• Nenhum resultado encontrado

CATEQUESE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATEQUESE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PARÓQUIA SENHOR DO BOMFIM

ARQUIDIOCESE DE ARACAJU

CATEQUESE DE INICIAÇÃO À

VIDA CRISTÃ

“Aonde mandar eu irei, seu amor eu não posso ocultar, quero anunciar,

para o mundo ouvir que Jesus é o nosso Salvador...”

Calendário Catequético 2017

São Cristóvão – SE

(2)

Discurso do Papa aos catequistas na Jornada dos Catequistas no Vaticano, por ocasião do Ano da Fé Sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Queridos catequistas,

Estou feliz que no Ano da Fé haja este encontro para vocês: a catequese é um pilar para a educação da fé, e precisamos de bons catequistas! Obrigada por este serviço à Igreja e na Igreja. Mesmo se às vezes possa ser difícil, trabalha-se tanto, empenha-se e não se veem os resultados desejados, educar na fé é belo! Ajudar as crianças, os rapazes, os jovens, os adultos a conhecer e a amar sempre mais o Senhor é uma das aventuras educativas mais belas, constrói-se a Igreja! “Ser” catequistas! Vejam bem, não disse “fazer” os catequistas, mas “sê-lo”, porque envolve a vida. Conduz-se ao encontro com Jesus com as palavras e com a vida, com o testemunho. E “ser” catequistas requer amor, amor sempre mais forte por Cristo, amor pelo seu povo santo. E este amor, necessariamente, parte de Cristo.

O que significa este partir de Cristo para um catequista, para vocês, também para mim, porque também eu sou um catequista?

1. Primeiro de tudo, partir de Cristo significa ter familiaridade com Ele. Jesus o recomenda com insistência ao discípulos na Última Ceia, quando estava prestes a viver o dom mais alto do amor, o sacrifício da Cruz. Jesus utiliza a imagem da videira e dos ramos e diz: permaneçam no meu amor, permaneçam ligados a mim, como o ramo está ligado à videira. Se somos unidos a Ele, podemos dar frutos, e esta é a familiaridade com Cristo.

A primeira coisa, para um discípulo, é estar com o Mestre, escutá-lo, aprender com Ele. E isto vale sempre, é um caminho que dura toda a vida! Para mim, por exemplo, é muito importante permanecer diante do Tabernáculo; é um estar na presença do Senhor, deixar-se olhar por Ele. E isto aquece o coração, mantém aceso o fogo da amizade, te faz sentir que Ele verdadeiramente te olha, está próximo a você e te quer bem. Entendo que para vocês não é assim simples: especialmente para quem é casado e tem filhos, é difícil encontrar um tempo longo de calma. Mas, graças a Deus, não é necessário fazer tudo do mesmo modo; na Igreja há variedade de vocações e variedade de formas espirituais; o importante é encontrar o modo adequado para estar com o Senhor; e isto se pode, é possível em toda etapa da vida. Neste momento, cada um pode se perguntar: como vivo este “estar” com Jesus? Tenho aqueles momentos em que permaneço na sua presença, em silêncio, deixo-me guiar por Ele? Deixo que o seu fogo aqueça o meu coração? Se no nosso coração não há o calor de Deus, do seu amor, da sua ternura, como podemos nós, pobres pecadores, aquecer os corações dos outros?

2. O segundo elemento é este: partir de Cristo significa imitá-Lo no sair de si e ir ao encontro do outro. Esta é uma experiência bela, e um pouco paradoxal. Por que? Porque quem coloca no centro da própria vida Cristo sai do centro! Mais se une a Jesus e Ele se torna o centro da tua vida, mais Ele te faz sair de ti mesmo, te descentraliza e te abre aos outros. Este é o verdadeiro dinamismo do amor, este é o movimento do próprio Deus! Deus é o centro, mas é sempre doação de si, relação, vida que se comunica… Assim nos tornamos também nós se permanecemos unidos a Cristo, Ele nos faz entrar neste dinamismo do amor. Onde há verdadeira vida em Cristo, há abertura ao outro, há saída de si para ir ao encontro do outro em nome de Cristo.

