• Nenhum resultado encontrado

Nome: Turma: 2ª Data /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome: Turma: 2ª Data /"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

_____________________________________________________________________________________ Nome: ______________________________________________ Turma: __2ª_____ Data ____/____ TIL - José de Alencar

Romance Regionalista

O romantismo regionalista surgiu durante o século XIX, inicialmente nas obras de José de Alencar, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay e Franklin Távora. A temática principal observada nesses textos é a vida rural da sociedade da época em determinadas regiões do Brasil, desde o extremo Sul, o interior fluminense, o planalto paulista e até o Nordeste. Esse tipo de prosa tem como projeto a consolidação da identidade nacional através da representação das angústias, comportamentos, costumes e valores de uma sociedade rural totalmente oposta aos padrões da corte. Os territórios nacionais narrados nos romances regionalistas eram idealizados e retratados com um tom heróico, a fim de formar uma imagem grandiosa e valorizar os espaços brasileiros em relação aos moldes europeus, que ainda influenciam muito a região litoral.

1)Resumo:

Til é um romance escrito por José de Alencar.

Ao escrever Til, o autor procurou mostrar como era a vida no interior de São Paulo durante o século XIX, indicando as diferenças sociais, os costumes e o vocabulário. Os curtos capítulos mostram a vida de Berta, uma moça graciosa e esperta de 15 anos, e as paixões existentes entre ela, Miguel, Linda e Afonso.

O livro é dividido em duas partes, cada uma com 31 capítulos, portanto 62 no total

O foco narrativo é em terceira pessoa, uma vez que o narrador conta a história sem se envolver, usando metáforas e comparações para melhor entendimento do leitor; e é onisciente, pois ele sabe os pensamentos e sentimentos das personagens.

Berta (ou Inhá) é uma adolescente bonita e encantadora, irmã de criação de Miguel. Gostava muito de ajudar os outros: cuidava de uma negra louca chamada Zana, tinha uma galinha mutilada como sua protegida, e ensinava a Brás o abecedário e algumas rezas. Por isso, todos lhe queriam bem, principalmente Afonso e Miguel. Porém, a irmã gêmea de Afonso, Linda, era apaixonada por Miguel, então Berta fazia de tudo para que ele correspondesse a sua melhora amiga.

Brás tinha um retardo mental, por isso possuia dificuldades para aprender. Um dia ele viu o til num texto e se encantou pelo sinal de nazalização das vogais. Berta então se proclamou Til para conseguir ensinar o primo de Afonso. Desde então, sempre que o menino a vê, ele a chama de Til, o que dá título ao livro.

Inhá sempre foi protegida por Jão Fera, um assassino de aluguel, também chamado de Bugre (denominação dada a indígenas de diversos grupos do Brasil por seres considerados não cristãos) , ele foi contratado por Barroso para matar Luís Galvão, pai dos gêmeos, durante uma viagem.

Quando Berta descobre as intenções de Jão, ela corre contra o tempo para impedir a emboscada, e é bem-sucedida. Contudo, Fera adquiriu uma dívida com Barroso, e a moça oferece o relicário de sua mãe como pagamento. Ofendido, o capanga vai embora, planejando se entregar a um fazendeiro para conseguir o dinheiro. O Bugre vai ao encontro do fazendeiro, mas este quebra o acordo quando tenta amarrá-lo. Sendo assim, Jão vai embora.

Em 1826, a moça mais bonita de Santa Bárbara era Besita. O jovem Luís Galvão e seu camarada Bugre amavam-na. Enquanto Jão a adorava como uma santa, Luís só queria se divertir. Então o pai de Besita arranja um noivo para ela, um rapaz chamado Ribeiro. Logo após o casamento, Ribeiro recebe uma carta, e é obrigado a sair de viagem para recuperar a sua

(2)

_____________________________________________________________________________________ herança. Meses se passam, mas ele não volta para casa. Aproveitando-se disso, Galvão vai até a casa ,engana a escrava Zana, e dorme com Besita. Ela fica grávida, e o Bugre, sempre adorando-a, cuida dela com a ajuda de Zana. Ele vai até Campinas com o bebê nos braços, e a batiza com o nome de Berta.

Certa vez Jão precisa sair, e Ribeiro, que havia voltado, adentra na casa e mata Besita, acusando-a de traição. Chega então o Bugre, e Ribeiro foge para Portugal com medo de sua vingança. O Bugre em vez de persegui-lo, fica para ouvir as últimas palavras da moça, que lhe implora para cuidar de Berta. E desde então ele a segue com a mesma devoção que tinha pela mãe.

