• Nenhum resultado encontrado

MBA. em Recursos Humanos - Estruturas e Processos Integrados ao Negócio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA. em Recursos Humanos - Estruturas e Processos Integrados ao Negócio"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MBA

em Recursos Humanos - Estruturas e

Processos Integrados ao Negócio

(2)

B.I. INTERNATIONAL

O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único de Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada aluno, competências que os tornem mais aptos a empreender, inovar e competir globalmente.

Ensinar ou Aprender?

Essa é uma das muitas questões que têm modificado as relações e as expectativas entre alunos e escolas. O desafio do Ensinar X Aprender ganha novas dimensões em se tratando de educação executiva, porque a demanda por conhecimento é diretamente proporcional às velozes e constantes mudanças do mercado.

O B.I. International surgiu em resposta a esse cenário de transformação pelo qual a educação está passando.

Missão

“Convergir e disseminar o conhecimento em empreendedorismo e inovação, com base em um modelo único de educação.”

(3)

MODELO ÚNICO DE

EDUCAÇÃO EXECUTIVA

VISÃO GLOBAL

Programas Internacionais – ação permanente para que os alunos pensem e atuem globalmente através da realização de programas internacionais no exterior, em universidades mundialmente reconhecidas como precursoras do empreendedorismo e da inovação.

Tradução simultânea – tradução simultânea para todas as aulas e visitas externas.

DIAMANTE DO CONHECIMENTO

O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único de Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada aluno, competências que os tornem mais aptos a empreender, inovar e competir globalmente.

CEO's - Presidentes - Diretores - Acionistas

Superintendentes - Alta Gerência - Empreendedores - Gestores - Consultores

Gerentes - Líderes - Assessores - Supervisores - Sucessores

Profissionais em desenvolvimento da carreira executiva.

Trainees, graduandos e recém-graduados

Global Talent

Executive MBA - EMBA

MBA Internacional Strategic Club Partners

Master Internacional Post MBA

Plano de Desenvolvimento Individual – O B.I. International destina uma disciplina em todos os programas para abordar questões especificas de planejamento de carreira e desenvolvimento de competências, com a presença de um coach em sala de aula, durante as sessões de PDI. Eventos e Treinamentos – São oportunidades extraclasse para que o aluno aborde questões comportamentais que, desenvolvidas, podem alavancar significativamente sua atuação e consequentemente, seus resultados.

(4)

MODELO

DE APRENDIZAGEM

Mapa de Competências – O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno é traduzido num Mapa das Competências Individuais que apresenta de forma transparente quais são os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que ele precisa desenvolver naquele momento específico de sua carreira.

Líderes Construtivistas - Nossos professores são “facilitadores”, “instigadores”, educadores e executivos comprometidos com a evolução do conhecimento e a transformação dos seus alunos.

Avaliações Construtivas - Desenvolvimento de estudos de caso, Business Plans ou Business Projects, além de dinâmicas de design thinking e open innovation, reforçam a assimilação do aprendizado.

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Inovação

2. Desenvolvimento Socioambiental 3. Liderança Construtivista

4. Orientação para o cliente 5. Visão Externa (Global e Local) 6. Gestão de Recursos Financeiros 7. Gestão dos Indicadores

8. Empreendedorismo 1. Tomada de Decisão 2. Relacionamento 3. Negociação 4. Planejamento 5. Controle 6. Comunicação

7. Habilidade para Aprender 8. Capacidade para Mudar

*competências específicas do curso de MBA em Recursos Humanos - Estruturas e Processos Integrados ao Negócio

(5)

MBA EM

RECURSOS HUMANOS - ESTRUTURAS E PROCESSOS INTEGRADOS AO NEGÓCIO

PROPOSTAS E OBJETIVOS

Fortalecer o capital humano das organizações no desenvolvimento da capacidade de análise dos profissionais nos processos de Recursos Humanos. Analisar as principais variáveis que interferem no comportamento individual, grupal, intergrupal e organizacional. Avaliar as relações de poder nas organizações, sua interface cultural e análise de clima. Descrever e discutir as várias reações comportamentais, abordando e enfatizando os desempenhos e expertises em cada processo de RH. Discutir as principais teorias organizacionais e sua evolução. Analisar, avaliar e monitorar os indicadores de resultados empresariais. Refletir sobre as forças ambientais, os cenários e discutir as suas repercussões e impactos para a organização. Compreender a importância do DHO (desenvolvimento humano e organizacional) para o Planejamento Estratégico Empresarial. PÚBLICO-ALVO

Profissionais de nível superior que atuam ou pretendem atuar na área de recursos humanos e almejam ampliar suas competências (conhecimentos) e habilidades (comportamentos) acerca dos processos correlatos a área.

