• Nenhum resultado encontrado

Infante D. Henrique. MESTRADOS Pilotagem. LICENCIATURAS Pilotagem. escola superior náutica. enautica.pt CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA CET

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Infante D. Henrique. MESTRADOS Pilotagem. LICENCIATURAS Pilotagem. escola superior náutica. enautica.pt CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA CET"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Infante D. Henrique

escola superior náutica

MESTRADOS

Pilotagem

Engenharia de Máquinas Marítimas

Sistemas Eletrónicos Marítimos

Gestão Portuária

LICENCIATURAS

Pilotagem

Engenharia de Máquinas Marítimas (diurno) (noturno)

Engenharia de Sistemas Eletrónicos Marítimos

Gestão de Transportes e Logística

Gestão Portuária

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

CET

Eletrónica e Automação Naval

Manutenção Mecânica Naval

Exploração do Transporte Rodoviário de Mercadorias

Turismo Náutico

(2)

importância económica atual e futura da exploração do Mar e dos Oceanos no contexto quer da economia mundial, quer do paradigma português de desenvolvimento e, consequentemente, da regulamentação do comércio internacional, da correta exploração dos bancos de pesca e dos recursos minerais e, ou energéticos, do Mar e do subsolo marítimo, exigem da parte das instituições com responsabilidades nestes domínios, uma resposta efetiva que contribua para o desenvolvimento do país.

Os mestrados da ENIDH destinam-se à formação de quadros e de investigadores que possam contribuir para dar resposta a estas necessidades, bem como à formação pós-graduada de quadros para o sector dos transportes, designadamente de oficiais de marinha mercante, em obediência aos padrões de qualidade adotados internacionalmente no sector marítimo-portuário.

A

ara além dos padrões e critérios, estabelecidos pelo Ministério da Educação e Ciência, aplicáveis aos cursos de mestrado a nível nacional, os mestrados da ENIDH em Pilotagem e em Engenharia de Máquinas Marítimas, obedecem aos requisitos impostos pela Organização Marítima Internacional (OMI), através da Convenção Internacional sobre Normas de Formação, Certificação e Serviço de Quartos para Marítimos (Convenção STCW), sendo auditados pela Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA).

Em obediência a estes padrões internacionais, as estruturas curriculares dos mestrados de Pilotagem e Engenharia de Máquinas Marítimas abrangem um conjunto de matérias específicas que permitem que os seus diplomados obtenham a certificação e o reconhecimento

internacional da suas competências para o exercício de funções, ao nível de gestão, em qualquer marinha mercante mundial.

P

(3)

1º ANO 1º SEMESTRE 1º ANO 2º SEMESTRE

Manobra e Governo do navio I Gestão Marítima

Complementos de Navegação Manobra e Governo do Navio II

Direito Marítimo I Segurança da Navegação

Segurança Marítima e Proteção do Navio Arquitetura Naval e Manutenção do Navio

Cuidados de Saúde II Direito Marítimo II

Estiva e Transporte de Cargas Meteorologia Náutica

Economia Marítima

Unidades curriculares por áreas de especialização

Gestão de Equipas e de Crises Sistema de Carregamento e Organização Portuária Química-Física Aplicada e Poluição Carregamento e Transporte de Cargas Líquidas Oceanografia e Recursos Marinhos Técnicas de Captura e Processamento do Pescado

2º ANO

Dissertação / Projeto / Relatório Profissional

MESTRADO EM PILOTAGEM

Curso de Mestrado em Pilotagem está organizado por Áreas de Especialização: Navios de Passageiros e Cargas Sólidas; Navios Tanque; Pescas.

A entrada em vigor em 2012 das emendas à Convenção STCW reforça, para o nível de gestão, novas exigências no que respeita a aspetos de Segurança Marítima, Navegação e Manobra de Navios.

