• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO PROPRIETÁRIO LINHA PRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO PROPRIETÁRIO LINHA PRO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO

PROPRIETÁRIO

LINHA PRO

MXC - FR1 - FSX - STR1000 - STR2000

FÁBRICA:

BIKE DO NORDESTE S/A R. Dona Francisca Claudino, 785/S Distrito Industrial - Teresina - PI CEP: 64027-305

Fone: (86) 3215-1600 Fax: (86) 3220-7997

DEPARTAMENTO COMERCIAL:

HOUSTON DO NORDESTE S/A Av. Arquimedes, 600/620 Distrito Industrial - Jundiaí - SP CEP: 13211-840 Fone: (11) 4589-1799 Fax: (11) 4582-4443 N u m e ra ç ã o d e 0 1 a 1 .0 0 0 . R e v is ã o : N o v /2 0 0 6 servicehouston@terra.com.br

De segunda a sexta das 9:00h às 17:00h Ligue grátis:

(2)

Parabéns por escolher um produto Houston Bike. Nossa bicicleta é fabricada dentro de especificações técnicas de reconhecimento internacional e com o que há de mais moderno em componentes e tecnologia. A Linha Pro da Houston é toda composta por peças especiais que lhe dão leveza, resistência e um excelente desempenho. Fundamental para o alto nível exigido por você.

Com as instruções deste manual você poderá facilmente montar e regular sua bicicleta e sair pedalando, mas, se preferir, uma oficina autorizada poderá fazer a montagem e regulagem gratuitamente para você. Basta levar a sua bicicleta, este manual e a Nota Fiscal de compra do produto à Assistência Técnica Autorizada Houston Bike mais próximo da sua casa.

(3)

CONTEUDO

CONHECENDO SUA BICICLETA SPEED...04

CONHECENDO SUA BICICLETA MOUNTAIN BIKE...05

ANTES DE PEDALAR...06

MONTAGEM E REGULAGEM...06

SELIM...06

BLOCAGEM RÁPIDA DO SELIM...07

SEM BLOCAGEM...07

PEDAIS...08

REGULAGEM DA ALTURA DO GUIDÃO MTB...09

REGULAGEM DA INCLINAÇÃO DO GUIDÃO MTB...09

REGULAGEM DA ALTURA DO GUIDÃO SPEED...10

REGULAGEM DO FREIO V-BRAKE...10

REGULAGEM DO FREIO SIDE PULL...11

REGULAGEM DO FREIO A DISCO...11

SISTEMA DE CÂMBIO...13

COMO USAR AS ALAVANCAS DE CÂMBIO MTB...13

COMO USAR AS ALAVANCAS DE CÂMBIO SPEED...14

PARA QUEM NUNCA USOU MARCHAS NA BICICLETA...15

RODAS...16

CALIBRAGEM DOS PNEUS...16

DESMONTAGEM E MONTAGEM DAS RODAS...16

CUIDADOS E MANUTENÇÃO...18

LIMPEZA...18

ARMAZENAMENTO...1

8 CUIDADOS CONTRA ROUBO...18

QUANDO FAZER A MANUTENÇÃO...19

PEDALANDO COM SEGURANÇA...20

GARANTIA HOUSTON...21

22

necessidade de trocas de peças que sofrem desgaste natural em função do uso e que chamamos de itens de manutenção, que são: cabos de aço de câmbios e freios, manoplas, sapatas de freio, aros e cubos, pneus e câmaras de ar, pedivela, corrente e roda livre (itens de transmissão) e riscos de pintura; B - Não são considerados em garantia serviços tais como: lubrificação, limpeza, l a v a g e m , r e g u l a g e m , r e a p e r t o , centragem de roda, alinhamento de quadro e garfo;

C - A g a r a n t i a s e r e s t r i n g e exclusivamente ao produto, não cobrindo quaisquer outras despesas como transporte ou hospedagem. DA EXTINÇÃO DA GARANTIA A - Pelo decurso de prazo;

B - Defeitos ocasionados pela exposição da bicicleta em locais impróprios, como em ambiente úmido ou salino, sem os devidos cuidados de manutenção conforme previsto neste Manual; C - Defeitos ocasionados por acidente da bicicleta;

D - Se a bicicleta for transformada, modificada ou reparada fora da Rede de Serviço Autorizado Houston.