O coração do catequista vive sempre esse movimento de "sístole – diástole": união com Jesus, encontro com o outro. Sístole – diástole. Se falta um destes dois movimentos não bate mais, não vive. Recebe como dom o Kerigma, e por sua vez o oferece como dom. É esta a natureza do próprio Kerigma: é um dom que gera missão, que impulsiona sempre para fora de si mesmo. São Paulo dizia: “O amor de Cristo nos impulsiona”, mas este “nos impulsiona”, pode se traduzir também em “nos possui”. É assim: o amor te atrai e te envia, te toma e te doa aos outros. Nesta tensão se move o coração do cristão, em particular o coração do catequista: união com Jesus e encontro com o outro? Se alimenta no relacionamento com Ele, mas para levá-Lo aos outros? Eu digo uma coisa para vocês: eu não entendo como um catequista pode permanecer parado, sem este movimento.

3. O terceiro elemento está sempre nessa linha: partir de Cristo significa não ter medo de ir com eles às periferias. Me vem à mente a história de Jonas, uma figura verdadeiramente interessante, especialmente nos nosso tempos de mudanças e incertezas. Jonas é um homem piedoso, com um a vida tranquila e organizada, isso o leva a ter os seus esquemas bem claros e a julgar tudo e todos com estes esquemas, de modo rígido. Por isso, quando o Senhor o chama e lhe diz para ir a Nínive, a grande cidade pagã, Jonas não quer ir. Nínive está fora de seus esquemas, é a periferia de seu mundo. E então, ele escapa, foge, embarca em um navio que vai para longe. Releiam o livro de Jonas! É breve, mas é uma palavra muito instrutiva, especialmente para nós que estamos na Igreja.

Que coisa nos ensina? Nos ensina a não ter medo de sair dos nosso esquemas para seguir a Deus, porque Deus vai sempre além, Deus não tem medo das periferias. Deus é sempre fiel e criativo, não é fechado e por isso nunca é rígido, nos acolhe, nos vem ao encontro, nos compreende. Para ser fiel, para ser criativo, é necessário saber mudar. Para permanecer com Deus necessita saber sair, não ter medo de sair. Se um catequista se deixa dominar pelo medo, é um covarde; se um catequista está tranquilo ele acaba sendo uma estátua de museu; se um catequista é rígido se torna encarquilhado e estéril. Pergunto a vocês: alguém quer ser um covarde, estátua de museu ou estéril?

Mas atenção! Jesus não diz: ide, e se virem. Não! Jesus disse: Ide, eu estou convosco! Essa é a nossa beleza e a nossa força. Se nós partimos, se saímos para levar o seu Evangelho com amor, com verdadeiro espírito apostólico, com parresia, Ele caminha conosco, nos precede, é o primeiro sempre. Vocês aprenderam o sentido dessa palavra. E isso é fundamental para nós: Deus sempre nos precede! Quando pensamos estar longe, em uma extrema periferia, e talvez temos um pouco de temor, na verdade Ele já está lá. Jesus nos espera no coração daquele irmão, em sua carne ferida, em sua vida oprimida, em sua alma sem fé. Jesus está ali, naquele irmão. Ele sempre nos precede.

Caros catequistas, digo a vocês obrigado por aquilo que fazem, mas, sobretudo, porque vocês estão na Igreja, no Povo de Deus em caminho. Permaneçamos com Cristo, procuremos ser sempre uma só coisa com Ele; O sigamos imitando-O em seu movimento de amor, no seu ir ao encontro do homem; e saiamos, abramos as portas, tenhamos a audácia de trilhar novas estradas para o anúncio do Evangelho.

