• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE ANO NOVO NAS MARGENS DO MONDEGO AO SOM DOS GNR.3 SEIS SEMANAS DE PROGRAMAÇÃO DE NATAL... 4 SINOPSES... 4 GNR... 4 CLUB BANDITZ...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDICE ANO NOVO NAS MARGENS DO MONDEGO AO SOM DOS GNR.3 SEIS SEMANAS DE PROGRAMAÇÃO DE NATAL... 4 SINOPSES... 4 GNR... 4 CLUB BANDITZ..."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

ÍNDICE

ANO NOVO NAS MARGENS DO MONDEGO AO SOM DOS GNR……….3

SEIS SEMANAS DE PROGRAMAÇÃO DE NATAL ... 4

SINOPSES ... 4

GNR ... 4

CLUB BANDITZ ... 5

DYNAMIC DUO ... 5

KISS KISS BANG BANG ... 6

REVIVAL NIGHT ... 6

ROCKLUSO ... 6

ILUMINAÇÃO ... 7

(2)

ANO NOVO NAS MARGENS DO MONDEGO AO SOM DOS GNR

- Baixa da cidade em festa na noite de passagem de ano, que este ano ganha um

novo palco: o renovado Terreiro da Erva. A festa agora acontece em quatro

diferentes palcos, tornando-se na maior edição de sempre do programa “Luzes Sobre

a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano”

- Programa estende-se por 43 dias e promete reforçar a cidade como um local de

paragem obrigatória

Coimbra vai celebrar a entrada no ano de 2017 ao som dos GNR – Grupo Novo Rock. A banda portuense, que está a celebrar 35 anos de carreira, promete atrair milhares de pessoas de várias gerações ao Largo da Portagem, o epicentro da festa. Mas a animação estende-se a outros locais da Baixa, à semelhança de anos anteriores, onde também não faltam bons motivos para receber em festa o novo ano. Coimbra volta a ser a melhor opção para a celebração da passagem de ano.

O concerto dos GNR é o ponto alto do programa de animação proposto pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) “Luzes Sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016”, que irá animar a cidade de 26 de novembro a 7 de janeiro e que conta com um vasto leque de iniciativas, ao longo de sete semanas e que fazem deste um cartaz imperdível.

A contagem decrescente para 2017 será, pois, um momento único para recordar os grandes êxitos dos GNR ao longo dos últimos 35 anos de carreira. Com o aliciante de este ser o último concerto deste ciclo de comemoração de um grupo conhecido de todos os portugueses. A banda de Rui Reininho atuará na Portagem, durante cerca de hora e meia, em simultâneo e sincronia com o sempre apreciado espetáculo de fogo de artifício, lançado de vários pontos do rio Mondego, que assinalará a entrada no novo ano. A seguir aos GNR, a Portagem irá continuar a “dançar”, até às 3h00, com os Dj’s Kiss Kiss Bang Bang, que também atuam antes da banda principal.

Mas a festa não acontece só aqui. Na Praça do Comércio, a proposta é também irrecusável, onde a melhor dupla de Dj’s nacional, os Club Banditz, promete “instalar” uma enorme pista de dança. Nesta praça emblemática do coração da cidade, a dupla do distrito de Coimbra garante um espetáculo surpreendente que, para além da melhor dance music, terá uma forte componente multimédia e vídeo.

Seguem-se os Dj’s oficiais da rádio nacional Mega Hits, os Dynamic Duo, com um espetáculo igualmente de grande qualidade, numa performance que irá cruzar vários estilos musicais. A festa na Praça do Comércio estende-se também até às 3h00.

O programa musical contempla outras duas paragens: Praça 8 de Maio – com a Revival Music – e o espaço do Terreiro da Erva, recentemente requalificado pela CMC e que “entra” este ano pela primeira vez na festa. Aqui haverá música portuguesa com a banda RockLuso.

(3)

SEIS SEMANAS DE PROGRAMAÇÃO DE NATAL

O programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016”, iniciativa promovida pela CMC, que entra agora na sua 4.ª edição, decorre de 26 de novembro de 2016 a 7 de Janeiro de 2017. Ao longo de 43 dias, são inúmeras as propostas para todos os públicos, num “mix” que pretende não só dar a conhecer a diversidade cultural da cidade, mas também reforçar a sua atratividade nesta época natalícia, sem esquecer a promoção do comércio da Baixa de Coimbra e atrair público a esta área da cidade, valorizando-a e fazendo renascer aqui um espaço mais animado, mais vivido e partilhado por todos.

Concertos, um ciclo de cantares natalícios, atividades para crianças, visitas guiadas, teatro de rua, desfile de pais Natal, arte circense, contos de Natal e presépios, entre tantas outras atividades, vão colorir e alegrar as seis semanas de programação. Por vezes, em locais menos óbvios, como são os casos da Estação Ferroviária de Coimbra A ou da gare rodoviária da Av. Fernão de Magalhães.

O Desporto continua a ser outro dos pilares fortes do programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016”, congregando vários eventos, de diversas modalidades. O destaque vai para a 39.ª Corrida de São Silvestre que, nos últimos anos, se tem vindo a afirmar no panorama nacional. Nesta edição sai para as ruas da cidade no dia 17 de dezembro.

E porque o Natal é também uma época de solidariedade, será efetuada uma recolha de livros destinados a uma biblioteca de Moçambique, entre 12 de dezembro de 2016 e 6 de janeiro de 2017, na Biblioteca Municipal de Coimbra.

SINOPSES

GNR

PORTAGEM

23H30/1H00

Os GNR comemoram este ano 35 anos de carreira e escolhem a cidade de Coimbra para fechar o ciclo de aniversário, realizando um espetáculo na noite de fim de ano em tons de celebração. Será, por certo, um concerto para mais tarde recordar, de uma hora e meia, numa grande produção que irá percorrer as memórias do Grupo Novo Rock até à atualidade, recordando os muitos sucessos do percurso marcante desta banda portuense, uma referência incontornável da música nacional e do imaginário dos portugueses.

Temas que percorreram várias gerações - como Dunas, Bellevue, Efectivamente, Vídeo Maria, Morte ao Sol, Sub-16, Sangue Oculto, Ana Lee, Pronúncia do Norte, Popless, Asas Eléctricas, Mais Vale Nunca ou Cadeira Eléctrica - fazem parte do alinhamento do espetáculo, que terá como ponto alto o momento em que soar a meia-noite, ocasião em que a banda sincronizará a música com o fogo-de-artifício, lançado do rio Mondego, assinalando-se, assim, a entrada no ano de 2017.

As letras únicas de Rui Reininho, assim como o seu caráter singular em palco, aliadas às composições de Tóli César Machado e à energia do baixista Jorge Romão são os ingredientes de um espetáculo que ninguém quererá perder.

(4)

CLUB BANDITZ

PRAÇA DO COMÉRCIO

23H30/1H00

Os Club Banditz, aquela que é já conhecida como a melhor dupla nacional de Djs, trazem a Coimbra um espetáculo único de som, luz, vídeo e imagem, e prometem uma noite de verdadeira animação, com uma produção de alto nível e uma grande performance em palco. Com uma carreira já muito internacionalizada, a dupla conquistou também o público português, atraindo sempre milhares de pessoas a todos os palcos por onde tem passado. Foram a grande revelação do ano passado e somam sucessos nos maiores festivais nacionais, tais como a maior Beach Party da Europa ou a maior sala de espetáculos do país, onde tocaram ao lado da melhor dupla do mundo Axwell & Ingrosso. Mas o ano de 2015 não foi só próspero em grandes atuações e mega eventos, foi também feito de grandes contratos, como é exemplo a parceria com a maior marca de headphones do mundo, sendo, a par de Cristiano Ronaldo, os únicos representantes portugueses da conhecida marca.

Já no decorrer deste ano, marcaram presença no maior festival da América Central (The Day After Festival) e num dos mais conceituados festivais dos Estados Unidos, Sun City Music Festival. Também em Portugal deram que falar com a apoteótica atuação no palco principal do maior festival português - o Sudoeste, que decorreu este verão na Zambujeira do Mar.

O ano de 2016 fica ainda marcado pelo primeiro milhão de plays na plataforma Spotify e pela consolidação da parceria com a maior produtora do mundo, a Universal Music, com quem assinaram contrato para a gravação de duas novas músicas, garantindo assim a entrada direta dos temas nos Estados Unidos da América, o maior mercado do mundo de música.

DYNAMIC DUO

PRAÇA DO COMÉRCIO

1H00/3H00

Os Dynamic Duo quase que dispensam apresentações. A dupla é composta por dois Dj’s e produtores com uma vasta e longa carreira no djing nacional. Dj Cruzfader, o mais famoso Dj de hip hop nacional, conhecido por trabalhar com os melhores nomes dentro deste género de música, vencedor de três prémios Dance Club, é, igualmente, o Dj oficial de Sam The Kid e membro de uma das bandas mais requisitadas a nível nacional e internacional, os Orelha Negra.

Já Stikup ganhou renome a nível nacional, não só pela mestria e originalidade ao cruzar vários estilos musicais, mas também pela participação em campeonatos de scratch (competição de Djs), onde se sagrou, por três vezes, vice-campeão nacional. Foi, igualmente, fundador e membro da banda nacional Makongo, assim como Dj de tour dos Flow 212. Atualmente, forma um novo projeto totalmente dedicado às novas tendências de EDM (Eletronic Dance Music). Os Dynamic Duo foram considerados, em dois anos consecutivos (2014- 2015), a melhor dupla nacional de música urbana no top dos melhores deejays de Portugal e contam já com um selo de originalidade, no qual os gira-discos são uma característica marcante. Com uma energia contagiante em palco, apresentam um espetáculo de grande qualidade, conseguindo misturar

(5)

vários estilos musicais, desde o hip hop, passando pelo trap, dancehall, R&B, old school, bass music ou até o rock. Sempre com uma criteriosa seleção musical. São também os Dj’s oficiais da rádio nacional Mega Hits, na qual dispõem de um radio show de autoria própria.

KISS KISS BANG BANG

PORTAGEM

22H00/23H30

1H00/3H00

Dj’s oficiais da Rádio Cidade, a dupla de Djs Kiss Kiss Bang Bang tem dado que falar em todos os locais por onde passa. Eles são mais do que uma simples atuação de Djs, são um verdadeiro show do início ao fim. Conhecidos pela grande interação que estabelecem com o público, os Dj’s KKBB criam vários momentos mágicos ao longo da atuação.

Do seu percurso, fazem parte atuações em diversos espaços de referência, incluindo a participação em grandes eventos e festivais portugueses.

REVIVAL MUSIC

- 70

’S

80

’S

90

’S

-PRAÇA 8 DE MAIO

00H00/4H00

Revival Music, assim se chama a festa a que o público já se habituou na Praça 8 de Maio. Rui Tomé é o Dj de Coimbra que aqui vai animar a pista de dança, totalmente dedicada aos grandes e melhores êxitos dos anos 70, 80 e 90 do Século XX. Será uma retrospetiva musical, cujo alinhamento privilegia os melhores temas de grandes artistas.

Muitas vezes apelidado de "dj que toca com o coração", Rui Tomé conta com mais de dez anos de carreira, tendo atuado em alguns dos melhores espaços nacionais, com destaque para a Queima das Fitas de Coimbra; para o Rock na Quinta, em Miranda do Corvo, onde tocou ao lado de Pete Tha Zouk, Miss Sheila e Kajo.UK. Marcou ainda presença no evento mais badalado da época - o Rock in Rio 2010.

O Dj apresenta atualmente um projeto com Noa Violin Player, que consiste numa fusão de deep house com um live-act de violino.

ROCKLUSO

TERREIRO DA ERVA

21H30/24H00

Os Rockluso são uma banda conimbricense que dedica o seu reportório em exclusivo ao rock nacional, interpretando temas que marcaram gerações, de bandas como os Xutos & Pontapés, Peste & Sida, Heróis do Mar, GNR, Rádio Macau, Censurados, Rock & Vários, Grupo de Baile, Afonsinhos do Condado, Salada de Fruta, UHF, Táxi, Radar Khadafi, António Variações, entre muitos outros.

(6)

ILUMINAÇÃO DE NATAL

Datas: 1 de dezembro a 6 de janeiro Horário: Segunda-feira a domingo: 17h00/23h00 24 de dezembro: 17h00/1h00

Noite de Fim de Ano: 17h00/04h00

Inauguração da iluminação: 1 de dezembro | 18h00| Praça 8 de maio

Espaços abrangidos:

Entrada do Parque Manuel Braga (junto à Ponte de Santa Clara) Ponte de Santa Clara

Largo da Portagem Rua Ferreira Borges Rua Visconde da Luz Praça 8 de Maio

Em frente à Câmara Municipal de Coimbra (Árvore de Natal) Entrada da Rua Martins de Carvalho (vulgo Rua das Figueirinhas) Entrada da Rua do Corvo

Entrada da Rua da Loiça Entrada da Rua da Moeda Entrada da Rua Direita Praça do Comércio Largo do Poço

Largo junto à Rua dos Sapateiros Largo junto ao Paço do Conde Largo das Ameias

Largo no final da Rua das Padeiras (junto à Avenida Fernão de Magalhães) Entrada da Rua Adelino Veiga

(7)

Rua da Sofia Terreiro da Erva

Mercado Municipal D. Pedro V

PROGRAMA

LUZES

SOBRE

A

BAIXA

DE

COIMBRA

-

N

ATAL E

F

IM DE

A

NO

2016

-

26NOVEMBRO2016 A 7JANEIRO2017

26 novembro (sábado)

9h30-18h00 | Feira de São Martinho | Grupo Folclórico de Coimbra | Largo do Poço | Informações: Grupo Folclórico de Coimbra | Entrada livre

11h00 | Grupo Folclórico Mártir São Sebastião | Terreiro da Erva, Rua da Sofia, Praça 8 de Maio, Largo do Poço, Largo da Freiria, Praça do Comércio, Largo de Portagem, Quebra Costas | Informações: Câmara Municipal de Coimbra

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Arruadas musicais (Dixie Gringos) | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h00 | Atuação das Paliteiras do Chelo | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h30 | Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara | Baixa de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra

17h00 | Concerto da Academia de Música de Coimbra | Átrio dos Paços do Município de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

27 novembro (domingo)

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

14h30 | Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil | Terreiro da Erva, Rua da Sofia, Praça 8 de Maio, Largo do Poço, Largo da Freiria, Praça do Comércio, Largo de Portagem, Quebra Costas, com atuações estáticas no Terreiro da Erva e na Praça do Comércio | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h00 | Danças Afro Latinas - Centro Norton de Matos | Largo da Portagem | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h00-18h00 | Tricotar na Baixa | Brancal | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra | Entrada livre

1 dezembro (5ª feira)

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h00 | Jogo de Rugby – Portugal-Brasil | Estádio Municipal de Taveiro | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

(8)

15h00-16h00 | Teatro de Rua – Projeto Sementes | Rua Adelino Veiga, Praça do Comércio e Rua Eduardo Coelho | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra 18h00 | Inauguração da iluminação de Natal, com atuação do Coro do Colégio de São José e os CAO-boys da APPACDM | Praça 8 de Maio | |Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

2 dezembro (6ª feira)

11h00 | Alibabach | Convento São Francisco | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada paga

18h00-19h00 | Aula de Yoga – Associação Académica de Coimbra | Claustro da Igreja de Santa Cruz | | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

21h00 | Grupo Coral de Assafarge | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra |Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

3 dezembro (sábado)

9h00-18h00 | 1.ª Taça Nacional de Basquetebol e Supertaça de Basquetebol / ANDDI | Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia | Informações: Associação Olhar 21 | Entrada livre

11h00 | Alibabach | Convento São Francisco | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada paga

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Arruadas musicais (Dixie Gringos) | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h00 | Atuação do Coro do Externato João XXIII | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra |Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

15h00-16h00 | Teatro de Rua – Projeto Sementes | Rua Adelino Veiga, Praça do Comércio e Rua Eduardo Coelho | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra 15h45 | Atuação do Coro Cherubini | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra | Entrada livre

16h30 | Atuação do Grupo Folclórico Infantil e Juvenil dos Camponeses do Mondego | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

17h00 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Etnográfico de Cantares e Danças de Assafarge | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

17h30 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC) | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

19h00 | Concerto de Natal | Coro dos Professores de Coimbra | Café Santa Cruz | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

4 dezembro (domingo)

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

14h00 | Desfile, pela Associação Filarmónica Adriano Soares de Torre de Vilela | Baixa de Coimbra | Informações: Centro Cultural e Recreativo de Vilela – Torre de Vilela

(9)

15h00-16h00 | Teatro de Rua – Projeto Sementes | Rua Adelino Veiga, Praça do Comércio e Rua Eduardo Coelho | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra 16h00 | Grupo Coral da Casa do Pessoal dos HUC | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

16h00 | Tribo da Dança (Centro Norton de Matos/Assembleia Figueirense) | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre 16h00-18h00 | Associação Cultural e Recreativa de Coimbra - Danças Modernas | Praça 8 de maio | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

16h15 | IX Encontro de Cantares Natalícios | Igreja de Santa Cruz | Informações: Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra | Entrada livre

17h30 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

5 dezembro (2ª feira)

14h30 | A contar a lenda da noite de S. Silvestre vamos celebrar o Natal com os amigos do Centro Social! | Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

6 dezembro (3ª feira)

14h30 | A contar a lenda da noite de S. Silvestre vamos celebrar o Natal com os amigos do Centro Social! | Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

15h00 | Visita guiada “Tradições Académicas e a Canção de Coimbra” | Local de encontro: Museu Machado de Castro | Inscrição obrigatória, limitada a 30 pessoas | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Gratuito

15h00 | Concerto/convívio O Natal está a chegar…, pelo Coro APRe! Coimbra | Lar de Idosos da Casa do Juiz | Informações: Coro APRe! Coimbra | Entrada livre

22h00 | Concerto de Jorge Palma | Convento São Francisco | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada paga

7 dezembro (4ª feira)

15h00-16h00 | Teatro de Rua – Projeto Sementes | Rua Adelino Veiga, Praça do Comércio e Rua Eduardo Coelho | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

8 dezembro (5ªfeira)

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

11h00-13h00 | Associação Cultural e Recreativa de Coimbra – Concertinas | Largo do Poço, Largo do Paço do Conde e Largo da Freiria | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

14h00 | Viv’Arte: “O Circo das Mil Maravilhas” | Praça 8 de Maio |Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

16h00 | Viv’Arte: “O Natal vai pelos Ares” | Terreiro da Erva |Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

16h30 | Concerto pela Big Band Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra | Praça 8 de Maio | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

(10)

14h30 | A contar a lenda da noite de S. Silvestre vamos celebrar o Natal com os amigos do Centro Social! | Bibliotecas Anexas Municipais de S. João do Campo e de Souselas | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

17h00 | Reinventar o quotidiano – Atuação do Grupo Folclórico da Aposénior, do Grupo Cavaquinhos Tiroliro do Grupo Vivências | Estação Nova | Informações: Associação Apojovi / Aposenior

19h00 | Atuação Coimbra Gospell Choir | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra |Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

19h45 | Teatro Corpus | Rua Quebra Costas | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

20h00 | Sabores da Escrita - Natal | Casa da Escrita | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Inscrição prévia |Entrada paga

20h00 | Coro de Professores de Coimbra | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra |Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

21h00 | Choral Poliphonico de Coimbra | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra |Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

10 dezembro (sábado)

9h00 | Pais Natal Motard | Mototurismo do Centro | várias ruas de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

10h00-12h30 | 16h00-19h00 | VIII Memorial Luís Lopes da Conceição em Natação | Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição, São Martinho do Bispo | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

11h00 | 15h00 | Musical Panda e os Caricas | Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia | Entrada paga (bilhetes à venda nas lojas Fnac, Worten, na Ticketline e Bilheteira Online)

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Arruadas musicais (Dixie Gringos) | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

11h30 | Teatro Corpus | Praça 8 de Maio | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

12h00 | Coro do Colégio Bissaya Barreto | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

13h00-15h00 | Associação Cultural e Recreativa de Coimbra – Concertinas | Largo do Romal, Largo do Paço do Conde, Largo da Freiria, Terreiro da Erva, Rua Sofia | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

14h00 | Associação Cultural e Recreativa de Coimbra – Tuna | Largo Paço do Conde | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h00| Concerto de Natal | Coro Carlos Seixas | Igreja de Santa Cruz | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

15h00-16h00 | Teatro de Rua – Projeto Sementes | Rua Adelino Veiga, Praça do Comércio e Rua Eduardo Coelho | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra 15h00-18h00 | Tricotar na Baixa | A Brasileira | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra | Entrada livre

17h00 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Folclórico de Coimbra | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre 17h30 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

(11)

18h00 | Coro da Escola de Música de São Teotónio | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

19h00 | Coro D. Pedro de Cristo | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

21h45 | “Amanhã… Talvez. Quem sabe?” | Teatro Loucomotiva de Taveiro | Informações: Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro | Entrada paga

11 dezembro (domingo)

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h00-16h00 | Teatro de Rua – Projeto Sementes | Rua Adelino Veiga, Praça do Comércio e Rua Eduardo Coelho | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra 16h00 | Concerto de Natal | Centro Cultural e Recreativo de Vilela – Torre de Vilela | Informações: Centro Cultural e Recreativo de Vilela – Torre de Vilela | Entrada livre

16h00 | IX Concerto de Natal Aposenior, pelo Coro Misto da Aposenior e outros | Igreja dos Dehonianos – Instituto Missionário do Sagrado Coração | Informações: Associação Apojovi/ Aposenior | Entrada livre

17h00 | Ciclo de Cantares Natalício | Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca – Eiras – Coimbra | Capela da Senhora da Guia – Lugar do Loreto | Informações: Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca | Entrada livre

17h30 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Souselas | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

12 dezembro (2ª feira)

18h30 | Leitura de Poemas de Natal por Jorge Fragoso e Cândida Ferreira I 18h45 | Atuação do Coro Carlos Seixas

19h15 | Leitura de Poemas de Natal por Jorge Fragoso e Cândida Ferreira II Casa da Escrita | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

13 dezembro (3ª feira)

10h00-12h15 | Atelier de artes decorativas com diversos materiais, alusivos ao Natal | Casa da Escrita | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre (crianças entre os 8 e os 14 anos, máx. 15 inscrições)

14 dezembro (4ª feira)

10h00-12h15 | Workshops de escrita para crianças: leitura e exercícios com textos sobre o Natal | Casa da Escrita | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada (crianças entre os 8 e os 14 anos, máx. 15 inscrições)

10h00-18h00 | Macacos na Coleção (Dia Mundial do Macaco - Encontre um macaco, e terá uma surpresa! Encontre três e a surpresa será maior!) | Museu Municipal de Coimbra/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Inscrição prévia | Entrada paga

15h00 | Visita guiada “Tradições Académicas e a Canção de Coimbra” | Local de encontro: Museu Machado de Castro | Inscrição obrigatória, limitada a 30 pessoas | Informações: Câmara Municipal de Coimbra| Gratuito

18h30 | Estórias de Natal em família e ao fim do dia! – hora do conto para pais e filhos | Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

(12)

15 dezembro (5ª feira)

12h00 | A Função do Exótico – Exposição temporária /Visita comentada | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre, mediante marcação (Grupos organizados, mín. 5 / máx. 25)

14h30 | A contar a lenda da noite de S. Silvestre vamos celebrar o Natal com os amigos do Centro Social! | Bibliotecas Anexas Municipais de Assafarge e Brasfemes | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

20h00 | Rota das Tabernas na Chelense | Terreiro do Mendonça | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada paga, com inscrições limitadas

16 dezembro (6ª feira)

15h00 | Visita guiada “Sob o Signo da Natividade” | Local de encontro: Sé Nova | Inscrição obrigatória, limitada a 30 pessoas | Informações: Câmara Municipal de Coimbra| Entrada nos monumentos sujeita a pagamento

17h00 | Reinventar o quotidiano – Atuação do Grupo Folclórico da Aposénior, do Grupo Cavaquinhos Tiroliro do Grupo Vivências | Rodoviária da Beira Litoral | Informações: Associação Apojovi / Aposenior

18h00-19h00 | Aula de Yoga – Associação Académica de Coimbra | Claustro da Igreja de Sé Velha | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

17 dezembro (sábado)

10h00 | Reinventar o quotidiano – Atuação do Grupo Folclórico da Aposenior, do Grupo Cavaquinhos Tiroliro do Grupo Vivências | Mercado Municipal D. Pedro V | Informações: Associação Apojovi/ Aposenior

10h30 | Viv’Arte: “O Circo das Mil Maravilhas” | Largo da Portagem | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

11h00 | Demonstração de Tango – The stream | Ruas da Baixa | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

11h00 | 12h00 | 14h30 | 15h30 | Na Casa do Pai Natal! (O Pai Natal vai estar no Portugal dos Pequenitos! Vem ouvir histórias cheias de fantasia e tirar fotografias “personalizadas” para mais tarde recordares) | Portugal dos Pequenitos | Informações: Portugal dos Pequenitos | Entrada paga

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Arruadas musicais (Dixie Gringos) | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

11h00-12h00 | 15h00-16h00 | Atuação do Combo do Concurso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra | Largo da Portagem, Praça do Comércio, Terreiro da Erva e Rua da Sofia | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra 11h30 | Xarabanecos – Teatro de Fantoches | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

14h00-20h00 | Roteiro de la Inquieta – Milonga de Coimbra | Terreiro da Erva, Rua Quebra Costas, Largo da Portagem e Estação Nova | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h30 | Vox Angelis Concerto Sacrum Praesepium | Igreja de Santa Cruz | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

16h00 | Viv’Arte: “O Natal vai pelos Ares” | Terreiro da Erva | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

(13)

16h30 | Mini São Silvestre (39ª Corrida de São Silvestre de Coimbra) | Ruas da cidade com partida e chegada na Rua Infanta D. Maria | Informações: Câmara Municipal de Coimbra / Associação Distrital de Atletismo de Coimbra / Associação Recreativa Casaense 25 de Abril | Entrada livre

17h00 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Folclórico e Etnográfico Cova do Ouro e Serra da Rocha | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

17h15 | Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

17h30 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Etnográfico da Casa de Pessoal dos H.U.C. | escadas Igreja de São Tiago (Praça do Comércio) | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

18h00 | Ciclo de Cantares Natalícios, pelo Grupo Folclórico Os Camponeses de Vila Nova | escadas Igreja de São Tiago (Praça do Comércio) | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

18h30 | 39ª Corrida de São Silvestre de Coimbra e Caminhada | Ruas da cidade com partida e chegada na Rua Infanta D. Maria | Informações: Câmara Municipal de Coimbra / Associação Distrital de Atletismo de Coimbra / Associação Recreativa Casaense 25 de Abril | Entrada paga 21h30 | Concerto Were You there on That Christmas Night, pela Orquestra da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) e pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC) | Igreja de São José | Informações: TAUC e CMUC

21h45 | “Amanhã… Talvez. Quem sabe?” | Teatro Loucomotiva de Taveiro | Informações: Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro | Entrada paga

22h00 | A Ballet Story | Convento São Francisco | Informações: Câmara Municipal de Coimbra, 239 857 191 (bilheteira), 239 857 193, geral@coimbraconvento.pt | Entrada paga

22h00 | Milonga Noturna | Teatro da Cerca de São Bernardo | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra | Entrada livre

18 dezembro (domingo)

11h00 | Workshop de Yoga – The Stream | Claustro da Ordem Terceira | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra | Entrada livre

11h00 | 12h00 | 14h30| 15h30 | Na Casa do Pai Natal! (O Pai Natal vai estar no Portugal dos Pequenitos! Vem ouvir histórias cheias de fantasia e tirar fotografias “personalizadas” para mais tarde recordares) | Portugal dos Pequenitos | Informações: Portugal dos Pequenitos | Entrada paga

11h00-13h00 | 15h00-17h00 | Animação infantil com ponto para fotografias e animação itinerante pelas ruas | Baixa de Coimbra | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

15h00 | Capela Gregoriana Psalterium | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

15h30-18h30 | The Stream – Demonstração e Workshop de Milongas | Praça 8 de Maio | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

17h00 | “Amanhã… Talvez. Quem sabe?” | Teatro Loucomotiva de Taveiro | Informações: Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro | Entrada paga

17h00 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Folclórico e Etnográfico “As Moleirinhas de Casconha” | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

17h30 | Ciclo de Cantares Natalícios | Rancho Típico Estrelas do Cabouco | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

(14)

17h30-18h00 | Clown & Fogo de Artifício (Projeto Sementes) | Rua Adelino Veiga, Praça do Comércio e Rua Eduardo Coelho | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

21h30 | Assentar sobre a Subida das Águas (conferência-performance sobre ecologia) | Convento São Francisco | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada paga

19 dezembro (2ª feira)

15h00-17h30 | Queres ser Amigo do Torga, no Natal? - “Conheces a Casa?”, com visita à casa, leitura e interpretação de um conto de Natal de Miguel Torga e elaboração de um postal de Natal | Casa-Museu Miguel Torga | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre (crianças entre os 6 e os 12 anos, máx. 15 inscrições)

20 dezembro (3ª feira)

12h00 | A Função do Exótico – Exposição temporária /Visita comentada | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre, mediante marcação (Grupos organizados, mín. 5 / máx. 25)

15h00-17h30| Queres ser Amigo do Torga, no Natal? - “Oficina de Poesia de Natal”. Partindo de textos de Torga, pretende-se desenvolver o gosto pela leitura e fomentar a expressão livre, a metáfora como “resultado de uma intervenção lúcida, crítica e sensível sobre o real” | Colaboração: Jograis da Bonifrates | Casa-Museu Miguel Torga | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre (crianças entre os 6 e os 12 anos, máx. 15 inscrições)

21 dezembro (4ª feira)

11h00 | 12h00 | 14h30 | 15h30 | Na Casa do Pai Natal! (O Pai Natal vai estar no Portugal dos Pequenitos! Vem ouvir histórias cheias de fantasia e tirar fotografias “personalizadas” para mais tarde recordares) | Portugal dos Pequenitos | Informações: Portugal dos Pequenitos | Entrada paga

15h00-17h30 | Queres ser Amigo do Torga, no Natal? - “Um doce Natal com Torga…”. A magia das tradições de Natal: a árvore, o presépio e… os doces! Visualização e significado da “Historinha de Natal “, autoria de Luísa Ducla Soares, caça ao tesouro de Natal e merenda Natalícia | Casa-Museu Miguel Torga | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre (crianças entre os 6 e os 12 anos, máx. 15 inscrições)

15h00 | Visita guiada “O presépio” | Local de encontro: Igreja de Santo António dos Olivais | Inscrição obrigatória, limitada a 30 pessoas | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Gratuito

18h30 | Estórias de Natal em família e ao fim do dia! Hora do conto para pais e filhos | Biblioteca Anexa Municipal de Assafarge | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

22 dezembro (5ª feira)

11h00 | 12h00 | 14h30 | 15h30 | Na Casa do Pai Natal! (O Pai Natal vai estar no Portugal dos Pequenitos! Vem ouvir histórias cheias de fantasia e tirar fotografias “personalizadas” para mais tarde recordares) | Portugal dos Pequenitos | Informações: Portugal dos Pequenitos | Entrada paga

23 dezembro (6ª feira)

11h00 | 12h00 | 14h30 | 15h30 | Na Casa do Pai Natal! (O Pai Natal vai estar no Portugal dos Pequenitos! Vem ouvir histórias cheias de fantasia e tirar fotografias “personalizadas” para mais tarde recordares) | Portugal dos Pequenitos | Informações: Portugal dos Pequenitos | Entrada paga

(15)

18h30 | Estórias de Natal em família e ao fim do dia! – hora do conto para pais e filhos | Bibliotecas Anexas Municipais de Brasfemes, S. João do Campo, Ribeira de Frades, Trouxemil e Souselas | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

19h45 | Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro | Praça do Comércio | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra | Entrada livre

24 dezembro (sábado)

11h00 | 12h00 | 14h30 | 15h30 | Na Casa do Pai Natal! (O Pai Natal vai estar no Portugal dos Pequenitos! Vem ouvir histórias cheias de fantasia e tirar fotografias “personalizadas” para mais tarde recordares) | Portugal dos Pequenitos | Informações: Portugal dos Pequenitos | Entrada paga

30 dezembro (6ª feira)

21h00 | Liga de Futsal – Centro Social São João - Sport Lisboa e Benfica | Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada paga

31 dezembro (sábado)

22h00-04h00 | Festa de Fim de Ano | Baixa de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

Largo da Portagem

22h30 | Kiss Kiss Bang Bang | Dance Music 23h30 | GNR

01h00 | Kiss Kiss Bang Bang |Dance Music Praça do Comércio

23h30 | Club Banditz | House Music 1h00 | Dynamic Duo | Dancehall Praça 8 de Maio

00h00 | Revival Music | 70’s, 80’s, 90’s Terreiro da Erva

21h30 | Rockluso| Música portuguesa Rio Mondego

24h00 | Fogo de artifício

6 janeiro (6ª feira)

15h00 | Visita guiada “Adorar o Menino” | Local de encontro: Paços do Município de Coimbra | Inscrição obrigatória, limitada a 30 pessoas | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Gratuito

19h00 | Cantar os Reis/Janeiras. Revivendo uma tradição que era grata ao Poeta, ao receber, todos os anos em sua casa, grupos de cantares aos quais agraciava com Vinho Fino e alguns doces. | Participação: Grupo Folclórico e Etnográfico do Bairro do Brinca | Casa-Museu Miguel Torga | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

21h00 | Concerto pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e pelo Coro Carlos Seixas | Átrio dos Paços do Município de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

7 janeiro (sábado)

16h00 | Coros Ad Libitum e Cherubinni Ad Libitum | Árvore de Natal frente aos Paços do Município de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

17h00 | Ciclo de Cantares Natalícios | Grupo Etnográfico da Casa de Pessoal do H.U.C. | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

(16)

17h30 | Ciclo de Cantares Natalícios | Rancho Folclórico das Tricanas de Coimbra | Museu Municipal/Edifício Chiado | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

20h30 | Cortejo da Espera dos Reis | Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM) | Percurso desde Santa Clara até Santo António dos Olivais | Informações: AFERM

21h30 | XIII Serão Reviver os Cânticos do Ciclo Natalício | Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC) | Sé Velha | Informações: GERC | Entrada livre

17 novembro 2016 a 7 janeiro 2017

SOPHIA (Teatro) | sábados | 17h30 | Oficina Municipal do Teatro | Informações: Oficina Municipal do Teatro/O Teatrão, 239 714 013, 912 511 302, info@oteatrao.com, reservas@oteatrao.com, oteatrao.blogspot.com | Entrada paga

21 novembro de 2016 a 6 janeiro de 2017

Do Natal pelo rato cancelado ao presente surpreendente do lobo mau endiabrado! – Hora do conto | Bibliotecas Anexas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, S. João do Campo, Ribeira de Frades, Trouxemil, Souselas e Cernache | 2ª a 6ª feira, 14h00-19h30 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre (Grupos escolares mediante marcação prévia) 26 novembro 2016 a 6 janeiro 2017

 Estrutura permanente de Pai Natal | Praça 8 de Maio

 Tômbola com oferta de um ou mais exemplares do “Cabaz da Baixa” composto por produtos das lojas da Baixa de Coimbra | 10h00-19h00 | Baixa de Coimbra

 Campanha solidária de Natal com recolha de bens de primeira necessidade | Baixa de Coimbra

 Ciclo de Cinema de Natal – 2 sessões | Baixa de Coimbra

Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra 30 novembro a 15 janeiro de 2017

Exposição “A função do exótico: porcelana chinesa na coleção Telo de Morais” | Museu Municipal/Edifício Chiado | 3ª a 6ª feira, 10h00-18h00, sábados e domingos, 10h00-13h00 e 14h00-18h00 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

1 a 17 dezembro 2016

Semana Gastronómica com confeção de prato típico da época natalícia | restaurantes do centro histórico da cidade | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

1 dezembro 2016 a 6 janeiro 2017 Iluminação de Natal

 Inauguração | 1 dez | 18h00 | Praça 8 de Maio  2ª feira a domingo | 17h00-23h00

 24 dez | 17h00-01h00  31 dez | 17h00-04h00

(17)

 O 聖誕節 está a chegar! A chinesinha “Limpópó” está no Museu Municipal! Já aprendeu a falar português mas não conhece as nossas tradições de Natal! Queres ajudá-la? Público-alvo: Jardim-de-Infância, 1º Ciclo e ATL’s

 Quentinho e a fumegar, que bom de saborear! Neste Natal oriental, tudo pode acontecer! No Museu Municipal tu terás que aparecer! Público-alvo: Jardim-de-Infância, 1º Ciclo e ATL’s

 Velocidade máxima! Será um avião? Um pássaro ou um trenó? Vem descobrir na fotografia do Luís Miguel! Público-alvo: Jardim-de-Infância

Museu Municipal de Coimbra/Edifício Chiado | 10h00 | 11h00 | 14h00 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre, mediante marcação (Grupos organizados, mín. 5 / máx. 25)

Dlin, Dlão!! O sino está a tocar, o Natal está a chegar!!! Traz uma fotografia para tua árvore de Natal enfeitar | Torre de Almedina | 10h00-16h00 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre, mediante marcação (Grupos organizados, mín. 5 / máx. 25)

Por um Fio (visita guiada) | Convento São Francisco | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre, por marcação

Concurso de Montras com recurso a Presépios de Natal | Estabelecimentos comerciais do Centro Histórico da Cidade | Informações: APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra

1 dezembro 2016 a 7 janeiro 2017

Vamos viver o Natal – desafio postal de Natal 2016 | Biblioteca Municipal de Coimbra e Rede de Bibliotecas de Coimbra | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

1 dezembro 2016 a 8 janeiro 2017

Apresentação do Presépio do Mestre Cabral Antunes | Museu Municipal de Coimbra/Edifício Chiado | 10h00-18h00 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

6 dezembro 2016 a 7 janeiro 2017

Exposição/venda de presépios artesanais | antigo Posto Municipal de Turismo do Mercado Municipal D. Pedro V | 2ª feira a sábado, 9h00-12h30 e 13h00-16h30. Encerra aos domingos e nos dias 24 e 31 de dezembro de 2016 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

10 dezembro 2016 a 25 fevereiro 2017

Exposição de fotografia de David de Almeida Carvalho – Acervo Municipal | Sala da Cidade | 13h00-18h00 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

12 a 30 dezembro 2016

Ver, Ouvir e Construir o Natal : exposições, contos e oficinas para crianças | Biblioteca Infantil / Ludoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra | Exposições: 2.ª feira: 13h30-19h30, 3.ª a 6.ª feira: 10h00-19h30, sábado: 11h00-13h00 e 14h00-19h00

Contos: 17 de dezembro, 17h00, 22 e 29 de dezembro, 18h00, para crianças de 3, 4 e 5 anos e acompanhantes

Oficinas: 20, 22 e 29 de dezembro, 10h30, para crianças a partir dos 6 anos | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre (Horas do conto e oficinas por marcação)

(18)

12 a 31 dezembro 2016

Oficina do Natal (Com entusiasmo e uma mão cheia de imaginação, vem “criar” prendinhas e enfeites de Natal para ofereceres num gesto de afeto, a quem mais gosta de ti) | Portugal dos Pequenitos | 10h30-12h30 e 14h00-16h30m | Informações: Portugal dos Pequenitos | Entrada paga

12 dezembro 2016 a 6 janeiro 2017

O Natal da Biblioteca Municipal (recolha de livros para uma biblioteca de Moçambique; 3 exposições documentais dedicadas ao Natal: de monografias, de periódicos e de capas de discos; oferta de marcadores de livros e de postais de Natal) | Biblioteca Municipal de Coimbra | 2.ª a 6.ª feira: 10h00-19h30, sábado: 11h00-13h00 e 14h00-19h00 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

Palavras de Natal (atividade de animação da leitura destinada a alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico das escolas de Coimbra) | Biblioteca Infantil / Ludoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra | 2.ª feira: 13h30-19h30, 3.ª a 6.ª feira: 10h00-19h30, sábado: 11h00-13h00 e 14h00-19h00 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre (com marcação prévia)

16 dezembro 2016 a 6 janeiro 2017

Presépio da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra | Casa Municipal de Proteção Civil | todos os dias | 10h00 - 20h30 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

19 a 22 e 26 a 29 dezembro 2016

Oficinas de Férias | Convento São Francisco | 9h30-12h30 e 14h30-17h30 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada paga

19 a 29 dezembro 2016

Projeto “Em busca da minha cidade” (jogo sobre património cultural e histórico de Coimbra) | Alta e Baixa de Coimbra | Informações: Associação Apojovi / Aposenior

20 dezembro 2016 a 6 janeiro 2017

O Presépio do Mestre Cabral Antunes e o Presépio da Coleção Telo de Morais | Museu Municipal de Coimbra/Edifício Chiado | 10h30 e 14h00 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

26 a 30 dezembro 2016

A Duende Mafarrica e o Pai Natal | Portugal dos Pequenitos | 14h30-16h00 | Informações: Portugal dos Pequenitos | Criança até 2 anos: grátis | Entrada paga

Como por magia, a Duende Mafarrica e o Pai Natal vão divertir os mais novos, com momentos divertidos de ilusionismo. No final, os pequenos visitantes serão presenteados com balões de formas alusivas a esta quadra natalícia.

Até 15 janeiro 2017

Labirinto de Chronos | Exposição de André Sier | Convento São Francisco | 15h00-20h00 | Informações: Câmara Municipal de Coimbra | Entrada livre

André Sier é um engenheiro artístico que trabalha com códigos e meios interativos programados por si. Utilizando os novos media, a sua obra situa-se nas interseções da instalação, dos jogos, do cinema, da pintura, da escultura e da música. Sier oferece experiências lúdicas, imersivas, contemplativas, utilizando linguagens contemporâneas.

(19)

No âmbito do Ciclo Éter, o artista apresenta no Convento São Francisco quatro peças interativas de projeção vídeo e uma seleção de esculturas desenhadas em código e impressas em 3D. Uma exposição individual, onde Sier recria o ambiente de descoberta e de exploração do fictício labirinto do senhor do tempo.

Até 28 outubro 2017

Exposição “Coimbra, 1516: o Foral Manuelino”

Núcleo da Cidade Muralhada-Torre de Almedina | 3ª feira a sábado, 10h00-13h00 e 14h00-18h00 | Entrada paga exceto a menores de 12 anos

Arquivo Histórico Municipal-Casa Municipal da Cultura | 2ª feira a 6ª feira, 10h00-13h00 e das 14h00-18h00 | Entrada livre

Informações: Câmara Municipal de Coimbra

Contactos:

- Câmara Municipal de Coimbra | 239 857 500 | geral@cm-coimbra.pt

- APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra | 239 842 164 / 914 872 418 | apbcoimbra@gmail.com

- Associação Apojovi, IPSS / Aposenior – Universidade da Terceira Idade | 239 444 783 / 963 148 600 | apojovi.aposenior@gmail.com

- Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM) | 917 670 945 / 913 857 424 | afermcoimbra@gmail.com

- Associação Distrital de Atletismo de Coimbra | geral@adacoimbra@gmail.com - Associação Olhar 21 | 239 157 285 / 912 534 015 / 912 534 320 | geral@olhar21.com - Associação Recreativa Casaense 25 de Abril | 239 445 056

- Centro Cultural e Recreativo de Vilela – Torre de Vilela | 938 446 578 - Coro APRe! Coimbra | 239 704 072 | coroaprecoimbra@gmail.com

- Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC) | 911 544 868 | coro_misto@yahoo.com - Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC) | 936 352 162 | gercoimbra@gmail.com - Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra | 926 791 519

- Grupo Folclórico de Coimbra | 927 109 790 | gfcoimbra@gmail.com

- Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro | 239 982 452 | geral@teatrotaveiro.com - O Teatrão | 239 714 013 / 912 511 302 | info@oteatrao.com / reservas@oteatrao.com - Portugal dos Pequenitos | 239 801 170 | portugalpequenitos@fbb.pt

Referências

Documentos relacionados

Assim, este trabalho buscou descrever o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Viçosa e verificar a presença

El hombre del Tercer Cine, ya sea desde un cine-guerrilla o un cine-acto, con la infinidad de categorías que contienen (cine-carta, cine-poema, cine-ensayo,

Logo, veio um amigo de muitos anos José da Cunha Lima, Especialista em História Cultural, me dá a notícia que eu havia passado para a segunda chamada do curso de Licenciatura Plena

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Os Kits de curativos de espuma RENASYS-F com Soft Port destinam-se a ser utilizados em conjunto com os sistemas de Terapia de Feridas por Pressão Negativa (TFPN) da Smith &

Divulgação no site da organização documentação referente à responsabilidade Social da organização Direito a não ser sujeito. a

Distribuição, por complicações cirúrgicas decorrentes das cirurgias a que foram submetidos, de 74 pacientes portadores de câncer colorretal, submetidos a cirurgias

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e