METODOLOGIA

A metodologia de ensino utilizada no B.I. International está alinhada com o estado da arte mundial em educação de gestão, buscando desenvolver comportamentos e atitudes inovadoras.

O programa apresenta disciplinas estruturadas, que propiciam aos alunos o autoconhecimento e o desenvolvimento de suas habilidades de liderança. Além disso, os alunos são expostos a estudos de caso e reflexão conjunta com professores experientes e profissionais de mercado além da constante , troca de experiência entre os participantes.

CARGA HORÁRIA

O curso tem 432 h/a, podendo o programa ser alterado tendo em vista novas tendências e assuntos pertinentes ao público-alvo, sem prejuízo da carga-horária total do curso.

CERTIFICAÇÃO

Os alunos que concluírem os programas nacionais, observados os critérios de frequência e aprovação, receberão o Certificado de MBA em Recursos

Humanos - Estruturas e Processos Integrados ao Negócio (Pós-Graduação Especialização Lato Sensu). Aqueles que completarem, adicionalmente, um ou mais dos programas internacionais no exterior receberão o Certificado de MBA em Recursos Humanos - Estruturas e Processos Integrados ao Negócio (Pós-Graduação Especialização Lato Sensu), além dos Certificados emitidos pelas Instituições Internacionais.

CONTEÚDO

PROGRAMÁTICO

1 – Identidade Organizacional – Planejamento Estratégico

A Gestão Estratégica Empresarial (foco na Gestão e Liderança Estratégica): tópicos conceituais, objetivos básicos e atividades ou técnicas utilizadas. Abordagem contingencial e sistêmica, o caráter multivariado do Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO). Modelos de Gestão Organizacional e o DHO. Planejamento Estratégico Empresarial e do Desenvolvimento Humano e Organizacional. Diagnósticos, indicadores de resultados, determinantes das políticas e diretrizes da Gestão e Liderança Estratégica. Identidade organizacional - Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação.

Competências Correlatas:

Orientação para o Cliente Visão Externa (Global e Local) Planejamento

(6)

2 – Gestão de Clima na Organização

O clima e a cultura organizacional. Teorias Organizacionais: Introdução, conceitos e tópicos básicos. Breve contextualização e evolução. Como gerenciar o clima de uma organização. O exercício do poder como expressão cultural. Tipos de comprometimento. Como mudar uma organização. A mudança da estrutura e/ou da estratégia organizacional.

Competências Correlatas:

Gestão dos Indicadores Relacionamento Controle

3 – Gestão de Pessoas – O Líder Coach

Fundamentos e tópicos básicos da liderança e trabalho em equipe. Análise do ambiente em suas dimensões externa e interna. Cenários. O alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. A filosofia do Coaching. Contextualização e evolução das teorias, modelos e abordagens sobre a liderança e seus impactos na equipe e nas relações de trabalho. Competências do Líder e dos Membros de Equipes de Alto Desempenho. Classificação dos grupos e equipes de trabalho. O papel da liderança na formação, desenvolvimento de equipes e nos resultados organizacionais. Características femininas e masculinas no exercício da liderança. Perfis de líderes versus gerenciais. Características do dirigente/empreendedor brasileiro.

Competências Correlatas:

Tomada de Decisão Liderança Construtivista Comunicação

4 – Gestão de Recursos Financeiros em RH

Orçamento da área de Recursos Humanos. A remuneração e os reflexos financeiros e de custos de uma organização. Indicadores financeiros em recursos humanos (absenteísmo, investimento médio em treinamento, índice de rotatividade, acidente de trabalho). Análise de informação financeira da organização e o planejamento financeiro da área, interpretação e uso de dados contábeis e financeiros. Os custos do imobilismo.

Competências Correlatas:

Visão Externa

Gestão de Recursos Financeiros Planejamento

5 – Gestão de Projetos

Principais características dos projetos. Ambiente e organização dos projetos. Apresentar as principais atividades para o efetivo desenvolvimento de projetos na área de Recursos Humanos, assegurando que o escopo possa ser atendido, dimensionando e adequando os recursos envolvidos e os prazos projetados. Estabelecer as ações para reter o conhecimento gerado no projeto. Execução e controle de projetos. Evolução do gerenciamento de projetos, definição de projeto, ciclo de vida, integração, escopo, prazos, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, suprimentos e contratações, riscos. PMI - áreas do conhecimento.

Competências Correlatas:

Planejamento

Desenvolvimento Socioambiental Habilidade para Aprender

6 – Seleção e Integração de Pessoas

O processo de recrutamento e seleção: triagem, entrevista, dinâmicas, avaliação psicológica. Os recursos atuais utilizados para recrutar e selecionar. Definição conceitual e características de recrutamento, seleção, integração, acompanhamento e desligamento. As técnicas de entrevista e dinâmicas de grupo para seleção. O candidato: levantamento do perfil, as competências desejadas e as apresentadas para a função. Recrutamento interno e externo: indicações e contraindicações. Relação entre avaliação de desempenho e análise de potencial. Ética e poder no processo de RH. As variações no processo de recrutamento e seleção de acordo com o contexto e a cultura da organização; Entrevista de avaliação; Feedback; O fator humano e análise

(7)

quanto recurso. O que é grupo. A dinâmica de grupo. As fases de grupo. A compreensão dos fenômenos organizacionais, os papéis no grupo, organizações que aprendem, grupo ou equipe.

Competências Correlatas:

Tomada de Decisão

Desenvolvimento Socioambiental Comunicação

7 – T&D – A Importância do Treinamento, Desenvolvimento e Acompanhamento do Desempenho no Negócio

A importância do Treinamento e Desenvolvimento de competências no contexto das organizações. Levantamento das necessidades de capacitação e alinhamento das estratégias organizacionais. Planejamento e estruturação do plano de T&D. Implementação e avaliação dos processos de treinamento e desenvolvimento. Indicadores de efetividade de T&D. Educação Corporativa. Programas de Trainee e Estágio. Treinamentos corporativos à distância. Contexto histórico, conceitos e objetivos do gerenciamento e monitoramento de desempenho. Relação entre avaliação de desempenho e análise de potencial. Análise dos diversos métodos de avaliação de desempenho, suas vantagens e limitações. Treinamento para avaliadores (gestores das áreas), enfocando sua necessidade e importância. Entrevista de avaliação. Feedback. Os sistemas de avaliação de desempenho. Análise e avaliação por Competências e Habilidades. Padrão de desempenho do colaborador, o perfil das equipes e dos funcionários. Resultados como fontes de informações importantes para o planejamento e desenvolvimento profissional dentro da organização. A avaliação como meio para perceber o perfil e as competências de cada colaborador no seu posto de trabalho.

Competências Correlatas:

Gestão dos Indicadores Controle

Liderança Construtivista

8 – RH Estratégico e Gestão de Mudanças

O que é um RH Estratégico? Como implantar? Qual a diferença para o RH tradicional? Quais os impactos de um RH verdadeiramente estratégico nos resultados das empresas? O modelo de múltiplos papéis para RH de Dave Ulrich. Reflexão sobre as competências atuais e as habilidades que precisam ser desenvolvidas. Abordagem para solução de problemas complexos. As dificuldades de mudar e as principais razões para a resistência à mudança. Como analisar e como lidar com mudanças na empresa? O desafio dos valores individuais e organizacionais frente às mudanças. As consequências dos comportamentos receptivos e os resistentes às mudanças. Fatores críticos de sucesso de um processo de mudança. Cenários e preparação da organização para o futuro. Quais as etapas ou pré-requisitos que aumentam as chances de sucesso em um processo de mudança? Como criar o ambiente certo para as mudanças (de processos, de sistemas, de programas, de políticas etc.)?

Competências Correlatas:

Empreendedorismo Orientação para o Cliente Inovação

9 – Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Crenças e Valores, Comportamento e Atitudes, Ética e Moral. Teorias éticas. Dilemas éticos. Ética nos negócios, no trabalho e na vida. Código de ética. Responsabilidade socioambiental da organização. Os Stakeholders. A contabilidade ambiental e balanço social. Políticas, práticas, programas de ética, normas e certificação em responsabilidade social empresarial (RSE). AS 8000 e NBR 16001. Responsabilidade social e manejo sustentável como valores para o crescimento, perpetuação e sucesso do negócio

Competências Correlatas:

Orientação para o Cliente Capacidade para Mudar

Desenvolvimento Socioambiental

10 – Design Thinking – Gestão da Inovação

Inovação como diferencial competitivo. Tipos e níveis de inovação. O processo de inovação. Complexidade e competências para inovação. Design Thinking como mindset para inovação. Pilares do Design Thinking: Imaginação, Empatia e Prototipação. Metodologia e Processo Criativo. Inovação em Serviços. Técnicas para desenvolver a criatividade.

(8)

Competências Correlatas:

Inovação

Empreendedorismo Capacidade para Mudar

11 – Comunicação, Linguagem, Imagem e Mídia

O processo da comunicação. A importância da escuta. Linguagem verbal e não verbal. A comunicação no desenvolvimento das habilidades necessárias para o sucesso pessoal e profissional. As relações interpessoais entre os indivíduos. Conflito e tensão pessoal no ambiente de trabalho. Assertividade e as relações em grupo. Redes sociais, Marketing e Endomarketing em RH.

Competências Correlatas:

Comunicação Inovação Relacionamento

12 – Cotidiano em Relações do Trabalho, Saúde e Segurança

Jornada de trabalho. Taxa assistencial e não assistencial. Registro de ponto. Discriminação racial e trabalho infantil. O estagiário. Admissão de pessoal: Documentos necessários e registro de empregados. Contrato de experiência. Gestão de segurança e Saúde no trabalho. O que são EPI’s? Ergonometria no trabalho. IDH índice de desenvolvimento humano e os seus indicadores ( longevidade, renda e capital humano ). CIPA, PCMSO, PPRA, SESMT. Jornada de trabalho. Folha de pagamento. Proventos. Descontos (INSS do empregado e contribuinte individual, IR, contribuição sindical, vale transporte, PAT). Benefícios da Previdência Social (Auxílio Doença, Acidente de Trabalho, Salário Família e Salário Maternidade). Guias: GPS, GFIP, GRF e GRRF. Férias. Décimo terceiro salário. Pagamento. Rescisão contratual. Aviso prévio. Hora extra. Banco de Horas.

Competências Correlatas:

Gestão dos Indicadores Negociação

Gestão dos Recursos Financeiros

13 - Relações Trabalhistas + Assédio Moral

O que são Relações Trabalhistas? Conflito – como gerenciá-lo? Os sindicatos / federações e centrais sindicais. Relação com os órgãos de fiscalização. Relação com as contratadas. Atores: empregados, sindicatos, SRT, Procuradorias do Trabalho e comunidade. A importância da informação e da comunicação. Conflitos em empresas contratadas (terceirizadas): qual o nosso papel? O que devemos fazer? Como gerenciar o relacionamento com os sindicatos? Quais as diferentes formas e quais as implicações? BATNA – Best alternative to a negotiated agreement – o que é o batna? Qual sua validade? Como utilizá-lo? Ou MAANA, Melhor Alternativa À Negociação de um Acordo – Negociação. Ganha – ganha. Greve. Acordo coletivo especial. Convenções fundamentais da OIT. Diretrizes da OCDE. Políticas de direitos humanos nas empresas. O que é Assédio Moral? Como acontece? O que caracteriza?O que diz a legislação? O que a vítima deve fazer? O que se espera do RH?

Competências Correlatas:

Negociação Visão Externa Relacionamento

14 – Cargos e Salários

Esboço e descrição de cargos e salários. Elaboração do Plano de Carreiras. Sistemas de Remuneração: estratégica, funcional, variável e por competências. Incentivos e Benefícios. Participação acionária. Previdência complementar. Participação nos lucros e resultados.

Competências Correlatas:

Gestão de Recursos Financeiros Tomada de Decisão

(9)

15 – Empreendedorismo e Intraempreendedorismo

O que é empreendedorismo, como empreender dentro da empresa onde trabalho, características de comportamento empreendedor, a inovação organizacional, mudança de pensamento do gestor, a importância do Estabelecimento de Metas, o valor em Calcular Riscos, Planejamento e monitoramento, a essência do Comprometimento e da Perseverança no alcance das Metas, Maturidade, Iniciativa, busca de Oportunidades, a arte do relacionamento na construção e manutenção das redes de contato, o foco na excelência, desenvolvimento de expertises e a diferença no resultado pelo esforço pessoal daquele que empreende.

Competências Correlatas:

Capacidade para Mudar Empreendedorismo Habilidade para Aprender

16 – Aprendizagem Organizacional – Consultoria Interna

A Consultoria Interna de Recursos Humanos: Empoderamento e responsabilidades. O que é consultoria interna de RH? Modelos de consultorias. Objetivos da Consultoria Interna. Riscos e Oportunidades.

Qualidade e Habilidades do Consultor de RH: Conhecimentos x Habilidade x Atitude. A necessidade da competência técnica. Competências intra e interpessoal. Comunicação e Percepção. Marketing Pessoal / Credibilidade. A ética e os limites do consultor. Fatores Críticos no Processo de Consultoria: Clientes e circunstâncias mudam: não mudar significa criar barreiras no

relacionamento. Identificando e falando o idioma do cliente. Compreendendo as resistências: grau de resistência dos clientes às mudanças propostas. Fases do processo de consultoria interna. O diagnóstico.O processo de solução de problemas, inovação. Saber fazer perguntas, o segredo do sucesso. A definição do problema e a viabilidade de solução. Gerenciando a reunião de feedback ao cliente: habilidades de feedback. Monitoramento e avaliação dos resultados: processo de aprendizagem.

Competências Correlatas:

Liderança Construtivista Habilidade para Aprender Negociação

PDI E AUTODESENVOLVIMENTO

Conceito, finalidade e resultados esperados com a utilização de um Plano de Desenvolvimento Individual. Ferramentas de autoconhecimento e avaliação do CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), como o Workbook de Desenvolvimento de Competências, e construção do PDI. plano de desenvolvimento. Workbook de Desenvolvimento de Competências – B.I. International.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

Conceito, finalidade e resultados esperados com a utilização de um Plano de Desenvolvimento Individual. Ferramentas de autoconhecimento e avaliação do CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), como o Workbook de Desenvolvimento de Competências, e construção do PDI.

(10)

PROGRAMAS

INTERNACIONAIS

Babson Executive Education – Wellesley / EUA*

Babson é considerada a nº1 no ensino do Empreendedorismo no Mundo pelo Financial Times. O foco do módulo “Desenvolvimento de Executivos, IntraEmpreendedores e Acionistas” é no estudo de cases reais de sucesso e fracasso, analisando na prática, o porquê desses desfechos, quais os caminhos percorridos que deram certo e quais os que devem ser evitados. Além de analisar a postura do empreendedor frente ao projeto, sua cultura de liderança e sua visão do negócio, conceitos estes que, segundo muitos dos alunos que já participaram, mudaram completamente depois da participação do International Babson Program.

Berkeley University of California / EUA*

O módulo “Innovation”, realizado no campus da Berkeley University of California, oferece aos executivos, além das características similares ao módulo no Brasil, vivenciar uma rica e singular experiência na científica, econômica e culturalmente excepcional área da Baía de São Francisco, incluindo visitas às empresas do Vale do Silício. A essência da Escola Haas em Berkeley reflete o espírito da Califórnia: explorar ideias inovadoras, buscar grandes oportunidades, ousar e mudar o mundo.

Columbia University - New York / EUA*

O módulo “Macroeconomic Risk Management” em parceria com a PRMIA (Professional Risk Management International Association), engloba os elementos essenciais de finanças, quantificação de riscos, mercados e instrumentos financeiros. Os executivos são apresentados às melhores práticas do mercado, crédito e gerenciamento de risco operacional, em uma das melhores escolas de educação executiva do mundo, de acordo com o Ranking do Financial Times.

Shanghai Jiao Tong University - China*

Módulo “Oportunidades de negócios entre Brasil e China – The Future” é realizado em Xangai, por meio de palestras, debates e visitas a empresas e organizações na China e debates com seus principais executivos. O seminário possibilita aos participantes o acesso aos conceitos da economia chinesa, ampliação dos conhecimentos sobre a realidade política, cultural e social chinesa, e também sobre a competitividade chinesa e seus modelos de negócios. Busca compreender as opções estratégicas para a realização de negócios com a China, formação de networking com empresários chineses e latino-americanos.

Johns Hopkins University / EUA*

A Paul H. Nitze School of Advanced International (SAIS) é a divisão de pós graduação da Johns Hopkins University e tem seu currículo projetado para mesclar teoria e prática de estudos internacionais com destaque para relações internacionais, diplomacia e economia. O programa com três dias de duração tem seu foco em eventos e políticas da contemporaneidade, comércio global e sustentabilidade, finanças, investimentos internacionais e mercados estrangeiros. O programa Politcs of International Relations & Economy e seu corpo docente repleto de especialistas coloca a SAIS entre as melhores escolas de assuntos internacionais do mundo.

(11)

CORPO DOCENTE

Formado por doutores, mestres, empresários e consultores com vasta formação acadêmica nacional e internacional, além de serem renomados profissionais em suas áreas de atuação.

MANUAL DO ALUNO E REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS

O Programa tem suas normas de funcionamento consolidadas no Manual do Aluno-Regulamento Geral dos Cursos. REALIZAÇÃO

Aulas quinzenais. RESOLUÇÃO DO MEC

Os cursos de MBA, Executive MBA e Master são certificados pela Faculdade Arnaldo. Instituição de Ensino credenciada e autorizada pelo MEC a oferecer cursos de graduação e pós-graduação. Conforme a Resolução do CNE/CES n 01/2007, tais cursos podem ser oferecidos pelas instituições de ensino credenciadas independente de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Em seus cursos de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Empreendedorismo a marca B.I. International garante a excelência e qualidade do ensino lato sensu.

INFORMAÇÕES

ADICIONAIS

PROCESSO

SELETIVO

ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO

Durante a fase em que o interessado estiver avaliando as alternativas de programas, ele participa de uma entrevista na qual é feita a primeira avaliação das competências individuais. São analisados seus níveis de conhecimento e proficiência, além do mapeamento de perspectivas profissionais e pessoais. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

- Ficha de inscrição preenchida - RG (cópia)

- CPF (cópia)

- Certificado / Diploma de graduação - Histórico de graduação

(12)

BELO HORIZONTE | BRASÍLIA - DF | SÃO PAULO | RIBEIRÃO PRETO

www.biinternational.com.br

Babson Executive Education

Johns Hopkins

Shanghai Jiao Tong

UC Berkeley - School of Information

Columbia University

PARCERIAS INTERNACIONAIS

Referências

Documentos relacionados

Portanto, objetivou-se com o presente trabalho analisar as concentrações de material particulado na atmosfera da região de Tangará da Serra, MT, bem como

Direito Ambiental; 2 Comentários à concepção de Meio Ambiente; 3 Meio Ambiente e Patrimônio Cultural: Aspectos Introdutórios; 4 Tombamento Ambiental: 4.1 Conceito

– Para desconectar la báscula, apretar de nuevo la tecla START. Consejo: anotar en sus sillas de ruedas el peso y el puesto de memoria

Para atender às necessidades dos novos tempos, o autor propõe um sistema de acumulação de custos e receitas por entidades (unidade consumidora de recursos) e de apuração de

Essas obras foram realizadas com o objetivo de afetar o espectador e levá-lo à “suprassensação”, ao dilatamento das capacidades sensoriais, com o objetivo de estimular

Para avaliação da estabilidade no armaze- namento, as amêndoas, em um total de seis trata- mentos (três embalagens, com e sem adição de sal), foram armazenadas à temperatura

de serviços deixa de ser anual, passando a ser trienal. A actualização é determinada pela aplicação do coeficiente de desvalorização da moeda, fixado anualmente

Em 2012, foram publicados dois normativos com objetivo de integrar ações que visam à melhoria da eficiência no uso racional dos recursos públicos e à inserção da