• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DAS ATIVIDADES AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS –

FESC

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS –

FAFIC

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

2014

CAJAZEIRAS – PB

MARÇO / 2015

(2)

I – DADOS DA INSTITUIÇÃO

Nome: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC Código da IES: 1076

Caracterização da IES: Instituição privada sem fins lucrativos Natureza: Faculdade

Cidade: Cajazeiras – PB Estado: Paraíba

A implantação do Ensino Superior em Cajazeiras representa um dos mais importantes capítulos da história de nossa Diocese, e teve como protagonista-mor Dom Zacarias Rolim de Moura, idealizador e criador da Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras - FESC.

Instituída em 19/01/1965, a FESC vem atender à necessidade de se implantar uma Faculdade no Sertão da Paraíba, objetivando dirimir a carência de profissionais qualificados para o ensino de 1° e 2° graus, e ainda dar oportunidade aos jovens sertanejos que não tinham como frequentar um curso superior na Capital do Estado.

Com essa finalidade, em 17/01/1970, foi fundada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC, tendo como incentivador maior o abnegado mestre Pe. Luiz Gualberto de Andrade, de saudosa memória, que não mediu esforços para fazê-la crescer, estendendo sua abrangência aos municípios interioranos de outros estados da Região Nordeste, como Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Atendendo a 53 municípios, a FAFIC já nasceu audaciosa, oferecendo inicialmente 06 cursos: Licenciatura de 1° Grau em Estudos Sociais e Ciências; Licenciatura Plena em História, Geografia, Filosofia e Letras (com habilitação em Português e Inglês); os quais, em 1976, já estavam todos reconhecidos. Também, em convênio com o MEC/DAU, ministrou cursos de Especialização em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Linguística, História do Brasil, História Antiga, Medieval e Contemporânea e em Sociologia.

Em 1979, como o objetivo do Sr. Bispo e da Diocese era apenas contribuir para o desenvolvimento educacional do Alto Sertão paraibano e ajudar a juventude menos favorecida, iniciou a batalha pela implantação do ensino gratuito, e assim todo o patrimônio da FAFIC foi doado à UFPB, motivando-a a abrir o Campus V de Cajazeiras que absorveu todos os cursos da FAFIC, exceto Licenciatura em Filosofia.

(3)

Anos depois, em face da necessidade dos concluintes do Ensino Médio no Seminário Nossa Senhora da Assunção de Cajazeiras e de outras dioceses circunvizinhas, a FESC, através do Conselho Nacional da Educação, reativou, em 12/05/1997, o Curso de Licenciatura em Filosofia.

Na esteira dessa arrancada educacional, destacamos ainda a presença de Dom Matias Patrício de Macêdo que, por 10 anos, conduziu, com zelo e dedicação, os destinos da FESC; de Dom José González Alonso, atual Bispo da Diocese e Presidente da FESC que, atendendo aos anseios destes vastos sertões do nosso Nordeste, incentivou a criação dos novos cursos: Bacharelado em Ciências Contábeis, em Serviço Social e em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito); do Padre Antônio Luiz do Nascimento que, durante uma década, assumiu a Direção da FAFIC, enfrentando com sabedoria os desafios impostos pela nova realidade educacional.

A semente foi plantada em solo fértil e regada com amor, desvelo e responsabilidade, por isso Cajazeiras hoje está se consagrando um polo de educação superior.

(4)

II – COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO –

CPA

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, contemplada no Plano de Desenvolvimento Institucional da FAFIC, é formada pelos seguintes membros:

Coordenador

Rhodolffo Allysson Felix de Alencar Lima Coordenadora Pedagógica da IES Joelma Pereira Bezerra Dias

Representante da Pós-graduação Tatyana Mangueira

Representantes do Corpo Docente José Flávio Portela Soares

Marlla de Oliveira Feitosa

Representante do Pessoal Técnico-Administrativo Aluísio da Costa Moura Júnior

Alexsandra Ferreira

Representantes do Corpo Discente Edivânia Mendes da Silva

Tatiana Morais da Silva

Representante da Sociedade Civil Organizada Vanderlúcia de Alencar Feitosa

Iarley Pereira de Sousa

IV – ATRIBUIÇÕES DA CPA

E COMISSÃO III – PERÍODO DE EXEMEMBROS DA COMISSÃO

Com o estabelecimento do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, instituído pela Lei Nº 10.891, de 14 de Abril de 2004, o processo de auto-avaliação institucional passou a ser coordenado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, com Regimento Interno aprovado pela IES, conforme Resolução Nº 004/2004 de 04/10/2004. Tendo como princípio a manutenção do espaço democrático, onde a ética e a coerência devem balizar o processo de auto-avaliação, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC vem corporificando a prática da avaliação como exercício de reflexão de sua gestão, para evidenciar pontos fortes, corrigir distorções e introduzir mudanças

(5)

potencializadoras, através de um planejamento estratégico institucional que se materializa em ações de busca de autoconhecimento para fins de constante aperfeiçoamento.

O objetivo do processo avaliativo é, portanto, analisar as práticas pedagógicas e administrativas e suas relações com os objetivos centrais da FAFIC, presentes no PDI, identificando resultados, dificuldades, possibilidades e potencialidades, bem como a análise da adequação da infra-estrutura oferecida em função das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A CPA, no âmbito das suas atribuições, objetiva produzir conhecimentos estruturados sobre a avaliação institucional, programar os procedimentos de avaliação conforme orientação do SINAES, observando as necessidades da Instituição; sistematizar e prestar informações ao INEP; encaminhar relatórios e pareceres ao Diretor-Geral da Instituição, bem como à comunidade, a fim de divulgar os resultados obtidos no processo de auto-avaliação.

V – ETAPAS DA AUTO-AVALIAÇÃO

Com o início do ano de 2014, iniciam-se também os preparativos para o processo de auto-avaliação institucional da FAFIC, orientado pelas Diretrizes de Avaliação Institucional (CONAES) que estabelecem suas etapas – Preparação, Desenvolvimento e Consolidação, evidenciando:

• Reunião com os membros da CPA para avaliação e elaboração do Projeto de Auto-avaliação Institucional;

• Estudo das fontes documentais para reestruturação dos instrumentos avaliativos; • Mobilização junto às Coordenações de Curso com o objetivo de informar e discutir o

Plano de Trabalho da CPA para 2014;

• Elaboração e/ou reformulação de instrumentos de avaliação para docentes, discentes e corpo técnico-administrativo;

• Realização do processo de auto-avaliação institucional junto aos docentes, ao corpo técnico-administrativo e aos discentes dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Filosofia e Serviço Social;

• Análise dos dados e das informações obtidas através dos instrumentos de avaliação aplicados;

(6)

• Encaminhamento dos relatórios às instâncias competentes como Direção, Coordenação Pedagógica, Coordenações de Cursos e setores administrativos;

• Divulgação dos resultados, através de reuniões com os membros da CPA, com a equipe da Coordenação Pedagógica e com a Direção IES.

• Avaliar o processo de auto-avaliação, suas estratégias e instrumentos utilizados.

VI – OPERACIONALIZAÇÃO E INSTRUMENTOS

O processo de sensibilização é de grande valia num processo de auto-avaliação, por isso a CPA realiza, permanentemente, visitas às salas de aula, conversas informais; participa de diversos eventos institucionais junto à Coordenação Pedagógica, e também promove encontro no auditório Bento XVI da IES, com todo corpo docente, discente e técnico-administrativo, fazendo a entrega de panfletos e mostrando a importância da auto avaliação institucional, a fim de incentivar a participação de todos.

Os instrumentos de auto-avaliação foram aplicados através do preenchimento online de questionários, através do sistema acadêmico SOPHIA, nos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Filosofia e Serviço Social, com todo corpo técnico-administrativo e com o corpo docente, assegurando a intervenção dos sujeitos, de forma voluntária, numa concepção de avaliação de caráter formativo.

A auto-avaliação discente foi realizada online, os alunos responderam de forma voluntária o questionário discente (Anexo I) avaliando:

 Alguns pontos da missão da FAFIC;

 Política de Ensino, Pesquisa, Extensão e a promoção de Cursos de Pós-graduação na FAFIC;

 A responsabilidade social que a FAFIC exerce;  A interação que a FAFIC tem com a sociedade;  A organização e gestão da FAFIC;

 A organização e a infra-estrutura da IES, como (estacionamento, salas de aula, laboratório de informática, sala de vídeo, auditório, área de convivência, cantinas e xerox.

(7)

 A atuação dos discentes na Instituição

O questionário docente (anexo II), também aplicado de maneira online, foi encaminhado aos professores que, de forma voluntária e democrática, avaliaram a Instituição, nos seguintes aspectos:

• Missão da FAFIC;

• Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

• Programas de pesquisa e extensão desenvolvidos na IES e que contribui para a formação acadêmica do discente;

• Participação dos corpos docentes e discentes na pesquisa e na extensão;

• Desenvolvimento de projetos voltados para a inclusão de pessoas com necessidades especiais;

• Projetos voltados à inclusão de estudantes em situação de baixa renda;

• Serviço de comunicação interna que colete e divulgue informações junto aos alunos; • Comunicação da Direção com o corpo docente, discente e técnico-administrativo; • Infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades acadêmicas;

• Políticas para o desenvolvimento de plano de carreira do corpo docente;

• Programas e atividades que viabilizam a integração da comunidade acadêmica; • Instrumentos de avaliação de desempenho dos profissionais docentes e

não-docentes;

• Práticas consolidadas para a contratação de pessoal na IES;

• Autonomia administrativa e didático-pedagógica da FAFIC em relação à Mantenedora (FESC);

• Participação da comunidade acadêmica em processo de avaliação;

• Laboratório de Informática com acesso aos alunos, além de auxílio técnico para eventuais dificuldades dos conteúdos;

• Apoio às iniciativas estudantis na promoção de atividades culturais, artísticas, esportivas e recreativas;

• Realização de eventos científicos e culturais; • Apoio às atividades acadêmicas.

(8)

O questionário técnico-administrativo (anexo III), também aplicado de forma online, foi encaminhado aos funcionários que valiaram a Instituição, nos seguintes aspectos:

 Conhecimento do PDI;

 Conhecimento das políticas de pós-graduação, extensão e estímulo à produção acadêmica;

 Responsabilidade social e acesso da comunidade às ações institucionais;  Políticas de pessoal e condições de trabalho;

 Comunicação da Instituição com a sociedade.  Infra-estrutura

VII – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O público alvo do processo de Auto-Avaliação Institucional em 2014 atingiu um percentual de 13,79% do corpo docente, 23,88% do corpo discente e 4,55% do corpo técnico-administrativo da FAFIC. A realização do projeto teve seu início com o processo de sensibilização, criando um ambiente cognitivo e afetivamente aberto à avaliação – mormente à auto-avaliação – propiciando a formação de uma cultura de avaliação. Objetivando dar a exigida “continuidade” e “relação orgânica” ao processo avaliativo nestas atividades de preparação, os elementos do SINAES, como: qualidade, responsabilidade social, sistematicidade, reconhecimento da diversidade dos conteúdos ministrados nos cursos e seu patrimônio reflexivo e conceitual, foram vivenciados de forma intensa e procurando envolver todos os membros desta IES.

Após este período de preparação, sob a assessoria e supervisão da CPA – FAFIC, foram desenvolvidos os trabalhos diretamente ligados à auto-avaliação, a saber:

• Aplicação de questionários;

• Formalização e publicação dos resultados; • Envio de relatório ao MEC/CONAES.

