• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
112
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 112 EDITAL

CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 011/2020

PERMISSÃO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO COMPLEMENTAR URBANO DE PASSAGEIROS NAS ÁREAS DELIMITADAS NO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ.

1. INTRODUÇÃO

1.1. O MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ, pessoa jurídica de direito público interno, por meio da Secretaria

Municipal de Licitações e Contratos, com sede na Rua General Bocaiúva, 636, Centro – Itaguaí – RJ, torna

público que a Sra. Claudia de Mello Gentil, Secretária Municipal de Licitações e Contratos, ora denominada Autoridade Competente e devidamente autorizada pelo Ordenador de Despesas e Secretário Municipal de Transportes, Sr. Nelson Donato Sobrinho, na forma do disposto no processo administrativo n.º

10.968/2017, fará realizar, no dia 16 de Março de 2020, às 10 horas, na Sede da Prefeitura Municipal de

Itaguaí, Licitação na modalidade CONCORRÊNCIA PÚBLICA, do tipo melhor proposta em razão da

combinação dos critérios de menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado com o de melhor técnica (art. 15, IV, da Lei 8.987) , com apuração de superávit tarifário, se for o caso, nos termos do § 6° do artigo 9 ° da lei 12.587/12); com o fim de forma a proposta mais vantajosa para a delegação, mediante permissão, da prestação do Serviço de Transporte Público Complementar Urbano de Passageiros nas áreas delimitadas no Município de Itaguaí, Estado do Rio de Janeiro, conforme especificado no Anexo I (Projeto Básico) e no Anexo II (Condições Básicas e Necessárias à Prestação do Serviço de Transporte)., além das demais disposições legais aplicáveis e do disposto no presente edital.

1.2. As retificações do instrumento convocatório, por iniciativa oficial ou provocadas por eventuais

impugnações, obrigarão a todos os licitantes, devendo ser publicada no em todos os veículos ao qual se deu a publicação originária e divulgadas por meio eletrônico na internet, sendo comunicadas aos adquirentes do edital, via telefax, telegrama, entrega pessoal, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a modificação não alterar a formulação das propostas

1.3. O edital se encontra disponível no endereço eletrônico www.itaguai.rj.gov.br, podendo,

alternativamente, ser adquirida uma via impressa, mediante a permuta por 2 (duas) resmas (500 folhas) de papel A4, na Secretaria Municipal de Licitações e Contratos – Rua General Bocaiúva, 636, Centro – Itaguaí – RJ.

1.4. Os interessados poderão obter maiores esclarecimentos ou dirimir suas dúvidas acerca do objeto

deste instrumento convocatório ou interpretação de qualquer de seus dispositivos, por escrito, até 02 (dois) dias úteis anteriores à data do início da licitação, no seguinte endereço: Secretaria Municipal de Licitações e Contratos – Rua General Bocaiúva, 636, Centro – Itaguaí – RJ, das 9:00 às 16:00 horas, ou, ainda, através do e-mail selicpmi@gmail.com

1.4.1. Caberá ao Presidente da Comissão de Licitação, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração do

edital, responder aos pedidos de esclarecimentos no prazo de até 24 (vinte e quatro horas), antes do encerramento do prazo de acolhimento de propostas, com encaminhamento de cópia da resposta para todos os interessados, observado o disposto no item 1.2.

1.5. Os interessados poderão formular impugnações ao edital em até 2 (dois) dias úteis anteriores à

abertura da sessão, no seguinte endereço: Secretaria Municipal de Licitações e Contratos – Rua General Bocaiúva, 636, Centro – Itaguaí – RJ, das 9:00 às 16:00 horas, ou, ainda, através do e-mail

(2)

Página 2 de 112

impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, com encaminhamento de cópia da resposta para todos os interessados, observado o disposto no item 1.2.

2. ÀREAS QUE SERÃO LICITADAS

2.1 A presente Concorrência e a sua adjudicação se regem por toda a legislação aplicável à espécie, especialmente pelas normas de caráter geral das Leis Federais nº 8.987, de 13/02/95; Lei 9.074, de 07/07/95; Lei 8.666, de 21/06/93, e respectivas alterações e da Lei Federal nº 12.587, de 03/01/2012 pela Lei Orgânica do Município de Itaguaí; pelo Código de Administração Financeira e Contabilidade Pública do Município de Itaguaí, instituído pela Lei nº 207 de 19 Dezembro de 1980 //; pelo Regulamento Geral do Código de Administração Financeira, bem como pelas demais normas municipais aplicáveis e, ainda, pelas disposições do respectivo edital e seus anexos, normas que os licitantes declaram conhecer e a elas se sujeitam de forma incondicional e irrestrita.

2.2 As retificações no presente edital, por iniciativa oficial ou provocada por eventuais impugnações, obrigarão a todos os licitantes e serão divulgadas pela imprensa, da mesma forma que se dá publicidade ao presente edital.

2.3 A concorrência a que se refere este edital poderá ser adiada, ou ainda revogada por razões de interesse público decorrente de fato superveniente, devidamente comprovado, ou anulado, sem que caiba aos licitantes qualquer direito à reclamação ou indenização, de acordo com o art. 49, da Lei Federal nº 8.666/1993.

3 DIA, HORÁRIO E LOCAL DA ABERTURA DA LICITAÇÃO:

3.1 No dia 16 de Março de 2020, a partir das 10:00 horas, a Comissão Especial de Licitação estará reunida

no auditório da SELIC - Secretaria Municipal de Licitação , localizada na Rua General Bocaiuva, nº. 636 - Térreo, Centro, na Cidade de Itaguaí, RJ.

3.2 Os interessados deverão comparecer ao local indicado no item 3.01 às 09:00 horas, para fins de início da sessão de credenciamento e entrega dos envelopes “A” e “B”.

3.3 A sessão de abertura dos envelopes será iniciada às 10:00 horas, após o credenciamento de todos os presentes e entrega dos respectivos envelopes.

3.4 No caso de impossibilidade de realização da licitação na data estabelecida, será a mesma transferida para o primeiro dia útil posterior, no mesmo horário e local, salvo se houver designação expressa de outra data pela Comissão Especial de Licitação.

(3)

4.1 O objeto da concorrência é a delegação, mediante permissão, da prestação do Serviço de Transporte Público Urbano Complementar, no âmbito do Município de Itaguaí, através de veículos utilitários tipo Micro-ônibus – com (até ) 16 lugares ou mais (Van) (retirar sublinhado), nas linhas indicadas no ANEXO I - PROJETO BÁSICO e no ANEXO II, que contém a descrição do serviço e o seu funcionamento.

4.2 As condições necessárias à adequada prestação dos serviços, se encontram descritas no

ANEXO II, e considerado para fins dessa licitação as Áreas de âmbito municipal e especificadas em

todas as vias que compõe a malha viária da cidade de Itaguaí/RJ

4.3 A(S) permissão(ÕES) se restringe(m) a um total de 241 (duzentos e quarenta e uma) vagas.

4.4 Para os fins da presente licitação, consideram-se VAGAS a quantidade total de veículos que serão colocados em circulação para fins de execução dos serviços nas ÁREAS objeto da presente licitação.

4.5 As Vagas se vinculam a Áreas específicas, conforme quadro abaixo:

ÁREAS ESPECÍFICAS QUANTIDADE LINHAS QUANTIDADE DE VAGAS

A 06 42 (quarenta e dois) B 04 32 (trinta e dois) C 03 33 (trinta e três) D 08 41 (quarenta e um) E 03 28 (vinte e oito) F 03 33 (trinta e três) G 04 32 (trinta e dois)

4.6 Em cada ÁREA Específica, licitada, somente será permitida a execução de serviços na quantidade de vagas a ela vinculada, tal como consta do item 4.03.2, de forma que o permissionário de vaga vinculada a uma ÁREA Específica, não poderá circular em outra ÁREA, bem como nos itinerários fixados neste edital, estando o infrator sujeito às penalidades estabelecidas no presente edital e na legislação municipal, estadual e federal.

