• Nenhum resultado encontrado

Banco de Preços Referenciais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Banco de Preços Referenciais"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

S U P E R I N T E N D Ê N C I A D E

R E G U L A Ç Ã O E C O N Ô M I C A

Nota Técnica nº 304/2010-SRE/ANEEL

Brasília, 24 de setembro de 2010

Banco de Preços

Referenciais

Módulos Construtivos

M E T O D O L O G I A A P L I C A D A A R E D E S , L I N H A S E S U B E S T A Ç Õ E S D E D I S T R I B U I Ç Ã O

. . .

S e g u n d a V e r s ã o

AUDIÊNCIA

PÚBLICA

Agência Nacional de Energia Elétrica

Superintendência de Regulação Econômica – SRE SGAN 603 / Módulo “I” – 1º andar

CEP: 70830-030 – Brasília – DF Tel: + 55 61 2192-8814 Fax: + 55 61 2192-8679

(2)

Índice

I. DO OBJETIVO ... 3

II. DOS FATOS ... 3

III. DA ANÁLISE ... 6

III.1. PRESMISSAS E RESSALVAS ... 6

III.2. PRÓXIMOS PASSOS ... 8

IV. CONCLUSÕES ... 9

V. RECOMENDAÇÕES ... 9

(3)

Nota Técnica no 304/2010–SRE/ANEEL

Em 24 de setembro de 2010.

Processo n.º 48500.003231/2008-26

Assunto: Aprimoramento da Metodologia de Composição dos Módulos Construtivos do Sistema Brasileiro de Distribuição de Energia Elétrica, Referente às Redes, Linhas e Subestações de Distribuição, com tensão inferior a 230 kV.

I. DO OBJETIVO

A presente Nota Técnica tem por objetivo reapresentar as linhas gerais da Metodologia de Composição dos Módulos Construtivos do Sistema Brasileiro de Distribuição de Energia Elétrica - SBDEE, referente às redes, linhas e subestações de distribuição, com tensão inferior a 230 kV, aprimorada após as contribuições recebidas no âmbito da Audiência Pública n° 052/2009, no período de 17 de dezembro de 2009 a 26 de fevereiro de 2010, quando foi disponibilizada a Nota Técnica n.º 409/2009-SRE/ANEEL, de 09 de dezembro de 2009.

2. Também objetiva apresentar as razões para reabertura de prazo para novas contribuições na aludida Audiência Pública, dando continuidade ao processo de aprimoramento do “Catálogo Referencial de Módulos Construtivos”, apresentado nos documentos em anexo, primordial ao desenvolvimento do Banco de Preços da Distribuição.

II. DOS FATOS

3. A presente Nota Técnica tem referência no produto “Terceira Versão do Catálogo Referencial dos Módulos Construtivos de Subestações, Linhas e Redes Aéreas, Subterrâneas e Submersas, e Medidores de Distribuição de Energia Elétrica”, entregue pela consultoria contratada para dar suporte às análises da ANEEL na elaboração do Banco de Preços da Distribuição (Contrato n° 008/2010-SLC/ANEEL).

4. Nesta Nota Técnica são repassadas todas as metodologias já sugeridas até o momento pela ANEEL na Audiência Pública n° 052/2009, com os devidos ajustes necessários e identificados ao longo do trabalho conjunto realizado com a consultoria e outras que dão subsídios para a elaboração do Banco de Preços da Distribuição e, conseqüentemente, da composição da ferramenta computacional pretendida para a seqüência dos trabalhos preparativos para o Terceiro Ciclo de Revisões Tarifárias Periódicas – 3CRTP.

(4)

(Fls. 4 da Nota Técnica no 304/2010-SRE/ANEEL, de 24/09/2010).

5. O contrato da consultoria com a ANEEL prevê a entrega de 08 (oito) produtos atinentes a 10 (dez) atividades, ao longo de 12 (doze) meses, conforme cronogramas apresentados nas tabelas abaixo.