E - Quebra de qualquer uma das peças

ou partes da bicicleta por abuso na sua utilização.

(4)

1

C

O

N

H

E

C

E

N

D

O

S

U

A

B

IC

IC

L

E

TA

S

P

E

E

D

A s i m a g e n s c o n ti d a s n e s te m a n u a l p o s s u e m c a rá te r e x c lu s iv a m e n te d e m o n s tr a ti v o . P o rt a n to , o s c o m p o n e n te s m e n c io n a d o s n ã o s ã o c o m u n s a t o d a s a s b ic ic le ta s d a L in h a P ro H o u s to n . S e lim C â m b io d ia n te ir o M o v im e n to d e d ir e ç ã o S u p o rt e d o g u id ã o R a b e ir a i n fe ri o r C o rr e n te C o ro a P e d iv e la C â m b io t ra s e ir o F re io S id e p u ll tr a s . R o d a l iv re C a n o te d o s e lim R a b e ir a s u p e ri o r T u b o d o s e lim T u b o i n fe ri o r T u b o s u p e ri o r G u id ã o C a b e ç o te A la v a n c a d e f re io /c â m b io B lo c a g e m d a r o d a d ia n te ir a C u b o G a rf o R o d a d ia n te ir a R o d a t ra s e ir a F re io S id e p u ll d ia n t.

10 - GARANTIA HOUSTON

Certificado de Garantia Houston Bike. Em respeito ao consumidor e apoiando seu código de defesa, este produto está garantido contra quaisquer defeitos de fabricação, incluindo material e mão-de-obra. Não serão consideradas na garantia peças que apresentarem desgastes normais, consideradas as condições estabelecidas por este Certificado de Garantia.

A garantia é válida apenas para o primeiro proprietário da bicicleta e o prazo de garantia é contado a partir da data da emissão da Nota Fiscal de venda da bicicleta a este primeiro proprietário, não podendo haver na mesma qualquer tipo de rasura.

Faça a montagem gratuita em sua bicicleta imediatamente após a compra em qualquer Assistência Técnica Autorizada Houston Bike.

DAS CONCESSÕES DA GARANTIA A - A garantia cobre os reparos necessários em decorrência de defeito de fabricação ou material em qualquer dos componentes da bicicleta, desde que esteja esta dentro dos prazos e condições estipulados neste Certificado de Garantia.

B - A peça reconhecida como defeituosa, será trocada gratuitamente ao primeiro proprietário, exclusivamente pela Rede de Serviço Autorizado Houston.

Q u a i s q u e r a t e n d i m e n t o s s e r ã o realizados nas dependências das lojas / oficinas da Rede de Serviço Autorizado Houston.

C - As substituições de peças em garantia, consideradas com defeito de

fabricação e executadas durante o período de garantia, não acarretam a prorrogação da garantia do produto. PARA EFETIVAÇÃO DA GARANTIA A - Nota Fiscal de compra do produto, Manual do Proprietário e que a bicicleta esteja em poder do primeiro proprietário. B - Que o atendimento seja feito exclusivamente por qualquer loja ou oficina da Rede de Serviço Autorizado Houston.

C - Que a bicicleta tenha sido corretamente montada, revisada conforme instruções do Manual do Proprietário que acompanha o produto. D - Que o defeito reclamado da bicicleta ou qualquer de seus componentes não seja causado por inobservância das instruções contidas neste Manual do Proprietário, como desgaste natural dos componentes, acidentes de qualquer natureza, má utilização, falta de uso da bicicleta.

SÃO GARANTIDOS OS REPAROS NA PINTURA QUANDO

A - A pintura não tiver sido danificada em transporte ou o produto tenha sido mal estocado, provocando riscos. B - O defeito não decorrer de influência externa anormal de origem mecânica ou química.