A apuração dos resultados deu-se a partir da análise dos valores percentuais dos itens abordados no instrumento avaliativo. Neste instrumento, foram identificados os pontos fortes (pontos positivos que precisam ser valorizados) e os pontos fracos (pontos negativos que comprometem o sucesso da Instituição no tocante à sua Missão). Os pontos são considerados fortes quando o somatório da percentagem dos itens “ÓTIMO” e “BOM”

(9)

excede o somatório da porcentagem dos itens “REGULAR” e “RUIM”; enquanto que os pontos fracos ocorrem quando dá-se o inverso. Essa mesma regra aplica-se aos questionários destinados ao corpo docente e ao corpo técnico-administrativo, nos quais os pontos fortes correspondem ao maior percentual dos itens “ SIM” e “ PARCIALMENTE”, e os pontos fracos aos itens “ NÃO” e “DESCONHEÇO” . A descrição, a priori, foi feita identificando-se o resultado geral, referente ao somatório e percentagem de todos os itens apontados pela comunidade acadêmica: corpo docente, corpo discente e corpo técnico administrativo.

O processo de Auto-Avaliação Institucional 2014 da FAFIC ocorreu no primeiro semestre do ano de 2015, especificamente nos meses de fevereiro e março, e fundamentou-se nas fases estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, em consonância com o SINAES e com o Plano Nacional de Avaliação da Educação de Ensino Superior.

VIII – APRESENTAÇÃO GERAL DOS RESULTADOS

DIMENSÃO 1: MISSÃO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

o a contribuição dos docentes e discentes para a formação profissional, pessoal e social do educando;

o a formação continuada que a IES tem oportunizado ao egresso;

o os princípios e valores que a IES tem definido e praticado;

o os programas de apoio à atuação acadêmica discente, como o NEPA (Núcleo de Extensão e Pesquisa Acadêmica), o PBE (Programa de Bolsas de Estudo) e o PAPIES (Programa de Apoio Psicológico na Instituição de Ensino Superior).

o a falta de conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional ( PDI);

DIMENSÃO 2: POLÍTICA PARA O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

o a política de ensino; o incentivo à pesquisa e à extensão;

o a oferta de cursos de pós-graduação; o a composição da estrutura curricular

oferecida pelos cursos da FAFIC;

(10)

o a satisfatória oferta de disciplinas que permite a integração ensino, pesquisa, extensão;

o apoio aos docentes na participação em eventos de caráter científico.

DIMENSÃO 3: A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

o Iniciativas que promovem a interação com os setores público e privado e com o mercado de trabalho;

o O desenvolvimento de projetos destinados à inclusão de estudantes em situação de baixa renda;

o A existência de projetos que vêm contribuindo para a promoção do desenvolvimento local e regional e para a preservação do patrimônio cultural da região;

o Oferta de cursos de capacitação destinado aos docentes para promover a responsabilidade social:

Não houve pontos fracos

DIMENSÃO 4: COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

o A divulgação da IES através dos meios de comunicação de massa; o A comunicação da FAFIC com a

sociedade que a fim de atingir as metas propostas nessa tarefa;

Não houve pontos fracos

DIMENSÃO 5: AS POLÍTICAS DE PESSOAL, DE CARREIRAS DO CORPO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO, SEU APERFEIÇOAMENTO, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

(11)

atividades que viabilizam a integração da comunidade acadêmica;

o O clima de harmonia e respeito entre seus colaboradores docentes e todos os profissionais da Instituição;

o A existência de instrumentos de avaliação de desempenho dos profissionais docentes e não-docentes

cargos e carreiras dos professores e técnicos administrativos;

o A implementação de ações de planejamento orçamentário para a formação continuada dos seus recursos humanos (professores e profissionais técnicos administrativos).

DIMENSÃO 6: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

o A política de gestão democrática; o A distribuição das funções e a

autonomia dada às instâncias que gerem a Instituição;

o A atuação administrativa da Direção; o A atuação e organização das

Coordenações de Curso;

o A atuação da Coordenação de Pedagógica

o Organização da Tesouraria.

o Autonomia administrativa e didático-pedagógica em relação à Mantenedora

Não houve pontos fracos

DIMENSÃO 7: INFRAESTRUTURA FÍSICA

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

o Estacionamento; o Salas de aula;

o Laboratório de Informática; o Biblioteca;

o Auditório;

o Ambiente de estudos dos professores; o Sistema Operacional do Laboratório de

Informática;

o Sistema de iluminação externa; o Internet;

(12)

o Secretaria Geral; o Área de Convivência; o Coordenações de Cursos; o Alojamento dos professores; o Cantinas;

o Xerox;

o Salas de Direção e vice-Direção;

DIMENSÃO 8: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

o O processo de avaliação discente; o A execução dos planos de ensino; o A comunicação IES-aluno e

professor-aluno;

o A capacitação e qualificação dos docentes

o O processo de divulgação e sensibilização da Auto-Avaliação Institucional;

o O método utilizado em todo o processo avaliativo;

o O instrumento de avaliação (questionário) que foi aplicado.

Não houve pontos fracos

DIMENSÃO 9: POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

o o interesse pelo processo de ensino e aprendizagem;

o os níveis de relacionamento: - aluno-aluno;

- aluno-professor; - Direção-alunos;

- o nível de desempenho/formação dos alunos;

o corpo técnico administrativo e pessoal de apoio frente às necessidades da Instituição.

o a representação estudantil;

o a procura dos canais institucionais, como a Ouvidoria, para a apresentação de suas demandas e sugestões.

(13)

DIMENSÃO 10: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

RESULTADOS ALCANÇADOS

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

o gerenciamento dos recursos próprios da IES.

o projetos que venham incentivar a captação de recursos junto a fontes extra-orçamentárias, através de convênio com outros órgãos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em linhas gerais, pode-se considerar que o nível de satisfação de todos os que participaram do processo de avaliação é “BOM”. Há, contudo, por parte da Instituição, o comprometimento de superar os pontos de fragilidade, como também de manter e potencializar os pontos fortes.