(3)

CALENDÁRIO PAROQUIAL DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ 2017

JANEIRO

Data Dia Horário Evento Local do Evento Nível Início Termino

28 e 29 Sáb. e

dom. - - INICIO DA CATEQUESE Todas as comunidades

FEVEREIRO

Data Dia Horário Evento Local do Evento Nível Início Termino

19 Domingo 09h 10h30m Formação Batismo Rincão Catequistas Par.

ABRIL

Data Dia Horário Evento Local do

Evento Nível Início Termino 30/03 a 02/04 Sex a Dom Sex 19h Dom

15h RETIRO DOS CATEQUISTAS FCIM

Catequistas Par.

MAIO

Data Dia Horário Evento Local do

Evento Nível Início Termino 05 a 07 Sex. a Dom. 08h 16h

Encontro para jovens Crismados 2014 –

2016 / Com auxilio de Todos os Grupos Paroquial 21 Domingo 08h 17h Aprofundamento Crismandos e todos os

Jovens que desejarem / Rincão Paroquial 31 Quarta 19h30 21h Coroação de Nossa Senhora (Crianças da

Catequese) Igreja Paroquial 31 Quarta 18h45 19h30 Setenário de Pentecostes / Resp. Todos os

Catequistas Igreja Paroquial

JUNHO

Data Dia Horário Evento Local do

Evento Nível Início Termino

03 Sábado 20h 22h Confraternização Junina dos Catequistas Sala 5 / Centro Pas.

Catequistas Par. 11 Domingo 09h 11h Confraternização Junina dos Catequizandos 1ª

Comunhão Rincão 1ª Comunhão

17 Sábado 20h 22h Confraternização Junina dos Catequizandos de

Crisma Rincão Crisma

JULHO

Data Dia Horário Evento Local do

Evento Nível Início Termino

30 Domingo 08h 17h GINCANA BIBLICO – CATEQUETICA /

JOVENS DA CRISMA Rincão Crisma

AGOSTO

Data Dia Horário Evento Local do

Evento Nível Início Termino 04, 05 e 06 Fim de Semana Sex. 19h Dom.

15h RETIRO DA CRISMA Crisma

26 e 27 Fim de Sem. Sab. 08h Dom.

15h PASSEIO DIA DOS CATEQUISTAS

Catequistas Pas. 27 Domingo 19h 20h30 Santa Missa – Dia dos Catequistas Matriz Catequistas

(4)

SETEMBRO

Data Dia Horário Evento Local do

Evento Nível Início Termino

03 Domingo 08h 17h Dia do Catequista nível arquidiocesano Arquidiocesano 24 Domingo 08h 17h

Aprofundamento / Dons e Serviços / Apresentação dos Grupos, movimentos e pastorais

RINCÃO Crisma

OUTUBRO

Data Dia Horário Evento Local do

Evento Nível Início Termino

08 Domingo 08h 12h

Gincana Bíblica – Catequética 1ª Comunhão // Comemorando o dia das Crianças

Rincão 1ª

Comunhão

<<< RETIRO DA PRIMEIRA COMUNHÃO DE CRIANÇAS – 03/12/2017 RINCÃO >>> <<< DATA DE PRIMEIRA COMUNHÃO DE CRIANÇAS 07.01.2018 >>>

<<< Data da Crisma a confirmar>>> OUTROS IMPORTANTE

LIMPEZA DA IGREJA 15.01 - Batismo 22.01 – Primeira

Com. 12.02 – Crisma 02.07 – Batismo

09.07 – Primeira

Com. 16.07 – Crisma HORÁRIO DE ADORAÇÃO QUINTA-FEIRA – 17H ÀS 18H

NOSSAS REUNIÕES E FORMAÇÕES GERAIS ACONTECERÃO NO 3ª FIM DE SEMANA DOS MESES PARES.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO 19h30 às 20h30

(Segunda-feira) VIGÍLIA 22H ÀS 05H 23.01 13.03 08.05 10.07 18.09 06.11 22.07 11.11 COORDENAÇÃO GERAL COORDENADOR – BRENO 9 9115-8149 VICE-COORDENADORA – KARINA 9 9640-8234 SECRETARIA – BRUNA 9 9921-7579 OU 9 9807-4781 TESOUREIRA – MARIANA 9 9990-8266