DAS EXCEÇÕES DA GARANTIA A - Ocorrerão por conta do proprietário à s d e s p e s a s d e c o r r e n t e s d a

(5)

2

C

O

N

H

E

C

E

N

D

O

S

U

A

B

IC

IC

L

E

TA

M

O

U

N

TA

IN

B

IK

E

S e lim C â m b io d ia n te ir o S u p o rt e d o g u id ã o A la v a n c a d e c â m b io R a b e ir a i n fe ri o r C o rr e n te C o ro a P e d iv e la P e d a l M o v im e n to d e d ir e ç ã o C â m b io t ra s e ir o F re io V -b ra k e t ra s . R o d a l iv re C a n o te d o s e lim R a b e ir a s u p e ri o r T u b o d o s e lim B lo c a g e m d o s e lim T u b o i n fe ri o r T u b o s u p e ri o r G u id ã o C a b e ç o te A la v a n c a d e f re io B lo c . d a r o d a C u b o G a rf o c o m s u s p e n s ã o R o d a d ia n te ir a R o d a t ra s e ir a F re io V -b ra k e d ia n t.

9 - PEDALANDO COM SEGURANÇA

NA ESTRADA

1 - Sempre use o capacete.

2 - Conheça as leis de trânsito da sua cidade.

3 - Lembre-se: você dividirá o mesmo espaço com outras pessoas: motoristas, pedestres, motoqueiros e outros ciclistas. Respeite os direitos de cada um.

4 - Pedale pelo lado direito na mesma mão do trânsito.

5 - Mantenha distância dos outros veículos.

6 - Ao parar, use os freios traseiro e dianteiro ao mesmo tempo. Cuidado para não fazer mais pressão no freio dianteiro e assim fazer com que a bicicleta voe sobre você.

7 - Pedale defensivamente. Esteja sempre preparado para qualquer situação inesperada.

8 - Use as mãos para sinalizar.

9 - Olhe para frente e esteja sempre atento com:

- Portas dos carros estacionados a sua frente que podem se abrir de repente. - Crianças brincando próximo da

estrada.

- Veículos parando ou virando lentamente a sua frente.

10 - Não use fones de ouvido quando estiver pedalando. Eles podem impedir você de ouvir as buzinas dos carros, sirenes de ambulâncias além dos fios

poderem se enroscar nas partes móveis da bicicleta.

11 - A bicicleta vem equipada com refletores, espelhos e campainha. Use-os para a sua segurança.

12 - Nunca pedale sob influencia de bebida alcoólica ou drogas

13 - Se possível, evite pedalar sob mau tempo, quando a visibilidade está prejudicada ou quando você estiver muito cansado.

NA TRILHA

1 - Sempre use o capacete.

2 - Conheça muito bem o lugar onde vai pedalar. Não pedale sozinho em áreas remotas. Informe a alguém o seu destino e quando pretende retornar. Esteja preparado para condições adversas. 3 - Não pedale em áreas não permitidas. Respeite a propriedade privada. 4 - Pedale somente em trilhas já abertas. Não contribua para a formação de erosões.

5 - Evite passar sobre rochas, raízes de árvores ou depressões.

6 - Minimize ao máximo o impacto sobre o meio-ambiente. Deixe as coisas do jeito que você as encontrou. Leve de volta o lixo produzido.

7 - Não assuste os animais ou os coloque em situação de perigo.

8 - Não destruía a vegetação local.

05 20

(6)

4 - MONTAGEM E REGULAGEM

SELIM

Se o selim estiver desmontado, é necessário, primeiro, montar o canote na base do selim. Dê um pré-aperto no parafuso e depois introduza o conjunto ao tubo do selim no quadro. Com a bicicleta em pé, com as duas rodas m o n t a d a s , a l i n h e o s e l i m horizontalmente.

Para saber a altura correta, posicione os pedais de forma que eles fiquem perpendiculares ao solo. Peça para alguém segurar a bicicleta e suba em cima dela de forma que o peito do pé descanse sobre o pedal mais baixo (Fig. 03). Seu joelho deve ficar levemente curvado (Fig.04).

