• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM AGROCLIMATOLÓGICO DECENDIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM AGROCLIMATOLÓGICO DECENDIAL"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E DO ABASTECIMENTO

BOLETIM AGROCLIMATOLÓGICO

DECENDIAL

PRIMEIRO PERÍODO: 01 a 10 JANEIRO - 2007 1

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA - INMET

BOLETIM AGROCLIMATOLÓGICO DECENDIAL

1º DECÊNDIO DE JANEIRO - 2007

Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Pesquisa - CDP

(3)

ÍNDICE

Informações Gerais 04

Condições Meteorológicas Ocorridas no 1º Decêndio de Janeiro/2007 05

Mapa de Precipitação 07

Mapa de Temperatura Média 07

Mapa de Temperatura Mínima 08

Mapa de Temperatura Máxima 08

Mapa de Umidade Relativa 09

Mapa de Insolação 09

Mapa de Número de Dias com Chuva 10

Mapa de Déficit e Excesso 10

Mapa de Evapotranspiração Potencial 11

Mapa de Evapotranspiração Real 11

Mapa de Armazenamento Hídrico 12

Fenômenos Adversos 13

Balanço Hídrico 14

Termos Técnicos 20

(4)

Informações Gerais

O Boletim Agroclimatológico é uma publicação do Instituto Nacional

de Meteorologia – INMET, elaborado pela Coordenação-Geral de

Desenvolvimento e Pesquisa - CDP, e tem como objetivo proporcionar, aos

agricultores e àqueles que exercem suas atividades junto a eles, informações meteorológicas que possam contribuir para o sucesso do planejamento agrícola.

Esta publicação conta com a colaboração dos meteorologistas e técnicos do INMET, com especial participação daqueles atuando no Serviço de

Processamento de Informação - SEPINF e no Centro de Análise e Previsão do

Tempo – CAPRE.

Instituto Nacional de Meteorologia -INMET

Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Pesquisa - CDP Eixo Monumental, Via S1 – Sudoeste.

70680-900 – Brasília/DF Fone: (61) 3344-9944 Fax: (61) 3342-1558

(5)

Condições Meteorológicas Ocorridas no

1º Decêndio de Janeiro / 2007

Destacam-se a seguir dados referentes aos valores extremos de precipitação e temperaturas observados no período de 01 a 10 de Janeiro nas diferentes regiões do país.

REGIÃO NORTE

Dentre os totais de precipitação, o maior foi de 289,6 mm em Itacoatiara (AM) e não choveu apenas em Boa Vista (RR).

A temperatura média compensada variou entre 25,4 ºC em Taguatinga (TO) e 28,8 ºC em Boa Vista (RR). A média das temperaturas máximas esteve compreendida entre 30,1 ºC em Itacoatiara (AM) e 34,9 ºC em Itaituba (PA). A média das temperaturas mínimas variou entre 21,1 ºC em Tracuateua (PA) e 27,7ºC em Barcelos (AM).

REGIÃO NORDESTE

Dentre os totais de precipitação, o maior foi 176,6 mm em Porto de Pedras (AL) e não choveu nas localidades de Alagoinhas, Caetité, Irecê, Ituaçu e Remanso, todos na Bahia. Em Pernambuco não ocorreu chuvas em Ouricuri e Petrolina e no Piauí em Morro dos cavalos e Picos.

A temperatura média compensada variou entre 21,0 ºC em Guaramiranga (CE) e 32,5 ºC em Bom Jesus do Piauí (PI). A média das temperaturas máximas esteve

compreendida entre 28,1 ºC em Itiruçú (Jaguaquara) (BA) e 39,8 ºC em Serrinha (BA). A média das temperaturas mínimas variou entre 17,7 ºC em Vitória da Conquista (BA) e 25,6 ºC em Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB).

REGIÃO SUDESTE

Dentre os totais de precipitação, o maior foi mm em 408,4 em Cordeiro (RJ) e não choveu na localidade de Espinosa (MG).

A temperatura média compensada variou entre 19,8 ºC em Barbacena (MG) e 26,9 ºC em Monte Azul (MG). A média das temperaturas máximas esteve compreendida entre 20,8 ºC em Campos do Jordão (SP) e 33,4 ºC em Janaúba (MG). A média das temperaturas mínimas variou entre 15,0 ºC em Campos do Jordão (SP) e 23,1 ºC em Vitória (ES) e Aimorés (MG).

