• Nenhum resultado encontrado

Aprender a Operar no Mercado de Ações Amostra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aprender a Operar no Mercado de Ações Amostra"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Í

Í

 APRENDA

 APRENDA

A

A

OPERAR

OPERAR

NO

NO

MERCADO DE AÇÕES

(2)

Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações

sobre os lançamentos e as promoções da Editora Campus/Elsevier.

Consulte também nosso catálogo completo e últimos lançamentos em

(3)

Í

 APRENDA A OPERAR NO

MERCADO DE AÇÕES

(4)

Do original:

Come Into My Trading Room 

Tradução autorizada do idioma inglês da edição publicada por John Wiley & Sons, Inc. Copyright © 2002 by Dr. Alexander Elder

 © 2006, Elsevier Editora Ltda.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro, sem autorização prévia por escrito da editora, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.

Copidesque : Ana Cristina Serra

Editoração Eletrônica: Estúdio Castellani

Revisão Gráfica : Mariflor Brenlla Rial Rocha e Edna Rocha Projeto Gráfico 

Elsevier Editora Ltda. A Qualidade da Informação.

Rua Sete de Setembro, 111 – 16º andar 20050-006 Rio de Janeiro RJ Brasil

Telefone: (21) 3970-9300 FAX: (21) 2507-1991 E-mail:info@elsevier.com.br 

Escritório São Paulo: 

Rua Quintana, 753/8º andar 04569-011 Brooklin São Paulo SP Tel.: (11) 5105-8555

ISBN 85-352-1898-0

Edição original: ISBN 0-471-22534-7

Nota:Muito zelo e técnica foram empregados na edição desta obra. No entanto, podem ocorrer erros de

digi-tação, impressãoou dúvidaconceitual. Em qualquer dashipóteses,solicitamos a comunicação à nossa Centralde Atendimento, para que possamos esclarecer ou encaminhar a questão.

Nema editora nemo autorassumemqualquerresponsabilidadepor eventuaisdanos ouperdas a pessoas ou bens, originados do uso desta publicação.

Central de atendimento Tel.: 0800-265340

Rua Sete de Setembro, 111, 16º andar – Centro – Rio de Janeiro e-mail: info@elsevier.com.br

site: www.campus.com.br

CIP-Brasil. Catalogação-na-fonte. Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ E39a

Elder, Alexander,

1950-Aprenda a operar no mercado de ações : Come into my trading room / Alexander Elder ; tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. – Rio de Janeiro : Elsevier, 2006

Tradução de: Come into my trading room Inclui bibliografia

ISBN 85-352-1898-0

1. Mercado de ações. 2. Mercado financeiro. 3. Ações (Finanças). 4. Investimentos. I. Título.

05-3397. CDD332.6

(5)

 Aos meus campers

(6)
(7)

SOBRE O AUTOR 

 A

lexander Elder, M.D., é operador profissional, residente e domicilia-doemNovaYork.Éautorde Como se transformar em um operador e investidor de sucesso (Campus/Elsevier), considerado um clássico

moder-no entre os operadores. Publicado pela primeira vez em 1993, esse best-seller internacional foi traduzido para os idiomas chinês, holandês, francês, alemão, grego, japonês, coreano, polonês, russo e português. Também é autor de Rubles to Dollars – livro sobre a transformação da

Rússia.

O Dr. Elder nasceu em Leningrado e cresceu na Estônia, onde ingres-sou na Escola de Medicina aos 16 anos. Aos 23, quando trabalhava como médico a bordo de um navio soviético, saltou da embarcação na África e recebeu asilo político nos Estados Unidos. Trabalhou como psiquiatra na Cidade de Nova York e lecionou na Columbia University. Sua experiência como psiquiatra proporcionou-lhe perspectivas sem igual sobre a psicolo-gia das operações de mercado. Os livros, artigos e resenhas de software do Dr. Elder o projetaram como um dos principais especialistas contemporâ-neos em operações de mercado.

O Dr. Elder é palestrante muito requisitado e criador dos Traders’ Camps – eventos de uma semana para treinamento de operadores. Os leitores de Aprenda a operar no mercado de açõespodem solicitar uma

assi-natura gratuita de sua newsletter eletrônica, escrevendo ou telefonando para:

Financial Trading, Inc.

P.O. Box 20555, Columbus Circle Station New York, NY 10023, USA

Tel. 718-507-1003; fax 718-639-8889 e-mail: info@elder.com

website: www.elder.com.

(8)
(9)

 AGRADECIMENTOS

E

screver esta página é como saborear uma sobremesa, depois de traba-lhar neste livro durante mais de três anos, tenho a chance de agradecer àqueles que me ajudaram ao longo do caminho.

Obrigado, acimade tudo, aos participantes de meus Traders’ Camps, a quem dedico este livro. Há anos venho realizando esses seminários, nos quais tenho a oportunidade de me tornar amigo de algumas das pessoas mais argutas e inquisitivas dos mercados. Suas perguntas me forçaram a es-cavar mais fundo e a articular minhas idéias com mais clareza. Até hoje, um dospontosaltosdecadamêséareuniãocomessaspessoasemmeuaparta-mento em Manhattan.

Quero agradecer à minha equipe, especialmente à minha gerente, Inna Feldman. Incumbo-a de cuidar de meus clientes, enquanto estou viajando ou operando no exterior.

Fred Schutzman, um velho e leal amigo, encontrou tempo em sua agenda sempre cheia para ler todo o original e seus olhos de águia identifi-caram vários deslizes. Fred fez trabalho semelhante em meu livro anterior,

Como se transformar em um investidor e operador de sucesso. Na festa de

lançamento desse livro eu o apresentei à mulher que era minha gerente as-sistente. Começaram a namorar, se casaram e no ano passado tiveram seu terceiro filho. Hoje, Fred tem uma bela família, bônus inesperado por seu árduo trabalho.

Meu melhor amigo, Lou Taylor, a quem dediquei Como se transfor-mar em um investidor e operador de sucesso, morreu mais de um ano antes

da conclusão deste livro. Seus conselhos sábios foram inestimáveis e sua ausência na festa de lançamento deste livro, um enorme vazio.

Minha filha mais velha, Miriam, jornalista em Paris, ajudou a editar os originais. Até parece que ainda outro dia eu corrigia seus deveres de casa e agora ela faz anotações com caneta vermelha em minhas páginas. Seu inglês e seu estilo são impecáveis; acho que a revisão de seus traba-lhos escolares surtiram efeito. Minha segunda filha, Nika, historiadora de arte em Nova York, cujo bom gosto é tão aguçado quanto uma lâmina de barbear, desenvolveu o desenho da capa da edição americana.

(10)

bém melhorou as fontes e deu sugestões para enriquecer a aparência e a impressão do livro. As duas garotas, assim como meu filho mais moço, Danny, foram importantes fontes de entretenimento durante o trabalho. Geralmente os levava em minhas viagens e, como eles gostam de dormir até tarde, tinha tempo para trabalhar no livro nos cafés de Veneza, Fiji, Nova Zelândia e outros locais, antes do início do dia de atividades espor-tivas ou de visitas aos museus.

Minha ex-gerente, Carol Keegan Kayne, que editou todos os meus li-vros anteriores, revisou as provas deste último. Ela me convenceu de uma vez por todas que nenhum de meus livros está concluído antes de seu visto final.

Meu velho amigo Ted Bonanno poupou-me da parte mais estressante da elaboração de um livro – a negociação do contrato com os editores. Ted é treinador de remadores para as Olimpíadas. Fazemos exercícios físicos juntos e é agradável conversar sobre negócios com Ted enquanto corre-mos ou nos intervalos da malhação.

Por fim, mas não menos importante, quero agradecer a meus amigos em todo o mundo, em cujas casas de praia, de montanha ou de cidades às vezes me hospedei enquanto escrevia. Como muitos deles são operadores de mercado, espero que tenham aproveitado as idéias que compartilha-mos, enquanto eu desfrutava da hospitalidade deles.

Dr. Alexander Elder Nova York Fevereiro de 2002

(11)

INTRODUÇÃO

“V

ocê pode ser livre. Você pode viver e trabalhar em qualquer lugar do mundo. Você pode ser independente em relação à rotina e não prestar contas a ninguém.” Com essas palavras comecei meu primeiro li-vro,Como se transformar em um operador de sucesso.Umdemeusgrandes

prazeres nos anos subseqüentes à publicação desse livro foi conhecer e fa-zer amizade com pessoas que se tornaram livres graças ao sucesso em suas operações de mercado.

Várias vezes por ano dirijo eventos denominados Traders’ Camp, uma semana de treinamento intensivo em resorts distantes. Um corretor de ações tornou-se operador em tempo integral, fechou seu negócio e mu-dou-se para o Rio de Janeiro, onde se dedicou a seu passatempo preferido: mulheres latinas. Uma psicóloga alcançou tamanho sucesso como investi-dora em opções que bancou a aposentadoria precoce do marido e passou a residir com ele nas Ilhas Virgens, onde virou especialista no que chama de redes sincrônicas (de dormir). Um homem comprou uma montanha em Vermont e opera de uma casa que construiu no topo. Gostaria que todos os alunos conseguissem as mesmas vitórias, mas não é assim tão fácil.

Quantos psiquiatras são necessários para trocar uma lâmpada elétrica?  Apenas um – mas só se a lâmpada quiser mudar.

Para ser bem-sucedido nas operações de mercado, você precisa de vários traços inatos, sem os quais nem vale a pena começar. Aí se incluem discipli-na, tolerância ao risco e facilidade com números. Um cara obeso e granda-lhão, que geralmente está bêbado e não consegue parar de fumar, dificil-mente seria bom operador de mercado – falta-lhe disciplina. Um indivíduo mesquinho e detalhista, obcecado com cada tostão, é tenso demais para conviver com os riscos do mercado. Um sonhador, incapaz de fazer com rapidez cálculos matemáticos simples, fica perdido quando os preços mu-dam em ritmo acelerado.

 Além de disciplina, tolerância ao risco e facilidade com números, os operadores bem-sucedidos também precisam dos 3Ms – as iniciais em in-glês de Mind (mente), Method (método) e Money (dinheiro). Mente signi-fica desenvolver regras psicológicas que o manterão calmo em meio à

(12)

zarra dos mercados. Método é um sistema de análise dos preços e o desen-volvimento de uma árvore de decisões. Dinheiro refere-se à gestão da dis-ponibilidade de caixa, o que significa arriscar apenas uma pequena parte do seu capital em qualquer operação individual. Lembre-se da maneira como um submarino está dividido em muitos compartimentos, de modo a não afundar se uma das partes ficar inundada. É assim que suas operações devem ser estruturadas. Psicologia, táticas de negociação, gestão do dinhei-ro – você pode aprender todas essas habilidades.

Quanto demorará e quanto custará para que você se transforme em operador de sucesso? Quais são as regras, quais são os métodos e como dis-tribuir o capital destinado a operações de mercado? O que estudar primei- ro,logoemseguidaedepois?Emquemercadosoperarequalseriaumaex-pectativa de ganhos razoável? Se essas perguntas lhe interessam, você pe-gou o livro certo.

Você pode ser bem-sucedido em suas negociações. Muita gente alcan-çou o sucesso no passado e muitas outras pessoas, neste exato momento, estão ganhando muito dinheiro, indivíduos que começaram na estacazero, aprenderam a negociar e estão vivendo muito bem à custa dos mercados.  As melhores não raro fazem fortunas. Mas algumas também fracassam,

por ignorância ou falta de disciplina. Se você ler este livro, ignorância não será o problema e você me ouvirá o tempo todo, gritando exaltado ou murmurando baixinho, orientando-o em operações disciplinadas, respon-sáveis e profissionais.

 Aprender a operar nos mercados é uma viagem de autodescoberta. Se você gostar de aprender, se você não tiver medo do risco, se as recompen-sas o atraírem, se você estiver preparado para meter mãos à obra, você tem um grande projeto pela frente. Você trabalhará duro e curtirá as descober-ta ao longo do caminho.

Desejo-lhe sucesso. E agora, pé na estrada.

COMO ESTE LIVRO ESTÁ ORGANIZADO

Os livros escritos com o coração seguem seu próprio rumo, evoluindo e mudando à medida que tomam forma. Começa-se com um plano, mas o li-vro assume o controle, e antes que se perceba se está ido muito mais longe do que se pretendia de início.

Comeceiaescreverestelivrotrêsanosatrás,numvôoparaNovaYork, voltando de um Traders’ Camp no México. Tínhamos mais principiantes do que de costume, muitos deles mulheres. E o tempo todo pediam a

(13)

indi-(Operações de Mercado para Dummies – ou Burros). Não havia burros no grupo. Todos os participanteseram inteligentes, perspicazes e motivados – mas precisavam aprender as regras e as ferramentas. Resolvi escrever uma breve introdução prática, com o títuloOperações de mercado para calou-ros indefesos, que estaria concluída até o Natal.

Três natais se passaram antes de eu completar o projeto. A parte dos principiantes foi fácil, mas continuei escavando o túnel pelas profundezas das negociações de mercado, na tentativa de divulgar o que eu aprendera desdeapublicaçãodeComo se transformar em um operador e investidor de  sucesso. Desenvolvi novos indicadores e sistemas. Agucei minha gestão do

dinheiro e concebi outros métodos para a manutenção de meus registros. Minhas interações com centenas de operadores de mercado mostra-ram-me como ensinar as pessoas a dar uma virada em suas vidas, substi-tuindo os saltos aleatórios de entrada e saída nos mercados por um estilo profissional muito mais seguro e tranqüilo. Dedique alguns minutos à lei-tura de como este livro foi organizado, de modo a extrair dele todo o seu potencial.

 A Parte Um foi escrita basicamente para quem está começando a inte-ressar-se pelas operações de mercado. Nela se abordam tópicos cujo domí-nio é essencial para o sucesso e se afixam sinais de perigo em torno das principais armadilhas. Mesmo operadores experientes agirão bem ao reve-rem este capítulo, sobretudo o conceito de barreiras externas ao sucesso, tópico que nunca foi explicitado na literatura especializada, e a crítica à teoria dos mercados eficientes.

 A Parte Dois ensina os três principais aspectos das operações de merca-do – Mente, Métomerca-do e Dinheiro (de mind, method e money, em inglês). Mente é a psicologia do operador. Método é como o operador descobre as melhores operações e toma decisões sobre entrada e saída. Dinheiro é como o operador gerencia o capital destinado a investimentos, para a so-brevivência e o sucesso a longo prazo. Depois de analisarmos as regras psi-cológicas, exporei a vocês minhas ferramentas analíticas preferidas, algu-mas das quais nunca revelei antes. Trataremos de testes do sistema, de day-trading e de um novo método para a colocação de ordens de stop. A estratégiadegestãododinheiropassoapassonuncaapareceuantesnalite-ratura sobre operações de mercado.

 A Parte Três também é pioneira, ao apresentar um conjunto de instru-ções exatas para a organização de seu tempo e esforço, assim como para a manutenção de bons registros. A escrituração adequada é o timbre inequí-vocodooperadordemercadobem-sucedido.Osbonsregistrosoajudama aprender com seus erros, assim como com as vitórias. Você já sabe que

(14)

deve manter bons registros, mas agora verá exatamente como fazê-lo. De-pois de ter concluído essa seção, ninguém mais o chamará de “calouro in-defeso”.

Leia esse livro com calma, grife-o e marque-o. Volte às seções que lhe despertaram maior interesse. Esse volume destila 20 anos de operações de mercado e de experiências didáticas. Demorei três anos para escrevê-lo e ele provavelmente exigirá mais de uma leitura para se aproveitar todo o seu valor. Abra o seu software de gráficos, tire da gaveta os seus registros de operações, teste todos os conceitos com seus próprios dados. Apenas a vivência prática converterá essa massa de informações em suas próprias idéias e conceitos.

MACHO OU FÊMEA?

Quase todos os autores de não-ficção enfrentam um dilema – que prono-me usar? Ele? Ela? Ele ou ela?

Os operadores de mercado do sexo masculino são mais numerosos do que os do sexo feminino na proporção de quase 20 para 1, embora a situa-ção tenda rapidamente para o equilíbrio, à medida que cada vez mais mu-lheres entram nos mercados. Nos nossos Traders’ Camps, que atraem os mais sofisticados segmentos de operadores de mercado, já evoluímos de uma grande preponderância de homens para uma quase paridade entre os sexos.

Também constatei que a porcentagem de operadores bem-sucedidos é mais alta entre as mulheres. Elas geralmente são menos arrogantes e arro-gância é pecado mortal em operações de mercado. O ego dos machos – esse maravilhoso conjunto de características que nos tem trazido tantas guerras, levantes e carnificinas, desde tempos imemoriais – tende a emara-nhar-se cada vez mais nas suas negociações. Depois que o cara estuda seus gráficos e decide comprar, sua auto-estima entra no jogo – ele precisa estar certo! Se o mercado corresponder às suas expectativas, ele tende a esperar demais, para aumentar seus ganhos e ostentar sua genialidade – quanto maior melhor. Se o mercado contrariar suas expectativas, ele é suficiente-mente durão para agüentar a dor, esperar a reversão e demonstrar que es-tava certo – enquanto sua conta vira pó.

 As operadoras do sexo feminino, por outro lado, são muito mais pro-pensas a fazer uma pergunta simples – onde está o dinheiro? Elas preferem gerar lucro e evitar prejuízos, em vez de demonstrar a si mesmas que estão certas. As mulheres parecem mais dispostas a vergar com o vento e seguir a

(15)

Quando digo aos operadores que os registros são um aspecto extrema-mente importante do sucesso, as mulheres são mais receptivas à recomen-dação do que os homens. Se você estiver procurando um operador de mer-cado, e todos os outros fatores forem iguais, recomendo que prefira uma mulher.

No entanto, os operadores do sexo masculino ainda são muito mais numerosos do que os do sexo feminino. Em face das atuais características da língua inglesa, “ele” ainda flui melhor do que “ele ou ela” e do que usar de maneira intercalada o masculino e o feminino. Para facilitar a leitura, usarei o pronome masculino ao longo deste livro. Estou certo de que todos compreenderão que aí não há qualquer desrespeito em relação às operado-ras do sexo feminino. Quero facilitar a leitura deste livro para todos, de qualquer gênero, em qualquer parte do mundo.

(16)
(17)

SUMÁRIO

PARTE UM Operações de Mercado para Calouros Indefesos . . . 1

1 Investir? Operar? Jogar?. . . 3

Investidor Inteligente . . . 3

Operador Inteligente . . . 5

 Jogador Inteligente? . . . 9

2 Em que Mercados Operar . . . 11

 Ações . . . 12

Mercados Futuros . . . 14

Opções. . . 17

3 Os Primeiros Passos . . . 21

Barreiras Externas ao Sucesso. . . 22

Engate a Marcha . . . 29

 Análise e Operações de Mercado . . . 37

PARTE DOIS Os Três Ms das Operações de Mercado Bem-Sucedidas. . . 45

4 Mente: O Operador Disciplinado. . . 49

Sonambulando pelo Mercado. . . 52

Remédio para a Autodestrutividade . . . 57

O Operador Maduro . . . 64

5 Método – Análise Técnica . . . 72

Gráficos Básicos . . . 73

Indicadores – Cinco Balas no Tambor . . . 91

6 Operações de Mercado. . . 131

Teste de Sistemas . . . 134

 Atualização sobre Triple Screen . . . 137

Day-Trading. . . 147

Impulse System. . . 167

Termômetro do Mercado. . . 172

(18)

Operações de Saída . . . 176

Escolhendo em que Operar . . . 194

7 Fórmulas de Gestão do Dinheiro . . . 229

Fora os Analfabetos em Matemática . . . 232

Risco Versus Perda em Negócios. . . 233

 A Solução dos 2% – Proteção contra Tubarões. . . 234

Regra dos 6% – Proteção contra as Piranhas. . . 238

Tamanho sas Posições . . . 243

Passos em Gestão do Dinheiro . . . 246

PARTE TRÊS Entre em Minha Sala de Operações . . . 249

8 O Operador Organizado . . . 251

Planilha do Operador. . . 252

Curva do Patrimônio . . . 255

Diário de Operações. . . 256

Plano de Ação . . . 258

9 Operar nos Mercados como Meio de Vida . . . 261

Disciplina e Humildade . . . 264

Você tem Tempo? . . . 267

 Árvore de Decisões. . . 274

Principiante, Semiprofissional e Profissional. . . 281

Tornando-se Profissional . . . 284

10 Entre em Minha Sala de Operações . . . 287

Trechos do Diário . . . 288

Sua Próxima Operação. . . 306

Fonte. . . 308

Referências

Documentos relacionados

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Nesse sentido, as SE possibilitam a contextualização dos conteúdos escolares, tornando-os mais significativos para os estudantes, pois “[...] busca a articulação

Razdelna traka Uniflott Dihtung kit Knauf UW profil Vijak sa tiplom Knauf CW profil Samolepljiva PE dihtung traka na razmaku od 50 cm Knauf ploče Vijak TN Izolacioni sloj Uniflott

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

No mesmo instante e sem importar onde: à mesa, nas aulas, na praia… Quando deixo de existir para os outros, prefiro o sono.. Ao menos ele toma-me nos braços e oferece-me, só para mim,