• Nenhum resultado encontrado

Conselho Municipal de Educação Acta da Reunião de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conselho Municipal de Educação Acta da Reunião de"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 5

ACTA N.º 5/2010

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, REALIZADA NO DIA 27 DE SETEMBRO DE 2010

Aos vinte e sete dias do mês de Setembro, do ano de dois mil e dez, nesta cidade de Peniche, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, reuniu o Conselho Municipal de Educação, estando presentes os Excelentíssimos Senhores António José Ferreira Sousa Correia Santos, Presidente da Câmara Municipal de Peniche; Jorge Alberto Bombas Amador, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche e responsável pelo Pelouro da Educação; Rogério Manuel Dias Cação, Presidente da Assembleia Municipal; António Manuel Salvador, Presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia; Vítor Manuel Henriques Vieira, Representante da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo; Professor Américo de Araújo Gonçalves, Representante do Pessoal Docente do Ensino Secundário Público; Educadora Ana Paula Nascimento Henriques, Representante da Educação Pré-Escolar Pública; José Manuel da Graça Cavalete, Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia; José Carlos Baptista, Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2,3 D. Luís de Ataíde; Maria Helena Avelino São Bento Correia, Representante do Pessoal Docente do Ensino Básico Público.

Do Pelouro da Educação esteve presente a Dra. Sofia Margarida Estrela Miguel. Este Conselho Municipal de Educação reuniu, em sessão ordinária, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Informações;

2. Abertura do Ano Lectivo 2010/2011; 3. Plano de Actividades CME;

4. Outros assuntos.

Não compareceram à reunião: a Representante das Associações de Estudantes, Sra. Marta Cerdeiro; o Representante das Forças de Segurança, Sargento Nelson Coelho; a Representante dos Serviços Públicos da Área da Juventude e do Desporto, Dra. Célia Maria Rodrigues Caseiro; a Representante dos Serviços de Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego de Caldas da Rainha, Dra.

(2)

Página 2 de 5 Célia Maria Gomes Roque, e a Representante da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Dra. Teresa Margarida Mouga,

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS

O Senhor Presidente da Câmara deu conhecimento do seguinte pedido de justificação de faltas à reunião:

 Jofre Manuel Correia Pereira, Representante das Instituições Particulares de

Solidariedade Social, na área da Educação, ausência justificada por motivo de saúde;

 Enfermeira Cristina Maria Vidal de Castro, Representante dos Serviços Públicos

de Saúde, ausência justificada por motivo de ordem profissional;

 Dra. Maria Emília Monteiro Representante dos Serviços de Segurança Social,

ausência justificada por motivo de férias.

PERÍODO DA ORDEM DO DIA 1. Informações

Aguardados os trinta minutos regulamentares previstos e estando presentes dez elementos do Conselho Municipal de Educação, que formam o quórum necessário ao seu funcionamento, o Senhor Presidente da Câmara deu início à reunião.

O Senhor Vice-Presidente da Câmara, no âmbito da Comemoração do Centenário da República, divulgou a exposição e apelou à sensibilidade das escolas para esta temática. Informou, acerca da candidatura ao Regime Europeu de Fruta Escolar, para o presente ano lectivo 2010/11, continuando a abranger todos os alunos do 1.º ciclo, serão distribuídas frutas e hortícolas.

Informou, da publicação de edital no âmbito da atribuição de treze bolsas de estudo para estudantes do ensino superior. Informou, ainda, dos workshops a levar a cabo nas escolas do 1º ciclo no âmbito da promoção das Rendas de Bilros, numa fase inicial abrangendo algumas turmas de escolas da cidade, resultante de uma parceria entre a Câmara e os Agrupamentos de Escolas.

O Senhor Presidente informou do encontro da Comissão Interministerial para Assuntos do Mar, composta pelos Ministros de Estado e da Administração Interna, de Estado e dos Negócios Estrangeiros, da Presidência, do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, da Economia e da Inovação, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, da Educação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Cultura, ou seus representantes, e por representantes dos Governos Regionais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. No âmbito

(3)

Página 3 de 5 da Estratégia Nacional para o Mar são pilares estratégicos: 1) O conhecimento; 2) O planeamento e ordenamento espaciais; 3) A promoção e defesa activas dos interesses nacionais. São oito as acções estratégicas aprovadas que reflectem apostas em diversas linhas de acção:

 Sensibilização e mobilização da sociedade para a importância do mar;

 Promoção do ensino e divulgação nas escolas de actividades ligadas ao mar;

 Promoção de Portugal como um centro de excelência de investigação das

ciências do mar da Europa;

 Planeamento e ordenamento espacial das actividades ligadas ao mar;

 Protecção e recuperação dos ecossistemas marinhos;

 Fomentar a economia do mar;

 Apoiar novas tecnologias aplicadas às actividades marítimas; e

 Defesa Nacional, segurança, vigilância e protecção dos espaços marítimos sob

soberania ou jurisdição nacional.

O Senhor Presidente da Câmara informou, ainda, da Semana Tanto Mar, resultado de uma parceria da Fórum Estudante, a Câmara Municipal de Peniche, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, participaram 50 estudantes de todo o país que foram os vencedores de um concurso de blogues sobre o Mar.

Neste âmbito, o Senhor Professor Rogério Cação sublinhou a excelente participação da Marinha Portuguesa. Os jovens confirmaram ter sido uma oportunidade muito importante e extremamente relevante para a sua formação, quer pela experiência de mergulho, a ida à Berlenga, a visita à fragata e por todas as actividades realizadas.

Informou, que o montante aprovado, para o Centro de Recursos Educativos para a Inclusão, é insuficiente e está mal distribuído, pelo que a CERCI de Peniche está com dificuldades em ultrapassar esta situação. É um facto que as necessidades são sempre maiores que os recursos disponibilizados.

Informou, também, que a CERCI Peniche, após revitalização do Moinho da Fialha, colocará brevemente à disposição visitas ao moinho complementado de um espaço pedagógico, para as escolas.

A Senhora Professora Maria Helena Correia referiu que no âmbito dos planos CRI’s não é dada a devida importância, devendo a parceria entre Agrupamentos de Escolas e CERCI ser mantida e reforçada. No entanto, a tutela limita esta possibilidade, sendo bastante complicado gerir o número de horas com os montantes disponíveis.

(4)

Página 4 de 5 O Senhor Professor Rogério Cação referiu, também, que CRI é um serviço da responsabilidade do Estado e que a base de cálculo utilizada é desajustada da realidade local. Refere, ainda, que a CERCI não pode substituir o estado nas suas funções, atendendo a que são necessários recursos financeiros e humanos próprios.

2. Abertura do Ano Lectivo 2010/11

O Senhor Vice-Presidente referiu as intervenções que foram feitas no Parque Escolar: EB1 de Geraldes, onde vai funcionar a Unidade de Ensino Estruturado, foram criadas condições de acessibilidade à sala de aula e construída uma horta pedagógica no espaço de recreio da escola. EB1 de Ferrel foi alvo de uma grande intervenção no edifício, ao nível de tectos, telhado, caixilharias das janelas, pavimento e remodeladas as instalações sanitárias. EB1 de Atouguia da Baleia foi intervencionada ao nível da pintura (interior e exterior) e espaço de recreio. Na EB1/JI de Ribafria foram substituídas as caixilharias das janelas das salas de aula. A EB1 Nº2 de Peniche foi alvo de intervenções ao nível do espaço de recreio e zona de equipamento infantil. A EB1 Ciclo de Serra D’El-Rei foi intervencionada ao nível do pátio escolar. O Serviço de Refeições tem mais crianças este ano. No âmbito da Acção Social Escolar já foi aprovada a verba para apoios e enviada aos Agrupamentos de Escolas. Relativamente ao Centro Escolar de Atouguia da Baleia, foi conseguido acordo com sete proprietários de terrenos.

O Senhor Presidente referiu de acordo com a última reunião de câmara, os serviços estão a fazer apreciação para estudar a possibilidade de avançar com o Centro escolar prescindindo de um terreno.

A Senhora Educadora Ana Paula Henriques informou que foi feito um estudo acerca da Componente de Apoio à Família e, posteriormente enviado à Câmara Municipal.

O Senhor José Cavalete, referiu ser necessário apresentar algo que sustente o avanço do Centro Escolar de Atouguia da Baleia para evitar que no próximo ano lectivo ocorra nova suspensão de funcionamento de escolas. Este ano encerrou a EB1 de Bolhos, mas como a opinião foi consensual não houve problemas.

O Senhor Vice-Presidente mencionou o protocolo assinado com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, as escolas a encerrar devem resultar de consenso. Relativamente ao Centro Escolar de Atouguia da Baleia, a obra ainda não avançou por questões externas à decisão da Câmara Municipal, tais como as negociações dos terrenos com proprietários particulares.

O Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia mostrou-se preocupado quanto à dificuldade na negociação do terreno da família Chagas, podendo vir a prescindir-se do mesmo. Referiu a necessidade de análise das

(5)

Página 5 de 5 condições de circulação de trânsito junto à EB1 de Atouguia da Baleia, por questões de segurança.

O Senhor Professor Américo Gonçalves referiu que ainda há falta de docentes na escola secundária, não há professor de informática, dificuldade em colocar professores com horários incompletos e depois não permitem que possam completar horário Na quarta-feira passada foram entregues os diplomas de mérito aos melhores alunos da escola secundária. Em termos de segurança, referiu que na estrada principal, em frente à Escola Secundária, os automobilistas passam em excesso de velocidade, sugerindo a colocação de lombas para prevenir a ocorrência de acidentes. Referiu, ainda, o problema com a substituição de professores, crítica os critérios. Há, também, o problema do pessoal não docente, os Contratos de Emprego e Inserção (CEI) não resolvem o verdadeiro problema.

O Senhor Presidente da Câmara concorda que a colocação de lombas pode prevenir a eventual ocorrência de acidentes.

O Senhor Dr. Vitor Vieira referiu que esta situação não é fácil nem pacifica, havendo falta de professores. Refere que, no entanto, há mais possibilidades na oferta de escola para resolver este problema.

3. Plano de Actividades do CME

O Senhor Professor Rogério Cação apresentou o ponto de situação do plano de actividades.

4. Outros assuntos

O Senhor Dr. Vitor Vieira referiu a implementação da educação sexual nas escolas. Importância de divulgar e articular, também, com a área da saúde.

O Senhor Presidente da Câmara definiu o prazo de uma semana para os conselheiros se manifestarem no sentido de aprovação da acta da reunião anterior. Nada mais havendo a tratar, a reunião encerrou pelas vinte e três horas e dez minutos, no dia vinte e sete de Setembro do ano de dois mil e dez.

Referências

Documentos relacionados

Para verificar se o algoritmo ´e executado corretamente para todos os conjuntos de dados cadastrados, o usu´ario deve entrar na aba ’Minhas solu¸c˜oes’ e associar o algoritmo

Não é conhecido se LABIRIN ® passa para o leite materno humano, portanto não amamente se você estiver tomando LABIRIN ® a não ser que seu médico autorize.. Este medicamento

Ramon Daniel Pizarro (Apud, SANTOS, 2001) repudia o tarifamento da indenização dos danos morais ao relatar que sob o rótulo de uma tarifa, ou de pautas

Em nossos resultados observamos esse acontecimento nos animais do grupo controle que apresentavam significativamente menos gordura retroperitoneal que os animais com sobrepeso e

As árvores de fruto em bordadura devem ser consideradas como parte integrante da ocupação de solo em que se integram, não devendo ser delimitadas enquanto

Os antocorideos, observados em numero muito reduzido no olival em estudo , tem-se revelado com importiincia em esquemas de protecc;:ao integrada, dado a

Neste contexto, destaca-se que a United States Lactation Consultant Association, e o Fachjournal für Stillen und Laktation (jornal alemão) publicaram a Triagem do Protocolo

Contudo, os teores de açúcar redutor total, sulfito e grau alcoólico não foram os maiores para a sidra ‘A’, indicando que esta pode ter sido a mais