• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA SENSORIAL. 1) Por que ao taparmos o nariz ou quando estamos gripados não sentimos o gosto da comida?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA SENSORIAL. 1) Por que ao taparmos o nariz ou quando estamos gripados não sentimos o gosto da comida?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Lista de exercícios TURMA:

EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA SENSORIAL

1) Por que ao taparmos o nariz ou quando estamos gripados não sentimos o gosto da comida?

2) Se as papilas gustativas da língua identificam apenas os quatro sabores primários (doce, salgado, azedo e amargo), como conseguimos distinguir o sabor de uma maçã do sabor de uma goiaba, se ambas são adocicadas? 3) Quais são os sentidos que nos permitem perceber que um alimento está em boas condições para ser consumido? 4) A língua dos seres humanos apresenta papilas gustativas, cada uma delas constituídas por, aproximadamente, 200 botões gustativos, que são responsáveis pelas sensações de doce, salgado, amargo e azedo.

a) Analise os gráficos abaixo, em que está representada a atividade de dois neurônios em um mesmo botão gustativo, na presença de diferentes substâncias.

a) A sensibilidade a sabores é considerada um fator de proteção contra a ingestão de substâncias tóxicas, que são comumente azedas ou amargas. A partir das informações contidas nos dois gráficos, justifique essa afirmação.

b) Considerando a estrutura e função dos neurônios associados às papilas gustativas, cite o processo pelo qual a informação sensorial chega ao cérebro.

5) Quando ouvimos bem, a orelha externa capta e canaliza as ondas sonoras para a orelha média. O tímpano vibra; o som é amplificado e transmitido para a cóclea, na orelha interna. Nesse tubo espiralado cheio de líquido, milhares de pequeninas células sensoriais têm seus cílios flexionados em resposta às vibrações, gerando impulsos elétricos que se propagam pelo nervo auditivo até os centros auditivos do tronco encefálico e do córtex cerebral, onde a informação sonora é processada e interpretada. Qualquer imprevisto ao longo do caminho pode causar problemas. Se o som não consegue atravessar a orelha média, temos a chamada perda auditiva condutiva. Ela pode ser causada por grande variedade de condições, como por exemplo, acúmulo de cerume, perfuração da membrana timpânica por infecção bacteriana, ou ainda imobilização do estribo, um dos ossículos da orelha média (otosclerose do estribo, uma condição hereditária). Os tratamentos em geral são bem-sucedidos com medicamentos ou cirurgia e só ocasionalmente algum dano permanente se instala. Em relação ao tema e conhecimentos correlatos, responda:

Como o excesso de cera, a perfuração da membrana timpânica e a otosclerose do estribo podem conduzir à perda auditiva condutiva? Considere na sua explicação todo o mecanismo envolvido no processo da audição.

6) “Os ouvidos não têm pálpebras”. A frase do poeta e escritor Décio Pignatari mostra que não podemos nos proteger dos sons desconfortáveis simplesmente “fechando as orelhas”, como fazemos naturalmente com os olhos. O ruído excessivo, que atinge o auge em concertos de rock, causa problemas auditivos. Nesses concertos, cerca de 120 decibéis são transmitidos durante mais de duas horas seguidas quando, de acordo com recomendações médicas, deveriam ser limitados a 3 minutos e 45 segundos. Quem ouve música alta, em fones de ouvido, também está sujeito a danos graves e irreversíveis, já que, uma vez lesadas, as células sensoriais da orelha não se regeneram. Neste caso falamos que houve perda auditiva neurosensorial. O problema é que a lesão auditiva não acontece da noite para o dia: é cumulativa. Uma hora usando um iPod acima de 100 decibéis hoje, somada a outras, pode, com o tempo, dificultar a compreensão durante a conversa. Enquanto muitos trabalhadores usam protetores auriculares, as pessoas em geral não se preocupam com o barulho durante o lazer. Em relação ao tema e assuntos correlatos, responda: a) A orelha é constituída por três partes. Quais são elas? Indique a função de cada uma na audição.

b) Em qual parte da orelha estão as células sensoriais que podem ser lesadas pelo excesso de ruído?

c) No caso de trauma acústico, a lesão ocorre principalmente na região onde estão as células responsáveis pela percepção de sons agudos. Nesse caso, há perda na capacidade de se discriminarem palavras ou sílabas que apresentem maior concentração de agudos. Com base nestas informações, que região da membrana basilar seria afetada pelo trauma acústico? Explique.

(2)

7) Uma pessoa é portadora de um grave distúrbio que atinge a orelha interna. Que problemas essa pessoa pode ter em consequência desse distúrbio? Explique resumidamente.