Tabela 1 – Atividades Previstas e Cronograma de Entrega de Produtos

Atividades Entrega

1-Complementação dos módulos construtivos de redes, linhas e subestações de distribuição a partir do Catálogo Referencial de Módulos Construtivos do Sistema Brasileiro de Distribuição de

Energia Elétrica Produto 1 2-Elaboração dos módulos construtivos de redes e linhas de distribuição de sistemas

subterrâneos e submersos (circuitos submarinos e/ou sublacustres) Produto 2 3-Complementação da metodologia de cálculo das unidades de serviço e construção e do

transporte de materiais e pessoal Produto 3 4-Incorporação dos preços de equipamentos e materiais nos módulos construtivos, bem como

proposta metodológica para tratamento estatístico dos preços que serão adquiridos junto às empresas, e ainda metodologia de aplicação de índices revisionais desses preços (índices de correção e/ou atualização)

Produto 4

5-Participação na Consulta Pública a ser conduzida pela ANEEL; 6-Elaboração dos módulos

construtivos de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e termelétricas (PCTs) Produtos 5 e 6 7-Incorporação da codificação das unidades construtivas de acordo com a proposta do MCPSE; Produtos 7 e 8 8-Elaboração do modelo de entrada de dados, que contemple as informações físicas e

contábeis dos ativos da concessão; 9- Elaboração do software referente ao banco de preços, no formato padrão da ANEEL; 10- Realização de testes de aderência do Banco de Preços, a partir de dados a serem fornecidos pela ANEEL.

Produto 8

Tabela 2 – Cronograma de Entrega de Produtos

Produtos Entrega

Contratação 10/02/10 Reunião de abertura dos trabalhos 24/02/10 Produto 1: Primeira versão do Catálogo Referencial (decorrente da atividade 1) 25/05/10 Produto 2: Segunda versão do Catálogo Referencial (revisão do produto 1 e decorrente das

atividades 2 e 3) 24/06/10 Produto 3: Lista de material (decorrente da atividade 4) 26/10/10 Produto 4: Terceira versão do Catálogo Referencial (revisão do produto 2 e decorrente das

atividades 2 e 3) 23/08/10 Produto 5: Catálogo de Unidades Construtivas de pequenas centrais hidrelétricas (decorrente

da atividade 6) 22/11/10 Produto 6: Modelo de entrada de dados (decorrente da atividade 8) e versão preliminar do

software previsto pela atividade 9 22/11/10 Produto 7: Metodologia de tratamento e atualização dos preços (decorrente da atividade 4) 21/12/10 Produto 8: Software contendo o banco de dados com codificação e preços, com relatório de

(5)

(Fls. 5 da Nota Técnica no 304/2010-SRE/ANEEL, de 24/09/2010).

6. O material ora disponibilizado, além da metodologia de composição de módulos construtivos do SBDEE, também é composto por descrições padronizadas de materiais e atividades/serviços dos módulos construtivos, contendo:

a) Módulos construtivos referenciais para Redes, Linhas e Subestações de Distribuição, com Tensão Inferior a 230 kV;

b) Tipo, descrição e características padronizadas dos materiais, conforme definido em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT; e,

c) Descrição detalhada das atividades / serviços, incluindo a constituição de equipes, transporte de materiais, veículos envolvidos, engenharia, administração e custos indiretos.

7. Por fim, recentemente, a ANEEL instaurou a Audiência Pública nº. 040/2010, com período de contribuição compreendido entre 01/10/2010 e 10/12/2010, que busca obter subsídios e informações referentes ao estabelecimento das metodologias e critérios gerais para o processo de revisão tarifária dos contratos de concessão de distribuição de energia elétrica.

8. Para tanto, foi disponibilizado um conjunto de Notas Técnicas que tratam os diversos temas relacionados à revisão tarifária, em especial a Base de Remuneração Regulatória, abordada na Nota Técnica nº 268/2010-SRE/SFF/ANEEL.

9. Assim, como principais pontos de aperfeiçoamento da metodologia e critérios gerais para definição da Base de Remuneração Regulatória para o 3CRTP, destacam-se:

a) Avaliação dos investimentos incrementais, com a “blindagem” da base de remuneração avaliada no 2CRTP;

b) Adoção do método do custo de reposição para avaliação das máquinas e equipamentos, edificações, e do método do custo contábil corrigido para avaliação de terrenos e servidões, veículos, móveis e utensílios;

c) Adoção do preço individual da empresa para valoração dos equipamentos principais;

d) Utilização do banco de preços da concessionária enquanto não for homologado o banco de preços referenciais;

10. Em conjunto à Nota Técnica citada anteriormente será disponibilizada a minuta do Submódulo 2.3 dos Procedimentos de Regulação Tarifária (PRORET) que trata do tema “Base de Remuneração Regulatória”. O PRORET terá o caráter normativo e consolidará os diversos regulamentos que tratam os processos tarifários em um único documento. Especificamente, para a Revisão Tarifária Periódica das Concessionárias de Distribuição, haverá o Módulo 2, que se subdivide em oito submódulos que descrevem toda a metodologia de revisão tarifária.

