• Nenhum resultado encontrado

.-.ii RIO DE JANEIRO. Domito 21 dc Outubro dc 189-.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ".-.ii RIO DE JANEIRO. Domito 21 dc Outubro dc 189-."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

fã'

--i

.-¦.ii Mn><i, i f * -r

II

PROPRIEDADE DE UMA SOCIEDADE AliONYBlA

•REI-ACÇ-S-O

__--«-"• BUAÍIOOÜVIBOB 03-CG

RIO DE JANEIRO. Domito 21 dc Outubro dc 189-.

O PAIZ é a folha de maior tiragem © ae maior-

•circulação

na America do Sul

jt_Tn.isr__.TT_ri.__.

CAPITAL S-lS ESTAUun »<-» ESTRANOEinO 60J poa -MIO

NUMERO AVULSO 100 RS.

tt 3613

r

tf*

O divorcio está na ordem do dia. O projecto Erico Coelho, as discussões no parlamento o na imprensa, o Centro I o-Hivista, A Eslrella, o vibrante o sympa-ihico pamplilcio de Pardal Mallet—fizeram dellc o assumpto obrigado do Iodas as palestras, pelo rjuo lhe não posso negar um logarinho na minlia.

Tanln mais quo me cumpro agradecer ao Sr.ür. Carlos de Carvalho a obsequiosa offorla de um exemplar da sua magnillca llionograpllla sobre A questão rio tltvor-cio no Brazil, <|uc veiu naturalmente acerescoular o interesso com gue se cn-cara e debato a inonientosa idéa.

Se eu não fosso, em que posse á minha educação religiosa e ao meu excelente collegaMarccllo,um partidário exaltado da dissultibllldado do vinculo malrimonial, esk' folheto me converteria. O illuslre jn-risconsülto brazileiro compendiou em quarenta paginas os melhores argumentos em favor dn divorcio. Não sei o quo mais admire, so a sua erudição, se a hahili-dade cutn ipio synlhetisou Iodos os elo-mentos tle tpie se serviu. Esta monogra-pliln.dcsprelcnclosamentc atirada ao pu-blico, ficará sendo uma jóia da nossa Htloratura jui-idica.

Hu penso, como pensam muilos, que o casamento devo durar emquanto durar o niniir, porquo o casamento sem nmor O maior iiiimoraliüado que o amor sem casamento. Entretanto, a ninguém impo-nho a minlia opinião : om primeiro logar, pnrque mo considero suspeito, o cm se-gtiudo logar porquo lão grande objecto não cabo nesta cllroniquela, fugitiva o frivula.

A's possuas qua se InlorosBam pela qucslão do divorcio recoinmendo inston-leniente o foihoto, ou antes, o livro tio .Sr. Ur. Carlos do Carvalho. Alii ludo so diz em poucas palavras, esclarecendo o lei-lor,sem lhe roubar muilo tempo nem lho faligar o espirito.

Também não fatiga o espirito uma rn-prosonlação do Barbeiro dc Sevillia, de Paislello, delicado prazer que a compa-d li in Tomba acaba compa-do proporcionar no publico lltimin 'iise, ou, para melhor dize •, á pequena roda, que possuímos, do di-IcltaiiU .incoros.

A audição da opera seria, talvez, fas-lidiosa, so se reproduzisse a miúdo; assim, isolada, deixou-nos pena tle nunca iVanti'.'¦. UOS terem feilo ouvir a partitura dc l.isiollo.c vontade de tornai- a onvil-a, o que será difílcil.

1'na o velho Barbeiro com que os nos-sos ouvidos, habituados nn laratapum da barulhenta orchestração moderna, repou-sem docemento ao som de melodias sin-golas, ingênuas, talvez, mas do uma frescura o de uma esponlanoidado encau-tadoras. Quem nos dera poder ouvir ;ii|uillo de vez em quando I

Não ha termo dc comparação entro o Bar-beiro do Paislello 0 o de llossini; aquelle ti uma agradável burlela, e este ú um trabalho genial, que atravessara os so-nulos a despeilo de quanlos Wngners appareçam. Ouve-se. a opera de Paislello com o mesmo prazer com que se ouve uma comedia ile (loblonl; a de llossini é ouvida com o respeito c a admiração que provoea unia comedia do Molièrc.

1'navtKC poro fa... Esse JMICO /il SOl'6 eterno.

f

Será também elerno, pelo menos mIo Amazonas uo Prata», como antigamente se dizia, o nomo do llcnjamin Conslanl, cuia estatua vai ser erguida na praça da llepuhlica.

Ilealizou-SO lia dias a cerimonia da col-locação da primeira pedra desse tnonii-mento, quo ha do.transmlltlr aos lilhos de nossos lilhos, fundeia cm bronze, a li .tirado glorioso fundador da llepuhlica. llenjainin Constant já tem uma estatua no coração de cada brasileiro digno desta Palrla; entretanto, todos as honras quo lhe possamos conferir são poucas cm relação ao mudo que nos merece a sua honrada memória, diante da qual ainda uma vez me inclino reverente e agradecido.

¦

A llahia, a doce lerra patrlarchal, onde perduram ainda os cosltiincs mais pillo-tacos do lempo tVcl-rei-nosso-scnlioi. o berço do lundu chorado, tio mungusã de niilíio o do candomblé, a llahia quer, pelos moilos, perder a sua velha physin-nomia, e parecer-se com ns grandes ccn-iros que se dizem civilisados.

Ma alguns dias fomos stirprelien-(tidos cum a noticia da existência de nm salleador bahianó chamado Volla-Orando, más um salleador eom todos os seus pertences, lal qual Tra Diavolo, o famoso bandido que ainda liontem fez inauditas proezas uo palco do theatro l,yri''0, ao som da musica dn Allbor.

Mas esse Volta (iratule, que já dava á llahia uni cunho especial de civilisa-ção, destacando-a dos outros Eslados ondo sallcadoros só os ha de casaca, desap-parece completamente diante dn myslo-yioso cadáver da mulher degolada que se encontrou junto á Igreja dos Mares. Kds aqui no itio tivemos o esquarteja-ineuto de Maria do Macedo, mas este crime lugubro, resultado de unia grande ' bebedeira, não linha o cachei daquello

oulro, mysleriosn o sombrio.

A própria policia bnliiann parece-se extraordinariamente com a européo, an-dando, como tem andalo, ás lonla.s para descobrir o criminoso, c fazendo recair fis suas suspeitas sobre um lunocenlo.

Cousolcm-so os haitianos cr. i os in-glezcs, que ainda não conscgiiii n delta. ns gadanhos ao famigerado Jad;, o

exiri-pador,

*

'

Pedem-me (não são os próprios inler-pssadns) que faça uma reclame ao bene-licio do aclor Mallos, que se realiza depois de amanhã no Apnllo, e oulra ao do aclor Drag.inça, que se rlleclua sexla-feira próxima no llecreio Dramático. Esses deis artistas merecem todas as altenções c são muilo hna'. pessoas, mas islo aqui não é logar para reclames de b.n lidos; tenham santa paciência...

Predro oecupar o espaço que tomariam rlias, offereccndo ás minhas gentis lei-lorss um soneto que o Sr. M. li. Copei los mo enviou cm delicada cartinha c qne me parece digno da atlenção de sua; excelências.

Eii-o ahi vai:

a TOUTUIUS DO AMOU

O ((ft. ilcsnjfla nu lambam iloacjn: Ht.incuiu o tttiis eu iloícjti nQ i iluspjaf«*« l'ur (]U0 iiiuiWoinuando p-ro uni lieíjo, Vage; pl.ras 's ik nieilo murmure] is'í )'ii goslo iln piulor; un cnLnnLo, vejo Onu esse •• demaisf... As-im, nom uas igri-jhs!... i.tiiL'in Rina iluvo desejar... O pejo

laüii ei: ijiui 09 maus indícios u.u protcjai... Fo e.«a liclleza n meu deseja Impelia, Cnmo >! i|iii; o teu pulur ludn repeliu l; mo deixa, a ladear, n'uni laliyrialtio 7 I! au n.o tento fugir dessa tortura... (.iiu' lu ¦•"•ias dos purai a ui.i.sí pura, Uas, -lil que nunca sintas o que eu Sinto I ..

M. B. alr.r_i._os.

Magnífica A Semana de bontem, c magnífica a Ilistaria rfoi sele tlias, em que l.ili Juniiir incito á hulha, com muita praea, os contos da minha C.pirUuosa amiga I). Ilenriqu ta.

Parece «pio esses contos não agradam au.; Illterat03, por lhes faltar, psyclio-Io;: ia.

Eslou resolvido a acabar com elles, Dias não o farei sem primeiro ouvir a opinião do Sr. Volardl, chefo da venda avulsa desta folha.

Se o Sr. Yolanli mn disser (|iio não faça tal, os contos de I). Henrique! a con-tinuarão a apparecer-n'0 Pais. Eu uão escrevo para a rua do Ouvidor.