3 - ANTES DE PEDALAR

Certifique-se que:

1 - Sua bicicleta está em condições ideias de funcionamento.

2 - As rodas dianteira e traseira estão bem fixadas.

3 - Os pneus estão calibrados adequadamente.

4 - Os freios estão funcionando bem. 5 - As blocagens do selim e rodas (se h o u v e r ) e s t ã o f u n c i o n a n d o corretamente.

6 - Se o selim está na altura correta.

Fig. 04 Fig. 03

8 - QUANDO FAZER A MANUTENÇÃO

SEMANALMENTE

- Limpe sua bicicleta com um pano úmido.

- Verifique se existem raios soltos na roda.

MENSALMENTE

- Verifique o aperto de parafusos, porcas e blocagens.

- Inspecione e lubrifique os câmbios. - Inspecione e lubrifique a corrente e roda livre.

- Inspecione os conduítes dos freios e câmbios.

- Verifique os ajustes dos rolamentos da roda.

- Verifique os ajustes do rolamentos do movimento de direção.

A CADA 3 MESES

- Verifique se há desgastes nos pneus. Substitua-os se necessário.

- Inspecione e lubrifique as alavancas

de freios.

- Limpe e engraxe sua bicicleta. - Inspecione os pedais e pedivela. - Inspecione todos os refletores. TODO ANO

- Engraxe o rolamento das rodas. - Engraxe o rolamento do movimento de direção.

Nota: A tabela de período de manutenção é baseada em um uso normal. Se você pedala mais do que a média, ou sob condições adversas de terreno e tempo, a manutenção deverá ser com mais freqüência do que a sugerida na tabela.

(7)

Fig. 08

Fig. 06. Posição aberto Fig. 05

Fig. 07. Posição fechado Para regular o anglo do selim, afrouxe o

parafuso da abraçadeira do selim com a uma chave Allen (Fig. 05). A parte de cima do selim deve ficar paralela ao chão (Fig. 05) ou levemente inclinada para trás. Reaperte o parafuso Allen. ATENÇÂO: Há uma marca no canote do selim indicando a altura máxima. Para a sua segurança nunca ultrapasse essa marca.

BLOCAGEM RÁPIDA DO SELIM Alguns dos nossos modelos são equipados com blocagem rápida do selim. Para regular a altura do selim com este sistema, destrave a alavanca da blocagem (Fig. 06), mova o canote do selim para a altura desejada e, em seguida, trave a alavanca da blocagem novamente (Fig. 07).

SEM BLOCAGEM

Nos selins sem blocagem rápida, afrouxe o parafuso do canote do selim com uma chave Allen (Fig. 08), nivele o canote na posição desejada e reaperte o parafuso.

7 - CUIDADOS E MANUTENÇÃO

LIMPEZA

Limpe sua bicicleta nos seguintes casos: 1 - Depois de um passeio na cidade. A sujeira é mínima, mas o seu suor pode iniciar uma corrosão nas peças da bicicleta. Passe um pano úmido sobre o tubo do quadro, guidão e garfo.

2 - Depois de uma trilha

Se pegou lama ou atravessou um riacho, lave a bicicleta com água e sabão. Depois de secar, lubrifique a corrente, roldanas e partes móveis do câmbio e cabos.

Para remover a sujeira pesada:

1 - Para remover a lama das rodas comece do cubo e siga em direção ao aro.

2 - Remova a sujeira com uma mangueira de jardim ou um balde dágua. Nunca retire a sujeira ressecada sem antes molhar a bicicleta pois isso pode arranhar o quadro. Não limpe os aros com solvente. Isso pode fazer com que os freios não funcionem corretamente. 3 - Remova resíduos presos na corrente, câmbio e coroa.

4 - E s p e r e a b i c i c l e t a s e c a r completamente antes de voltar a usá-la. 5 - Desengraxe e lubrifique a corrente, o câmbio e a coroa.

6 - Verifique se todas as partes estão funcionando corretamente e se não há mais barulho de trituração. Isso pode significar que ainda existe resíduos dentro dos componentes.

7 - Faça os ajuste e reparos se necessários.