(6)

(Fls. 6 da Nota Técnica no 304/2010-SRE/ANEEL, de 24/09/2010).

III. DA ANÁLISE

11. Tendo em vista o curto prazo até o terceiro ciclo de processos de revisão tarifária, é de fundamental importância a continuidade do processo de interação com os agentes e a sociedade em geral, buscando colher subsídios de melhoria no trabalho ora apresentado, que já considera aprimoramentos em relação ao anterior exposto na Audiência Pública n° 052/2009.

12. Sendo assim, resta clara a necessidade da disponibilização dos novos documentos ora aperfeiçoados, com determinação da reabertura de prazo para recebimento de novas contribuições.

13. Ressalta-se que após a conclusão do trabalho serão novamente disponibilizados no âmbito da AP 052/2009 os documentos finais que comporão o Banco de Preços Referenciais, bem como o software a ser utilizado. Portanto, essa ainda é uma fase intermediária de discussão necessária para o acolhimento das contribuições de caráter técnico acerca da metodologia proposta e do conteúdo dos módulos construtivos.

14. O Anexo I apresenta a descrição geral da metodologia, sendo que as principais premissas e ressalvas do trabalho são relacionadas a seguir.

III.1. PRESMISSAS E RESSALVAS

15. Os módulos construtivos não objetivam a descrição técnica detalhada para ser utilizada em obras de distribuição, mas servir como referencial regulatório para valoração dos materiais envolvidos e os respectivos serviços para a instalação dos mesmos.

16. Foi elaborado estudo pormenorizado de normas técnicas de distribuidoras brasileiras disponibilizadas pela ANEEL e nos sítios da internet das respectivas distribuidoras, além de documentos técnicos de órgãos regulamentadores internacionais e outros, que foram obtidos durantes as análises, o que possibilitou a complementação dos módulos construtivos do Catálogo Referencial de Módulos Construtivos do Sistema Brasileiro de Distribuição de Energia Elétrica, bem como sua otimização com enfoque de elaboração de uma ferramenta sistematizada que seja capaz de subsidiar com grau alto de precisão o procedimento de valoração da Base de Remuneração das empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica no Brasil.

17. A partir dos módulos preliminares disponibilizados pela ANEEL, das contribuições à AP no 052/2009 e das consultas às normas técnicas de concessionárias e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, foram revisados todos os módulos de redes, linhas e subestações de distribuição de energia elétrica.

18. Durante o período de realização da AP nº 052/2009, foram recebidas 2.538 contribuições de agentes e associações representativas do Setor Elétrico, as quais abordaram como principais pontos de melhoria da metodologia apresentada à época, os seguintes itens:

(7)

(Fls. 7 da Nota Técnica no 304/2010-SRE/ANEEL, de 24/09/2010).

– Inclusão de componentes menores em módulos existentes;

– Esclarecimentos a respeito da composição dos custos adicionais apresentados; – Inclusão de tarefas/serviços dos custos adicionais nos módulos existentes; – Inclusões de novos módulos construtivos;

– Criação de novos módulos construtivos a partir de componentes de módulos existentes. Ex.: criação de módulos de fundação para módulos de estruturas e postes.

19. Na análise das contribuições enviadas na AP, quando ocorreram casos em que o equipamento, solicitado pelas concessionárias para ser incluído nos módulos, não possuía a codificação no MCPSE, foi adotada a codificação que melhor se adequaria tecnicamente ao material solicitado. Contudo, a descrição do equipamento permaneceu da forma solicitada pelo agente, para fins futuros de composição de base de pesquisa de preços junto aos agentes.

20. Esta nova listagem composta por todos os equipamentos principais cadastráveis no patrimônio das concessionárias, unidades de cadastro (UCs), juntamente com a listagem de todos os componentes menores, compõem a “Lista de Materiais” apresentada no Anexo 9, e têm fundamental importância para a posterior pesquisa de preços junto às concessionárias de distribuição de energia elétrica e fabricantes de equipamentos para a composição dos valores que integrarão o Banco de Preços Referenciais do Setor Elétrico de Distribuição.