4.7 Cada permissionário fará jus, exclusivamente, a 1 (uma) vaga vinculada a uma ÁREA Específica.

4.8 O permissionário só poderá operar na execução do objeto da permissão com 1 (um) único veículo previamente cadastrado pela SMT - Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil de Itaguaí.

(4)

4.9 O licitante deverá apresentar à Comissão Especial de Licitação, dentro do envelope “A”, uma declaração indicando a ÁREA específica que pretende concorrer. O licitante que indicar mais de uma ÁREA específica estará automaticamente eliminado da Concorrência Pública objeto da presente licitação.

4.10 A ÁREA específica, para a qual o licitante pretende obter permissão, deverá ser expressamente indicada na parte externa do envelope “A” – HABILITAÇÃO, conforme exposto no item 9.01.(a).

4.11 As ÁREAS licitadas são integradas por LINHAS, no presente certame estão sendo licitada a quantidade de: 31(trinta e uma) LINHAS, no seu total.

4.12 As LINHAS são independentes e não se comunicam entre si. Cada LINHA possui parâmetros operacionais específicos que a diferencia das demais. Os parâmetros operacionais das LINHAS se encontram no ANEXO I do presente edital.

4.13 Cada VAGA assegura ao permissionário o direito de operar 01(uma) LINHA licitada que integra a ÁREA ESPECÍFICA à qual a respectiva VAGA esteja vinculada, em turnos.

4.14 Cada LINHA será operada em turno único, compreendido das 04:00 às 14:00 horas e das 14:00 às 01:00 horas, podendo, para melhor operação e qualidade na prestação do serviço, o permissionário cadastrar na SMT – Secretaria Municipal de Transportes de Itaguaí até 02(dois)

Motoristas Auxiliares, que deverão apresentar a documentação exigida pela SMT e reunir as

mesmas qualificações técnicas do permissionário.

4.15 A escolha das LINHAS será feita com estrita observância da ordem de classificação dos licitantes no procedimento desta concorrência, nos termos do disposto neste edital.

4.16 Considerando que as LINHAS são compostas por mais do que um veículo e, ainda, que cada permissionário operará no máximo 1 (um) veículo na LINHA, os permissionários que operarem uma mesma linha deverão firmar ACORDO DE GESTÃO OPERACIONAL, com vistas a cumprir as metas operacionais estabelecidas no presente edital e respectivos anexos.

4.17 O ACORDO DE GESTÃO OPERACIONAL deverá seguir o modelo constante da Resolução SMT nº 2881 /2017, e conterá as normas que regulam as atividades a serem desenvolvidas no âmbito da LINHA, garantindo o cumprimento dos horários, frequência, o respeito aos itinerários e às regras tarifárias, dentre outras obrigações previstas no presente edital e respectivos anexos, bem como nas normas aplicáveis.

4.18 A celebração do ACORDO DE GESTÃO OPERACIONAL constitui condição necessária ao início da operação dos serviços, devendo o permissionário apresentar à SMT o ACORDO DE GESTÃO

(5)

4.19 Eventuais alterações no ACORDO DE GESTÃO OPERACIONAL deverão ser previamente submetidas à aprovação da SMT – Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil.

4.20 O permissionário responderá solidariamente pela inexecução total ou parcial das obrigações assumidas no ACORDO DE GESTÃO OPERACIONAL, estando sujeito à imposição das sanções cabíveis, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

4.21 Cada permissionário deverá, no prazo de 30(trinta) dias, a contar da data da assinatura do Contrato de Permissão, poderá cadastrar na Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil até 02(dois) motoristas para auxiliá-lo na prestação dos serviços objeto da permissão, o qual será denominado de motorista auxiliar.

4.22 Os procedimentos aplicáveis à indicação e cadastramento do motorista auxiliar, bem como as regras aplicáveis aos mesmos estão contidas no item IV (5) do ANEXO I – PROJETO BÁSICO.

5 METAS DA PERMISSÃO:

5.1. A presente licitação, tem por finalidade licitar no Município de Itaguaí, um serviço de Transporte

Público Urbano Complementar, de forma a adequar as necessidades de todos os usuários, consistindo em uma rede de linhas de transporte público coletivo em veículos de baixa capacidade, que atendam aos anseios de deslocamento dos usuários em conformidade com os princípios da licitação, da regularidade, da continuidade, da eficiência, da segurança, do conforto, da atualidade, da generalidade, da liberdade de escolha, da cortesia na sua prestação, da modicidade das tarifas, da defesa do meio ambiente e do patrimônio arquitetônico e paisagístico, do respeito às diretrizes de uso do solo e de pleno respeito aos direitos dos usuários e dos permissionários, com os quais devem estar comprometidos tanto o Poder Público como o permissionário dos serviços.

5.2. As metas de qualidade e desempenho a serem cumpridas pelos permissionários, seus

instrumentos de controle e avaliação, bem como a definição dos incentivos e das penalidades aplicáveis vinculadas à consecução ou não das metas estão contidos no ANEXO I – PROJETO BÁSICO.

6 PRAZO DA PERMISSÃO:

6.1 - O prazo da permissão será de 10 (dez) anos, contados a partir da data de início da operação dos serviços objeto da presente licitação, a ser definida em Resolução para Início dos Serviços, expedida pela SMT – Secretaria Municipal de Transportes.

6.2 O descumprimento do prazo definido na Resolução de Início dos Serviços sujeitará o permissionário à extinção da permissão, por caducidade, sem prejuízo da imposição das penalidades

(6)

previstas no presente edital e respectivos anexos, além das eventuais perdas e danos e da adoção das medidas legais cabíveis.

6.3 Na contagem dos prazos, é excluído o dia de início e incluído o do vencimento. Os prazos somente se iniciam e vencem em dias de expediente no órgão.

6.4 Os licitantes ficam obrigados a manter a validade da proposta por 360 (trezentos e sessenta) dias, contados da data da sua apresentação.

6.5 Na hipótese de a SMT – Secretaria Municipal de Transportes não assinar o contrato com os vencedores, na ordem de classificação, no prazo de 360 (trezentos e sessenta) dias da data da entrega das propostas, os licitantes ficarão liberados de quaisquer compromissos assumidos.

6.6 Os prazos relativos aos recursos administrativos são disciplinados em seção própria deste edital.

7 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

7.1 Poderão participar da presente concorrência as pessoas físicas interessadas que preencham os requisitos arrolados a seguir e que atendam às demais condições do presente edital e respectivos anexos.

7.2 Não ser titular de autorização, permissão ou concessão de qualquer outro serviço público, inclusive o de transporte, ressalvadas as hipóteses de cadastramento como autorizatário do Transporte Urbano Passageiros do MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ, comprovado através da apresentação de Declaração nos termos do ANEXO V.

7.3 Não estar cadastrado como motorista ou motorista auxiliar em qualquer tipo de transporte, comprovado através da apresentação de Declaração nos termos do ANEXO V.

7.4 Não será permitida a participação de licitantes que sejam servidores do município ou de suas sociedades paraestatais, fundações ou autarquias.

7.5 Os licitantes deverão apresentar Declaração, nos termos do ANEXO IX, atestando que não estão incluídos na vedação de que trata o item 7.4.

7.6 Os requisitos previstos nos itens 7.2, 7.3, deverão ser observados durante todo o processo licitatório e enquanto vigorar a permissão, devendo o licitante ou permissionário dar imediata ciência ao Poder Público de qualquer alteração fática capaz de comprometer a veracidade das declarações apresentadas.

7.7 Na hipótese de ser identificada, a qualquer tempo, eventual falsidade prévia, concomitante ou superveniente à apresentação das declarações referidas nos itens 7.2, 7.3 e 7.4, o licitante ficará

(7)

sujeito às sanções penais aplicáveis, sem prejuízo de sua eliminação do certame, da imediata declaração de caducidade da permissão, além da imposição das sanções administrativas cabíveis e de inidoneidade.

7.8 Não serão admitidas à concorrência as pessoas suspensas do direito de licitar, no prazo e nas condições do impedimento, as declaradas inidôneas pela Administração Direta ou Indireta, inclusive Fundações, nos níveis federal, estadual ou municipal, bem como as que estiverem em regime de insolvência civil.

7.9 Não será permitida a participação de licitantes que tenham fato impeditivo legal com a administração pública nos níveis federal, estadual ou municipal.

7.10 Não será permitida a participação de licitantes em mais de um trajeto já definido no PROJETO BÁSICO.

8. PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO:

8.1.1 O licitante deverá comparecer pessoalmente munido de sua carteira de identidade,

podendo se fazer representar por procurador devidamente credenciado através de Carta de Credenciamento nos termos do ANEXO III;

8.1.2 A não apresentação ou incorreção do documento de credenciamento não inabilitará o

licitante, mas impedirá o representante de se manifestar e responder pelo mesmo nas sessões públicas;

Após o credenciamento, o licitante ou o seu representante entregará à Comissão Especial de Licitação 02 (dois) envelopes DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS COMO “A” e “B”, lacrados, na forma descrita no presente edital;

9 FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO E DA PROPOSTA TÉCNICA:

9.1. Os documentos e as propostas exigidos no presente edital serão apresentados em 02 (dois)

envelopes indevassáveis e lacrados, constando obrigatoriamente da parte externa de cada um as seguintes indicações:

(a) - ENVELOPE “A” – DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ

CONCORRÊNCIA Nº 011/2020

NOME COMPLETO E ENDEREÇO DO LICITANTE ÁREA: (...) – LINHA:____________.

(b) - ENVELOPE “B” – PROPOSTA TÉCNICA MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ

(8)

NOME COMPLETO E ENDEREÇO DO LICITANTE ÁREA: (...) – LINHA: ___________

.

9.1.1 Os documentos dos envelopes “A” – DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO e “B” – PROPOSTA

TÉCNICA, serão apresentados na forma estabelecida nos itens abaixo.

9.1.2 Os documentos exigidos no ENVELOPE “A” – DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO e “B” -

PROPOSTA TÉCNICA, poderão ser apresentados no original ou em cópia reprográfica autenticada, na forma do art. 32 da Lei Federal n° 8.666/93 e rubricados pelo licitante, em qualquer caso, e acompanhados das respectivas certidões de publicação no órgão da imprensa oficial, quando for o caso e assim for exigido. As folhas da documentação serão numeradas em ordem crescente e não poderão conter rasuras ou entrelinhas. Na hipótese de falta de numeração, numeração equivocada ou ainda inexistência de rubrica do licitante nas folhas de documentação, poderá a Comissão Especial de Licitação solicitar ao licitante ou ao seu representante, devidamente identificado e que tenha poderes para tanto que, durante a sessão de abertura dos envelopes, faça sanar a incorreção. Somente a falta do licitante, de representante legal ou a recusa dos mesmos em atender ao solicitado é causa suficiente para inabilitação ou desclassificação do licitante do certame.

9.1.3 No caso de autenticação de cópia reprográfica por servidor da Administração, o mesmo deverá

estar lotado na Comissão Especial de Licitação da SELIC - Secretaria Municipal de Licitação de Itaguaí, devendo os documentos serem apresentados e autenticados antes do início da sessão.

9.1.4 A Comissão de Licitação poderá pedir, a qualquer tempo, a exibição do original dos

documentos, para cumprimento do principio da discricionariedade.

9.1.5 Não serão aceitos protocolos referentes a pedido de emissão de documentos ou certidões, nem tampouco cópia de processos judiciais por não ser este o objeto do presente certame.

9.1.6 Se os Certificados, Declarações, Registros e Certidões não tiverem prazo de validade declarado

no próprio documento, da mesma forma que não conste previsão em legislação específica, os referidos documentos deverão ter sido emitidos há, no máximo, 03 (três) meses, contados até a data da realização da licitação, salvo onde houver previsão expressa de prazo distinto no presente edital.

9.1.7 Os documentos do ENVELOPE “B” – PROPOSTA TÉCNICA - deverão constituir prova cabal e

inequívoca dos quesitos previstos no presente edital, através da apresentação dos documentos exigidos.

9.1.8 Não serão admitidas, sob quaisquer motivos, modificações ou substituições da proposta ou de

(9)

9.1.9 Os licitantes arcarão com todos os custos relativos à apresentação das suas propostas. A SMT

em nenhuma hipótese será responsável por tais custos, quaisquer que sejam os procedimentos seguidos na concorrência ou os seus resultados.

9.1.9.1 Não serão abertos os envelopes dos licitantes que não indicarem a ÁREA e LINHA que

esteja participando, para a qual pretenda obter a permissão, conforme previsto nos item 9.1.(a).

9.1.9.2 Na ocorrência da hipótese prevista no item 10.08 os envelopes A e B serão devolvidos aos

respectivos licitantes na sessão de que trata o item 11.1, conforme previsto no item 11.2

9.1.9.3 Da planilha Orçamentária não deverão constar orçados em separados os insumos de mão de

obra de equipamentos, por serem parte dos serviços contratados, evitando-se a duplicidade de sua previsão.

10 ENVELOPE “A” DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO - ENVELOPE “B”- PROPOSTA TÉCNICA:

10.1 Os licitantes apresentarão no ENVELOPE “A” – DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO, os

documentos especificados a seguir:

(A) - Documentação relativa à habilitação jurídica; (B) - Documentação relativa à qualificação técnica; (C) - Documentação relativa à regularidade fiscal;

(A) - HABILITAÇÃO JURÍDICA:

(A.1) – Cópia autenticada da Carteira de Identidade.

(A.2) – Original ou cópia autenticada de comprovante de residência, que deverá consistir preferencialmente de conta de concessionária de serviços públicos (luz, gás, água, telefone) ou, na sua ausência, de documento que comprove o domicílio de forma inequívoca.

(A.3) – Certidões de Ofícios de Registro e Distribuição Criminal e da Justiça Estadual e Federal de natureza criminal, totalmente negativas, expedidas em prazo inferior a 90 (noventa) dias da data de sua apresentação.

(A.3.1) – Não serão aceitas certidões com ressalva. Sendo esta a hipótese, o licitante deverá providenciar nova certidão ou, se for o caso, declaração de homonímia nos termos do ANEXO VII,

inserindo a nova certidão ou a declaração de homonímia no ENVELOPE “A” e no ENVELOPE “B”

antes da respectiva entrega. Não será aceita a entrega de nova certidão ou de declaração de

homonímia após a abertura dos envelopes. (B)- QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

(10)

(B.2) – Apresentação de Declaração nos termos do ANEXO V, atestando: (a) não ser titular de autorização, permissão ou concessão de qualquer outro serviço público, inclusive o de transporte; (B.3) – A veracidade da Declaração referida no item (B.2) deve prevalecer durante todo o processo licitatório e enquanto vigorar a permissão, devendo o licitante ou permissionário dar imediata ciência ao Poder Público de qualquer alteração fática verificada capaz de comprometer a veracidade das declarações apresentadas.

(B.4) – Na hipótese de ser identificada, a qualquer tempo, eventual falsidade prévia, concomitante ou superveniente à apresentação da Declaração referida no item (B.2), o licitante ficará sujeito às sanções penais aplicáveis, sem prejuízo de sua eliminação do certame, da imediata revogação da permissão, além da imposição das sanções administrativas cabíveis.

(C) - REGULARIDADE FISCAL:

(C.1) - Prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), caso não conste referência ao número do CPF do licitante na Carteira Nacional de Habilitação, caso em que apresentará a cópia autenticada da CNH, para cumprimento da presente solicitação neste item (C.1).

(C.2) – Prova de Regularidade com as Fazendas Federal, Estadual e Municipal mediante a apresentação dos seguintes documentos:

(C.2.a) – Fazenda Federal – apresentação da Certidão Conjunta de Regularidade de Tributos e Contribuições Federais expedida pela Secretaria da Receita Federal e Certidão de Dívida Ativa da União.

(C.2.b) – Fazenda Estadual - apresentação da Certidão Negativa de Débitos do ICMS, que deverá ser apresentada juntamente com a Certidão da Divida Ativa.

(C.2.b.1) - Caso não seja contribuinte do ICMS, o licitante deverá apresentar Certidão de

Regularidade Fiscal / Certidão Negativa de Débitos – CND de não contribuinte.

(C.2.b.2) - Certidão Negativa da Dívida Ativa do Estado do Rio de Janeiro. O licitante deverá se encaminhar a PROCURADORIA GERAL DO ESTADO e solicitar a certidão negativa de débito.

(C.2.c) – Fazenda Municipal - apresentação da Certidão Negativa de Débitos com o “ISS”, que deverá ser apresentada juntamente com a Certidão da Dívida Ativa.

(C.2.c.1) - Certidão Negativa da Dívida Ativa do Município de Itaguaí:

O licitante deverá obter esta Certidão junto à Secretaria Municipal de Fazenda do Município de Itaguaí.

(C.3) - Prova de inscrição como contribuinte individual autônomo na Previdência Social (INSS), na categoria (código de ocupação) de motorista profissional, mediante a apresentação do respectivo Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS.

(11)

(C.4) – Prova de regularidade Eleitoral, mediante a apresentação da Certidão eleitoral do local de votação do licitante.

(C.5) – Os licitantes não poderão se eximir de apresentar as certidões constantes do presente Edital em decorrência de eventual desconhecimento, constituindo dever dos licitantes diligenciarem no sentido de obter e apresentar as certidões;

10.2 Os licitantes apresentarão no ENVELOPE “B” – PROPOSTA TÉCNICA, os documentos

especificados a seguir:

(I) Certidão expedida pelo DETRAN-RJ contendo demonstrativo das multas ativas nos últimos 12 ( doze) meses lavradas contra o licitante ou certidão negativa caso não existam multas ativas lavradas contra o licitante no período considerado;

(II) Certidão expedida pelo DETRAN-RJ atestando a validade e idoneidade da carteira nacional de habilitação do licitante;

(III) Certidão expedida pelo DETRAN-RJ atestando o tempo de habilitação do licitante em cada categoria;

(IV) Certificado(s) de conclusão de curso(s) de direção defensiva, primeiros socorros e relações humanas, emitido(s) por entidade(s) devidamente habilitada(s), caso o licitante tenha concluído curso(s) desta natureza, Resolução 168/Contran;

11 JULGAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO E DA PROPOSTA TÉCNICA:

11.1 Em sessão pública, iniciada com a recepção e credenciamento dos licitantes que acudirem à

convocação, na presença destes e dos demais interessados presentes ao ato público, a Comissão Especial de Licitação, uma vez adotadas as providências constantes do item 11.2, dará início à abertura dos ENVELOPES “A”, para exame da DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO dos participantes na presente licitação.

11.2 Antes de efetuar a abertura dos ENVELOPES “A”, a Comissão Especial de Licitação conferirá

os ENVELOPES “A” e “B” quanto às informações que devem constar em sua parte externa (item 9.1), procedendo, se for o caso, na forma prevista no item 9.1.9.1.

11.3 Os documentos constantes no interior dos ENVELOPES “A” – DOCUMENTAÇÃO DE

HABILITAÇÃO serão conferidos com as exigências desta concorrência e rubricados pelos membros da Comissão Especial de Licitação e licitantes presentes.

11.4 Todos os atos praticados na sessão pública de que trata o item 12.01 serão lavrados em ata,

assinada pelos licitantes presentes e pela Comissão Especial de Licitação.

11.5 Os licitantes poderão comparecer pessoalmente ou se fazer representar nas sessões por

(12)

11.6 O julgamento do ENVELOPE “A” será realizado pela Comissão Especial de Licitação, na própria sessão pública ou em data previamente publicada com a presença dos interessados, e que será lavrada em Ata e publicado o seu resultado.

11.7 Caso o julgamento dos ENVELOPES “A” – DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO seja realizado

em sessão interna, os licitantes serão convocados, mediante publicação no Diário Oficial do Município, para comparecer à sessão pública de divulgação do resultado.

11.8 Na hipótese, de ser divulgado o resultado do julgamento dos ENVELOPES “A” –

DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO na reunião de abertura do mesmo, ou na sessão pública de que trata o item 11.7, e havendo renúncia expressa de todos os licitantes em interpor recurso, a Comissão Especial de Licitação passará à abertura dos ENVELOPES “B” - PROPOSTA TÉCNICA, dos licitantes habilitados. Caso contrário, a Comissão Especial de Licitação suspenderá os trabalhos, para eventual interposição de recurso(s) e respectiva(s) impugnação(ões).

11.9 Após o transcurso do prazo regulamentar sem que tenha havido interposição de recurso,

ou após o julgamento do(s) recurso(s) interposto(s), os licitantes serão convocados, mediante publicação no Diário Oficial do Município de Itaguaí, para comparecer à sessão pública de abertura dos ENVELOPES “B” – PROPOSTA TÉCNICA.

11.10 Na sessão de abertura dos ENVELOPES “B” – PROPOSTA TÉCNICA. serão abertos os

envelopes de todos os licitantes habilitados.

11.11 Na sessão de abertura dos ENVELOPES “B” – PROPOSTA TÉCNICA não serão abertos os

envelopes dos licitantes não habilitados.

11.12 A desclassificação do licitante importa em exclusão de seu direito de participar das fases

subsequentes da licitação.

11.13 Os documentos constantes dos ENVELOPES “B” – PROPOSTA TÉCNICA, serão conferidos

com as exigências desta concorrência, rubricados pelos membros da Comissão Especial de Licitação e licitantes presentes, ficando inabilitados aqueles licitantes que não apresentarem toda a documentação exigida na forma descrita no presente edital.

11.14 Todos os atos praticados na sessão pública de que trata o item 11.13 serão lavrados em ata

assinada pelos licitantes presentes e pela Comissão Especial de Licitação.

11.15 Os licitantes poderão comparecer pessoalmente ou se fazer representar nas sessões por

procurador devidamente credenciado nos termos do ANEXO III.

11.16 O julgamento da fase de habilitação poderá ser realizado, a critério da Comissão Especial de

Licitação, na própria sessão pública ou em sessão interna com a presença do participantes do certame.

(13)

11.17 Caso o julgamento fase PROPOSTA TÉCNICA seja realizado em sessão interna, os licitantes serão convocados, mediante publicação no Diário Oficial do Município, para comparecer à sessão pública de divulgação do resultado da habilitação.

11.18 Na hipótese de ser divulgado o resultado do julgamento na reunião de abertura dos

ENVELOPES “B” ou na sessão pública de que trata o item 11.17, e havendo renúncia expressa de todos os licitantes em interpor recurso, a Comissão Especial de Licitação divulgará o resultado da licitação. Caso contrário, a Comissão Especial de Licitação suspenderá os trabalhos, para eventual interposição de recursos e respectivas impugnações.

11.19 Após o transcurso do prazo regulamentar sem que tenha havido interposição de recurso,

ou após o julgamento dos recursos interpostos, os licitantes serão convocados, mediante publicação no Diário Oficial do Município, para comparecer à sessão pública de divulgação do resultado da licitação.

11.20 O objeto da presente licitação será adjudicado aos 329 (trezentos e vinte nove). licitantes,

que, devidamente classificados e habilitados, obtiverem as maiores NOTAS FINAIS item 12.3, observada a estrita ordem de classificação, sendo o resultado da licitação homologado pelas autoridades competentes e realizada divulgação mediante publicação no Diário Oficial do Município.

11.21 O resultado da licitação será publicado no Diário Oficial do Município com a indicação dos

vencedores do certame, com a respectiva classificação em ordem decrescente, ou seja, da maior NOTA FINAL à menor.

11.22 Havendo empate será realizado pela comissão procedimento de desempate, levando em

consideração o maior tempo de permanência na Categoria D ou E. em sessão pública previamente designada para este fim, não cabendo, em razão da natureza da análise, recurso de qualquer espécie.

11.23 Encerrados os trabalhos, em cada fase do procedimento licitatório, lavrar-se-á Ata

Circunstanciada, que será assinada pelos membros da Comissão Especial de Licitação, pelos licitantes presentes, ou por licitante escolhido para representá-los.

11.24 Decairá do direito de impugnar o edital perante a Administração o licitante que não o fizer

até o segundo dia útil que anteceder a abertura do envelope “A” - DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO. Impugnações posteriores a essa data não terão efeito de recurso.

11.25 É facultada à Comissão Especial de Licitação ou autoridade superior, em qualquer fase da

licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originalmente da proposta, sendo de imediato desqualificado o licitante que solicitar inclusão de documentos após inicio do certame.

(14)

11.26 Para fins de antecipação dos atos licitatórios, por ocasião da publicação, será providenciada também a publicação de listagem contendo a relação dos licitantes classificados e habilitados, além do número de vagas, separados por ÁREA Específica e por LINHAS licitadas.

12 CRITÉRIOS DE JULGAMENTO:

(A) PROPOSTA TÉCNICA:

12.1 O julgamento das propostas técnicas obedecerá aos critérios expostos nos itens 12.2 e 12.6.

12.2 A pontuação das propostas técnicas será apurada com base nos seguintes quesitos:

(a) tempo de cadastro ativo como motorista profissional autônomo ou auxiliar do Transporte Público Urbano de Passageiros – máximo de 30 (trinta) pontos. Comprovado através de Certidão de

Cadastro expedida pelo órgãos Municipais de Fazenda que ateste o tempo de cadastro do licitante: o de 1 mês a 5 anos de tempo de cadastro ativo... 10 pontos; o de 5 anos e 1 dia a 10 anos de tempo de cadastro ativo...20 pontos; o mais de 10 anos de tempo de cadastro ativo... 30 pontos.

(b) multas ativas nos últimos 12 meses (pontuação CNH) – máximo de 30 (trinta) pontos.

Comprovado através da apresentação de certidão do DETRAN/RJ: o 0 pontos na CNH – 30 pontos o 07 pontos na CNH – 22 pontos o 08 pontos na CNH - 21 pontos o 09 pontos na CNH – 20 pontos o 10 pontos na CNH – 19 pontos o 11 pontos na CNH - 18 pontos o 12 pontos na CNH – 17 pontos o 13 pontos na CNH - 16 pontos o 14 pontos na CNH - 15 pontos o 15 pontos na CNH – 14 pontos o 16 pontos na CNH - 13 pontos o 17 pontos na CNH – 12 pontos o 18 pontos na CNH - 10 pontos o 19 pontos na CNH – 09 pontos

OBS.: Entende-se por multas ativas aquelas que entram no período de 12 (doze) meses de que

tratam o art. 261, § 1º, da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, com a redação que lhe foi dada pela Lei nº 12.547, de 14 de dezembro de 2011, e a Resolução CONTRAN nº 182, de 09 de setembro de 2005.

(c) tempo de habilitação - máximo de 20 (vinte) pontos. Comprovado através da apresentação de

certidão do DETRAN/RJ ou de cópia autenticada da carteira de habilitação: o até 2 anos, 11 meses e 29 dias - 4 pontos

(15)

o de 3 anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias - 8 pontos o de 5 anos a 7 anos 11 meses e 29 dias - 12 pontos o de 8 anos a 9 anos 11 meses e 29 dias - 16 pontos o mais de 10 anos - 20 pontos.

(d) cursos de direção defensiva, primeiros socorros e relações humanas – máximo de 12 (doze) pontos. Comprovado através da apresentação de certificado de conclusão do curso emitido por

entidade devidamente habilitada e/ou reconhecido pelo órgão máximo de trânsito. o não tem curso - 0 (zero)

o Curso de direção defensiva, primeiros socorros e relações humanas - 12 pontos.

(e) Escolaridade que será comprovada através de Documento hábil oferecido por entidade pedagógica sendo aceito diploma e ou declaração assinada devidamente por responsável competente da Instituição Escolar, máximo 10 (dez) pontos:

1) Ensino Fundamental Incompleto --- 02 pontos 2) Ensino Fundamental Completo --- 04 pontos 3) Ensino Médio Incompleto --- 06 pontos 4) Ensino Médio Completo --- 10 pontos

12.3 A NOTA FINAL de cada licitante corresponderá ao somatório da pontuação total obtida nos

quesitos referidos no item 12.2.

12.4 A Comissão Especial de Licitação desclassificará:

I - As propostas técnicas que não atenderem, no todo ou em parte, às disposições deste edital;

II – As propostas incompletas, ou que apresentem rasuras, emendas, borrões ou, ainda, que contenham informações incompatíveis;

III – As propostas técnicas que apresentarem NOTA FINAL inferior a 25 (vinte cinco) pontos.

12.5 Serão considerados classificados os licitantes que, cumulativamente:

I – tenham apresentado propostas técnicas que atendam integralmente às disposições deste edital;

II – tenham apresentado propostas técnicas completas, sem rasuras, emendas ou borrões, que contenham informações compatíveis;

III – tenha obtido NOTA FINAL igual ou superior a 25(vinte e cinco) pontos.

12.6 Na hipótese de inabilitação de todos os licitantes ou da desclassificação de todas as

(16)

licitantes o prazo de 8 (oito) dias úteis para apresentação de nova documentação ou novas propostas técnicas, corrigidas das causas de suas inabilitações ou desclassificações.

12.7 Critérios de avaliação de propostas

Considerando o disposto no artigo 9° da Lei 12.587/12 a tarifa deve ser resultante do processo licitatório. Recomenda-se que parte relevante do critério de julgamento seja a apuração e apropriação de eventual superávit tarifário. A natureza essencial e peculiar dos serviços a serem prestados requer que os permissionários além de atender todos os requesitos obrigatórios a sua realização, também devam ser avaliados em função de sua experiência anterior de forma a se reduzir os riscos de segurança e confiabilidade do sistema gerado. É desejável ainda que itens de conforto do usuário e condições de trabalho relativos aos veículos acima do exigido na modelagem econômica sejam estimulados. Pelo o acima exposto, o processo licitatório deve adotar como critério de julgamento o previsto no inciso V do artigo 15 da Lei 8987/95 “melhor proposta em razão da combinação dos critérios de menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado com o de melhor técnica;” da seguinte forma:

12.7.1 Para qualificação da proposta deve ser exigido além da comprovação da regularidade fiscal e

previdenciária, a comprovação do licitante poder exercer a atividade de condutor de veículo de transporte coletivo de passageiros de forma remunerada e possuir boa índole. São documentos que comprovam tal condição:

 Estar habilitado, no mínimo, na categoria D e apto ao exercício de atividade remunerada;

. Possuir curso especializado para transporte coletivo de passageiros nos termos da Resolução

nº 168/2004, devidamente registrado em Órgão Executivo de Trânsito estadual ou distrital;

. Atestado de Antecedentes nas competências Estadual e Federal.

12.7.2 Para a apuração da menor tarifa, considerando o valor de R$ 3,45 (três reais quarenta e cinco

centavos) a ser praticado em todas as linhas conforme disposto na legislação em vigor, deve ser apurado superávit tarifário definido conforme o § 4º do artigo 9º da Lei 12.587/12, da seguinte forma:

 No ato da apresentação da proposta, deverá ser apontado o valor total do desconto a ser concedido em moeda corrente, a ser recolhido no ato da assinatura do contrato de permissão para cada linha. A nota de Desconto Tarifário (DT) será apurada como a razão entre o valor do desconto ofertado pelo licitante (OL) e o maior desconto ofertado por todos os licitantes (OLmax) multiplicado por 100(cem), arredondada até três casas decimais, utilizando o critério de notação científica. Em caso de ausência de valor ofertado, será atribuído valor 0,00 (zero) pontos para todos os licitantes;

(17)

12.7.3 Para apuração da melhor técnica serão avaliados o prestador dos serviços e o veículo

vinculado á permissão da seguinte forma. Serão considerados:

 experiência profissional como motorista profissional autônomo ou auxiliar de transporte público urbano de passageiros - máximo de 30(trinta) pontos, comprovada através de certidão de cadastro expedida por órgão municipal de fazenda que ateste o tempo de cadastro do licitante, conforme a seguinte pontuação:

Tempo de cadastro ativo pontos

De 1 mês a 5 anos 10

De 5 anos a 10 anos 20

Mais de 10 anos 30

 multas ativas nos últimos 12 meses (pontuação CNH) – máximo de 30 (trinta) pontos. Comprovado através da apresentação de certidão do DETRAN/RJ emitida em data de até 30 (trinta) dias anterior a apresentação da proposta.

Pontuação na CNH pontos

0(zero) 30

Até 7 (sete) inclusive 22

De 07 (sete) até 12 (doze) inclusive 15

De 12(doze) até 19 (dezenove) inclusive 8

 cursos de especialização profissional em transporte de passageiros e trânsito comprovados através de certificado emitido por entidade que permita a validação da certificação via WEB - máximo 20(vinte pontos) – 01(um) curso por tipo

Tipos de cursos pontos

Relacionamento interpessoal 5 Administração 5 Segurança 5 Planejamento 5  características do veículo veículo pontos

com teto alto 5

Veículo novo (O km) 15

Até 3 (três) anos de fabricação 10

Acima de 3(três) de fabricação 5

A Nota Técnica (NT) será obtida pelo somatório da pontuação obtida de forma absoluta.

12.7.4 A Nota Final classificatória do licitante será obtida através da seguinte relação:

Onde:

NF → Nota Final classificatório DT→ Nota Desconto Tarifário

(18)

NT→Nota Técnica

12.7.5 Estabelecida a classificação final, será associada ao licitante a linha declarada como de sua

preferência considerando sua classificação geral e modelo de Declaração de Preferência, constante no Anexo XI deste certame. Se as vagas para a primeira preferência já estiverem sido ocupadas, será adjudicada a linha de segunda preferência e assim sucessivamente.

(B) HABILITAÇÃO:

12.8 Será inabilitado o licitante que não apresentar quaisquer dos documentos relacionados no

item 11.01 ou que os apresentar em desacordo com as disposições do presente edital e seus anexos.

13 REMUNERAÇÃO DO PERMISSIONÁRIO E REAJUSTE DA TARIFA:

13.1 O permissionário será remunerado através da arrecadação de tarifas pagas diretamente

pelos usuários dos serviços.

13.2 A tarifa fixada para o serviço, objeto da presente licitação, corresponde a 15 % (quinze por

cento) a mais da tarifa praticada no transporte coletivo municipal por ônibus vigente no Município de

Itaguaí, instituída atualmente pelo Decreto nº 415, de 06 de maio de 2016, e fica sujeita às alterações posteriores.

13.2.1 A tarifa inicial a ser praticada pelo Transporte Público Complementar Urbano e que trata

o item 13.2 corresponde, nesta data, a R$ 3,45 (três reais e quarenta e cinco centavos)..

13.3 O reajuste da tarifa ocorrerá nas mesmas datas e com observância dos mesmos índices e

critérios aplicáveis aos ônibus do transporte intramunicipal e do interestadual praticado no Estado do Rio de Janeiro.

T

1

= T

0

x [ (0,21 x ∆ OD)+(0,03 x ∆RO)+(0,25 x ∆ VE)+(0,45 x ∆MO)+(0,06 x ∆ DE)]

Onde:

T1 = valor da tarifa reajustada T0 = valor da tarifa a ser reajustada

∆ OD = Variação do valor de Óleo Diesel (IPA-FGV)

∆ RO = Variação do valor de Pneus para Micro-ônibus (IPA-FGV) ∆ VE = Variação do valor de Veículos Micro-ônibus (IPA-FGV) ∆ MO = Variação do Valor da Mão de Obra (INPC-IBGE) ∆ DE = Variação de Outras Despesas (INPC-IBGE)

Desta forma, a composição do custo total da tarifa está definida em função dos pesos percentuais dos seus principais insumos, ou seja:

(19)

(1) despesa com combustível ou óleo diesel (21%); (2) rodagem (3%);

(3) micro- ônibus urbano (25%); (4) mão de obra (45%) e

(5) outras despesas (6%).

13.4. Nos termos do disposto na Lei Federal nº 12.587/12, os reajustes das tarifas incluirão a

transferência de parcela dos ganhos de eficiência e produtividade dos permissionários aos usuários.

13.5. O permissionário não poderá praticar tarifa diversa da autorizada por determinação de

Decretos Municipais e Resoluções editadas pelo Órgão Municipal competente.

13.6. O permissionário não pode recusar usuários que gozem de gratuidade decorrente das

normas aplicáveis, sob pena de ensejar a extinção da permissão por caducidade.

13.7. Não é facultada, a exploração pelo permissionário, de atividades empresariais, que

resultem em receitas alternativas, complementares acessórias ou de projetos associados, com ou sem exclusividade, com vistas a favorecer a modicidade da tarifa e desde que não prejudiquem a execução dos serviços objeto da presente licitação e que sejam previamente autorizadas pelo Município através de sua Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil e de sua Diretoria de Serviços Delegados.

14 GARANTIA

14.1 Os licitantes vencedores prestarão garantia de 2% (dois por cento) sobre o valor da

permissão individual, a ser prestada antes do ato de assinatura do Contrato de Permissão, em uma das modalidades previstas no art. 56, § 1.°, da Lei Federal n.° 8.666/93. Seus reforços poderão ser igualmente prestados nas modalidades previstas no § 1.° do art. 56 da Lei Federal n.° 8.666/93. O licitante vencedor poderá escolher a modalidade de seguro-garantia, que deverá apresentar apólice de seguro garantia a cada período de 360(trezentos e sessenta) dias, sempre 30(trinta) dias antes do seu vencimento, até o término da vigência da presente licitação.

14.2 Se no prazo de 30 (trinta) dias úteis, contado da ciência do permissionário, não for feita a

prova do recolhimento de eventual multa por descumprimento das obrigações assumidas no contrato, promover-se-ão as medidas necessárias ao desconto da garantia.

14.3 A garantia contratual prestada pelo licitante vencedor somente será restituída após o

integral e satisfatório cumprimento do contrato, podendo ser retida, se necessário, para quitar eventuais obrigações do licitante.

15 DA DISPONIBILIDADE DOS VEÍCULOS VINCULADOS AOS SERVIÇOS:

15.1 Uma vez assinado o Contrato de Permissão, o permissionário será convocado, mediante

(20)

(setecentos e vinte) dias, conforme descrito no projeto básico, de forma escalonada, comprovará junto à SMT – Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil, a posse legítima ou propriedade de veículo adequado à prestação dos serviços, observadas as disposições do presente edital e respectivo anexo.:

15.2 A comprovação de que trata o item 15.1 será efetuada através da apresentação de cópia

autenticada do Certificado de Registro do Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV atualizado e o nome do licitante.

15.2.1 Junto com os documentos referidos no item 15.2, o permissionário deverá apresentar o

seguinte: (A) Declaração, nos termos do ANEXO IX, atestando dispor de local para a guarda do veículo; e (B) comprovação do pagamento do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), exercício de 2017, referente ao veículo a ser utilizado na operação do serviço.

15.3 O não atendimento ao disposto nos itens 15.1 a 15.2.1 importará a perda do direito à

permissão, sendo chamados os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo, a contar da data de sua convocação.

16 ESCOLHA DE LINHAS E DAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO:

16.1 Dentro do prazo de validade de suas propostas, os licitantes vencedores deverão, no prazo

estabelecido, atender à convocação da SMT – Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil, efetivada através da publicação do respectivo aviso no Diário Oficial do Município ou de notificação formal.

16.2 O licitante deverá comparecer pessoalmente, munido com sua carteira de identidade,

podendo se fazer representar por procurador devidamente credenciado, com poderes expressos.

16.3 Em caso de não comparecimento do licitante, por si, ou através de procurador

devidamente credenciado, independentemente do motivo da ausência, será facultado à SMT – Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil, sem prejuízo da aplicação das sanções administrativas cabíveis ao licitante faltoso, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições.

16.4 Em caso de não comparecimento, independentemente do motivo da ausência, a posição

do licitante na ordem de classificação será assumida pelo licitante imediatamente subsequente. Assim, por exemplo, em caso de não comparecimento do primeiro colocado, a linha definida pelo licitante ausente (primeira escolha de LINHAS) será preenchida pelo segundo colocado. Em caso de não comparecimento do segundo colocado, será realizada pelo terceiro colocado e assim sucessivamente. Os licitantes eventualmente convocados nos termos do disposto no item 16.3, assumirão as últimas posições na ordem de classificação, com observância das respectivas classificações no certame. A escolha das LINHAS pelos novos convocados será feita em sessão pública distinta, devidamente convocada.

(21)

16.5 A escolha das LINHAS será feita com estrita observância da ordem de classificação dos licitantes no procedimento licitatório, onde será facultado ao primeiro colocado escolher a LINHA que lhe aprouver e o turno em que pretende operá-la, tendo em vista a totalidade das LINHAS existentes.

16.6 Ao segundo colocado, por sua vez, será facultada a escolha da LINHA que pretende operar,

tendo em vista a totalidade das LINHAS, ou seja, excluída a LINHA escolhida pelo primeiro colocado, e assim será feito, sucessivamente, até que todas as LINHAS sejam distribuídas.

16.7 Havendo empate em determinada posição na ordem de classificação (exemplo: empate na

3ª colocação), será realizado sorteio para se estabelecer a ordem de precedência para escolha da LINHA. A SMT convocará os licitantes que estiverem empatados, através de aviso publicado no Diário Oficial do Município ou de notificação formal, para participarem do sorteio público de desempate.

16.8 Na Sessão Pública de Escolha de LINHAS, cada licitante manifestará sua vontade com

observância da seguinte ordem: (A) em primeiro lugar será indicada a LINHA que pretende operar. Uma vez indicada a LINHA pelo licitante, será dada vez ao licitante subsequente, observada a ordem de classificação e as disposições estabelecidas nos itens 16.1 e 16.3.

16.9 Todos os atos praticados na Sessão Pública de Escolha de LINHAS serão lavrados em ata

assinada pelos licitantes presentes e pelo Poder Público.

16.10 A escolha das LINHAS constitui ato irrevogável e irretratável, não sendo admitida eventual

alteração da escolha, nem, tampouco, troca ou permuta de LINHAS entre os licitantes.

16.11 Cada permissionário somente poderá operar na LINHA escolhida.

16.12 Após o encerramento do procedimento de escolha de LINHAS, a SMT fará publicar, no

Diário Oficial do Município, relação de licitantes vencedores e suas respectivas LINHAS.

17 CONTRATO DE PERMISSÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO:

17.1 Integra o presente edital, sob a forma do ANEXO V, a minuta do Contrato de Permissão,

cujas disposições disciplinarão as relações entre o Município de Itaguaí e o permissionário.

17.2 O presente edital e respectivos anexos, assim como a proposta do licitante, constituem

parte integrante e inseparável do Contrato de Permissão, independentemente de transcrição.

17.3 Uma vez escolhidas as LINHAS, os licitantes deverão dentro do prazo de validade de suas

propostas, atenderem, no prazo estabelecido, à convocação da SMT– Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil, para assinatura do Contrato de Permissão, efetivada através da publicação do respectivo aviso no Diário Oficial do Município ou de notificação formal.

(22)

17.4 A convocação de que trata o item 17.3 poderá ser realizada juntamente com a publicação de que trata o item 16.12.

17.5 Havendo recusa na assinatura do Contrato de Permissão, é facultado à SMT – Secretaria

Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil, independentemente da aplicação das sanções administrativas ao licitante faltoso, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas condições propostas pelos primeiros classificados.

17.6 O permissionário deverá iniciar a execução dos serviços no prazo estabelecido pela SMT -

Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil através da expedição de Memorando de Início dos Serviços, sob pena de perda do direito à permissão, sendo chamados os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo, a contar da data de sua convocação.

17.7 O Memorando de Início dos Serviços será publicado no Diário Oficial do Município ou

encaminhado aos permissionários mediante notificação pessoal.

17.8 A SMT - Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil, poderá condicionar o

início da operação à prévia vistoria dos veículos vinculados aos serviços, formulando as exigências cabíveis à adequação dos mesmos, que deverão ser atendidas no prazo fixado pela citada Secretaria.

17.9 O início da execução dos serviços poderá ser prorrogado a exclusivo critério do Poder

Público, mediante requerimento devidamente justificado, formulado pelo adjudicatário ou, ainda, por caso fortuito ou motivo de força maior devidamente comprovado.

17.10 As atuais autorizações provisórias ativas outorgadas pela SMT – Secretaria Municipal de

Transportes, Trânsito e Defesa Civil aos autorizatários e auxiliares do Serviço de Transporte Urbano Alternativo de Passageiros serão automaticamente extintas na data do início da execução dos serviços, para não mais produzirem quaisquer efeitos.

17.11 O disposto no item 17.10 será aplicável também aos auxiliares indicados e devidamente

cadastrados, a contar do deferimento de sua indicação pela SMT – Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil.

18 DIREITOS E OBRIGAÇÕES:

18.1 Constituem direitos do Poder Público, expressamente reconhecidos pelo permissionário:

(23)

II - determinar alterações nos serviços, modificando itens operacionais relacionados aos mesmos, tais como a extensão de linhas, horários, tarifas, frequência de circulação, itinerário e os padrões da frota de veículos com a finalidade de melhor atender ao interesse público;

III - zelar pela boa qualidade dos serviços com base nos princípios da licitação, regularidade, continuidade, eficiência, segurança, conforto, atualidade, generalidade, liberdade de escolha, cortesia na sua prestação, modicidade das tarifas, defesa do meio ambiente e do patrimônio arquitetônico e paisagístico, respeito às diretrizes de uso do solo e de pleno respeito aos direitos dos usuários e dos permissionários;

IV – estimular o constante aperfeiçoamento técnico e operacional dos serviços;

V – assegurar o princípio da livre escolha pelo usuário, mediante o estímulo à livre concorrência, qualidade e quantidade dos serviços;

VI – estimular o aumento da produtividade dos serviços e a preservação do meio ambiente;

18.2 Constitui obrigação do Poder Público assegurar ao permissionário as condições necessárias ao

exercício da permissão.