ATENÇÃO: Evitar usar esguichos de alta pressão contra os cubos das rodas, movimentos de direção e central. E v i t e p e d a l a r d e n t r o d ´ á g u a , principalmente se o cubo e movimento central ficarem debaixo d´água. A água acaba entrando nos rolamentos junto a sujeira. Se isso acontecer, faça uma revisão completa logo em seguida. ARMAZENAMENTO

Antes de guardar sua bicicleta, limpe-a, lubrifique e engraxe-a. Pendure sua bicicleta com os pneus calibrados pela metade. Não guarde perto de motores elétricos. O gás produzido por esses motores desgasta a borracha e a pintura. CUIDADOS CONTRA ROUBO

1. Anote o número de série do quadro e guarde-o em local seguro juntamente com a Nota Fiscal (se quiser use a ficha n o f i n a l d e s t e m a n u a l ) . E s t e procedimento facilita a identificação em casos de furto ou extravio.

2. Para trancar sua bicicleta use uma corrente bem resistente. Envolva-a em volta do quadro e pneus e então prenda em um objeto imóvel como poste ou cerca. Em seguida tranque com o cadeado.

3. Compre um bom cadeado com garantia contra alicate e serra.

4 . N u n c a d e i x e s u a b i c i c l e t a desprotegida mesmo que por alguns instantes.

07 18

(8)

Fig. 11 Fig. 10 Fig. 09 PEDAIS

Alguns modelos são equipados com pedais de encaixe com uma face. Para usá-los é aconselhável você adquirir um par de sapatilhas para Speed ou Mountain Bike (MTB). Basta encaixar os tacos que vem com a bicicleta na sola da sapatilha.

O uso de sapatilhas melhora o desempenho ao pedalar.

Montagem dos tacos

Montar o taco centralizado ao furo oblongo. Alinhar pela linha central fictícia que passa pelo centro do taco e pelo centro do calcanhar (Fig. 09).

Como usar o pedal de encaixe

Leva um pouco de tempo até se acostumar, mas para encaixar e desencaixar é simples:

Para encaixar

Encaixe a sapatilha no pedal de cima para baixo, de trás para frente como um avião pousando (Fig. 10).

Para desencaixar

Para desencaixar é mais simples ainda: Basta girar o pé, com o centro no pedal para fora (Fig. 11).

A pressão do encaixe pode ser regulada pelo parafuso que fica na parte posterior do pedal. Gire-o no sentido horário para aumentar a pressão de travamento do taco. Encontre a pressão ideal para não ter dificuldades para encaixar e desencaixar e nem do pedal escapar no meio da pedalada.

SM-SH51

Fig. 35

Fig. 37 Fig. 36 usualmente monta e desmonta da

bicicleta.

Obs: A posição travada da blocagem é sempre para trás (Fig.36) para evitar que algum obstáculo enrosque na alavanca e abra a blocagem acidentalmente. Obs: Para tirar a roda traseira, colocar a marcha no pinhão menor (Fig. 37). Desta forma a roda sairá mais facilmente.

(9)

REGULAGEM DA ALTURA DO GUIDÃO MTB

A altura do guidão pode ser regulada de acordo com o gosto do ciclista de duas formas: uma, trocando os espaçadores de lugar com o suporte do guidão (Fig. 13). A outra, retirando os espaçadores e serrando o pedaço que sobrar do canote do garfo. O suporte do guidão já vem regulado na altura máxima. Para retirar o suporte do guidão, retire primeiro o parafuso com a tampa (Fig.12). Depois a f r o u x e o s d o i s p a r a f u s o s d a abraçadeira do suporte. Pronto, é só puxar o suporte para cima e fazer a mudança.

Para a montagem

Monte o suporte depois a tampa. Aperte o parafuso da tampa e depois os parafusos da abraçadeira.

Se preferir, ainda há uma posição mais baixa que é obtida invertendo o ângulo do suporte (Fig.14).

Obs: Posições mais baixas do guidão, são para pedaladas mais esportivas, de maior velocidade. Para subidas e descidas em trilhas fechadas é mais indicado a posição alta.