COORDENAÇÃO POR SACRAMENTOS

COORDENADOR BATISMO – DIACONO LAELSON

COORDENADOR CRISMA – WAGNER 9 9912-2361

COORDENADORA PRIMEIRA COMUNHÃO – KARINA 9 9640-8234

COORDENAÇÃO ROSA MARIA PRIMEIRA COMUNHÃO – MONICA 9 8825-1087 OU BRUNA 9 9921-7579 OU 9 9807-4781

(5)

LISTA DE PRESENÇA DOS CATEQUISANDOS

Catequizando \ Data Fevereir. Março Abril Maio Junho Julho

(6)

Catequese de Iniciação à Vida Cristã

Primeira Comunhão – 1ª Etapa / 2017

Janeiro

29 – Preparação

Fevereiro

05 – Jesus, acolhe as crianças (Mc 9, 33-37) 12 – Jesus: uma criança enviada por Deus (Lc 2, 1-7)

19 – Jesus, as crianças e o Reino de Deus

Março

05 – Jesus, uma criança obediente aos seus pais

12 – Por que mataram Jesus?

19 – Deus Pai que é bom deu-lhe a vida novamente

26 – Jesus vivo faz de nós sua família

Abril

02 – Retiro Catequistas

23 – Celebração de Acolhida para o tempo de Catequese

30 – Deus fala: na natureza, nos fatos, na família, na historia do povo.

30 – Visão geral da Sagrada Escritura Celebração da Palavra de Deus

Maio

07 – Visão geral da Sagrada Escritura 14 – Celebração da Palavra de Deus 21 – Deus Pai é nosso Criador 28 – O que Deus Criou é bom

Junho

04 – Eu fui criado por Deus 11 – Confraternização Junina

Julho

09 – Eu e minha relação com a minha família

Eu e minha relação com o ambiente

16 – Eu e minha relação com meus amigos e os outros

23 – Eu e minha relação com o ambiente

30 – Celebração da Vida

Agosto

06 – Os Evangelhos nos falam das obras e ensinamentos de Jesus

13 – O enviado de Deus: Jesus 20 – A infância de Jesus

27 – Passeio Catequistas (Dia Do Catequista)

Setembro

03 – Os ensinamentos de Jesus (as parábolas 1)

10 – Os ensinamentos de Jesus (as parábolas 2)

24 – As ações de Jesus: refeição com as pessoas

Outubro

01 – As ações de Jesus: Acolhida dos que erram

08 – Gincana Bíblica – Catequética Primeira Comunhão (Comemoração dia das crianças) 15 - As ações de Jesus: cura dos doentes, encontro com os que precisam de ajuda 22 – Jesus, nos chama a fazer coisas boas 29 – Jesus morre numa cruz para dar vida

Novembro - 4

05 – Jesus Cristo vivo está entre nós 12 – Jesus ama a todos

19 – Jornada dos Amigos de Jesus 26 – Encerramento

(7)

Catequese de Iniciação à Vida Cristã

Primeira Comunhão – 2ª Etapa / 2017

Janeiro

29 – Preparação

Fevereiro

05 – Jesus o Filho de Deus: Deus se fez criança, e vive entre nós

12 – Os anos de Silêncio em Nazaré na Galileia

19 – Jesus inicia sua missão

Março

05 – A missão de Jesus: Amigo dos pobres e dos opimidos

12 – Jesus chama seus colaboradores

19 – Jesus nos traz alegria e a liberdade de filhos de Deus

26 – Jesus nos ensina a verdadeira felicidade

Abril

02 – Retiro Catequistas

23 – Jesus nos fala do reino de Deus por meio de parábolas

30 – Deus nos perdoa sempre

Maio

07 – Jesus nos ensina a rezar 14 – Jesus ama as crianças

21 – Jesus ama e respeita sua Mãe 28 – Ensaio Coroação de Nossa Senhora

Junho

04 – Os Santos Juninos

11 – Confraternização Junina

Julho

09 – A ultima ceia de Jesus 16 – A nova aliança

23 – Jesus é julgado, torturado e crucificado 30 – Jesus ressuscitou e está vivo!

Agosto

06 – A vida de Deus está em nosso meio: O Espírito Santo

13 – Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo

20 – Igreja, povo de Deus

27 – Passeio Catequistas (Dia Do Catequista)

Setembro

03 – Igreja missionária

10 – Sacramentos sinais de nosso encontro com Deus

24 – Sacramento do Batismo

Outubro

01 – Sacramento da Penitência

08 – Gincana Bíblica – Catequética Primeira Comunhão (Comemoração dia das crianças) 15 – Sacramento da Eucaristia 22 – Santa Missa 29 – Mandamentos 1ª a 3ª Novembro 05 – 4ª, 5ª e 7ª Mandamentos 12 – 6ª e 9ª Mandamentos 19 – 8ª e 10ª Mandamentos 26 – Encerramento Dezembro 03 – Ensaio 10 – Ensaio 17 – Ensaio Janeiro 07 – PRIMEIRA COMUNHÃO

(8)

Catequese de Iniciação à Vida Cristã

CRISMA / 2017

Janeiro

28 – Preparação

Fevereiro

04 – O ser humano no projeto de Deus 11 – Jesus, Caminho, Verdade e Vida

18 – Jesus salva com sua morte e ressurreição

Março

04 – Jesus convida ao seguimento – projeto de vida pessoal e comunitário

11 – Celebração de entrada para o tempo de catequese

18 – A Sagrada Escritura 25 – Leitura Orante da Bíblia

Abril

01 – Retiro dos Catequistas

08 – Celebração da Palavra de Deus 22 – Quem sou eu?

29 – Eu e minha história (Vocação para a vida)

Maio

06 – Eu e minha relação com Deus 13 – Sexualidade e Afetividade 20 – Namoro Santo

27 – Celebração da Vida

Junho

03 – Jesus a Palavra encarnada do Pai

10 – Jesus, o crucificado, o ressuscitado - Glorificado

17 – O Espírito Enviado por Deus e nos impulsiona a seguir o Filho

Julho

01 – Jesus, Movido pelo Espírito Santo, ora e ensina a orar

08 – Aprofundando a oração do Pai-nosso 15 – Vida de Oração pessoal e Experiência de oração

22 – Jornada de Oração a partir do Pai-nosso

30 – Gincana Bíblica - Catequética

Agosto

05 – Jornada do Discipulado (Retiro da Crisma)

12 – A experiência de Pentecostes e as Primeira Comunidades

19 – Creio – nossa fé professada: as três Pessoas divinas

26 – Passeio dos Catequistas

Setembro

02 – Creio – nossa fé professada: a Igreja 09 – Creio – nossa fé professada: as realidades futuras

16 – Maria, jovem comprometida com o projeto de Deus

24 – Dons e serviços na Igreja e no mundo (apresentação das pastorais e serviços eclesiais)

30 – Celebração de Entrega do Símbolo da Outubro 07 – Os Sacramentos 14 – O Batismo 21 – A Crisma//confirmação 28 – A Eucaristia Novembro

04 – Os sacramentos de serviço: Matrimônio e Ordem

11 – Os Sacramentos de Cura: Reconciliação e Unção dos Enfermos

18 – Vivência e compromisso cristão que deriva da experiência sacramental

25 – Encontro sobre a missão da Samaritana e do Cego de nascença

Dezembro

02 – Batismo de Adulto

10 – Primeira Comunhão de Adultos 16 – Crisma

(9)

SEPARAÇÃO DAS TURMAS 2017

SACRAMENTO DA CRISMA Rosa Elze

Turma 1 Turma 2 Turma 3 (Noite)

Giulia Breno Carol Thyago Juan Wagner Rosivânia Felipe Will Robert Monise Jose Dionísio Breno Mariana Wagner Karina

Rosa Maria Jardim Univers.