As medidas a serem tomadas, a partir da análise deste relatório, perpassarão a divulgação dos resultados para a IES até a elaboração de planos e estratégias, traduzidas em metas específicas e prazos determinados que venham fortalecer o compromisso da Instituição com a sociedade acadêmica na busca de melhorias. A divulgação dos resultados, tanto na IES como fora dela, dar-se-á por meio do site da Instituição.

(14)

ANEXO I

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA/FAFIC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2014

QUESTIONÁRIO – DISCENTE

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS – FESC

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS - FAFIC

PROGRAMA DE

AUTO-AVALIAÇÃO

INSTITUCIONAL

QUESTIONÁRIO DISCENTE

(15)

PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

OBJETIVOS:

• Analisar o perfil e o nível de atuação da FAFIC no Ensino Superior, considerando as diferentes dimensões que a compõem;

• Orientar a expansão de sua oferta (Cursos de graduação e pós-graduação);

• Otimizar, através do redimensionamento dos resultados obtidos, a qualidade dos Cursos oferecidos;

• Desenvolver projetos estratégicos, visando o crescimento e sustentabilidade da IES; • Disseminar informações, metas e planos de médio e longo prazo;

• Promover a articulação da comunidade acadêmica, através do reconhecimento dos processos desenvolvidos pela IES.

PROCEDIMENTOS:

A Avaliação Institucional da IES processar-se-á através de:

• Seminários e círculos de debate para esclarecimentos dos objetivos dos SINAES (Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior);

• Aplicação de questionários;

• Formalização e publicação dos resultados; • Envio do relatório ao MEC/CONAES;

• Redefinição de estratégias, metas e linhas de ação.

Através do questionário proposto, a FAFIC pretende ressaltar a importância da participação dos alunos, professores, profissionais técnico-administrativos e de apoio, nesse importante processo de avaliação da IES.

(16)

DIMENSÃO I – MISSÃO FAFIC E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)

1. Considerando alguns pontos da missão da FAFIC:

1.1 A contribuição dos docentes e discentes para a formação profissional, pessoal e social do educando pode ser qualificada como:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

1.2 A educação continuada, que pode ser oportunizada ao egresso através de projetos, cursos específicos em determinadas áreas de conhecimento, ou de cursos de pós-graduação, tem se destacado como:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

1.3 Sabendo que a questão ética está presente em todos os setores da vida social, como você considera a prática da FAFIC neste aspecto:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

1.4 No PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), existem programas de apoio à atuação acadêmica discente, como NEPA (Núcleo de Extensão e Pesquisa Acadêmica), o PAPIES (Programa de Apoio Psicológico na Instituição de Ensino Superior) e o PBE (Programa de Bolsas de Estudo). Na sua opinião, o desempenho da FAFIC na implementação desses programas tem sido:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

DIMENSÃO II – POLÍTICA PARA O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

2. Considerando a política de Ensino, Pesquisa, Extensão e a promoção de Cursos de Pós-graduação na FAFIC, classifique:

2.1. A política de ensino da FAFIC:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 2.2. O incentivo à pesquisa:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 2.3. O incentivo à extensão:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 2.4.A oferta de cursos de pós-graduação:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 2.5. Composição do currículo do curso:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 2.6. Oferta de disciplinas:

(17)

2.7. Estímulo à produção acadêmica:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 2.8. Monitoria e bolsas de pesquisa:

( ) ótimas ( ) boas ( ) regulares ( ) ruins 2.9. Representatividade discente nos colegiados:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

DIMENSÃO III – RESPONSABILIDADE SOCIAL

3. Considerando a responsabilidade social que a FAFIC exerce, classifique: 3.1 Acessibilidade e inclusão social:

( ) ótimas ( ) boas ( ) regulares ( ) ruins

3.2 Participação no desenvolvimento econômico e social da região: ( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

3.3 Postura frente à defesa do meio ambiente:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 3.4 Incentivo à preservação da memória cultural: ( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 3.5 Incentivo à produção artística da região

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 3.6 Incentivo à preservação do patrimônio cultural ( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

DIMENSÃO IV – COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

4. Considerando a interação que a FAFIC tem com a sociedade, qualifique: 4.1 A divulgação da Instituição:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 4.2 Os meios de diálogo da Instituição com a sociedade: ( ) ótimos ( ) bons ( ) regulares ( ) ruins

4.3 As promoções que envolvem a comunidade extra-acadêmica: ( ) ótimas ( ) boas ( ) regulares ( ) ruins

(18)

5. Considerando a organização e gestão da FAFIC, qualifique: 5.1 A política de gestão democrática na Instituição:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

5.2 A distribuição das funções e a autonomia dada às instâncias que gerem a Instituição: ( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

5.3 A atuação administrativa da Direção:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 5.4 A atuação e organização das Coordenações dos Cursos: ( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 5.5 A atuação da Coordenação de Ensino:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 5.6 A organização da Tesouraria:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

DIMENSÃO VI - INFRA-ESTRUTURA

6. Considerando a infraestrutura disponibilizada para os Cursos de Graduação da FAFIC, qualifique:

Estacionamento

6.1 Espaço físico:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

6.2 Sistema de iluminação:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

6.3 Segurança

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

Salas de aula

6.4 Espaço físico:

(19)

6.5 Sistema de ventilação e iluminação:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

6.6 Mobiliário:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

6.7 Limpeza:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim Laboratório de informática

6.8 Espaço físico

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.9 Acesso a equipamentos de informática:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.10 Internet em geral

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 6.11 Sistema operacional:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim Sala de vídeo

6.12 Espaço físico:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.13 Sistema de ventilação e iluminação:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.14 Mobiliário:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.15 Limpeza:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 6.16 Qualidade dos equipamentos disponíveis

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim Auditório

6.17 Espaço físico:

(20)

6.18 Sistema de ventilação e iluminação:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.19 Mobiliário:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.20 Limpeza:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim Área de convivência

6.21 Espaço físico:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.22 Sistema iluminação:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.23 Limpeza:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim Cantina

6.24 Qualidade dos produtos alimentícios

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 6.25 Atendimento

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 6.26 Condições de higiene

( ) ótimas ( ) boas ( ) regulares ( ) ruins Xerox

6.27 Horários

( ) ótimos ( ) bons ( ) regulares ( ) ruins 6.28 Qualidade dos produtos

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 6.29 Atendimento

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

DIMENSÃO VII – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

7. Considerando o planejamento e a avaliação na Instituição, classifique: 7.1 O processo de avaliação discente:

(21)

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 7.2 A execução dos planos de ensino:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 7.3 A comunicação IES – aluno:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 7.4 A comunicação professor – aluno:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim 7.5 A capacitação e qualificação docente:

( ) ótimas ( ) boas ( ) regulares ( ) ruins

DIMENSÃO VIII – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

8. Considerando a composição e a atuação da Comissão Própria de Avaliação da FAFIC, qualifique:

8.1 O processo de divulgação e sensibilização da Auto-Avaliação Institucional: ( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

8.2 O método utilizado no processo de Auto-Avaliação Institucional: ( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

8.3 O presente instrumento avaliativo:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

DIMENSÃO IX – QUANTO AOS ALUNOS

9. Considerando a atuação dos discentes na Instituição, qualifique: 9.1 O interesse no processo ensino-aprendizagem:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 9.2 O relacionamento dos discentes entre si:

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 9.3 O relacionamento entre discentes e professores: ( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 9.4 O relacionamento entre discentes e Direção: ( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

9.5 O nível de preparo dos discentes frente às exigências acadêmicas: ( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

(22)

9.6 A procura, por parte dos discentes, dos canais institucionais para apresentação de suas demandas e sugestões:

( ) ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

9.7 A interação da representação estudantil com a Instituição e com a comunidade discente para apresentação de suas demandas e sugestões:

(23)

ANEXO II

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA/FAFIC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2014

QUESTIONÁRIO – DOCENTE

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS – FESC

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS - FAFIC

PROGRAMA DE

AUTO-AVALIAÇÃO

INSTITUCIONAL

QUESTIONÁRIO DOCENTE

(24)

PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

OBJETIVOS:

• Analisar o perfil e o nível de atuação da FAFIC no Ensino Superior, considerando as diferentes dimensões que a compõem;

• Orientar a expansão de sua oferta (Cursos de graduação e pós-graduação);

• Otimizar, através do redimensionamento dos resultados obtidos, a qualidade dos Cursos oferecidos;

• Desenvolver projetos estratégicos, visando o crescimento e sustentabilidade da IES; • Disseminar informações, metas e planos de médio e longo prazo;

• Promover a articulação da comunidade acadêmica, através do reconhecimento dos processos desenvolvidos pela IES.

PROCEDIMENTOS:

A Avaliação Institucional da IES processar-se-á através de:

• Seminários e círculos de debate para esclarecimentos dos objetivos dos SINAES (Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior);

• Aplicação de questionários;

• Formalização e publicação dos resultados; • Envio do relatório ao MEC/CONAES;

• Redefinição de estratégias, metas e linhas de ação.

Através do questionário proposto, a FAFIC pretende ressaltar a importância da participação dos alunos, professores, profissionais técnico-administrativos e de apoio, nesse importante processo de avaliação da IES.

(25)

DIMENSÃO I – MISSÃO DA FAFIC E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)

1. Considerando alguns pontos da missão da FAFIC:

1.1 A contribuição dos docentes e discentes para a formação profissional, pessoal e social do educando tem sido eficiente?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

1.2. Esta IES, tem oportunizado ao egresso uma formação continuada, através de cursos específicos em determinadas áreas de conhecimento, ou de cursos de pós-graduação?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

1.3 A FAFIC tem tido a preocupação de divulgar seus cursos junto aos estabelecimentos de ensino públicos e privados por meio de palestras, debates e distribuição de folders?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

1.4 A FAFIC, no seu cotidiano, tem definido e praticado princípios e valores éticos? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 2. Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FAFIC?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

2.1. No PDI desta IES, existem programas de apoio à atuação acadêmica discente, como o NEPA (Núcleo de Extensão e Pesquisa Acadêmica), o PAPIES (Programa de Apoio Psicológico na Instituição de Ensino Superior) e o PBE (Programa de Bolsas de Estudo). Esses programas vêm sendo implementados?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO II – POLÍTICA PARA O ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

3. A FAFIC oferece programa de pesquisa com aproveitamento regular de conhecimentos para integração acadêmica?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

4. A FAFIC oferece programa de extensão que contribui para a formação acadêmica do discente? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

5. A FAFIC oferece programa de monitoria que contribui para a formação acadêmica do discente? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

6. A FAFIC oferece programa de pós-graduação que contribui para a formação continuada do discente?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

7. A FAFIC apóia os docentes na participação em eventos de caráter científico, encontros e seminários?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

8. O currículo dos cursos de graduação oferecidos pela FAFIC favorece a integração entre ensino/pesquisa/extensão?

(26)

9. Os profissionais docentes participam de programas e projetos de iniciação científica? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão III – RESPONSABILIDADE SOCIAL

10. A IES desenvolve projetos voltados para a inclusão de portadores de necessidades especiais? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

11. A FAFIC apresenta projetos voltados à inclusão de estudantes em situação de baixa renda? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

12. Esta Instituição desenvolve iniciativas que promovem a interação com setores público e privado e com o mercado de trabalho?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

13. Existem, na FAFIC, projetos que contribuem para a promoção do desenvolvimento local e regional?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

14. São desenvolvidos projetos de extensão, visando a proteção, o desenvolvimento ambiental, a produção artística e o patrimônio cultural da região?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

15. A FAFIC oferece cursos de capacitação de docentes para promover a responsabilidade social? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

IV - COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

16. A comunicação da FAFIC com a sociedade atinge as metas propostas?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

17. A Instituição utiliza eficazmente meios de comunicação de massa para a promoção de atividades e divulgação da sua imagem?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

18. A FAFIC promove ações de Marketing Institucional?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 19. Quais os canais de comunicação que melhor funciona na Instituição?

( ) Telefone ( ) Revista FAFICOM ( ) Internet ( ) Murais ( ) Portal FAFIC ( ) E-mails

20. O sistema de TI (Tecnologia de Informação) da FAFIC oferece informações gerenciais para a melhoria do funcionamento interno da Instituição?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

(27)

21. São viabilizados meios de comunicação interna que possibilitem coletar dados acerca do clima organizacional da FAFIC?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

22. Existe um serviço de comunicação interno que colete e divulgue informações com os alunos? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

23. Há, na FAFIC, um plano de marketing interno e externo sistematizado? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

24. A comunicação com o corpo docente, discente e técnico-administrativo acontece de forma permanente e abrangente?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 25. O serviço de Ouvidoria é utilizado para tomada de decisões?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO V – POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL E CARREIRA

26. A IES estabelece políticas para o desenvolvimento de plano de carreira ao corpo docente? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

27. A FAFIC implementa ações de planejamento orçamentário para a formação continuada do seu corpo docente?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 28. A FAFIC oferece instrumentos de seleção dos profissionais do corpo docente?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

29. A FAFIC estabelece convênios com entidades públicas e particulares do país que permitam intercâmbio, programas de pós-graduação e estágios?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

30. A Instituição promove programas e atividades que viabilizam a integração da comunidade acadêmica?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

31. Existem na Instituição instrumentos de avaliação de desempenho dos profissionais docentes e não-docentes?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

32. As ações propostas no PDI para políticas de pessoal e carreira são divulgadas e institucionalizadas?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 33. Há práticas consolidadas para a contratação de pessoal na IES?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

34. A IES apresenta um clima de harmonia e respeito entre seus colaboradores docentes e profissionais da Instituição?

(28)

DIMENSÃO VI - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

35. A FAFIC apresenta autonomia administrativa e didático-pedagógica em relação à Mantenedora (FESC)?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

36. A representatividade dos Colegiados de Curso tem autonomia e reconhecimento legítimo para a gestão institucional?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

37. A gestão institucional favorece o planejamento participativo das diretrizes e metas propostas para o desenvolvimento da Instituição?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

38. A gestão institucional (Organização Acadêmica e Administrativa) deve ser realizada em consonância com as metas estabelecidas no planejamento das atividades da FAFIC. Você avalia como eficiente o modelo de gestão implementada pela IES?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

39. A estrutura organizacional vigente permite a comunicação e a integração entre os diversos segmentos da Instituição?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO VII - INFRA-ESTRUTURA

40. A FAFIC oferece infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades propostas (ensino, pesquisa e extensão)?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

41. Você considera adequados os ambientes (instalações físicas, ventilação, mobiliário, limpeza) onde se desenvolvem as atividades acadêmicas, tais como:

41.1 Salas de aula

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.2 Laboratório de informática

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.3 Sala de vídeo

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.4 Auditório

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.5 Área de convivência

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.6 Cantinas

(29)

41.7 Biblioteca

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

42. A FAFIC oferece espaço físico adequado ((instalações físicas, ventilação, mobiliário, limpeza) onde se desenvolvem as atividades administrativas, como:

42.1 Estacionamento

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.2 Sala de direção e vice-direção

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.3 Sala de assessoria acadêmica

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.4 Secretaria geral

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

42.5 Coordenações de curso

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.6 Sala de professores

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.7 Tesouraria

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.8 Setor de recursos humanos

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.9 Ambiente de estudo para professores

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.10 Alojamento para professores

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

43. Os equipamentos tecnológicos (informática, recursos audiovisuais, internet, multimídia) atendem às necessidades da comunidade acadêmica?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 44. A FAFIC adota normas que regulamentem o acesso aos espaços da Instituição?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

45. A FAFIC tem mecanismos que assegurem a integridade física da comunidade acadêmica? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

46. A FAFIC no âmbito administrativo fornece informações adequadas e em tempo hábil, oferece bom atendimento, viabiliza a solução de situações apresentadas e cumprimento de prazos e horários?

(30)

DIMENSÃO VIII – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

47. A IES incentiva e promove a participação da comunidade acadêmica em processo de avaliação? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

48. É percebida a participação da comunidade acadêmica no planejamento de diretrizes para a Instituição?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

49. Os resultados coletados nos programas de avaliação da Instituição são divulgados junto à comunidade acadêmica?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

50. O planejamento interno da FAFIC (programação, planos de curso dos professores, calendário escolar) é eficiente?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO IX – POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

51. São oferecidos aos alunos os instrumentos necessários para que tenham condições de confrontar a teoria e a prática dos conteúdos?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

52. A Faculdade dispõe de um Laboratório de Informática com acesso aos alunos, além de auxílio técnico para eventuais dificuldades dos conteúdos?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

53. A IES apoia as iniciativas estudantis na promoção de atividades culturais, artísticas, esportivas e recreativas?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

54. Há uma política de fomento ao estágio em instituições públicas e privadas da sociedade para os discentes, como forma de incentivar a construção do conhecimento prático em sua futura área de atuação?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

55. A Faculdade incentiva o discente a participar de eventos acadêmicos como congressos, seminários, encontros, palestras, workshops e outros?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO X – SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

56. Existe um plano de orçamento para alocação de recursos destinados à atualização e manutenção de equipamentos, instalação e materiais?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

57. No caso da existência deste plano orçamentário, ele obedece a critérios e está em consonância com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)?

(31)

58. Há planos para incentivo de captação de recursos junto a fontes extra-orçamentárias (convênios com outros órgãos)?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 59. A IES apresenta condições de gerar recursos próprios?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

60. Existem indicativos para mensuração do sucesso da IES na realização dos objetivos relativos à sustentabilidade financeira?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

61. Há uma política concreta e objetiva para implantação de prática que atinja os objetivos da IES no que diz respeito à sustentabilidade financeira?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO XI – OUTRAS ATIVIDADES

62. A FAFIC presta serviços de Pastoral Acadêmica à comunidade?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

63. Considerando a FAFIC como Instituição de orientação cristã-católica, as atividades efetivadas respeitam a filosofia proposta?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

64. A FAFIC é uma Instituição presente em eventos sociais e atividades educacionais promovidos pela cidade de Cajazeiras?

(32)

ANEXO III

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA/FAFIC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2014

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS – FESC

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS - FAFIC

PROGRAMA DE

AUTO-AVALIAÇÃO

INSTITUCIONAL

QUESTIONÁRIO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

(33)

PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

OBJETIVOS:

• Analisar o perfil e o nível de atuação da FAFIC no Ensino Superior, considerando as diferentes dimensões que a compõem;

• Orientar a expansão de sua oferta (Cursos de graduação e pós-graduação);

• Otimizar, através do redimensionamento dos resultados obtidos, a qualidade dos Cursos oferecidos;

• Desenvolver projetos estratégicos, visando o crescimento e sustentabilidade da IES; • Disseminar informações, metas e planos de médio e longo prazo;

• Promover a articulação da comunidade acadêmica, através do reconhecimento dos processos desenvolvidos pela IES.

PROCEDIMENTOS:

A Avaliação Institucional da IES processar-se-á através de:

• Seminários e círculos de debate para esclarecimentos dos objetivos dos SINAES (Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior);

• Aplicação de questionários;

• Formalização e publicação dos resultados; • Envio do relatório ao MEC/CONAES;

• Redefinição de estratégias, metas e linhas de ação.

Através do questionário proposto, a FAFIC pretende ressaltar a importância da participação dos alunos, professores, profissionais técnico-administrativos e de apoio nesse importante processo de avaliação da IES.

(34)

DIMENSÃO I – MISSÃO DA FAFIC E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)

1. Considerando alguns pontos da missão da FAFIC:

Existe contribuição dos docentes e discentes para a formação profissional, pessoal e social do educando ?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

1.2 Esta IES tem oportunizado ao egresso uma formação continuada, através de cursos específicos em determinadas áreas de conhecimento, ou de cursos de pós-graduação?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

1.3 A FAFIC tem tido a preocupação de divulgar seus cursos junto aos estabelecimentos de ensino público e privado por meio de palestras, debates e distribuição de folders?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

1.4 A FAFIC, no seu cotidiano, tem definido e praticado princípios e valores éticos? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

2. Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FAFIC? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

2.1. No PDI desta IES, existem programas de apoio à atuação acadêmica discente, como o NEPA (Núcleo de Extensão e Pesquisa Acadêmica), o PAPIES (Programa de Apoio Psicológico na Instituição de Ensino Superior) e o PBE (Programa de Bolsas de Estudo). Esses programas vêm sendo implementados?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO II – POLÍTICA PARA O ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

3. A FAFIC oferece programa de pesquisa com aproveitamento regular de conhecimentos para integração acadêmica?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

4. A FAFIC oferece programa de extensão que contribui para a formação acadêmica do discente? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

5. A FAFIC oferece programa de monitoria que contribui para a formação acadêmica do discente? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

6. A FAFIC oferece programa de pós-graduação que contribui para a formação continuada do discente?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

7. A FAFIC apoia os docentes na participação em eventos de caráter científico, encontros e seminários?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

8. O currículo dos cursos de graduação oferecidos pela FAFIC favorece a integração entre ensino/pesquisa/extensão?

(35)

9. Os profissionais docentes participam de programas e projetos de iniciação científica? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão III –RESPONSABILIDADE SOCIAL

10. A IES desenvolve projetos voltados para a inclusão de portadores de necessidades especiais? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

11. A FAFIC apresenta projetos voltados à inclusão de estudantes em situação de baixa renda? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

12. Esta Instituição desenvolve iniciativas que promovem a interação com setores público e privado e com o mercado de trabalho?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

13. Existem, na FAFIC, projetos que contribuam para a promoção do desenvolvimento local e regional?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

14. São desenvolvidos projetos de extensão, visando a proteção, o desenvolvimento ambiental, a produção artística e ao patrimônio cultural da região?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

15. A FAFIC oferece cursos de capacitação de docentes para promover a responsabilidade social? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

IV - COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

16. A comunicação da FAFIC com a sociedade atinge as metas propostas? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

17. A Instituição utiliza eficazmente meios de comunicação de massa para promoção de atividades e divulgação da sua imagem?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

18. A FAFIC promove ações de Marketing Institucional?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 19. Quais os canais de comunicação que melhor funciona na Instituição?

( ) Telefone ( ) Revista FAFICOM ( ) Internet ( ) Murais ( ) Portal FAFIC ( ) E-mails

20. O sistema de TI (Tecnologia de Informação) da FAFIC oferece informações gerenciais para a melhoria do funcionamento interno da Instituição?

(36)

21. São viabilizados meios de comunicação interna que possibilitem coletar dados acerca do clima organizacional da FAFIC?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

22. Existe um serviço de comunicação interno que colete e divulgue informações com os alunos? ( ) sim ( ) não ( )

parcialmente

( ) desconheço a questão

23. Há na FAFIC, um plano de marketing interno e externo sistematizado? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

24. A comunicação com o corpo docente, discente e técnico-administrativo acontece de forma permanente e abrangente?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 25. O serviço de Ouvidoria é utilizado para tomada de decisões?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO V – POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL E CARREIRA

26. A IES estabelece políticas para o desenvolvimento de plano de carreira do corpo técnico-administrativo?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

27. A FAFIC implementa ações de planejamento orçamentário para a formação continuada do corpo técnico-administrativo?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

28. A FAFIC oferece instrumentos de seleção do corpo técnico-administrativo? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

29. A FAFIC estabelece convênios com entidades públicas e particulares do país que permitam intercâmbio, programas de pós-graduação e estágios?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

30. A Instituição promove programas e atividades que viabilizam a integração da comunidade acadêmica?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

31. Existem na Instituição instrumentos de avaliação de desempenho dos profissionais docentes e não-docentes?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

32. As ações propostas no PDI para políticas de pessoal e carreira são divulgadas e institucionalizadas?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 33. Há práticas consolidadas para a contratação de pessoal na IES?

(37)

34. A IES apresenta um clima de harmonia e respeito entre seus colaboradores docentes e não-docentes da Instituição?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO VI - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

35. A FAFIC apresenta autonomia administrativa e didático-pedagógica em relação à Mantenedora (FESC)?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

36. A representatividade dos Colegiados de Curso tem autonomia e reconhecimento legítimo para a gestão institucional?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

37. A gestão institucional favorece o planejamento participativo das diretrizes e metas propostas para o desenvolvimento da Instituição?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

38. A gestão institucional (Organização Acadêmica e Administrativa) deve ser realizada em consonância com as metas estabelecidas no planejamento das atividades da FAFIC. Você avalia como eficiente o modelo de gestão implementada pela IES?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

39. A estrutura organizacional vigente na IES permite a comunicação e a integração entre os diversos segmentos?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO VII - INFRA-ESTRUTURA

40. A FAFIC oferece infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades propostas (ensino, pesquisa e extensão)?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

41. Você considera adequados os ambientes (instalações físicas, ventilação, mobiliário, limpeza) onde se desenvolvem as atividades acadêmicas, tais como:

41.1 Salas de aula

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.2 Laboratório de informática

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.3 Sala de vídeo

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.4 Auditório

(38)

41.5 Área de convivência

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.6 Cantinas

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 41.7 Biblioteca

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

42. A FAFIC oferece espaço físico adequado ((instalações físicas, ventilação, mobiliário, limpeza) onde se desenvolvem as atividades administrativas, como:

42.1 Estacionamento

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.2 Sala de direção e vice-direção

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.3 Sala de assessoria acadêmica

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.4 Secretaria geral

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.5 Coordenações de curso

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.6 Sala de professores

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.7 Tesouraria

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.8 Setor de recursos humanos

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.9Ambiente de estudos para professores

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 42.10 Alojamento para professores

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

43. Os equipamentos tecnológicos (informática, recursos audiovisuais, internet, multimídia) atendem às necessidades da comunidade acadêmica?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 44. A FAFIC adota normas que regulamentem o acesso aos espaços da Instituição?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

45. A FAFIC tem mecanismos que assegurem a integridade física da comunidade acadêmica? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

(39)

46. A FAFIC no âmbito administrativo fornece informações adequadas e em tempo hábil, oferece bom atendimento, viabiliza a solução de situações apresentadas e cumprimento de prazos e horários?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO VIII – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

47. A IES incentiva e promove a participação da comunidade acadêmica em processo de avaliação? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

48. É percebida a participação da comunidade acadêmica no planejamento de diretrizes para a Instituição?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

49. Os resultados coletados nos programas de avaliação da Instituição são divulgados junto à comunidade acadêmica?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

50. O planejamento interno da FAFIC (programação, planos de curso dos professores, calendário escolar) é eficiente?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO IX – POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

51. São oferecidos aos alunos os instrumentos necessários para que tenham condições de confrontar a teoria e a prática dos conteúdos?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

52. A Faculdade dispõe de um Laboratório de Informática com acesso aos alunos, além de auxílio técnico para eventuais dificuldades dos conteúdos?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

53. A IES apoia as iniciativas estudantis na promoção de atividades culturais, artísticas, esportivas e recreativas?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

54. Há uma política de fomento ao estágio em instituições públicas e privadas da sociedade para os discentes, como forma de incentivar a construção do conhecimento prático em sua futura área de atuação?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

55. A Faculdade incentiva o discente a participar de eventos acadêmicos como congressos, seminários, encontros, palestras, workshops e outros?

(40)

DIMENSÃO X – SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA IES

56. Existe um plano de orçamento para alocação de recursos destinados à atualização e manutenção de equipamentos, instalação e materiais?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

57. No caso da existência deste plano orçamentário, ele obedece a critérios e está em consonância com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

58. Há planos para o incentivo de captação de recursos junto a fontes extra-orçamentárias (convênios com outros órgãos)?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão 59. A IES apresenta condições de gerar recursos próprios?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

60. Existem indicativos para mensuração do sucesso da IES na realização dos objetivos relativos à sustentabilidade financeira?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

61. Há uma política concreta e objetiva para a implantação de prática que atinja os objetivos da IES no que diz respeito à sustentabilidade financeira?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

DIMENSÃO XI – OUTRAS ATIVIDADES

62. A FAFIC presta serviços de Pastoral Acadêmica à comunidade?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

63. Considerando a FAFIC como Instituição de orientação cristã-católica, as atividades efetivadas respeitam a filosofia proposta?

( ) sim ( ) não ( ) parcialmente ( ) desconheço a questão

64. A FAFIC é uma Instituição presente em eventos sociais e atividades educacionais promovidos pela cidade de Cajazeiras?

Referências

Documentos relacionados

Os titulares de uma licença de Piloto de Ultraleve (PU) para poderem beneficiar do previsto no Ponto 5.2 da presente CIA, devem ter realizado pelo menos um voo, que tenha incluído

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Desta forma, dada sua importância e impacto econômico como doença da esfera da reprodução, além da carência de informações atuais sobre leptospirose em suínos

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue