• Nenhum resultado encontrado

22o. Prêmio Expressão de Ecologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "22o. Prêmio Expressão de Ecologia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

2014 - 2015

Cartilha distribuída para alunos nas escolas e

em outras palestras realizadas. Ciclo de Vida do EPS: da venda ao reuso

Ponto de Coleta Voluntária instalados nas oito

unidades Termotécnica Visita de alunos de escolas municipais e estaduais na unidade de reciclagem da Termo-técnica, também recebemos visitas de empre-sas e instituições.

(2)

Q1: Título do projeto ambiental participante: Programa Reciclar EPS (poliestireno espandido):

Da Logística Reversa a Novos Produtos

Q2: Categoria de inscrição:

(sem rótulo)

Selecione: Reciclagem

Q3: Sobre a organização participante:

Razão social: Termotécnica Ltda Nome fantasia: Termotécnica

Setor de atuação: Transformação Plástica Data de fundação:(dd/mm/aaaa) 29/08/1961

Número de colaboradores: 1200

Q4: Informações de contato:

Endereço: Rua Albano Schmidt, 2750

Bairro: Boa vista

Cidade: Joinville

Estado: SC

CEP: 89206-002

Telefone com DDD: 4734512607

Q5: Informações do responsável pelo preenchimento do questionário:

Nome completo: Rodolfo Garcia Junior Cargo: Analista de Marketing

E-mail: rodolfo.junior@termotecnica.com.br Telefone com DDD: 4734512725

COMPLETA

COMPLETA

Coletor:

Coletor: Web Link 1 Web Link 1 (Link da Web)(Link da Web)

Iniciado:

Iniciado:sexta-feira, 31 de outubro de 2014 03:49:34sexta-feira, 31 de outubro de 2014 03:49:34 Última modificação:

Última modificação:sexta-feira, 7 de novembro de 2014 03:49:50sexta-feira, 7 de novembro de 2014 03:49:50 Tempo gasto:

Tempo gasto:Mais de um diaMais de um dia Endereço IP:

Endereço IP:200.175.44.48200.175.44.48

PÁGINA 1: Informações cadastrais:

(3)

Q6: Informações do responsável pelo projeto:

Nome completo: Regina Célia Zimmermann da Fonseca Cargo: Diretora de Operações

E-mail: regina.zimmermann@termotecnica.com.br Telefone com DDD: 4734512610

Q7: AUTORIZO a divulgação de informações cadastrais no Guia de Sustentabilidade 2015 e no site do Prêmio Expressão de Ecologia?

Sim

Q8: Data de início do projeto:(ex.: 01/02/2012) 01/01/2007

Q9: O projeto está em andamento? Sim

Q10: Data do término do projeto:(se aplicável, ex.: 01/02/2012)

Não aplicável

Q11: Número de pesssoas que participaram do projeto:(favor digitar somente o valor numérico, ex.: "10.868")

Remuneradas 800 (considerando 100 empregos direto ao ano, desde 2007)

Q12: Quantas pessoas, animais e/ou espécies já foram beneficiados pelo projeto?(favor digitar somente o valor numérico, ex.: "5.850")

Pessoas 15.000 pessoas/ano (média de 3 pessoas por família)

Famílias 5.000 famílias/ano

Animais Não aplicável

Espécies Não aplicável

Q13: Parceiros que apoiaram financeiramente o projeto:

FINEP

Q14: O projeto é decorrente de exigências de órgãos regulamentadores?

A logística reversa faz parte da proposta de valor da Termotécnica a seus clientes, sendo uma contribuição significativa em relação às adequações da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) à cadeia, além de uma contribuição ambiental ao planeta.

(4)

Q15: Descreva o problema ambiental identificado no projeto:(máx. 3.000 caracteres)

Pelo lado da cadeia de abastecimento e clientes, existe a geração de resíduos, que embora inertes, apresentam impactos visuais e ocupam espaços em aterros sanitários. A reciclagem do isopor evita a disposição em aterros alongando a vida útil destes. Adicionalmente, evita-se o desperdício de materiais em atender a legislação ambiental a PNRS. Pelo lado do consumidor a redução da geração de resíduos e a percepção das soluções de produtos adequados do ponto de vista da sustentabilidade, podem valorizar a imagem dos fabricantes. O projeto também identificou a possibilidade de redução do uso de recursos naturais nos processos produtivos devido ao reuso sustentável e reciclagem.

