• Nenhum resultado encontrado

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE VIAMÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2007 GABARITO APÓS RECURSOS - CARGO 02 - CIRURGIÃO-DENTISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE VIAMÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2007 GABARITO APÓS RECURSOS - CARGO 02 - CIRURGIÃO-DENTISTA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2007

GABARITO APÓS RECURSOS

- CARGO 02 -

CIRURGIÃO-DENTISTA

01.

B

11.

A

21.

E

31.

E

41.

ANULADA

02.

C

12.

E

22.

A

32.

D

42.

E

03.

E

13.

A

23.

A

33.

E

43.

ANULADA

04.

A

14.

E

24.

C

34.

C

44.

D

05.

B

15.

D

25.

B

35.

B

45.

B

06.

E

16.

C

26.

A

36.

D

46.

B

07.

A

17.

B

27.

E

37.

A

47.

E

08.

C

18.

A

28.

B

38.

B

48.

D

09.

ANULADA

19.

D

29.

C

39.

E

49.

B

10.

B

20.

B

30.

D

40.

C

50.

D

Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

DE VIAMÃO

(3)
(4)

01. O Caderno de Atenção Básica nº 17, editado pelo

Ministério da Saúde, em 2006, conceitua a Atenção Básica ou Atenção Primária à Saúde. Considerando essa publicação, assinale com um V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmativas que seguem:

O trabalho das equipes de Atenção Primária ou Atenção Básica

( ) caracteriza-se por apresentar estrutura disponível para facilitar o acesso e o uso dos serviços para cada novo problema que os usuários apresentem. ( ) deve garantir um aporte regular de cuidados, ao

longo do ciclo vital, propiciando a criação do vín-culo entre a comunidade e a equipe de saúde. ( ) dispensa a sua responsabilização pela

continuida-de da atenção, o seguimento do usuário no sis-tema ou a garantia de referência a outros níveis de atenção quando necessário.

( ) necessita desenvolver ações programáticas, tanto individuais como coletivas, adequadas às necessi-dades da população.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

(A) V – F – F – V. (B) V – V – F – V. (C) F – V – F – F. (D) F – V – F – V. (E) V – V – V – F.

02. A Portaria n° 648, editada pelo Ministério da Saúde,

em 2006, descreve os princípios gerais da Estratégia Saú-de da Família. Com base nessa Portaria, consiSaú-dere as se-guintes afirmações:

I - A Estratégia de Saúde da Família visa reorganização da Atenção Básica no País, através de princípios normativos estabelecidos por legislação municipal específica para tal.

II - As equipes de Saúde da Família devem atuar em um território, realizando cadastramento domiciliar, diagnóstico situacional, ações dirigidas aos proble-mas de saúde de maneira pactuada com a comu-nidade onde atua, buscando o cuidado dos indiví-duos e das famílias ao longo do tempo, mantendo sempre uma postura pró-ativa frente aos problemas de saúde-doença da população.

III - A Estratégia de Saúde da Família deve ter um ca-ráter substitutivo em relação à rede de Atenção Básica tradicional nos territórios em que as equipes de saúde da família atuam.

IV - Cada equipe deve se responsabilizar pelo atendi-mento a um número de famílias que é definido em pactuação entre o gestor municipal e o estadual. Qual a alternativa correta?

(A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas II e III. (D) Apenas II e IV. (E) Apenas III e IV.

(5)

03. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as

afir-mativas que seguem:

( ) Compete às Secretarias Municipais de Saúde ga-rantir a infra-estrutura necessária para o funcio-namento das equipes, dotando-as de recursos materiais, equipamentos e insumos para o conjunto das ações propostas.

( ) É competência das Secretarias Estaduais de Saúde definir no Plano Estadual de Saúde as metas de expansão e as áreas nas quais os municípios deverão instalar as equipes de Saúde da Família.

( ) A equipe de Saúde Bucal enquadrada na modalidade I é composta por um dentista, e uma auxiliar de consultório dentário; a equipe de Saúde Bucal na modalidade II é composta por um dentista, uma auxiliar de consultório ou uma técnica em higiene dental.

( ) O financiamento das ações de Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família é de responsabilidade exclusiva dos gestores estaduais e federal através do repasse de incentivos próprios para essas finalidades. ( ) Para a implantação da estratégia de Saúde da

Família é necessária a existência de uma equipe multiprofissional, responsável, no máximo, por quatro mil pessoas, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os seus integrantes. A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

(A) V – F – F – V – V. (B) F – V – F – V – F. (C) V – F – V – F – V. (D) F – V – V – F – F. (E) V – F – F – F – V.

