• Nenhum resultado encontrado

Atividades a realizar no mês de junho 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades a realizar no mês de junho 2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Atividades a realizar no mês de junho 2015

Projeto Internet Sénior

O Projeto Internet Sénior tem por objectivo possibilitar um primeiro contato com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet. Decorre na Biblioteca-sede (Loulé), Pólo de Quarteira e Pólo de Salir.

Inscrição para maiores 55 anos.

Autores da semana

Semanalmente a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

01 a 06 junho – Luísa Beltrão 08 a 13 junho – Dick Haskins

15 a 19 junho – Maria Velho da Costa 22 a 26 junho – Miguel Miranda 29 junho a 03 julho – Pepetela

Histórias com Arte

Dias – 02, 04, 09 e 11 - terças e quintas-feiras - 10h30 e 15h00 Temática: Vamos festejar os Santos Populares

Pretende-se com esta atividade contribuir para o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos alunos através da arte plástica e da escrita.

Destinatários: Alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Projeto LEIA

O Projeto LEIA – Leitura Assistida, visa a inclusão social, facilitando e promovendo a aplicação de ferramentas inclusoras orientadas para uma população em isolamento que não efectue leituras autónomas.

Dia 03- 11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 05 - 11h00 – Existir de Loulé

Dia 12 - 10h30 -Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve de Loulé

Dia 17 - 11h00 – Associação Social e Cultural da Tôr / 15h00 - ASMAL-UVAP – Unidade de Vida Apoiada/Almancil

Dia 19 - 11h00 – Existir de Loulé

Dia 24 - 11h00 – Associação Bem Estar aos Amigos de Querença /15h00 – ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil

Dia 26 - 10h30 -Santa-Casa da Misericórdia de Loulé / 14h30 – UNIR-Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve de Loulé

Hora do Conto

(2)

Temática: Chegou o Verão…

Através da leitura de várias obras, pretende-se proporcionar momento de lazer, partilha e interação entre as crianças.

Com este projeto pretendemos dar a conhecer várias obras de escritores. Destinatários: Alunos do jardim de infância e do 1º ciclo

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube Leitura em Língua Alemã / Leserklub fuer portugiesische Literatur in deutscher Sprache

Dia 04 – quinta-feira – 16h00

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, de autores de língua portuguesa traduzidos para língua alemã.

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Projecto “Poesia ao fim dia” Sextas-feiras - 18h00

O Projeto “Poesia ao fim do dia”, é uma atividade de promoção da poesia, da leitura poética, da interação entre o público, o leitor, o livro e a poesia.

Cada sexta-feira a Biblioteca receberá um convidado que lerá/declamará poesia à sua escolha.

05 junho - Fánan 12 junho - Rita Moreira

Destinatários: Público em geral. Entrada livre

Hora do Conto para Pais e Filhos Dia 06 - sábado - 15h30

Depois da audição de uma história iremos realizar uma atividade.

Dia 06 – “Quem quer ir à praia?” de Brigitte Luciani com ilustrações Eve Tharlet Entrada livre

Literatura de Berço

Dias 06 e 20 - sábados - 10h00 às 11h30

Através desta acção os pais irão desenvolver, ao longo das quatro sessões, algumas práticas que os auxiliam na introdução e descoberta do livro. O livro, enquanto objeto de uso quotidiano de caráter lúdico e criativo, facilitará, junto dos seus bebés, o desenvolvimento de atitudes positivas face à leitura e à literatura infantil.

Público: Bebés (4 aos 12 meses) acompanhados de, no máximo, 2 adultos É necessária inscrição prévia para biblioteca@cm-loule.pt

Exposição ‘As Pedras Também Contam Histórias’ de Libéria Matos De 08 a 30 de junho

Quem disse que as pedras são só e apenas pedras? Que se enganem os cépticos! Se lhes dermos alma, são tudo aquilo que nós quisermos. A exposição ‘As Pedras Também Contam

(3)

Histórias’ trata-se de uma narrativa estética através da imaginação e sensibilidade de Libéria Matos.

Libéria Matos é Professora de Português do segundo ciclo do Ensino Básico e esta exposição é o resultado de uma recolha feita numa praia algarvia, de pedras. Pedras estas que, segundo a própria, nos transmitem histórias e imagens que vão para além da nossa imaginação.