-..

A. A.

CONGEÊSSÕJÃCIÕNÃÍ

SENADO

A sessão de liontem sé constou da lei-(ora do expediente, c mais nada.

O Sr. -' secretario deu conla do sc-fuinle:

Telegramma do Sr. barüo dc Traipj, commiiiiicando que assumiu o cargo de governador do Kslado das Alagoas;

Mensagem do prefeito do Districto Fe-deral, submettondo ao senado as razões pelas quaes oppoz velo á resolução do conselho municipal relativa á gralillca-.ão addicioual da õ* parto dos vencimen-los correspondentes a lü annos de ser-viro do magistério publico o cm cujo gozo já estivessem os professores prima-rios q:ie passaram para a municipalidade; Representação do Lyceu do Engenho Velho, pedindo uma subvenção animal; Oriicio do presidente da commissão de festejos que vão ser realizados no pro-xiiiiu mez dc novembro, pedindo que o senado so faça representai' nos dilos fes-tejos por uma commissüo.

O Sr. presidenlo nomeou os Srs. Q, llocaynva, Pires ferreira o llamiro liar-cellos para essa commissão.

Constando a ordem do dia dc trabalhos de comniissões, o Sr. presidenta dccla-rou que daria a palavra a qualquer sena-dor para assumpto de expediente.

Ninguém pedindo a palavra foi desi-gnaila a seguinle ordem do dia liara amanhã 22 do corrento :

Discussão du emenda do senado á pro-pnsla que lixa as forcas dc terra para 1805;

Discussão única das emendas do senado ás seguintes proposições da câmara dos deputados:

.N. .Vi de I89í, autorizando o poder executivo o abrir credito necessário para o pagamento dos serviços dostonographia, redacção o publicação dns debates du Congresso Nacional, durante o lempn das prorogações da aclual sessão legislativa; N. :!'i dc ISOÍ, autorizando o poder executivo a abrir o credilo necesiarlo para oceorrer ao pagamento dos subsi-dio.; dos deputados o senadores duranto as prorogações da actual sessão legis-luliva.

2a discussão dos projeclos do senado : >'. lli do 1894, licença ao 2* ofllcial da secretaria da Industria Josó ..mandes Ilibeiro da Costa;

N. .')"), declarando o vencimento que compete ao guarda-livros aposentado da estrada do forro Central do llrazil Ja-CinlllO Augusto do Macedo Paes l.enie.

Levanlou-so a ses.-ão ás ll lioras o 30 minutos da larde.

CP.ii.AI.fi DOS DEPUTADOS A sessão de honlem foi do 'i liora,. No expediente foram lidas quatro mensagens do poder execulivo, relativa-; ;'t abertura de créditos extraordinários e suppleinen-lares.

(I Sr, Thomaz Dclllno jnslllicotl o seu projeclo, elevando a cougruo do ar-ceblspo titular da diocese do S. Paulo, lim nossa ctbção do honiein ja nos re-ferimos a esse prnjeclo.

Depois o Sr. Jtisú Carlos lamentou a perda ila corvela Anvjzonas, afundada jus-lamento quando se vão celebrar as feslas de distribuição dns medalhas enlr.' aquelles que se llzeram bravos nacauí-paulia dn Paraguay.

Essa corvela foi uni dns maiores ba-luartes da esquadra brazileira.

Por ullimo o Sr. João Ponido reclamou contra o má» serviço da estrada de ferro Central.

Passou-se então á ordem do dia. A discussão única do parecer ll. 20 II, do 189'!, da cominissão de consliluição, ioglslaçáo o justiça sobro a omonda olFe-recida polo Sr.*Gllderio o outros uo pro-jecto do senado n. 20, do correnle anno, determinando que continuarão em dis-poiiibiiidado,na forma da constituição, os juizes do direito o os desembargadores não contemplados na organização da ma-gislratura da União ou ua dos listados,fo| encerrada, depois de algumas considera-ções do Sr. Trindade, membro da cnm-missão do justiça, que asslguou vencido o parecer.

O Sr. presidenlo tentou adiantar o ira-halho, votando as maiorias encerradas; mas, apezar da lista da porta indicar nu-mero sufllclonte, a chamada mostrou jus-lamento o contrario.

Foi encerrada, sem dehale, a T dis-cussão do projeclo n. 1.11, de ISIM, abrindo ao ministério da marinha o credilo do l,íC'3jt)Òá)i. distribuído pelas verbas — MiiniçO s uavies, maleria! do conslrucção naval', combustível, fretes, etc, obras o força naval ( material ).

Esgolnda a hora da I* parle da ordem do dia foi annunciadi a continuação da I» discussão do projecto n. ¦!!, do 1893, alterando varias disposições do droreto ll. 181, de 25 do janeiro dc 189(1, sobro o casatnonlo civil.

O Sr. Erico Coelho defendeu o sen projecto ; mas ainda honlem não con-Cllilll ll seu discurso.

A sessão foi levantada ás . lioras da tardo.

itnm-CVrt-WrTKC-fCrT

SERVIÇO ESPECIAL D'0 PAIZ

Maclrid, MO. A. liT-pronFí- cloríonl x>i*otos(n oo.itr.ti n fuucluçuo ílo oscolas

pt'0-1 <>kI nntí.3*

— _*\i. proso o prior tio eou-vimto <I<í S. 3_)omiti/j;of4, cino pn-blioott a nolioUi <h: toi« ontt*i\tlo pnvn íi naaçouíivifv o rol _â_nbnso XIII.

>_;i.arid, MO.

Xa província do Cordobn, liou-vo nljssnnn Icirromol nu tin porpio-mi (luvtictlo, euuKniiüo oulr< tauto pânico ápopulação.

p IflS. SO.

Continnnm ns i>i*ecoa polo ro-B-tiboloe. mon lo dn Biiflrlo iio c-i.nr. (> oinbnt-Ctidor dn, _&uss*n do-olnvon ípus so o. moloHtin do sou magusto rimo tivov dosotilnco t.itul, uíto so iill»?r;ii*ão ns rolnçpos cortlioos outro o Aon covorno o o d il Kriinça.

Xiondrcs, MO.

O "Daily 3S*0\Vft" diz cpio os (ti imiorizuito ii doolnvnv qno lnrd Iií.osobiMvv trnbnlhou pola \tn*A ontro n í,'liinno oJnprto, ootisul» Condo nobbo Hontldo as svaudus potoncias oiii^opóas*

Borlíni, MO.

.A municipalidade votou a oon-coHsno do O.OOO uuircos para nn trubailios 1* o l a ti v oh ao trnía-monto da dipUloríapolo uioihodt> líoiix.

IPni publicada unm caria do professor V"irc*iO\v* LoonsolbnndIo llc> <>.

upplieul-o. O ininisl ro HlM!i-il 1'OÍ ÃVu-Utnctou. oparadoi antos do Víeima, MO. da Áustria no transforldo paru l-oiun, MO. C/rispí ro£tro«Bo\i tt capital*

I.>i/. a imprunsa italiana quo 5p'd.:i,. nior to do artunl omir o tor-j ri torio iio A faUganistan sortí I illvlilklo onlvo u Iínsfaliv o a. lu-I glnlo-rn'

S. Pctorslmx-Ko, MO.

Proloníja-so a agonia do cisar o o kou os lado Inspira dolovosn scnsnç-ío.

A. frnqtio..a do orc_anfsnto 6 í?o-ral o nu ptís ostão iiioli irIo«i. Qri ni o d i non declaram impossível oporai-o.

.Va lho íoram administrados to-dos os Bncramentfís poi ti padre VanNohow.

A .Novdlo Vrotn.in., rofortnclo-so á onforniidrtde, diz (pio ofessar foi onvononado nn ultimo b/m-(inato un )jalaclo do Í?otorUnfI_

A o/nvluii ucha*sa ncnbrn-nli.it.:t. pòncó Hií ulinioniii, qnasl iillp çLnruiu o 1**111 tido nm coxtso* rinnhcla vnrins syncopoA.

lí.ni visita ao aun.u«to onTormo fli/i,»nn 11 I_.Íviidia n priuooi.a Vir4,"'.*ia do Baltenbcrflc»

_Sluta-so txv ando movi mon to nos centros uthitistas o lm receios do revolução.

©. PctCVBibviVgO, MO. '

<") czar levo bojo algumas syu-copos o tem urinado san^tio.

Sluxiigái/MO.

0« japonoscos dcsombavoarani On\*XnÍcn o 'X^it.n-ÍRln, quo íoram abundtmadoH pola pOpulaçSlo*

<Jm motins qno succosslva» monto nppttrpcou orn vários pon-tos do 1 ínn-lrow tomnin o oarn-otar do vordadolrn in«urroiçno_

HtStn afisi{suala*so por netos do vandalismo, polo ássassiiinto «i<i omprosfidos públicos o partida-rios do erovorno.