REGULAGEM DA INCLINAÇÃO DO GUIDÃO MTB

Você poderá ajustar o guidão MTB inclinando-o para frente ou para trás conforme o seu gosto. Basta afrouxar os parafusos da abraçadeira que prende o guidão e encontrar a nova posição (Fig.14).

Fig. 12. Altura máxima. Posição original

Fig. 13. Altura mínima. Posição baixa

Fig. 14. Posição mais baixa e inclinação

Parafusos da abraçadeira

Espaçadores Suporte do guidão

Parafuso da tampa Tampa

Trocando os espaçadores de lugar Suporte do guidão invertido Chave Allen

6 - RODAS

CALIBRAGEM DOS PNEUS Mountain Bike

Fora de estrada: 25 a 35 lbs/in. Ruas pavimentadas: 35 a 45 lbs/in. Speed

De 80 a 120 lbs/in.

DESMONTAGEM E MONTAGEM DAS RODAS

As rodas da linha Mountain Bike e Speed são equipadas com blocagem rápida no eixo que dispensa o uso de chaves. Para desmontar a roda proceda da seguinte forma:

1 - Na Mountain Bike, solte o freio V-brake do aro (Fig. 32).

2 - Na Speed, virar a alavanca de freio Side pull para distanciar as sapatas (Fig. 33).

3 - Gire a alavanca da blocagem para a posição aberto (Fig. 34). Folgue a porca que fica do outro lado (não precisa retirá-la) até que sinta a roda totalmente solta. Puxe a roda para baixo segurando a bicicleta.

4 - Para montar a roda, siga as operações acima no sentido inverso. Porém, ao encaixar a roda na gancheira, certifique que ela está bem encaixada e centralizada.

Ao girar a alavanca da blocagem com a palma da mão não haverá necessidade de fechar com muito esforço. Regule este esforço com a porca do outro lado (Fig. 35).

O lado certo da blocagem é sempre o lado esquerdo, que é o lado que o ciclista

Fig. 34 Fig. 33 Aberto Porca Fechado Alavanca da blocagem Fig. 32 Alavanca de freio 09 16

(10)

REGULAGEM DA ALTURA DO GUIDÃO SPEED

A altura do guidão Speed pode ser variada da mesma forma que o suporte do guidão MTB, mas no guidão Speed há duas inclinações que são muito importantes de acordo com o tipo de uso.

Fig. 15. Posição passeio, subida ou provas de longa distância.

Fig. 16. Posição sprint ou de veloci-dade.

REGULAGEM DO FREIO V-BRAKE Os freios V-brakes (Fig. 18) vem regulado de fábrica, mas com o uso haverá necessidade de reposicionar as sapatas de freio para manter a eficiência da frenagem.

1 - Use uma chave Allen 5mm.

2 - Solte o parafuso da sapata até conseguir mobilidade.

3 - Reposicione a sapata de forma que atenda a distância indicada na figura ao lado.

4 - Centralize a sapata ao aro conforme a Fig. 17.

5 - Use o parafuso tensionador da mola para que os dois lados funcionem simultaneamente.

Fig. 18. Freio V-brake Parafuso tensionador da mola Fig. 17 1 a 3mm Chave Allen RODA LIVRE RODA LIVRE

CORRETO

INCORRETO

RODA DENTADA Fig. 30 RODA DENTADA Fig. 31 Fig. 29 PARA QUEM NUNCA USOU MARCHAS

NA BICICLETA

1 - Na Mountain Bike, coloque a marcha dianteira na coroa do meio (Fig. 29) ou na coroa maior no caso da Speed. Na alavanca esquerda aparecerá o número 2 ou o cursor ficará na posição do meio. Para mudar, basta levantar a bicicleta parada, girar o pedivela e mudar a alavanca. Peça um amigo para segurar a bicicleta para você.