Depois do acontecido, Jão Fera procura pistas do assassino de Besita, e como não consegue vingá-la, alivia sua sede de sangue matando por dinheiro.

Quinze anos depois, Ribeiro volta para São Paulo com o objetivo de se vingar de Luís Galvão, o homem que o humilhou e engravidou Bezita. Contudo ele usa outro nome para não ser

descoberto: Barroso. Nem ele nem Fera se reconhecem, pois o tempo mudou-os. Depois que o acordo com Fera se desfaz, Barroso se une com Gonçalo Suçuarana e dois empregados de Galvão (o pajem Faustino e o escravo Monjolo) para arquitetarem um novo plano, que será realizado na noite de São João.

Chega o dia de São João. Na fazenda de Palmas há uma grande festa. Miguel e Linda estão namorando, e Inhá está com ciúmes. Entretanto ela não diz nada, pois a felicidade de sua melhor amiga é mais importante. D. Ermelinda, mãe de Linda, vê o casal e manda a filha ir pra dentro, já que não aceita a ideia de ver a filha com um rapaz de classe mais baixa. Como ela perde o humor, a festa se desvanece aos poucos, até que todos os convidados vão embora. É aí que Barroso põe seu plano em ação.

Monjolo e Faustino prendem todos os escravos e os empregados, e Gonçalo põe fogo no canavial. Luís Galvão grita e vai correr para apagar o fogo. Atrás dele vão os três capangas de Barroso. Gonçalo bate na cabeça do homem, e quando está prestes a jogá-lo no fogo, aparece Jão Fera e salva seu antigo amigo, matando os outros três. Barroso, novamente foge sem completar o seu plano.

Alguns dias depois, enquanto a família voltava de uma festa, Luís Galvão decide contar a sua mulher que Berta é sua filha. D. Ermelinda fica chocada no início, mas depois diz para o marido que ele deve assumi-la, que Berta poderia morar com eles em São Paulo para onde ela queria se mudar. Galvão agradece sua mulher e eles chamam Berta para lhe contar a “verdade” uma vez que eles emitem algumas partes.

Dias depois, Barroso decide voltar às ruínas da antiga casa onde vive Zana, e ele encontra Berta. O homem decide assassiná-la, mas de novo aparece o Bugre e o mata antes que ele consiga algo. Berta presencia a cena toda, mas antes que ela possa fugir Jão lhe pede desculpas e conta sua verdadeira história.

Na hora que Luís Galvão e sua família vão viajar, eles pedem que Berta vá, mas ela recusa e pede que levem Miguel em seu lugar, para que ele e Linda possam ficar juntos. Miguel vai para São Paulo junto com eles para estudar, e Berta continua na fazenda, ficando com D. Tudinha, Brás e com Jão Fera, seu novo pai.

Til é uma obra complexa de se ler, já que a história se passa no interior de São Paulo durante o século XIX. Seu vocabulário envolve palavras que fogem do cotidiano dos dias atuais, como por exemplo, “buliçosa” e “bugre”. Além disso, as obras de José de Alencar são bem

detalhadas, o que dificulta a leitura, porém a história vai ficando cada vez mais interessante à medida que os segredos são revelados.

A importância histórica de Til está no fato de a história se passar durante o Brasil colonial, retratando mesmo que levemente a escravidão. Também é importante pelo fato de ser uma obra regionalista, já que mostra a vida dos moradores do interior.

José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 – Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi jornalista, político, orador e romancista brasileiro. Suas obras são classificadas em quatro tipos: indianista (Iracema e Ubirajara), histórico (O guarani e A guerra dos mascates),

(3)

_____________________________________________________________________________________ urbano (Senhora e Lucíola) e regional (O gaúcho e O sertanejo).

2)Personagens:

Berta: também chamada de Inhá ou Til, é a personagem principal do livro. Tem 15 anos

e é uma adolescente bonita e caridosa, a típica heroína romântica que põe a felicidade dos outros à frente da sua. É caracterizada como “alma soror” que, abandonando sua humanidade, transfoma-se em um ser mais metafísico, cujo objetivo é humanizar Brás e Jão Fera. No final do livro, descobre que é filha bastarda de Luís Galvão. Til é o nome dado a Berta por Brás e essa nomeação se ajusta perfeitamente à transformação sofrida pelos dois, caracterizando, assim, um traço mítico da narrativa. Berta desenvolve ações de convencimento sobre Miguel para aproximá-lo de Linda e torná-los namorados.

Miguel: irmão de criação de Inhá, ( Berta) é apaixonado por ela. Alto e robusto, Miguel

gosta de caçar.

Afonso: rapaz rico, irmão de Berta, possui um espírito alegre e conquistador, e é

igualmente apaixonado por Berta sem saber inicialmente que ela era sua irmã.

Linda: irmã gêmea de Afonso, é uma moça bem criada, graciosa. É a melhor amiga de

Berta e possui amores por Miguel.

Luís Galvão: jovial e alegre, é o dono da Fazenda de Palmas e pai dos gêmeos e de

Berta.

Dona Ermelinda: é filha de um capitalista de Campinas, mulher distinta e educada. É

casada com Galvão, com quem tem dois filhos.

Brás: quando sua mãe morreu, ele foi morar com seu tio Luís Galvão. É retardado e

feio. A única pessoa que consegue lhe ensinar algo é Berta, por isso ele a chama carinhosamente de Til. É uma criança rejeitada pelos tios e primos e tem em Berta sua protetora e mestra. É, ao longo da história comparado a um réptil.

Jão Fera (Bugre): é um assassino de aluguel. Todos tem medo dele, menos Berta, a

quem ele sempre protegeu. É o único personagem esférico da obra, pois ele sofre uma transformação ao longo do romance. No início, Jão é retratado como um assassino cruel. Com o tempo sua descrição se aprofunda cada vez mais e percebe-se que no fundo ele é sentimental. No desfecho da história ele torna-se um simples lavrador e pai postiço de Berta, tentando se redimir da vida que levava anteriormente.

Besita: mãe de Berta, era a moça mais bonita da vila em que vivia. Todos gostavam

dela, e Jão Fera a idolatrava como uma santa. Casou-se com Ribeiro porém acaba engravidando de Luís galvão, que a engana.

Ribeiro ou Barroso: matou a mulher quando descobriu que ela o traiu. Arquiteta o

assassinato de Galvão para se vingar, no final da obra é morto por Jão fera.

Faustino: pajem de Luís Galvão, gosta de Rosa.

Nhá Tudinha: mãe de Miguel, criou Berta como sua filha.

Gonçalo Pinta ou Suçuarana: tenta ser como Jão Fera, um facínora que todos temem,

mas tem medo dele.

Rosa: escrava na casa de Luís Galvão, trabalha dentro da casa. Monjolo: escravo de Luís Galvão, é apaixonado por Rosa. Florência: negra inimiga de Rosa

3) Trama

O romance é a história de Berta, uma menina que fica órfã ainda bebê; sua mãe Besita é assassinada pelo próprio marido, por ciúme ao saber que não era pai da criança. A menina cresceu inocente de sua própria história e era uma pessoa muito amável, justa e bondosa. Vivia com D.Tudinha, uma senhora que a adotou e a amamentou junto com seu filho Miguel. Berta era muito amiga de Afonso e Linda, ambos, filhos de Luiz Galvão e de D Ermelinda.

(4)

_____________________________________________________________________________________ Jão Fera é um personagem muito importante na trama,pois ele no início é um “bandido”, assassino e cruel. No decorrer da novela, ele vai se revelando como um herói. Ele é o guardião de Berta pois quando a menina ficou órfã, ele a defendera e continuava a protege-la de seu inimigo Barroso. Berta era muito amada por Miguel e Afonso; mas embora amasse Miguel não se decidia, pois Linda era apaixonada por ele e era sua grande amiga. Berta chega a

convencer Miguel a namorar Linda, embora sinta ciúme.

Til,é um apelido que a própria Berta se dá para facilitar o aprendizado de Brás, pois era o símbolo que ele mais gostava no alfabeto. Por ser deficiente, Brás não conseguia aprender com clareza e por isso apanhava de palmatória nas aulas, somente Berta conseguiu ensiná-lo. Portanto eis o nome da obra.

O romance não se enquadra na característica linear ou progressiva e sim como vertical ou analítico, pois dá maior ênfase aos personagens e no drama que eles vivem. Exemplo: Berta é tão marcada por sua história quando a descobre, que decide não aceitar a paternidade e a riqueza de Luiz Galvão ficando com D.Tudinha, Jão fera e Brá, cuidando dos excluídos a sua volta.

4) Ação

Til, terceiro romance regionalista de José de Alencar foi publicado originalmente pelo jornal A República no formato de folhetim, é uma obra caracterizada como romance-novela; possui uma dramaticidade dinâmica.Sua temática é baseada na época do Brasil Colonial durante o

segundo reinado. Embora não tendo,uma sequência cronológica dos fatos, o romance possui coerência e coesão que torna o drama compreensível, porém exigindo do leitor muita atenção para não se perder no decorrer da narração que torna o romance muito movimentado e, em um pequeno espaço de tempo cria inúmeros acontecimentos envolvendo muitos personagens. 5) Lugar

Tudo acontece em um lugar chamado Santa Bárbara, próximo a Campinas no estado de São Paulo, mas o romance faz referência também à cidade de Itu; à Vila de Piracicaba e à fazenda do Limoeiro. A floresta, assim como o bar à beira da estrada,o Bacorinho e o lugar chamado Ave-Maria são recursos particulares dentro do romance. Os sentimentos que o romance causa no leitor são: piedade, indignação, tristeza ( sensibilidades) e algumas vezes satisfação

quando há uma vingança. O autor se mostra um artista da palavra quando através dela utiliza de vários adjetivos para reforçar características das personagens e lugares fazendo o leitor “viajar na imaginação da história”, e também quando toca o emocional do leitor. O que importa para Alencar, é o retrato do cotidiano regional, bem ao gosto do seu projeto; criar uma literatura genuinamente brasileira.

6) Tempo

Manejado pelo narrador que torna o tempo passado sempre presente. Portanto o tempo predominante é o psicológico.

7)Problemática

A filha de Besita é fruto de uma noite de amor com Luís Galvão, imaginando que ele é seu marido que voltara de viagem.

8)Clímax da obra Til

Quando Jão Fera revela o segredo sobre a mãe de Berta. 9)Desfecho da obra Til

(5)

_____________________________________________________________________________________ Luís e a família se mudam para São Paulo, enquanto Berta fica no interior do estado. Berta é caracterizad como uma soror = benfazeja, freira.

10)A linguagem de Til

Regionalista, apresentando os costumes e a linguagem do interior do estado de São Paulo. 11) Narrador e foco narrativo de Til

Obra narrada em terceira pessoa. 12)Contexto histórico de Til

No ano de publicação da obra, o Brasil estava às voltas com a aprovação da Lei do Ventre Livre, que garantia a liberdade a filhos de escravos nascidos no Brasil.

13)Sobre o autor de Til

José de Alencar nasceu em 1° de maio de 1829, em Mecejana, no Ceará, e faleceu dia 12 de dezembro de 1877, no Rio de Janeiro. Formou-se advogado escreveu para jornais da época. Foi eleito deputado federal pelo Ceará e Ministro da Justiça. Alencar escreveu romances indianistas, urbanos, regionais, históricos, obras teatrais, poesias, crônicas, romances-poemas de natureza lendária e escritos políticos. Sua principal obra é Iracema.

14) Trama

O romance é a história de Berta, uma menina que fica órfã ainda bebê; sua mãe Besita é assassinada pelo próprio marido, por ciúme ao saber que não era pai da criança. A menina cresceu inocente de sua própria história e era uma pessoa muito amável, justa e bondosa. Vivia com D.Tudinha, uma senhora que a adotou e a amamentou junto com seu filho Miguel. Berta era muito amiga de Afonso e Linda, ambos, filhos de Luiz Galvão: grande fazendeiro, e D. Ermelinda.

Jão Fera é um personagem muito importante na trama,pois ele no início é um “bandido”, assassino e cruel. No decorrer da novela, ele vai se revelando como um herói. Ele é um

guardião para Berta pois quando a menina ficou órfã, ele a defendera e continuava sempre por perto. Berta era muito amada por Miguel e Afonso; mas não se decidia por nenhum, pois Linda era apaixonada por Miguel e era sua grande amiga. Berta chega a convencer Miguel a namorar Linda, embora sinta ciúme.

Til,é um apelido que a própria Berta se dá para facilitar o aprendizado de Brás, pois era o símbolo que ele mais gostava no alfabeto. Por ser deficiente, Brás não conseguia aprender com clareza e por isso apanhava de palmatória nas aulas, e só Berta conseguiu ensiná-lo. Portanto eis o nome da obra.

O romance não se enquadra na característica linear ou progressivo e sim como vertical ou analítico, pois dá maior ênfase aos personagens e no drama que eles vivem. Exemplo: Berta é tão marcada por sua história quando a descobre, que decide não aceitar a paternidade de Luiz Galvão e sua riqueza e fica com D.Tudinha, cuidando dos excluídos a sua volta.

15) Verossimilhança

A ação dos personagens têm grande importância dentro do romance, pois são eles e principalmente Jão Fera,que faz a novela acontecer,ele possui um heroísmo

fantástico,exemplo: Consegue vencer uma manada de Caitetus com Berta sobre os ombros e ainda salva o Pai-Quicé; se entrega à prisão e consegue sair livre.

(6)

_____________________________________________________________________________________ Por se tratar de fazendeiros,capangas, escravos, lavouras de cana e café, a trama tem uma semelhança com a verdade, pois isso faz parte da história do Brasil.

16) Ponto de Vista

A narração do romance é feita em terceira pessoa. O narrador é onisciente; ele conhece, sabe todos os pensamentos e planos dos personagens e os revela ao leitor.

17) Romance aberto

A trama apresenta características de um romance aberto, pois o narrador traz ao longo da história, personagens próximos da realidade, por exemplo: Pessoas bondosas como Berta, D.Tudinha, e maldosas como Ribeiro e Gonçalo Pinta, que retratam sentimentos e ações comuns de pessoas reais. O narrador faz com que o leitor tenha profundas reflexões sobre o preconceito,a exclusão,a injustiça, e permite ao leitor participar da trama, pois faz o leitor pensar,refletir pressupor o que irá acontecer em alguns capítulos, ao mesmo tempo cria “armadilhas” durante seu “percurso” que pode confundir o leitor se não estiver atento. O leitor pode ainda continuar imaginando uma sequência mesmo após o final do romance.

18) Personagens do Romance - Descrição *

1-Berta, Inhá ou Til é a personagem central do livro, filha bastarda do fazendeiro Luis Galvão com uma pobre moça da vila (Besita que foi morta por vingança) foi criada por Nhá Tudinha. Berta é uma adolescente muito bonita, graciosa, com movimentos espontâneos e

encantadores, atrai para si o amor e carinho de todos, é caridosa e não se afasta das criaturas mais repulsivas e desprezadas da região (como Jão Fera, o deficiente

Brás, e Zana, a louca).

É chamada de Inhá por Miguel, e de Til por Brás durante uma aula, que ensinava a ele. No fim do livro ela própria se intitula TIL, mostrando uma escolha que fará no romance.*

2-Miguel é irmão de criação de Berta, filho de nhá Tudinha, jovem que se mostra desde o principio apaixonado por Inhá. Esta porém não percebe que o ama e faz de tudo para

aproxima-lo se dua amiga Linda, que gosta de Miguel. Sendo pobre, Miguel não poderia casar-se com Linda, mas no desfecho da obra ele acaba estudando para ascender socialmente e poder unir-se a Linda (o carinho que por ela “descobre” sentir foi pintado por Berta que colocou seu encanto na faces serenas da amiga).*

3-Luis Galvão é o dono da Fazenda Palmas, muito jovial e alegre, que na juventude foi homem de muitas aventuras amorosas e enrascadas, numa dessas desonrou Besita recém casada com Barroso a qual ficou gravida de Berta– sempre protegido por seu camarada(“especie de capanga”)Jão Fera.*

4-Linda é filha de Luis Galvão e D. Ermelinda, menina educada aos moldes da corte, mas que junto ao irmão Afonso faz amizade com os jovens simples Berta e Miguel.*

5-Afonso é irmão de Linda, possui o mesmo espirito alegre e conquistador do pai Luis, acaba gostando de Berta (sem saber ser esta sua irmã de sangue).*

6-Jão Fera ou Bugre - terrível homem, de feições assustadoras e fama de matador (que na verdade é), segundo uma interpretação do livro podemos considerar que a vida o tornou assim

(7)

_____________________________________________________________________________________ (cheio de desilusões e sofrimentos). Era apaixonado por Besita, porém apesar de seu desejo, considerava-a como “santa” e queria apenas sua felicidade pois sabia que ela não o amaria. Assim quando Luis Galvao se recusou a casar com ela, ele rompeu a“amizade” que os unia, protegia Besita de tudo, porém ela foi assassinada e ele passou a cuidar de Berta e prometeu vingança a sua amada.*

7-Brás- um sobrinho de Luis Galvão, sofria de ataques epiléticos e apresentava retardo mental, na casa de D.ermelinda sua presença era desprezada. Ele apaixonou-se por Berta que nunca o distratara e propôs-se a ensinar-lhe o abecedário e rezas. Numa das lições ele se encantara pelo acento til e só conseguia memoriza-lo, assim Berta teve uma resolução, chamar-se-ia Til e a partir dai foi ensinando as letras com associações a coisas ou pessoas que o idiota

conhecia.*

8-Zana– negra que trabalhava para Besita e presenciou toda a historia de Berta e do

assassinato de sua mãe, por isso enlouquecera e todos os dias repetia suas ações tal qual o dia da morte de Besita (reproduzindo os fatos daquele fatídico dia).*

9-Barroso ou Ribeiro– casou-se com Besita, mas na noite de nupcias a abandonou para

resolver negócios relacionados a uma herança que recebera. Partiu e ficou anos longe,quando voltou a sua casa viu sua esposa com um bebê, planejou sua vingança (que incluía a morte de Luis, Berta e sua filha), matou a esposa, mas foi impedido de matar o bebê por Jão Fera.* 10-D. Ermelinda– esposa de Luis Galvão, muito elegante e educada, mas não muito bela. Ao descobrir sobre o passado de seu marido se entristece, mas quando ele confessa (no final do romance) ela o apoia a reconhecer Berta como filha.

Romance Regionalista de Jose de Alencar Características da Obra

* Trata-se de um romance Regionalista da escola literária do Romantismo, seu autor, Jose de Alencar busca mostrar a vida do caipira do interior de São Paulo do seculo

XIX, vocabulário e costumes da região, as diferenças sociais da época (escravos, capangas,pobres e ricos donos de terras).*

O Romance é ambientalizado em Campinas, interior de SP, onde há o contraste entre

aspectos sociais, a marginalização que sofrem as personagens pobres como Miguel (que para casar-se com Linda teve de ir estudar na capital). Mostra-se também um pouco do namoro, costumes da época e festas como a de São João.

* Mostra-se o ambiente dos escravos e senzala e seus conflitos como a rivalidade entre duasnegras, além da marginalização consciente dos escravos como Faustino e Monjolo, os quais conspiram para a morte de Galvão.*

O Romance segue o clima do Folhetim em que os capítulos são curtos e terminam num

momento de climax. Além disso, a temática do suspense e do soturno são marcas registrados da obra, que é repleta de aventuras, momentos de tensão como quando Berta corre perigo fugindo de Porcos selvagens furiosos.*

No Livro, Berta é sempre comparada a Flor, no capitulo inicial surge uma imagem de florbela, mas imatura; já no fim do livro (no poente do sol) a imagem da flor se repete

mostrando a “Flor Interior” cheia de caridade e abnegação. O autor cria assim uma ideia nítida de desabrochar, pelos trechos:[ Manhã: "Eram dois, ele e ela, ambos na flor da beleza e

mocidade" e no Poente: "Era a flor da caridade, alma soror" ]* Berta sacrifica-se para que todos vivem em paz e felizes, faz com que Miguel e Linda fiquem juntos, e se resigna a cuidar dos que mais sofrem como Zana, Brás, Jão Fera (a quem ela reconhece como o seu verdadeiro Pai), a galinha sem pernas, etc, e continua morando com nhá Tudinha. [“Como as flores que

(8)

_____________________________________________________________________________________ nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.”]

Referências

Documentos relacionados

Suas patas e cabeçote em aço carbono de generosas dimensões para maior resistência o cabeçote possui três robustos pontos de ancoragens com grandes orifícios

O software desenvolvido pela Evoleo Technologies, para o WeSense Energy1 permite adquirir parâmetros característicos da rede eléctrica e que são parte das

Texto Publicado em Jornal Oficial: Abertura de procedimentos concursais comuns – Assistentes Operacionais Nos termos do disposto no art.º 33º da Lei do Trabalho em Funções

Desse modo, temos um único terno pitagórico, o (6, 8, 10), ou seja, podemos construir uma única pirâmide triangular regular, cuja medida da aresta da base mede ͸ξ͵ cm

Foi selecionado para o Festival de Veneza 2010 e para a 35° Mostra de Cinema de São Paulo.. “OS NOMES

Realizou-se o levantamento dos materiais pertencentes às doze famílias de Monocotiledôneas selecionadas - Alismataceae, Alstroemeriaceae, Burmanniaceae, Cannaceae,

• Esta seqüência de operações, medir a variável; comparar com o valor pré determinado e atuar no sistema de modo a minimizar a diferença entre a medida e o set point,nós

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para