8) Apesar da orelha interna ser a responsável por enviar estímulos sensoriais ao sistema nervoso central, quando rodopiamos e paramos de repente ou balançamos muito rapidamente a cabeça para frente e para trás, geralmente temos uma sensação de tontura, o que não acontece quando aumentamos e diminuímos um som repetidas vezes e depois paramos. Em relação ao tema, responda:

a) Quais são as partes da orelha interna responsáveis, respectivamente, pelas sensações de tontura e audição relatadas no texto?

b) Que estruturas sensoriais são responsáveis pela:

- sensação de tontura ao rodopiarmos e pararmos de repente:

- sensação de tontura ao balançamos muito rapidamente a cabeça para frente e para trás: - audição:

c) Explique o porquê da sensação de tontura de ambos os casos relacionados no texto. Considere na sua explicação os mecanismos sensoriais envolvidos.

9) Sons são basicamente energia na forma de vibrações no ar. Essas vibrações também podem se propagar através de corpos sólidos ou líquidos, incluindo os que constituem o nosso corpo. Quando chegam à orelha interna, essas ondas estimulam as células receptoras existentes na cóclea. Descreva como se dá o mecanismo da audição desde a chegada da onda sonora na orelha externa até a transmissão do impulso nervoso pelo nervo auditivo.

10) O daltonismo é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão em uma das túnicas do globo ocular, ou de lesão de origem neurológica. Pergunta-se:

a) Qual o nome dos fotorreceptores diretamente envolvidos no daltonismo? Justifique. b) Qual o nome região do globo ocular grifada?

c) Como uma lesão de origem neurológica pode provocar o daltonismo?

11) O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo óptico. Como consequência, ocorre comprometimento visual e, se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Existem várias formas de glaucoma, sendo as principais: o glaucoma primário de ângulo aberto ou glaucoma crônico simples, o glaucoma primário de ângulo fechado, o glaucoma congênito e de desenvolvimento e os glaucomas secundários. O glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos e ocorre em aproximadamente 2% a 4% da população acima de 40 anos, é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior do olho, que impede a drenagem do fluido que preenche esta câmara, provocando aumento da pressão intraocular. É caracterizado pela tríade:

• aumento da pressão intra-ocular (PIO) • alteração típica do nervo óptico

• defeito de campo visual correspondente.

Baseando-se no texto e em conhecimentos correlatos, responda:

a) Qual o nome do fluido referido no texto? Que estrutura(s) ocular(es) necessariamente deve(m) ser nutrida(s) por ele? Justifique.

b) Como o aumento da pressão intraocular no glaucoma de ângulo aberto pode conduzir a alterações no nervo óptico e defeito de campo visual?

c) Por que as lesões no nervo óptico podem comprometer a visão de uma maneira irreversível?

12) Uma paciente do sexo feminino de 45 anos de idade vai consultar um oftalmologista com queixa de dor de forte intensidade em olho esquerdo. Ao exame, detectou-se uma elevação da pressão do humor aquoso na câmara anterior do globo ocular, diagnosticando-se um glaucoma primário de ângulo aberto.

a) Descreva a formação e a circulação do humor aquoso.

b) Qual o mecanismo responsável pela manutenção da pressão intraocular normal? 13) Identifique no olho humano, as estruturas associadas às seguintes expressões: a) branco dos olhos:

(3)

14) Por que se diz que os supercílios (sobrancelhas), os cílios e as lágrimas protegem os olhos? 15) Compare a função do diafragma de uma máquina fotográfica com a íris do olho humano.

16) Quais são os papéis dos meios transparentes e das túnicas no mecanismo da visão? Inclua na sua resposta os responsáveis pelo fornecimento de oxigênio e nutrientes para a córnea e a retina.

17) Quando o eixo ântero-posterior do olho é alongado, a imagem forma-se antes da retina. Essa anomalia do aparelho da visão é conhecida como:

a) presbiopia b) hipermetropia c) miopia d) astigmatismo e) estrabismo

18) O olho humano produz continuamente um fluido para nutrição de estruturas do segmento anterior. Após cumprir sua função, este fluido deve ser drenado através do canal de Schlemm, localizado no ângulo da câmara anterior. Esse contínuo fluxo de entrada e saída de fluido confere um certo grau de pressão (normal) no interior do olho. Qualquer obstrução no sistema de drenagem acarreta um represamento desse fluido dentro do olho, com consequente elevação da pressão intraocular. O glaucoma ocorre quando o aumento da pressão intraocular for nocivo aos filamentos nervosos que formam o nervo óptico. Com o tempo, o nervo óptico vai se atrofiando e comprometendo a visão, de maneira irreversível (texto adaptado de http://www.iobh.com.br).