04. Relacione as ações do processo de trabalho das equipes

listadas com suas respectivas atribuições.

(1) Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal.

(2) Realizar ações de prevenção e promoção da saúde para as famílias e indivíduos da área de abran-gência da equipe, de acordo com a sua compe-tência técnica.

(3) Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades refe-rentes à saúde bucal com os demais membros da Equipe de Saúde da Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar. (4) Preparar e organizar instrumental e materiais

necessários às atividades da equipe.

(5) Realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários, proporcionado o atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento de vínculo.

( ) Atribuição específica do técnico em higiene dental (THD).

( ) Atribuição de toda a equipe de saúde da família. ( ) Atribuição específica do auxiliar de consultório

dentário (ACD).

( ) Atribuição de toda a equipe de saúde bucal. ( ) Atribuição específica do dentista.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

(A) 2 – 5 – 4 – 3 – 1. (B) 3 – 1 – 2 – 4 – 5. (C) 5 – 2 – 1 – 3 – 4. (D) 4 – 1 – 2 – 5 – 3. (E) 2 – 5 – 4 – 1 – 3.

(6)

05. Leia o texto abaixo sobre o tema da atenção à saúde

bucal.

Um dos principais problemas enfrentados no co-tidiano dos serviços de saúde bucal é a organização da demanda. Esse problema deve ser discutido __________________________________.

Compreende-se como o universo de atenção à saú-de bucal, _________________________ e que saú-deverá ser desenvolvida no espaço ____________________. Assim os serviços de saúde bucal devem ser orga-nizados de forma a atender ____________________, e dar resposta às necessidades sentidas da população. Considerando o texto acima, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. (A) com o secretário municipal de saúde / os

escola-res e as gestantes / das unidades básicas e em todas as escolas da área de abrangência / as urgências e crianças entre 06 e 12 anos de idade. (B) entre usuários e trabalhadores de saúde / toda a

população da área de abrangência, famílias e grupos / da Unidade Básica de Saúde e também nos diferentes espaços sociais existentes / a demanda espontânea e os casos de urgência. (C) com o chefe da unidade de saúde / as crianças de

creches, escolares e hipertensos / das unidades básicas e das escolas públicas da área de abran-gência / as crianças, gestantes e grupos de risco. (D) entre os membros da equipe de saúde bucal / as crianças das escolas públicas, famílias e grupos / da unidade básica e da associação de moradores / demanda espontânea e escolares entre 06 e 12 anos.

(E) entre o dentista e o líder da comunidade / as cri-anças e grupos prioritários de adultos / da unidade básica, escolas públicas e fábricas existentes na área de abrangência / demanda espontânea e grupo de maior risco a cárie e doença periodontal.

06. A professora Bárbara Starfield estudou profundamente a

Atenção Primária e a sua relação com a saúde. A partir do conteúdo do seu livro Atenção Primária Equilíbrio entre Necessidades de Saúde, Serviços e Tecnologia, considere as seguintes afirmações:

I - Todo o sistema de serviços de saúde possui duas metas principais. A primeira é otimizar a saúde da população, e a segunda é minimizar as disparida-des entre os subgrupos populacionais.

II - Um sistema de saúde orientado para a subespeciali-zação possui um problema: ele ameaça a eqüidade, pois nenhuma sociedade possui recursos ilimitados para fornecer serviços de saúde.

III - Quanto maior a desigualdade de renda dentro dos países, maiores as taxas de problemas relaciona-dos à saúde.

IV - A Atenção Primária à Saúde é uma abordagem que forma a base e determina o trabalho de todos os outros níveis do sistema de saúde.

V - O enfoque da Atenção Primária é voltado para a saúde, a prevenção, a atenção e a cura enquanto que o da Atenção Convencional é voltado para a doença e a cura.

Qual alternativa está correta? (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, II e V. (C) Apenas I, III e IV. (D) Apenas I, IV e V. (E) I, II, III, IV e V.

(7)

07. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as

afir-mativas que seguem:

( ) A atenção programada em Saúde Bucal é caracte-rizada por pessoas cadastradas e inclui ações in-dividuais e/ou coletivas de promoção da saúde, prevenção de agravos e de intervenções cirúrgico-restauradoras ofertadas de forma organizada. ( ) Os usuários que concluíram seus tratamentos

clínicos, ou que vêm se mantendo saudáveis, não necessitam de agendamento por um período de um ano para acompanhamento e reforço do autocuidado.