O-» olitnOKOs couconlrain-so cm

Cbuiouiiíc-Tolíio, MO. A rcnpoKta no dÍRcnrHO do Mi-Umlo nn nbnrtnrn iio imrlnmcuto considera imriuiru n Importocbi-noz o *1'\£ qno o .Tt.pãn iluvo ir riU: o nltiiao biicriilcio pava

clvili-Loaiitla-, MO. Ncnhnnm novidndo <^m Lon-ronco _VK.arg.ues- -.V guarnição nubu-so muis animada) ii espera do soooorros, visto quo os cafres pousam om tino u _)l'nça so ron-derú pela tomo,

¦Vrasliingftoii, MO.

Nn l.cpublicüi do Guaínraala Cfilii rostabolooidn a ordem pu-blica.

Lima, MO: Domittln-so o ministro da eue.rn. alo governa porunrio.

Sautiago, MO.

O governo íbi interpelado na câmara tlnw deputados a propo-sito do assumptos do polilica exlormi, oncerrando-so o dobato com a upprovaçílo do aui volo do confiança.

Tem havido tempestades un cosiíi do Icj.uiq.uo. Oontazn-so nauiVasios.

—lOallocou o t>rosldouto da Re-publica do "Vonozuola. X-forani dccrutiuluw solomuos lunoraos.

A.ssáii»>ip<,*r!o, MO.

Ohejjam do vários pontos do J 'iir:ii';ii:iy notioias do inunda-ções com imrdaK du vidas*.

Buenos A.i_'cs, MO.

Suicidou*»o com nm tiro do ro-vólvor o aulor AliVodo EPnloons. O Ur. ta'(!i'iiim(lo Osório ro-íjrossnrd para o liio do «Tnnoiro com a comvulfisão militar uru-íjuaya oncarro^.ida do ontrojsar as medalhas commoiuoral ivas da campanha tio £

*araj_çuay-TtlSft <lo ouro ii;it9.

atoiitcvidéo, MO.

Apuriclo tNXarleuse faofitulupava o fSalto, nllm do assumir a gos-tão do consulado bni.:;loiro.

Parst, MO.

-Y oloiçSo ei*> intondonto mnni-cipal om S. ?._.i;.uol de Ct-uainti foi muito pleiteada* X-íouvo con-íliulo 11'unia secçüo, resultando qnal ro pessoas for ida», sondo duas giMivoiuonlc. "Voncon o can-didalo do partido ropubilcano.

-- t )uvimos eni boa roda fino os ])iu'lit;.un/,cs nqai rosidonlcs ro-solvorn-m pedir non Jornaes da sim pátria <pio evitem polemicas n propósito da su:i situação 110 JParo, pois confiam no bom sonso da população o na justiçado so-vorno,

-- tSiinhii mnil.n animação o Club LCepublirano I?ortufjuoü.

-- O Jornal í*J?rovlncln do I*a-i'ii"' truta dn tpicslão do tor ri to-rio do _-_5m-.il fronteiro â Gnyaun l^fiiiii.c/H ií demonstra o bom oatninho tia tt o soj ada solução*

«O governador tio J\t a t i o Ç31'ossn, t t,l<,,'..i';ipbou um rawj a)sl a tio y;o\*ot'jiadordo _?arà, dizendo O no o empregado tpie scg.nlra pura o XÜo S. ÍYlanool. no alto rJ.,apa,.oz. iLeve afjii' om território matto ;£i*osscnse.

S. Pí-tllOj MO. Na academia do direito, reuni-dos hojo os alumnos do curso mu por ioi*, apôs Lon&gu iliscussão, foi roHOlvltlo prol estai* contra o projecto do reforma das faoul-tlatio» d*1 direito, na parto rola-Uva d obrigatoriedade do L'va-quonoiu das nuliiH.

-- tíc_3;niu para Caldas o (Sr. Xloraolo do Oarvalho, diroctor do »*XJÍario Ofllcial", t.tno ali vai om comuiissâo do governo, dos-eausndamcnte esorovor a ubra historiando o nasciment o o o dos-on-vol vi monto do partido ro pu-blicano paulista até ti proclama-ção da XCo_)ublica,analysan<lo om Hog;nida o i.ovcrno provisório até o íjolpo tio Ijjstndô o d'ahi aa u_-curi*onclas havidas duraute a l*s-¦.Vdifiatic.

Na parte referente il revolta do uma parto da armada apresou-t ar apresou-ti documenapresou-tos paapresou-tenapresou-teando a posição brilhante assumida_tonto pelo povo como polo aovt.ruu i>hu-lista, diante doa acoutaoimeulos. jV. obra t<UNÍo titulo *' s.j. I?aulo o a Jíopublica*'.

<> Mi*. Horacio do OnrvaUio conta levar IO ou t*-í mo_.es cs-ovovondo-a,

-- Oaciu grandes chuvas desde hoht om.

É»oi'_o Al'í>'ro, MO

X*orante o juiz federal, o pro-cnrnilor du. lí-upublloiv Dr. Or-lendo S.^aro denunciou o nl mi-vimlc i*oínrinado ILUdunrtlo \\*an-ili-n: aillt.l jiiiivonUiio !.Jinto lPIlbti, A ílimsn tíllvoira Nunes o mais cento o tantos iinjil ica tios uns suoçossos políticos oooorridosi om julho do anno passailo na barra

tio Xíiio < s rando.

— Oori'e unimadissima no 3i.s-tado a subsciâpção popular para noqnlslc.üo <lo um pulnolo, riuo sonl oiiorocido ao presidente <lo Jjjutado.

Se; .uudo a " B1ctleraç5o" lilip assignado ospontnnonmouto mui-tos ndvoi'_urlos polttloos do JJr. Castiihos*

AVULSOS

PelottiH, t»,

0 senador genar.il Pliihoiro Maolmilo fui alvo 1I0 luiponciiio maillfostação liou-tom c hojo foi-llio iill'i.'i'.'ciilo sraíiilu liaii-t|iiclc—ll"il.ci.'fio do Diário Popular.

Mnricii, so. A câmara municipal fez apuração cx-fluindo a aullioiillua ila eloição" tia 2» ECiiçno tio Io ilislrlcto oontro o "arl. SO ila Ici. limitou os volos Imaginários tia sua narcialidnilo na 3' soeção tio mesmo ili^-Iriclo, ondo liouvo oonlllotos a a cIcímo não foi concluída—João Pombo.

•¦:. Paulo, so. A academia dò direilo da S. Paulo, om sessão cnormemente concorrida, após Ires dias ile debates, proteja cunlra o projeclo do reforma do ensino Jurídico. Ao mesmo tempo agradece aos nobres deputados lírico c liricio Filho a uri-llianto d'jfesa dos direitos dn mocidade. —A commissão : Edgar de Atum ta Prado —Agenor de Ascvc 'ti Soares—Alberto Gui-marües—Manoel Cardoso do Menezes liar-relo—llcrciiluno llibelro—Teixeira ik Car-rolho Filho- Tliomas MaUieiros—Anrelio llillencourt Junior— Tnijano Tolenlino— Pclagiá Pereira rie Almeida.

H. l*au1o, .».

A acitlomia reunida durante ires dias resolveu pnr maioria de II votos negar apoio no pi-njciii do reforma das fucul-dades. Votaram pela freqüência obriga-torla 07 conlra 7ii. Contra o projecto vo-taram estudantes não alumnos—Sebaslião llilw—loãa Cmitinho—Josè Silveira Agrosa —Oclavio rie liarros.

AiiSPtt lios H«l«, eo. Não lôm fundamento ns Iclegranimas ene os chefes dn parlido Portei lista d'oqul lèm dirigido ft Ca:rí« de Noticiai nus nnaes sc pretende atacar os l)rs. presi-dento c chefe do policia do Kslado, etn relação ao mun*ciplo que representamos. Em lempo provaremos a falsidade desses lelcgraimrias o o valor mural o político do seus signatários—Os deuutados esla-iIoi.es: Anlonio Augusto Teixeira—Coronel /uão Pereira Peixoto.

Arncujii, to.

Ilaporaiiga foi invadida iHir ii') praças dc policia no intuito dü il por o Inten-dente. 1'urain presos e barbaramente es-pancados o jiilz municipal, empregados da intenileiiclÀ, pessoas do povo. Diversos amigos nossos estão1 occullns e é com-pl.-tq o alaime—llcJacçâo da Follia de Sergipe.

Parlo Xoto, to.

ltiauguraram-sn linjo com grande so-lemnidado os trabalhos da linha da rs-trada du f rio tfo Pmlo Novo ao lli o Pardo, concorrendo grande qnantidado ds povo. Os empreiteiros foram mu In vicio-rladns A salisf'Cão é geral— Werneck— Ikllizanriro Mcirellcs—João Ccs mo—Paulo Fome a, membros da direciona.