A entrada é livre.

Ciclo de Ateliês Saber + a Ler – Luís Vaz de Camões / Dia de Portugal Dia 09 – terça-feira – 10h00 e 14h00

No âmbito das comemorações das várias datas importantes que marcam a história de Portugal, a Biblioteca Municipal realiza um ciclo de ateliês temáticos direccionado para alunos do 1º ciclo.

A terceira temática deste ciclo está relacionada com o poeta Luís Vaz de Camões / Dia de Portugal.

Destinatários: Alunos do 1º Ciclo

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Recital de poesia – Pessoa’s – O Senhor Fernando e os heterónimos por Afonso Dias Dia 12 – sexta-feira – 21h30

Para comemorar mais um aniversário de nascimento (13 de junho) de um dos maiores poetas da língua portuguesa, a Biblioteca apresenta um recital de homenagem, por Afonso Dias.

Afonso Dias dedicará este recital a um dos poetas mais importantes da poesia portuguesa, que também deu vida a heterónimos, como Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

A entrada é livre.

Hora do Conto

Dia 13 – sábado – 15h30

História: “Orelhas de Borboleta” de Luísa Aguilar com ilustrações de André Neves Entrada livre

Música para Bebés e Crianças – Bebés dos 0 aos 2 anos Dia 13 - sábado - 10h30

Desde a primeira infância a criança encontra-se no seu melhor momento para desenvolver as suas capacidades, sendo a experiência musical, utilizada com conteúdos adequados, um dos métodos mais apropriados para que o bebé adquira um desenvolvimento equilibrado. É necessário o contato do bebé com um universo de vivências que o estimulem. Observar, imitar, experimentar, constituem estímulos multi-sensoriais que contribuem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 30 a 45 minutos. Formador: Ricardo Jorge

(4)

Ciclo “Conversas de Graúdos sobre Miúdos” - “A importância da Literatura oral para os mais novos” por Olga Fonseca.

Dia 16 – terça-feira – 18h30

Prestes a terminar o ciclo Conversas de Graúdos sobre Miúdos que trouxe ao diálogo temas como a nutrição infantil, aleitamento materno, terapia da fala, literatura infantil, perturbações do sono, a última temática abordada será a importância da literatura oral para os mais novos.

Professora Dra. Olga Fonseca é professora-adjunta do departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, área científica de Estudos Portugueses; membro eleito do Conselho Técnico-Científico e subdiretora do curso de licenciatura em Educação Básica. Realizou o mestrado em Estudos Literários Comparados, na Universidade Nova de Lisboa, apresentando a dissertação «O Processo de Individuação nos Contos Tradicionais. O Ciclo do Animal-Noivo». Realizou o doutoramento em Literatura, especialidade de Literatura Oral e Tradicional, na Universidade do Algarve, apresentando a tese «O conto maravilhoso e o desenvolvimento de um raciocínio ético».

Confere-se certificado de participação. Entrada Livre.

Estórias em Família – Vou de férias… Dia 19 – sexta-feira - 21h00

Pretende-se com esta iniciativa incentivar, desenvolver e valorizar o gosto pela leitura em família.

Porque os livros são fundamentais para desenvolver competências, estimular a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, em cada sessão daremos oportunidade aos pequenos leitores de contarem e animarem uma história.

Sendo a família o principal educador, contamos com o apoio das famílias para auxiliar na maravilhosa viagem pelo imaginário dos livros.

Destinatários: Público em geral (dos 0 aos 100)

Clube de Leitura de Loulé Dia 24 - quarta-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: Madrugada Suja de Miguel Sousa Tavares Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

Clube de Leitura Júnior Dia 27 – sábado - 10h00

O “Clube de Leitura Júnior” pretende promover o livro e a leitura junto de jovens, criando hábitos de leitura autónoma e de utilização de todos os recursos que a Biblioteca Municipal disponibiliza. Pretende-se igualmente que os membros deste clube consigam exprimir opinião crítica sobre os livros lidos.

Livro em discussão: Cinco tempos, quatro intervalos de Ana Saldanha. Destinatários: Jovens entre os 9 e os 11 anos.