O 1º ano do curso de Mestrado em Pilotagem da ENIDH é indispensável à formação e certificação ao nível de gestão que engloba, os Oficiais Pilotos de 1.ª Classe, Imediatos e Capitães, sendo a sua conclusão obrigatória para a progressão na carreira.

O curso de mestrado em Pilotagem para além de garantir o prosseguimento da carreira profissional a bordo ao nível da gestão, tem também como objetivos a formação de quadros superiores para o sector dos transportes marítimos e portos, sendo disso exemplos as administrações portuárias, inspeção de navios, pilotagem de barras, controlo de tráfego, construção naval.

(4)

1º ANO 1º SEMESTRE 1º ANO 2º SEMESTRE

Instalações Propulsoras Análise Energética de Sistemas Marítimos Instrumentação e Controlo Sistemas e Instalações Elétricas de Navios

Fratura e Dano Controlo de Condição

Hidrodinâmica e Propulsão Refrigeração e Climatização

Regulamentos e Direito Marítimo Gestão de Navios

Opção Opção

Unidades curriculares opcionais Unidades curriculares opcionais

Soldadura em Construção Naval Materiais Compósitos

Equipamentos Térmicos Navios-Tanque

Modelação e Simulação de Sistemas Automação e Robótica Sistemas Digitais e Microprocessadores Aplicações com Microprocessadores

Cuidados Avançados de Saúde

2º ANO

Dissertação / Projeto / Relatório

plano de estudos do curso de mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas encontra-se estruturado de modo a proporcionar uma vasta gama de conhecimentos técnico-científicos e a incentivar o espírito de investigação nos alunos. A conclusão com aproveitamento do primeiro ano do MEMM satisfaz os requisitos obrigatórios para a obtenção dos certificados internacionais de competência para Chefes de Máquinas e Segundos Oficiais de Máquinas de navios sem limitação de potência propulsora, conforme se encontra estabelecido na Convenção STCW.

Para além da qualificação profissional marítima, o mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas proporciona um vasto conjunto de saídas profissionais, de que se podem destacar: Quadros superiores para as áreas da engenharia de manutenção nos sectores de produção e distribuição de energia, ramos petrolífero, automóvel, refrigeração e climatização, automação, controlo industrial, energias renováveis, ensino e investigação.

O

(5)

1º ANO 1º SEMESTRE 1º ANO 2º SEMESTRE

Veículos Autónomos Comunicações Móveis Sistemas de Deteção Marítima Instrumentação Oceanográfica

Matemática Aplicada Sistemas de Informação e Apoio à Decisão Aplicações de Processamento de Sinais Aplicações com Microprocessadores

Opção M1 Opção M2

Unidades curriculares opcionais

Comunicações Digitais Eletrónica das Telecomunicações Eletrónica Aplicada à Oceanografia Processamento de Imagem e Vídeo

Posicionamento Dinâmico Manutenção Inspeção e Licenciamento Direito Marítimo Investigação Operacional Automação e Robótica

2º ANO

Projeto ou Relatório de Estágio Profissional

curso de Mestrado em Sistemas Eletrónicos Marítimos foi concebido com finalidade de preparar quadros para os importantes desafios que hoje se colocam às empresas do sector dos transportes marítimos, das atividades portuárias e, de um modo geral, na área da Eletrónica, das Telecomunicações e da Computação.

Visa-se, ainda, a atribuição de competências e a transmissão de conhecimentos atualizados que permitam aos futuros diplomados enfrentar os desafios que atualmente se colocam no âmbito de diversas atividades sectoriais, como, o controlo de tráfego marítimo, a deteção remota, e a monitorização e segurança da zona económica exclusiva sob jurisdição portuguesa.

As saídas profissionais proporcionadas pelo curso de mestrado em Sistemas Eletrónicos Marítimos inserem-se nos domínios do projeto, conceptualização, planeamento e desenvolvimento de sistemas, coordenação de equipas de projeto e obra, especificação e gestão de recursos técnicos, adaptação e integração em soluções existentes, gestão e planeamento da manutenção de

equipamentos e sistemas marítimos e industriais.

