• Nenhum resultado encontrado

Licenciaturas. TEMOS A PRONTA ENTREGA WhatsApp (91)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Licenciaturas. TEMOS A PRONTA ENTREGA WhatsApp (91)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Licenciaturas

TEMOS A PRONTA ENTREGA WhatsApp (91) 98764-0830

E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com

TEMOS A PRONTA ENTREGA

WhatsApp (91) 98764-0830

E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com

TEMOS A PRONTA ENTREGA

WhatsApp (91) 98764-0830

E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com

TEMOS A PRONTA ENTREGA

WhatsApp (91) 98764-0830

E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com

TEMOS A PRONTA ENTREGA

WhatsApp (91) 98764-0830

E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com

TEMOS A PRONTA ENTREGA

WhatsApp (91) 98764-0830

E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

(2)

TEMOS A PRONTA ENTREGA WhatsApp (91) 98764-0830 E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Licenciaturas

Curso: Licenciaturas Semestre: 1º

Disciplinas: • Ed Cultura Digital

• Educação a distância • Educação e Diversidade • Educação Inclusiva • Inovação Educacional

• Libras – Língua Brasileira de Sinais • Sociedade Brasileira e Cidadania

Competências: • Conhecer os conteúdos das áreas específicas;

• Refletir sobre os direitos do público-alvo da educação especial;

• Refletir sobre possibilidades de ações pedagógicas a

serem desenvolvidas em espaço escolar a partir de recursos tecnológicos.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você poderá ter

desenvolvido as seguintes habilidades:

• Capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.

• Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.

• Possibilidade de familiarizar-se com a vivência concreta em instituições escolares, por meio de uma postura investigativa e análise crítico-reflexiva a partir de formação teórico-prática.

• Adaptar-se de maneira flexível, diante da possibilidade

(3)

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Licenciaturas

• Desenvolver autonomia no sentido de tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. • Conhecer os elementos necessários para a

construção de textos científicos.

• Reconhecer por meio de aprendizagem interdisciplinar os conteúdos abordados nas disciplinas do semestre para consolidar uma consciência sobre os direitos,

aprendizagem e inclusão.

Objetivos da Aprendizage m:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:

 Promover o estudo dirigido a distância.  Incentivar o auto aprendizado.

 Interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares;  Integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro

de estudo com a finalidade de reconhecer a importância dos assuntos abordados pelas disciplinas do semestre na prática profissional;

 Oportunizar o acesso ao saber científico com vistas à produção do conhecimento crítico e criativo, refletindo os desafios e possibilidades da prática pedagógica.

 Elaborar produções científicas aplicando normas da

ABNT.

Prezado(a) aluno(a),

(4)

TEMOS A PRONTA ENTREGA WhatsApp (91) 98764-0830 E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Licenciaturas

A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, também, para que você possa consolidar uma consciência a respeito da inclusão escolar dos alunos com deficiência na escola pública que oferta educação básica.

Em meados de março de 2020, foi instituído no Brasil a realização do ensino remoto em diferentes níveis da educação para conter a contaminação ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Sendo assim, as escolas públicas e privadas tiveram que reestruturar suas atividades pedagógicas para atender aos estudantes brasileiros a partir dos meios digitais. Esse cenário apresenta a relevância da presença de tecnologias, tanto nas práticas pedagógicas quanto nos processos de formação de professores, visto que se tornam recursos de comunicação e disseminação de saberes e informações que poderão ser socializados em diferentes tempos e espaços de modo síncrono e assíncrono.

Essa conjuntura apresenta inúmeros desafios para os profissionais da educação, uma vez que existem dificuldades de acesso aos recursos necessários e falta de formação para lidar com essa situação inesperada. Vale ressaltar que, apesar dos percalços encontrados na atualidade, devemos refletir sobre os caminhos que podem ser trilhados para a garantia de uma educação efetiva que atenda todos os alunos, considerando suas necessidades e singularidades.

Nesse sentido, esta produção de texto tem a finalidade de te oportuniza reflexões sobre as possibilidades de organização de um trabalho pedagógico que viabilize o conhecimento para todos a partir dos recursos digitais. Para isso, você deverá articular as discussões propiciadas nas diferentes disciplinas do semestre.

(5)

TEMOS A PRONTA ENTREGA WhatsApp (91) 98764-0830 E-mail: direcionamentouniversitario@gmail.com

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Licenciaturas

Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você, futuro docente, deve elaborar uma produção textual, com respaldo teórico nas disciplinas que foram cursadas ao longo deste semestre

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Para refletir sobre “Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares” tome como exemplo a situação que apresentaremos a seguir.

Por conta do contexto da pandemia causada pela contaminação da COVID-19, a rede municipal de ensino da cidade de Girassol decidiu permanecer, neste semestre, com o ensino remoto em todas as escolas do município. Sendo assim, foi solicitado à gestão das instituições escolares que realizassem uma semana de capacitação com os professores, com o objetivo de discutirem caminhos e possibilidades de organização do trabalho pedagógico por meio dos recursos

tecnológicos. Maria Eduarda é diretora da escola “Manoel de Barros” e precisa organizar a formação com os professores dessa escola.

Situação-problema (SP)

Maria Eduarda conversou com a pedagoga Flávia sobre a solicitação da secretaria de educação em relação à formação dos professores. Ela indicou que esse momento de reflexão será fundamental para o grupo encontrar estratégias de enfrentamento dos desafios que se encontram presentes no contexto. Desse modo, elas reuniram os professores, de forma remota, para indicar as leituras sobre as contribuições das ferramentas digitais e os desafios que a comunidade escolar vivência nesse momento delicado.