—~_wí^cj_ixs«>—

A nossa folha do liojo consta dc 10 pi-guias, que não comportaram no entanto Ioda a matéria que recebemos.

Os assumptos de nossa edição eslão distribuídos da seguinte fôrma:

1* c '.* pagina?, matéria de redaceão; 3" c 1. secção livre, folhetim, declara-ções, avisos marítimos c commcrcio ;

5', leilões ;

O, 7*, S« e 9", annuncios; 10', tbeatros.

tins para o cargo dc procurador geral da Republica.

0 poder executivo mandou liontem uma mensagem á câmara,pedindo atl.'er-tura de uni credilo de 800:000^ pira a recepção da commissão oriental, que vem a esla cidade trazer as medalhas com-memorativas da campanha do Para;uay, ollerccidas .aos militares brazileirosi

Juntamente com a mensagem foi ivm-sentada a seguinte tabela orçamentiria: Hospedagem dos orilciacs

oricnlacs e dos da com-missão que tem sempre do os acompanhar a diversos pontos da cidado e a Pc-Iropolis, bailes, banquetes, luncbs, pic-nies, alugueis

do carros, etc 200: OODpÒ

Pavilhões, coretos, orcllibán-cadas, decoração de

pra-ças o ruas 200:0001)00

Pontos luminosas nos largos de S, Francisco e do Ho-cio, ospeclaculos lyricos,

concertos ao ar livre, etc. 100:000(000 Limpeza c pintura de

quar-leis o estabelecimentos públicos, concertos nclles indispensáveis, decoração

e illuminacão 300:0002800

0 Sr. governador do Estado dn Paraná leve a gentileza tle telcgraphar-nos fctr-tlcipando quo o Congresso cstadoallftil liontem insialadd.

lio secretario da asso.m|íl.:i taniie.m rcebemos o snguinte telegramnia :'

«CunirviiA, 20—Foi hoje solemneminto aberta a segunda sessão tia segunda le-gislatnra do Congresso do Estado.

Compareceram autoridades civis e ni-lllarcs. A mensagem do governador foi lida pelo secretario do interior o ngralnn muito por tratar miniiciosaniento do lolos OS interesses do listado. '

Foram eleilos presidenlo o padre Al-biTlo .losú Gonçalves, Io e 2" vicc-pivsi-dentes Joaquim' Anlonio do Iioynla e Thrndorico .lulin dos Sanlos, 1°, 'V, 3C c ¦ia secretários Josó Correia de Freilas, Jii.-õ Carvalho de Oliveira, Ar.fMlio !i n-çalves Cnrtleirn o João das Chaga? te-rcira Saudações—.fiud Correia de Freito].»

cisco Alves, llonorio Vieira do Aguiar, Innocencio de Carros o Vasconcellos, itay-inundo Magno d.i Silva, Osório de Azam-bnja Cidade, Victor Eduardo Itozzanyi, Mario da Silveira Nello, Ayrcs dc Moraes Ancora, Alfredo Prelexlalo Maciel da Silva, Innocencio Velloso Pederneiras, Sebastião bacérda do Almeida, Salvador üarbalho L'clioa Cavalcanti, Josó Fcrnan-des I.nilo de Castro, Slelchlsodeck de Al-buquerquo binia. Salalhiel de Queiroz, Alfredo Julio de Moraes Carneiro, Ticiano Corrogio Dà)ínon, Clemenlino Fernandes Quimarfcs, Joaquim Cândido Cordeiro, Odilio liàcollar llnndulpho dc Mello, 1'ran-cisco Mendes da Silva c Luiz Machado dc Magalhães.

Amanhã ao meio-dia haverá reunião dos referidos alumnos em uma das salas da escola superior do guerra, para tor-tar dc assumptos relativos á colação do gráo.

TRIOLET

Piüpua-íc nova aCfrontaI Al.ro ii) novo früiilSü! Coíitra a soclodadii toma Prup-.ra-sb nova allVoiila! (l jogiilnlio 1'st.i na ponta I Um: doaiiioralizarlo I Pronara.so nova aflVonla! Abre-só novo 1'rontãol

G.avnoc.un. Chegou honli ni de Pernambuco, a bordo du Mandos, o general do brigada Antônio Gomes Plnicutct, do volla da sua com-missão.

aos pomuis

Sífí cm e/mnnlü.M Chamamos ao nosso escriplorio os pir-ladores dns carlões dc ns. 73 a 09 para receberem esmolas do I', caridosamejie enviadas a O Pais por:

Anonymo 1 õ.-vjjo

Menino Thcocrilo, pelo seu

anui-versarlo natalicio IOÍ500

Anonymo 2ÍO0O

lim sessão do honlem foi lida a nien-.a-geiu do poder executivo pedindo a aliiir-Mira tle um credilo de S93:480{84'l ao ministério da industria pura pagamento das despezas com o serviço da colonlsi-ção uo Itio ürande, duranto o exercíolo dc 1803.

A assemblóa legislativa do Eslado tio llio não se reuniu honlem cm sessão por falia dc numero.

Foi nomeado juiz do supremo tribunal federal bacharel Antoiiiu ds Souza

Mar-0 capitão do fragata Olhon d.e Oarvalljo llullião foi nomeado commanilauto gcràl das lorpcdeiras.

Cole.bram-so bojo as seguintes feflas religiosas:

Na matriz do S. José, a do S. MlglLil o Almas, com missa solemno ás II hoiTÍf o Sfiiná ao Evangelho por monseniiüt' llrilo.

•¦- Na malfiz da Candelária, a mesma fesla. eom missa FOlemno tis II horas.

\;i igreja da Ordem Terceira do Carmo, a de Nossa Senhora do Cabo da llua Esperança, havendo missa soleninc tis 10 horas.'

Na igreja do Nossa Senhora do tio-sario, se cantará hoje, á I liora da larde, um soleiunu Te-Denm em acção du graças pida chegada o posso do Sr. arco-bispo I). Jnão llsbcrard.

S. lix. assistirá ao aclo.

Como noliciánin: .rinbarcnu honlem com destino ao Eslado do Sergipe o Sr. eu-ronel Valladão.

Ao niein-ilia em ponto partiram do cíys PharmiJC Ires lanchas espreiaes, que cnfl-diiziram para bordo dn natiueto ullemão Paparica o Sr. coronel Valladão, imillus amigos e funecionarios da repartirão da policia, quo foram ao seu hota-íóra.

Ao despedir-se do todos, o Sr. coronel Valladão convidou os presentes a loiiia— rem uma laça dc champagne e agradeceu em senliilas palavras o concurso quo lhe prestaram os seus auxiliares na policial

lli_pond.il por Iodos o Sr. Ur. Correia Dutra, aclual clufo do policia, sallonlniuio OS altos serviços prestados polo cx-cllrle de policia na administração a seu cargo. Entre as pessoas que compareceram ao embarque nolàinns as seguintes: coronel llcnlo llorges, ajudante do ordens do Sr. vlcc-presldento da llepubllca; Dr. Borges Monteiro, ofllcial de gabinete do minislro do interior; coronéis Sii|ii"ira Campello o Ferreira Campello; Pailllha, director do Iribunal d«' coutas: Drs. Cesario de Mello, tinido,de Souza e Paulo Pereira, capitães João da Malta, delegado da Ia circum.cri-peão o Américo do Albuquerque, del"ga Io dn 17. tenentes João do Amaral o Eduardo dos Santos, majores lleiieveiiulo Freire, Euclldcs de Moura o O-orio, ajudante do ordens do chefe de policia: tenente. Ile-Clia, capitada da brigada policial Cru;: i'o-brinho o Xavier de Ilrito, llr. Cosia 1'cr-raz, majores Teixeira llaposo o Juão Velho c grande numero de sergipanos.

Ao coronel Campello, ofllcial de gahl-neto do chefe do policia, enviou o Sr. cornir.'l Valladão o seguinte offlcio:

<.II'O de Janeiro, 1!) de outubro de |89í —Cidadão coronel Cândido Josó do Si-queita Campello—Deixando o cargo de chefe tle policia do I) sfríeto Federal, que exerci desde 30 de oulubro do anno pro-xitno passado, tenho iniima satisfação em agrailecer-vo- o valiosissitno concurso que mo prcslastes como oRlcla! de g.ibi-ttide, lugar em <)iio, á par tle vossa recn-nliecida ciinipelencin, revolastes s"tnpre niiiila dedicação c lealdade, múrnionlo nos afiiuostis dias ria revolta—Sande o fralfl^-tildado—.Vniiflcl P.rie Oliveira Valladão..» Foi nomeado o general Anlonio Cie-menlo dos Snntos para servir como voial no conselho de guerra a quo responda o general Pego .1 im ioi-, visto ler adoecido o general de brigada João José de limito. 0 Sr. João da Malta Teixeira, delegado da li1 circumscripção urbana, fni IransjBj rido para exerce Interinamente o logar de delegado da l > circumscripção.