2 - Mude a marcha traseira para o pinhão 2 ou 3 (Fig. 29). Na alavanca direita aparecerá o número 2 ou 3 ou segunda ou terceira posição do cursor. Com a bicicleta parada, levantar a roda traseira e fazer a mudança girando o pedivela. 3 - Pronto. Sua bicicleta estará numa marcha onde você poderá pedalar em lugares planos e pequenos aclives. Comece a experimentar a troca de marchas pedalando em terrenos planos e trocando somente a marcha traseira (mão direita). Sinta a mudança no giro do pedal e do esforço.

Quando acostumar com o câmbio traseiro, passe a usar o câmbio dianteiro. Normalmente o câmbio traseiro é muito mais utilizado que o dianteiro.

Evite pedalar com a corrente nos extremos opostos da coroa e do pinhão ao mesmo tempo: coroa menor na frente e pinhão menor atrás ou coroa maior na frente e pinhão maior atrás (Fig. 30). Pois isto pode causar desgaste prematuro na corrente. Veja a forma correta de se utilizar as marchas na Fig. 31.

Parafuso da sapata

(11)

Fig. 19. Freio Side pull REGULAGEM DO FREIO SIDE PULL

REGULAGEM DO FREIO A DISCO O freio a disco mecânico funciona através da compressão de duas sapatas contra o disco de aço inox.

O sistema oferece muitas vantagens em relação aos sistemas convencionais: - Maior progressividade no acionamento. - Mantém a regulagem por mais tempo. - As sapatas duram mais tempo (2000km em média).

- Facilita a montagem da roda.

- O conjunto permanece seco mesmo passando sob poças d´água.

Caso o freio necessite de regulagem, verifique:

- Se as sapatas estão gastas. Veja pela parte frontal se a espessura está menor que o metal base (Fig. 20). Caso estejam gastas, substituí-las primeiro.

Troca de sapatas:

1- Remover o parafuso trava A (Fig. 21). 2 - Puxar as sapatas com o auxílio de um alicate de bico.

3 - Uma mola em formato de “V” deverá sair junto com as sapatas (Fig. 22). 4 - Coloque as duas sapatas novas simultaneamente com a mola.

5 - Recoloque o parafuso trava. Certifique-se que as sapatas estão fixadas corretamente no lugar.

Para regular o freio a disco:

Regule as sapatas do freio para que fiquem centralizadas em relação ao aro (Fig. 17). Monte o cabo e aproxime as sapatas para que fiquem com uma folga de 1 a 3mm. Utilize o parafuso de regulagem fina da distância das sapatas para isso.

A

B

COMO USAR AS ALAVANCAS DE CÂMBIO SPEED

O câmbio dianteiro e traseiro usa o sistema indexado onde a mudança é feita com a própria alavanca de freio e um gatilho integrado (Fig. 26).

Puxando a alavanca A para trás, você aciona o freio. Forçando para dentro (Fig. 27) você aciona o câmbio 'subindo” as marchas. Forçando a alavanca B para dentro você (Fig. 28) você “desce” as marchas.

Fig. 27. Subindo as marchas na Speed Fig. 26

Fig. 28. Descendo as marchas na Speed

14 11 Parafuso de regulagem fina 1 a 3mm Fig. 20 Sapata nova Mesma espessura do metal base Sapata gasta

(12)

Fig. 23 Fig. 21. Freio a disco

Fig. 22 1/3 2/3 A B C Sapata Mola 1 - Monte a roda certificando-se que está

bem encaixada na gancheira do quadro ou do garfo.

2 - Aproxime ou afaste a sapata fixa até obter uma folga de 0,5mm. Para isso gire o parafuso B (Fig. 21).

Atenção: A roda não pode frear sozinha com esta regulagem.

3 - Solte o cabo pelo parafuso C (Fig. 21) reposicionando o cabo para que a sapata móvel fique distante 0,5 mm. 4 - Teste o freio para que consiga uma boa frenagem com o curso da maçaneta até 2/3 (Fig. 23).

5 - SISTEMA DE CÂMBIO

A combinação perfeita é aquela que você consegue pedalar sentado e sem se desequilibrar. A rotação ideal para pedalar é em torno de 90rpm, próximo a batida do coração com o corpo em repouso, mas para pedaladas mais fortes você poderá usar marchas mais pesadas, mas lembre-se: procure trocar de marcha ao longo do percurso para aliviar a pedalada.