Q16: Qual a solução encontrada?(máx. 3.000 caracteres)

A Termotécnica antecipou-se à PNRS e desenvolveu alternativas inéditas para a reciclagem do EPS, popular isopor, até então um material rejeitado nas coletas seletivas. Desde de 2007 iniciou-se a logística reversa das embalagens, agregando clientes, varejistas, concorrentes, fornecedores, importadores, catadores e

consumidores. E por fim desenvolveu estratégias de reciclagem do material, com processos mecânicos e também químicos. A Termotécnica já reciclou desde 2007 mais de 30 mil toneladas, o que representa mais de 1/3 do EPS (isopor) produzido no Brasil.

Q17: Descreva detalhadamente o que constitui(u) o projeto e de que forma é(foi) desenvolvido: (máx. 5.000 caracteres)

A iniciativa da inovação sustentável da Termotécnica teve por diretriz a visão de sustentabilidade da alta direção. A inovação tem relevância no modelo de negócio da empresa, visto que, um dos objetivos estratégicos é ser referência em sustentabilidade. Dessa forma, conta com a adesão e apoio de todas as áreas da empresa.

A Termotécnica passou a investir no que é o diferencial de sua tecnologia: o desenvolvimento de uma ampla cadeia de logística reversa. O que foi um desafio substancial, pois, pelo fato de ser um material extremamente leve (98% de seu volume é composto por ar) a viabilidade econômica de tal operação apresentou a maior dificuldade.

No ano de 2007, com o projeto de logística definido, se desenvolveu e se implantou de forma pioneira o programa "RECICLAR EPS" com propósito de coletar através da logística reversa as embalagens pós-consumo desenvolvendo parcerias com cooperativas de triagem, indústrias e importadores.

Com investimentos na ordem de R$15 milhões instalaram-se unidades de reciclagem em Manaus, Goiânia, Indaiatuba, Rio Claro, Curitiba, Joinville e Sapucaia do Sul. Como este desenvolvimento ocorreu em conjunto com a cadeia, cooperativas, universidades, e outros órgãos, a Termotécnica não solicitou a proteção ou concessão de propriedade intelectual. Sua posição em relação ao tema é que a inovação deve garantir a sustentabilidade dos seus negócios em parceria com os seus clientes, fornecedores, e a sociedade.

A competência da Termotécnica na reciclagem do EPS não se resume apenas na ampla cadeia de logística reversa implantada. A empresa investiu em P&D procurando valorizar o material coletado. Através da reciclagem mecânica, o material coletado é empregado juntamente com EPS virgem para compor os

produtos acabados que são posteriormente vendidos pela Termotécnica para aplicações na construção civil e como embalagens para produtos industriais.

Os produtos da extrusão são vendidos desde 2008 como matéria prima para aplicação em produtos diversos tais como perfis, rodapés, molduras, e solados, entre outros. Por meio da reciclagem química, se reduz o consumo de estireno através do EPS de pós-consumo, reduzindo o impacto ambiental do consumo de recursos.

(5)

Q18: Quais os resultados alcançados com o projeto? (máx. 4.000 caracteres)

A otimização na utilização de recursos energéticos tem sido foco de pesquisas e investimentos nas últimas décadas. Energeticamente é possível afirmar que a redução direta no consumo de derivados de petróleo (estireno, poliestireno) pela Termotécnica é de 20%.O EPS se utilizado em produtos na construção civil, representa uma economia energética natural por possuir até 98% de ar em sua composição, estes produtos contribuem substancialmente para o meio ambiente tanto pelo fato anteriormente citado, quanto pela redução na demanda de poliestireno virgem. As embalagens podem também utilizar em sua composição, percentuais de material reciclado que reduzem a utilização de matéria prima virgem.

O processo de reciclagem e reintrodução do EPS no mercado gera 100 empregos diretos e contribui com a geração de renda para mais de 370 cooperativas e 1.200 pontos de coleta, envolvendo mais de 5.000 empregos famílias. Os mais de 100 colaboradores diretos deste processo, empregados da Termotécnica e seus dependentes, contam com assistência médica, refeição, vale transporte, auxilio educação entre outros. Já para os colaboradores indiretos, são beneficiados pelas oportunidades de emprego, criação de novos negócios e oportunidade de obtenção de renda. A sociedade de forma geral se beneficia, pois a

Termotécnica recolhe todo o EPS disponivel nas comnidades participantes do Projeto de Reciclagem. Consequentemente, as autoridades municipais economizam com a destinação de um material que ocupa muito espaço e os recursos podem ser destinados a atividades nobres, como saúde e educação.

Outro fator de destaque é o trabalho de conscientização da reciclagem do EPS que é realizado com a comunidade através de palestras em escolas, empresas, clientes entre outros que somam mais de 200 palestras, enfatizando que a participação de todos no processo de separação e destinação correta dos resíduos recicláveis é fundamental. Cartilhas, interação com o mascote Termotécnica e DVD's são oferecidos ao público para a conscientização e maior conhecimento sobre a reciclagem do isopor. O portal

reciclareps.com.br oferece a comunidade uma ferramenta de localização do local mais próximo de sua casa para destinar o isopor, facilitando e otimizando a destinação do mesmo.

A Termotécnica tem o desafio de expandir essa rede de coleta de EPS para regiões ainda não atendidas, por sua vez aumentando a geração de emprego e renda.

Q19: Quantifique em números os resultados obtidos com o projeto:(Essa questão exige ao menos um resultado quantificado. Exemplo: 150 árvores foram plantadas; 10 kg de material reciclado; 25 crianças atendidas pelo programa ambiental; 150 animais beneficiados)

Resultado 1 Mais de 30 mil toneladas de EPS reciclado desde 2007

Resultado 2 Empregos gerados: 100 empregos diretos ano e 5000 famílias envolvidas.

Resultado 3 Eficiência energética: Redução de 1/3 em energia e insumos

Resultado 4 Pontos de Coleta de EPS: Mais de 1.200 Resultado 5 Cooperativas envolvidas: 370

Resultado 6 Utilização de matéria prima: Redução de 20% de matéria prima virgem substituída por EPS pós-consumo.

Q20: AUTORIZO a disponibilização de download gratuito do arquivo digital do projeto inscrito através do site do Prêmio Expressão de Ecologia?

(6)

Q21: Faça um breve histórico da organização participante e suas principais práticas de gestão ambiental adotadas:(máx. 4.000 caracteres)

A partir do desdobramento de seus objetivos estratégicos e sua política ambiental, a Termotécnica determinou objetivos de gestão, monitorando e executando ações efetivas para promover a melhoria do desempenho ambiental, os quais podem destacar os indicadores de consumo de água, consumo de energia, reciclagem de EPS, atendimento a requisitos legais, destinação de resíduos e comunicações com partes interessadas. A empresa possui em suas unidades, localizadas em Joinville (matriz), São José dos Pinhais, Indaiatuba, Rio claro e Manaus um sistema de gestão ambiental baseado na ISSO 14001, sendo a unidade de Manaus certificada na norma NBR ISSO 14001:2004. Possui ainda certificação ROHS na unidade de Joinville relativa ao controle de substâncias químicas. Por meio do sistema ambiental e da melhoria do desempenho

ambiental em todas as operações da organização. Neste ano a Termotécnica está publicando, pela primeira vez, o seu relatório de sustentabilidade baseado no modelo da Global Reporting Initiative (GRI) objetivando medir, divulgar e prestar contas para os stakeholders internos e externos sobre o desempenho organizacional visando compromisso com o meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

A Termotécnica adota práticas de sustentabilidade no seu dia-a-dia desde a reutilização e tratamento da água da rede de esgoto, atendendo ao sistema de gestão ambiental ISO 14001 e a politica ambiental da empresa, até ações maiores como a coleta e reciclagem de aproximadamente 30% das embalagens de EPS pós-consumo geradas no Brasil por ano. Esse reconhecimento vem através de prêmios como, por exemplo, o certificado de parceiro e colaborador do Projeto Estadual Município Verde e Azul da Secretária do Estado do Meio Ambiente de SP, classificação destacada em auditorias de clientes da linha branca e marrom além da automobilística que nos auditam nos critérios de qualidade, saúde, segurança e responsabilidade social. Frequentemente a Termotécnica é convidada a apresentar seu case de Reciclagem do EPS ou a participar de reuniões em instituições como o Ministério do Meio Ambiente. A Termotécnica tem a visão de ser uma

empresa de classe mundial e possui como objetivo estratégico ser referencia em sustentabilidade, para tanto monitorar através de seu mapa estratégico, baseado no BSC – Balanced Scorecard, indicadores como: consumo de energia, eficiência de matéria prima, consumo de vapor, % reciclagem de embalagens de EPS no mercado, e volume de vendas de EPS reciclado.

A Termotécnica pratica a sustentabilidade através da conscientização, coleta e reciclagem do EPS no

mercado. A conscientização da importância de seu processo inovador e seus benefícios para a sociedade se dá através de palestras realizadas em escolas, clientes e na própria empresa. Para facilitar o entendimento foram desenvolvidos materiais de comunicação como cartilhas e DVDs que são distribuídos. Em abril de 2012 a Termotécnica mostrou essa iniciativa para mais de 28 mil visitantes da Feira Interplast com a ‘Ilha da

Reciclagem dos Plásticos, apoiada por seu potencial fornecedor de estireno, a Innova AS. A Ilha teve como objetivo apresentar as propriedades dos plásticos, sua reciclabilidade, reaproveitamento e as possibilidades de aplicações em novos produtos com matéria-prima reciclada. Este ano, jovens aprendizes da empresa apresentaram o case de reciclagem a Termotécnica em uma mostra escolar. Frequentemente são realizadas campanhas internas com os colaboradores com o objetivo de conscientizar sobre temas como semana do meio ambiente, dia mundial da água, entre outros. A empresa utiliza das mídias sociais para divulgar suas inovações e práticas de sustentabilidade para a comunidade, bem como disponibiliza a sua equipe de P&D e de Marketing para prestar apoio e treinar cooperativas de catadores, realizar palestras de conscientização ambiental em estabelecimentos de ensino, e em outras diversas ações que colaboram para o meio ambiente e um desenvolvimento sustentável.

Q22: Quais foram os principais beneficiários das ações ambientais de sua organização?

Comunidades vizinhas, Comunidades distantes, Organizações comunitárias

Q23: Sua organização divulgou, seja em meio impresso ou internet, suas ações ambientais em relatórios ou balanços?

(7)

Q24: Em relação à questão anterior, no caso de a divulgação ter sido feita via internet, favor colar o(s) link(s) de acesso:

Link 1: http://www.termotecnica.ind.br/empresa/rel atorio-de-sustentabilidade/

Link 2: http://www.reciclareps.com.br/relatorio-de-sustentabilidade/

Q25: Possui profissional(is) encarregado(s) de segurança, saúde e meio ambiente?

Sim

Q26: Possui procedimentos para redução, reutilização e reciclagem de materiais?

Sim

Q27: Possui um plano de redução das emissões de carbono?

Não

Q28: Por quais normas a organização é certificada? ISO 9001, ISO 14001

Q29: Faturamento (R$) anual em 2013:(favor digitar somente o valor numérico, ex.: "25.868,52")

359.848.000,00

Q30: Investimento (R$) em ações ambientais em 2013:(favor digitar somente o valor numérico, ex.: "25.868,52")

5.774.000,00

Q31: Investimento (R$) total com o projeto inscrito no 22º Prêmio Expressão de Ecologia:(favor digitar somente o valor numérico, ex.: "25.868,52")

15.000.000,00

Q32: Investimento (R$) com projetos culturais aprovados pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura em 2013:(favor digitar somente o valor numérico, ex.: "25.868,52")

Questionado ignorou esta pergunta

Q33: AUTORIZO a divulgação de informações financeiras no Guia de Sustentabilidade 2015 e no site do Prêmio Expressão de Ecologia?

Sim

PÁGINA 4: Perspectiva financeira:

(8)

Q35: Embora não seja obrigatório, você pode complementar sua inscrição enviando anexos (documentos, jornais, revistas, fôlderes, relatórios ambientais ou de sustentabilidade, CDs, DVDs ou qualquer material institucional sobre o projeto) pelo correio, via Sedex, para a sede da Editora

Expressão (Rodovia SC 403, nº 5663, Sala 107 -Ingleses - 88058-001 - Florianópolis–SC) até o dia 5 de novembro de 2014.Você enviará anexos para complementar sua inscrição?

Sim, enviarei anexos para a sede da Editora Expressão.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, caso a atividade da entidade requerente se tenha iniciado há menos de um ano ou alguns dos seus membros produtores tenham comercializado a sua produção diretamente

Obrigatoriedade da prestação do serviço de disponibilidade 1 — Todos os agentes de mercado adjudicatários no leilão do regime de remuneração da reserva de segurança devem

O operador da rede de transporte, no desempenho da atividade de Gestão Global do Sistema, deve respeitar critérios que assegurem a manutenção de níveis de segurança e de qualidade

1 — Além do disposto no Artigo 172.º deste regulamento, os contratos de fornecimento de energia eléctrica a celebrar entre os comercializado- res de último recurso e os seus

apresentar uma proposta de fornecimento de energia elétrica no prazo máximo de 8 dias úteis, no caso de clientes em BT e de 12 dias úteis nos restantes clientes, a contar da data

a) Agente de mercado – entidade que transacciona gás natural nos mercados organizados ou por contratação bilateral, correspondendo às seguintes entidades: comercializadores,

Mas outra parte não se interessava a fazer as atividades, assim o professor deve sempre buscar outras formas de ensino que chame a atenção dos alunos, incentivando sua

Usando vapor d’água, nas caldeiras, por ar quente, eletricidade, micro-ondas e infravermelho. 15) O processo de esterilização é muito comum na indústria farmacêutica.. 16) Quais