0 Diário Ofllcial publica boje as in-slrucções para os exames geraes do pre-poratorios que se devem realizar no Kslado dn llio Grande tio Sul, e a que se refere o decreto n. I.SiO du lj do cor-remo mez.

Foi hontem apresentado á consideração da câmara dos Srs. depuiados um pro-jecto do lei, elevando a congrua que per-cebe o arcebispo titular da diocese dc S. Paulo. Esso projecto c.-li firmado pnr quarenta o tantos deputados c sobre talo ja hontem emittimos ju zo.

heunc-SC amanhã, ás 11 hnra3, o con-selho de guerra a que responde o gene-ral de brigada Pego Junior, sob a presi-delicia do Sr. general Carlos llillencourt. Será interrogada uma das ultimas tes-temunhas.

E' provável quo seja nomeado prati-cinte da 3» divisão da estrada do ferro Central do llrazil o praticante extranu-merarlo da mesma divisão Plácido Au-lonio barreiros Sobrinho.

Na dia 15 do noveinuio rcaliza-so na escola superior de guerra a cerimonia da colação do gráo aos seguintes aluiu-nos que concluíram o curso de

enge-nharia :

Antônio Fróes de Castro Menezes, Go-dofredo de Mello Barreto, Sebastião

Fran-Eslão chamados a exame de lolcgra-pbia pratica na estrada do ferro Central do llrazil 08 prnlicanles gratuitos do lo-legrapho Cecillnno Goinrs do Oliveira. Ilil.leliratido tjüuçalves Leile, AlVmiso llenrique Niinieiro Saliítrense,,losó Caetano de Souza, Aheilard ltangel,Juvenal lieis da lloeha, Ma.\ iiiiano Valenlini da Silva, Anlonin Américo de Siqu.dra c Essio AI-berto Soares.

vembro o dezembro próximo vindouros so proceder no Eslado do llio Grande do Sul perante as niesns examinadoras <No forem organizadas pela commissão lisol do governo federal, nomeada do confor. midade com os arls. 3o e i" do cilado do-creio n. 1.389 de 21 do fevereiro de 1891; Porographo unien. As mesas examina-(laias coinpor-se-hão do lentes e proles-sores dos estabelecimentos de inslrucção do Estado.

Art. 2o. Nos dilos exames serão obser-vados os programmas de ensino do Gym-nasio Nacional, eoiilurine as inslriicçõcs annexas, correndo as despezas por couta do Estado.

Capital Federal, om 15 do oulubro do 1804. G» da Itepublica.

Foi absolvido, conformo noticiámos, o tenente-coronel Vicente Antônio do Espi-rito Santo, no conselho dc guerra a que respondeu.

0 governo nomeou o Sr. Alfredo dc 0li70ira G.»jça commissario, para llsca-Usar os exanios geraes do preparatórios que so hão do realizar no lyceu do Es-lado de Piauhy, sendo nclles observados os programmas do ensino do (lymnasio Nacional.

_' esse. um direito incontestável do conselho municipal, pois que eqüivale o seu aclo a augmentar vencimentos.

Manda, porém, o conselho, pelo linal da referida resolução, tiuoscja effectuado, a contar do 0 do maio do IS911, o paga-menlo da dillerenea das gratificações.

Importa isso em dar á mesma reso-Itcão i'11'oilo i'1'lroaclivi), o quo vai de encontro á disposição da constituição fc-deitai, que prohibo em seu arl. 11 n. 3 proíerevor leis retroaotivas.

ü üireito á percepção do laes gralili-cações, a partir do 9 de maio do 1893, seria liquido, so resultasse elle do inler-pretaçãüado disposição da cilada lei ll. 38, mas ilá-s; a adopeão do disposição nova d seu effeilo coiistiluclonalmciilo só po-deria lor logar da data dc sua saneção ou promulgação.

A' visla dn exposto neguei saneção á mencionada resolução do conselho muni-cipal de 11! do correnle, por infringir o art. Iln. II ds constituição federal e, copio mo cumpre, subuicito o meu aclo ao vosso sábio juizo.

Ilistiicln Federal, 19 de oulubro do 1894..— Henrique Valladarcs, prefeito do Districto Federal. »

Hojo o Sr. are'bispo da diocese conlc-rira ordens sacras e u presbytcralo a diversos nrdriiandns, na capela do somiiiario do Um Cotnpridu.

Iltitne-se amanha o conselho do guerra ile que é presidente o coronel liento

Thomaz Gonçalves. »

Ao? Srs. ministros da marinlia o cll; fi do i'slado-niaior-gi'-ieral da armada npiv-sentou-se hoiilein o vice-nlmirante Joa-quini Anlonio Cordovil Mauriiy, vislo ler sido promovido.

0 ilei-rolo n. 1.811 do 13 do correnle mez ctéi mais um halalhüo de iiifiinle-ria du guarda nacional na comarca dc Nilheruy, nu Eslailo do llio de Janeiro.

Miinloiise ilcBiunbtircar do cruzador Itttipi o aiferes João Cândido da Silva Jlurlcy.

0 major Jnãn da Silva Pinheiro Freire, delegado da I' circumscripeão urbana, fui designado para exercer iüterinnmento o cargo de 2" delegado auxiliar.

Tcndn-se inaugurado liontem uma casa do jogo uo chamado becco tio Império, nm lal Fronlàg Boliche Nacional, o Sr. Dr. chi lii do policia levou o fado ao conhecimento do prefeito municipal, pedilidu para mandar cassar a licença, vislo ser um lauto duvidoso o gênero do jogatina que ahi estrelaram.

Foram nomeados: para servir na guar-lliçáodc Sergipe o tilfercs Fruticisco José (!•• .Mello o Saturnino Jiiclulho Peneira c Silva, mi lli" rógime|lto de eavallaria ; o no 2'regimeíilo (le nrllllierla Kaut llu-gênio dos Sanlos Lima.

SALfiO D'0 PAIZ

Expomos bojo um quadro organizado pelo illustrado haitiano i-c. Olavo de Freilas Martins, o onde so encontram ro-ti.tidos o dispostos tia mellior ordem os retrates dos 22 nreoh spos nomeados para a archldiocesii da llahia, sendo o primeiro o du D. Üaspar Damla tio Mendonça, iiuo jkmoii posso om Ui77.

Falia na collccção ti retraio dn arco-Dispo rosignataYio, padre Joio Manztine, quo uão fui sagrado nem lomoii posse.

Ileferindo-so a esse quadro histórico dc grande valor diz o Jornal rie Noticiai da

llahia:

ii Qtlem conheço as difflciildades de tentanicns dessa, natureza,o a indifieronça nue se liga ás coisas pátrias, julgará desse trabalho, para cuja organização fazia-sc mister a jiesse uns originnes dus retratos dos arcebispos, dos quaes o pri-meiro tomou posse cm 1(17 7.

lim paizes ondo o amor pátrio resulta nas menores coisas, esses retratos não seriam difll.eles de ser encontrados, for-mando uma galeria nrcbiepiscopal; mas uo llrazil, c especialmente na llahia, foi arrojada tentativa do seu autor cullec-clonar esses retratos.

Quanto cuslou reuull-os diga-o o tra-balho a «{iio dc ha muitos mezes dedicou-so o Sr. Olavo .Martins, vendo felizmente o seu Itnlainen realizado uo quadro que vai ser exposto ii venda, o quo acaba tlc sair nitidamente dacasa Gacusly & I.ind-niaim. 1

Os retratos do I" arcebispo, I). Gaspar barata do Mendonça, nomeado em M77, o do ,'i", Di Sebastião .Monteiro da Vide, foram copiados du uma estampa encon-irada no exemplar das -Constituições sy-nodaes», na secretaria ccclesiaslica; forain mandadas vir as copias dos dois dis dioceses do Maranhão e Mariana; oulros foram adquiridos nos convênios de religiosos e religiosas nesla cidade; de oulros, quo foram devorados polo in-cendio no Imporlanio templo da Trin-dade, felizmente exisllom as cópias na photographlu dos Srs. Uacnsly & I.ind-iiiann, quando os reproduziram para a exposição da historia pátria em iss-.', no Um de Janeiro.»