Se vai subir uma ladeira pedalando, coloque na marcha ideal antes de começar a subida, nunca durante. ATENÇÃO: Você não conseguirá mudar a marcha sem pedalar ou freando com a roda traseira travada.

COMO USAR AS ALAVANCAS DE CÂMBIO MTB

A Linha MTB Houston usa o sistema indexado onde a mudança é feita através de dois gatilhos. Usa-se o polegar para “subir” as marchas (Fig. 24) e o indicador para “descer” as marchas (Fig. 25). É um sistema seguro que evita tirar as mãos do guidão.

Fig. 24. Subindo as marchas na MTB

(13)

P o s to a u to ri z a d o c a ri m b o e a s s in a tu ra R e v e n d a c a ri m b o e a s s in a tu ra N o m e E n d e re ç o B a ir ro C id a d e U F T e le fo n e E -m a il D a ta d a c o m p ra R a z ã o S o c ia l d o r e v e n d e d o r R a z ã o S o c ia l - P o s to A u to ri z a d o M o d e lo d a b ic ic le ta N º d e S é ri e N º d a N o ta F is c a l D a ta d a m o n ta g e m

N

º

0

0

0

0

0

0

0

C

A

R

T

Ã

O

D

E

M

O

N

T

A

G

E

M

E

R

E

V

IS

Ã

O

G

R

Á

T

IS

C E P

(14)

C O L E A Q U I A E T IQ U E T A D E C Ó D IG O D E B A R R A S Q U E V E M N A E M B A L A G E M

C

E

R

T

IF

IC

A

D

O

D

E

G

A

R

A

N

T

IA

P re e n c h a e s te f o rm u lá ri o c o m s e u s d a d o s p a ra v a lid a ç ã o d a g a ra n ti a . N o m e E n d e re ç o : B a ir ro C id a d e U F C E P T e le fo n e E -m a il D a ta d a c o m p ra M o d e lo d a b ic ic le ta C o r N º d e S é ri e N º d a N o ta F is c a l E s te c e rt if ic a d o d e g a ra n ti a é i n tr a n s fe rí v e l, v á lid o a p e n a s p a ra o p ri m e ir o p ro p ri e tá ri o e a c o m p a n h a d o d a N o ta F is c a l d e c o m p ra o ri g in a l. P a ra e v it a r e v e n tu a is e x tr a v io s d e s te m a n u a l, p re e n c h a t o d o s o s d a d o s c o rr e ta m e n te e g u a rd e e m lo c a l s e g u ro ju n to c o m a N o ta F is c a l d e c o m p ra . D a ta d a m o n ta g e m P o s to a u to ri z a d o c a ri m b o e a s s in a tu ra

Referências

Documentos relacionados

- Caso pré-selecionado, o artista deverá enviar suas obras para a sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) na Rua São Joaquim,

Eu, SILVIA RITA GLINSKI SEFRIN, telefones: celular (48) 99975-2118 residencial (48) 3225-2112 e-mail: devidos fins de direito: silviasefrin@gmail.com, inscrita no CPF sob o

- A oitiva ou não de testemunhas quando da análise da liminar de reintegração de posse é fa- culdade do juiz, pois, quando os documentos trazidos aos autos não são suficientes,

Engel (2000) destaca a sala de aula como laboratório de pesquisa do professor, tornando a pesquisa-ação um instrumento de grande valia para a análise do andamento

6.6.2.1 Na realização da Prova Prá ca na área de "Educação Musical: Flauta Doce", cada candidato deverá gravar um Vídeo, contendo sua performance individual com o

Esta investigação pretende avaliar os estilos de aprendizagem dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco utilizando técnicas

Pensando nisso, foram feitas avaliações (externas) em alguns pontos turísticos de Jaguarão; pontos estes que fazem parte de um roteiro já existente na cidade, o

anipulação, o ão em condiçõe mo.. Azeite pur 500ml, co produto, m fabricação acordo co Anvisa/M 0. Bacalhau, Embalage ou saco pl identificaç fabricante carimbos Portarias d