21. Dando prosseguimento às atividades, alguns equipamentos principais e componentes menores de alguns módulos foram redistribuídos para a correta classificação (TUC) de acordo com o MCPSE, principalmente no que tange aos módulos de subestações de distribuição de energia. Neste sentido, alguns módulos foram totalmente modificados, como no caso dos módulos de infraestrutura das subestações de energia, de onde foram retirados os itens referentes a terrenos, obras e benfeitorias, por não fazerem parte do foco deste trabalho, pois são contabilizados em uma conta que terá tratamento diverso desta metodologia, que se aplica à conta “Máquinas e equipamentos”. Assim, foram incluídos nesses módulos os sistemas que atendem mais de um módulo de equipamento ou de manobra ou mesmo toda a subestação.

22. A partir dos equipamentos principais codificados com os respectivos Tipos de Unidades de Cadastro – TUC foi elaborada uma relação dos módulos construtivos para cada equipamento relacionado, e criada uma metodologia de aplicação de faixas de unidades de cadastro para cada módulo construtivo, o que reduzirá o quantitativo de módulos que a concessionária deverá considerar como referência para cadastramento em seu sistema de Controle Patrimonial. Esta metodologia levou em consideração os preços das UCs utilizados na 2ª Revisão Tarifária Periódica de algumas concessionárias, os componentes menores e custos adicionais que compõem os módulos construtivos.

23. Uma nova metodologia para a valoração das atividades e serviços está sendo sugerida, em substituição das Unidades de Serviço e Construção (USC), revisando todas as tarefas apresentadas anteriormente, e adequando os módulos construtivos a esta nova metodologia, onde as variáveis de entrada são o tempo de execução da tarefa, custos com a equipe e com os veículos utilizados.

24. A partir dos dados de uma concessionária considerada como referência por ter disponibilizado informações mais detalhadas para as tarefas de construção, foram determinadas os tempos de execução, equipes e veículos para essas atividades de construção de redes aéreas e subterrâneas.

(8)

(Fls. 8 da Nota Técnica no 304/2010-SRE/ANEEL, de 24/09/2010).

25. Por fim, está sendo apresentada uma metodologia de codificação dos módulos. Esta metodologia permitiu a criação de diversos submódulos, necessários para a complementação dos módulos construtivos.

III.2. PRÓXIMOS PASSOS

26. Ainda que já bem desenvolvido todo o trabalho, há que se ressaltar as próximas atividades previstas até a conclusão dos trabalhos em parceria com a Consultoria contratada, as quais estão relacionadas nas etapas a seguir:

1) Revisão e complementação da metodologia de cálculo das unidades de serviço e construção, do transporte de materiais e pessoal, etc.

2) Pesquisa e coleta dos preços de equipamentos e materiais dos módulos construtivos. 3) Desenvolvimento de proposta metodológica para tratamento estatístico dos preços, e de uma metodologia de aplicação de índices revisionais desses preços (índices de correção e/ou atualização).

4) Elaboração dos módulos construtivos de pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s) e termelétricas (PCT´s) para incorporação ao Catálogo Referencial de Módulos Construtivos do Sistema Brasileiro de Distribuição de Energia Elétrica.

5) Incorporação dos preços de equipamentos e materiais nos módulos construtivos.

6) Elaboração do modelo de entrada de dados, que contemple as informações físicas e contábeis dos ativos da concessão. O modelo de entrada de dados constitui-se no resumo desejado de um laudo de avaliação da base de remuneração dos ativos, contendo as informações contábeis, a partir do formato proposto para o novo controle patrimonial, e as informações físicas, a partir dos dados do sistema georeferenciado (GIS). Além disso, deverá ser definida a metodologia de geração dos arquivos em GIS para o padrão da ANEEL.

7) Desenvolvimento da ferramenta computacional para o Tratamento da Base de Remuneração Regulatória.

8) Realização de testes de aderência do Banco de Preços. Deverão ser aplicados testes de aderência do funcionamento da ferramenta sistematizada, utilizando os dados de outras revisões tarifárias já realizadas pela ANEEL, e verificando a operacionalidade da ferramenta.

(9)

(Fls. 9 da Nota Técnica no 304/2010-SRE/ANEEL, de 24/09/2010).

IV. CONCLUSÕES

27. A composição dos módulos construtivos do sistema de distribuição de energia elétrica deverá atender a todas as concessionárias distribuidoras de energia elétrica do Brasil, independente da região em que esteja localizada, possibilitando informações mais precisas para o reconhecimento dos investimentos efetivamente realizados de forma prudente.

28. Desta forma, entende-se que seja prudente uma contínua interação com os agentes setoriais até a conclusão do trabalho pretendido e homologação final do Banco de Preços Referenciais da Distribuição e da Ferramenta Computacional de Cálculo da Base de Remuneração Regulatória, o que possibilitará uma maior transparência em todo o processo de valoração dos ativos em serviço nas outorgas de concessão do serviço de distribuição de energia elétrica no país.

V. RECOMENDAÇÕES

29. Recomenda-se que a documentação objeto do aprimoramento de Metodologia ora proposto seja disponibilizada numa segunda fase da Audiência Pública n° 052/2010, a realizar-se por intercâmbio documental, bem como o modelo para envio de contribuições estejam à disposição dos interessados nos seguintes endereços:

-INTERNET: http://www.aneel.gov.br, área "A ANEEL", no menu Audiências/Consultas/Fórum, Audiência Públicas, Audiência Ano 2010, item Audiência 052/2010 - "Mais detalhes"; e

-ANEEL: SGAN - Quadra 603 - Módulo I - Térreo / Protocolo Geral da ANEEL, CEP 70.830-030, Brasília - DF, por meio do correio eletrônico “ap052_2010@aneel.gov.br" ou pelo fax n. (61) 2192-8839. 30. Recomenda-se que seja aberto um prazo de 30 (trinta) dias para o envio de novas contribuições. Ressalta-se que todas as contribuições deverão pautar-se em estudos técnicos pormenorizados ou Normas Técnicas já consolidadas que possibilitem a veracidade e a validação das informações apresentadas à ANEEL.

(10)

(Fls. 10 da Nota Técnica no 304/2010-SRE/ANEEL, de 24/09/2010).

VI. ANEXOS

31. Acompanham a presente Nota Técnica os seguintes Anexos:  Anexo I – Descrição da metodologia.

Anexo I – Módulos Construtivos de linhas de distribuição aéreas.

Anexo III – Módulos construtivos de subestações de distribuição.

Anexo IV – Módulos construtivos de redes de distribuição aérea.

Anexo V – Submódulos construtivos para redes e linhas de distribuição.

Anexo VI – Módulos construtivos de medição de energia.

Anexo VII – Módulos construtivos de linhas e redes de distribuição subterrâneas.

Anexo VIII – Módulos construtivos de linhas e redes de distribuição submersas.

Anexo IX – Atividades e Serviços.

CLAUDIO ELIAS CARVALHO

Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia

Matrícula: 1496691

LUCIANO AUGUSTO DUARTE CHEBERLE

Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia

Matrícula: 2353697

THIAGO COSTA MONTEIRO CALDEIRA

Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia

Matrícula: 1560164

MARIA LUIZA FERREIRA CALDWELL

Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia

Matrícula: 1496744

De Acordo:

DAVI ANTUNES LIMA

Referências

Documentos relacionados

The purpose of this work was: (1) to model fluid flow in a tubular continuous processing system by application of the RTD Danckwerts analysis, (2) to assess

Trata-se de uma mudança epistemológica que solicita uma prática científica mais aberta, capaz de favorecer a convergência de conhecimentos para que se configure

4) Extensão e intensidade de violência - Imagens e sons de violên- cia repetidos à exaustão ou mostrados de forma explícitos tornam o processo de recepção mais traumático,

Para a liga 30%Fe65Nb70%Cu foi possível observar uma distribuição de partículas de Fe65Nb ao longo de toda a matriz de Cu e não foi possível notar o processo difusão entre

Esta pesquisa tem como finalidade analisar como a cultura popular esta sendo trabalhada na formação profissional de Educação Física no Brasil, a partir de uma pesquisa

Dando continuadad a los cambios políticos que ocurrierón en Venezuela a partir de 1999. El Plan de Desarrollo Económico y Social de la Nación 2007-2013 contiene

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e