Eis, em ordem clironologlca, os nomes dos arcebispos que constituem o quadro exposto : II. Gaspar barata do Mendonça, 1077; D. Frei João da Madre do Deus, IGS2: D. Frei Manoel da ltesurrelç5o,IG83; I). João Franco dc Oliveira, IG9I; D. .Se-bastião Monteiro da Vide, 17'):: D. Luiz Alvares tle Figueiredo, 1725: I). Frei Josd Fialho, 1738; I). José liololho do Jla.tos, I7ÍI ; II. Frei Manoel, do Sanla lgnez, 17112; I). Joaquim llorges do Figueiredo, 177'.'; D. Frei Antônio de S. .use. I77S ; ll. Frei Anlonio Correia, |77'.l; D.Frei José de Saula EiCOlnstica, 1894; I). Frei Fran-cisco de S, Damaso, 181.;D. Frei Vicente dn Soledade, IS20; I). Ilomualdo Anlonio de S.uxas, 1S2G; I). Manoel .liiai|iiim da Silveira, ISül; I). Joaquim Gonçalves de Azevedo, I87G; 1). Luz Anlonio dos San-;(05, IS79; I). Anlonio de Macedo Costa, lSlili; |l. Jeronytno Tliomú da Silva, 1893. Além disso,ach.nnse Inscrlplos na base do quadro os nomes dos 10 arcebispos cujos retratos não foram encontrados, apezar dos esforços do ecu organizador, o sáu elles.

I). Pedro Fernandes Sardinha, D.'Pedro leilão, I). Anlonio barreiros, II. Conslan-lillO barradas, II. Marcos Tüixeirnj I). Mi-utiel' Pereira, I). Pedro ila Silva, I). Álvaro Soares de Castro, D. Estevão dos Sintas e D. Frei Cpiistaiitinn de Sampaio.

Núliciámo.i honteiii quu o governo ia au-lorlzar os exames geraes de preparatórios no Eslado do llio Orando do Sul, e damos bojo tin confirmação o decreto que manda preceder no referido Estado, du-ranto os mezes de novembro o dezembro próximo vindouros, a taes actos.

Eis o decreto na integra:

0 vice-presidente da itepublica dos Eslados 1'nidos do llrazil:

Considerando que ao Estado do lifoOrando do Sul nãn foi possivel, duranto o po-riodo do agitação qne acaba do atravessar, organizar o respectivo inslilulo oflicial de ensino sccundario.dc modo a preencher as condições determinadas no art. I1 do decrclo íi. 1.350 dc 21 do fevereiro dc 1891;

Allendendo, outrosim, ao que represou-tou o presidenta do referido Estado sobre a necessidade de facultarem-se ao grande numero de estudantes ali residentes, que se propõem á matricula no curso dc in-strucçãn superior, os meios dc habilita-rem se para tal Um;

Decreta:

Art. 1*. São validos para a matricula nos cursos dc ensino superior os exames preparatórios a. que uos mezes de

nu-lionleni, na igreja do mosteiro dc São liento, cantou-se uni Tc üoum cm ncção do graças pela chegada o posso do Sr. arcebispo.

Ao aclo, a que compareceram muilos sacerdotes o Iodos os religiosos, esteve presente S. Ex. bovina., qne foi recebido com Iodas as honras devidas, alóm do todas as manifestações do consideração, respeito o estima quo lhe prestaram os monges benedictinos,

v--, ^

0 Sr. Dr. Francisco llangèl Pe.lann se-..iiiu lionleni parn Campos do Jordão, onde permanecerá alguns dias em vi-Sita ;i sua lamilia.

Na sua ausência assumi tt a presidência do banco da Itepublica do llrazil o Sr. Dr. Fernando Lobo.

Um sessão de hontem da câmara cri-minai du tribunal civil o criminal, sob a presidência do Sr. Dr. llenrique Dods-Worlh, foram julgados :

Appcllação — Appcllanto José' Sllvcrio iio Araújo Junior, appellado Frederico Oracle.

Os Drs. José Francisco Vieira, advo-cado do nppcilanto, o Alberto do Car-valho sustentaram perante a câmara as conclusões tle suas ollcgações.

A câmara anniillou o'processo, por falia de formalidades substanciacs.

Proccso por ¦injurias impressas——tjuni-xoso ür. Francisco de Castro, rco ür, Al-berto do Sá.

As parles compareceram com ns seus advogados, Dr. Alfonso Celso Junior, do queixoso, o Dr. Alberto dc Carvalho, do réu.

Compareceram c foram dispensadas

quatro testemunhas. _

Prnecdou-so. aos termos preliminares do julgamento, quo será ultimado na sc-guintu sessão.

Como noticiámos, fui nomeado eapilão do porto do Espirito Sanln o eapilão-tencnle Ircnio Américo da Cosia.

Convém que as autoridades competentes verifiquem uni faclo gravíssimo que, so-giindo informações que nor. deram, pas-sa-se iFuma casa á rua Pedro Ivo.

E' o caso que uma infeliz moça orpliü é dlariainenlo marlyrisada pela família (|uu resido nesse prédio: pois, além dc excessivos trabalhos, ti palrôa dn casa obriga a desgraçada orphã a trabalhar llila, o corpo exposto ao sol ou á chuva, cem uma inoloiitcticin de carrascos.

Isto cm pleno llio dc Janeiro, cm plena civilisaçãu.

E' incrível.

Que n policia procure a-'Casa; não é difílcil íabel-o.

Foi nomeado o Dr. Manoel Pacheco Pratos para commissario liseal do go-verno federal uos exames geraes de pre-paralorios, que sc hão do realizar uo Estado do llio Grande do Snl, dc accòrdo com o decreto n. 1.819 dc 15 do corrente mez o InsIriicçCes que o acompanham, sendo observados os programnias do Gym-naslo Nacional.

Fslá nomeado njudanlo da inspecção do arsenal de marinha da llahia o 1» tencnle Manoel José Gonçalves.

Foi dispensado parle do pessoal da de-legacia do terras o hospedaria do Cris-lal no Estado do llio Orando do Sul.

No paquete Mandos chegaram limitem do norte os Srs. general Antônio lluiurs Pimenlel, ex-commandanto do 2° dislriclo militar; general Frederico C. do Allm-querque, coronéis Francisco F. Lima Ila-cury, Carlos (lomes Leilão, Hicardo Fer-uandes da Silva, llenediclo A. Ilueuii, tcncnlcs-coroncis Guilherme L. Caldeiro e Leopoldo Sarlhon, major Frodi rico L. Miia, Drs. Alberlo Sergio.Felicio üuarqtie, .liisé Joaquim do Moraes, Mallilas C. Uarros e Alfredo Leon.

DE TUBO PAíU TODOS

llujn estará do serviço na delegacia da 18' c.rcu-iiscrli.Rflto policial o [uspeclur seccional L'rnncÍsco Leopoldo Dunrlo Nunes. A ronda (In inoiíwioltQ parn »ilin sorrt cílectuada uns .suas respectivas socfüos pólos tloina s hispectores.

— t) Contra llcpubllcono daírcguezla do Ms-plriln Saula rotllto.su amanliã, as 7 horas da noilo, na rua tia (latumhy n. r,i,

—— o movi mon to ün sanla Casa r cios Itoanh laosannuxoa foi anto-hontom o seguinte : osis-tiaiu l.3ã.: onlrnrain, hl: saíram, 31) : l.illoee-ram tt: o oxislcm, I.II7Ó, Fol.illoee-ram nviailna -.(..- rc-coitas para 405 oonsultanlos, Id.ei.m-so.;) ex-traorõos do donles,

Entro os actos do poder execulivo mu-nicipal, figurou bontem no Diário Ofíl-ciai o volo á scgttinto resolução do cuu-sellin :

« Arl. 1° A gratificação addicioual da ii' parto dos vencimentos correspon-dentes n io annos dc serviço no magls-lorio publico, em cujo gozo já estivessem os prolessorcs primários quo passaram para a niiinicipalida.le, acompanha o augmonlo que cm seus venciinontos ub-tiveram os mesmos professores cx vi da lei de '.) de maio do IS'J1), devendo lhes ser abonada a dilíerenea que deixaram do receber daquella daia em diante.

Art.'.". Itevogamsc as disposições em contrario, ii

Enviando ao senado a resolução vetada, o Dr. prefeito du Dislriclo Fedeial acom-panhoii-a das seguintes razões ;

» Ao senado federal — Srs. senadores — 0 conselho municipal, cm resolução de IG do corrente mez, estabelece qne a gratificação addlclonal da 5' parlo dos vencimentos correspondentes a 10 annos do serviço no magistério publico, cm cujo gozo já estivessem os professores primários que passaram para a uiunici-palidade, acompanha o atiemento que em seus vencimenlos obtiveram os mesmos professores ev-vi da lei do 9 dc maio dc 1893, devendo scr-lhcs abonada a ililVerença qno deixaram dc receber diquella data em diante.

Polo art. .0 da lei municipal n. 38 do do maio de !;!'). foi estabelecida a gratificação addicioual sobro os venci-mentos ãns professores quando coniplc-lassem lõ, 20 o .."> annos de serviço, sendo essa disposição a que já vigorava para os professores transferido, para a municipalidade, cm virlttdo do art. 12 do decreto n. 0.379 do 30 do novembro do 1S7G, a elles appllcavcl por força do disposto no art. li do regulamento approvado pelo decreto ll. G.17D de IS de janeiro do 1877.

0 citado art. 19 dava também a grati-ficação addicional da 5« parto dos venci-mentos aos professores que completassem 10 ann03 de serviço, não tendo sido, po-rém, essa disposição reproduzida na rc-ferida lei n. 38.

Aos professores que se achavam no gozo da concessão da gratificação addicioual da 5* parte dos vencimentos cm virtude do decreto n. G.379, fui respeitado o seu direito e continuaram elles, por isso, a pereber lal gratificação sobro os venci-mentos então cm vigor.

A resolução do conselho municipal dc IG do corrente mez determina que a 5« parto seja calculada sobre os vencimenlos que os professores passaram a perceber cm 9 dc maio dc 1893 e não sobre os vencimentos anteriores a essa data,

ESTADO DO RIO

Foram concedidos GO dias do nrazo, para prestar fiança, ao cidadão Manoel Pereira da Cruz, escrivão nomeado para a collectoria do Saquarcma.

— Pela secretaria das finanças, foram despachados es requerimentos de:

Cruz a* Mallos, pedindo restituição de imposto de calo (Í2IÍ050)—Como requer. Luiz Anlonio Garcia Junior at C, pe-dimlo restituição do imposto do café (122^000)—Deferido, como so informa.

Capitão Manoel Gomas da Cunha e Silva, pedindo parn prestar a fiança que ha de garantir a responsabilidade du es-criva') Manoel Pereira da Cruz, da rollc-cloria do Saquarcma—Presto o suppli-cante a llanei requerida no valor do 3:34.^15*2, arbitrada para entradas tri-mensais nu no de SuílSÍ, arbitrado para entradas mensaes.

Carlos Cunha—Provo ler dado cumpri-mento á cláusula G" do contrato.

Anioniiiíi Pessoa do Mello—Sella o rc-querinieiiln.

Isabel llaplisla—AguarflT) a concessão (hriiocessariii credito.

Aílrellanó Nolasco llorges do Araújo— A' vista do que se inlurma, não ba mais que deferir.

Fellsmlno Mello do Carvalho, próprio-larin da casa da escola feiiieniiia da Ponto do Leile, em Arartiania, pedindo paga-menlo dos alugueis—Deferido nos termos Informados.

Ilenriniicta Leile da Silva, professora provisória da cscolainasculina do Prado, cm llacalió, pedindo pagamento do ven-cimenlos pela collectoria—Cnmo requer. Dcodollndo José do Sentia, pedindo pagamento do alugueis da casa da es-cola feminina do Porto do Ponte, em S. Oonçalo—Deferido, como sc informa.

I.è-sc no llio Dxs:

¦¦Na noilo dc 10 para II do corrente, na cslrada qne vai do Piranga a bicudos, no logar denominado Vianna, foi barba-ramenlo assossinado José Ferreira Frade, sócio cm compra do gêneros aliuienli-cios da casa commercial do Malhetis Pereira at i'„. dn Saudc, quu linham-lbc confiado 3:000(1 para esle Ilin.

No dia 10 desembarcou na estação desla cidade, e seguiu com um companheiro quo lhe havia olíereeldo venda do milho e feijão, ignorando-se quem elle seja.

SuppOo-so que o crime foi perpetrado em casa nondo pernoitou n victima, vislo como no logar aonde so a encon-Irnu não havia vestígios de luta, quando é cerlo ter havido porquo no cadáver existiam multes golpes do instrumento contimdenlo feitos por uma maodadlnlia encontrada Junto do mesmo.

Seria acertado quo a autoridade cucar-regada das pesiiui.as desse busca n J casas próximas o bem assim (ralasse sa-bor quem é o vendedor do milho o feijão o qual a casa onde pernoitou a viclima.

E' lastimável o eslado em quo deixa-ram o cadáver, tendo esto a cahcoa cor-latia om diversos logares, um olho va-sado o o pescoço quasi decepado..

Eslá exposta na casa do 'Ime. Iloscn-wald ú rua do Ouvidor uma vistosa e rica palma, tendo nu alio um liaculo dc llores arliliciaes.

Ii' um mimo qun vai ser olferladn ao Sr. arcebispo íisberard pela irman-dado tio Nossa Senhora dn llosario o São llenediclo de Ia capilal, quando íinalisar o grande Te-Dcum, quo em sua igreja celebra cm OCção de graças pola posse do prelado quo ora esla á frente, desla archidlocose.

Conformo cm consta noticiámos, foi, n sou pedido, exonerado du logar de ainaiiuense da .')' divisão da cslrada do ferro Central do llrazil o Sr. llenrique Yauderlcy.

A mesa examinadora dn concurso a que so vai procedei' na estrada do ferro Cen-Irai da llrazil para oa logares de auxiliar-telegraphislas cnmpõe-SO dos Srs. Arlhur Coelho Sobrinho, presidenlo, o Achiles llurlamaqiii e Julio Guedes dc Carvalho, examinadores.

.V câmara dos Srs. depuiados ioi pre-scnle hontem a mensagem om quo o go-verno peilo a abertura do um credilo do 100:0005 para pagamento _o terras e agitas da Covanca, em Jicarepagiiá, ne-cessarias ao ahastccinienio d'agua nesla

cidado. v

Foi devolvido saiiccionado ao senado um dns autographos da resolução do Congresso Nacional que declara defini-tiva n permtlla Lula com a Sanla Casa do Misericórdia do Itccilo do edifício que servia de hospedaria do imniigranles no Junqueira nela casa do exposlos, sita na praça llarãu de Liicena.

0 ajudante do macbinlsla gnarda-mn-rinha Carlos Arlhur da Costa llaslos foi encarregado das torpedriros Araguury o lijualeim,/, pelo que destacará do crusador Almirante Tamaiularà.

O decreto n. 1.843 do 13 do correnle íuoz crôa um batalhão do serviço da rc-serva dn guardas nacionaes na comarca dc Simão Dias, no Estado de Sergipe.

Assumiu liontem o cargo dc delegado da G' circumscripção o !• supplcntc.

Segue para Porlo Alegro nm serviço do ministério dn guerra ri aiferes do .í* dc infanteria Anlonio llosa Pereira.

lleza-so amanhã, ás 8 1/2 horas, a missa de selimo dia por alma da Sra. 1). Maria da Gloria Coelho de Araújo, esposa do dislinclo empregado do commcrcio desta praça Sr. João do Araújo.

Vão sor inspeccionailes de saudc o lo-nehto do batalhão Lauro Jluller Oilo ICuvro c o 1'sargento da I' companhia do asylo do' Inválidos da Palria 'AnlOUiO Uarbosa Bezerra Cavalcanti. .'-.jó..'.

.'«to. Mj ü engenheiro Felix Eraknwslci.ipolaocj,. anle-honleni, ás 10 1/2 lioras da no>ti»0ttf' praia do llulafogo, tentou suftMNMa-i disparando um tiro dc revólver naflWJÍp

direilo. • V n*)iij

0 delegado local interrogou o snici*. que é morador á rua do Siula Cbristina ii. 12 e declarou ter tentado contra sua existência por desgostos particulares, os quacs nã> externava.

A referida autoridado fcl-o transportar para o hospital da Misericórdia.

VIAÇÃOFERREA

IMPnEVIDESCIA OU FATALlnADE 1

II

Animados pela benevolência com qua a digna redacção d'0 Paiz acolheu o nosso primeiro artigo, proscgiiirenios.

Conhecido como llcou o plano de as-sedio em que dentro do futuro próximo tem de ficai* a estrada Central pelas tres linhas convergentes ciladas, quo hão de tomar-lhe as suas melhores contribuintes, precisamente na parle em que a região mineira, servida pela mesma Central, ofte-rece, na opinião autorizada do Sr. con-seibeiro Olloni emillida nn senado, «hori-zotites mais vastos-, qual ó o meio de oceorrer a uma lal situação ?

Nu relatório do inquérito sobro .as cs-Iradas do ferro da União acham-se estas palavras com relação á estrada do Itio do Ouro, considerada até o presente como dependência do serviço do abastecimento d'agua a esla capital :

«Mas otitio será porventura o fuluro reservado a essa vla-ferrrea sc for reali-zado o sen prolongamento.

Ligada a estrada Central nesla capital e prolongada alé á llarra do Pirahy, com um ramal bifureado. indo mu dos galhos á estação tio Commercio o oulro a Uesen-pano, cm um desenvolvimento (pio não excedera de 80 kilotnclros, cila prestaria o duplo serviço, quer do linha auxiliar, como 2" via da Central, afastando cs cm-baraços com quo esla acaso luto fpara o maior desenvolvimento do seu trafego, pela incapacidade da secção da Serra, quer como saida natural o fácil ás linhas de bitola de l/m,00 quo se cnlroiicam na estaçfles da barra du Pirahy, Desengano o Commcrcio o que poderão estabelecer tra-lego reciproco com cila.

Isto conseguido, a estrada do llio do Ouro tornar-sc-hia o tronco do uma imporlanio rede do viação. Seria mesmo o meio do coujiimr os fulcros perigos de quo se acha ameaçada a Central du llrazil pelo prolongamento das linhas pailicula-res que ja so vai operando nas regiões por ella presentemente sorvidas.»

Parece que essa idéa não leve bom acolhimento, ou lalvvz, não tenha sbio seriamente considerada. Como niuilas oulras, destinadas súmento a figurarem em documtmlos ofliciaes, ninguém, ao quo nus conste, se tem OCCUpado com ella.

Entretanto seria uma solução muito razoável o natural, quo pouparia ú Central não só o Incommodo o os incon-vcnloiues resultantes das baldeaçOes nas estações mencionadas, como também a ngglomcraçào c demora nas estações du Central das cargas destinados áqucllas suas subsidiárias, mi delia.; recebidas. A Itio do Ouro, quo tem o seu ponto do partida na Ponta do Caju, leria cnm um pequeno prolongamento uma estação marítima provisória na ilha dos Ferreiros alé quOjfetlo o aterro e construído o cáes a quo a limpreza Industrial do .Melhora-mentos rslá obrigada nos termos da rc» specllva concessão, pudesse ler a sua estação definitiva á beira-mar.

Um ramal, saido do Ileliro Saudoso n passando, mediante um pequeno liuinel, entro ns, cemitérios do Carmo o S. Fran-cisco Xavier, prolongar-se-liiacoma praia do S. ChrlStOVãO, buscando S. Dlogo; ondo so ligaria á Central, com a van-lagem de cortar terrenos baldios o sem dependência dc custosas desapropria-ções.

Esse ramal, que enlão ficaria sendo a linha principal para o transporto do pas-sageiros o cargas recebidas nas estações termiiiaes, sem baldeaçãu, aproveitaria muilo a região de serra abaixo.

1'm Irilhn inlerca'adn na Central, da pequena distancia quo. vai dc S. Dioga a Gamboa, pcrmiltlria que a carga que não devesse llcar no nrimeiro desses pontos,' fosso levada dircclainente para o segundo c vice-versa.

Não sc deveria porém,.como já disse-mos, prescindir dc uma estação na Ponta do Caju, preparada para o embarque o desembarquo do cargas pesadas, como carvão tio pedra, trilhos, machiniis c qualquer nutro material do que a pro-prla llio do Ouro o as estradas a cila li-gadas precisassem, além do necessário para o serviço de abastecimento d'agua. Essa estação marítima facilitaria muito o transporto do ullndido material, pou-pando a estação da Gamboa o Irabalho dc rccebcl-o c expedir, muitas vezes com demnra, i espera do apparlunitlttric. , Ohjoctar-sc-ha quo a llio do Ouro, ori-ginarianumlo um tramway, construído especialmente para o serviço dc trans-porto do material das obras do abaste-cimento iFagua, nãn está em condições do suppoi'tai*() serviço dc um transporta regular, correspmideiuc .aos interesses quo a elle sc prendem.

Assim 6 ', c o citado rolalorio nota ess» Circumslancin, lembrando a conveniência dc modificações nas condições technicflS da linha. Achamos mesmo quo do mais ailgumn coisa cila precisa, como seja

a remoção do seu leito da rua, lUrAJe, ao quo o governo eslá obri/-Ji~'

'-Quando cm IS7ii começar essa rua para assentamento a anliga câmara municipal ç, obra, declarando não poder c" fosse convertida em leilo d ferro uma rua que promellla melhores daquello arrabalde,

o governo quo a obra er_ ltida.proyísnríà>i o reclamada por serviço urgenM odíbra-.:'' priimellendn-so a levantar osittHljJjtwNL——, reparar os damnns c ilisadns lo'gÃn/f_è»8>l;í3çÇ mesmo serviçu fnsso terniinadrf.-Mil»*-^.ffl.tç; Iiu ,-t cantara que continuassem OS lraJV>,'':"i

Jialhos. >.':W*%

limito desobrigou-se o govcjno do -iitt,*.;'""'!* compromisso? Dilo um aviso tiQWft«Mjyj8_j tincln ininisli rio da agriciihiir.i^CTpcJidoçB"' - _rV em 1883, mandando entregar a.çflajwwir^'*'''"

Irnfego publico! .-.ii&m

So no estado "in que sc ach ¦'*" publico não púde o governo çmprehendor os m liiuraine necessita a llio do Ouro, para ' se colha o i roveilo do que é o eslá a entrar pelos olhos, cr a uma empresta partícula condições razoáveis c coir ciprocas.

Com islo natla perde nbará o thesouro, porqm se a principio deu saldos cá ni dá deflcits, (|uo v. gradallvameiitc; o nem senso que cum ella so ostei-aniiiialnienle quantias avullaa votada para o exercido ¦ Gi8:92lí500) para so conser direcção da inspecloria dc ob> cas, por ser - destinada a ó serviço du abastecimento d'agi' capilal». como diz o ullimo relí , ministério da viação. 'Jè.-íú.u

Deixaremos lambem de paff" J questão, a quu vullarcmos airji tarde.

Quasi ao mesmo lempo ou pou' de ser lembrado o novo destino lor a llio do Ouro, Iraton-so no dc uma proposta apresentad engenheiro estrangeiro quo bléa idêntica, não com o lim i a. cargas das linhas converge da própria Central, como su; ligando-sc-lho em dctermlnad Foi a proposta Doncker, r passado sem iniptlgnaçno na dus deputados, mediontq pt cmniilis-ão de obras publicas, pelos Srs. Dr. Anlonio Olynl niiaes. Prisco Paraíso, J. Ilevi

^rwíofwoL1^'» 4_|__^______S__

Foi concedida ao eapilão reformado da brigada policial desla capilal llaymuiido Soares da Silva permissão para residir uo Estado do Ceará.

Foi transferido para a arma de cavai-laria, dc conformidade com o disposto na 2* parte do art. 2.'i do regulamento dc 31 dc março dc ISãl o resolução dc 23 de dezembro de 1805, o 2' tenente do 2* batalhão dc artilhcria Gustavo Schuiidt.

Allf<-_S__?__SQje_j

#$W. jtídMWWaSiíJkW

P _{__

amenlifi

éfíbltiil» WV Sé^WijBfc«_<WK

d8s seus orgamentds. BCÍS)J_,•„,-,... 'mada impngnaçaq,.,» ri(_r,j)(|»i>_»tó».

é justo dizer, cãfu gerci.-crifr cm favor.

Na presente sessão foi ainda renovada a mencionada proposta, ou ant"s, a ante-rior idéa, acompanhada de um plano de foilificação do porto desla capital o do alguns pontos em terra.

Não estava ainda desfeito aquello des-favor; e talvez mais por este motivo do quo por outras razões quo levassem con-vicção aos ânimos desprevenidos, as honradas commissões de obras publicas c marinha c guerra, a cujo conhecimento fura a proposta submcllida, Tejcitaram-na cm ambas as partes, por fundamento! diversos.

0 que, porém, tornou-se evidente, pebj referencia feita áscslradas de S.FrancIsCÓ Xavier a Commcrcio ede Belém a fali

u..jao.ia;.;.„^-f

mm- •-, 'iia

^í_E''v^__í^ _9n!_S^ -'¦?—_—fc

TÈÊià ¦,

i'^_i"'

"^t^É__2tf_l!3 uca* ¦í

ígK^jgi^^y

:.

*>.&

•~t>\:i-:

Referências

Documentos relacionados

Antônio Francisco da Silva (inscripção n. 6.843), filho dc üj- priano Gallan e dc Balbina Ferrazeáa, nascido a 29 de julho de 1895, no Districto Federal, empre- gado

e de Amalia dc Oliveira, nascido a 4 de janeiro de 1894, em Juiz de Fora, Estado de Minas Geraes, residente á rua das Dores n. 67, operário, casado, com domicilio eleitoral

AMARO RENNE ARANTES (6.746), filho de João Martins Arantes e de Maria Renne Arantes, nascido à 13 de j a - neiro de 1891, em Campos, Estado do Rio de Janeiro, lavrador, casado,

Por essa verdade, os seres angelicais não podem criar nada, não alteram as leis da natureza, não efetuam milagres, não podem sondar os corações. Esses agentes divinos habitam no

RESUMO: Este artigo retrata a trajetória do desenvolvimento da estrutura arquivística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua primeira unidade de refe-

A preparação das informações trimestrais exige que a Administração efetue estimativas e adote premissas, no melhor de seu julgamento, que afetam os montantes de ativos

Urinary tract infection; vesico-ureteral reflux; antibiotic prophylaxis; reflux nephropathy;

§ 2º Após a aprovação pela banca examinadora, o aluno deverá entregar na coordenação do trabalho de conclusão do curso uma (01) via original da monografia, com encadernação