• Nenhum resultado encontrado

Resposta: Letra a (Gabarito da banca, o qual eu discordo)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resposta: Letra a (Gabarito da banca, o qual eu discordo)"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

#REPENSE seu modo de estudar

2

PROVA CARGO: SOLDADO BOMBEIRO MILITAR OPERACIONAL - CBMDF GABARITO COMENTADO (BIOLOGIA)

PROFESSOR: GUGA

(Idecan/CBMDF/Soldado Bombeiro Militar Operacional/2017)

36. O Diphyllobothrium latum é um verme parasito do intestino delgado humano. A patogenia desse verme está ligada ao seu consumo de vitamina B12, causando uma anemia perniciosa no portador, conhecida por anemia botricefálica. Em seu tratamento deve-se usar um tenífugo acrescido de vitamina B12. É correto afirmar que sua profilaxia consiste em:

a) Não comer carne de peixe crua.

b) Não comer carne suína crua ou mal passada. c) Não comer carne bovina crua ou mal passada.

d) Andar calçado e evitar que cães e gatos defequem em areias frequentadas por pessoas. Resposta: Letra a (Gabarito da banca, o qual eu discordo)

Comentário:

Apesar de concordar que há argumentos passíveis de anulação da questão, visto que, este verme (Diphyllobothrium latum) não está no edital, acredito, que a banca tentará enquadrar a doença como Teníase, o que, em minha opinião, está errado. Teníase é causada por Tenia solium e sarginata. A questão é que a banca tentará enquadrar em teníase devido as semelhanças do ciclo de vida. Mas, vale a pena fazer o recurso.

37. “O gás ozônio constitui uma camada protetora contra radiação solar. É muito benéfico à vida quando se encontra em altas camadas da atmosfera, porém pode ser poluente quando encontrado junto ao solo que vivemos. Isso se deve por causa da liberação de poluentes pelos veículos motorizados, agravando a formação de ozônio em baixa atmosfera, que aumenta nos meses de _______________, pelo(a) ________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.

a) verão / ocorrência da chuva ácida. b) verão / aumento do efeito estufa.

c) inverno / ocorrência de inversões térmicas. d) inverno / formação da corrente de convecção.

Resposta: Letra c. Comentário:

Esta questão não cabe recurso. Foi inclusive muito discutida em sala.

Em dias frios (inverno), a massa de ar FRIA, mas densa, desce e reduz a ação dos ventos verticais, aumentando a concentração de gases próximo ao solo, entre eles, o Ozônio (Ozônio Mau – falado nos aulões de véspera).

Sem mais para o momento.

38. Sobre o mecanismo de transmissão do Trypanosoma cruzi, analise as afirmativas a seguir: I. A transmissão pelo vetor ocorre pela penetração de tripomastigotas metacíclicos,

(3)

#REPENSE seu modo de estudar

3

II. A transfusão sanguínea constitui o segundo mecanismo de importância epidemiológica na transmissão da doença de Chagas.

III. A transmissão congênita ocorre quando existem ninhos de tripomastigotas na placenta, que liberam amastigotas que chegam até a circulação fetal.

IV. A transmissão oral ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes ou urina de tripomastigotas infectados.

Estão corretas apenas as afirmativas a) I e II.

b) I e III. c) II e IV. d) III e IV.

Resposta: Letra a (Gabarito da banca, o qual eu discordo) Comentário:

Entendo que seja a questão mais suscetível de deferimento de recurso. Aspecto negativo:

Alguns autores, minoria, como por exemplo, David Neves (renomado parasitologista, de onde o IDECAN copiou os parágrafos desta questão – confiram lá, Parasitologia Humana, 11ª Ed., a partir da página 90), relatam sobre o termo URINA, porém, veja abaixo os aspectos positivos para um possível recurso.

Aspectos Positivos:

1. A liberação de excreção nitrogenada do Barbeiro é junto com as fezes, porém, não é correto denominar esta excreção como urina, pois urina é a formação final com ureia e insetos eliminam ácido úrico;

2. Envio também, via Facebook, o artigo que passei para todos os alunos que solicitaram sobre a eliminação de fezes e contaminação do tudo digestório, ou seja, NÃO HÁ CONSENSO sobre esta informação.

Quando abrirem o arquivo observem as seguintes páginas/texto: a) o primeiro parágrafo da página 33;

b) a terceira linha da letra B na página 34 (fala-se apenas de tubo digestório);

c) nas páginas 37 e 38 toda a referencia bibliográfica. Esse artigo apresenta várias referências bibliográficas.

39. Em um sistema com quatro níveis tróficos, sujeitos à cascata trófica, em que há uma diminuição de carnívoros-topo presentes no último nível, podemos esperar que:

a) A biomassa vegetal diminua com a alta taxa de carnívoros primários. b) Os carnívoros primários se beneficiem com o aumento de herbívoros. c) Diminua a densidade de herbívoros e mantenha alta a biomassa vegetal.

(4)

#REPENSE seu modo de estudar

4

Resposta: Letra c Comentário:

O nível enunciado descreve uma cadeia com quatro níveis tróficos, desta forma a cadeia se compõe conforme abaixo:

Produtor  Herbívoro  Carnívoro Cons. 2º dário  Carnívoro Cons. 3º dário

Com diminuição dos carnívoros-topo presentes no último nível, teremos: aumento dos carnívoros 2ºdários, redução dos herbívoros e, consequentemente, manutenção da biomassa vegetal alta. Sem mais para o momento.

40. Analise as seguintes afirmativas.

I. Localiza-se, principalmente, em um único estado brasileiro. II. Caracteriza-se pela predominância de gramíneas.

III. Podem ser encontrados pequenos bosques de arbustos em seu interior com formações isoladas.

IV. De modo geral, não há ocorrência de árvores que são encontradas ao longo de rios e na região litorânea.

Essas características descrevem o seguinte bioma brasileiro: a) Pampas. b) Cerrado. c) Caatinga. d)Pantanal. Resposta: Letra a Comentário:

Alguns alunos nos procuraram no intuito de elaborarmos recurso para esta questão, devido ao termo “principalmente”, na afirmativa I. Seguem minhas observações:

Aspecto Negativo:

Entendemos que não há motivo para recurso, pois, apesar de concordar que a questão apresente pouca consistência com o termo “principalmente”, a banca poderá alegar que há, além da fronteira do Rio Grande do Sul, domínios morfoclimáticos semelhantes ao de Pampas (Exclusivo do Rio Grande do Sul é o Pampa Uruguaio Rio-grandense), sobretudo, no sul de Santa Catarina e em outras localidades brasileiras, como um ecótono entre outros biomas, inclusive no Centro-Oeste Brasileiro.

Aspecto Positivo:

Entendemos também, que é um direito de todos discutirem sobre um ponto de vista que discordem do gabarito oficial. Neste sentido, caso entrem com recurso, utilizem a bibliografia de Azis Ab Saber, renomado pesquisador que serve como referência para publicações do IBGE. Segue abaixo, um trecho do referido pesquisador. Sugerimos que aprofundem as pesquisas sobre este autor.

(5)

#REPENSE seu modo de estudar

5

“Domínio dos campos:

Também podem ser chamados de pradarias, correspondendo ao extremo sul do país, com clima subtropical úmido. É a campanha gaúcha ou pampa. As atividades agropecuárias são bem desenvolvidas. A pecuária em razão de campos levemente ondulados (coxilhas). A agricultura em razão do solo de brunizens, resultantes da decomposição de rochas ígneas e sedimentares. O relevo é dominado por coxilhas, pequenas colinas arredondadas, típicas da depressão rio-grandense, sendo as mesmas recobertas por uma vegetação rasteira e herbácea (gramíneas). Nas partes mais baixas das vertentes das coxilhas, onde ocorre afloramento de água, existem formações arbóreas chamadas capões, e também matas-galeria ao longo dos cursos fluviais. No sudoeste gaúcho temos a Cuesta do Haedo (cuesta é uma forma de relevo dissimétrica, constituída de um lado por um perfil côncavo ou convexo (frente ou front da cuesta) e de outro por um planalto suavemente inclinado). Os rios do domínio ou correm em direção ao rio Uruguai (Bacia do Uruguai) ou em direção ao rio Jacuí (Bacia do Sudeste).”

PROFESSOR DR. AZIZ AB’SABER

Candidato (a),

A intenção principal da nossa análise é dar um norte a vocês e direcioná-los em relação aos aspectos que podem ser questionados.

Grande Abraço a tod@s. FORÇA SEMPRE! Professor Guga.

(6)

#REPENSE seu modo de estudar

(7)

#REPENSE seu modo de estudar

(8)

#REPENSE seu modo de estudar

(9)

#REPENSE seu modo de estudar

(10)

#REPENSE seu modo de estudar

(11)

#REPENSE seu modo de estudar

(12)

#REPENSE seu modo de estudar

(13)

#REPENSE seu modo de estudar

(14)

#REPENSE seu modo de estudar

(15)

#REPENSE seu modo de estudar

(16)

#REPENSE seu modo de estudar

(17)

#REPENSE seu modo de estudar

(18)

#REPENSE seu modo de estudar

(19)

#REPENSE seu modo de estudar

(20)

#REPENSE seu modo de estudar

(21)

#REPENSE seu modo de estudar

(22)

#REPENSE seu modo de estudar

(23)

Conheça outros de nossos

MATERIAIS GRATUITOS

Projeto Juntos Vamos Passar – Bombeiros‑DF 8h de aulas gratuitas com professores renomados.

Clique aqui para assistir! Aulão 0800 CBMDF 2016

Clique aqui para assistir!

20 vídeos com dicas geniais para CBMDF Clique aqui para assistir!

Você gostou do nosso eBook

?

Acesse também o nosso curso completo para o CBMDF Novas gravações! Teoria + Exercícios + PDF personalizado

Acesse todos os nossos cursos pagos para o CBMDF

SCRN 708/709 Bloco B lote 09, Entrada 30, Sobreloja, Asa Norte (61) 3033 8475 | 3447 3633

Referências

Documentos relacionados

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR