• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N.º 310/ /07/2017 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO DETERMINADO DE SERVENTE DE PEDREIRO, PEDREIRO E SERVIÇOS GERAIS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N.º 310/ /07/2017 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO DETERMINADO DE SERVENTE DE PEDREIRO, PEDREIRO E SERVIÇOS GERAIS."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

EDITAL N.º 310/2017 24/07/2017

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO

DETERMINADO DE SERVENTE DE PEDREIRO, PEDREIRO E SERVIÇOS GERAIS.

Claudio Gomes Dias, Presidente da EMURPE - Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, torna pública a abertura do Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de 02 (duas) vagas para Pedreiro, 02 (duas) vagas para Servente de Pedreiro, 02 (duas) vagas para Serviços Gerais.

Durante a validade do Processo Seletivo, que terá validade máxima 01 (um) ano, havendo necessidade superveniente de novas contratações, estas poderão ser preenchidas de acordo com a necessidade do serviço e conveniência da administração, obedecidas à ordem de classificação.

Os candidatos classificados serão admitidos em regime de C.L.T., por contrato individual de trabalho por prazo determinado, por Obra Certa, (Regularização e integração do assentamento precário FNHIS, Reforma da Macro II e construção da Quadra Poliesportiva da Santa Terezinha), podendo ser rescindido por qualquer das partes, antecipadamente, na conformidade do artigo 481 consolidado das leis trabalhistas.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo será regido por este edital e compreenderá o exame de conhecimento aferidos por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e exame de prova prática de acordo com o cargo a ser prestado.

1.2. Os candidatos aprovado nas 02 (duas) fases prevista neste Processo Seletivo, na ordem de classificação, serão convocados para a realização de Exame Médico Admissional, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da EMURPE.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições deverão ser efetuadas conforme procedimento especificado a seguir.

(2)

2.2. A inscrição no Processo Seletivo implica o conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas neste edital, incluindo seus anexos e eventuais retificações, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

2.3. As inscrições serão efetuadas exclusivamente no endereço da EMURPE, Rua Luiz Cremonini, nº 101, Pq. Industrial, (no recinto de exposições), na cidade de Penápolis, das 08h00min às 17h00min, de segunda a sexta, dos dias 27/07/2017 ao dia 04/08/2017, mediante preenchimento de formulário de inscrição.

2.4. O valor da inscrição será de R$ 35,00 (Trinta e Cinco Reais) para o cargo de pedreiro e de R$ 30,00 para os cargos de Servente de Pedreiro e Serviços Gerias, e o pagamento será efetuado mediante boleto bancário.

2.5. A EMURPE não se responsabiliza por eventuais erros ou omissão no preenchimento do formulário.

2.6. Não serão aceitas inscrições feitas fora do período constante no item 2.2.

2.7. No valor já estão inclusas as despesas com formulários e despesas bancárias.

3. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

3.1. Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da emenda constitucional 19/98, não registrar antecedentes criminais com sentença penal condenatória transitado em julgado, que impeça de legalmente exercer o emprego público temporário.

3.2. Ter até a data da contratação a idade mínima de 18 (dezoito) anos, e estar em pleno gozo dos direitos políticos e civis, e quando se tratar do sexo masculino estar com documentação de comprovação de quitação com o serviço militar obrigatório e com a justiça eleitoral.

3.3. O candidato declara estar ciente de que se for aprovado, quando da sua convocação, deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos para o exercício da função constantes deste ato convocatório, sob pena de perder o direito à vaga.

3.4. O candidato quando da sua convocação deverá comprovar a escolaridade correspondente à função que se inscreveu, mediante apresentação de diploma ou certificado de conclusão, fornecido por instituição de ensino oficial, reconhecida pelo MEC, e todos os demais documentos exigidos por este edital.

3.5. O candidato quando da sua convocação, declarará expressamente não estar em exercício remunerado de qualquer cargo, função ou emprego público em quaisquer entidades da Administração Pública Direta ou Indireta bem com Fundações ou outra entidade subvencionada ou mantida pelo poder público.

(3)

3.6. O candidato quando da sua convocação deverá declarar expressamente não estar aposentado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), por invalidez, não ser servidor público que tenha solicitado vacância de cargo publico que ocupava ou por outros motivos que não seja exoneração ou demissão, bem como, não ter sido demitido por ato de improbidade, ou demitido a bem do serviço público, mediante decisão transitada em julgado em qualquer esfera governamental.

3.7. O candidato aceita os termos do presente Edital e da legislação específica, estando ciente que ao efetuar a sua inscrição, nenhum documento ou comprovante será exigido, devendo apresentar documento de identificação no momento da convocação. Fica ciente que mesmo sendo aprovado na prova objetiva, na prova prática e no exame médico admissional, se não comprovar a sua escolaridade, sua idade mínima, e possuir todos os documentos pessoais em ordem e com fotos recentes, será automaticamente eliminado deste processo seletivo, nada mais cabendo alegar sob qualquer hipótese ou discussão.

3.8. O candidato também declara estar ciente de que uma vez efetuada o pagamento do valor correspondente a inscrição não poderá solicitar a alteração da vaga concorrida, e não havendo em hipótese alguma a devolução do valor pago, independentemente de qualquer motivo alegado. 3.9. Toda e qualquer dúvida oriunda do presente ato convocatório será analisada pela Comissão de Elaboração e Julgamento deste processo seletivo nomeada pela portaria 57/2017 expedida pelo Presidente da EMURPE.

3.10. Antes de fazer a inscrição o candidato deve ler este edital na integra e certificar de que preenche os requisitos exigidos.

3.11. A homologação das inscrições, bem como o local da prova deverá ser consultada pelo sitio oficial da EMURPE, ou presencialmente na sua localidade, (Rua Luiz Cremonini, 101 Pq. Ind, em Penápolis) (recinto de exposições).

4. PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1. Às pessoas Portadoras de Necessidades Especiais – PNE, que pretendam fazer o uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e pela Lei 7.853/89, é assegurado o direito de inscrição em Concurso e Processo Seletivo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

4.2. Consideram-se pessoas PNE, aquelas que se enquadram nas categorias discriminadoras no artigo 4º do Decreto Federal 3.298/89.

4.3. Em obediência ao disposto no artigo 37 da C.F., aos parágrafos 1º e 2º do Decreto Federal 3.298/89, Lei 7.853/89, será reservado o percentual de 5% (cinco por cento), das vagas das vagas existentes para cada função, individualmente, das que vierem a surgir durante o prazo de vigência deste Processo Seletivo.

(4)

4.4. Não havendo candidatos PNE aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observando-se a ordem de classificação para os aprovados.

5.5. As pessoas Portadoras de Necessidades Especiais PNE, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº 3.298/89, particularmente em seu artigo 40, participarão em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas e a nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no artigo 40 parágrafo 1º e 2º, deverão ser requeridos durante o período de inscrição através da ficha de inscrição especial.

5.6. O candidato PNE comprovará a deficiência, mediante Atestado Médico atestando a espécie, grau de deficiência com expressa referência ao Código Internacional de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar a previsão da adequação da prova, no momento da convocação para o exercício da função.

5.7. É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato PNE solicitar até o máximo no ultima dia de inscrição por escrito no endereço da EMURPE, a prova especial, juntando ainda o atestado médico especificado no item 5.6., e na forma da lei sem o que não será fornecida a aludida prova.

5.8. O candidato ao ser convocado para a investidura na função pública, deverá se submetera exame médico oficial ou credenciado pela EMURPE, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, o grau de deficiência incapacitante para a função. Será eliminado da lista de PNE o candidato cuja deficiência assinalada na inscrição não seja constatada, todavia será incluso na lista geral de candidatos.

5.9. O candidato PNE deverá participar e ser aprovado na prova prática constante na segunda fase do processo seletivo de caráter eliminatório, comprovando que sua deficiência não impede de exercer a função efetivamente inscrita.

6. DAS PROVAS

6.1. O candidato deve acompanhar pelo endereço eletrônico www.emurpe.com.br, ou pelo quadro de aviso da EMURPE, ou ainda pela imprensa escrita, a convocação para a segunda fase (prova prática). O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos quanto ao horário marcado para o início da realização das provas. Para a identificação do candidato será obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.

6.2. As provas objetivas terão peso 01 e serão aplicadas no dia 13 de agosto de 2017, com início às 9h00min, e término às 12h00min, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados, após o cerramento dos portões.

6.3. O local da aplicação da prova será divulgado via imprensa escrita, no endereço eletrônico www.emurpe.com.br, e no quadro de avisos da EMURPE.

(5)

6.4. A prova tem a duração de 03 (três) horas, já incluído o tempo para o preenchimento do gabarito de respostas, podendo o candidato somente retirar-se da sala de provo após o tempo mínimo de 01 (uma) hora do início da prova.

6.5. A prova objetiva é de caráter eliminatório e classificatório, composta por 40 (quarenta) questões do tipo múltipla escolha dentre 4 opções possíveis A, B, C, D, e com apenas uma alternativa correta, cada questão terá o valor de 2,5 (dois e meio) pontos totalizando 100 (cem) postos. Posteriormente deve transcrever para a folha de resposta (gabarito) que contém para cada questão as opções A, B, C, D, preenchendo totalmente o campo destinado à letra da resposta que assinalou, utilizando-se de caneta esferográfica de cor azul ou preta, não sendo aceitas as questões preenchidas de outra cor ou ainda escrita a lápis.

6.6. O candidato assume total responsabilidade pelo Cartão de Resposta (Gabarito), devendo conferir todos os seus dados pessoais, não devendo amassar, dobrar rasgar, manchar, molhar ou promover qualquer tipo de dano ao cartão, sob pena de ser desclassificado do Processo Seletivo, por não haver segunda via, independentemente do motivo alegado.

6.7. O candidato, no cartão, de marcar apenas um dos 04 (quatro) campos que exigem cada questão. Quem deixar de assinalar alguma resposta, marcar a lápis, não preencher corretamente o campo destinado à resposta da questão, efetuar qualquer tipo de dano ao cartão de resposta, como por exemplo, marcações indevidas, marcações além das bordas dos campos destinados à resposta perderá o ponto da questão.

6.8. Em caso de anulação de alguma questão, por motivos técnicos ou erro de impressão, por exemplo, questão em duplicidade, impressão com falhas impossibilitando a leitura pelo candidato, a questão terá seu ponto considerado como resposta certa e os pontos serão atribuídos a todos os candidatos, não havendo prejuízo quanto à pontuação.

6.9. Durante a realização das provas, não serão permitidas consultas bibliográficas, utilização de máquinas calculadoras, relógios digitais, agendas eletrônicas ou similares, BIP, walkman, ou qualquer outro tipo de aparelho que permita comunicação externa. Recomenda-se ao candidato não porta-los.

6.10. Os aparelhos celulares deverão ser desligados e deixados sobre a mesa dos fiscais.

6.11. Fica recomendado que no dia da realização da prova, o candidato não leve nenhum aparelho supracitado, nem bolsa, joias etc. A EMURPE não se responsabilizará durante a realização da prova, pela guarda nem por qualquer prejuízo decorrente de roubo, perda, extravio, quebra, panes ou qualquer tipo de dano, ou esquecimento do candidato, em bolsas ou aparelhos que o candidato esteja portando, descumprindo as orientações. 6.12. As provas serão individuas, não sendo tolerada a comunicação com outro candidato, nem a utilização de livros, notas, celulares, calculadoras e similares. Reserva-se à Comissão Elaboradora e Julgadora e aos fiscais, o

(6)

direito de excluir da prova e eliminar o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como, tomar as medidas sanadoras e restabelecer critérios outros, para resguardar a execução individual e correte das provas.

6.13. Em caso de necessidade de amamentação durante a realização das provas, a candidata deverá levar uma acompanhante, que terá local reservado para este fim e que será responsável pela guarda da criança.

6.14. O candidato deverá ao encerrar a prova, terá a disposição uma folha para anotação e posterior conferência das respostas assinaladas com o gabarito oficial, sendo proibido qualquer outro tipo de anotação.

6.15. O gabarito oficial será publicado dia 14/08/2017, no sitio oficial da EMURPE, www.emurpe.com.br, e afixado nas dependências da empresa, na Rua Luiz Creminini, 101, no Pq. Ind. Na cidade de Penápolis. Não serão dadas informações via telefone em hipótese alguma, devendo o candidato se informar através do site, ou nas dependências da empresa.

7. DAS QUESTÕES

7.1. A prova objetiva será composta por 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, como segue discriminado na tabela abaixo:

Função Pública

Temporária Português Matemática Conhecimentos Gerais

Pedreiro 15 15 10

Servente de

Pedreiro 15 15 10

Serviços Gerais 15 15 10

8. DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

8.1. Em caso de empate na nota final, terá preferência o candidato que: a) Tiver maior idade até o ultimo dia da inscrição, conforme dispositivo do artigo27 da Lei 10.741/0;

b) Obtiver maior nota na prova objetiva; c) Possuir maior número de filhos.

9. FORMA DE JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA

9.1. A prova objetiva será avaliada de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo que cada questão terá o peso de 2,5 pontos.

9.2. Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota mínima de 50 pontos.

9.3. O candidato que não auferir 50 pontos será excluído do Processo Seletivo.

(7)

9.4. A classificação final obedecerá à ordem decrescente de classificação de notas e médias.

10. DAS PROVAS PRÁTICAS

10.1. A prova pratica terá peso 02 para as funções constantes neste edital serão em dia e horário a serem marcado posteriormente, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados.

10.2. A prova prática terá peso 02 tem por objetivo auferir a capacidade técnica e a agilidade dos candidatos através de avaliação de desempenho de tarefas propostas dentro das atribuições inerentes à função, especificada no anexo III.

10.3. A agilidade será avaliada pelo tempo gasto no desenvolvimento completo e correto das tarefas, sendo estas extraídas do conteúdo programático descrito no presente edital.

10.4. A prova prática será avaliada no total de 0 a 100 pontos e terá como critério a somatória da avaliação a capacidade técnica que vale de zero a 50 pontos e o grau de agilidade de 0 a 50 pontos.

10.5. Todos os exames práticos serão realizados perante uma comissão designada, durante todo o tempo o candidato examinado deverá estar acompanhado por no mínimo um dos examinadores.

10.6. O candidato ao terminar a prova prática deverá se retirar do local de aplicação da prova a fim de não prejudicar o andamento do processo de avaliação, bem como não intervir psicologicamente na avaliação do próximo candidato.

10.7. Não haverá segunda chamada ou repetição da prova prática. O candidato não poderá alegar desconhecimento sobre a realização da prova, como justificativa da sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na eliminação no Processo Seletivo.

11. DOS SALÁRIOS E DA JORNADA DE TRABALHO

11.1. O salário para jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, para qualquer função e corresponde na grade salarial da EMURPE em:

PEDREIRO: Ref. 04/01 equivalente a R$ 1.319,08 (Um Mil e Trezentos e Dezenove Reais e Oito Centavos);

SERVENTE DE PEDREIRO: Ref. 02/01 equivalente a R$ 1.098,75 (Um Mil e Noventa e Oito Reais e Setenta e Cinco Centavos);

(8)

SERVIÇOS GERAIS: Ref. 01/01 equivalente a R$ 1.010,86 (Um Mil e Dez Reais e Oitenta e Seis Centavos).

12. DA ADMISSÃO

12.1. Os candidatos habilitados serão convocados de acordo com a necessidade do serviço, de acordo com a ordem de classificação final.

12.2. O não atendimento à convocação implicará em desistência do candidato.

12.3. Os candidatos serão admitidos em caráter temporário somente para a Obra Certa, e se durante o período de trabalho, o candidato não se adaptar ou não produzir de acordo com as necessidades do serviço, será dispensado a qualquer tempo, podendo ser substituído por outro que estiver na relação de classificados, respeitando a ordem de classificação, pelo tempo que ainda se fizer necessário para completar o serviço.

13. DOS RECURSOS

13.1. O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado da classificação prévia do concurso público disporá de 02 (dois) dias úteis, iniciando-se a contagem do prazo a partir das 9h00min do dia subsequente ao da divulgação e término as 17h00min, do outro dia. Fora deste prazo resta preliminarmente indeferido o recurso sem julgamento de mérito. Segue como referência o horário de Brasília/DF, não se admitindo nenhum outro por mais privilegiado que possa apresentar.

13.2. O candidato em seu recurso deve ser claro e objetivo. Recursos inconsistentes ou intempestivos, ofensivos à banca, também, serão preliminarmente indeferidos. Os recursos deverão ser encaminhados e protocolados na EMURPE, Rua Luiz Cremonini, 101, Pq Ind. Em Penápolis CEP – 16.300-000.

13.3. Se durante o recurso resultar em anulação da questão da prova objetiva, ou for impugnada, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

13.4. Após a analise da matéria recursal, a decisão final definitiva ficará disponível no endereço eletrônico www.emurpe.com.br, com como nas dependências da EMURPE, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acesso a tais informações.

13.5. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão/ reconsideração da decisão de recurso.

13.6. Não serão aceitos recursos enviados via postal, via fax e/ou por via eletrônica, devendo ser datilografado ou digitalizado e estar embasado em argumentação lógica e consistente. Em caso de constatação de questões da prova, o candidato deverá se pautar em literatura conceituada e em argumentação plausível.

(9)

14.1. Após a homologação do resultado final do processo seletivo, a EMURPE, responsabilizar-se-á pela convocação para a comprovação dos requisitos e realização de exame médico admissional.

14.2. A etapa de exame médico admissional consiste em avaliação da capacidade física e mental do candidato para o desempenho das atividades e atribuições da função.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1. O não atendimento dos requisitos básicos exigidos ou a inobservância a qualquer norma e determinação referentes à este edital, implicará em caráter irrecorrível, na eliminação sumária do candidato, independentemente dos resultados obtidos nas provas.

15.2. A homologação será realizada pela EMURPE no endereço eletrônico www.emurpe.com.br, pela imprensa escrita e afixada no quadro de aviso da empresa.

15.3. É de inteira responsabilidade de o candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes ao processo seletivo que sejam publicadas no endereço eletrônico, imprensa escrita e no quadro de avisos. 15.4. Não haverá segunda chamada par a realização das provas. O não comparecimento às provas no dia e local determinados implicará na eliminação automática do candidato.

15.5. Não será permitido ao candidato, no ambiente da prova, o porte de armas. O candidato que estiver armado será encaminhado à coordenação. 15.6. Terá suas provas anuladas e será automaticamente o candidato que durante a realização das provas for:

a) surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas; b) surpreendido utilizando-se de livro, maquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que não expressamente permitidos ou se comunicar com outro candidato.

c) For surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, tec., bem como relógio digital, óculos escuros, ou qualquer acessório de chapelaria.

d) Faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação de prova, com autoridades presentes, ou com os demais candidatos.

e) Fizer anotações de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou qualquer outro meio, que não os permitidos. f) Não entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização.

g) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal de sala.

(10)

h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo portando o caderno de provas ou folhas de respostas.

i) Utilizar ou tentar utilizar de qualquer meio fraudulento ou ilegal para obter a aprovação própria ou de terceiros.

j) Impedir a coleta da assinatura.

15.7. No dia da realização, não serão fornecidos por qualquer membro da equipe de aplicação referentes ao conteúdo ou critérios de avaliação e de classificação.

15.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe Elaboradora e Julgadora deste processo seletivo.

15.9. Cabe à EMURPE o direito de aproveitar os candidatos em número estritamente necessário ao provimento das vagas que vierem a existir durante o prazo de validade deste processo seletivo, não havendo portanto, obrigatoriedade de admissão do total de candidatos aprovados.

15.10. As inexatidões das afirmativas, a não apresentação ou irregularidades de documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade.

EMPRESA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO DE PENÁPOLIS

Penápolis, 27 de Julho de 2017.

-

Claudio Gomes Dias

(11)

ANEXO I

PEDREIRO

Descrição Sintética: São tarefas que se destinam a executar, sob supervisão, trabalhos de alvenaria, assentando pedras ou tijolos de argila ou concreto, em camadas superpostas e rejuntando-os e fixando-os com argamassa, para levantar muros, paredes, colocando pisos, azulejos e outros similares.

Escolaridade: 1º grau incompleto Experiência: 06 meses na área Descrição Detalhada:

Verificar as características da obra, examinando plantas e outras especificações da construção, para selecionar o material e estabelecer as operações a executar.

Ajusta a pedra ou tijolo a ser utilizado, adaptando a forma e medida ao lugar onde será colocado, utilizando martelo e talhadeira, para possibilitar o assentamento do material em questão.

Misturar areia, cimento e água, dosando esses materiais nas quantidades convenientes, para obter a argamassa a ser empregada no assentamento de pedras e tijolos.

Efetuar a instalação do escoramento, através de colunas, para concretagem de laje da construção.