O

(6)

1º ANO

Instrumentos e Modelos para a Gestão Planeamento Portuário e Gestão de Investimentos Tecnologias dos Navios e dos Portos Gestão de Terminais Portuários

Segurança Marítima e Portuária Sistemas de Otimização e Equipamentos Portuários Economia dos Transportes e Economia Portuária Sistemas de Informação/Tecnologias de Informação Portuários

Gestão Portuária Direito Portuário e Regulação

Direito Marítimo e Contratos Estratégia e Marketing Portuário

2º ANO

Projeto / Relatório de Estágio Profissional

retende-se que o Programa de Mestrado em Gestão Portuária se assuma como um “valor acrescentado” para as empresas ---do sector, aquelas em que os alunos trabalham, ou as que pretendam apostar em se reforçar com quadros formados aos mais alto nível do conhecimento e das práticas de gestão de referência internacional.

O curso destina-se a preparar quadros para os importantes desafios que hoje se colocam às empresas do setor marítimo-portuário, dos transportes e da cadeia logística, dotando-os de conhecimentos mais atualizados e competências técnicas mais eficientes para enfrentarem os desafios da gestão no contexto internacional em que as atividades setoriais se desenvolvem. O curso permitirá conjugar o estudo do estado da arte dos mais modernos instrumentos de gestão aplicados ao setor, com os aspetos práticos associados ao estudo de casos, no contexto nacional e na experiência internacional, com a participação de professores e especialistas nacionais e professores estrangeiros oriundos de centros de conhecimento e de gestão de referência internacional.

O programa do curso utiliza uma ampla variedade de métodos de ensino e propostas de trabalho, de forma a estimular um ambiente favorável à aprendizagem e à investigação, que inclui um programa estruturado de aulas associadas a cada unidade curricular prevista, seminários específicos, estudo de casos, visitas programadas a portos nacionais e estrangeiros, realização de projetos e de trabalhos selecionados.

P

(7)

Numa altura em que o Mar se assume cada vez mais como um desígnio nacional, naturalmente, todas as atividades relacionadas com o sector marítimo-portuário assumem um papel dominante no desenvolvimento do país.

Como única instituição pública de ensino superior em Portugal com a missão de formar quadros para os transportes marítimos e portos, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, procura dar resposta às necessidades que resultam da importância crescente deste sector da atividade, contando, para esse objetivo, com corpos docente e administrativo excelentemente qualificados, instalações e equipamentos de elevada qualidade de que se destacam, os sistemas de simulação e laboratórios, que têm sido objeto de elevados investimentos, no sentido de proporcionar aos alunos as melhores condições para o desenvolvimento de competências e qualificações.

Os planos curriculares das licenciaturas em Pilotagem e em Engenharia de Máquinas Marítimas obedecem aos padrões de formação estabelecidos pela Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers da Organização Marítima Internacional (IMO), o que garante aos seus diplomados a obtenção de certificação

internacional para o exercício da sua atividade profissional em qualquer marinha mercante mundial.

Numa área em constante evolução tecnológica, a licenciatura em Engenharia de Sistemas Eletrónicos Marítimos, é uma licenciatura

com elevada procura para a conceção, desenvolvimento, manutenção e reparação de sistemas eletrónicos e de

telecomunicações, quer a nível das atividades relacionadas com o sector marítimo-portuário, quer para áreas similares em terra, incluindo as vertentes de redes e sistemas telecomunicações. A licenciatura em Gestão Portuária, enquanto única oferta formativa a nível nacional direcionada para esta área, constitui um valor acrescentado em termos académicos e profissionais enquanto fator diferenciador face à concorrência, procurando dotar os alunos de competências indispensáveis para a gestão de negócios na interface portuária enquanto parte integrante de um sistema logístico mais vasto, visando melhorar a eficiência dos nossos portos, fator decisivo para aumentar a competitividade nacional.

Os Transportes e a Logística são um dos maiores desafios que se deparam ao país em termos de competitividade. A nível da gestão é a área que mais tem evoluído em termos de importância,

empregabilidade e nível remuneratório. As empresas perceberam que para serem competitivas têm que apostar neste importante segmento da cadeia de valor que pode representar de 12 a 18% dos seus custos totais de produção. O Curso de Gestão de Transportes e Logística é uma aposta inovadora no panorama da logística

nacional, na vanguarda dos mais recentes processos educativos, procurando criar profissionais altamente qualificados para o sector dos transportes e da logística em geral e para o sector marítimo e rodoviário de mercadorias em particular.

(8)

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Marinharia I Marinharia II

Navegação I Navegação II

Inglês Inglês Náutico I

Eletricidade e Eletrónica do Navio Máquinas Marítimas

Análise Matemática I Álgebra Linear

Mecânica Aplicada Mecânica dos Materiais

Química Aplicada

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Astronomia Náutica Navegação IV

Estabilidade do Navio Resistência Estrutural e Dinâmica do Navio

Navegação III Regulamentos e Normas de Segurança

Segurança Marítima I Inglês Náutico III

Inglês Náutico II Química Física

Probabilidades e Estatística Direito

Computadores e Programação Psicossociologia

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Navegação V Navegação VI

Comunicações Marítimas I Comunicações Marítimas II

Operações Radar e ARPA Sistemas de Carregamento e Transporte II

Pescas Planeamento de Viagem

Sistemas de Carregamento e Transporte I Segurança Marítima II

Direito do Mar Cuidados de Saúde I

Oceanografia e Meteorologia Navegação VII

Saídas Profissionais: Oficial Piloto da Marinha Mercante Nacional e Internacional; Gestão de navios; Quadros superiores para o sector dos transportes marítimos (Portos, Inspeção de Navios, Piloto da Barra, Controlo de Tráfego Marítimo, Construção Naval, etc.); Quadros Superiores para múltiplas atividades ligadas ao Cluster do Mar.

LICENCIATURA EM PILOTAGEM

Condições de Acesso: Economia ou Geografia ou Matemática Código da Instituição/Curso: 7105/9789

(9)

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE Análise Matemática I Análise Matemática II

Álgebra Linear Química Aplicada

Física Geral Eletrotecnia

Programação Desenho Técnico

Tecnologia Marítima Materiais

Inglês Inglês Técnico Marítimo

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Mecânica Aplicada Mecânica dos Materiais

Termodinâmica Transmissão de Calor

Mecânica dos Fluidos Prática Oficinal

Máquinas Elétricas e Acionamentos Eletrónica

Métodos Numéricos Probabilidades e Estatística

Tecnologia Mecânica Psicossociologia

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Máquinas e Sistemas Auxiliares I Máquinas e Sistemas Auxiliares II

Máquinas de Combustão Interna Operação de Instalações Marítimas

Sistemas de Controlo Automação

Estrutura e Estabilidade do Navio Órgãos de Máquinas

Segurança Marítima I Segurança Marítima II

Manutenção Cuidados de Saúde

Saídas Profissionais: Engenheiro de máquinas da marinha mercante; Estaleiros de construção e reparação naval; Gestão técnica de navios; Administrações marítimas e portuárias; Sociedades classificadoras, inspeção de navios e peritagens; Produção e distribuição de energia; Refrigeração e climatização; Eletromecânica, automação e controlo industrial; Indústria química e petrolífera; Construção civil e obras públicas; Indústria automóvel; Energias renováveis

LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE MÁQUINAS MARÍTIMAS (diurno)

Condições de Acesso: Física e Química e

Matemática

Código da Instituição/Curso: 7105/9745

(10)

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Álgebra Linear Análise Matemática I

Física Geral Química Aplicada

Programação Desenho Técnico

Tecnologia Marítima Materiais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Análise Matemática II Eletrotecnia

Métodos Numéricos Probabilidades e Estatística

Tecnologia Mecânica Prática Oficinal

Inglês Inglês Técnico Marítimo

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Mecânica Aplicada Mecânica dos Materiais

Termodinâmica Transmissão de Calor

Máquinas Eléctricas e Accionamentos Eletrónica

Mecânica dos Fluidos Psicossociologia

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Máquinas e Sistemas Auxiliares I Máquinas e Sistemas Auxiliares II

Máquinas de Combustão Interna Automação

Estrutura e Estabilidade do Navio Cuidados de Saúde

Segurança Marítima I Segurança Marítima II

1º SEMESTRE

Operação de Instalações Marítimas Órgãos de Máquinas Sistemas de Controlo

Manutenção

LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE MÁQUINAS MARÍTIMAS (noturno)

Condições de Acesso: Física e Química e

Matemática

Código da Instituição/Curso: 7105/8077

Saídas Profissionais: Engenheiro de máquinas da marinha mercante; Estaleiros de construção e reparação naval; Gestão técnica de navios; Administrações marítimas e portuárias; Sociedades classificadoras, inspeção de navios e peritagens; Produção e distribuição de energia; Refrigeração e climatização; Eletromecânica, automação e controlo industrial; Indústria química e petrolífera; Construção civil e obras públicas; Indústria automóvel; Energias renováveis

(11)

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Análise Matemática I Análise Matemática II

Inglês Inglês Técnico

Programação Interfaces e Transmissão de Dados

Física Geral Eletrotecnia

Álgebra Linear Sistemas Digitais I

Tecnologia Marítima Tecnologia Simulação e Teste de Circuitos

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Eletrónica I Instalações Elétricas Sistemas Digitais II Microprocessadores Comunicações Marítimas Eletrónica II Máquinas Elétricas e Acionamentos Telecomunicações

Circuitos e Sinais Redes de Computadores

Programação Avançada Opção L1

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Automação e Controlo Economia e Gestão Geral Instrumentação Industrial Equipamentos Eletrónicos Marítimos II Equipamentos Eletrónicos Marítimos I Laboratório de Processamento de Sinal

Microcontroladores Eletrónica de Potência Micro-ondas, Propagação e Antenas Projeto

Opção L2 Opção L3

Saídas Profissionais: Indústria de construção e reparação naval; Transportes marítimos, portos, marinas e náutica de recreio; Serviços e equipamentos de telecomunicações; Sectores da produção e distribuição de energia; Sectores de automação e controlo industrial; Sistemas eletrónicos, analógicos e digitais; Sistemas de micro-ondas; Redes de comunicação de dados.

Disciplinas de Opção: Segurança Marítima I; Elementos de Navegação e Simulação; Segurança Marítima II; Psicossociologia; Sistemas de Telecomunicações; Elementos de Máquinas e Simulação; Meio Marinho e Impacto Ambiental; Cuidados de Saúde; Manutenção

LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE SISTEMAS ELETRÓNICOS MARÍTIMOS

Código da Instituição/Curso: 7105/9747

Condições de Acesso: Física e Química e

(12)

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Álgebra Linear Análise Matemática II Análise Matemática I Programação

Gestão Geral Contabilidade Geral Inglês Economia Introdução ao Estudo do Direito e Direito do Trabalho Inglês Comercial I

Tecnologias dos Transportes Segurança nos Transportes

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Gestão das Operações e da Qualidade Direito dos Transportes Gestão Estratégica e Marketing Economia dos Transportes Gestão Financeira e Análise Investimentos Infraestruturas de Transporte

Inglês Comercial II Investigação Operacional Probabilidades e Estatística Logística I

Sistemas de Informação/Tecnologias Informação Psicossociologia do Trabalho

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Economia Marítima e Portuária Gestão Ambiental nos Transportes Gestão Portuária Gestão Comercial Marítima e Portuária Marketing de Serviços Gestão de Projetos e Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Carregamento e Transporte Planeamento e Desenvolvimento Portuário

Tecnologias Portuárias Sistemas de Informação Portuários Gestão de Marinas e Portos de Recreio* Transporte Intermodal

Gestão Técnica do Armamento* Administração Marítima e Gestão Portuária* Saídas Profissionais: Quadros Superiores para diversas áreas de atividade, designadamente:

Portos comerciais, marinas e portos de recreio; Administrações marítimas e portuárias; Concessionários de terminais; Operadores portuários: Agentes de navegação; Terminais logísticos; Empresas de consultoria.

* Unidades curriculares de opção

LICENCIATURA EM GESTÃO PORTUÁRIA

Condições de Acesso: Matemática ou Economia

Código da Instituição/Curso: 7105/9926

(13)

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Álgebra Linear Análise Matemática II

Análise Matemática I Programação

Gestão Geral Contabilidade Geral

Inglês Economia

Introdução ao estudo do Direito e Direito do Trabalho Inglês Comercial I

Tecnologias dos Transportes Segurança nos Transportes

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Gestão das Operações e da Qualidade Direito dos Transportes

Gestão Estratégica e Marketing Economia dos Transportes

Gestão Financeira e Análise Investimentos Infra-Estruturas de Transporte

Inglês Comercial II Investigação Operacional

Probabilidades e Estatística Logística I

Sistemas de Informação/ Tecnologias da Informação Psicossociologia do Trabalho

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

Gestão de Armazéns Gestão Ambiental nos Transportes

Logística II Gestão de Projetos e Sistemas de Apoio à Decisão

Sistemas de Carregamento e Transporte Modelos da Cadeia de Abastecimento Economia do Transporte Rodoviário Transporte e Distribuição Física

Economia Marítima e Portuária* Transporte Intermodal

Gestão de Frotas* Gestão Comercial do Transporte Rodoviário*

Gestão Portuária* Gestão Comercial Marítima e Portuária*

Gestão Técnica do Armamento* Sistemas de Informação Portuários*

Marketing de Serviços*

Saídas Profissionais: Os alunos podem direcionar a sua formação para o sector marítimo-portuário ou sector do transporte rodoviário de mercadorias. Na primeira área é valorizada uma perspetiva voltada para as atividades logísticas adstritas ao sector marítimo-portuário nomeadamente, operadores marítimos, operadores portuários, agentes de navegação, transitários, brokers, gestores de infraestruturas logísticas, etc. Na segunda área é valorizada a logística associada à vertente de distribuição terrestre, incluindo as empresas de transporte rodoviário de mercadorias, operadores logísticos, gestores de plataformas logísticas, distribuição logística, etc.

* Unidades curriculares de opção

Condições de Acesso: Matemática ou Economia

Código da Instituição/Curso: 7105/9924

(14)

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), são cursos de formação pós-secundária não superior que visam conferir a qualificação de nível 5, de acordo com a Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho, que define os níveis de qualificação de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), sendo que a conclusão de um CET confere um diploma de especialização tecnológica.

A componente de formação em contexto de trabalho assume um papel extremamente relevante no desenvolvimento das competências dos formandos e é concretizada através de estágios profissionais realizado em empresas com as quais a ENIDH estabeleceu protocolos de parceria.

Os CET da ENIDH caracterizam-se por:

• Darem uma resposta a carências educativas identificadas do tecido económico-social português; • Serem uma formação técnica de nível elevado;

• Possuírem módulos específicos relacionados com a atividade marítima, de modo a que o formando possa ficar identificado com os aspetos essenciais relacionados com este sector;

• Contemplarem elevado número de componentes práticas e laboratoriais;

• A qualificação dela resultante incluir conhecimentos e capacidades de nível superior;

• As competências e conhecimentos adquiridos permitirem aos diplomados desenvolver a sua atividade de forma autónoma ou integrados em equipas.

(15)

CET - ELETRÓNICA E AUTOMAÇÃO NAVAL

COMPONENTE DE FORMAÇÃO GERAL E CIENTÍFICA

Área de competência Unidade de formação Horas de trabalho

Totais De contacto

Matemática e Estatística Matemática 52 44

Informática Computadores e Programação 52 42

Ciências Sociais e do Comportamento Comportamento Organizacional 26 20

Línguas e Literaturas Estrangeiras Inglês 26 20

COMPONENTE DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Área de competência Unidade de formação

Horas de trabalho Totais De contacto

Totais De aplicação

Línguas e Literaturas Estrangeiras Inglês Técnico 26 20 16

Segurança e Higiene no Trabalho Tecnologia e Segurança 91 80 60

Eletrónica e Automação

Desenho Técnico 39 30 24

Eletrotecnia e Máquinas Elétricas 104 84 60

Instalações Elétricas 91 76 58

Eletrónica 78 62 52

Sistemas Digitais e Microprocessadores 78 62 52

Instrumentação e Medidas 52 40 30 Pneumática e Hidráulica 39 30 24 Automação 65 52 42 Controlo 39 30 24 Robótica 52 40 30 Gestão da Manutenção 26 20 16 Prática de Manutenção 26 20 16 Projeto Integrado 78 68 48

(16)

CET – MANUTENÇÃO MECÂNICA NAVAL

COMPONENTE DE FORMAÇÃO GERAL E CIENTÍFICA

Área de competência Unidade de formação Horas de trabalho

Totais De contacto

Ciências Básicas Matemática 39 32

Computadores e Programação 65 54

Ciências Sociais e do Comportamento Comportamento Organizacional 26 20

Línguas e Literaturas Estrangeiras Inglês 26 20

COMPONENTE DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Área de competência Unidade de formação

Horas de trabalho Totais De contacto

Totais De aplicação

Tecnologia Marítima Inglês Técnico 26 20 16

Tecnologia e Segurança 91 80 60 Mecânica Aplicada Desenho Técnico 39 30 24 Materiais 26 20 16 Tecnologia Mecânica 26 20 16 Prática Oficinal 104 80 64

Fundamentos de Mecânica Aplicada 39 30 24

Fundamentos de Resistência de Materiais 26 20 16

Desenho Assistido por Computador 91 80 60

Instalações Térmicas Termodinâmica 78 60 46

Equipamentos Térmicos 78 60 46

Eletrotecnia e Automação Eletrotecnia e Máquinas Elétricas 104 84 60

Pneumática e Hidráulica 39 30 24

Manutenção Combustíveis e Lubrificantes 26 20 16

(17)

COMPONENTE DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Área de competência Unidade de Curriculares

Horas de trabalho Totais De contacto

Totais De aplicação

Serviços de Transporte

Introdução ao Transp. Rodoviário de Mercadorias 52 45

Gestão de Frotas 65 60

Gestão das Operações 52 45

Transportes Específicos 52 45

Línguas e Literaturas Estrangeiras Inglês Técnico e Comercial 26 20

Informática Informática 52 45

Aplicações Informáticas para Gestão de Frotas 52 50

Ciências Empresariais

Gestão da Cadeia Logística 65 60

Gestão da Qualidade 39 30

Gestão de Armazéns 52 45

Gestão Comercial do Transporte Rodoviário 52 45

Engenharia e Técnicas Afins Gestão da Manutenção 65 60

Segurança e Higiene Segurança e Higiene no Trabalho 78 65

Proteção do Ambiente Gestão Ambiental 52 45

Direito Direito do Transporte Rodoviário de Mercadorias 78 70

COMPONENTE DE FORMAÇÃO GERAL E CIENTÍFICA

Área de competência Unidade de formação Horas de trabalho

Totais De contacto

Ciências Sociais e do Comportamento Comportamento Organizacional 39 25

Matemática e Estatística Matemática 78 45

Línguas e Literaturas Estrangeiras Inglês Comercial 39 25

Ciências Empresariais Gestão e Marketing 52 35

CET – EXPLORAÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE MERCADORIAS

(18)

COMPONENTE DE FORMAÇÃO GERAL E CIENTÍFICA

Área de competência Unidade de formação Horas de trabalho

Totais De contacto

Línguas e Culturas Estrangeiras Língua Estrangeira A (Inglês) 60 60

Técnicas e Tecnologias da Informação Tecnologias de Informação e Comunicação 60 60 Ciências Sociais e Humanas

Introdução ao Turismo 30 30

Turismo Náutico 30 30

Comunicação Liderança e Dinâmica de Grupos 30 30

Gestão Gestão de Empresas Marítimo Turísticas 50 50

COMPONENTE DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Área de competência Unidade de Curriculares

Horas de trabalho Totais De contacto

Totais De aplicação

Ciências Sociais e Humanas Turismo Náutico 75 51 38

Comunicação Liderança e Dinâmica de Grupos 75 51 38

Gestão Gestão de Empresas Marítimo Turísticas I 37,5 25,5 19

Gestão de Marinas e Portos de Recreio 37,5 25,5 19

Planeamento Turístico Desportos Aquáticos I (P) 37,5 25,5 19

Animação Marítima Turística 75 51 38

Técnica-Marítima Meteorologia 75 51 38

Gestão Gestão de Empresas Marítimo Turísticas II 37,5 25,5 19

Planeamento Turístico

Desportos Aquáticos II 37,5 25,5 19

Introdução à Ecologia Marinha 75 51 38

Património Natural e Marinho 75 51 38

Gestão Marketing Turístico 75 51 38

Técnica-Marítima Segurança Estabilidade Legislação 75 51 38

Técnicas e Tecnologias de Aplicação Vela e Iatismo 75 51 38

Projeto em Turismo Náutico 250 170 128

Técnica-Marítima Primeiros Socorros 44 30 22

Unidades curriculares complementares para obtenção de Certificação Profissional de Atividade Marítima - Carta de Patrão de Alto-Mar Astronomia Náutica (44h); Navegação Eletrónica (66h); Geonavegação (66h); Navegação Astronómica (66h); Complementos de Navegação (44h);

Radiocomunicações (44h); Tecnologia Náutica e Manobra (66h); Práticas de Navegação (66h); Manutenção de Embarcações e Motores (44h)

(19)

Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

Av. Engenheiro Bonneville Franco – 2770-058 PAÇO DE ARCOS

Referências

Documentos relacionados

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

As vias analisadas indicam uma má distribuição de espécies, portanto o levantamento realizado indica que as espécies avaliadas atentam muito ao aspecto

Na amostra não digerida, após cinco minutos de cocção, observou-se redução entre 21-26% nos curcuminoides, 31% na piperina e não houve diferença quanto ao teor de

Neste caso a contração em baixos níveis de força estaria relacionada ao recrutamento de unidades motoras com velocidade de condução mais lenta, e o incremento do

28 As línguas faladas na Alta Guiné, Baixa Guine e África Central foram classificadas no grupo Níger- Congo, que tem seis ramificações (Mandes, Oeste Atlântico, Gur,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Por outro lado, os resultados obtidos para a composição corporal e a porcentagem de nitrogênio e gordura no ganho de peso demonstraram que o nível de energia contido nas dietas

Certifique que nenhuma peça ou parte da máquina toque o pressionador quando a lâmina de serra esteja totalmente abaixada e movimentada para frente e para trás.. Caso alguma peça