Turma 1 Turma 1 Vânio Thayane Davi Heloisa Paulo Michel Vitória Fernanda Alcimara

SACRAMENTO DA PRIMEIRA COMUNHÃO

Rosa Elze

1ª Etapa A 1ª Etapa B 2ª Etapa

Mayra Gabriel Matheus Edivânia Carol Gabriela Aline Vitoria Fabricio Karina Vitoria Vera Ronald

Rosa Maria Jardim Univ.

1ª Etapa 2ª Etapa 1ª Etapa 2ª Etapa

Brenda Larissa Bruna Mônica Laize Deise Thyago

Recanto dos Pássaros: Breno Várzea Grande (Fátima): Mariana Várzea Grande (St. Inácio): Breno

Batismo Geral: Laelson, Vania, João, Virginia, Rosário, Maria, Jorge, Carina, Wagner, Karina,

(10)

ORGANIZAÇÃO LITURGIA DOMINGO MANHÃ – MISSA DAS CRIANÇAS

ORGANIZAÇÃO LITURGIA DOMINICAL

FEVEREIRO MARÇO ABRIL

3ª Domingo 1ª Etapa A 3ª Domingo 2ª Etapa 3ª Domingo 1ª Etapa B

4ª Domingo 1ª Etapa B 4ª Domingo 1ª Etapa A 4ª Domingo 2ª Etapa

ORGANIZAÇÃO LITURGIA DOMINICAL

MAIO JUNHO JULHO

3ª Domingo 1ª Etapa A 3ª Domingo 2ª Etapa 3ª Domingo 1ª Etapa B

4ª Domingo 1ª Etapa B 4ª Domingo 1ª Etapa A 4ª Domingo 2ª Etapa

ORGANIZAÇÃO LITURGIA DOMINICAL

AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO

3ª Domingo 1ª Etapa A 3ª Domingo 2ª Etapa 3ª Domingo 1ª Etapa B

4ª Domingo 1ª Etapa B 4ª Domingo 1ª Etapa A 4ª Domingo 2ª Etapa

ORGANIZAÇÃO LITURGIA DOMINICAL

NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO 2018

3ª Domingo 1ª Etapa A 3ª Domingo 2ª Etapa 3ª Domingo 1ª Etapa B

4ª Domingo 1ª Etapa B 4ª Domingo 1ª Etapa A 4ª Domingo 2ª Etapa

*Caso não possa, trocar com no mínimo 2 semanas antes.

HÓRARIOS DE CATEQUESE

Crisma Primeira Comunhão Batismo - Matriz

Matriz Sab. 17h Matriz Dom. 09h

Formação 2ª Sexta 19h45

Rosa Maria Dom. 15h Rosa Maria Dom. 15h 4ª Sabado 15h

Jardim Uni. Sab 14h30 Jardim Uni. Dom. 09h

Celebração

2ª e 4ª Domingo

Varzea 1 e 2 Dom. 08h30 Varzea 1 e 2 Dom. 08h30

Referências

Documentos relacionados

Adriana Maria de Souza Zierer, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA, Brasil; Álvaro Alfredo Bragança Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

Este trabalho teve como objetivo investigar quais os fatores motivacionais são considerados mais importantes para a prática da Educação Física no Ensino Médio A maioria dos

2. O texto de Isaías não contém neste caso as repreensões feitas a Israel como a esposa desleal, a ecoarem com tanta energia nos outros textos, em particular de Oséias ou de

2.1 – A presente Ata de Registro de Preços terá validade de 12 (Doze) meses, contados a partir da data da assinatura. 15, §4° da Lei Federal n° 8.666/93, alterada pela Lei Federal

Não tenha medo, você vai vencer, porque Deus está dentro de você.. Deus tem

Não tenha medo, você vai vencer, porque Deus está dentro

você sempre vai vencer, porque Deus sempre vai estar do seu lado, além de de ele mandar a gente sempre pra te proteger.. num mundo tão instável, Deus deve ser

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o