Assentar tijolos, ladrilhos, pisos ou pedras, superpondo-os em fileiras ou seguindo os desenhos, para levantar paredes, vigas, pilares, degraus de escadas e outras partes da construção.

Constrói base de concreto e/ou outro material, baseando-se nas especificações, para possibilitar a instalação de máquinas, postes da rede elétrica e para outros fins.

Executar serviços de acabamento em geral, tais como colocação de telhas, revestimento de pavimentos ou paredes com ladrilhos e azulejos, instalação de rodapés, colocação ou reembolsamento de telhas e cumeeiras em telhados, verificando material e ferramentas necessárias para a execução do trabalho.

Efetuar a colocação ou substituição de vitrôs em construção civil, efetuando adaptações em prédios, alterando posições de portas e vitrôs, efetuando reformas em geral.

Executar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes, reparando paredes e pisos, aparelhos sanitários e outras peças, chumbando as bases danificadas, para reconstruir essas estruturas.

Rebocar as estruturas construídas, empregando argamassa de cal, cimento e areia e atentando para o prumo e nivelamento das mesmas para torna-las aptas a outros tipos de revestimentos.

(12)

construindo colunas de cimento armado ou concreto a intervalos regulares. Constrói galerias pluviais para a passagem de água.

Efetuar a construção de reforço ou proteção (cabeça de tubos) em linhas de tubos para facilitar a canalização de água em vias urbanas ou estradas rurais.

Efetuar a construção de praças esportivas, arquibancadas em cimento armado, vestiários, bebedouros, de acordo com as determinações dos projetos.

Ler e interpretar projetos de construção em geral, inclusive construção de pontes, de acordo com as técnicas determinadas nos projetos.

Efetua os serviços de construção e reforma de balanço (inclinação existente nas esquinas para facilitar a passagem da água).

Assentar curvas para entrada de veículos ou canteiros para arborização de ruas. Efetuar reformas de calçadas, guias e sarjetas nos locais onde se efetuam arrancamento de árvores.

Dirigir veículos sempre que necessário de forma garantir o bom andamento do trabalho;

Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

SERVENTE DE PEDREIRO

Descrição Sintética: Executa tarefas que se destinam a auxiliar o pedreiro, no exercício de suas atividades, preparando a argamassa, reboco, escavando valas, transportando e misturando materiais, auxiliando a edificação e a reforma de prédios, estradas, pontes e outras obras.

Escolaridade: ser alfabetizado Experiência: não se exige Descrição Detalhada:

Prepara argamassa, tintas, reboco, massa corrida, misturando materiais necessários na proporção adequada, para assentamento de tijolos, pisos, pinturas de paredes e outros.

Executa a abertura de valas, escavando e removendo terra, pedra, areia, cascalho, para assentar os alicerces da obra a ser construída.

Auxilia o pedreiro, colocando a sua disposição o material necessário, como tijolos, telhas, azulejos, argamassa; as ferramentas, como prumo, nível, régua , esquadros, etc.

Auxilia na locomoção de andaimes e escadas, montando-os nos lugares adequados. Prepara o reboco para o revestimento de paredes.

Auxilia na abertura de paredes para instalação de tubos condutores de fiação elétrica ou para tubulação hidráulica.

(13)

Transporta e disponibiliza materiais e ferramentas para os profissionais que está auxiliando.

Descarrega materiais.

Zela pela conservação das ferramentas, materiais e equipamentos de trabalho, limpando-os e recolhendo-os em local adequado, para assegurar o seu uso.

Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato. AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Descrição Sintética: Compreende as tarefas que se destinam a executar serviços simples e repetitivos, onde se exige apenas habilidade manual, resistência e relativa força física, exercendo tarefas de capinação e próprios municipais, carregar e descarregar materiais e outras atividades.

Escolaridade: ser alfabetizado Experiência: não se exige Descrição Detalhada:

Auxilia nos serviços de jardinagem, aparando gramas, preparando a terra, plantando sementes e mudas, podando árvores, visando conservar, cultivar e embelezar canteiros em geral;

Efetua limpeza e conservação de áreas verdes, praças, terrenos baldios , ruas e outros logradouros públicos, limpando , lavando, varrendo, transportando entulhos, visando melhorar o aspecto do município;

Auxilia nos serviços de armazenagem de materiais leves e pesados, tais como cal, cimento, areia, tijolos e outros, acondicionando-os em prateleiras ou pátios dos almoxarifados, para assegurar o estoque dos mesmos;

Auxilia nas atividades de carregamento, descarregamento e entrega de materiais e mercadorias, valendo-se de esforço físico e/ou outros recursos, visando contribuir para a execução dos trabalhos;

Auxilia na preparação de rua para execução de serviços de pavimentação, compactando o solo, esparramando terra, pedra, para manter a conservação dos trechos desgastados ou na abertura de novas vias;

Apreende animais soltos em vias públicas tais como cavalos, vaca, cachorro, lançando-os e conduzindo-os ao local apropriado, para evitar acidentes e garantir a saúde da população;

Auxilia no assentamento de tubos de concreto, transportando-os e/ou segurando-os para garantir a correta instalação;

Zela pela conservação das ferramentas, utensílios e equipamentos de trabalho, recolhendo-os e armazenando-os em locais adequados;

Auxilia os mecânicos, limpando ou lubrificando peças ferramentas, equipamentos, máquinas e motores;

(14)

mecânica;

Executa serviços simples em auxílio aos profissionais habilitados no exercício de suas funções;

Efetua a limpeza de salas em geral, recolhendo o lixo e retirando o pó das mesas e armários;

Varre, encera e lustra o chão, utilizando o material adequado; Lava os vitrôs;

Limpa, lava e higieniza vasos sanitários, pias e azulejos, Limpa o chão aplicando desinfetante,

Atende, eventualmente, ao telefone e o público em geral, prestando informações simples;

Verifica se as portas e janelas estão devidamente fechadas, providenciando o desligamento de aparelhos, máquinas elétricas e luzes;

Controla o consumo de material de limpeza, solicitando sua reposição quando necessário;

Colabora no recebimento, armazenamento e conservação de gêneros alimentícios, materiais de limpeza, mantendo limpos e organizados os armários e prateleiras; Prepara e serve cafezinho e água nas repartições, lavando copos, xícaras e utensílios;

(15)

ANEXO II ENSINO FUNDAMENTAL INCOPLETO.

LINGUA PORTUGUESA: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação pronominal. Emprego dos tempos verbais, vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (ocorrência de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.

MATEMÁTICA: Operações com números naturais e fracionais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Problemas envolvendo as quatro operações. Sistema métrico decimal. Medidas de tempo. Sistema monetário brasileiro (dinheiro). Porcentagem. Sistema de numeração romana. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Regra de três simples e compostas.

CONHECIMENTOS GERAIS: Cultura geral (nacional e internacional). História e geografia do brasil. Atualidades nacionais e internacionais. Meio ambiente. Cidadania. Diretos sociais (individuais e coletivos). Ciências físicas e biológicas. FONTES: imprensa escrita, falada e televisiva e internet, almanaque da Editora Abril, livros diversos de história, geografia, estudos sociais e meio ambiente.

Referências

Documentos relacionados

Constituindo um dispositivo de categorização de pertença a uma comunidade (“membership categorization device”, no dizer de Harvey Sacks, 1995) que, segundo Fitzgerald

A comunidade científica, ligada ao setor público, na área das ciências agrárias, vive um momento delicado, nesse começo de terceiro milênio, frente às opções que lhe

conservado por 30 (trinta) anos após o término de sua ocupação. 32.4.9 Toda instalação radiativa deve possuir um serviço de proteção radiológica. 32.4.9.1 O serviço de

Nesta etapa, a Universidade anfitriã receberá a documentação do aluno indicado pela UFPA e procederá à análise da mesma, para emissão da carta de aceite, de

2 Professora Ma.Karla Sartin. Juliana Duarte de Mendonça Castro. Geraldo Lopes de Lima Junior. José Reis Junior.. econômico do país, atribui-se a ela a intensificação dos

 Esfolie para limpar a superfície da pele com a Máscara de Peeling Galvânica  Detox para limpar profundamente a pele com o BYAS Detox Serum. Esta é a preparação perfeita

Através do recurso a indicadores de especialização, nomeadamente através do cálculo do quociente de localização, que permite avaliar o grau relativo de

[...] a idéia é colocar menos peso nas observações com uma variância de erro mais alta, neste caso o método do MQO dá a cada observação o mesmo peso, pois isso é melhor quando