( ) Atenção domiciliar é um conjunto de ações reali-zadas por uma equipe interdisciplinar no domicílio do usuário e da família, levando em conta o diagnóstico da realidade em que está inserido, o potencial e as limitações da equipe.

( ) O planejamento das ações educativas deve ser feito em conjunto com a equipe de saúde, princi-palmente em relação às ações propostas por ciclo de vida, condições de vida e por fatores comuns para várias doenças.

( ) Para a definição das atividades educativo-preventivas e curativas, a equipe deve levar em conta dois fatores: a idade dos usuários e a alta atividade da doença.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

(A) V – F – V – V – F. (B) V – F – F – V – F. (C) F – V – V – F – V. (D) F – V – F – F – F. (E) V – F – V – F – F.

Instrução: A questão 08 refere-se à estimativa abaixo:

Estimativas para o RS e Porto Alegre, em 2006, das taxas brutas de incidência por 100 000 e de casos no-vos de câncer da cavidade oral.

Localização Estimativa Casos Novos

Estado Capital

Cavidade

Oral Casos Taxa

Bruta

Casos Taxa

Bruta

Homens 800 14,89 110 15,98

Mulheres 220 3,93 50 5,99

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. INCA, 2005.

08. A prevalência e a incidência são medidas utilizadas

para expressar a ocorrência de determinados eventos em populações. Considerando-se essa tabela apresen-tada, é correto afirmar que:

I - a estimativa para câncer de boca no RS, em ho-mens, para o ano de 2006, é de aproximadamente 990 novos casos.

II - conforme a tabela pode-se prever uma mortalidade média de 18,81% dos casos de câncer de boca no RS.

III - a taxa de incidência estimada é de 21,97 novos casos de câncer por 100 000 indivíduos em Porto Alegre, em 2006.

IV - a prevalência do câncer da cavidade oral, no RS, representa o incremento de uma situação anterior e a situação atual, e expressa o número de casos novos ocorridos em determinado período.

Estão corretas as alternativas: (A) Apenas I e III.

(B) Apenas I, II e III. (C) Apenas III. (D) Apenas III e IV. (E) Apenas IV.

(8)

09. Analise os dados dos levantamentos epidemiológicos

em saúde bucal abaixo e considere as afirmativas logo a seguir: Brasil, 1986 e 2003. Média CPOD % de contri-buição do componente perdido no CPOD % de indiví-duos com periodonto saudável Idade 1986 2003 1986 2003 1986 2003 12 6,65 2,78 13,18 6,47 - - 15-19 12,68 6,17 15,20 14,42 28,76 46,18 35-44 22,5 20,13 66,48 65,72 5,38 21,94 50-59 27,21 - 85,97 - 1,33 - 65-74 - 27,79 - 92,25 7,89

I - Houve redução da experiência de cárie, represen-tada por dentes cariados, perdidos e obturados em todos os grupos etários, entre os anos de 1986 e 2003.

II - Os resultados revelaram aproximadamente 14 dentes atacados pela cárie entre a adolescência e a idade adulta em 2003.

III - Pode-se afirmar, a partir da análise dos dois estu-dos, que há um significativo aumento no acesso aos serviços de saúde bucal para todos os grupos etários.

IV - Os dados apontam que em 2003 há mais saúde periodontal na população brasileira.

Qual a alternativa está correta? (A) Apenas I e II.

(B) Apenas I, II e III. (C) Apenas I, II e IV. (D) Apenas III e IV. (E) I, II,III e IV.

10. A avaliação em saúde busca dar suporte ao processo

decisório, identificar problemas, reorientar serviços, avaliar práticas e impacto das ações implantadas no âmbito do Sistema de Saúde. Nesse sentido, numere os parênteses adequadamente.

(1) Sistema de Informação da Atenção Básica (2) Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (3) Indicadores do Pacto da Atenção Básica

(4) Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

( ) É um sistema usado em todos os níveis de gestão e em todos os municípios, inseridos ou não na Estra-tégia da Saúde da Família. Este sistema deve ser alimentado com os procedimentos executados no âmbito da atenção básica.

( ) É um Sistema de Informação usado pelo Ministério da Saúde para o início e a manutenção do repasse dos incentivos financeiros da Estratégia da Saúde da Família e serve para o cadastro de estabeleci-mentos, profissionais e serviços de saúde.

( ) Serve para o registro dos procedimentos coletivos, atividades educativas em grupo e visitas domicili-ares das equipes de saúde bucal da estratégia da saúde da família.

( ) Constituem-se instrumentos nacionais de monito-ramento e avaliação das ações e serviços de saú-de bucal referentes à atenção básica.

Assinale a alternativa correta correspondente ao preenchimento dos parênteses de cima para baixo. (A) 1 – 2 – 4 – 3.

(B) 2 – 4 – 1 – 3. (C) 1 – 2 – 3 – 4. (D) 2 – 4 – 3 – 1. (E) 4 – 3 – 2 – 1.

11. Paciente P.F.V, 45 anos, necessita realizar procedimentos

periodontais, incluindo cirurgia, raspagem e alisamento de raízes, sondagem e manutenção periódica. Na anam-nese, o paciente relatou ser portador de malformação cardíaca congênita e ser alérgico à penicilina. Na exe-cução dos procedimentos bucais, teve indicação médi-ca para profilaxia antibiótimédi-ca. Uma opção de esquema para prevenção da endocardite bacteriana é:

(A) Clindamicina 600 mg (adulto) 20 mg/kg (dose pediátrica), V.O., 1 hora antes do procedimento. (B) Ampicilina 2 g (adulto) 50 mg/kg (dose pediátrica),

I.M. ou I.V., 30 minutos a 1 hora antes do proce-dimento.

(C) Azitromicina 500 mg (adulto) 15 mg/kg (dose pediá-trica), V.O., 1 hora antes do procedimento.

(D) Cefalexina 2 g (adulto) 50 mg/kg (dose pediátrica), V.O., 1 hora antes do procedimento.

(E) Cefalexina 2 g (adulto) 50 mg/kg (dose pediátrica), V.O., 2 horas antes do procedimento.

(9)

12. O risco de aquisição de doenças ocupacionais depende

de vários fatores. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada aos riscos.

(A) Tipo de exposição e uso de medidas preventivas. (B) Patogenicidade do agente infeccioso e prevalência

local da doença.

(C) Tipo de atividade exercida e existência de profilaxia pós-exposição.

(D) Suscetibilidade do profissional de saúde. (E) Acompanhamento do paciente–fonte.

13. A educação em saúde deve ser parte das atribuições

comuns a todos os membros da equipe de saúde bucal. Na organização do processo de trabalho, alguns membros podem ser responsabilizados por atividades específicas. Relacione o papel de cada um de acordo com a possibilidade do desenvolvimento da ação.

(1) Trabalho em grupos operativos na Unidade ou em espaços sociais na comunidade, onde devem ser trabalhados a causalidade dos agravos, formas de prevenção, revelação de placa e escovação supervisionada.

(2) Atividades educativas incluídas na rotina diária das visitas domiciliares a partir de critérios de risco ou da identificação do núcleo familiar.

(3) Atividades educativas realizadas em todas as etapas do tratamento de forma particularizada para atender necessidades individuais, visando a autonomia do cuidado.

(4) Atividades voltadas para a população do territó-rio, considerando os fatores de risco comuns a várias doenças como, por exemplo, tabagismo, dieta inadequada, exposição ao sol.

( ) ACD/THD ( ) CD ( ) ACS

( ) Equipe multiprofissional da ESF

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

(A) 1 – 3 – 2 – 4. (B) 4 – 2 – 1 – 3. (C) 4 – 3 – 2 – 1. (D) 1 – 4 – 2 – 3. (E) 1 – 2 – 3 – 4.

14. Na organização da saúde bucal na Atenção Básica, o

planejamento em saúde constitui-se em importante ferramenta e, como tal, deve

I - ser realizado em linguagem acessível a todos, visan-do à socialização visan-dos projetos institucionalmente elaborados.

II - prescindir de um sistema de informações, uma vez que as metas estabelecidas são previamente conhecidas de todos os envolvidos.

III - considerar a utilização da Epidemiologia como fundamental para o desenvolvimento de suas etapas.

Qual alternativa está correta? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) Apenas I e III.

15. A atenção programada em saúde bucal cabe às equipes,

em conjunto com a comunidade, que devem levar em conta

I - as necessidades individuais de tratamento, priori-zando a ordem de chegada.

II - os critérios de risco social para definição de famílias prioritárias.

III - o risco de adoecimento, seja ele individual ou fami-liar, como critério de priorização no atendimento. Qual alternativa está correta?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) Apenas I e III.

(10)

16. As “Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal”

(Mi-nistério da Saúde, 2004) propõem uma adequação do processo de trabalho em saúde bucal ao novo modelo de atuação. Nesse sentido essa adequação requer I - a interação da equipe de saúde bucal com os

pro-fissionais de outras áreas, visando a abordagem do indivíduo como um todo.

II - o envolvimento intersetorial dos diversos segmen-tos, que influem na saúde humana, no planejamen-to das ações em saúde.

III - a disponibilização de 15 a 25% do tempo do cirur-gião-dentista para atividades educativo-preventivas no nível coletivo.

Qual alternativa está correta? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) Apenas I e III.

17. “... Um conjunto de ações que proporcionam o

co-nhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos” chama-se

(A) Vigilância Sanitária. (B) Vigilância Epidemiológica. (C) Levantamento Epidemiológico. (D) Controle Ambiental.

(E) Avaliação de Impacto Tecnológico.

18. A política dos recursos humanos na área da saúde,

explicitada na Lei nº 8.080/90 determina

I - a valorização da dedicação exclusiva aos serviços do SUS.

II - a vedação expressa e irrestrita ao acúmulo de cargos ou empregos no âmbito do SUS.

III - que os serviços públicos que integram o SUS se constituam em campo de prática para o ensino e pesquisa, independentemente do sistema educa-cional.

Qual alternativa está correta? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) Apenas I e III.

19. Para receberem os recursos do Fundo Nacional de

Saúde, de acordo com a Lei nº 8.142/90, os municí-pios, estados e Distrito Federal devem cumprir algu-mas exigências. Qual das seguintes medidas NÃO é requerida para tal fim?

(A) Constituir um Fundo de Saúde.

(B) Constituir um Conselho de Saúde com composição paritária.

(C) Elaborar um Plano de Saúde.

(D) Elaborar um Plano Supletivo de Ações de Sanea-mento.

(E) Elaborar relatórios de gestão que permitam o controle da aplicação dos recursos.

20. As ações dos cuidados em saúde bucal, expressas nas

diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, têm, en-tre seus princípios norteadores, os da ética em saúde. O cirurgião-dentista, de acordo com o Código de Ética Odontológica - 2006, comete infração ética quando I - recusa-se a exercer a profissão onde as condições

de trabalho não são dignas, seguras e salubres. II - inicia atendimento/tratamento odontológico em

si-tuações normais, sem o prévio consentimento livre e esclarecido do paciente.

III - renuncia ao atendimento/tratamento do paciente em função de fatos que, a seu critério, possam pre-judicar o bom relacionamento paciente/profissional. Qual alternativa está correta?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) Apenas I e III.

21. A progressão de uma periodontite agressiva durante a

fase de manutenção é clinicamente detectada através de medidas seqüenciais de

(A) sangramento periodontal. (B) profundidade de sondagem. (C) volume de fluido gengival. (D) mobilidade dentária. (E) perda de inserção.

22. Os periodontopatógenos Treponema denticola e

Porphyromonas gingivalis, quanto à sua forma, são, respectivamente,

(A) espiroqueta e bacilo. (B) coco e bacilo. (C) espiroqueta e coco. (D) bacilo e bacilo. (E) coco e espiroqueta.

(11)

23. O sangramento gengival diminuído, observado em

fumantes, é devido a

(A) diminuição na microcirculação gengival. (B) aumento na produção de prostaglandinas. (C) alterações na microbiota subgengival.

(D) efeito local da nicotina sobre o sulco gengival. (E) reações de natureza auto-imune.

24. O decréscimo da severidade da periodontite,

observa-do em iobserva-dosos, em levantamentos epidemiológicos po-pulacionais, é devido a

(A) recuperação da homeostase do periodonto. (B) aumento da ceratinização da gengiva. (C) perdas dentárias.

(D) experiência de cárie radicular. (E) degeneração do periodonto.

25. No processo etiopatogênico de uma periodontite, a

reabsorção óssea é conseqüência da ação de (A) transaminases.

(B) prostaglandinas. (C) fibroblastos. (D) proteína C reativa. (E) histamina.

26. Em abcessos periodontais, quando existe febre, a

conduta de urgência deve incluir (A) drenagem e uso de antibiótico. (B) drenagem e uso de antiinflamatório. (C) antiinflamatório e antibiótico. (D) analgésico e antiinflamatório. (E) analgésico e aplicação de gelo.

27. Considere as afirmações abaixo sobre a epidemiologia

das periodontites em adultos:

I - A prevalência de periodontite é maior em homens que em mulheres.

II - As faces proximais apresentam maior severidade de periodontite que as faces livres.

III - A presença de cálculo está correlacionada com a presença de periodontite.

Qual alternativa está correta? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

28. Das patologias abaixo, qual apresenta uma associação

significativa com aspectos genéticos?

(A) Periodontite ulcerativa necrosante aguda. (B) Periodontite agressiva localizada.

(C) Gengivite crônica modificada pelo fumo. (D) Gengivite descamativa.

(E) Gengivo-estomatite herpética primária.

29. Das substâncias abaixo, qual deveria ser prescrita

para bochechos no pós-cirúrgico de pacientes que foram submetidos à cirurgia periodontal, visando substituir o controle mecânico de placa?

(A) Digluconato de clorexidina 0,5%. (B) Cloreto de cetilpiridínio 0,5%. (C) Digluconato de clorexidina 0,12%. (D) Peróxido de hidrogênio a 10 volumes. (E) Cloreto de cetilpiridínio a 0,1%.

30. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem do

controle de placa, considere as ações abaixo: I - Treinamento do uso do fio dental.

II - Realização da técnica de Bass na frente do espelho. III - Informações sobre etiopatogenia da gengivite. Quais delas envolvem aspectos psicomotores? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

31. O uso do flúor tópico, de forma coletiva e universal, é

atualmente recomendada somente para algumas po-pulações nas quais sejam constatadas algumas pecu-liaridades. Qual das afirmativas abaixo NÂO caracteri-za uma indicação do uso do flúor tópico na forma co-letiva?

(A) CPOD maior que 3 aos 12 anos de idade.

(B) Exposição à água de abastecimento público com ausência de flúor.

(C) Menos de 30% dos indivíduos livres de cárie aos 12 anos.

(D) Água de abastecimento público com teor de flúor menor que 0,4 ppm.

(E) Presença de adolescentes (18 anos) com pelo menos três dentes perdidos.

(12)

32. Na abordagem individual das lesões de cárie e,

aten-dendo aos princípios de uma odontologia conservadora, é correto afirmar:

I - Nas lesões cavitadas em dentina e em cavidades profundas deve ser sempre removida toda denti-na desorganizada.

II - As lesões de esmalte devem ser monitoradas evitando-se a intervenção invasiva.

III - Nos casos de exposição pulpar, sempre que indi-cados, a pulpotomia e o capeamento devem ser incentivados.

IV - Na presença de lesão de cárie próxima à restauração (recidiva), deve-se priorizar a troca da restauração ao simples reparo da mesma.

Assinale a alternativa correta. (A) Apenas I e IV.

(B) Apenas I, II e IV. (C) I, II, III e IV. (D) Apenas II e III. (E) Apenas II, III e IV.

33. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso):

A fluorose dentária é um agravo que se relaciona com ( ) hipomineralização do esmalte devido à ingestão

prolongada de flúor durante a etapa de formação e maturação do esmalte dentário.

( ) porosidade no esmalte, distribuída de forma simétrica e bilateral nos grupos de dentes.

( ) toda utilização de flúor de forma sistêmica.

( ) uso de tetraciclina no período de formação do esmalte.

( ) defeitos por múltiplas aplicações de flúor gel a partir dos sete anos.

A seqüência correta de preenchimento com V (verdadei-ro) ou F (falso), dos parênteses de cima para baixo, é: (A) V – V – F – F – F.

(B) V – V – V – F – V. (C) F – F – V – V – F. (D) F – V – F – V – V. (E) V – V – V – F – F.

34. A escolha do material restaurador está condicionada a

diversos fatores, entre eles, à disponibilidade, ao custo, às evidências de uso, ao tipo de cavidade, à adesividade e às propriedades de manipulação. Assinale a alternativa com a indicação mais adequada do material restaurador. (A) Superfícies oclusais com fissuras profundas e cavi-dades inativas em esmalte devem sempre receber selantes.

(B) O amálgama de prata está indicado para superfícies lisas e para cáries profundas.

(C) A utilização das restaurações de resinas compos-tas está relacionada a preparos cavitários meno-res e com a pmeno-reservação dos tecidos dentários. (D) O ionômero de vidro não é indicado para

restau-rações definitivas na dentição decídua.

(E) A biocompatibilidade e a facilidade de manipulação do amálgama de prata indicam o seu uso em cavidades amplas.

35. Considere a manifestação das lesões de cárie nos

indivíduos e as intervenções coletivas para a prevenção das mesmas.

(1) A presença de níveis expressivos relaciona-se com a iniciação e progressão das lesões de cárie. (2) São observados em grandes proporções em lesões

cavitadas, o que sugere seu importante papel na progressão da lesão.

(3) Política de alimentação e saúde para reduzir o consumo de açúcar.

(4) Garantia de acesso à escova dentária, fio dental e flúor.

( ) Caracteriza uma abordagem de fator de risco comum.

( ) Lactobacillis

( ) Caracteriza uma estratégia populacional

( ) Streptococcus mutans

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

(A) 3 – 2 – 1 – 4. (B) 3 – 2 – 4 – 1. (C) 4 – 1 – 3 – 2. (D) 4 – 2 – 3 – 1. (E) 4 – 3 – 2 – 1.

(13)

36. Na abordagem coletiva para controle das lesões de

cárie na população, quais intervenções estão indicadas? I - Tratamento restaurador das lesões cavitadas. II - Políticas públicas relacionadas à melhoria das

condições sociais, à maior informação sobre fatores de risco e à promoção do autocuidado.

III - Uso de flúor tópico com alta freqüência e alta concentração.

IV - Ações direcionadas à população em risco social, oportunizando acesso aos serviços de saúde, ao uso sistemático de flúor (em baixas concentrações) e aos instrumentos de higiene bucal.

V - Monitoramento dos indicadores de saúde bucal. Qual a alternativa correta?

(A) Apenas I, II e V. (B) Apenas I, II, III e IV. (C) Apenas II e IV. (D) Apenas II, IV e V. (E) I, II, III, IV e V.

37. Qual das afirmações abaixo NÃO é verdadeira para a

cárie enquanto processo infeccioso?

(A) Se uma criança de uma família tem cárie, todas as crianças desta família desenvolverão cárie. (B) Bactérias cariogênicas são transmitidas

precoce-mente pela mãe/cuidadora para a criança.

(C) Streptococus mutans é o agente infeccioso mais comum na flora bucal.

(D) A boca não é um ambiente homogêneo para a colonização bacteriana.

(E) As crianças que precocemente foram colonizadas com bactéria cariogênicas correm maior risco de cárie.

38. Considere as seguintes afirmações relativas aos

proces-sos de biossegurança:

(1) Auxiliam os profissionais nas condutas técnicas adequadas, por enfatizarem a necessidade de tratar todos os pacientes em condições biologicamente seguras.

(2) Reduzem o risco de infecção e, por conseguinte, protegem não apenas a saúde dos componentes da equipe, como protege a saúde de seus pacien-tes e de seus familiares.

(3) São a principal fonte da infecção ocupacional. (4) Isoladamente é considerada a medida mais

impor-tante para a prevenção e o controle de infecções. (5) Medida obrigatória durante o atendimento

odon-tológico.

( ) uso de equipamento de proteção individual (EPI) ( ) vacinas

( ) sangue

( ) lavagem das mãos

( ) medidas de precaução/ proteção padrão

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

(A) 4 – 2 – 3 – 1 – 5. (B) 5 – 2 – 3 – 4 – 1. (C) 2 – 1 – 4 – 3 – 5. (D) 5 – 1 – 3 – 2 – 4. (E) 5 – 4 – 2 – 1 – 3.

39. Em janeiro de 2004, o Ministério da Saúde elaborou o

documento “Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal”. Estas diretrizes apontam para uma reorgani-zação da atenção em saúde bucal em todos os níveis de atenção e para o desenvolvimento de ações inter-setoriais, tornando o conceito de cuidado como eixo de reorientação do modelo.

Assinale a alternativa que NÃO está contemplada nesta política.

(A) A humanização do processo de trabalho.

(B) O desenvolvimento de ações voltadas para as linhas de cuidado, da criança, do adolescente, do adulto, do idoso.

(C) O desenvolvimento de ações complementares volta-das para as condições especiais de vida.

(D) A ampliação e a qualificação da atenção básica com a necessária articulação a uma rede de refe-rência de atenção especializada.

(E) A negociação com as diferentes instâncias de gestão para o pacto da atenção e dos indicadores.

(14)

40. O controle da atividade da doença enquanto etapa do

tratamento das lesões de cárie, envolve a avaliação das causas do desequilíbrio identificado e a intervenção sobre os fatores determinantes. Este processo inclui: (A) avaliação dos riscos presentes, escovação dental

supervisionada e restaurações.

(B) instrução de higiene bucal, remoção profissional de placa e adequação de meio bucal.

(C) ações educativas para controle da placa, uso tópico de flúor de acordo com indicação e risco, acon-selhamento dietético, estímulo do fluxo salivar e avaliação das condições sistêmicas envolvidas na doença bucal.

(D) uso de selantes e aplicações tópicas de flúor em gel para remineralização das lesões incipientes. (E) selamento de cavidades, ações educativas e

mo-nitoramento.

41. São formas de Candidíase Bucal Primária:

(A) Candidíase Nodular e Candidíase Muco cutânea crônica.

(B) Hiperplasia papilar do palato e síndrome Cândida – Endocrinopática.

(C) Candidíase Muco cutânea crônica e Candidíase Eritematosa.

(D) Candidíase Eritematosa e Candidíase Nodular. (E) Candidíase Muco cutânea crônica e síndrome

Cândida – Endocrinopática.

42. Considerando o Líquen Plano, podemos afirmar que:

(A) é uma doença infecciosa mais comum em mulheres. (B) é uma doença infecciosa mais comum em homens. (C) é uma doença de etiologia desconhecida e

aspec-to clínico bolhoso inicialmente.

(D) a forma clínica erosiva é a mais comum.

(E) o envolvimento da mucosa bucal pode ocorrer sem envolvimento cutâneo.

43. A localização intrabucal preferencial do Adenoma

Pleomórfico é:

(A) parte posterior do palato. (B) soalho de boca.

(C) lábio superior. (D) mucosa jugal. (E) lábio inferior.

44. São formas de lesões proliferativas e não neoplásicas

da mucosa bucal:

(A) Fibroma Ossificante Periférico e Granuloma Piogênico.

(B) Fibroma Ossificante Periférico e Hiperplasia Papilar do Palato.

(C) Lesão Periférica de Células Gigantes e Hiperplasia Epitelial Focal.

(D) Lesão Periférica de Células Gigantes e Granuloma Gravídico.

(E) Hiperplasia Epitelial Focal e Fibroma Ossificante Periférico.

45. Os aspectos clínicos mais comuns do Cisto de Erupção

são:

(A) aumento de volume duro, dolorido, de coloração escura.

(B) aumento de volume mole, flutuante e bem delimitado.

(C) aumento de volume mole, indolor e ulcerado. (D) aumento de volume exclusivamente relacionado à

dentição decídua.

(E) aumento de volume exclusivamente relacionado à dentição permanente.

46. Os fatores clínicos que aumentam o risco de malignização

das leucoplasias são:

(A) sua localização anatômica em fumantes. (B) sua localização anatômica em não-fumantes. (C) aspecto homogêneo em fumantes.

(D) o seu tamanho em fumantes. (E) o aspecto verrucoso em fumantes.

47. As localizações clínicas mais comuns do Carcinoma

Espinocelular são:

(A) o lábio inferior e o rebordo alveolar. (B) o soalho de boca e o palato. (C) a língua e o palato.

(D) a língua e o lábio inferior. (E) a língua e o soalho de boca.

48. Com relação à Estomatite Herpética Secundária,

pode-se afirmar que:

(A) apresenta tratamento efetivo e definitivo. (B) representa uma forma de estomatite aftosa. (C) tem causa bacteriana.

(D) apresenta fatores predisponentes.

(15)

49. São, respectivamente, lesões de natureza Irritativa,

Tumoral Benigna e Tumoral Maligna:

(A) Granuloma Piogênico, Fibroma de Células Gigantes e Ceratoacantoma.

(B) Granuloma Piogênico, Fibroma de Células Gigante e Cilindroma.

(C) Granuloma Pós Exodontia, Hemangioendotelioma e Carcinoma Muco Epidermóide.

(D) Granuloma Pós exodontia, Amiloidose e Eritroplasia. (E) Granuloma Fístula, Amiloidose e Carcinoma

Espinocelular.

50. Quanto à origem e natureza, pode-se afirmar que o

Mixoma Odontogênico é:

(A) uma lesão Odontogênica tumoral maligna comum. (B) uma lesão Odontogênica cística rara.

(C) uma lesão Odontogênica tumoral benigna comum. (D) um tumor benigno raro.

Referências

Documentos relacionados

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

[r]

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

The analysis found that there is an opportunity to (i) enact a planning strategy that reflects a sustainable development model and includes decisions about the future of the Amazon

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP