• Nenhum resultado encontrado

CURRICULUM VITAE. Miguel José Rodrigues Lourenço. Habilitações académicas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURRICULUM VITAE. Miguel José Rodrigues Lourenço. Habilitações académicas:"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CURRICULUM VITAE

Miguel José Rodrigues Lourenço E-mail: mjlour@gmail.com

Habilitações académicas:

• Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1998-2002) com média final de 16 valores.

• Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2002-2007) com aprovação de Muito Bom por Unanimidade. • Doutorando em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova

de Lisboa (desde 2008).

Habilitações linguísticas: • Primeira língua: Português • Outras línguas

o Inglês e Castelhano: fluência na leitura, escrita e oralidade o Francês: fluência na leitura

o Alemão (nível do ensino secundário) o Japonês (segundo nível universitário)

o Latim, Árabe e Persa (primeiro nível universitário)

Produção Académica:

“Anais do Município de Faro”, Revistas Portuguesas de História Regional. Estudos, coord. de Isabel M. R. Mendes Drumond Braga, Cascais, 2003.

As Filipinas na Cartografia Quinhentista Portuguesa (c.1522-c.1596), Lisboa, Centro Científico e Cultural de Macau, 2004 (inédito).

(2)

“O aparecimento do livro impresso em Portugal”, Impressões de um Tempo... Séculos XVI a XVIII. Catálogo do Livro Antigo na Biblioteca César da Silva (Centro Cultural Casapiano – Casa Pia de Lisboa), Lisboa, 2005.

“Os Portugueses e as Filipinas no Século XVI. Estudo de Cartografia Histórica”, Centro Macau, n.º 1, Outubro de 2005, Lisboa, 2005.

O Comissariado do Santo Ofício em Macau (c. 1582-c. 1644): A Cidade do Nome de Deus na China e a articulação da periferia no distrito da Inquisição de Goa. Tese de Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação de Prof. Doutor Luís Filipe Barreto, Lisboa, 2007. Texto policopiado.

• “O lugar das Filipinas na memória da gesta castelhana na Ásia nos inícios do século XVII: os casos de Bartolomé Leonardo de Argensola e de Antonio de Morga”, Revista de Cultura, n.º 28, R. A. E. de Macau, Outubro de 2008, pp. 113-131.

• “Attitudes and practices of sociability in Macao at the end of the 16th century: the case against Leonor da Fonseca at the Goa Inquisition (1594)”, Bulletin of Portuguese-Japanese Studies, n.º 17, Lisboa, Dezembro de 2008, pp. 145-165.

Fontes para a História de Macau no séc. XVII. Edição de Elsa Penalva e Miguel Rodrigues Lourenço, Lisboa, Centro Científico e Cultural de Macau, I.P., 2009.

“Mercedários”, Dicionário Histórico das Ordens. Institutos e outras formas de vida consagrada católica em Portugal. Direcção de José Eduardo Franco, [s. l.], Gradiva, 2010, pp. 220-222.

• “De São Lázaro às Filipinas: imagens de um arquipélago na cartografia náutica ibérica do século XVI”, Mapas de metade do mundo. A cartografia e a construção territorial dos espaços americanos: séculos XVI a XIX = Mapas de la mitad del mundo. La cartografía y la construcción territorial de los espacios americanos: siglos XVI al XIX. Coordenação de Francisco Roque de Oliveira e Héctor Mendoza Vargas, Lisboa e México, D. F., Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e Instituto de Geografía de la Universidad Nacional Autónoma de México, 2010, pp. 387-422.

Prefácio a Vila-Adentro – o Espírito do Lugar. Dir. de Rosa Trindade e Dulce Bulha, Faro, Escola Secundária Tomás Cabreira, 2010.

(3)

• “Toponímia, titulatura e ordem espacial: As ilhas do Sueste Asiático e a formação da fronteira luso-castelhana na Ásia”, Anuário do Centro de Estudos de História do Atlântico, n.º 3, Funchal, 2011, pp. 762-777.

• “Macau, porto seguro para os cristãos-novos? Problemas e métodos sobre a periferia da Inquisição de Goa”, Cadernos de Estudos Sefarditas, n.º 10/11, Setembro de 2011, pp. 451-500. “Armando Cortesão (1891-1977)”, Leitores de mapas. Dois séculos de história da cartografia em

Portugal, Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, Centro de Estudos Geográficos e Centro de História de Além-Mar, 2012, pp. 137-149.

Macau e a Inquisição nos Séculos XVI e XVII – Documentos, 2 vols., Lisboa e Macau, Centro Científico e Cultural de Macau e Fundação Macau, 2012.

• “Selected Passageways: The Philippine Islands’ Straits in 16th Century Portuguese

Cartography, Orientierungen. Zeitschrift zur Kultur Asiens: Asian Sea Straits: Functions and History (c. 500 to 1700). Herausgegeben von Roderich Ptak und Ralph Kauz, Bona, 2013, pp. 28-63. • “Bispo da China e Inquisidor Apostólico: D. Leonardo de Sá e os inícios da representação

inquisitorial em Macau”, Revista de Cultura, n.º 48, R. A. E. de Macau, 2014, pp. 49-67. “A fronteira entre as inquisições de Goa e do México (séculos XVI e XVII)”, Anais de História

de Além-Mar, vol. XV, Lisboa, 2014, pp. 197-230.

Recensão crítica a Luis René Guerrero Galván, De acciones y transgresiones: los comisarios del Santo Oficio y la aplicación de la justicia inquisitorial en Zacatecas, siglo XVIII. Zacatecas: Universidad Autónoma de Zacatecas, 2010 em Estudios de Historia Novohispana, vol. 52, Janeiro-Junho de 2015, pp. 80-81.

• “A cristalização de um modelo: as Filipinas na cartografia portuguesa (1554-1580)”, Cartógrafos para toda a Terra: produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos = Cartógrafos para toda la Tierra: producción y circulación del saber cartográfico iberoamericano: agentes y contextos. Organização de Francisco Roque de Oliveira, vol. 2, Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, 2015, pp. 865-897.

• “Injurious Lexicons: Inquisitorial Testimonies regarding New Christians in Macau, Manila and Nasgasaki in the Late Sixteenth Century”, The Conversos and Moriscos in Late Medieval Spain and

(4)

Beyond. Edited by Kevin Ingram & Juan Ignacio Pulido Serrano, vol. 3 [Displaced Persons], Brill, Leiden e Boston, 2015, pp. 95-116.

• “Uma Inquisição diferente. Para uma leitura institucional do Santo Ofício de Goa e do seu distrito (séculos XVI e XVII)”, Lusitania Sacra, n.º 31, Lisboa, Janeiro-Junho de 2015, pp. 129-164.

Artigos em jornais:

“A Inquisição em Macau?”, O Clarim, Ano 67, n.º 9, Macau, 27 de Junho de 2014, p. 8.

Comunicações e Moderações em Eventos:

• “De São Lázaro às Filipinas: imagens de um arquipélago na cartografia portuguesa e espanhola do século XVI”, apresentada ao II Simposio Iberoamericano de Historia de la Cartografia, Ciudad de México, 21 a 25 de Abril de 2008.

• “La resistencia portuguesa al establecimiento castellano en Filipinas (1565-1582)”, apresentada ao II Simposio Internacional de Historia de Iberoasia, Córdoba, 14 e 15 de Maio de 2009.

• “Las Filipinas y el mundo asiático antes del establecimiento castellano (c. 1500-1565/82)”, apresentada na Facultad de Estudios Profesionales-Acatlán/UNAM a 30 de Setembro de 2009.

• “Missionação e Ortodoxia: o Padre Mateo «Francisco» Cebrián, SJ, e o fim da missão jesuítica do Japão”, apresentada nas 2.as Jornadas «História dos Impérios Ibéricos. Investigações em

curso», organizadas pelo Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, pela Universidade dos Açores e pela Universidad Pablo de Olavide, em Lisboa, 2 a 4 de Março de 2010.

• “Espaço e experiência na cartografia ibérica das Filipinas no século XVI. Para uma metodologia de desconstrução do mapa”, apresentada ao 3.º Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia, São Paulo, Abril de 2010.

(5)

• “Macau, porto seguro para os cristãos-novos? Problemas e métodos sobre a periferia da Inquisição de Goa”, apresentada em seminário de investigação sob os auspícios da Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste”, a 20 de Maio de 2010.

• “Pensar a expansão humana a partir da Inquisição”, apresentada na Jornada de Estudo do Grupo de Trabalho sobre «Expansão Religiosa: Civilizações e Culturas» do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, a 2 de Junho de 2010.

• “Fontes para a História de Macau no século XVII. Desafios paleográficos dos «Papéis de D. Francisco Mascarenhas» da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Évora”, apresentada ao Curso de Paleografia e Edição de Textos (Sécs. XVI-XVIII), no Centro Científico e Cultural de Macau, IP, sob a coordenação da Doutora Ana Cristina da Costa Gomes, em Lisboa, a 19 de Novembro de 2010.

• “Marcos de diferenciação das Filipinas na cartografia luso-castelhana do século XVI”, apresentada no Colóquio As Filipinas entre Ocidente e Oriente organizado pelo Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa, a 4 de Junho de 2011.

• “Toponímia, titulatura e ordem espacial: As ilhas do Sueste Asiático e a formação da fronteira luso-castelhana na Ásia”, apresentada do Congresso Internacional As Ilhas do Mundo e o Mundo das Ilhas: Instituições, relações de poder e finanças, organizado pelo Centro de Estudos de História do Atlântico, a 7 de Junho de 2011 no Funchal.

Organização e moderação de Jornada de Estudos O Missionário em perspectiva: expectativas, construções e idealizações sobre a missão (sécs. XVI-XX), organizada pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, a 17 de Junho de 2011.

• “Uma Inquisição diferente? Para uma caracterização institucional e religiosa do tribunal do Santo Ofício de Goa” na Mesa Redonda subordinada ao tema Definir pessoas, criar espaços sociais: o papel da Inquisição na construção de identidades sociais divergentes em Portugal e no Império (séculos XVI-XVIII) durante o Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia, realizado no período de 10 a 14 de Agosto de 2011, na Universidade Federal da Bahia-UFBa, campus de Ondina.

• “Selected Passageways: The Philippines in 16th century Portuguese Nautical Cartography”,

apresentada em Asian Sea Straits: Functions and History (c. 500 to 1700), organizado pelo Abteilung für Sinologie da Universidade de Bona, a 17 de Setembro de 2011.

(6)

“Os «cismas» de Macau: Sociedade e Inquisição (Século XVII)”, apresentado ao Seminário Permanente de Estudos sobre Macau do Centro de História de Além-Mar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas a 28 de Novembro de 2011.

• “La frontera entre las Inquisiciones de México y de Goa (siglos XVI y XVII)”, apresentado ao 3er Coloquio de Inquisición en Nueva España: Del Antiguo Régimen a los albores de la Modernidad, a 13 de Março de 2012.

Moderação da Sessão “La Institución” durante o 3er Coloquio de Inquisición en Nueva España: Del Antiguo Régimen a los albores de la Modernidad, a 12 de Março de 2012.

“La seda, de Asia a Europa”, no curso livre de verão Entre Oriente y Occidente. La seda en la Historia, organizado pela Universidade de Alcalá de Henares em Pastrana, a 12 de Junho de 2012.

• “A cristalização de um modelo: as Filipinas na cartografia náutica portuguesa (1554-1580)”, apresentado ao IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia a 13 de Setembro de 2012. Moderação da Sessão “Tecnologia cartográfica e disputas territoriais” durante o IV Simpósio

Ibero-Americano de História da Cartografia a 12 de Setembro de 2012.

• “Expectativas messiânicas em Macau: o caso do padre Mateo «Francisco» Cebrián, SJ”, apresentado no Colóquio Internacional Macau – Passado e Presente a 15 de Outubro de 2012. “«[Q]ualquiera culpado que se quiera huir desta çiudad lo podra hazer con toda la façilidad del mundo

por la grandisima comodidad que para ello ay»: os cristãos-novos portugueses das Filipinas face ao Santo Ofício (séculos XVI e XVII)”, nas Jornadas de trabalho As Filipinas e o Pacífico (c.1580-c.1660) | The Philippines and the Pacific (c.1580-(c.1580-c.1660) no Centro de História de Além-Mar a 29 de Novembro de 2012.

• “Excessos, Inquietações e Cismas: Discursos sobre o Santo Ofício e a Cidade de Macau no Século XVII”, na «International Conference on Macao Narratives», organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Fundação Oriente a 10 de Maio de 2013.

• “Santo Ofício e cristãos-novos em Manila: Legitimações locais da actuação inquisitorial nos finais do século XVI”, no ciclo de conferências “Alberto Benveniste” 2013 da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste», a 23 de Maio de 2013.

• “El Santo Oficio de México y de Goa ante sus más lejanas periferias (siglos XVI-XVII)” apresentada ao simpósio temático Nuevas miradas sobre la actividad inquisitorial en Nueva España (siglos XVII-XVIII), sob a coordenação de Gabriel Torres Puga, no II Simpósio Internacional de

(7)

Estudos Inquisitoriais, decorrido na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, entre os dias 3 e 6 de Setembro de 2013.

• “Ritmos de reconhecimento do litoral chinês na cartografia histórica portuguesa (século XVI)”, apresentada ao Colóquio “Leituras Portuguesas da China dos Séculos XVI e XVII. Livros, ideias e imagens na origem da moderna sinologia”, decorrido no Palácio Nacional de Mafra a 7 de Fevereiro de 2014.

• “Os limites da justiça: tensões e gestão de conflitos entre os inquisidores de Goa e os vice-reis da Índia (Séculos XVI e XVII)”, apresentada ao VII Seminário Sit Anathema: Nobreza, impureza de sangue e crimes nefandos, organizado pelo CIDEHUS da Universidade de Évora, a 20 de Maio de 2014.

• “The rhetoric of concealed Judaism: the Inquisition and the New Christians of Macao in the late-sixteenth century”, apresentada na Universidade de S. José (Macau) a 26 de Junho de 2014.

Moderação da Mesa «Saberes e Inquisición» no Primer Congreso Internacional sobre la aplicación de la Justicia Inquisitorial (Instituto de Investigaciones Jurídicas de la Universidad Nacional Autónoma de México), a 25 de Agosto de 2014.

• “La construcción de un distrito: estratégias de acción y de representación del Santo Oficio de Goa en el Estado da Índia (1561-1649)”, apresentada ao Primer Congreso Internacional sobre la aplicación de la Justicia Inquisitorial, decorrido no Instituto de Investigaciones Jurídicas de la Universidad Nacional Autónoma de México a 27 de Agosto de 2014.

Apresentação da obra Inquisición y derecho. Nuevas visiones de las transgresiones inquisitoriales en el Nuevo Mundo. Del Antiguo Régimen a los albores de Modernidad (Compilación de Luis René Guerrero Galván, México, DF, UNAM, 2014), a 29 de Agosto de 2014.

• “La «acción» inquisitorial: hacia un programa de investigación sobre el ministerio del Santo Oficio”, na inauguração do ano académico do Departamento de Humanidades, Artes y Culturas do Centro Universitario de los Lagos (Universidad de Guadalajara), a 1 de Setembro de 2014.

• “Mutações na perceção do território do Dai-Viêt na cartografia portuguesa (séculos XVI e XVII)”, no Colóquio Da Cochinchina ao Vietname. Testemunhas e olhares através das escritas de viagem (Biblioteca Nacional de Portugal), a 12 de Março de 2015.

• “The Agency of Salvation: Martyrdom, disappointment and the imagination of redemption regarding the mission of Japan (17th century)”, no International Workshop «Narratives of

(8)

Suffering, Persecution and Disappointment in the Early Modern Period. Giving Birth to New Martyrs» (Universidade Católica Portuguesa), a 10 de Abril de 2015.

• Coordenação da Mesa “Inquisiciones para nuevos mundos: distancia, sociedad y Santo Oficio en los territorios extra-europeos” (c/ Jaqueline Vassallo) no III Simposio Internacional de Estudios Inquisitoriales: Nuevas Fronteras (Universidad de Alcalá), a 10 de Junho de 2015.

• “A Mesa dos Desafectos: concorrência religiosa e serviço do Santo Ofício no Estado da Índia (séculos XVI e XVII)”, no III Simposio Internacional de Estudios Inquisitoriales: Nuevas Fronteras (Universidad de Alcalá), a 10 de Junho de 2015.”

• Coordenação do Simpósio Temático “La Inquisición en un mundo policéntrico” (c/ Manuel Herrero) no III Simposio Internacional de Estudios Inquisitoriales: Nuevas Fronteras (Universidad de Alcalá), a 12 de Junho de 2015.

• “A conveniência dos centros: os comissários do Santo Ofício de Macau entre Goa, Lisboa e Manila (1623-1642)”, no III Simposio Internacional de Estudios Inquisitoriales: Nuevas Fronteras (Universidad de Alcalá), a 12 de Junho de 2015.

“Macau and the Inquisition of Goa: a survey of the first 100 years”, no Seminar of University Alliance of the New Silk Road (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), a 30 de Maio de 2016.

• “Um tribunal para as missões? Os bispos da China e do Brasil e a jurisdição inquisitorial sobre os «novamente convertidos»”, nas Jornadas de Estudo Desafios da Expansão Religiosa na Modernidade (Universidade Católica Portuguesa), a 4 de Julho de 2016.

• “A Sea of Shoals: Navigational hazards in the South China Sea in Portuguese, Spanish and Dutch cartographies (16th-17th centuries)”, no Colóquio Internacional China/Macau:

Cartografia, Circulação, Descrição (Centro Científico e Cultural de Macau), a 10 de Outubro de 2016.

• “Representações do Oceano Pacífico na cartografia portuguesa Seiscentista” (c/ Francisco Roque de Oliveira), no Colóquio Internacional Do Mar do Sul ao Oceano Asiático: apropriação real e simbólica do Pacífico, séculos XVI-XIX (Escola Naval, Alfeite; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa), a 17 e 18 de Outubro de 2016.

• “O impacto da cartografia portuguesa nas representações cartográficas europeias do século XVI: o caso da Ásia Oriental e do Sueste”, no Colóquio Internacional Novas Fronteiras, Novas Culturas: O impacto económico da Expansão Portuguesa na Europa (séculos XIV-XVII) (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), a 25 de Outubro de 2016.

(9)

Presença em comités editoriais:

Comissão editorial de Cartógrafos para toda a Terra: produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos = Cartógrafos para toda la Tierra: producción y circulación del saber cartográfico iberoamericano: agentes y contextos. Organização de Francisco Roque de Oliveira, 2 vols., Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, 2015.

Participação em projectos e estágios:

• Revisão da transcrição da documentação pertencente ao espólio particular do Dr. Manuel de Arriaga a ser publicada por Prof. Doutor Sérgio Campos Matos e Dr.ª Joana Gaspar de Freitas (2003).

• Estágio Profissional no Centro Científico e Cultural de Macau, sob a coordenação de Dr.ª Isabel Correia (2003-2004).

• Colaboração no Programa “Investigação, Ciência e Tecnologia”, sob a Coordenação de Dr.ª Isabel Correia, do Centro Científico e Cultural de Macau (2005).

• Colaboração no projecto “Recursos para a História Marítima Portuguesa. 1200-1700” (Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), dirigido por Prof. Doutor Francisco Contente Domingues (2005-2007).

• Participação no projecto «Religião, Sociedade e Laicidade nos países Ibero-Americanos», desenvolvido pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e pelas seguintes instituições mexicanas: Biblioteca Palafoxiana (Secretaría de Cultura do Governo de Puebla, México), Instituto Nacional de Antropologia e Historia, e Escola Nacional de Arqueologia e História (México) (2008-2009).

• Co-coordenação do Grupo de Trabalho sobre «Expansão Religiosa: civilizações e culturas» (Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa) sob a direcção de Prof. Doutor António Matos Ferreira (desde 2008).

(10)

• Participação no projecto “Prosopografia das Comunidades Lusófonas e de passagem nas Filipinas (1582-1654)”, desenvolvido sob a direcção Doutora Elsa Penalva, no Centro de História de Além-Mar (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores) (2011-2014).

Organização de encontros científicos:

IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia. Cartógrafos para toda a Terra. Produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos (11-14 de Setembro de 2012, Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal). Participação como Secretário Executivo da Comissão Organizadora.

Primer Congreso Internacional sobre la aplicación de la Justicia Inquisitorial (25-29 de Agosto de 2014, México, D. F., Instituto de Investigaciones Jurídicas de la Universidad Nacional Autónoma de México). Participação como Coordenador (c/ Luis René Guerrero Galván e Adriana Rodríguez Delgado).

Para uma metodologia do quotidiano nos séculos XVI a XIX. Vínculos comunitários e religiosos na invenção das sociedades (15 e 16 de Outubro de 2014, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa). Participação como Organizador (c/ Marco Antônio Nunes da Silva e Susana Bastos Mateus).

III Simposio Internacional de Estudios Inquisitoriales: Nuevas Fronteras (10 a 12 de Junho de 2015, Alcalá de Henares, Universidad de Alcalá). Participação na Comissão Organizadora.

Jornadas de Estudo Desafios da Expansão Religiosa na Modernidade, decorrido na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa a 24 de Junho e 4 de Julho de 2016. Organização da Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” e do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Participação como organizador (c/ Susana Bastos Mateus).

(11)

Leitores de Mapas: Dois séculos de história da cartografia em Portugal, Biblioteca Nacional de Portugal, de 11 Setembro a 15 Outubro 2012 (comissariado científico).

Os mapas do Palácio: cartografia impressa na colecção da Biblioteca de Mafra, Palácio Nacional de Mafra, de 13 de Setembro a 31 de Dezembro de 2012 (comissão organizadora).

Simpósios, docência, seminários e cursos livres:

• Outubro-Dezembro de 2009: Seminário sobre «Historia de la Presencia Ibérica en Asia (siglos XVI-XVII)», sob os auspícios do Instituto Nacional de Antropología e Historia-Puebla e da Benemérita Universidad Autónoma de Historia-Puebla.

Secretário executivo de IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia, organizado pelo Centro de Estudos Geográficos, Biblioteca Nacional de Portugal e Centro de História de Além-Mar, entre os 11 e 14 de Setembro de 2012.

• 2012-2016: Leccionação de “Church History: the Great Divisions”, cadeira de três créditos da licenciatura em Christian Studies da Universidade de S. José (Macau).

• 2015: Leccionação de “Church History: Asian Missions”, cadeira de três créditos da licenciatura em Christian Studies da Universidade de S. José (Macau).

Arbitragem científica:

Plurais. Revista Multidisciplinar da UNEB, vol. 5, n.º 1. Jan./abr. 2014, editada pela Universidade do Estado da Bahia.

Actuais interesses de investigação: Inquisição, Literatura Hagiográfica, Literatura de Martírios, Controvérsias de missionação, História de Macau, História das Filipinas (período pré-hispânico e pré-hispânico), História da Nova Espanha, História da Ásia, História da Cartografia, Cartografia da Ásia, Historiografia

(12)

Referências

Documentos relacionados

A partir do momento em que a abertura (largura máxima da chance) for alcançada, os cilindros já estarão bem aquecidos, balanceados, alinhados e ainda novos ou muito pouco

A Tabela 3 apresenta as análises de correlação linear de Pearson entre a densidade aparente da madeira e as coordenadas de cor (L*, a* e b*) nas seções longitudinal radial e

A diferença entre a variação global e a variação nuclear do IPC continua a reflectir o efeito de uma componente de inflação de custos, causada pela subida dos preços em dólares

Ante o exposto, encaminhem-se os presentes autos à Procuradoria Geral do Estado - PGE para conhecimento, análise e manifestação acerca da regularidade formal

Parágrafo Segundo – Os resgates destinados exclusivamente ao pagamento de imposto de renda (“come-cotas”) incidente sobre rendimentos derivados das

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Vários casos de validação em diferentes biomas estão sendo realizados para apri- morar os limiares das variáveis do algoritmo de detecção de áreas queimadas. Um exemplo recente é

No âmbito de uma ação inspetiva levada a cabo pelos Serviços de Inspeção da Direção de Finanças do Porto à Sociedade D...– Sucursal em Portugal (“D...”) por referência ao