Na discussão, a professora Marina pediu a palavra e relatou a necessidade de os professores olharem com maior atenção para os alunos público-alvo da educação especial. A docente disse que se preocupa com a escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois eles necessitam de adaptações e de adequações de conteúdos e materiais. Nesse instante, a diretora

(6)

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Licenciaturas

Maria Eduarda parabenizou a indicação de Marina e disse que a escola tem um compromisso social com todos os educandos. Por isso, a diretora pediu para os professores prepararem para o encontro seguinte um texto enfocando a seguinte temática: “A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos”.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

1) INTRODUÇÃO (até uma página)

Elaborar um texto que contextualize a temática abordada na produção textual.

2) DESENVOLVIMENTO (quatro a seis páginas)

Construir um texto teórico com o tema: “A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos”. Para subsidiar essa atividade, observe as questões abaixo e relacione essas questões com os materiais indicados. O seu texto, para as questões abaixo, não deve ser apresentado em forma de perguntas e de respostas. Essas questões devem ser utilizadas para nortear a produção do texto:

a) A educação brasileira está sendo afetada pela crise sanitária acarretada pela COVID-19 no contexto atual. Nesse sentido, a escola precisou se reinventar para assegurar a continuidade dos estudos de milhares de brasileiros, o que ocasionou a necessidades de novas práticas e ações pedagógicas. Considerando esses aspectos, quais são os desafios e as possibilidades da organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia?

Este texto pode auxiliar vocês: ALMEIDA, Luana Costa; DALBEN, Adilson. (re)organizar o trabalho pedagógico em tempo de Covid-19: no limiar do (im)possível. Revista Educação e Sociedade. Campinas. v. 41. n. 02. p. 01-20. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v41/1678-

(7)

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Licenciaturas

b) Por conta do cenário atual, verifica-se a ampliação do uso das tecnologias digitais para inúmeras ações sociais. No que tange ao contexto educacional, qual a importância e as contribuições das tecnologias para a Educação?

Este texto pode auxiliar vocês: ARAUJO, Sérgio Paulino de; VIEIRA, Vanessa Dantas; KLEM, Suelen Cristina dos Santos; KRESCIGLOVA, Silvana Binde. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e diversidade. In: IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD. UEL, 2017. Disponível em: https://bityli.com/345JF. Acesso em: 15 dez. 2020.

c) Na atual conjuntura, o processo de escolarização do público-alvo da educação especial deve ser realizado em uma perspectiva inclusiva que garanta o acesso, a permanência e o sucesso escolar. Para que isso se efetive, é fundamental a utilização de recursos e metodologias, as quais viabilizam a apropriação do conhecimento científico, por meio do atendimento às singularidades dos alunos. Com base no exposto, como a tecnologia assistiva pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas inclusivas?

Este texto pode auxiliar vocês: FACHINETTI, Tamires Aparecida; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. A tecnologia assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas a literatura. Revista de Política e Gestão Educacional. Araraquara, v.21, n.3, p. 1588-1597, dez., 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10093/7162.%20%20Acesso%20em:

%2018.%20 dez.%202020 . Acesso em 17. dez. 2020.

3) CONSIDERAÇÕES FINAIS (até uma página)

Escreva um texto que sintetize as principais contribuições dessa atividade para sua formação.

(8)

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Licenciaturas

A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados pelo acadêmico:

1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, o acadêmico poderá utilizar os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre.

2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste tópico o aluno deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.

3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar um texto de 4 a 6 páginas respondendo às questões reflexivas propostas na situação problema. O desenvolvimento da produção textual é a parte dos elementos-textuais na qual se concentram a fundamentação teórica, a apresentação dos dados coletados pelo autor e o desenvolvimento das ideias. Nessa parte o autor precisa ser o mais claro possível. Não é necessário ser breve, as ideias podem ser explicadas com calma e em detalhes, para que o entendimento dos leitores seja o máximo possível. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas. 4º) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações finais, em até 1 página. Você apresentará a conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Manifeste seu ponto de vista e opiniões sobre o assunto trabalhado, fundamentados nas referências bibliográficas. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para seu aprendizado.

5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver o trabalho.

Orientações importantes:

1. A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE.

2. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme normas da ABNT.

(9)

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Licenciaturas

4. Os trabalhos devem ser enviados em arquivo de Word.

A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para a nota a ser atribuída pelo Tutor a Distância à produção textual:

• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. • Respeito ao número de páginas solicitadas.

• Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).

• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.

• Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.

Lembre-se de que seu/sua Tutor/a à Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário.

Bom trabalho! Equipe de professores.

(10)

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Referências

Documentos relacionados

Estão disponíveis na antecâmara de entrada do Biotério (sala 307): Livro para Registro dos Procedimentos realizados neste local, bem como uma pasta com a

B) A privação de água não deve ultrapassar 6 horas, o funcionário do Biotério experimental deve ser informado quanto à utilização do jejum nos animais, para que

Podemos desenhar as formas no espaço bidimensional com pontos, linhas retas, linhas Podemos desenhar as formas no espaço bidimensional com pontos, linhas retas,

Figura 2: Média+EPM dos valores de pressão arterial média (PAM), gráfico A e frequência cardíaca basal (FC), gráfico B, dos animais controle (n=10), comparado ao grupo com

Em modo Manual, pressione <SLAVE> para que o flash opere como flash secundário com sensor ótico. Com esta função o flash dispara sincronizadamente quando o flash

São muito importantes, dado que temos uma franja da população muito envelhecida que se abastece nestes locais e, por outro lado, também vemos com agrado que já há um

I- As empresas comunicarão ao Sindicato com antecedência mínima de 70 (setenta) dias da eleição, a realização de eleições para a CIPA, mencionando o período

Para Goethe 6 a arte também deve imitar os homens como são e o dever ser, mas esta representação tem de ser distinta, pois não se deve copiar imediatamente o