Em relação ao tema e conhecimentos correlatos, responda:

a) Qual o nome do fluido que texto faz referência? Que estrutura(s) ocular(es) necessariamente deve(m) ser nutrida(s) por ele? Justifique.

b) Por que a atrofia do nervo óptico pode comprometer a visão de uma maneira irreversível? 19) Por que a deficiência de vitamina A leva à chamada cegueira noturna?

20) Com relação ao olho humano e ao sentido da visão, julgue os itens, colocando V para verdadeiro e F para falso. (01) A retina garante a nutrição dos tecidos dos olhos humanos e é pigmentada, formando a câmara escura, que

funciona como uma máquina fotográfica.

(02) A coroide é a parte fibrosa de sustentação do olho humano. Mantendo os olhos abertos, a coroide representa a parte pigmentada do olho.

(03) A córnea é o primeiro meio de refração do feixe luminoso que incide no olho. O cristalino é a lente responsável por uma espécie de "ajuste-focal" que torna possível a visão nítida da imagem.

(04) Os bastonetes, apesar de possuírem um só tipo de fotopigmento, a rodopsina, são mais sensíveis à luz porque possuem maior concentração de fotopigmento do que os cones, contribuindo para a visão em ambientes com baixa luminosidade.

(05) Por existirem três tipos diferentes de cones no olho humano, cada um contendo um tipo de pigmento diferente, esses fotorreceptores permitem discriminar diferentes comprimentos de onda, permitindo a visão em cores. 21) Perda parcial da visão de maneira súbita, flashes luminosos, manchas que se mexem conforme o movimento dos olhos. Esses sintomas podem estar associados ao descolamento de retina, problema que pode gerar graves sequelas se não for diagnosticado e tratado logo. Não dói, mas a sensação é extremamente desconfortável. O descolamento da retina ocorre por causa de uma rasgadura ou buraco nessa camada que permite a entrada do fluido existente no próprio olho, fazendo com que o tecido da retina se descole da coroide. É considerado um caso de urgência oftalmológica, pois se não tratado emergencialmente, pode conduzir à perda irreversível da visão.

Baseando-se no texto e em conhecimentos correlatos, responda: a) A que fluido se refere o texto?

b) Por que o descolamento de retina pode conduzir à perda irreversível da visão se não tratado emergencialmente? 22) O ceratocone é uma doença não-inflamatória progressiva do olho, na qual mudanças estruturais na córnea (que alteram sua biomecânica - resistência e elasticidade) a tornam mais fina e modificam sua curvatura normal (praticamente esférica) para um formato mais cônico. Sua principal consequência é a diminuição da acuidade visual proveniente do astigmatismo irregular (distorção da imagem causada pela alteração da curvatura normal da córnea). Em relação ao tema e conhecimentos correlatos, responda:

(4)

Por que no ceratocone a principal consequência é a diminuição da acuidade visual proveniente do astigmatismo irregular, visto que o cristalino é o meio transparente considerado como principal responsável pela acuidade visual? Considere na sua explicação os papeís da córnea e do cristalino no mecanismo da visão e o que acontece no astigmatismo para responder à questão.

23) Certos problemas de visão são decorrentes da incapacidade do olho de focalizar as imagens exatamente sobre a retina. É o que acontece em certos tipos de MIOPIA, onde o globo ocular da pessoa é um pouco mais longo que o normal, fazendo com que a imagem se forme antes da retina.

Responda:

a) A HIPERMETROPIA é causada por um problema OPOSTO ao da miopia. Explique o que acontece no olho de uma pessoa hipermétrope.

b) Qual a estrutura responsável pela focalização da imagem na retina?

24) A visão é um dos sentidos que nos permite aprimorar a percepção do mundo. Em relação ao tema, analise as situações abaixo e responda ao que se pede.

a) Hiperemia (olho vermelho), fotofobia (sensibilidade à luz), dor, visão turva, embaçada e pequenos pontos escuros que se movimentam. Esses sintomas podem estar associados à uveíte, classificada em anterior, intermediária e posterior, conforme o segmento ocular em que o distúrbio se manifesta. Como os sintomas podem ser confundidos com conjuntivite, estabelecer o diagnóstico diferencial é de extrema importância, uma vez que as uveítes, quando não tratadas, podem comprometer a visão definitivamente.

Em relação ao tema e conhecimentos correlatos, responda:

a) Quais são as partes que formam a úvea, que justificam o trecho grifado? Responda indicando os nomes das partes e sua localização no globo ocular.

b) Por que a uveíte não tratada pode comprometer a visão definitivamente?

c) “Todo tremia, quase sem coragem de dizer o que tinha vontade. Por fim, disse, pediu. O doutor entendeu e achou graça. Tirou os óculos, pôs na cara de Miguilim...” “Miguilim olhou. Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessoas. Via os grãozinhos de areia, a pele da terra, as pedrinhas menores, as formiguinhas passeando no chão de uma distância. E tonteava. Aqui, ali, meu Deus, tanta coisa, tudo...” (João Guimarães Rosa).

Os fragmentos de textos sugerem que Miguilim era portador de miopia. Quando o doutor José Lourenço empresta-lhe os óculos, um novo mundo descortina-se diante dele. A miopia é uma deficiência que tem como causa uma:

(a) anormalidade no globo ocular, que é mais curto, assim a imagem de um objeto é projetada depois da retina; a correção é feita como uso de lentes divergentes.

(b) anormalidade no globo ocular, que é mais longo, assim as imagens formam-se antes da retina; a correção é feita com o uso de lentes divergentes.

(c) assimetria na curvatura da córnea, projetando imagens sem nitidez; a correção é feita com lentes convergentes. (d) disfunção no cristalino, que projeta a imagem no ponto cego ou fóvea; a correção é feita com lentes cilíndricas. (e) incapacidade de acomodação do cristalino, gerando dificuldade na focalização de objetos; a correção é feita com lentes convergentes.

25) A catarata é a principal causa de cegueira no mundo. Entretanto, devido ao sucesso do tratamento cirúrgico, tornou-se um dos procedimentos oftalmológicos mais frequentemente realizados, responsável por significativo benefício na qualidade de vida de idosos de todo o mundo. A catarata é um problema de saúde pública se considerarmos os elevados números de incidência e prevalência. Estima-se que a incidência da catarata seja de aproximadamente 20% da população mundial, anualmente. A prevalência pode chegar à metade dos indivíduos acima de 65 anos. Com o envelhecimento da população mundial, projeções apontam para números ainda maiores: acredita-se que nos próximos 15 anos o número de portadores de catarata dobrará em relação à prevalência atual.

Em relação ao tema e conhecimentos correlatos, responda: a) O que é catarata?

b) Como a catarata pode conduzir à cegueira? Inclua na sua resposta o papel da estrutura ocular afetada no mecanismo da visão.

26) A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a maior causa de cegueira acima de 65 anos de idade. Os pacientes se queixam de perda visual lenta ou abrupta. Os sinais correspondem a alterações exclusivas no fundo do

(5)

olho, envolvendo quase sempre a região macular. Pode-se encontrar edema de retina, hemorragias sub-retinianas e intra-retinianas, entre outros.

Em relação ao tema e conhecimentos correlatos, responda:

a) Por que a degeneração da região macular pode conduzir à perda visual?

b) Como o edema e as hemorragias citadas podem contribuir com o desenvolvimento e progressão da patologia? 27) Apesar do tato ser classificado como um dos cinco sentidos clássicos, ele pode ser dividido em quatro outros sentidos: identificação de texturas e formas, identificação de pressão, percepção da temperatura (termocepção) e percepção da dor (nocicepção). Em relação ao tema, responda:

a) Por que a boca e as pontas dos dedos são mais sensíveis à percepção tátil, se possuímos receptores cutâneos táteis distribuídos por toda a pele?

b) Existem pessoas que em situações desagradáveis como, por exemplo, esperar para ser atendido em uma fila de banco ou no consultório do dentista, distraem-se introduzindo a ponta de pequenas agulhas ou alfinetes em finas e superficiais camadas da pele. Embora questionável, tal hábito não provoca dor nem sangramento. Qual a explicação biológica para a ausência da dor?

c) Durante o processo de leitura em Braile, os cegos utilizam determinada estrutura sensorial. Qual o tipo de estrutura sensorial e qual sua variedade específica?

d) As sensações de frio ou calor, acompanhadas ou não de dor, dependem de receptores sensoriais específicos da pele. Em relação ao tema, qual(is) estrutura(s) sensorial(is) está(ao) envolvida(s), respectivamente, quando:

- queimamos a mão com água quente:

- seguramos uma garrafa de água gelada suavemente:

28) Insensibilidade congênita à dor ou analgesia congênita é uma condição de natureza genética rara na qual uma criança não tem possibilidade de sentir dor física. Não há nenhuma anormalidade física detectável, mas essas crianças sofrem frequentemente de danos na cavidade oral e em torno da cavidade oral por mordidas na ponta da língua; fraturas ósseas e danos na córnea também podem estar presentes. Porque a criança não pode sentir a dor, não há ajuda, tendo assim um risco mais elevado que as doenças se tornem mais severas.

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

José Arno Appolo do Amaral, Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Processo nº 2808/2020 da Secretaria Municipal de

 A combinação desta referência com a referência do mandato, permitirá ao Banco do devedor fazer uma análise à instrução de cobrança antes de proceder ao

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características