande quantidade dessa reserva alimentar. Nos mamíferos, o ovo é pequeno e com pouco vitelo, pois o desenvolvimento do embrião desses animais é feito com alimento fornecido pela mãe, através da placenta.

(3)

10) Gab:

a) Prófase I b) Oligolécitos c) Beta-HCG

d) Condom ou camisinha

e) A blástula tem uma cavidade chamada blastocele, enquanto a mórula é só um aglomerado maciço de células

f) Mesoderme

11) Gab:

a)

b) Animais triblásticos apresentam os três folhetos embrionários: ectoderme, endoderme e mesoderme. O celoma que é uma cavidade interna é delimitada pela mesoderme, por isso os animais ditos celomados precisam apresentar a mesoderme, característica que os diblasticos não apresentam, pois possuem somente a ecto. e a endoderme.

12) Gab:

O critério utilizado foi o da origem embrionária da boca, pois um dos ramos é protostomado e o outro é deuterostomado.

13) Gab:

a) Segmentação meroblástica ou parcial superficial b) Insetos

(4)

14) Gab:

a) Ao chegar à placenta, o sangue do feto está pobre em oxigênio e nutrientes e rico em gás carbônico e resíduos metabólicos. Devido às diferenças de concentração entre a circulação do feto e a da mãe, por difusão, ocorrerá a oxigenação do sangue e a transferência de nutrientes para a circulação fetal.

b) Porque, em ambos os casos, as artérias (umbilical e pulmonar) transportam sangue pobre em oxigênio, e as veias (umbilical e pulmonar) transportam sangue rico em oxigênio.

15) Gab:

a) A casca do ovo e a bolsa amniótica são anexos embrionários com a função de proteger o embrião contra desidratação (desenvolvimento embrionário terrestre).

b) Nas angiospermas, o endosperma (3n) possui, assim como o saco vitelínico, a função de armazenamento de nutrientes para o embrião em desenvolvimento.

c) O âmnio surgiu como proteção do embrião contra choques mecânicos, proporcionando também um meio interno mais ou menos constante físico-quimicamente para o desenvolvimento desse embrião.

d) Por ser um anexo embrionário, o âmnio se desenvolve durante a gastrulação, estágio no qual os grupos de células, os blastômeros, mudam de posição, a partir dos movimentos morfogenéticos, e formam os folhetos germinativos.

GABARITO APRIMORAMENTO AÇÃO GÊNICA - PEDRÃO

01) Gab:

Retículo endoplasmático granular (REG), complexo golgiense (CG) e vesículas de secreção (VS)

(5)

REG: síntese das proteínas; CG: envolvimento das proteínas por suas membranas; VS: fusão com a membrana plasmática, liberando as proteínas para fora da célula.

02) Gab:

A maior concentração de aminoácidos marcados será encontrada nos lisossomos. Estes organóides possuem enzimas digestórias no seu interior.

03) Gab:

a) Síntese de proteínas ou Transcrição e Tradução b) I.DNA ou Ácido desoxirribonucléico ou ADN

II.RNA mensageiro ou mRNA

III.Ribossomo ou Subunidade maior do Ribossomo

IV.Cadeia polipeptídica ou polipeptídeo ou proteína ou cadeia de aminoácidos ou fita de aminoácidos ou sequência de aminoácidos

c) OH -2' Carbono H -2' Carbono G C, U, A, G C, T, A, Ribose : Açúcar ose Desoxirrib : Açúcar os nucleotíde de simples cadeia ou Fita os nucleotíde de dupla cadeia ou ta Fi RNA DNA

d) Procarionte ou Procarioto ou Organismo/Seres/Indivíduos com ausência de envoltório/membrana nuclear

1.O DNA não está envolto pela membrana nuclear e a síntese de mRNA ocorre no citoplasma com uma concomitante síntese de proteínas

2.Transição simultânea à tradução 3.Ausência de processamento do RNA

04) Gab:

a) Não. Todas as células do vegetal, originadas do desenvolvimento do zigoto, apresentam o mesmo conjunto cromossômico e, portanto, o mesmo genoma.

(6)

b) Sim. A expressão diferencial dos genes situados nas células de folhas e de frutos determinarão a produção de diferentes tipos de moléculas de RNA mensageiro.

05) Gab:

Não. O código genético é degenerado, isto é, pode haver códons diferentes para um determinado aminoácido.

06) Gab:

Para corrigir permanentemente a seqüência de aminoácidos, a terapia deve atuar no gene (DNA). O gene é um segmento da fita do DNA que contém uma seqüência de bases que codifica a produção de uma proteína.

A alteração nessa seqüência de bases pode corrigir a seqüência de aminoácidos. Em qualquer outro ponto a terapia não agiria de forma permanente, sendo necessária a atuação constante.

07) Gab:

a) Insulina e pâncreas.

b) Fase G1 da interfase, a curva 1 representa a insulina e a curva 3 o DNA. Na fase G1 há intensa síntese de RNA, que é a molécula intermediária para a síntese de proteínas a partir do DNA. Nessa fase não há síntese de DNA (duplicação do DNA). O numero de vesículas do Complexo de Golgi aumenta progressivamente com o aumento da produção de proteína de exportação (insulina).

08) Gab:

a) A apoptose é um mecanismo útil para manter o equilíbrio interno dos organismos multicelulares e pode ocorrer fisiologicamente na manutenção das células corporais destes organismos. Várias contribuições podem ser ressaltadas, dentre as quais: apoptose ocorrendo no desenvolvimento embrionário, na renovação das células lábeis, na resposta imunológica do indivíduo a um agente biológico, nas células fibrosas que darão origem ao cristalino, entre outras.

b) No desenvolvimento embrionário, várias estruturas do feto como o ducto tireoglosso e a notocorda sofrem involução ao longo do período gestacional e, esta involução se deve à morte programada das células que compõem estas estruturas. Outro exemplo

(7)

se dá pela renovação das células lábeis, isto é, em tecidos cujas células se renovam constantemente, como o caso do epitélio que reveste a pele.

09) Gab:

a) No intervalo P. A enzima DNA polimerase atua quebrando as ligações de hidrogênio adicionando nucleotídeos à fita de DNA. No intervalo P, ocorre a replicação ou duplicação de DNA.

10) Gab:

a) Metáfase

b) fase S da intérfase

11) Gab:

a) 40% na fase G1; 36% na fase S e 24% nas fases G2 + M.

b) O gráfico III representa o experimento em presença de afidicolina. Essa substância, inibindo a DNA polimerase, bloqueia a síntese do DNA. Em conseqüência, as células se acumulam na fase G1.

O gráfico II representa os resultados após a adição de colchicina. Essa substância, impedindo a formação de microtúbulos, paralisa a divisão celular nas etapas iniciais da fase M (mitose). Dessa forma, as células tendem a se acumular nessa fase, contendo o dobro de DNA em relação à fase G1 do ciclo celular.

12) Gab:

a) As células crescem até atingir o tamanho máximo permitido pela relação superfície x volume, após o que passam a se dividir, produzindo células com volume igual à metade da célula-mãe.

b) O aumento no número de células é resultante das mitoses, que ocorrem a cada vez que o volume celular atinge seu valor máximo e a célula se divide.

(8)

a) (I): UAAGCCG; a.(II): AUUCGGC;

b) b.1. Emparelhamento dos RNA / Formação de RNA de fita dupla; b.2. A tradução será inibida;

c) Não haverá a síntese de etileno nos tecidos do fruto, e o fruto não amadurecerá; d) Poderão armazenar os frutos por mais tempo, depois de colhidos.

14) Gab: A organela indicada por A é o Núcleo. O núcleo contém a maioria do material genético da célula (DNA). Ele determina a expressão desse material, em razão do funcionamento celular, ou seja, controla as funções celulares e a sua duplicação quando a célula se divide. A organela indicada por B é o Vacúolo. Quando a célula aumenta, o incremento do volume celular é devido à absorção de água que é destinada principalmente ao vacúolo, que auxilia na expansão celular, aumentando a pressão de turgor dentro da célula. Além disso, o vacúolo tem função de acúmulo de substâncias, tais como, íons, taninos, cristais, pigmentos etc. O vacúolo também pode assumir a função de digestão celular e de controle osmótico. A estrutura indicada pelas setas é a Parede celular. Um aspecto característico das células vegetais é que elas são delimitadas por uma parede celulósica.

15) Gab: Uma das células será montada, utilizando-se o núcleo com nucléolo bem desenvolvido e o citoplasma com grande quantidade de organelas. Esta célula tem uma intensa atividade metabólica com elevada síntese de proteínas, uma vez que o nucléolo desenvolve-se quando sintetiza grande quantidade de ribossomos.

A outra célula será montada, utilizando-se o núcleo com muita heterocromatina e o citoplasma com poucas organelas. Neste caso, a célula tem baixa atividade metabólica devido ao fato de a heterocromatina ser inativa no que diz respeito à expressão gênica.

Referências

Documentos relacionados

a) As células-tronco de um paciente podem ser usadas para regenerar seus tecidos ou órgãos lesados, eliminando o risco de rejeição imunológica. b) As células-tronco de

estabelecer um comparativo entre as eficiências das células solares de diferentes gerações e abordar as principais tecnologias de materiais utilizadas para a

As células geralmente abrangem pessoas de uma vizinhança ou de um grupo social (atletas, médicos, universitários, etc.). Assim, existe uma sensibilidade maior com relação

INFLUENCE OF HUMAN ADIPOSE DERIVED MESENCHYMAL STEM CELLS CONDITIONED MEDIUM IN THE DEVELOPMENT OF GLIOMA CANCER STEM

Disse que não poderia conhecê-lo (o pedido incidental), fosse medida cautelar, fosse antecipação de tutela, visto que não havia uma relação de compatibiidade entre o

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Apesar de não poder explicar todos os fenômenos de morte celular nas várias doenças, a compreensão do papel da apoptose como um mecanismo ativo e geneticamente programado

Os Hox do desenvolvimento são expressos durante a regeneração, mas de forma diferente. Gardiner et