(5)

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

BIBLIOCASA - Serviço Domiciliário de Apoio à Leitura

Este é um serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

A Biblioteca Municipal pretende que este seja um serviço que garanta às pessoas condicionadas por limitações de mobilidade, ainda que temporárias, um serviço de leitura pública adaptado às necessidades especiais dos seus utentes no que diz respeito ao acesso à informação e uso da documentação.

O BIBLIOCASA disponibiliza os seguintes recursos: empréstimo de livros, DVDs, VHS, CDs, jogos e CD-Roms, serviço de entrega e recolha de livros e outros documentos e serviço de informação à comunidade.

Os utilizadores podem (autonomamente ou apoiados por funcionários da Biblioteca através da internet) consultar, nas suas casas, a base de dados da Biblioteca Municipal e selecionar os documentos que desejam para empréstimo.

Para aderir a este serviço os interessados deverão preencher e fazer chegar à Biblioteca Municipal (via email biblioteca@cm-loule.pt ou correio para Rua José Afonso-8100 Loulé) um inquérito para se poder proceder à avaliação e seleção dos leitores que o BIBLIOCASA integrará. Estes inquéritos estão disponíveis na Biblioteca ou nos seus Polos, através de email ou por telefone (289 400 850).

Realizam-se visitas orientadas. (É necessária marcação prévia)

Pólo de Quarteira

Autores da semana

Semanalmente o Pólo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

1 a 6 junho – Vasco Graça Moura 8 a 13 junho – Pablo Neruda 15 a 20 junho – J. K. Rowling 22 a 27 junho – Julio Cortazar 29 junho a 4 julho – Phillip K. Dick

Hora do Conto

Segundas, quartas e sextas-feiras - 10h30 e 15h00 “Os três terríveis porquinhos” de Liz Pichon

(6)

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt Entrada livre.

Conta-me um conto Dia 20 – sábado - 16h00

“O ratinho torto” de Ana Beatriz Afonso Entrada livre

Serão de Poesia

Dia 26 de junho – sexta-feira – 21h00

Leitura de poesia por: António Clareza, Isa Patrício e Maria Helena Horta. Entrada livre.

Clube de Leitura de Quarteira Dia 30 - terça-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: Os memoráveis de Lídia Jorge Destinatários: Público em geral

Informações e inscrições: Pólo da Biblioteca em Quarteira Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

Horários

Biblioteca Municipal de Loulé

Horário de Inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho) Segunda-feira das 14h30 às 19h00

De terça a sexta-feira das 9h30 às 19h00 Sábado das 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro) De segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00

Pólo de Quarteira

Segunda e sábado - 13hoo às 19h00 De terça a sexta - das 09h00 às 19h00 Pólo de Salir

De segunda a sexta-feira

(7)

Contactos

Biblioteca Municipal de Loulé – Rua José Afonso 8100-592 Loulé Telefone: 289 400 850

Pólo de Quarteira – Largo do Mercado nº 3 – 8125 Quarteira Telefone: 289 400 846

Pólo de Salir - Rua José Viegas Gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

E-mail: biblioteca@cm-loule.pt

Realizam-se visitas orientadas. (É necessária marcação prévia)

Referências

Documentos relacionados

Nesta seção se abordará sobre os destinos das exportações de Angola para outros países, identificar pelo menos cinco principais países ao qual são destinados o produto

Não sei qual é a sua situação hoje, mas creio que essa história foi registrada na Bíblia com um objetivo: que você saiba que, por mais que tudo indique que Jesus não está

Porém, a internacionalização não deve ser vista apenas como uma oportunidade ou uma saída desesperada com o objetivo de aumentar as vendas em um determinado

Pode-se concluir que a Talidomida é considerada pelas agências de saúde nacional e internacional como um agente teratogênica, entretanto a liberação do fármaco tem

Agora que você tem o aplicativo (webserver.py) que deve ser executado em seu recipiente, é hora de construir o recipiente do estivador. Um recipiente é definido em

Nesse contexto, o objeto de estudo desse trabalho é a mesorregião do Sertão de Pernambuco, localizada na porção semiárida da região Nordeste do Brasil, a partir

1º Ficam aprovadas, conforme anexo, as Matrizes Curriculares 2021.1 e 2021.2 do curso de Negócios Internacionais, bacharelado, Campus Curitiba, da FAE

Os debates em torno da natureza dos acontecimentos e dos fatos vinculados às unidades de educação infantil nas universidades, associados aos avanços da área da