18.2.1 Constituem direitos do permissionário:

I - arrecadar as tarifas relativas à prestação dos serviços nos termos da legislação e normas regulamentares aplicáveis;

II – ter mantida a equação econômico-financeira do contrato ao longo de sua execução de acordo com a legislação e normas aplicáveis, bem como com o disposto no item 19;

III – peticionar ao Poder Público sobre assuntos pertinentes à execução dos serviços;

IV – recusar-se a transportar usuário que apresente sintomas de embriaguez ou que se encontre visivelmente sob efeito de drogas;

V – recusar-se a transportar usuários com roupas de banho;

VI – recusar-se a transportar usuário portador de bagagem que ultrapasse seu próprio limite de acomodação, causando desconforto aos demais usuários.

18.2.2 Constituem obrigações do permissionário, além daquelas expressamente relacionadas no ANEXO II:

I – cumprir e fazer cumprir fielmente as normas estabelecidas no edital de licitação, nos respectivos anexos e no CONTRATO DE PERMISSÃO;

(24)

II - operar os serviços de forma a garantir a sua regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, liberdade de escolha, conforto, cortesia, modicidade tarifária e comodidade, na forma da lei e normas regulamentares;

III - informar ao PERMITENTE qualquer entrada ou desligamento de motoristas auxiliares, num prazo máximo de 10 (dez) dias.

IV - comunicar ao PERMITENTE qualquer alteração de endereço residencial e do local de guarda do veículo, num prazo máximo de 10 dias;

V - manter o controle sobre o comportamento dos motoristas auxiliares, cuja responsabilidade é única e exclusiva do PERMISSIONÁRIO, zelando para que os mesmos cumpram fielmente as normas do serviço;

VI - cumprir as regras de operação e arrecadação, inclusive as relativas à cobrança de tarifa e à aceitação de vale-transporte e qualquer outro instrumento de pagamento instituído pela legislação e/ou pelas normas regulamentares aplicáveis;

VII - aceitar, sem quaisquer restrições, as gratuidades e abatimentos de tarifa impostos pela legislação e normas regulamentares aplicáveis, não recusando passageiros que sejam beneficiários dos mesmos;

VIII - aceitar ou implantar, quando solicitado pelo Poder Público, equipamentos mecânicos ou eletrônicos de controle de passageiros, medição, aferição e arrecadação nos veículos vinculados à prestação dos serviços, bem como em suas garagens, oficinas, escritórios e demais instalações ou em seu local de guarda, resguardando a respectiva inviolabilidade;

IX - operar somente com pessoal devidamente capacitado, treinado, habilitado e devidamente cadastrado, com observância das normas municipais aplicáveis, bem como da legislação trabalhista previdenciária, securitária e de segurança e medicina do trabalho;

XI - realizar contratações, inclusive de mão de obra, com observância das normas de direito privado e trabalhista, não havendo qualquer relação ou vínculo jurídico entre terceiros contratados pelo PERMISSIONÁRIO e o Poder Público;

XII - responder pelo correto comportamento e eficiência de seus motoristas auxiliares;

XIII - utilizar somente veículo que preencha os requisitos de operação, conforme determinado pelo Poder Público;

XIV - promover a atualização e o desenvolvimento tecnológico das instalações, dos equipamentos e sistemas, com vistas a assegurar a melhoria da qualidade do serviço e a preservação do meio ambiente;

(25)

XV - adequar o veículo às necessidades do serviço, guardando-o, conservando-o, e mantendo-o em perfeitas condições, de acordo com as especificações dos serviços e as normas técnicas aplicáveis;

XVI - prestar contas periodicamente ao Poder Público, com observância das normas aplicáveis;

XVII - permitir o livre acesso da fiscalização instituída pelo Poder Público, prestando todas as informações solicitadas;

XVIII - manter sua escrituração contábil sempre atualizada e à disposição da fiscalização;

XIX - cumprir pontualmente todas as suas obrigações fiscais, trabalhistas, previdenciárias, securitárias, de cadastro de pessoal e demais obrigações legais ou regulamentares, mantendo a documentação pertinente à disposição da fiscalização;

XX – manter apólice de seguro total, de responsabilidade civil referente a danos materiais e pessoais e de acidentes pessoais dos passageiros para o veículo vinculado;

XXI - arcar com todas as despesas necessárias à fiel prestação dos serviços;

XXII - responder por quaisquer danos ou prejuízos causados, por si ou por seus empregados, agentes, prepostos ou motoristas auxiliares a terceiros em decorrência da execução dos serviços, sem que a fiscalização exercida pelo Poder Público exclua ou atenue essa responsabilidade;

XXIII - ressarcir o Município por quaisquer danos ou prejuízos decorrentes da execução dos serviços, sem que a fiscalização exercida pelo Poder Público exclua ou atenue essa responsabilidade;

XXIV - garantir a segurança, a integridade física dos usuários e o conforto dos usuários;

XXV – prestar assistência e informações aos usuários e à população em geral sobre a execução dos serviços, especialmente no que se refere ao valor da tarifa, que deverá ser afixada em local estabelecido pelo Poder Público;

XXVI – obedecer fielmente a normas do serviço, especialmente no que se refere à frequência de circulação, itinerário, padrões de segurança e manutenção do veículo, regras de proteção contra a poluição sonora e ambiental, sistema eficiente de segurança e controle de velocidade, horários e manutenção de serviços noturnos na frequência estabelecida pelo Poder Público;

XXVII - acatar as determinações do Poder Público no que se refere à adoção de esquemas especiais de circulação, zelando por sua divulgação aos usuários dos serviços;

XXIX – cooperar com a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil no desenvolvimento tecnológico do transporte público coletivo urbano do Município;

(26)

XXX – comunicar à Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil no prazo de 24 (vinte quatro) horas, a contar da respectiva ciência, acerca da ocorrência de acidentes, informando também as providências adotadas e a assistência prestadas aos usuários, prepostos do permissionário, motoristas auxiliares e à população em geral;

XXXI – promover imediato socorro e remoção do seu veículo avariado de forma a não obstruir o tráfego;

XXXII – apresentar periodicamente, sempre que for exigido pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil seu veículo para vistoria técnica da citada Secretaria, comprometendo-se a sanar as irregularidades constatadas em 72 (setenta e duas) horas, retirando de circulação o veículo cuja irregularidade possa comprometer a segurança dos serviços;

XXXIII – substituir o veículo que atingir a idade limite estabelecida pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil;

XXXIV – permitir a instalação, pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Defesa Civil no veículo utilizado nos serviços, de receptores de TV, rádio com frequência fixa na estação a ser operada ou contratada pelo Poder Público, destinada a transmitir música ambiente e notícias de utilidade pública e interesse comunitário;

XXXV – permitir a exploração de atividade publicitária no veículo de acordo com as normas estabelecidas pelo Poder Público;

XXXVI – ser proprietário, legítimo possuidor, locatário ou arrendatário de imóvel com instalações para guarda do veículo, no prazo estipulado no edital.

XXXVII – zelar pelo cumprimento pontual de todas as obrigações referentes à regularização do veículo, especialmente no que se refere ao pagamento do IPVA, seguro obrigatório, multas e vistoria e às demais obrigações aplicáveis;

XXXVIII - zelar pelo cumprimento pontual das obrigações financeiras relativa ao veículo financiado ou objeto de arrendamento mercantil;

XXXIX – prestar todas as informações e apresentar todos os documentos solicitados pelo Poder Público, especialmente aqueles relacionados com os seus respectivos dados cadastrais e dos dados cadastrais dos motoristas auxiliares, que devem ser atualizados no prazo máximo de 72 (setenta e duas), a contar da data de respectiva alteração;

XL – negar-se a transportar cargas consideradas perigosas;

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

Serve o presente relatório para descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante o Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de