REGIÃO SUL

Dentre os totais de precipitação, o maior foi 242,5 mm em Londrina (PR) e não choveu na localidade de Uruguaiana (RS).

(6)

A temperatura média compensada variou entre 18,2 ºC em São Joaquim (SC) e 27,2 ºC em Santana do Livramento (RS). A média das temperaturas máximas esteve compreendida entre 23,5 ºC em São Joaquim (SC) e 34,9 ºC em Campo Bom (RS). A média das temperaturas mínimas variou entre 14,7 ºC em São Joaquim (SC) e 22,7 ºC em Florianópolis (SC).

REGIÃO CENTRO-OESTE

Dentre os totais de precipitação, o maior foi 231,2 mm em Ponta Porã (MS) e a menor foi 15,3 mm em Ipameri (GO).

A temperatura média compensada variou entre 21,5 ºC em Brasília (DF) e 27,6 ºC em Cáceres (MT)e Corumbá (MS). A média das temperaturas máximas esteve

compreendida entre 26,0 ºC em Brasília (DF) e 33,4 ºC em Gleba Celeste (MT) e Corumbá (MS). A média das temperaturas mínimas variou entre 18,2 ºC em Rio Verde (GO) e 24,4 ºC em Cuiabá (MT).

(7)

Mapa de Precipitação

Mapa de Temperatura Média

(8)

Mapa de Temperatura Mínima

Mapa de Temperatura Máxima

(9)

Mapa de Umidade Relativa

Mapa de Insolação

(10)

Mapa de Número de Dias com Chuva

Mapa de Déficit e Excesso

(11)

Mapa de Evapotranspiração Potencial

Mapa de Evapotranspiração Real

(12)

Mapa de Armazenamento Hídrico

(13)

Fenômenos Adversos

V E N T A N I A S < 50 Km/h > 50 Km/h

LOCALIDADE UF DIA VEL. VENTANIA

Florianópolis SC 1 46,8 Passo Fundo RS 1 39,6 Curitiba PR 3 46,1 Irai RS 3 43,2 Santa Maria RS 3 46,8 Porto Alegre RS 3 39,6 Ivai PR 4 72,0 Passo Fundo RS 4 43,2 Passo Fundo RS 5 43,2 Santa Maria RS 5 43,2 Porto Alegre RS 5 46,1 Florianópolis SC 6 66,6 Passo Fundo RS 6 46,8 Florianópolis SC 7 40,3

São Luiz Gonzaga RS 7 40,7

Santa Maria RS 7 44,3 Florianópolis SC 8 43,2 Porto Alegre RS 8 40,3 Florianópolis SC 10 46,8 Uruguaiana RS 10 50,4 Santa Maria RS 10 57,6 13

(14)

Tabelas de Balanço Hídrico

(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

Termos Técnicos

ANTICICLONE SUBTROPICAL - Séries de células de alta pressão alinhadas aproximadamente ao longo de uma linha de latitude em ambos os hemisférios. O eixo do cinturão se localiza nos níveis baixos a cerca de 35° de latitude em média e tem um pequeno deslocamento meridional anual.

CAVADO - Região da atmosfera em que a pressão é baixa, relativa às regiões circunvizinhas do mesmo nível. Importante na previsão de tempo, porque geralmente está associado a chuvas.

CONVECÇÃQ - Movimentos internos organizados dentro de uma camada de ar, produzindo o transporte vertical de calor. A convecção é essencial para a formação de muitas nuvens, especialmente do tipo cumulus.

CUMULUS - Tipo de nuvens com desenvolvimento vertical. A altura varia de aproximadamente 600 metros na base e de 5000 metros no seu topo. Os cumulus representam condições de ar instável e geralmente ocorrem ao longo das frentes frias. CUMULONIMBUS - Nuvens com grande desenvolvimento vertical. O cumulonimbus dá origem a pancadas de chuva forte, granizo, relâmpagos, trovões e ventos fortes.

FRENTE - Faixa de nuvens geralmente bem definidas em imagens de satélites e cartas meteorológicas, que ocorre entre duas massas de ar diferentes, é o limite entre duas massas de ar diferentes que tenham se encontrado. Temos dois tipos de frentes: frias e quentes, todas associadas com chuvas.

RAJADA - Aumento repentino da velocidade do vento em poucos minutos, causado pela turbulência. Por diversas razões, a velocidade do vento em algumas ocasiões torna-se extremamente variável. É um dos fenômenos meteorológicos que causa mais destruição.

LINHA DE INSTABILIDADE - Linha mais ou menos interrompida de nuvens cumulonimbus, com tempestades e trovoadas com um deslocamento algo retilíneo. Em geral é mais duradouro que uma rajada, via de regra ocorrendo com a passagem de um eixo de cavado, e assim que este passou, o vento ronda rápido com uma violenta rajada, a temperatura cai de modo súbito acompanhada por pancadas de chuva e granizo e muitas vezes, por relâmpagos e trovões. O vento pode aumentar abruptamente calmo até 20 a 30 nós.

MASSA POLAR - Massa de ar que tem sua origem nas regiões polares, provoca queda de temperatura em quase todas as regiões do País e geadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, durante o inverno.

(21)

ONDA DE ESTE - Perturbação migratória tipo onde dos estes tropicais. É uma onda dentro da larga corrente dos estes e que se desloca de este para oeste, em geral mais vagarosa que a corrente na qual está envolvida. As ondas de este ocasionalmente se intensificam dentro dos ciclones tropicais.

VENTOS ALÍSIOS - Ventos persistentes, principalmente na atmosfera inferior, que sopram sobre vastas regiões de um anticiclone subtropical em direção às regiões equatoriais. Direção predominante no nosso hemisfério é de sudeste.

ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL (ZCIT) - Estreita faixa de nuvens onde se encontram os ventos alísios dos hemisférios. Influi diretamente nas chuvas da região Nordeste e principalmente ao norte da região Nordeste.

EL NINO - Fenômeno meteorológico caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, por isso provoca uma série de eventos atmosféricos capazes de alterar o clima em todo o mundo. O EL NINO mais forte manifestou-se nos anos de 1982/1983, quando as temperaturas da água do mar chegaram a ficar sete graus acima do normal, com enchentes nos Estados da região Sul e seca na região Nordeste.

(22)

Notas Explicativas

1 - Temperatura média compensada calculada pela fórmula:

T = [ T ( 12h ) + 2 * T (24 h) + T (X) + T (n) ] / 5

Onde:

T= Temperatura média compensada (TMG) T(12h) = Temperatura observada às 12 horas (TMG)

T (24) = Temperatura observada às 24 horas (TMG) T(X) = Temperatura máxima T (N) = Temperatura mínima

2- Evapotranspiração potencial (EP) calculada pelo método de Thornthwaite (1955). 3- Na f,alta da temperatura média compensada, EP será calculada em função da média aritmética das temperaturas extremas.

4- Na falta de T, T(x) ou T(n), EP será calculada em função da temperatura média estimada (normal 1931 à 1960).

5- Os dados meteorológicos são recebidos via computador, consistidos através de programas de homogeneização de dados.

6- O Boletim Agrometeorológico é gerado por um programa escrito em linguagem DBASE IV está interligado com o Banco de Dados Meteorológicos do INMET.

Referências

Documentos relacionados

6 Antes de o vedante endurecer, remova todo excesso no lado de fora do bloco de carenagem e da parte externa do casco para garantir o fluxo de água suave sobre o

Este estudo teve como objetivo avaliar a fotobiomodulação do Light Emitting Diode (LED) vermelho e verde no processo de reparo em queimaduras de terceiro grau,

Considerando atendida as recomendações da Comissão Verificadora, conforme documentação constante dos autos, vota o Relator pelo reconhecimento do Curso de Comunicação Social, habi

Em cumprimento ao que foi deliberado pelos trabalhadores do Sindicato dos trabalhadores em Empresas de Assessoramento Perícia, Pesquisa e Informações de SC - Sindaspi/SC e,

Moreover, the research findings will bring the awareness to government and other institutions like National Election Committee, The Committee for Free and Fair Election

Heróis, no verdadeiro sentido da palavra, são os seis homens que foram ao fundo da mina – voluntária e conscientemente – como gente do resgate ou de fun- ções técnicas,

Ainda na análise multivariada de recidiva local para o CE oral e de orofaringe, agora para os indivíduos não irradiados, a análise multivariada, demonstra que a presença do alelo C

Figura 2: Evolução das médias das notas dos nossos estudantes no EUF. As barras representam 1 desvio padrão. Também a partir de 2017 o PPG-Física passou a exigir a entrega, por